Ah, Você é Sedentário? O Que Fazer a Respeito?

drhouse

Geosh na área! O assunto de hoje é sério. Se você é sedentário ou sedentária, eu tenho um papo sério pra conversar com você, mais sério do que o de costume. Pior do que não comer soja, frutas ou pão!

Mas eu também tenho um convite pra te fazer. Quero dividir com você um pouco do que aprendi de mais importante ao longo da minha vida.

Você precisava ver a cara do médico, quando falei com ele que eu era sedentário. Era  meu primeiro exame admissional. Como você pode imaginar, isso já faz alguns anos.

O doutor fez uma cara tão feia e assustadora, que até hoje não me esqueci. Mas só hoje eu entendo a seriedade da feiura da cara que o indivíduo me olhou.

Aquela cara feia carregava a agonia do arrependimento que aquele homem viu de novo e de novo, nos olhos das pessoas que perceberam o quanto queriam viver mais, o quanto ainda gostariam de continuar na companhia dos seus familiares e amigos, e do quanto poderiam ter feito por si mesmos, quando já não tinham mais alternativas.

Ela carregava a dor de todas as pessoas que viveram mal, nunca exploraram todo o potencial do seu corpo e morreram de maneira precoce de problemas que elas podiam evitar se tivessem acesso ao conhecimento que você tem hoje aqui.

O relógio não para, a vida passa, e eu e você estamos envelhecendo nesse momento. Mas eu não quero que você se arrependa quando for tarde demais e  já não tiver mais alternativas.

Quero que você pare agora e pense nas consequências dos seus atos sobre a sua vida e sobre a sua responsabilidade sobre si mesmo. Não adianta me arranjar motivos ou desculpas.

Isso pode até justificar, mas não vai fazer absolutamente nada pela sua situação, vai? Seu não corpo evoluiu pra isso.

O sedentarismo implica que você tenha uma saúde pior do que poderia ter. Mas você já parou pra pensar no que isso significa?

Significa viver uma vida que é uma versão piorada da vida que você poderia viver.

 

A verdade nua e crua:

Se você é sedentário, você tem um corpo que é uma máquina mais lenta, frágil e fraca do que poderia ser.

Se você é sedentário, você tem uma aparência pior. Você tem menos libido, energia e disposição, e um desempenho inferior ao que poderia ter.

Se você é sedentário, seus pensamentos ficam confusos. Dá-lhe mau humor, desânimo, tristeza. Seus sentimentos são inferiores ao que poderiam ser.

Se você é sedentário, você têm uma auto-estima pior. Auto-estima que se conquista investindo  e cuidando de si mesmo.

Se você é sedentário, seu prazo de validade diminui. Você vai envelhecer mais rápido e de maneira pior. Isso se você chegar a envelhecer. Você pode ter que abandonar precocemente as pessoas que você ama, desapontar as pessoas que gostam de você e precisam da sua companhia.

E por falar em desapontar, você tem um valor menor aos olhos das outras pessoas. Elas encaixam umas as outras em padrões sem nem perceber. Eu poderia passar a mão na sua cabeça e dizer: O que importa é a beleza interior, né? Não. Se você pode ser melhor por dentro E por fora, por quê não? Seja o melhor que você pode ser, não só de um dos lados.

couch-potato

Quando alguém te julga, a pessoa pode ser cruel. Mas quando alguém te julgam por algo que você poderia mudar e não muda, você é que está sendo cruel consigo mesmo, ao não acreditar em si mesmo e mudar!

Antes de sair por aí defendendo que você é sedentário, pense no que isso significa. É essa a vida que você quer e merece viver?

Veja, todos os motivos acima, por mais egoístas ou altruístas que sejam, conspiram pra que você cuide de si mesmo. Existe uma versão melhor de você esperando que você tome uma simples e firme DECISÃO. Você viu em quantas áreas a sua vida poderia estar melhor, mas também viu em quantas áreas ela pode melhorar?

Quanto potencial pode ser explorado? Quanta felicidade e momentos bons você pode viver e ganhar com isso?

Se você está disposto a mudar e tomou a decisão, eu lhe faço um convite. Um convite pra que você substitua o sofrimento pela dedicação e pelo entendimento. É Por onde você pode começar.

 

O que fazer a respeito?

Quando eu me refiro ao entendimento eu quero que você entenda como as coisas funcionam, pra que você atinja o melhor resultado possível, de maneira mais natural possível e com o mínimo de esforço possível. Bom, né?

Vamos usar nossas cabeças pra encontrar o melhor caminho. Vou lhe propor um método de 5 passos e quero que você leia com bastante calma, como se fosse leite condensado. Não é leite, mas é conhecimento. Conhecimento condensado. Te apresento ao método do bem:

Eu quero que você coma bem,  exercite bem, estude bem, durma bem e viva bem!

Coma bem: Você reparou que em momento nenhum eu citei a palavra gordura? Não, as pessoas NÃO engordam por que estão sedentárias. Elas se tornam sedentárias e preguiçosas por que estão engordando. O organismo delas está estocando as calorias na forma de gordura como um mecanismo de defesa, por causa de uma alimentação desequilibrada que causa o sedentarismo!

80% das mudanças vão vir daqui. Consertando sua alimentação você vai perder gordura e melhorar os seus níveis de energia. Isso facilitará uma mudança de postura.

Se exercite bem: Embora a perda de gordura virá em grande parte da alimentação, você só vai colher ao máximo os benefícios de saúde, boa forma e bem estar ao se exercitar. Pra isso nós vamos focar em 2 atividades. Musculação para hipertrofia e HIIT. Musculação para hipertrofia pra te ajudar a ganhar músculos que vão transformar seu corpo numa máquina mais forte, robusta, bonita e resistente.

Músculos que também vão lhe garantir uma velhice mais ativa, como uma poupança de juventude que você pode começar a fazer agora e desfrutar imediatamente dos lucros. Interval Training pra dizer pro seu corpo de uma vez por todas que é pra acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Esses dois exercícios juntos são a maneira mais rápida e eficaz de manter seu corpo super condicionado. O melhor resultado no menor tempo possível.

Viva bem: Aqui você adiciona os ingredientes que faltam. Caminhar sempre, de maneira prazerosa, pra ter uma vida mais ativa. Pra colher os benefícios não precisa ser com pressa! Passar tempo de qualidade com as pessoas que você gosta (Bote todo mundo pra caminhar se for o caso!) Tomar sol sem exageros. Se proteja de acordo com as recomendações pra colher os benefícios disso. Brinque e entre em contato com a natureza!

Estude bem:  Uma coisa muito importante e que a maioria das pessoas não se dá conta, é que o comodismo é extremamente maléfico e prejudicial a saúde. Estudar é importante pra desenvolver a sua mente, mesmo se você já tiver formado ou não queira mais ir pra escola.

Mesmo que seja lendo os artigos aqui do site ou estudando qualquer outro assunto que você ache muito interessante, você precisa sempre continuar aprendendo. As conexões que você criar no seu cérebro vão trazer empolgação a curto prazo e surpresas a longo =)

Mais importante do que se manter informado é se manter bem informado, Nutrindo sua mente com idéias boas que melhoram a sua vida.

Durma bem: Dormir bem é muito importante. Se nosso objetivo aqui é que você deixe o seu corpo e mente nas melhores condições possíveis, o sono definitivamente é seu aliado. Durma sempre no breu total ou utilize uma boa máscara pra dormir.

Dormir no escuro total trará dois benefícios excelentes: O primeiro é que seu sistema hormonal vai funcionar melhor.  Melhora sua motivação, ajuda a emagrecer e ganhar massa magra e o segundo é que seu sono será mais profundo e reparador. Isso também pode fazer com que você passe a ter sonhos mais vívidos.

Esse é o meu convite:

Eu quero que você coma bem, se exercite bem, estude bem, durma bem e viva bem!

TODOS ESTES FATORES devem ser levados em consideração. Isto faz parte da natureza humana, ou seja, é valido para TODOS. Todos estes itens vão influenciar fisiológica, hormonal e psicologicamente pra que você se sinta o melhor possível e tenha o melhor resultado possível.

E até onde esse resultado pode ir ou pode te levar, cabe a você descobrir!

————————————————————————————————————————-

Ps: Se você realmente tomou essa decisão, estamos aqui pra te ajudar! Temos uma infinidade de artigos escritos aqui sobre todos estes assuntos, comentários respondidos, onde você pode sempre comentar e tirar suas dúvidas.

Tá vendo aquela barrinha ali no canto superior direito? é só escrever e apertar em pesquisar.

Temos o processo de 10 dias gratuito, as vídeo aulas gratuitas, os nossos produtos: O livro eletrônico sobre Hipertrofia Musculare o novo livro eletrônico oficial Emagrecer de Vez , com o qual você ganha acesso ao clube.emagrecerdevez, uma comunidade em torno do livro, cheia de pessoas simpáticas e amigas, vivendo esse mesmo momento em conjunto, e ajudando uns aos outros a alcançar seus objetivos! Mandei um abraço no ultimo podcast pros top postadores do clube =)

Ps2: Não foi atoa que o emagrecerdevez.com ganhou as proporcões que tem hoje. O sucesso do site é fruto do sucesso das quase centenas de milhares de pessoas que assinam o site e que fazem parte da nossa comunidade no facebook, das milhares de pessoas que acessam o site diariamente.

É fruto do trabalho honesto e dedicado do Rodrigo que eu vejo mudar a vida das pessoas literalmente todos os dias, o que sempre me diz que estamos na direção certa, e que me faz feliz de verdade por poder contribuir! E a sua maneira mais simples de contribuir é ajudando outras pessoas a terem acesso.

Se você acredita nessa idéia, se já tomou esta decisão e o emagrecerdevez.com já trouxe benefícios pra sua vida ou se você conhece alguém sedentário que precisa de ler isso aqui, ajude a divulgar! Compartilhe  o artigo, indique o site, conte aos seus amigos como o site te ajudou, viva e seja feliz!

Tem muita gente perdida só esperando um empurrãozinho pra mudar de vida =)

VAMO QUE VAMO!

Geosh =)

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

  • kelita Allen

    Boa Geosh…
    Artigo maravilhoso…
    Muito obrigada!!!

    • Disponha, Kelita! Grande abraço =)

  • Paula

    Mais um artigo excelente, Geosh! Parabéns!
    Além de ser indispensável pra saúde, o hábito de praticar atividade física é uma das poucas coisas que melhora o humor na hora. Nem precisa malhar muito pesado não, em 20 minutinhos caminhando já dá pra notar uma diferença enorme. Por isso os psiquiatras sempre recomendam que pessoas depressivas deixem de lado o sedentarismo.

    • Sim, Paula! Nosso estado hormonal é relevado o tempo todo, e se você pensar, ele é quase que como uma extensão física do psicológico. Não existe bem estar sem endorfinas e serotonina.
      Abraço, moça!

  • Diego

    Gostaria de ter lido esse artigo há 2 anos atrás,
    quando eu era obeso e sedentário.
    Hoje em dia sou uma “ferrari”
    kkkkkk……
    Boa sorte aos iniciantes de uma vida saudável!!!

    • Parabéns, Diego! essa analogia do carro é muito cabida mesmo! Se você pode andar de Ferrari, pra que ficar andando de Kombi? Abraço!

  • olá Geosh…
    um excelente artigo ja me ajudou bastante, estou bastante otimista.
    preciso realmente perder alguns quilinhos para me sentir melhor .
    vamo que vamo!!!!!!!!

    • Vamo que vamo, Francisca! Em direção a uma vida melhor!

  • Olá, Geosh,

    Sempre que ouço ou leio a palavra “sedentário” imagino alguém que não pratica exercícios, dos clássicos, os de academia. Seja uma ginástica aeróbica, musculação ou tantos outros tipos, com diversas lutas.

    Iniciei uma reeducação alimentar à base de baixo carboidrato – no estilo atkins – há quase 3 meses e minhas roupas já me sinalizam um resultado bem positivo, pois recuperei boa parte delas. Porém…. (tem sempre um porém), eu não pratico nenhuma atividade física. Motivo: falta de tempo.

    Mas aí você ou outra pessoa dirá: “tempo a gente encontra”. Não necessariamente.

    Vou descrever como é minha rotina diária, a fim de saber se eu sou sedentária ou não.

    Moro no RJ e saio de casa em torno das 6h30 da manhã para levar meu filho, de carro, à creche. Depois, pego um ônibus até a estação do trem, e depois pego o trem, onde geralmente vou sentada, numa viagem de uns 30 minutos. Da Central do Brasil até o meu trabalho, faço o percurso a pé, o que leva em torno de 20 a 25 minutos, o que dá em torno de uns 2 km. No fim do dia, repito a dose, voltando à Central do Brasil a pé, pego trem e vou em pé, depois pego ônibus e chego em casa em torno das 20h00, o que não significa que minhas atividades pararam, pelo contrário, quando chego em casa, aí é que “o bicho pega”. Apesar de ter o metrô ao meu alcance, tomei a decisão de fazer o percurso trabalho x Central a pé exatamente porque passo o dia inteirinho sentada, e exatamente porque não tenho tempo para academias.

    Posso considerar esses 4 km diários como uma atividade física ou sou mesmo sedentária?

    Um abraço e parabéns pelos textos tão elucidativos.

    Luciana.

    • Olá. Luciana! O caminho que considero o melhor é sim uma combinação de uma série de fatores. Eu acredito que você não seja de todo sedentária, mas isso também não significa que não dê pra melhorar. Quanto aos exerícios, Existe sempre uma maneira. Por exemplo, Uma série de agachamento, uma série de abdominais e uma série de flexões antes de dormir, mantendo as repetições entre 80 e 120 segundos. 6 Minutos e você pode colher muitos benefícios.

    • Rodrigo Ramos

      Olá Luciana,
      essa questão da falta de tempo na nossa vida moderna é realmente um problema… mas como já foi dito aqui no site mesmo, 80% do resultado conseguimos com a alimentação correta e os outros 20% fica por conta da atividade física…
      O Rodrigo e o Geosh frequentemente usam como exemplos o comportamento dos nossos antepassados primitivos e vou aproveitar o gancho e fazer o mesmo… Nos primórdios da civilização também não existiam as “academias” que temos hoje, as atividades físicas deles eram simplesmente “sobreviver”… caçadas, construção de abrigos, trabalhos manuais, filhos e etc, ou seja, isso tudo exigia demais do corpo!!!
      Faça o mesmo… transforme o seu cotidiano numa “academia” de sobrevivência, evite elevadores, vá muitas vezes ao bebedouro (mesmo sem sede, 100ml d’agua já basta), automáticamente seu corpo vai te forçar a ir mais vezes ao banheiro, isso é bom, mais um motivo para se movimentar… deixe o controle remoto longe do alcance das mãos, aproveite o fim de semana com o filhote tipo uma pedalada, enfim… aos poucos você vai perceber que com essas e outras atitudes vai ficar bem claro para o seu corpo que você não é uma “atleta olímpica” mas que com certeza é sim uma pessoa fisicamente ativa e que ao final de um longo dia faz uma boa diferença pelo ponto de vista do seu corpo e ele vai te recompensar por isso e os benefícios vão aparecer.
      Abrçs.

  • Jaciara

    Excelente a matéria. Parabéns!!

    • Obrigado, Jaciara!

  • Marcelo Kimura

    Olá Geosh. Aproveitar a deixa do assunto pra perguntar se você já ouviu falar de um método de turbinar a queima de caloria por meio da temperatura baixa? Um pesquisador chamado Ray Cronise ficou admirado ao saber que o nadador Michael Phelps consumia 12.000 calorias por dia. Constatou que o que ajudava na queima de calorias era o fator temperatura da água e, durante seus estudos, chegou a perder 13 kg em 6 semanas.

    • Marcelo, já ouvi sim. Inclusive, comparado ao que o Phelps perdia de calorias por exercício, o que ele perdia por perder calor na água era a maior parte das calorias. Você tem também os benefícios anti-inflamatórios. Eu nunca enchi a banheira de gelo, mas pelo que sei existem métodos pra que se faça isso de maneira segura e mais confortável. Se você tentar, me avise, hehehe

      • Marcelo Kimura

        Então, o máximo que fiz até agora foi tomar banho gelado, mas com a temperatura que faz aqui para o Sul do país, fica bem difícil, mas é pra ser mesmo.. rsrs. Bom, como estou no método MR ainda, pensei em não fazer isso por enquanto, assim terei mais precisão pra saber o que está me dando resultados, mas acho que esse estudo merece virar tema de um post aqui no site heim.. hehehe.. Abraços.

        • Marcelo, é aquela coisa. tirando os benefícios, não é necessário pra emagrecer. Se eu já não gosto de sentir fome, frio então nem pensar! Abraços!

  • Obrigada pelas respostas, rapazes!

    • Disponha, Luciana!

  • Joicy

    Ótimo Perfect!

  • Ademir

    Parabéns nobre Geosh!!!
    Excelente artigo e um baita puxão de orelha..rsrsrs.
    Vlw!!!

    • Obrigado, Nobre Ademir! ehehehehe! As vezes um puxão de orelha é o melhor carinho que se pode fazer, né? Evita passar apertos!
      Grande abraço!

  • Kelly

    Adorei o post Geosh!
    Já comentei outras vezes aqui, mas ainda não tinha feito essa escolha de verdade, sabe!? O “querer” mas nao QUERER!? Pois sou (melhor: era) eu!
    Mas confesso que fico super perdida aqui no site, pois até hoje não sei como devo começar a melhorar a alimentação! 🙁
    Você pode me ajudar!?
    Obrigada!

    • Obrigado, Kelly! As vezes a gente tem mesmo que tomar a decisão. Mas depois que toma e começa a se dedicar, fica fácil e prazeirodo! É tanta informação que dá mesmo pra ficar perdida, kelly! Vou escrever o próximo artigo sobre isso, combinado? Abraços!!!!

  • Geosh

    espero que esteja passando bem já perdi 2 kg mais esta muito lento. o que faço para acelerar o emagrecimento?

    • Lena, O mais importante é ler, aprender e ter certeza de que você está no caminho certo. com o conhecimento você consegue perceber os pontos aonde pode melhorar. Abraços!

  • Gisele

    Geosh, como sempre mais uma vez vcs me ajudando a eliminar meus quilos extras e ganhar vida, muito obrigada equipe.

    Bjs

    • Imagina, Gisele! Vamo que vamo! bjs!

  • Danieli Bezerra

    Olá, Geosh!

    Eu amei o site de vocês, estou em busca de entender mais essa coisa de emagrecer e praticar exercícios!! estou alguns quilos acima do meu peso, mas onde eles mais se concentram é nas coxas e no bumbum!! pois é, algumas pessoas ainda acham que isso é bom!! mas isso é péssimo, esta tudo molenga aqui, mas na verdade já começei a fazer academia umas três vezes e não consigo passar do segundo mês, começa a me irritar, fico sem paciência.
    Será que você pode me dar uma dica?
    Obrigada Geosh, eu amei o site!!

    • Danieli, A dica pra se divertir na academia é malhar pra hipertrofia. Por que aí vira um desafio, você pega pesado e dá um bem estar danado, além de encher a musculatura de sangue! E é mais rápido também! Cuidando da alimentação também! Disponha, Danieli! Volte sempre =)

  • Bom pessoal,tenho 40 anos e sou sedentária,tenho artrose severa de quadril e espondilite anquilosante,por causa dessa artrose sou impedida de fazer caminhadas ou exercícios devidos as dores,só o que faço é alongamento para o tórax..então fico desanimada porque fico em casa,não trabalho mais e quando faço algo já sinto dores ,então tenho que tomar remédios para dores e as vezes durmo mal,por causa da espondilite…faço coisas do cotidiano de dona de casa,o mais pesado não faço…então me sinto perdida,meu triglicerídeos tá alto e comecei uma dieta por conta…mas a ansiedade toma conta,então tá difícil….se puderem me ajudar!

    • Olá, Sinara! No seu caso, e no caso de qualquer pessoa com alguma condição específica, o mais recomendado é um acompanhamento médico / de um profissional da área e pedir o aval dele pra quais atividades físicas você pode fazer sem nenhum impacto na sua condição. Abraços!

  • Solange Vieira

    Tenho 67 anos e so agora e que estou tentando fazer algo para minha saude.
    Sou sedentaria costume fazer caminhadas pela manha caminho mais ou menos 3 milhas por dia, isso no verao.Agora vai comecar o inverno entao vou tentar andar na esteira.
    Estou animada com a dieta e vou comprar o livro .Como sou aposentada tenho de esperar o dinheiro da minha aposentadoria no fim do mes nao vejo a hora que o mes termine.Espero que nao seja tarde para comecar.

    • Solange, sempre é hora de mudar!
      Abraços!

  • Patrícia De Oliveira Santos

    Credo que tapao na cara, dueu u mas tenho que tomar uma atitude drástica,srsrsrsrsr ,é isso aí Geosh.valeu ,sempre preciso desse saculejo .

    • Eu já tomei muito saculejo na vida, alguns até por mal entendido por parte da pessoa que me chamou a atenção. Na hora nunca é bom, mas a longo prazo a gente entende a pessoa e a respeita por ser sincera a dispeito de ser agradável/politicamente correta, hehe Abraços, Patrícia!

  • juliana

    Oi
    entao geosh gostei da materia, mas para ser sincera adorei ver os comentarios, pois vejo que nao e so eu que preciso mudar. melhorar o meu humor, e vejo que nao e so eu que esta procurando ajuda.

  • seya

    quantos dias de musculaçao voce me aconselha?e quantos dias de hitt?
    quero manter meu corpo do jeito que esta em gordura e ir ganhando massa magra aos poucos.posso fazer 3 dias musculaçao e 2 dias hitt?ja me deixa mais ativo?

    • Com certeza! Além disso, se puder adicionar atividades mais moderadas, é uma ótima pedida =)

  • Samanta

    🙁 nd vai me ajudar.. nao tenho animo.. nem apoio de ninguem em casa

    • Se você está no fundo do poço, a unica direção em que pode ir é pra cima, Samanta! Vamo que vamo!

  • Kaysha Loranna

    Olá Geosh,Bom tenho 17 anos é fui ao médico ele me deu a noticia que estou sedentária e preciso fazer exercícios para melhor funcionamento do meu pulmão que ele me informou que funciona apenas 66% ,é isso é muito ruim e apesar disso peso 40 kg e tenho 1,62 de altura é preciso de dicas de quais exercícios eu posso fazer,se você puder me ajudar ^^ muito obrigada pelo seu tempo 🙂