Os 4 Grupos de Magros Modernos? Descubra Qual é o Seu Grupo.

4Opa, Geosh aqui. Tudo bem com você? Espero que esteja tudo em ordem!

Aproveitei o Feriadão para vir passar uns dias no sítio com meus pais, assistir jogos da copa, comer uns dentes de alho cru (o ultimo artigo inspirou a testar um protocolo anti-inflamatório exterminador de gordura. Falo disso no futuro!)

Tô sofrendo com a 3g aqui. Só funciona bem de madrugada, parece internet discada das antigas hehe! Acho que internet rural decente é o item que mais faz falta pra quem quer levar um estilo de vida sossegado, independente e saudável sem perder o acesso imediato à informação, arte e entretenimento que só a internet pode proporcionar.

Voltando direto ao assunto:

O Princípio da Imitação

Marcos na evoluçãoA ciência, ou melhor, o método científico tem apenas 400 anos. O pensamento lógico/filosofia antiga tem cerca de 2500 anos. Mas o Homo Sapiens Sapiens(a nossa espécie: eu, você, everybody) tem cerca de 200 mil anos. E herdou evolutivamente uma estratégia curiosa de sobrevivência: A imitação.

A imitação funciona assim:
Passo 1: Identificar algum traço ou característica vantajosa no outro.
Passo 2: Copiar tudo que essa pessoa faz pra tentar conseguir os mesmos traços ou características.

Por exemplo: Suponhamos que o Geosh aqui vivesse numa tribo a 100 mil anos atrás. Nessa tribo, tem um cara muito bom de bola(ou do esporte primitivo equivalente) Chamado Neymar.

Na tentativa de me tornar bom de bola ou colher os frutos disso(O prestígio entre a tribo, etc) eu passaria a andar com o Neymar e copiar o que ele fizesse na tentativa de ser bom de bola. Inclusive o corte de cabelo.

Outras opções, como tentar entender os princípios científicos do bom futebol, ainda não haviam sido inventadas. Faz sentido?

Como eu disse, essa é uma estratégia excelente de sobrevivência. Se estivermos numa festa e todo mundo começar a correr desesperadamente, nós vamos sair correndo também, não é?

“Geosh, Mas isso tem a ver com emagrecimento?”

Tem sim, e muito! O ponto é que o Princípio da imitação é altamente ineficiente no emagrecimento. Tentar imitar o comportamento e hábitos dos magros é uma estratégia quase sempre ineficaz e você já vai entender o porquê.

As 4 Categorias Dos Magros Modernos:

Os Mutantes

Bom, esses são aquela minoria de magros que ninguém sabe direito  porque. Eles não se exercitam, eles comem qualquer coisa e continuam magros. Eles nascem, crescem, envelhecem e morrem magros.

Se você imitar o que essa pessoa faz, isso não terá impacto nenhum no seu peso. Você, como a maioria esmagadora da população, vai continuar ganhando peso nos hábitos mais comuns que todos tem.

Além disso, até encontrar alguém  assim até pra imitar as estratégiasse torna cada dia mais difícil.

Nós assumimos que seja pela genética, mas pode ser que estejamos diante de alguém que não teve a integridade da flora intestinal comprometida. A resposta ainda não é definitiva.

Considerando que o país mais obeso do mundo tem índices de 96% de obesidade, é de se imaginar que eles sejam realmente raros!

Os “Magro até quando?”

Estes são aqueles que não vão continuar mantendo o peso por muito tempo. Por que? Por que eles não tem os supostos traços genéticos ou a vantagem que os do grupo das excessões tem.

Aqui estão as pessoas que não sabem exatamente qual hábito as emagreceu, as pessoas que pareciam estar no grupo acima mas acabam ganhando peso, as que fazem a dieta da moda, as que emagrecem sem saber o porquê.

É ineficaz copiar os hábitos desses porquê eles simplesmente não tem uma resposta eficiente. Eles não sabem qual o hábito certo! O máximo que você vai conseguir imitando um magro até quando é se tornar um magro até quando, hehe!

O problema de não conhecer uma estratégia eficaz para emagrecer é que com o tempo, você acaba engordando mais e ganhando mais e mais peso.

Os Ultramaratonistas

Nesse grupo estão os atletas. Aqueles que mantém o peso vivendo na academia, correm 50km por semana, ou façam tanta atividade física que consigam, de fato, ter o “paradigma calórico” a favor.

Copiando os hábitos desses você corre o risco de se lesionar, perder a sua vida social(fora da academia), ou fazer como o Forest Gump: Sair correndo e só voltar daqui a 3 anos, hehe. Imitar alguém assim é um esforço tremendo e os seus resultados dependerão de uma força de vontade bruta e dolorosa.

Os Malucos Sensatos

Esse é o grupo das pessoas que decidiram pensar por conta própria e nadar contra a corrente, inclusive a despeito do incômodo que isso pode causar. Existe um conceito chamado dor da independência: É a dor que nós sentimos em maior ou menor nível quando, de maneira consciente, nós sobrescrevemos a estratégia da imitação e agimos de maneira diferente da maioria das pessoas(1).

Aqui nesse grupo se encontram todos que já  defendiam a gordura antes da reportagem da revista Times, hehehe. Resumindo, essas pessoas acabam adotando métodos mais eficazes de pensar, chegando a um conhecimento que funciona  e entendem o funcionamento desse conhecimento, mesmo quando todo mundo parece discordar desse conhecimento.

Bom, não dá pra imitar esse grupo. Mas dá pra se tornar parte dele, definitivamente!
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
Imitar alguém que pensa por conta própria é impossível! Pra pensar por conta própria você tem que deixar de imitar. O ministério dos rebeldes adverte! Pensar de maneira diferente pode causar incômodo emocional(1).

Do ponto de vista da sobrevivência, faz todo o sentido sentir esse incômodo. Primeiro, por causa do exemplo da correria na festa. Segundo, porquê isso vai contra a nossa estratégia inerente e refinada de imitação.

Dúvidas, sugestões ou comentários, logo abaixo! Respondo tudo assim que voltar pra civilização.

Vamo que vamo!

Geosh.

  • Juliana

    Excelente artigo!!! Muito boa a colocação do emagrecimento com o lado psicológico. Conscientizando o inconsciente!!! Parabéns!!!

    • Obrigado, Juliana, fico feliz que tenha gostado! 🙂

  • muito bom o artigo goste parabéns

  • Aderbal

    Não consegui o acesso ao link (1).

  • Flávio

    Mto bom. Eu estou entre os malucos sensatos e meio que maratonista. Na verdade me tornei um maluco sensato.

  • Valdenor

    Atualmente sou meio maluco sensato e meio ultramaratonista, mesmo seguindo seu livro e seus artigos é difícil seguir uma dieta paleo pois estamos em 2014 e hoje quase tudo tem açúcar, farinha e sódio. Mas todos emagrecendo aos poucos, em uma média de 1kg por mês, sem me matar na academia e sem ter abstinência de bolos, já diminui 30 kg em 3 anos

  • Erica

    Oi, Geosh! Adorei o artigo! Me tire uma duvida? Tenho comido proporcionalmente o esquema 50/30/20, porem deveria consumir 50% mais em g de alimentos do que tenho consumido. Simplesmente nao sinto fome. Isso pode ser prejudicial no processo de emagrecimento?

    • Erica, desde que vc se sinta muito bem e com energia, e esteja se alimentando bem, é perfeitamente normal a fome ir embora mesmo. Veja o artigo anterior falo disso nele. Quanto a proporção, acredito que ela leve as calorias em consideração e não os gramas. Um abraço!

  • Fernanda Assunik

    Gostaria que vocês falassem sobre hipotireoidismo e se eu seguir essa mudança de hábito vou ter resultado? Obrigada!

    • Fernanda, desde que seus níveis hormonais estejam controlados, você terá resultados sim. Espero falar disso em breve, tenho lido bastante a respeito. Um abraço!