Açúcar: E Se a Verdade For Ainda Mais Avassaladora?

acucar-artigo

“Açúcar engorda!”, isso não é novidade pra ninguém hoje em dia.

Agora, e se esta for somente a ponta do iceberg?

E se o consumo de açúcar fosse a maior causa de câncer?

E se a diminuição ou quase eliminação de açúcar na dieta pudesse prevenir este mal do século?

Você levaria isso mais a sério?

Um dos grandes objetivos aqui do Emagrecer De Vez é o de aumentar a conscientização sobre coisas que são assustadoramente claras nos meios científicos, porém, escondidas e “abafadas” pela mídia geral.

Como não temos papas na língua e nem rabo preso em nenhum interesse político ou industrial, podemos trazer as verdades nuas e cruas a tona.

Agora, não é pra acabar com a festinha de aniversário de ninguém que venho aqui falar mal do açúcar…

Muito pelo contrário, é justamente para que você possa ter ainda muito mais festinhas pela frente!

Se você soubesse que o consumo de açúcar esta diretamente correlacionado com as suas chances de desenvolver câncer, você mudaria um pouco seus hábitos talvez?

Isso eu não sei, você que decide… porém, a informação está disponível para te ajudar na sua decisão.

“Ah, Eu Nem Como Açúcar…”

Primeiro, para ficar claro, quando eu digo açúcar, eu não me refiro somente ao pó branco que você adiciona no chá ou no café.

Quando eu digo açúcar, me refiro a carboidratos refinados como: refrigerantes, massas, pães, bolos, sobremesas, sucos em caixinha, sucrose, maltose, dextrose, açúcar mascavo, frutose, etc.

Hoje em dia, já é praticamente senso comum que alimentos que contêm açúcar engordam.

Agora, o que não é senso comum é que o fato de você “engordar” pode ser somente um dos efeitos colaterais de algo muito pior e devastador.

A melhor ciência do mundo sobre nutrição está mostrando cada vez mais conclusivamente que obesidade não é a causa de problemas cardíacos, diabetes, etc, mas, sim, uma consequência.

É como quando seu carro começa a vazar e queimar óleo, largando aquela fumaça preta pelo escapamento. O seu carro não está com problema no motor por causa da fumaça preta saindo… não.

Pelo contrário, a fumaça preta está saindo por causa de um problema no motor!

Não adianta nada você colocar um purificador de ar no escapamento do seu carro para que a fumaça saia branquinha… o motor irá continuar com problema.

Analogamente é o que parece acontecer com o nosso corpo… somos obesos por causa de algo mais sério que está errado no nosso organismo.

A conexão entre diabetes, obesidade e câncer foi primeiro reportada em 2004 pela World Health Organization’s International Agency for Research.

Como assim?

Veja, hoje é bastante claro no meio científico o fato de que açúcar (em todas suas formas) promove e causa resistência à insulina (causa de obesidade, diabetes, etc).

Agora, os estudiosos de câncer estão vendo que o problema com resistência à insulina é que esta condição leva o corpo à secretar ainda mais insulina e insulina (assim como o hormônio relacionado IGF-1, insuline-like growth hormone), na verdade, promove o crescimento de células cancerígenas.

Como Craig Thompson, presidente do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova Iorque diz: “as células de muitos canceres dependem da insulina para fornecer o combustível (glicose) e materiais necessários para que elas se multipliquem e cresçam.”

Hoje, a maioria dos cientistas estudando a relação entre câncer e insulina estão focando principalmente em tentar desenvolver uma droga que possa suprimir as sinalizações de insulina em células cancerígenas para que eles então possam inibir ou prevenir totalmente o crescimento delas.

Câncer hoje parece mesmo ser causado mais por um estilo de vida alimentar incorreto do que por fatores “fora do nosso controle”.

Estudos que analisam populações isoladas como os Inuítas no norte do Canadá, mostram claramente que câncer é praticamente algo inexistente nestas populações (porém, hoje em dia a incidência é maior, uma vez que eles estão tendo acesso à alimentos “modernos”).

Ainda, estudos já mostraram que enquanto inexistente em populações isoladas na África, o câncer e outros problemas “modernos” começam a aparecer normalmente em membros destas mesmas populações quando estes migram para países modernos e começaram a viver o estilo alimentar moderno.

Será que o mesmo estilo de vida alimentar incorreto (proposto muitas vezes pela mídia e governos) não só nos deixa mais gordos, lentos, tristes, diabéticos e doentes mas também aumenta bastante nossas chances de desenvolver câncer?

A Grande Pergunta

Sabendo de tudo isso, a grande pergunta que fica no ar é:

“Você irá aguardar esperançoso até que os cientistas do mundo encontrem uma droga artificial que possa substituir a sua própria incapacidade de escolher um estilo de vida alimentar mais saudável ou irá começar a tomar atitudes por si só?”

Livro eletronico Emagrecer De VezE o melhor, ao controlar a sua ingestão de açúcares no dia-a-dia e ao montar um estilo de vida alimentar correto, você pode não só estar garantindo uma vida longa e saudável, mas também um corpo em forma, performance máxima no seu dia-a-dia, energia e disposição de sobra e ainda elogios das pessoas ao seu redor.

A escolha, como sempre, é sua…

A responsabilidade é sua…

Difícil, né? Dói saber que algo depende total e completamente de nós mesmos…

Enquanto é tão fácil seguir um dia após o outro, no marasmo e comodidade da inércia, é só quando mudanças são feitas na direção certa que resultados são gerados e objetivos são atingidos!

Você pode sempre contar aqui com o site e o Método Emagrecer De Vez para atingir seus objetivos de saúde e boa forma. No entanto, como sempre, sugiro que mantenha um olho crítico e sempre faça suas próprias investigações, afinal, a sua saúde depende disso.

Espero que esta mensagem tenha sido útil à você e que possa compartilhá-la com o mundo que precisa ouvi-la.

Um grande abraço e nos falamos,

Assinatura_pequena-menor

Referencia recomendada: Is Sugar Toxic? Artigo publicado no NY Time por Gary Taubes. 

  • Daniele

    Adorei esse artigo
    Parabéns pelo livro e site
    Já já posto meu caso de sucesso!

    • Rodrigo

      Poste sim Daniele 😀

  • Leonardo

    Pessoal…. Cadê os artigos? Clico na aba de artigos e eles não estão mais lá…

    • Rodrigo

      Oi Leonardo, obrigado por avisar. Corrigi o problema agora 🙂

  • Show de bola o artigo rodrigo, ainda estou no desafio de 2 semanas sem comer algum doce ou açúcar. Isso me ajudar muito mais ; D
    Vou postar um vídeo sobre os resultados do emagrecer de vez.
    Abraços

  • José Carlos Batissaco

    Rodrigo, pessoas como você e o Dr. Lair Ribeiro,o Dr.William Davis deveria estar na direção de secretaria de saúde, Para o BRASIL ter um povo mais instruído e com mais SAÚDE.

    • Rodrigo

      Fico lisonjeado com o comentário José, muito obrigado!
      Um grande abraço!

  • Valeria Bruno

    E o açucar de coco? E natural, vem do coco e adoça como o açucar. Posso usa-lo?

  • neuza maria sousa camargo

    Rodrigo, obrigada pelo artigo, mais um aprendizado importantíssimo na minha vida, estou tentando a meses mudar minha alimentação com o máximo de carboidrato saudável que são verduras verdes, vermelhas e amarelas, e fazendo academia tres vezes por semana, inclusive natação, estou me sentindo outra pessoa, obrigada pelas dicas de malhação.

  • cristiano

    Oque devo usa no lugar do açúcar

  • Bolivia

    Bom demais este artigo sobre o açúcar!!! obrigada Rodrigo!!!!

  • solange

    Nossa, imaginem eu então, fabrica de glicose, diabetica insulina dependente!!!!!!

  • Ao blog do Dr. Souto tem muita informação de qualidade e é GRATIS
    Porque eu compraria um livro de alguém que nem é da área da saúde?

    • Dani

      O blog do Rodrigo tb tem MTA informação de qualidade e gratuíta, leia antes de falar.
      E outra, não eh pq ele nao tem nenhum papel dizendo q ele eh da área da saúde q ele não possa passar as informações que são científicas e verdadeiras. Ele estudou muito e sabe muito mais do que muita gente que tem o ”papel” da área da saúde.

    • Gabriela Alves

      Então o que você faz aqui?!?!?!!?

    • Leonardo

      …Não sabe o que diz…

  • ANGÉLICA

    Bom dia a todos, excelente artigo, a 20 dias tenho eu e minha família, nos esforçado o máximo para seguirmos todas as suas orientações, e temos visto resultados maravilhosos , todos perdemos peso e temos conseguido uma alimentação mais saudável e foi-se embora a compulsão por doces e o beliscar o dia inteiro , já haviámos retirado todo o açúcar e agora com mais este artigo nossa determinação ficará ainda mais definitiva, bjs obrigado por tudo e bom dia a toda a equipe

  • Jussiê Ubaldo

    Oi Rodrigo, gostei muito do artigo e já decidi eliminar totalmente esse alimento do meu cardápio, mas me veio uma dúvida: se a frutose também é ruim eu devo para de comer frutas também ?

    Ps. Não pare com esse trabalho, você está dando uma ótima contribuição para a saúde das pessoas !!

    • Rodrigo

      Oi Jussiê, tem artigos sobre frutas também aqui no site. Você pode procurar aqui: http://emagrecerdevez.com/artigos

      A arma mais poderosa que você pode ter é informação 🙂

  • Admilson R. Leite

    Parabens Rodrigo, acompanho seu trabalho e recentemente adquiri seu livro emagrecer de vez. As informações contidas neste livro tem me ajudado muito a conhecer com detalhes o metabolismo do nosso corpo. Como diz, informação é tudo.
    Excelente materia, pois veio de encontro com as pesquisas que venho fazendo sobre o cancer.
    Nao podemos esquecer de agradecer aos medicos Dr. Lair Ribeiro e Dr. Ítalo Rachid que em suas entrevistas nos meios de comunicação, tem contribuido e muito com informações claras e objetivas. Não podemos ficar a mercê da industria farmaceutica.

  • Maria Sueli Sega Lorente

    Puxa!!! Esse artigo sobre o açúcar Rodrigo, só vem confirmar uma orientação do medico Oncologista de uma amiga-irmã mha, ela teve câncer de mama a 3 anos atrás, hj graças a Deus ela está curada, continua seu tratamento normalmente, mas ela me disse que o medico disse para ela, se ela não gostaria de ter câncer novamente, dependeria dela não colocar mais nenhum tipo de açúcar ou doce na boca, pois ele é que alimenta a célula do câncer, gente eu vivi e vivo ao lado dela e dou o maior apoio para ela, e não quero vê-la doente novamente e eu tb não quero isso para mim, então só quero confirmar que o estudo e a orientação que vc Rodrigo nos deu, é mais do que verdadeira, saúde é, e sempre será o mais importante nas nossas vidas, eu comecei faz pouco tempo a mudança em mha alimentação através do seu livro Emagrecer de Vez Rodrigo, não estou vendo “ainda” diferença no meu peso, mas já estou me sentindo muito melhor na disposição e vontade de fazer dar certo, “não é fácil” mas não quero fazer de conta que essa realidade cruel, continue fazendo parte da mha vida. Ainda vou escrever sobre o sucesso que irei alcançar, me aguardem. Bjo Rodrigo e obrigada!

  • José Ferreira de Souza Filho

    Boa tarde a todos. Bom, vamos direto ao assunto! Sacarose, frutose, e outras oses, já estavam presente no Egito antigo, em Roma, na fenícia. O mesmo com relação ao trigo, ao vinho e a cerveja, nossos índios já preparavam o cauim, bebida alcoólica obtida da fermentação da mandioca fermentada. As doenças que hoje se atribuem como sendo causa do uso dessas substâncias, não atingiam essas populações como acontece hodiernamente. Então onde está realmente o problema? Talvez da mistura da inalação de gases veiculares e industriais em excesso, do estresse em excesso, da comilança desenfreada de frituras, da ingestão monstruosa de agrotóxicos, do carrapaticida Ripercol e hormônios presentes em excesso na carne bovina e outros tantos na carne de frango. Substâncias industriais, tóxicas presente no açucar refinado e no trigo. Estamos na sociedade do excesso, da falta de limites, da falta de critérios. A resposta vem à altura, até os produtos químicos que despejamos no nosso vaso sanitário será absorvido pelos peixes. Estamos mergulhados num ambiente cada vez mais tóxico. A dica sobre o açúcar é válida, mas atenção que a coisa e mais grave do que podemos imaginar.

  • Rodrigo e Geosh, eu tenho uma dúvida já faz algum tempo, sobre frituras, o problema com as comidas fritas está no fato de serem fritas, ou na gordura utilizada?
    Por exemplo, quando usamos óleo vegetal, é claro que é ruim, independente do motivo do uso, mas se for usada a manteiga por exemplo que é colocada como aliada no processo de emagrecimento, a resposta ainda é negativa devido a ser uma fritura? tenho muitas dúvidas em relação ao impacto das frituras no nosso corpo, espero que vocês possam me ajudar a esclarecer essas dúvidas, abraço.

    • Edna Brandão

      Júlia, segundo opinião do renomado Dr. Lair Ribeiro; fritura feita no óleo de coco não faz mal. Já faz quase 1 ano que em minha casa não entra outro óleo. Além do óleo de coco , só Azeite, que não serve para fritura, mas pode ser utilizado para cozinhar, porém, melhor mesmo é consumir azeite em saladas.

  • sandra xastro

    Rodrigo,estou muito contente,a dois meses que nao consumo açúcar ,massas,etc.e consegui emaagrecer
    8 quilos.e estou me
    sentindo outra,foi desde aquele post ,sobre o rapaz precisava emagrecer
    5 quilos se nao seria excluido do time,desde julho.Abraço.

    • Rodrigo

      Que otimo!!! Fico feliz com seus resultados também 🙂

  • Leonardo Kunrath

    Sabia que o mais interessante é que muitos tratamentos “alternativos” para o câncer tem tido resultados de trazer total cura, inclusive em caso de metástase, fazendo 2 coisas: reduzindo praticamente a zero a ingestão de açúcares, e mantendo uma dieta alcalina (alcalino é o contrário de ácido).

    Este conhecimento foi descoberto em 1931, por Otto Heinrich Warburg (1883-1970), ganhador do prêmio nobel. Ele descobriu que a causa do câncer é glicose alta e ambiente ácido no sangue.

    Mas, pelo visto, parece que a quimioterapia dá um bom dinheiro, então praticamente não se divulga nem aplica isso…

    • Rodrigo

      Exatamente Leonardo… é triste ver que “forças maiores” acabam tomando o lugar de resultados concretos.

  • JOMAR ALVES

    Comecei hoje a minha jornada de perda de peso. Estou seguindo à risca tudo que está escrito e confiando em tudo que Rodrigo coloca pra nós. Eu não tenho escolha, ou apostar no trabalho dele ou morrer daqui a alguns anos com sério problemas de saúde devido ao sobrepeso. Faço isso de meu gancho da salvação, sei que estou indo na direção certa, que Deus nos guie para a total saúde. Valeu Rodrigo, tamos juntos!!

  • Sr Raffo

    Oque devo usa no lugar do açúcar?
    A resposta é: NADA, ora bolas.

  • Ediana

    AJUDA….Rodrigo, ou veteranos do Emagrecer de Vez! comecei hoje o MR estou precisando muito mudar meus habitos alimentares por conta de saúde e precisando tambem perder 15kg, Não estou sabendo montar meu cardapio, nao sei o que devo comer ex: no café da manhã como carboidrato leve natural estou perdida, a opçao do livro é só ovos? Preciso de Ideias me ajudem!

  • Gildencleide

    Não sei como vou me livrar dó açúcar. Sou viciada em doces. Mas vou me cuidar. Há 15 dias perdi minha irmã por causa de câncer.

  • Comprei o livro e ate hoje não recebi mada foi cobrado no meu cartão 97:00.agora vou denunciar na justiça. Pois vi no reclame aqui que isso é golpe.

    • Eduardo

      Não comprei o livro, mas duvido que algum produto do Rodrigo seja golpe, já o acompanho há algum tempo e o site sempre é muito honesto além de ele ter contato com outras pessoas também reconhecidas como o Dr. Souto do blog paleo-lowcarb.
      Algum erro deve ter ocorrido!

      • Deve ter ocorrido algum erro no site de vendas. Melhor você entrar em contato com o suporte e verificar o que houve. Já comprei vários produtos do Rodrigo, sem qualquer intercorrência. É muito sério isso de ficar falando em golpe de uma pessoa séria e honesta.

    • Leonardo

      Já comprei os dois livros dele e não tive problemas. Deve ter sido uma falha pontual.

  • Noemia Póvoa Moniz

    Rodrigo obrigada pela riqueza de informações .Gostaria de lhe perguntar se o açúcar de coco é saudável ! Um grande abraço.

  • Eduardo

    Não Consigo largar os Carbs. Já tentei. Vou ver se consigo diminuir para 40% da alimentação total, mais que isso não dá. Mas já estou aceitando o fato de eu não ter conseguido. As vezes, simplesmente não dá certo e ponto final. Não adianta ficar insistindo! Vou tentar algum exercício para tentar viver um pouco melhor e só. Não sou derrotista, apenas realista! A maioria aqui não vai conseguir mesmo, sejamos sinceros!

  • Nilton Sihel

    Comecei a mudança de hábitos alimentares a quase duas semanas e já sinto a diferença. Não deixo de participar dos eventos sociais, mas me controlo super bem e sem passar fome.
    Aboli o açúcar e seleciono as frutas com muito critério.
    Mas uma dúvida ainda me incomoda:
    * Adoçantes Dietéticos, pode? *
    Uso um com que tem sacarina sódica e ciclamato de sódio.
    Parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda.

  • TONI

    Sou medico e trabalho com obesidade, desde a compra do livro venho adotando as recomendacoes do Rodrigo e o sucesso e real p/ os q seguem corretamente ,mas nem todos conseguem talvez por falta de determinacao ou duvidarem das quebras de TABU e conceitos ja enrraizados.Estou satisfeitissimo com os resultados e sinto falta quando Rodrigo demora a publicar algum trabalho por isso agradeco ao bom trabalho desenvolvido por toda a equipe.PARANENS,e nao incomode c/ os pesimistas e os derrotados por natureza.Abracos.

  • Cláudia

    E o mel, pode ser usado de vez em quando?

  • claudia

    Boa tarde, eu comprei seu livro no dia 25-07-2014, esse mês termino de pagar um valor 33,63, tenho onumero de aprovaçao da transaçao e tudo.
    Ja entrei em contato com o site pagamentos@hotmart.com.br, ja liguei e nada, estou louca pra começar, o que devo fazer? Procurei uma pessoa com mais experiência ela disse que quando abre é virus, confesso que estou muito chateada, se for o caso até escaneo o meu extrato, por favor me ajudem.
    Desde ja agradeço.
    Claudia Barreto.

  • joyce coradim

    No desafio de doces , eu entendi..ficar duas semanas sem comer nada de doces ou que contenha doces(farinha, frutose, etc) e o que comer então?Sou louca por doces, especialmente o chocolate.O que posso comer?

  • joyce coradim

    o que posso comer que não contém acúcar?

  • Júlio Manuel Santis Garcia

    Queria comprar livro com todos os bônus oferecidos no vídeo de apresentação, e na acho o botão peça agora…como tenho que fazer?
    Aguardo…

  • ola rodrigo fiquei em cantada com sua jornada de per corre o mundo pela verdade e mostra a todos vi seu vidio com o medico sueco adorei ja to careca de tanto e ao nitricionista realmente o gonverno tem muito aganhar vc ja pensou se povo comesao a viver mais com saude e joventude por que o acucar tanbem acelera o (invelhecimento)se uma parte da populacao comesao ha terem habtos saudaves o cofri das industria e do governo e vao ter cancer hobviamente eles nao querem isso…..

  • Cristina

    Rodrigo,
    Estou desesperada pelo o livro como n Moro no brasil, n sei como comprar o livro, me ajude, quero saber o q posso e devo comer, pois, so entendi q n posso acucar e pao, estou certa?

    Obrigada.B

  • Joana Martins

    Olá,
    aproveitando que o assunto é açucar gostaria de saber mais sobre o açucar de coco, li que o índice glicêmico desse alimento é 35 e que é classificado como um alimento de baixo índice glicêmico. è verdade? Existem estudos? Podemos usá-lo na nossa dieta MR? Abraços.
    P.S.: Comecei a dieta sexta passada e já sinto que vou colher bons resultados na medição da próxima sexta! Obaaaa!

  • Viviane Cristine

    Hoje descobri o emagrecer de vez…e digo..hoje é o primeiro dia do resto da minha vida…se Deus quiser sem açucar e com quilos a menos..Obrigada…vou publicando a evolução…

  • Luciana Duarte

    Rodrigo, bom dia!!!
    Você poderia me ajudar a selecionar alimentos sem frutose?
    Grata,
    Luciana

  • Rodrigo, bom dia!! Mais uma vez muito obrigada por nos fornecer sempre informação de qualidade!!!!!!

  • brunacarvalho

    pode comer no cafe da manha, frango desfiado com azeitona, ou azeitona nao pode ?

  • Cirlei

    Rodrigo comprei seu livro eletrônico há uns dias atrás mas ainda não recebi.tenho um outro e-mail que não sei se você o tem. Não me lembro qual e-mail que te enviei tenho também o cqcasasanta@gmail.com. Por favor verifique isto para mim Pois quero muito ler seu livro.
    Obrigado
    Cirlei
    Por favor não publique

  • Silvia

    Quero saber sobre o Xarope de Agave Orgânico se posso usar, diz que pessoas com diabetes, pre-diabetes e para emagrecimento podem usar no lugar do açúcar e adoçantes.
    Aguardo resposta e obrigada desde já.

    • Silvia, se não me engano é pura frutose. O consumo excessivo de frutose causa insensibilidade à insulina. Veja o ultimo artigo sobre frutas. Abraço!

  • mariane da silva

    estou em processo de reeducação alimentar e estou querendo manter meu indice glicemico baixo mas amo leite! estou comento apenas carboidratos de vegetais e legumes, carne e ovos, gorduras naturais e frutas moderadamente mas o meu problema é leite em pó desnatado instantaneo! sempre sinto vontade de comer aquele doce então tomo leite ..de certa forma a lactose me ajuda a manter a saciedade de doces ..andei pesquisando e vi que ele tem indice glicemico “moderado”.. tenho medo de que meu consumo de lactose atrapalhe no meu emagrecimento.. vc teria uma quantidade recomendada de leite a se tomar ? e se me der vontade de comer aquele docinho posso substituir pelo leite em pó com pó de cacau 100% .. não quero que isso atrapalhe também.. não acho que eu tenha intolerancia..obrigada

    • Mariane, o leite tem uma resposta insulínica alta, ou seja, ele estimula a liberação de insulina mesmo tendo uma glicemia menor. Por esse motivo ele atrapalha no emagrecimento. Em se tratando de saúde, aí temos uma série de condições diferentes. Veja os artigos do site sobre leite. Abraços!

  • Felipe Santos A.

    Boa tarde pessoal do Edv! Primeiramente quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho e conteúdo de ponta. Quero saber se podem me tirar uma dúvida.
    Não sigo uma dieta LCHF (por enquanto, mas comecei a fazer pequenas mudanças), mas acompanho o trabalho de vocês e tenho aprendido MUITO, já até comecei a espalhar o conteúdo que encontro aqui. Bem, tenho pesquisado sobre glicação e os A.G.Es, e vi que os olhos são uma das partes do corpo mais sensíveis a esse fenômeno resultante do consumo de carbs refinados e açúcar em suas N formas. Tenho moscas volantes, e minha pergunta é: O consumo de carbs refinados e açúcar, a dieta “moderna”, pode ser a causa desse problema, bem como pode agravá-lo? Consultei a oftalmogista, e ela disse que ñ há relação entre os dois, mas ainda assim estou muito desconfiado. Agradeço desde já.

    • Felipe, eu não consumo uma dieta necessariamente low carb, mas evito sim amidos densos e principalmente farinha/açúcar. Eu notei uma melhora na visão, mas como tive uma melhora geral em TUDO, fica difícil dizer que é verdade e não uma bias de observação minha. Já vi outros relatos a respeito mas nunca um estudo específico, e principalmente, nada sobre as moscas volantes. Dito isso, acho que você só tem a se beneficiar de substituir os carbs densos na sua vida, portanto, vale um teste =)