Geosh aqui!
Eu praticamente não assisto TV aberta. Com o tempo extra, dá pra fazer coisa muito mais interessante. Ver uma série inteligente, visitar alguns sites mais interessantes, ler um livro, etc. Praticamente qualquer coisa é mais produtiva.
Mas a TV ainda é um meio de comunicação muito poderoso e geralmente sempre fico sabendo através de algum leitor aqui do site sobre algo que aconteceu na TV, etc.
A bola da vez é um documentário da BBC que foi exibido no Fantástico ontem. A história foi notícia internacional no comecinho do ano. Esse documentário tem alguns pontos interessantes, porém é pobremente embasado cientificamente em algumas decisões e afirmações. Justamente nas afirmações que mais ¨Assustam¨.
O Resumo da Novela
Os irmãos gêmeos foram colocados em dietas altamente restritas em gordura(zero fat) ou em carboidratos(zero carb). Daí a minha implicância com o termo Low Fat ou Low Carb: Os termos passam por ¨simbiose¨ aos leigos a idéia errônea de que: Como numa dieta restrita em gorduras você pode CORTAR todas as gorduras, numa dieta restrita em carboidratos também pode CORTAR todos os carboidratos.
Isso é inviável, desconfortável e contraprodutivo. Esse é um péssimo erro em relação à dieta, que poderia ter sido mais balanceada com fontes inteligentes de carboidratos como legumes e verduras em abundância.
Como o irmão que só comeu gorduras não comeu um mínimo de carboidratos necessários pelo menos pra se adaptar totalmente(pode-se levar meses para um ser humano saudável se adaptar completamente a uma dieta SEM carboidratos), isso fez com que ele tivesse uma performance pior em testes físicos e mentais. Na verdade, sem nenhum carboidrato me surpreende que ele tenha conseguido sair da cama, hehehe.
Até aí tudo bem. Considerando que ele não comeu nenhum carboidrato, podemos dizer que ele teve uma adaptação fenomenal!
Aí vieram os testes de saúde e ele supostamente se deu mal. O que não foi verdade. Nenhuma alteração de colesterol. Glicemia dentro dos índices normais de 5,1mmol pra 5,9mmol. Uma variação perfeitamente normal e plausível inclusive de um dia para o outro. O médico afirmou que ele estava pré-diabético. Porém, se uma dieta restrita em carboidratos melhora os indicadores de diabetes(1), é logicamente improvável que numa dieta SEM carboidratos esses indicadores piorem. Ainda mais perdendo peso.
Ele também perdeu mais peso 4kg enquanto o Irmão Low Fat perdeu 1,5kg. Porém foi dito que o peso que ele perdeu era em parte massa magra. Porém, o aparelho utilizado mede apenas o percentual de gordura, não faz distinção entre massa muscular e água, por exemplo.
No fim a conclusão dos dois é de que o problema é o consumo de gordura associado ao do açúcar, e que devemos comer mais comida de verdade e evitar o consumo de alimentos processados. A conclusão não é nada mal. Nada mal mesmo.
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
———————————————————————————————————————————-
E agora? Gordura ou Açúcar?
Porém, se não vamos combinar gordura e açúcar, vamos comer mais açúcar? Vamos comer mais gordura? Biscoitinhos low fat ou picanha? haha!
Se for verdade que dá pra ficar sem engordar numa dieta low fat, ótimo! Acredito que O EmagrecerDeVez não existiria se isso fosse tão verdade assim, heheh. Mas e a saúde?
O que a melhor ciência do mundo diz é que o açúcar é ruim e que as gorduras não fazem mal. Aliás, o açúcar parece estar diretamente ligado aos problemas de coração(2), enquanto as gorduras saturadas foram consideradas seguras. Ambos estudos são revisões sistemáticas e meta análises de milhares de estudos científicos. Resumidamente, é o maior nível de evidência científica possível, sem BALELA.
Eu vou continuar evitando o açúcar, cereais, grãos, bolos, biscoitos e massas. E você? Deixe o seu comentário!
Dr. Andreas Eendfeldt, Médico sueco que participou com a gente aqui em um podcast escreveu na época um artigo muito esclarecedor a respeito. Dr Souto escreveu também na época e agora novamente. Vale a pena conferir!
Diga NÃO às Balelas! Questionem tudo e todos sempre!
Geosh.