Uma lição que pode mudar seu corpo para sempre…

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“O primeiro passo para qualquer mudança é a consciência da necessidade dela.”, Rodrigo Polesso 🙂

Babilônia foi a cidade mais rica de sua época. Estudos dizem que a cidade data de 8 mil anos atrás.

Esta cidade é uma das grandes provas de que a determinação e trabalho humano conseguem construir sucesso das cinzas! Babilônia era localizada às margens do rio Eufrates em uma região árida onde agricultura era inviável. Porém, lá nasceram os primeiros engenheiros que fizeram uma das, consideradas primeiras, obras de engenharia de todos os tempos.

Os engenheiros desviaram o fluxo de água do rio Eufrates contruindo enormes canais de irrigação que, depois, possibilitaram que a cidade ” criasse” um dos solos mais férteis conhecidos na região.

Babilônia era cercada por muralhas altas e fortes e era invejada por todos os povos daquele tempo.

Eles tinham língua escrita, profissões e estudos avançados além do que era conhecido até então. Até mesmo escrituras sobre eclipses datam desta época. Povo incrível esse que vivia no ambiente urbano mais bem sucedido da época.

Bom, mas a riqueza não era distribuída, infelizmente. Como é de se imaginar, muitos eram escravos do rei, outros eram meros trabalhadores de subsistência e outros poucos, eram ricos.

Em meio a este enredo todo, a vida de um produtor de charretes, pobre e que mal tinha dinheiro para alimentar sua esposa, começou a tomar um novo rumo no momento em que ele, inundado por frustração, parou para refletir sobre sua situação!

Ele vinha se concentrando em fabricar as melhores charretes da cidade, porém, a riqueza nunca vinha. A vida miserável continuava.

Porém, no momento em que ele parou, pensou e refletiu, ou seja, tomou consciência de onde estava e de onde queria chegar, é que sua vida começou a andar, até que se tornou o homem mais rico da Babilônia. Como isso aconteceu? Deixo a cargo de sua imaginação, porém, adianto que tudo foi fruto de uma nova atitude mental.

Babilônia caiu e hoje dorme entre as areias do deserto, porém, o conhecimento perpetuou e é ele que nos permite tirar uma das lições mais importântes para qualquer mudança de vida e situação.

O primeiro passo é ter a consciência da necessidade da mudança!

Agora, vamos bater a areia das botas, deixar o deserto e voltar aos dias atuais.

Tornando-se o homem/mulher mais em forma da Babilônia

O personagem acima focou em adquirir riqueza, porém, nós aqui vamos focar em boa forma!

O objetivo deste artigo é o de dar uma sugestão valiosa de como você, de forma super simples, pode tomar consciência de sua situação e embarcar, a partir daí, em um caminho de sucesso em busca ao corpo que sonha.

Ok, simples, direto e sem balela:

Desafie-se, por 3 dias, a escrever em um papel ou em qualquer lugar, TUDO que você come.

“Oh… é só isso?”. É, só isso!

Simplesmente, carregue consigo um bloco de notas ou seu celular, enfim, qualquer coisa que você possa fazer anotações e, toda vez que você ingerir qualquer alimento, anote o nome e a quantidade estimada que você consumiu.

Aliás, existe até uma “dieta” que tira proveito deste princípio. É a chamada Flash diet. Na realidade, ela consiste na seguinte regra: Você não precisa alterar absolutamente nada. O que você precisa fazer somente é tirar uma foto de cada uma de suas refeições, só isso 🙂

Resultado foi que a maioria da pessoas, acredite ou não, perdeu peso fazendo somente isso! Por que? Novamente a resposta é uma só: consciência.

Agora, mudando de vez

Depois que tiver a lista dos 3 dias, faça o seguinte:

1- Vá na página de Calculadoras, desca até a calculadora DCE e calcule a sua necessidade calórica diária. Aquele número é o número de calorias aproximado que você precisa por dia para MANTER o seu peso.

2- Com suas listas em mãos, entre no Montador de Cardápio e insira lá os alimentos da lista. Um dia de cada vez. Se você não encontrar alimentos específicos na lista do montador, utilize-se do link mostrado lá para achar outros alimentos ou verifique as embalagens ou sites dos fabricantes dos produtos que comeu, para achar informações nutricionais e adicionar na conta.

3- Simplesmente compare o total de calorias resultante da sua lista com a sua necessidade calórica diária recém calculada.

Agora responda a pergunta: Como você está? Da pra entender agora por que você está emagrecendo, engordando ou mantendo o peso?

O que sempre digo pras pessoas é: SAIA do achismo! Achismo é muito impreciso por definição! Nem que seja por uma vez, mas faça o esforço de botar as cartas na mesa e saber exatamente qual é a sua situação!

É só assim que você terá a consciência necessária para tomar qualquer decisão a partir daí!

————

E lembre-se, na Babilônia ou não, tudo começa com o primeiro passo. A sua hora é agora?

Um abraço,
Rodrigo

Tem Twitter? Siga o Emagrecer de Vez clicando AQUI 🙂 ah, e faça parte no Facebook também!

Nota: Idéia do artigo inspirada no livro O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

  • Patrícia BH

    Rodrigo…acho que estou apaixonada por você…hehehehe…. achei seu site a 2 semanas e este final de semana eu fiz meu ritual de purificação e passagem!!! hehehe comi uma rosca ( inteira) com manteiga…. e prometo que vou seguir o desafio! Já tirei as fotos, fiz as medidas e no domingo mesmo já montei a planilha com alguns alimentos que eu gosto ( frutas) e hoje já comecei o dia com um belo copo de agua para ajudar no processo. Espero muito conseguir, quero começar com metas pequenas, já faço musculação a 1 ano e meio, por isso vou mudar meu plano e os tipos de exercício, como já faço 1 hora de esteira e 20 minutos de bicicleta antes da musculação estou pensando em mudar estes exercícios pelo elíptico por 40 minutos pelo menos durante 2 meses para meu corpo sair da inércia.
    ahhh e também li todos os artigos…. só falta comprar a proteína!

    Muito obrigada

    • Rodrigo

      O.O!

      hehe Oi Patricia,

      Legal, manda bala!! Seguinte, dica importante, faca o aerobico DEPOIS da musculacao! Utilize a energia que voce tem pra musculacao e depois faca o aerobico. Eh muito mais aconselhado.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Giuliano

    Legal mesmo este seu site.
    Moro no Japäo e na minha cidade näo acho päo integral ,entäo troquei por granola no café da manhä.Diminui o consumo de frituras ,e em 2 semanas já se foram 2cm de gordura abdominal.
    Agora só tenho que me acostumar com o arroz intregal.
    Parabens pelo site

    • Rodrigo

      Fala Giuliano,

      É isso aí! Muitas vezes pequenas mudanças significam grandes impactos! Uma coisa de cada vez e assim se evolui 🙂

      Abraço!
      Rodrigo

  • Edilene

    Oi Rodrigo,
    também virei fã de carteirinha da sua página!!!
    Venho todos os dias aqui e estou passando para outras pessoas que também querem mudar de vida. Obrigada por sua dedicação!
    Abraços,
    Edilene Brasilia DF

    • Rodrigo

      Oi Edilene,

      O honra é toda minha de pode ajudar 🙂

      Grande abraço,
      Rodrigo

  • Ana

    Oi de novo Rodrigo, passei pelo Whey hj e agora li o último post, sempre faço isso um + antigo e um novo, tempos corridos esses… mas vou me virando pra te acompanhar e agradeço muito as orientações. Vou deixar o mesma contribuição q deixei no post do Whey, pq tem gente na mesma correria e ñ consegue ler tudo na sequencia, então aí vai: … contribuição proveniente das minhas buscas: O whey tem q ser o concentrado e não isolado. Proteínas isoladas são proteínas onde os cofatores foram retirados. Além disso, todos os isolados são expostos ao processamento ácido, o q não é legal. E mais, o nosso corpo não assimila proteínas na forma isolada. Fonte: Energy Medicine in Therapeutics & Human Performance. É isso, então o mais caro, isolado, é mais uma balela, ok? Forte abraço e cuide-se.

    • Rodrigo

      Oi Ana,

      O Whey isolado NAO eh uma balela. Nao sei exatamente onde voce leu e como interpretou, mas o isolado eh o de maior qualidade e tambem o mais usado e sugerido fora do Brasil. Por ser mais caro, no Brasil creio que o mais usado ainda seja o concentrado. O isolado significa nada mais do que a exclusao dos carboidratos, elevando, portanto, a concentracao de proteina por grama.

      Acho possivel que talvez voce tenha focado demais em uma fonte soh ou ateh mesmo pode ter interpretado de forma um pouco imparcial… afinal, acontece neh? 🙂

      Um abraco,
      Rodrigo

  • Ana

    Oi Rodrigo,
    Creio q não estou enganada e q a fonte q eu citei é confiável. Outro livro q informa exatamente o q eu citei, bem como outras coisas interessantes, vale a pena ler : Ecologia Celular, Carlos Braghini Jr.
    É… eu sei q é muita informação e q a parte bioquímica do processo digestivo é bem complexa… Outra informação interessante q as fontes citadas nos dá é q o Whey de escolha deve ser o que seja processado à frio porque o calor torna o whey ácido e nutricionalmente deficiente por danificar os aminoácidos e os nutrientes termolábeis. O q vale mesmo é tentar ingerir alimentos mais naturais do q processados, enfim. Abç, Ana.

    • Rodrigo

      Sim, naturais sao SEMPRE melhores e eu concordo 100%.

      Porém, eu olho com olhos muito céticos estas informações. Bom, nós sabemos que existem muitos puristas por aí que podem defender idéias que na prática não significam muito. O Whey vem sendo usado por décadas e se tem já um bom conhecimento sobre seu uso, processo e tudo mais. Eu realmente não acho que estes purismos técnicos deveriam ser levados muito em consideração, já que, acredito eu, não tenham impacto significativo real.

      Mas, enfim, tudo que é natural é melhor e eu nao tenho a menor duvida disso.

      Abraco!

  • Cibele

    Oi Rodrigo!
    Voltei para compartilhar uma experiencia que acho que pode ajudar alguem que esteja passando por um pocesso de emagrecimento. Olha eu tive que esperar muito tempo até poder fazer uma refeição semanal “livre”, porque sempre que eu comia alguma coisa fora da dieta desandava por uma semana ficava triste e desanimada, como se fosse uma viciada sabe? Que quando comete uma recaída perde o controle. Era sempre assim, até eu perceber que só poderia me dar ao luxo, quando eu realmente estivesse no controle da situação, esperei um mês inteiro e quando me senti segura comi um pedaço de pizza sem culpa (isso foi o melhor hahaha) e sem devorar tudo de uma vez. Bom talvez ajude as pessoas que sofrem com os escorregões na reeducação alimentar como eu sofri, gente nunca esqueçam amanhã é outro dia e você terá outra chance de começar de novo, então não desperdisse ok? Valeu Rodrigo fica a minha dica, bju!

    • Rodrigo

      Ótimo Cibele, obrigado por compartilhar e colaborar com o pessoal!!!

      Abração pra ti!

  • aurillene

    ola Rodrigo adorei te encontrar e tenho fé que vou conseguir tenho que mudar minha cabeça primeiro…

  • margarete

    Olá Rodrigo achei otimo está materia alias tudo o que você escreve, estou deixando meu blog pra vc poder acompanhar, alias meu grande amigo, creio que posso chama-lo assim pelo tempo que acho ajuda nos seus artigos somente um amigo mesmo, pra se preocupar em ajudar pessoas que estão aqui do outro lado estou – 7 kilos, até semana passada com 117 e ainda mas pra queimar, eu baixeri o video do seu exercicio devido ao peso não consigo fazer as flexições ai fico de joelhos e faço somente com os braços, mas to indo isto que é importante bjus ate breve e obrigado.
    http://superaandomeuslimites.blogspot.com/2012/01/blog-post.html

    • Rodrigo

      Maravilha Margarete! Parabens ateh agora! 🙂

      Sobre o blog, otimo. Eh muito bom pra te manter motivada! 🙂

      Abracao grande,
      Rodrigo

  • albina da silva santos

    Rodrigo tenho dificuldades para ingerir a whey proteína por conta do leite; como faço pra substituir. agradeço você é demais .obrigada.

  • otimas dicas otimas