O Hábito Que Vai Mudar a Sua Vida Por Completo(e como ele mudou a minha!)


bubbleGeosh aqui. Dedico esse artigo pra quem teve dificuldade de digerir os 7 gols de terça feira passada. Eita Jogo!

Embora o foco aqui no emagrecerdevez seja principalmente emagrecimento, com o passar do tempo eu acabei percebendo que o Rodrigo e eu quase sempre postamos em 4 categorias: Emagrecimento, Fitness, Saúde e Bem estar!

Uma coisa que vejo que nós brasileiros estamos aprendendo ultimamente é o valor ABSURDO e real que o conhecimento tem. Principalmente quando esse conhecimento é eficaz e trás mudanças reais e positivas no nosso dia a dia.

O conhecimento é mesmo capaz de transformar a nossa realidade.

Vira e mexe eu esbarro em um conhecimento assim, Mas as vezes a ficha demooora a cair e só cai mesmo quando percebo o valor que esse conhecimento teve pra mim, e que ele pode trazer as mesmas mudanças ou até maiores, pra outras pessoas.

Aí tenho que vir correndo aqui postar um artigo a respeito, né? =)

O artigo de hoje é principalmente sobre bem estar, embora o hábito que vou te ensinar pode ser usado de maneira eficaz no emagrecimento: vou te explicar exatamente como.

Nós vivemos numa correria danada e acabamos fazendo um tanto de coisas sem pensar a respeito: agimos muito no piloto automático. Pra alguns hábitos, como dirigir, isso é ótimo! Imagina ter que ficar parando e pensando em passar marcha o tempo todo? O problema é quando os hábitos automáticos nos atrapalham mais do que ajudam.

O Poder do Agora.

TPON_Cover_LGO Poder do Agora é um livro fenomenal do Eckhart Tolle. Eu o li faz alguns anos e ele abriu uma porta sem igual. Só agora eu entendo o impacto positivo que ele teve na minha vida. Como diria o Steve Jobs, só se conecta os pontos olhando pra trás. Não preciso nem dizer que eu recomendo, preciso?

Nos últimos anos tenho gastado um bom tempo e energia tentando me tornar uma pessoa mais consciente. O que significa isso? Significa me tornar uma pessoa que vive mais no presente, controlar a minha mente e acalmar as minhas emoções.

E qual a vantagem prática disso? Conseguir pensar calmamente, sem interferências e de maneira racional.

Bom, a simples capacidade de conseguir parar e se concentrar em uma única idéia ou atividade sem a sua mente ficar te atrapalhando com um tanto de vozes, emoções e idéias nada a ver. Isso por si só já é uma capacidade fenomenal e que vale a pena. Mas não para por aí.

A principal vantagem é que estando no agora, você não sofre. A maioria do sofrimento que nós temos por idéias e emoções negativas do passado, que ou já aconteceram e nós não podemos mudar ou do futuro, que talvez ainda venham a acontecer. TALVEZ.

Por exemplo: Nesse momento eu estou sentado aqui na frente do notebook, escrevendo esse artigo pra você. Nesse exato momento, não existe absolutamente NADA que justificaria eu me sentir triste.

Porém, se eu pensar no jogo do Brasil X Alemanha, eu posso ficar chateado por 7 motivos, hehe. Isso é o passado. Imutável, Já passou e não existe mais. Até que inventem a máquina do tempo, tudo que existe nesse momento pra mim sou eu aqui escrevendo, e no seu caso, você aí lendo este artigo.

Se eu pensar que o Brasil pode tomar outra lavada da Holanda, isso é uma preocupação desnecessária. Levei minha mente pro futuro. Sofrimento antecipado de algo que talvez nem aconteça. Entende a idéia?

O Hábito de Parar e Pensar Quando Você Está No Meio De Um Hábito Muito Antigo:

A hábito simples que você pode adquirir é justamente esse. Ficar no presente. Se tornar consciente no meio de um hábito. Ele é o hábito capaz de mudar todos os outros hábitos. É o hábito de 1 bilhão de dólares, hehe!

Pra treinar esse hábito, vamos usar um hábito que muita gente aqui tem: O péssimo hábito de atacar os doces ou coisas que engordam! Esse é um hábito que a maioria de nós tem faz muito tempo, certo? É também um ótimo hábito pra mudar já ele é realmente FORTE e RECORRENTE, portanto ele é ideal pra gente treinar o hábito de ficar no presente.

Como fazer isso:

Passo 1: Fique atento quando o hábito acontece.

Passo 2: Quando você pegar o hábito no meio, mude o NA HORA.

Você precisa se treinar a ficar atento ao momento exato que a ¨pulada de cerca” acontece. Quando perceber que está comendo algo que não faz parte do seu objetivo, PÁRA TUDO! Pare completamente o que está fazendo e pense a respeito.

Anote isso aí em algum lugar para você sempre se lembrar de ficar atento quando o hábito acontece.

Parar um hábito no meio te coloca no presente no ATO. no AGORA. É como quando você pega uma criança fazendo algo errado e dá aquele susto nela: A-HA!

Você parou o hábito no meio, é exatamente onde você pode mudá-lo. Você pode dizer pra si mesmo:

Esse alimento não me representa. Não é o que eu quero pra minha vida. Eu não vou mais comer esse alimento agora.

Nesse momento você pode pensar e ver se está realmente está com fome, se você comeu direito ou não. É interessante por que as vezes nós nos pegamos num hábito assim depois de uma baita refeição nutritiva! Se você decidiu que não comeu direito, você larga o que está comendo, e vai atrás de algo nutritivo e que vai te ajudar no seu objetivo de saúde e emagrecimento, Algo que vá te fazer BEM!
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Entendendo o Sofrimento

Ficar no agora foi o primeiro passo. Entender o sofrimento foi o segundo.

freedomQuando você pratica ficar no presente, uma coisa se torna evidente: Quase nada justifica você ficar triste ou chateado. Você acaba entendendo que o sofrimento é quase sempre opcional, Quase sempre uma ilusão que a gente vive por não saber que é uma ilusão.

Entender isso mudou a minha vida. Passei a colocar as coisas em perspectiva. Se em raras ocasiões eu simplesmente não vou ter opção além da tristeza, na maioria das vezes ficar triste é algo egoísta e mesquinho. Melhor deixar pra ficar triste quando algo realmente ruim acontecer, que não me dê opção a não ser ficar triste.

Evitar o sofrimento é um princípio: Ficar no agora é uma mera aplicação desse princípio. O hábito de ficar presente e o entendimento sobre o sofrimento mudaram completamente quem eu sou. Hoje eu consigo rever e analisar sem esforço todos os meus pensamentos. Consigo pensar sobre qualquer coisa sem sofrer, isso é uma liberdade tremenda.

Eu consegui eliminar a maior parte do sofrimento desnecessário do dia a dia na minha vida. Eu as vezes ainda sofro por bobagem justamente quando eu não fico presente.

Isso também me permitiu ver com clareza que quando um pensamento é negativo ou maldoso, ele geralmente é um hábito inconsciente. A pessoa age assim por falta de entendimento, por não conhecer uma estratégia melhor. Fica difícil culpar alguém assim, o que geraria mais sofrimento pra você e pra pessoa.

Pensamentos assim geralmente são embasados puramente nas emoções, você não vai acreditar na quantidade de pessoas que toma decisões importantes na própria vida baseadas em sofrimentos emocionais opcionais, de maneira inconsciente. É como se realmente fosse uma Matrix: Pessoas dormindo e lutando pra defender a própria prisão que as faz sofrer.

Se você também está tentando se tornar mais consciente, compartilhe. Tenho certeza que você também se lembra de alguém que está tentando. Compartilhe com essa pessoa.

Um abraço a todos!

Geosh.

  • Yasmyn

    Nossa Geosh! Entrei sem querer no site hoje, não achei que haveria algum post novo, não sei pq. Mas entrei justamente pq acordei pensando nisso: novos hábitos! De repente acordei percebendo que eu jamais mudaria meus hábitos alimentares se antes eu não mudasse a minha mente e foi isso que eu vim procurar. E aqui estava vc!! 😀
    Obrigada!! Amei o artigo!

    • Nossas mentes estão Sintonizadas, Yasmyn =) Fico feliz que tenha gostado!

  • Rodrigo Vieira

    Olá Geosh! Já faz algum tempo que eu também venho estudando esse assunto (hábitos, pensamentos e etc), e agora estou lendo o livro O poder do hábito, de Charles Duhigg e eu sei como pode ser uma mudança incrivelmente excepcional e positiva em nossas vidas!

    Poderia me indicar alguns livros sobre o assunto, além do que você já indicou no artigo, claro, rsrs.
    Ficaria muito agradecido!

    • Rodrigo, estou lendo um muito bom que chama Seeking Wisdom: From Darwin to Munger. Infelizmente não achei versão em português, talvez seja uma boa procurar versões em espanhol =)

  • Lai

    Olá Geosh, venho acompanhando o site de vcs e modifiquei minha alimentação há pouco tempo (aprox. 1 mes) e tenho me sentido mais satisfeita mas o meu maior problema é que eu não como quando estou com fome, mas sim quando estou ansiosa, preciso comer algo e minha cabeça diz que estou com fome mas meu estomago esta satisfeito, tenho muiita compulsão alimentar, e apesar de nessas “compulsões” eu estar comendo algo saudável, isso é horrivel pra mim, parece que meu dia gira em torno de comida..depois sinto uma culpa imensa..não sei como lidar com isso..ja ate tomei antidepressivo mas não quero mais tomar medicamentos..apesar de eu ter pouco peso a perder, isso me atrapalha demais..nunca consigo me controlar e quando vejo to la mastigando alguma coisa! O que devo fazer?

    • Laisa, Seu dia não gira em torno da comida, gira em torno da ansiedade 😉

  • margarete

    muito bom esas dicas eu tambem penso assim nos tenque preparar a mente primero obrigado rodrigo suas sugestão esta sendo otimas para mim muito obrigao mesmo continue asim
    bjs

  • Thais

    Excelente artigo!
    É que tento fazer, mas tenho fases de me deixar levar… 🙁
    O caminho que escolhi para isso é praticar o Método DeRose.

    • Muito interessante, Thais! eu tenho uma iniciativa própria cujo objetivo é muito parecido com o do método DeRose =)

  • Andrea

    Parabéns Geosh!
    Ler este artigo caiu como uma luva. A forma como estamos sempre buscando culpados para os nossos erros é o que nos impede de obter sucesso em nossas empreitadas. Só conseguir encontrar meu caminho quando aceitei que não posso controlar aquilo que não depende de mim.

    • Andrea, a gente começa a se conhecer MESMO, olhar pra si mesmo sem medo de ver a verdade. De vez em quando eu entendo uma daquelas coisas que foi difícil de aceitar que a minha visão a respeito estava errada. É libertador!

  • ola geosh .sou portuguesa e aki e aki em portugal n encontro keijo cotage.sera k me sabe informar outro keijo k seja ekivalente ao cotage?

  • ARIANE RUD

    DOR NO ESTOMAGO APÓS INICIAR O PROCESSO DE MUDANÇA DE HABITOS ALIMENTARES???
    ABÇ
    ARIANE

  • Geosh

    Esse é o meu mal! Rsrsrs

    Eu penso demais em tudo que faço e muitas as vezes acabo me esquecendo do que de fato é valido. Parar, refletir e tomar às decisões corretas é o que de fato faz-nos pessoas melhores.

    Obrigado pela dica!

    Enquanto esse livro O poder do agora não sabia! Bom saber 😉

    • Recomendo demais, Donato! Fenomenal a visão do Eckhart tolle! Vamo que vamo! Grande abraço!

  • Ema

    Está sendo muito difícil, comecei ano passado com R.A e perdi 6 kg, atingindo o peso que eu considerava ideal. Mas a dieta passada pela nutricionista me causou compulsão alimentar, principalmente por doces. Quando começo não paro até ver o fim. Recuperei 3 kg dos 6 que perdi… Vou comprar o livro e espero que consiga driblar a compulsão, já comecei a fazer as trocas, diminuindo os carboidratos e frutas e aumentando os legumes. Espero que dessa vez dê certo. Meu corpo é bom, todos acham bonito, mas eu gostaria de emagrecer um pouco e sei que só conseguirei quando me livrar dessa vontade incontrolável por doces.

  • Alexia Sanches

    Passo horas nesse site lendo e “nutrindo” minha mente com cada postagem xD
    Realmente não basta apenas saber os alimentos e exercícios certos, manter uma mente e um emocional controlado é essencial..
    Obrigada por sempre se preocupar em compartilhar experiencias e conhecimentos tão valiosos.