Respire fundo que este artigo vai cutucar os nervos de muita gente, porém, se ele salvar ao menos uma vida, estou satisfeito!
O Que Eles Te Contam…
“Coma menos do que gasta”, “controle suas porções e mantenha o olho nas calorias”, “conte os pontos”, “tenha uma dieta balanceada, baixa em gorduras e rica em integrais e cereais”!
Bla, Bla, Bla…
Isso é o que eles te contam! Isso, todo mundo está careca de saber! Isso, todo mundo já tenta fazer! Isso, também, é o que está matando a população e isso tudo está errado!
Tudo isso que é dito pela mídia, pelos governos e pela maior parte dos profissionais de saúde (aqueles, nos quais, deveriamos confiar cegamente) é responsável pelos inacreditáveis números de obesidade e diabetes no mundo!
60% da população mundial é obesa ou acima do peso. Nunca na história da humanidade se morreu tanto por motivos relacionados à síndrome metabólica.
Pela primeira vez na história existe a previsão de que esta geração e as que estão por vir tenderão à viver menos do que gerações passadas, mesmo com todos os avanços da medicina e da tecnologia.
Não sei pra você, mas pra mim, esse tipo de coisa indica que algo está realmente errado!
Seria possível que todas estas sugestões e linhas guias alimentares divulgadas abertamente à décadas estejam totalmente equivocadas?
Quanto mais da população precisa morrer e adoecer para que isso comece a mudar? Cego é aquele que não quer ver! Os fatos e evidências já estão aí!
Agora, O Que Eles Não Te Contam?
Para nossa sorte, existem pessoas sérias mundo a fora que dedicam seus dias e suas vidas à estudarem os FATOS sobre uma alimentação correta e não um monte de achismos e sensacionalismos.
Estas pessoas (assim como o EmagrecerDeVez.com) nadam contra a maré e enfrentam uma oposição feroz dos papagaios que continuam perpetuando as mesmas sugestões que só fazem piorar cada vez mais a situação.
Porém, este é um novo tempo. Está ficando cada vez mais difícil de se ignorar estes números tristes que mostram que a humanidade está cada vez mais afundando no poço da obesidade e das doenças relacionadas.
Tudo começou a ganhar escala nos anos 70, quando começaram a divulgar (erroneamente) que as gorduras eram as culpadas pelos problemas cardíacos e obesidade.
A partir daí, a indústria se adaptou e começou a divulgar e fabricar produtos baixos em gorduras! Seguindo estas recomendações dos governos, profissionais e os apelativos comerciais da indústria, a população começou a evitar gorduras.
Como a indústria notou que os alimentos sem gordura tinham um gosto sem graça e nada apetitoso, eles decidiram adicionar açúcar para tentar melhorar a situação. Esta onda ainda perpetua nos supermercados de hoje, não é verdade?
Os alimentos low fat, ou seja, baixos em gorduras e adicionados de açúcar lotam as prateleiras. Agora os alimentos são irresistivelmente saborosos e nós simplesmente não conseguimos parar de comê-los.
Coinscidentemente ou não, os números de obesidade e outras doenças relacionadas começaram à subir de forma acentuada desde então.
Na metade dos anos 90, a gordura continuava sendo a vilã nos olhos de todos e o açúcar, acredite ou não, era promovido como algo saudável.
Pra você ter uma idéia, naquela época, a própria Associação Americana Do Coração passou a sugerir oficialmente que as pessoas substituissem as gorduras por doces como geleia, mel, marmeladas, doces e açúcar. Não, eu não estou brincando…
Ao passar das décadas, o mundo passou a comer nos moldes low fat, high carb, ou seja, alimentação baixa em gorduras e alta em carboidratos. Isso ainda é assim, obviamente. A famigerada pirâmide alimentar mostra claramente que a alimentação de qualquer pessoa deve ser abundante em carboidratos e cereais, conforme recomendação dos governos e também da maioria dos profissionais da saúde (tristemente).
Hoje, o açúcar está em todos os lugares. Diz-se que metade do açúcar consumido pelas pessoas está em alimentos, os quais, não são nem suspeitos de serem doces, como por exemplo: pães, hamburguers, molhos de tomate, etc.
Hoje, ingerimos açúcar através de praticamente todo alimento que tenha um rótulo!
O açúcar é a DROGA mais consumida no mundo!
Droga, por que ele é literalmente uma droga. Passivo de abuso e gera dependência como algumas drogas fortes que são estritamente proibidas.
Alias, segundo o professor americano Dr. Robert Lustig, o açúcar deveria ser controlado da mesma forma como é feito com o tabaco e o álcool.
O Que Eles Insistem Em Não Ver E Não Contar…
Nunca se comeu tanto carboidrato no mundo como hoje, nesta geração.
Todo e qualquer carboidrato é processado pelo corpo e se torna glicose no sangue (açúcar). Este açúcar estimula a ação da insulina.
Insulina é o principal hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e por prevenir a queima da mesma.
Todo e qualquer alimento que estimular significativamente a ação da insulina no sangue, irá colaborar para o armazenamento de gordura. Já estou cansado de dizer isso aqui no Emagrecer De Vez e também no livro eletrônico oficial aqui do site (será por isso talvez que as pessoas que lêem e seguem obtêm resultados inacreditáveis?). Bom, vou continuar repetindo até que você absorva isso por osmose!
Eles te culpam de ser uma pessoa preguiçosa e de comer demais! Hoje, ser gordo é visto com preconceito! Hoje, ser gordo é considerado um problema comportamental e emocional!
Ou seria isso um reflexo da total ignorância voluntária daqueles que não querem enxergar os fatos?
Como o Dr. Robert Lustig diz: “Eu atendo bebês de 6 meses e até recém nascidos que são obesos. Será que eles também são preguiçosos, comem demais e se exercitam de menos?”
Eu penso, o que mais será necessário acontecer para que os profissionais da saúde, indústria e governos passem a olhar os FATOS e tomarem uma atitude para reverter essa tendência mortal que vem se solidificando a cada ano? As recomendações alimentares de acordo com a pirâmide alimentar e dietas “balanceadas” constituidas em sua maior parte de carboidratos (integrais e cereais), restritas em gorduras e calorias já vêm colecionando fracasso e frustração à décadas!
O que mais revolta é que uma “solução” já existe! Incontáveis estudos sérios já mostram como é possível se reverter isso, atingir o peso ideal permanentemente e reestabelecer uma saúde de ferro através de uma alimentação verdadeiramente correta!
É necessário restringir calorias para emagrecer DE VEZ?
É necessário se exercitar que nem louco para emagrecer DE VEZ?
É necessário ter uma alimentação balanceada rica em integrais e baixa em gorduras para emagrecer DE VEZ?
A resposta para todas as perguntas é um alto e claro NÃO! Mas pera lá, não sou em quem responde essas perguntas, mas, sim, a melhor e mais séria ciência disponível no mundo!
A ciência recente e de qualidade mostra SEMPRE, consistentemente, que uma alimentação verdadeiramente correta (rica em gorduras naturais e baixa e inteligente em carboidratos, ou seja, oposta ao que é sugerido) ganha em benefícios de saúde e peso. É tão claro e óbvio que eu me admiro que sugestões opostas ainda continuam sendo perpetuadas por aqueles que deveriam ser responsáveis por nos ajudar à viver melhor.
O maior cego, realmente, é aquele que não quer ver.
Até quando vão continuar recomendando mais da droga e culpando os pacientes de falta de força de vontade e motivação?
Agora, será que as forças econômicas da indústria alimentícia são tão fortes a ponto de justificarem uma matança contínua da população com alimentos e linhas guias que só acentuam os problemas?
Isso eles não tem contam, isso eles não divulgam, isso eles não promovem!
Porém, esta é uma nova era! A era do crescer de uma nova consciência, uma era onde a informação não tem fronteiras e a verdade pode navegar livremente entre as pessoas que decidem dar atenção à ela.
Faça sua parte, passe isso adiante! Compartilhe esse artigo e estimule as pessoas ao seu redor à abrirem os olhos para uma vida saudável e a pularem fora desse barco que está indo rapidamente em direção ao precipício.
Para mais informações, veja este ótimo documentário que usei como referência principal para o desabafo de hoje. Ele foi mostrado recente em uma TV australiana (em inglês): Toxic Sugar?
Dê também uma olhada, caso ainda não tenha, no livro eletrônico oficial aqui do Emagrecer De Vez que já é um grande best seller e vem ajudando todos os dias mais pessoas à atingirem o peso ideal e manterem ele permanentemente, com base no que a ciência diz e não em balelas, CLIQUE AQUI.
Lute pela vida, lute pela verdade!
Um grande abraço e sucesso!