“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
“O primeiro passo para qualquer mudança é a consciência da necessidade dela.”, Rodrigo Polesso 🙂
Babilônia foi a cidade mais rica de sua época. Estudos dizem que a cidade data de 8 mil anos atrás.
Esta cidade é uma das grandes provas de que a determinação e trabalho humano conseguem construir sucesso das cinzas! Babilônia era localizada às margens do rio Eufrates em uma região árida onde agricultura era inviável. Porém, lá nasceram os primeiros engenheiros que fizeram uma das, consideradas primeiras, obras de engenharia de todos os tempos.
Os engenheiros desviaram o fluxo de água do rio Eufrates contruindo enormes canais de irrigação que, depois, possibilitaram que a cidade ” criasse” um dos solos mais férteis conhecidos na região.
Babilônia era cercada por muralhas altas e fortes e era invejada por todos os povos daquele tempo.
Eles tinham língua escrita, profissões e estudos avançados além do que era conhecido até então. Até mesmo escrituras sobre eclipses datam desta época. Povo incrível esse que vivia no ambiente urbano mais bem sucedido da época.
Bom, mas a riqueza não era distribuída, infelizmente. Como é de se imaginar, muitos eram escravos do rei, outros eram meros trabalhadores de subsistência e outros poucos, eram ricos.
Em meio a este enredo todo, a vida de um produtor de charretes, pobre e que mal tinha dinheiro para alimentar sua esposa, começou a tomar um novo rumo no momento em que ele, inundado por frustração, parou para refletir sobre sua situação!
Ele vinha se concentrando em fabricar as melhores charretes da cidade, porém, a riqueza nunca vinha. A vida miserável continuava.
Porém, no momento em que ele parou, pensou e refletiu, ou seja, tomou consciência de onde estava e de onde queria chegar, é que sua vida começou a andar, até que se tornou o homem mais rico da Babilônia. Como isso aconteceu? Deixo a cargo de sua imaginação, porém, adianto que tudo foi fruto de uma nova atitude mental.
Babilônia caiu e hoje dorme entre as areias do deserto, porém, o conhecimento perpetuou e é ele que nos permite tirar uma das lições mais importântes para qualquer mudança de vida e situação.
O primeiro passo é ter a consciência da necessidade da mudança!
Agora, vamos bater a areia das botas, deixar o deserto e voltar aos dias atuais.
Tornando-se o homem/mulher mais em forma da Babilônia
O personagem acima focou em adquirir riqueza, porém, nós aqui vamos focar em boa forma!
O objetivo deste artigo é o de dar uma sugestão valiosa de como você, de forma super simples, pode tomar consciência de sua situação e embarcar, a partir daí, em um caminho de sucesso em busca ao corpo que sonha.
Ok, simples, direto e sem balela:
Desafie-se, por 3 dias, a escrever em um papel ou em qualquer lugar, TUDO que você come.
“Oh… é só isso?”. É, só isso!
Simplesmente, carregue consigo um bloco de notas ou seu celular, enfim, qualquer coisa que você possa fazer anotações e, toda vez que você ingerir qualquer alimento, anote o nome e a quantidade estimada que você consumiu.
Aliás, existe até uma “dieta” que tira proveito deste princípio. É a chamada Flash diet. Na realidade, ela consiste na seguinte regra: Você não precisa alterar absolutamente nada. O que você precisa fazer somente é tirar uma foto de cada uma de suas refeições, só isso 🙂
Resultado foi que a maioria da pessoas, acredite ou não, perdeu peso fazendo somente isso! Por que? Novamente a resposta é uma só: consciência.
Agora, mudando de vez
Depois que tiver a lista dos 3 dias, faça o seguinte:
1- Vá na página de Calculadoras, desca até a calculadora DCE e calcule a sua necessidade calórica diária. Aquele número é o número de calorias aproximado que você precisa por dia para MANTER o seu peso.
2- Com suas listas em mãos, entre no Montador de Cardápio e insira lá os alimentos da lista. Um dia de cada vez. Se você não encontrar alimentos específicos na lista do montador, utilize-se do link mostrado lá para achar outros alimentos ou verifique as embalagens ou sites dos fabricantes dos produtos que comeu, para achar informações nutricionais e adicionar na conta.
3- Simplesmente compare o total de calorias resultante da sua lista com a sua necessidade calórica diária recém calculada.
Agora responda a pergunta: Como você está? Da pra entender agora por que você está emagrecendo, engordando ou mantendo o peso?
O que sempre digo pras pessoas é: SAIA do achismo! Achismo é muito impreciso por definição! Nem que seja por uma vez, mas faça o esforço de botar as cartas na mesa e saber exatamente qual é a sua situação!
É só assim que você terá a consciência necessária para tomar qualquer decisão a partir daí!
————
E lembre-se, na Babilônia ou não, tudo começa com o primeiro passo. A sua hora é agora?
Um abraço,
Rodrigo
Tem Twitter? Siga o Emagrecer de Vez clicando AQUI 🙂 ah, e faça parte no Facebook também!
Nota: Idéia do artigo inspirada no livro O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)