SERÁ QUE SOMOS MAIS CARNÍVOROS OU VEGETARIANOS EVOLUTIVAMENTE FALANDO?

Quero trazer algumas pitadas de conhecimento neste assunto que sem dúvida é muito polêmico.

Os dados que trago hoje eu captei no evento Ancestral health Symposyum nos EUA recentemente.

Como eu sempre gosto de ver as coisas no sentido evolutivo e ancestral, é muito difícil de argumentarmos que os seres humanos evoluiram para serem vegetarianos, afinal as evidências que temos acesso hoje mostram fortemente que o contrário parece ser o caso.

Independente de opinião, espero que estes dados sejam úteis de alguma forma, como uma pulga atrás da orelha pelo menos 🙂

Abraço,
Rodrigo

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • http://argumentosveganos.com Argumentos Veganos

    Acho que você deveria obter outras opiniões e não apenas deste pesquisar do qual você ouviu a palestra. Assista aos vídeos do Dr. Greger no canal NutritionFacts.org e leia o livro How not to die. Aí você verá se evoluímos mesmo para comer carne.

    Carnívoros possuem dentes pontiagudos com ausência de dentes largos e achatados, ou seja, não conseguem (e não precisam) triturar o alimento. Intestinos curtos que permitem extrair os nutrientes da carne antes que ela apodreça. Ausência de enzimas digestivas na saliva. pH estomacal igual ou inferior a 1 (extremamente ácido). Produção própria de vitamina C. Mandíbula sem movimentos laterais que permite somente morder, rasgar e engolir (não trituram). Grande amplitude de abertura oral. Garras afiadas. Controle da temperatura corporal pela respiração. Bebem água com a língua. Produzem sua própria vitamina C. Capacidade estomacal de 60-70% em comparação com a capacidade do volume intestinal o que lhes permite matar 1 vez por semana e digerir lentamente. Nunca desenvolvem arterioscleroses por comer carne (nunca sofrem de colesterol alto).

    Os herbívoros, por outro lado, possuem dentes largos e achatados para triturar o alimento por meio de movimentos laterais das mandíbulas (além do movimento vertical). Os intestinos são longos para a difícil absorção dos nutrientes vegetais. A saliva possui enzimas digestivas. Possui cascos ou mãos ao invés de garras. O controle da temperatura corporal é feito pelo suor. Bebem água sorvendo goles. Obtêm vitamina C da dieta. Pequena abertura oral em comparação com o tamanho da cabeça (nossas mandíbulas se deslocariam caso tentássemos morder um animal em fuga). Possuem enzimas digestiva na saliva. Capacidade estomacal pequena em comparação com o volume intestinal. Nos assemelhamos muito aos chimpanzés que são quase exclusivamente vegetarianos com apenas 2-3% de ingestão de animais (insetos).

    E aí? Você se acha mais próximo de carnívoros ou herbívoros?