“Açúcar engorda!”, isso não é novidade pra ninguém hoje em dia.
Agora, e se esta for somente a ponta do iceberg?
E se o consumo de açúcar fosse a maior causa de câncer?
E se a diminuição ou quase eliminação de açúcar na dieta pudesse prevenir este mal do século?
Você levaria isso mais a sério?
Um dos grandes objetivos aqui do Emagrecer De Vez é o de aumentar a conscientização sobre coisas que são assustadoramente claras nos meios científicos, porém, escondidas e “abafadas” pela mídia geral.
Como não temos papas na língua e nem rabo preso em nenhum interesse político ou industrial, podemos trazer as verdades nuas e cruas a tona.
Agora, não é pra acabar com a festinha de aniversário de ninguém que venho aqui falar mal do açúcar…
Muito pelo contrário, é justamente para que você possa ter ainda muito mais festinhas pela frente!
Se você soubesse que o consumo de açúcar esta diretamente correlacionado com as suas chances de desenvolver câncer, você mudaria um pouco seus hábitos talvez?
Isso eu não sei, você que decide… porém, a informação está disponível para te ajudar na sua decisão.
“Ah, Eu Nem Como Açúcar…”
Primeiro, para ficar claro, quando eu digo açúcar, eu não me refiro somente ao pó branco que você adiciona no chá ou no café.
Quando eu digo açúcar, me refiro a carboidratos refinados como: refrigerantes, massas, pães, bolos, sobremesas, sucos em caixinha, sucrose, maltose, dextrose, açúcar mascavo, frutose, etc.
Hoje em dia, já é praticamente senso comum que alimentos que contêm açúcar engordam.
Agora, o que não é senso comum é que o fato de você “engordar” pode ser somente um dos efeitos colaterais de algo muito pior e devastador.
A melhor ciência do mundo sobre nutrição está mostrando cada vez mais conclusivamente que obesidade não é a causa de problemas cardíacos, diabetes, etc, mas, sim, uma consequência.
É como quando seu carro começa a vazar e queimar óleo, largando aquela fumaça preta pelo escapamento. O seu carro não está com problema no motor por causa da fumaça preta saindo… não.
Pelo contrário, a fumaça preta está saindo por causa de um problema no motor!
Não adianta nada você colocar um purificador de ar no escapamento do seu carro para que a fumaça saia branquinha… o motor irá continuar com problema.
Analogamente é o que parece acontecer com o nosso corpo… somos obesos por causa de algo mais sério que está errado no nosso organismo.
A conexão entre diabetes, obesidade e câncer foi primeiro reportada em 2004 pela World Health Organization’s International Agency for Research.
Como assim?
Veja, hoje é bastante claro no meio científico o fato de que açúcar (em todas suas formas) promove e causa resistência à insulina (causa de obesidade, diabetes, etc).
Agora, os estudiosos de câncer estão vendo que o problema com resistência à insulina é que esta condição leva o corpo à secretar ainda mais insulina e insulina (assim como o hormônio relacionado IGF-1, insuline-like growth hormone), na verdade, promove o crescimento de células cancerígenas.
Como Craig Thompson, presidente do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova Iorque diz: “as células de muitos canceres dependem da insulina para fornecer o combustível (glicose) e materiais necessários para que elas se multipliquem e cresçam.”
Hoje, a maioria dos cientistas estudando a relação entre câncer e insulina estão focando principalmente em tentar desenvolver uma droga que possa suprimir as sinalizações de insulina em células cancerígenas para que eles então possam inibir ou prevenir totalmente o crescimento delas.
Câncer hoje parece mesmo ser causado mais por um estilo de vida alimentar incorreto do que por fatores “fora do nosso controle”.
Estudos que analisam populações isoladas como os Inuítas no norte do Canadá, mostram claramente que câncer é praticamente algo inexistente nestas populações (porém, hoje em dia a incidência é maior, uma vez que eles estão tendo acesso à alimentos “modernos”).
Ainda, estudos já mostraram que enquanto inexistente em populações isoladas na África, o câncer e outros problemas “modernos” começam a aparecer normalmente em membros destas mesmas populações quando estes migram para países modernos e começaram a viver o estilo alimentar moderno.
Será que o mesmo estilo de vida alimentar incorreto (proposto muitas vezes pela mídia e governos) não só nos deixa mais gordos, lentos, tristes, diabéticos e doentes mas também aumenta bastante nossas chances de desenvolver câncer?
A Grande Pergunta
Sabendo de tudo isso, a grande pergunta que fica no ar é:
“Você irá aguardar esperançoso até que os cientistas do mundo encontrem uma droga artificial que possa substituir a sua própria incapacidade de escolher um estilo de vida alimentar mais saudável ou irá começar a tomar atitudes por si só?”
E o melhor, ao controlar a sua ingestão de açúcares no dia-a-dia e ao montar um estilo de vida alimentar correto, você pode não só estar garantindo uma vida longa e saudável, mas também um corpo em forma, performance máxima no seu dia-a-dia, energia e disposição de sobra e ainda elogios das pessoas ao seu redor.
A escolha, como sempre, é sua…
A responsabilidade é sua…
Difícil, né? Dói saber que algo depende total e completamente de nós mesmos…
Enquanto é tão fácil seguir um dia após o outro, no marasmo e comodidade da inércia, é só quando mudanças são feitas na direção certa que resultados são gerados e objetivos são atingidos!
Você pode sempre contar aqui com o site e o Método Emagrecer De Vez para atingir seus objetivos de saúde e boa forma. No entanto, como sempre, sugiro que mantenha um olho crítico e sempre faça suas próprias investigações, afinal, a sua saúde depende disso.
Espero que esta mensagem tenha sido útil à você e que possa compartilhá-la com o mundo que precisa ouvi-la.
Um grande abraço e nos falamos,
Referencia recomendada: Is Sugar Toxic? Artigo publicado no NY Time por Gary Taubes.