Geosh aqui. Como estão as coisas?
Depois de abandonar o excesso de açúcar e farinha, uma coisa interessante acontece: O paladar se torna mais aguçado, algumas coisas que não tinham o mínimo gosto(abacate, por exemplo) acabaram revelando um sabor muito maior do que aquele que eu me lembrava. Acabei desenvolvendo um interesse por temperos e chás.
Chá é uma ciência por si. Existem tantos chás diferentes, com tantos efeitos benéficos diferentes, que dá pra se perder realmente na imensidão de aromas e sabores.
Café, infelizmente, não me faz bem. Mas a erva que vamos falar hoje tem um efeito estimulante parecido com o de um café selecionado e sem os colaterais do café, além de uma enorme quantidade de benefícios adicionais.
Direto ao assunto:
A ¨Yerba mate¨ é originária aqui da América do sul, e é utilizada pelos nativos há milênios. Aparentemente foi descoberta pelos índios Guarani passeando ali pelo Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina. É muito apreciada lá fora como um substituto do café, estimulante da produtividade e criatividade.
Ela é rica em vitaminas(B e C) e minerais(potássio, zinco e manganês) e possui uma quantidade enorme de antioxidantes(Mateína, Quercetina, Teobromina e Teofilina)
Esses Antioxidantes provavelmente são o motivo pelo qual eu estou escrevendo esse artigo hoje.
A Mateína é a cafeína do mate. Ela tem o mesmo efeito e composição da cafeína do café, mas talvez pela quantidade menor ou pela presença dos outros antioxidantes, ela não tem os mesmos efeitos colaterais ruins.
A Teobromina é o flavonoide presente no cacau e no chá verde– causa um efeito estimulante suave e duradouro. É relaxante muscular e abaixa a pressão, ao contrário da caféína/mateína.
A Teofilina também é estimulante do sistema nervoso central, tem efeito anti-inflamatório e um efeito positivo sobre o nosso sistema respiratório.
O mate também parece ter um efeito cardioprotetor e benéfico sobre o colesterol e a sensibilidade a insulina.
Além disso, a erva mate tem um efeito estimulante sobre o metabolismo, e pode ajudar na perda de peso e dar aquela força que o café dá de manhã pras pessoas, um pontapé inicial no metabolismo!
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
———————————————————————————————————————————
Particularmente, eu notei um efeito estimulante muito gostoso do chá quando estou queimando gordura como fonte principal de energia.
Vi alguns estudos que ligam o consumo do mate quente demais a um risco aumentado de câncer oral e de esôfago. Essa temperatura excessiva aparentemente tem um efeito nocivo sobre os tecidos do corpo. Portanto, se você toma chimarrão, café ou chá muito quentes, fique de olho para não abusar da temperatura.
Paradoxalmente, também existem estudos que demonstraram propriedades anticancerígenas in vitro sobre câncer de cólon e sobre o câncer oral.
Como Preparar?
A erva mate que utilizo é a utilizada para se fazer chimarrão. Uma maneira de se consumir é fazendo chimarrão, mas como bom mineiro eu não levo jeito com chimarrão, acabei encontrando uma maneira de preparo mais similar à do café.
Eu preparo aproximadamente um litro da seguinte maneira:
Coloco de 3 a 4 colheres de sopa de erva mate em um recipiente e cubro com um copo de água fria. Esse copo de água fria ¨abre¨ o mate enquanto eu esquento 3 copos de água;
Coloco os 3 copos de água quente (abaixo de fervura) e deixo o chá em infusão por 3 minutos.
Com 5 minutos fica mais forte e amargo.
Então eu coo o chá com um filtro de papel, separo uma xícara e guardo o resto na geladeira pra beber gelado depois. Você também pode utilizar uma prensa de café no lugar do coador.
É gostoso, energizante e tem um ótimo custo/benefício.
Alguma dúvida ou curiosidade? Sugestão de preparo? Substitutos para o cafezinho? Deixe o seu comentário!
Se você gostou, compartilhe com os seus amigos =)
Vamo que vamo!
Geosh.