A medida que fui me envolvendo com alimentação saudável, o gosto pelo cultivo, culinária e pela arte de fermentar alimentos só aumentou.
A fermentação é uma arte fenomenal. Sem ela não teríamos vinho, queijo, cerveja, pães e bolos de massa azeda, iogurte, kefir, vinagre…. Com os micro-organismos certos, praticamente qualquer alimento pode ser fermentado.
Acabo de fazer mais uma leva de vegetais fermentados. Dessa vez usei apenas dois repolhos orgânicos e água com um pouco de sal do himalaia e deixei eles fermentando sem adicionar nenhuma levedura de iogurte extra. Um Repolho orgânico já tem nele mesmo todas as bactérias necessárias pra fermentá-lo.
Deixei fermentar por 7 dias em temperatura ambiente. O resultado foi um chucrute azedinho fenomenal! Desde que ficou pronto, não consigo parar de comer junto com as minhas principais refeições. É uma das minhas principais fonte de probióticos hoje em dia, pela praticidade.
O que pouca gente sabe é que através da fermentação é super simples fazer vinagre orgânico, cru e sem filtrar, que é o vinagre mais caro, natural, de melhor gosto, cheio de propriedades e mais difícil de encontrar no mercado!
O processo é um pouco demorado, mas acho que o que importa mesmo é o valor desse conhecimento, então resolvi compartilhar com vocês.
A Mãe do Vinagre
A mãe do vinagre é a cultura que faz o vinagre, é bem parecido com uma Kombucha. No exterior você consegue comprar vinagres orgânicos sem filtrar ou pasteurizar que preservam a mãe. Por aqui eu nunca vi nada parecido.
O método mais rápido para conseguir uma ¨Mãe¨ de vinagre: Cascas de abacaxi.
Você vai precisar de:
1 jarro de 1 litro bem limpo, de preferência esterilizado;
6 colheres de açúcar mascavo orgânico(ou rapadura);
Cascas de 1 ou 2 abacaxis orgânicos;
Papel toalha ou morim e um elástico;
Água mineral ou filtrada.
Como fazer:
Lave os abacaxis bem, corte e separe as cascas.
Adicione o açúcar na água e dissolva bem, adicione as cascas;
Vede o recipiente com o papel toalha ou o morim e o elástico, de modo a deixar o jarro trocar oxigênio com o ambiente(a fermentação do vinagre é aeróbica)
Guarde em um armário escuro de 2 a 3 semanas, Misturando pelo menos uma vez a cada 2 dias. Depois coe o vinagre e ele estará pronto(se tiver gosto de vinagre, hehe). Leve para a geladeira para diminuir a fermentação. Se formar um filme no jarro, esse filme é a mãe do vinagre. essa mãe é equivalente aos grãos de kefir ou a uma kombucha, Com essa mãe você consegue fazer seu próprio vinagre de maçã rapidamente também. Esse vinagre é muito útil. Além de ser uma fonte de probióticos, ele tem uma série de propriedades medicinais emagrecedoras e digestivas.
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
———————————————————————————————————————————-
Se você gostou, compartilhe! Não deixe de comentar aqui também se fizer!
Um abraço, pessoal!
Geosh.