Síndrome X: Você Pode Estar Sofrendo Deste Mal Sem Saber

empurra

Opa, Geosh aqui! Tudo bem?

Imagine que seu corpo é um carro andando em uma estrada. Só que há algo estranho acontecendo com o seu carro. Ele prefere abastecer mais o estepe do que o tanque. Por que?

Por mais estranha e ilógica que seja essa analogia, ela não poderia ser mais comum. Estima-se que um terço da população mundial esteja sofrendo desse mesmo efeito e essa proporção é muito maior em países com maiores problemas com obesidade.

A Síndrome X, também conhecida como síndrome metabólica, é uma condição que deixa nosso “veículo” completamente desequilibrado, a ponto de realmente tomar atitudes drásticas.

Ela é atribuída à uma série de fatores causais: predisposição genética e hereditária, sedentarismo e uma dieta errada. (Por dieta entenda a nossa definição correta de dieta aqui do Emagrecer De Vez, que nada mais é do que os alimentos que você consome regularmente e não o que você vê estampado nas revistas de emagrecimento.)

Os efeitos você já conhece: necessidade de doces, você come e não se sente satisfeito, fome em excesso, cansaço, preguiça, pressão alta, colesterol alto, pré-diabetes, doenças cardíacas, respiratórias e obesidade. Um baita estepe cheio de gasolina.

Se o seu corpo está acumulando gordura, existe uma chance de que você já sofra ou esteja começando a sofrer dessa síndrome. O desequilíbrio que você vê por fora é um feedback do que acontece dentro de você. É a maneira do seu corpo de protestar contra o “preço da passagem!”

Porém, quero que você entenda exatamente o porquê disso pra que possa combater efetivamente a causa e arrancar esse mal da sua vida pela raiz. Conhecimento é poder, então, bora ficar poderosos!

A Resistência À Insulina

Ao contrário do que se imaginava, a gordura nesse caso não é a causa, mas, sim, a consequência. O principal vilão nesse caso é perder a sensibilidade a insulina. Mas como isso acontece?

Voltemos, então, ao carro andando na estrada. Imagine que o tanque de gasolina é a sua massa muscular. Ela tem capacidade de armazenar mais ou menos 300 gramas de glicogênio.

O carro anda normalmente e gasta uma quantidade muito pequena de combustível, visto que pras atividades comuns, como dirigir pela cidade, nossos músculos são máquinas altamente eficientes e econômicas. Só que o motorista abastece sempre num posto que tem problemas nas bombas. Essas bombas injetam muito combustível de uma vez só!

Ou seja, ao consumir carboidratos muito densos e glicêmicos, muito açúcar vai parar rapidamente na corrente sanguínea. Como, seguindo a sua rotina na cidade, você já está geralmente com o tanque cheio (glicogênio nos músculos) ou quase cheio, ele se enche rapidamente e começa a recusar o combustível, justamente pra não transbordar.

Isso é literalmente o que acontece. Suas células percebem uma quantidade enorme de combustível vindo por aí e, como estão abastecidas, começam a desligar os receptores de insulina, que são as chaves que abrem a porta do tanque pra abastecer.

Porém, seu corpo precisa retirar rapidamente essa energia (glicose no sangue) de circulação. Caso contrário, as consequências podem ser tão desastrosas quanto o combustível transbordando.

Seu corpo faz isso de duas formas: Armazenando essa energia na forma de gordura e liberando ainda mais insulina pra compensar pela resistência das células musculares.

O corpo começa a abastecer o estepe e a repetição desse processo é a causa da síndrome metabólica. Seu corpo vai estar em um estado crônico favorável ao armazenamento de gordura.

Como Colocar O Carro Em Ordem

Queremos que seu carro (corpo) funcione de maneira equilibrada, não é? Isso significa poder andar várias horas a 100km/h ou 110km/h, de forma eficiente, sem perder o controle da velocidade, sem ir muito acima do limite ou danificar o motor e ter que parar ou andar mais devagar.

Agora que você entende o que acontece, pode resolver isso de várias maneiras e a combinação de todas elas é a melhor.

Você pode queimar mais combustível e a melhor maneira de fazer isso é com exercícios anaeróbicos. Interval training (HIIT) vai fazer com que você gaste diretamente o combustível do tanque.

Musculação pra hipertrofia muscular também! Além disso, vai deixar o tanque do carro maior (massa muscular), a suspensão mais resistente, o chassi mais forte, o motor mais potente… Pensando bem, é mais como trocar de carro!

Isso irá contribuir para que seu corpo retome a sensibilidade à insulina.

Exercícios aeróbicos são ineficientes justamente por que nosso corpo é eficiente demais em se adaptar à eles. Mas ande sempre com o carro! Carro parado estraga!

A segunda parte e a mais importante é a questão do combustível que você colocar no seu corpo. Você pode consertar o fluxo do combustível, fazendo com que ele entre sempre de maneira constante e controlada, sem transbordar. Isso significa consumir carboidratos complexos e fibrosos (legumes, folhas, etc), de glicemia baixa e liberação lenta. Veja bem, isso não necessariamente significa comer de 3 em 3 horas. Não adianta abastecer o tempo todo se o problema está na bomba, né?

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Obs2: Se você suspeita que esteja sofrendo de síndrome metabólica ou apresente alguns dos sintomas que eu listei lá em cima, é super importante ter um acompanhamento e pedir sempre o aval do seu médico pra mudar sua alimentação e rotina de exercícios. Saúde é seu bem mais precioso. Dirija de maneira segura!

Prometo que nunca mais uso analogias automobilísticas =)

Abraços,

Geosh!

——-

Principais Referências:

How Fructose, Insulin and Sindrome X can Change your life

Science Blog July 16, 2007

  • Guilherme

    Geosh,

    Tenho uma dúvida em relação a aveia em flocos…vi que deve-se colocar água quente nela antes de comer? Verdade e porque? Gosto dela pois ela é bom para intestino preguiçoso, mesmo comendo muita verdura e saladas meu instestino só funciona corretamente quando tomo ela pela manhã.

    Estou pensando em colocar no shake de albumina que tomo pela manhã.

    Abraço

    • Fala Guilherme! Acredito que seja só pela facilidade e pelo gosto em si. Esquentá-la deve melhorar um pouco a absorção e portanto a glicemia, mas acho que só a água quente não é o bastante pra alterar drasticamente, não. Vale demais o teste! Abraço!

  • Izabel

    Oi Geosh, parabéns pelo artigo.
    Estou com medo de permanecer na sindrome X ou pior, passar a queimar musculo em vez de gordura.

    Eu tinha(27/05) 82 kg (glicose 94mg/dL, quase uma diabética) e decidi cortar o açucar e derivado. Uma semana depois minha fome reduzio. Antes comia aprox 2000kcal e passei a comer 1400kcal espontaneamente (sem fome). Ai aproveitei pra fazer “regime de revista” 1200kcal, até essa segunda (17/06), quando conheci esse saite (nesse período perdi 3,9kg).

    Ai comecei a estudar e aumentei minha dieta para 1400 kcal reduzindo o consumo de trigo e derivados. Meu peso permaneceu em 78,1kg de segunda até hoje.

    Meu corpo vai se adaptar e voltar a emagrecer ou será que deveria permanecer com 1200kcal?

    A partir de sábado eu vou abolir o trigo totalmente.
    Fiz um cardápio para atender minhas outras necessidades: fibras (para o bom funcionamento do meu intestino) e vitamina D (tenho psoríase).

    Só que não ficou na proporção 50%/30%/20% (carb/prot/gord), acho que fiquei meio tendenciosa a proteina. De um total de 1392kcal, 48,1/33,1/18,8 com 28,8g de fibra e sardinha todos os dias por causa da vitamina D.
    Link
    http://www.brimages.com.br/images/922dietafinal.png

    O que você acha Geosh?
    Quando eu penso em reduzir mais as calorias, eu vejo que vou perder em fibras ou em gorduras que já está abaixo de 20%.
    As fontes de fibars são a lentilha (substituto do feijão/arroz), a bata doce (substituto do pão) e a ameixa seca (maior fonte de fibras que podia servi de lanche). Veja que coloquei fibras em todas as refeições, pois estou passando de 3 a 4 dias sem defecar e não quero tomar remédio (nunca tomei). O chocolate era o meu laxante rsrs

    Os dois lanches seguidos a tarde, corresponde ao tempo que passo no trabalho, o qual não dá para fazer uma refeição maior.

    Obrigada Geosh, Rodrigo e Dr. Souto, vocês mudaram minha vida para sempre. Quando eu cheguei aqui eu já tava torcendo o nariz pro açucar, achando que era uma “droga pior que maconha/fumo”, agora eu olho pros trigos e derivados e me sinto enjoada também. Graças a Deus vocês cruzaram minha vida virtual !

    • Ei Izabel! Acredito que 1200 calorias seja pouco DEMAIS. Isso é o que a maioria dos médicos aconselha como minimo possível pra se manter a saúde. Faça os calculos com a calculadora pra você ter uma noção de quanto seria ideal, e se você optar pela restrição calórica, sugiro no máximo 20% a menos. Mas acho mais interessante melhorar sua alimentação e abaixar a glicemia dos seus carboidratos. Onde estão os legumes e verduras? é deles que deve vir grande parte das suas fibras. Vamo que vamo, seja bem vinda e vamo estudar mais as coisas por aqui! Qualquer coisa me pergunte!
      Abraços!

      • Izabel

        Obrigada Geosh,
        Desculpa por escrever D+,

        Verdade, pelas contas, teria que comer 1947-19470.20 = 1557.6 no mínimo. Só que eu perdi meu apetite quando parei de comer açucar. Vou tentar 1500kcal.


        Qual é a recomendação para uma alimentação para perder peso queimando gordura?

        Eu vi aqui que deveria ser
        50% de carboidrato
        30% de proteina
        20% de gordura

        Meu dados:
        1,54cm, 78,1kg, peso ideal = 44kg, peso gordo 38,4kg e peso magro 39,6kg.
        Em suma, tou $*¨&%%#$#

        Muito obrigada pelas dicas!

        • Sim, pode dar um up nessas calorias aí! Quanto aos valores e peso ideal, veja os como referência, apenas. Algumas pessoas não conseguem emagrecer comendo um percentual tão alto de carboidratos. Fique ligada nisso. Abraços e disponha!

  • Rodrigo Ramos

    Olá Geosh!!
    Ficou muito legal a analogia (corpo=carro) que vc fez!! Parabéns!!!
    Ficou bem simples de entender… acredito que até para quem possa ter algum tipo de dificuldade.

    Queria aproveitar a oportunidade para revelar algo que me aconteceu e lançar um desafio para os colegas daqui do Emagrecerdevez.com…. Lembrando que não vale roubar (pesquisar)!!

    Essa semana uma pessoa me perguntou qual era o preço o “pão francês”, e eu fiquei ali parado… pensando… pensando… sem fazer a mínima idéia, completamente por fora… me senti um “alienígena”!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs!!!!

    O curioso dessa situação, é que isso me fez lembrar que no mês que vem (julho) faz 1 ano que tirei o pão do meu cardápio, então ficou claro o porquê da alienação, mas também veio junto a alegria e a certeza de que o mesmo não me fez falta nenhuma!!

    Mas então… voltando ao desafio… aí vai: Qual é o preço do pão francês?? alguém se arrisca?? Geosh? Rodrigo? alguém? rsrsrsrsrsrsrsrs!!!
    Abrçs.

    • KKKKKKKK, confesso que eu não faço a mínima idéia! Mas o preço do inhame e da lentilha eu sei! Já pensou que isso é uma questão filosófica, Rodrigo? Qual é o preço do pão francês? fica aqui o MEU desafio, eheheheh. Obrigado e parabéns pela experiência, Rodrigo!

      • BOA ESSA!O PREÇO DO PÃO!KKKKKKKKKKK.NÃO FAÇO A MINIMA IDEIA

  • Jordana

    Oi pessoal!

    Eu não sei mais o que faço para emagrecer, é muito díficil psicologicamente para mim. Estou 6 kg acima do meu peso, comecei a fazer uma reeducação alimentar em fevereiro deste ano, e em março já tinha perdido 4 kg, então veio a Páscoa e tudo desandou de vez, então agora no inverno está sendo mais dificil começar tudo de novo. Se alguém tem uma opinião de como me preparar psicologicamente, aceitarei essa opinião com grande alegria!

    • Izabel

      Jordana,

      Eu comia muitos derivados de açucar/trigo e chocolate quase todos os dias. Pão, arroz, feijão, biscoito… todo santo dia.

      Quando parei totalmente de comer açucar e derivados, bem como adoçantes artificiais, inclusive os embutidos em sucos prontos, iogurte, etc… Uma semana depois eu não senti mais vontade de comer nada doce e minha fome reduziu a um terço do que era.

      Agora eu parei de comer os derivados de trigos e frutas…

      Pronto, agora eu tou me esforçando para comer mais de 1200 kcal, porque eu tava comendo em torno de 2200 kcal.

      Não sei se você já fez essa experiência, cortar todos os derivados de açucar/trigo/adoçante artificial?

      Porque mudou minha vida…

      • Jordana

        Eu amo doces e tudo que é derivado do trigo, mas vou cortar isso da minha alimentação, claro que não totalmente, mas diminuir o máximo possível. Obrigada pela dica.

    • Jordana! O processo de 10 dias tem um fator motivacional muito forte. Sugiro que você participe! http://www.emagrecerdevez.com/processo10dias
      Abraços!!!

      • Jordana

        Obrigada, vou começar esse processo. Pois o meu problema é a motivação. Muito obrigada!!

  • Chrys

    Olá Geosh!!
    Então, o que posso substituir o açúcar? O que vc orienta, o que seria menos engordativo e mais saudável?

    Bjoka e já obrigada!

    • Ei Chrys! Eu sou a favor do uso da estévia natural. Os japoneses já a utilizam a um boom tempo. Se você conseguir encontrar uma muda, secar as folhas e fazer a estévia em casa é bem fácil. O pó das folhas secas já adoça, e não tem o amargor da estévia de supermercado. Mas essa seria a melhor opção possível, né? Bjoka pra você, Disponha =)

      • Chrys

        Ihhhh Geosh! O negócio é um cadim complicado né rsrs… Mas valeu pela dica! És o meu anjo nutrition loll

        • A gente dá um jeito! e vamo que vamo! kkkkkkk, Anjo nutrition é inédito, Chrys! Disponha!

  • CIDINHA SILVA

    GEOSH, BOM DIA.
    Parei de fumar há um ano, graças a Deus, mas engordei 10 kg, e nao consigo emagrecer. Ja fiz a dieta Dunkan, so consegui emagrecer 4 kg em 3 semanas, mas depois tive um problema no estomago e tive que parar,desde entao engordei td de novo. Ando mto ansiosa com problemas familiares e desconto na comida. Tenho 1,58 m e peso 64 kg atualmente e tenho 49 anos. Preciso de ajuda, pq nao estou feliz com minha aparencia e com isso desconto ainda mais na comida. Devo procurar médico? nutricionista? me ajude a tomar o caminho certo, por favor.
    Obrigada por seus artigos esclarecedores, e espero uma orientaçao sua.
    Abraços

    • Olá, Cidinha! Parabéns por ter tomado essa decisão pela sua vida! 4kg em 3 semanas é muito rápido, mas você não pode pensar em velocidade, mas sim em direção. Uma vez que você esteja indo na direção correta(a da sua saúde e boa forma) é isso que importa. Mesmo que demore um pouco mais! Acredito que o acompanhamento de um médico e ou nutricionista pode ser de grande valia sim. Também acho bacana se você se increver nas video aulas gratuitas, pra que você tenha noção do impacto de cada alimento no seu organismo. Isso te ajuda a tomar o caminho certo. Fico feliz em poder ajudar! Grande abraço =)

  • ermelinda andrade

    ola esto fazendo a dieta do mr ja esto vendo o rezutado obrigado

    • Que bom, Ermelinda! Qualquer coisa nós e o pessoal do clube estamos aqui!

  • CONTANDO MINHA HISTÓRIA:EU AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS POR TER CONHECIDO O EMAGRECER DE VEZ.NO MEU CASO NÃO FOI APENAS A QUESTÃO DO PESO,CLARO QUE TB TAVA PRECISANDO,MAIS A SAÚDE FOI O MAIS IMPORTANTE.EU COMIA PÃO TODOS OS DIAS,SENDO INTEGRAL, ACREDITAVA QUE TAVA FAZENDO UMA ÓTIMA ESCOLHA,MAIS NA VERDADE EU ME SENTIA MUITO MAU COM MUITAS DORES DE CABEÇA,E PIOR DE TUDO UMA BAITA DEPRESSÃO.AI QD EU ELIMINEI O PÃO E TUDO QUE VAI A FARINHA,MILAGRE TUDO MELHOROU,NA VERDADE POSSO DIZER QUE TOU CURADA DE TUDO.ME SINTO OUTRA PESSOA,E NÃO APENAS EU MAIS TODA A MINHA FAMILIA E AMIGOS DIZEM QUE NUNCA ME VIRAM ASSIM!OBRIGADO A VOCES DO EMAGRECER DE VEZ.UM GRANDE ABRAÇO.HA JÁ IA ME ESQUECENDO PESO 12 K EM 6 MESES E OLHA QUE AMO COMER,RSRS!!!!!!!!!!!!

    • Parabéns pelo sucesso e pela melhora de vida, Lenny! Ficamos felizes em poder ajudar =)
      Vamo que vamo!!!

  • Henrique Brito

    Olá Geosh,

    Primeiramente, meus parabéns pelo site! Estava procurando informações sobre percentuais saudáveis de gordura corporal no google e vim parar por acaso aqui, e estou maravilhado com o que encontrei sem querer.
    Mas, vamos ao que é relacionado ao seu artigo. Eu desconfio que a minha mãe tenha essa síndrome metabólica. Toda dieta que ela faz, mesmo que seguida a risca, só funciona no começo da dieta. Ela perde 2-3 kg no máximo, depois trava. Minha mãe sempre foi magra até os 30 anos, quando teve alguns problemas de saúde, relacionados a coluna principalmente. Ela tomou várias injeções de cortisona e depois que isso aconteceu o corpo dela nunca mais foi o mesmo, ela engordou e nunca mais emagreceu. Hoje ela tem 52 anos e luta ainda para emagrecer. Só que ela tem alguns problemas de saúde que dificultam a ela perder peso, pois os exercícios aeróbicos são bem limitados para ela. Ela tem hérnias de disco na coluna, pressão alta e problemas cardíacos, entre outros problemas de saúde. Ela já foi em alguns endócrinos e até hoje não conseguiu emagrecer. Ela até consegue, mas se fica doente e precisa tomar soro ela engorda e depois não perde.
    Você acha que ela sofre dessa síndrome metabólica? E se sim, como eu posso direcioná-la a utilizar o que esse site tem de melhor?

    Desde já agradeço pela atenção!

    • Olá, Henrique! Pra confirmar essa suspeita, só um médico. Mas o que eu tenho certeza é que sua mãe pode se beneficiar de uma dieta estilo a aqui do site! Seja muito bem vindo e leia tudo que puder! Grande abraço!

      • Henrique Brito

        Geosh, a verdade é que eu já estou sendo beneficiado. Eu li vários artigos hoje e eu vi que muitas das coisas que a minha nutricionista colocou na dieta estão embasadas pelo que vocês falam. Olha, nunca vi nada igual ao site de vocês e eu sinto que achei um presente precioso. Nem tenho palavras para agradecer!
        Quanto a suspeita, que médico, um endócrino? Pois ela já passou por vários, e nunca resolveu 🙁 Já passei o site para ela e mandei ela ler tudo rs Um grande abraço para vocÊ também e obrigado pela resposta atenciosa!

        • Sim, ou um clínico geral. Grande abraço man, Disponha!

  • natalie

    Fala serio, Geosh! Vc escreveu esse artigo especialmente para mim, não é? rsrsrsr

    acho que ja andei ocmentando com vc que estou “sofrendo” desse mal neh? Mas precisamente resistencia a insulina. em conversa com o meu medico ele disse: emagreça e estará tudo resolvido, nada de remedios, só em ultimo caso! (um medico novo que eu encontrei! 😉 maravilha nea? é a primeira vez que vejo um medico dizendo isso). Procurei uma nutri e adivinha o que ela em disse? Pois é… ela disse exatamente o que o emagrecer vem dizendo por todo esse tempo: corte os carbos ruins e coma comida de verdade. Ela só n apoiou a ingestão de gordura, mas eu ignorei essa parte! kkkkkkkk

    Bem, obrigada por mais um post interessante!

    • Claro que foi =) Sim, a síndrome metabólica é reversível. E os benefícios não só não tomar remédios, mas ter uma saúde muito melhor também! Obrigado pelo carinho e disponha!

  • Camila

    Oi Geosh, to com uma duvida me incomodando depois de ler esse artigo… A respeito dos exercícios aeróbios considerados ineficientes e da musculação. Por exemplo, um treino de musculação no formato de circuito, alternando os exercícios sem quase nenhum descanso entre as series pode ser ineficaz por exigir um pouco mais e também ter aeróbio envolvido? E o interval training, deve ser feito antes ou depois da musculação? Abs

    • Camila, Acredito que só os grupos maiores (pernas e abdômen) talvez você tenha que descansar pra poder conseguir executar os exercícios, então seria prudente ter um período de descanso de fato entre os exercícios. Já os menores pode mandar ver, hehehe. Quanto ao interval training, esse sim seria uma boa fazer em dias ou horários diferentes da musculação. Algumas pessoas se adaptam a fazer antes, mas eu por exemplo já não malho legal depois. Abraço!

  • Adriano

    Olá Geosh.

    Adquiri o livro e já estou a 2 semanas fazendo a minha revolução (MR).

    Tomo um café campeão pela manhã, no lanche da manhã como uma fruta e uma barra de cereal de qualidade.

    Faço um almoço rico em verduras, legumes e uma proteina.

    No lanche da tarde, optei por tomar uma dose de Whey e mais uma barra de cereal e a noite repito a fórmula do almoço e está dando resultado.

    De uns 3 dias pra cá, notei que minha boca tem ficado com um gosto meio adocicado…. pesquisei na internet e achei este link http://textozon.com/sangue/artigo-4815.html, cuja explicação faz sentido. Teria algo a ver com queima de gordura e Cetose.

    Há algo no site emagrecerdevez.com que eu possa ler ou você pode me dizer algo a respeito?

    Obrigado

    • Fala Adriano! Nada melhor do que um café da manhã bem feito, né? você pode estar sim em uma leve cetose, mas pode ficar tranquilo. No videocast Dr Andreas Eendfeldt me disse que a ketoacidose só acontece em situações muito específicas de saúde(diabéticos que não tomam insulina, etc). Portanto, se você está se sentindo bem, Vamo que vamo!
      Disponha =)

  • Lister

    Olá, estou conseguindo manter os níveis de proteína e gordura e fazer os exercícios mas não consigo comer verduras. Para mim parece uma “tortura diária” ter que ingerir cebola, chuchu, cenoura, beterraba, brócolis, alface, repolho, couve, pepino e coisas do tipo. Quando chega a hora do almoço já fico triste. Só o cheiro de vegetais no meu prato já me dão desânimo. Mesmo que eu consiga comer “à força” num dia, no outro já não quero mais nem ver.

    Para substituir os nutrientes desses carboidratos fibrosos e complexos estou tomando suplementos vitamínicos e no almoço como apenas a carne (boi, frango e peixe) com ovos e queijo, pois estou evitando arroz, feijões e farinhas.

    Minha pergunta é: considerando que não sinto a mínima falta de legumes, frutas e verduras na minha dieta, evitar esses alimentos vão prejudicar a minha saúde?

    Desde já agradeço.

    • Lister, nao recomendo que você fique sem. Vegetais tem sim funções altamente benéficas no seu organismo. O segredo é encontrar tempeiros que os deixem apetitosos pra você. Eu passei a amá-los!
      Abraços!

      • Lister Leão

        Geosh, recentemente fiz a experiência de passar tudo no liquidificador, ficou bom, mas não sei se isso vai me engordar de novo, pois ouvi dizer que abóbora e cenoura têm índice glicêmico alto… isso é verdade? outra pergunta: assim como as frutas, as verduras também têm açúcar? ouvi dizer que sim. Por fim, você poderia me indicar um whey puro, sem adoçantes? obg. abç.

        • Lister! são relativamente altos em comparação a outros legumes, mas a cenoura por exemplo, vc pode consumir crua. A quantidade de açúcar nas verduras é irrelevante. Já o whey vou ficar te devendo, hehe! Abraços!

          • Lister

            ok, Geosh, obrigado.

  • Patrícia De Oliveira Santos

    Sabe em que estou viciada ,Geosh?………
    Neste site, não paro de ler quero saber tudo,comprei o livro, e mudando minha alimentação,já elimineiq quase dois kg em 11dias ,sem remédios e o mais incrível,sem passar fome. Só tenho que agradecer, muito obrigada por dividir conosco seus conhecimentos. Estou muito emocionada.
    Mas ainda não consigo fazer atividades. Mas vou chegar lá .contínuo dando notícias beijao …

    • Que bom, Patrícia! disponha sempre e vamo que vamo! Quero sim ficar sabendo dos seus progressos! Abraços! =)