10 coisas que você PRECISA sobre alcool e emagrecimento

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“O Alcool pausa a queima de gordura. Ele não é seu amigo caso você queira atingir ou manter a boa forma”, Susan Kleiner, PhD, autora de “Power Eating”.

“-Pô, mas você vem me falar disso bem agora em tempo de Carnaval rapá?”

A verdade tem pressa!! heheh… Se você dá ou não lugar pra ela na tua vida, é uma escolha sua.

Bom, você já sabe que alcool é legalmente considerado uma droga. Aliás, diz-se ser a mais antiga de todas. Alcool pode proporcionar momentos de alegria, de confraternização, de amizade, de …. romance, de tristeza, de rebeldia, de enjôo, de melodias, enfim, de todos os tipos de emoções e experiencias. Temos um leque de efeitos e consequências da ingestão do alcool dependendo de cada pessoa, da quantidade ingerida e de outros incontáveis fatores.

Mas o que NÃO depende de pessoa pra pessoa é o impacto do alcool no processo de queima de gordura ou ganho muscular.

Como você já sabe, é minha meta sempre vasculhar o universo de balelas em busca de informação de qualidade e trazer aqui pra você tudo de forma clara, nua e crua, então, neste artigo, eu trago à luz da consciência algumas verdades/fatos sobre estes pontos que vão te fazer pensar melhor na próxima vez que decidir abraçar a manguaça!

Nota: Uma coisa importante. Sua vida não deve girar completamente em torno da queima de gordura ou do ganho muscular. Isso deve fazer parte sim do seu cotidiano mas não deve regrar 100% de forma rígida tudo que você faz. Mais importante do que perder gordura ou ganhar músculos é viver tranquilamente e bem. Tudo tem seu tempo e sua hora! Discipline-se sim para atingir seu objetivo, mas lembre-se que parte da estratégia para atingi-lo é manter uma mente saudável!

Vamos lá! Vamos às 10 verdades!

1) O alcool é o segundo alimento mais calórico que existe!

Se você já lê o Emagrecer de Vez, já sabe que a proteína, o carboidrato e a gordura têm 4kcal/g, 4kcal/g, 9kcal/g respectivamente (que orgulho de você por lembrar disso :D.

O alcool, por sua vez, tem 7kcal por grama! 7 kcal inúteis para o organismo. São “calorias vazias” como é comum se dizer.

2) O alcool te ajuda muito a conquistar o que você NÃO quer!

Vista o jaleco e leia comigo estes interessantes fatos:

A alcool influencia negativamente no ciclo de Kreb’s (ooo época de cursinho pré-vestibular), o qual é uma peça importante no processo de queima de gordura. Pediu bis?! Vamos lá! O alcool impacta também negativamente na produção de certas enzimas produzidas pelo pâncreas que metabolizam a gordura.

Então, como diz o autor do livro “The truth about building muscles”: Se seu objetivo é construir um corpo que armazene gordura e tenha problemas para ganhar músculos, beba todas!!

 3) O alcool diminui a abilidade do corpo de queimar gordura

Sim, sim! Aí vai mais uma dose de informação preciosa que você não ve todo dia:

O corpo NÃO tem capacidade pra estocar alcool, como ele tem para os carboidratos e gorduras. Como o alcool é tóxico pro organismo, nosso corpo tem que se livrar dele o mais rápido possível, isso significa que este processo tem prioridade máxima.

Entenda comigo: Como o fígado vai estar ocupado filtrando água, etc, como um louco pra limpar o sistema do alcool, ele cessará temporariamente o metabolismo (queima) de gordura. Pra você ter uma idéia, o processo de queima de gordura tem a prioridade mais baixa na fila pra ter a atenção do fígado! (Lembre-se que queimar gordura é visto com maus olhos pelo seu próprio corpo, afinal, você está perdendo energia e esvaziando estoques). É de forma similar que também explica Lyle McDonald, autora da “The ketogenic Diet” (Não recomendo esta dieta, mas esta informação é muito válida).

4) O alcool impacta na síntese protéica

Se você faz academia e visa ou não ganhar massa muscular, tenha em mente que a síntese protéica é a grande responsável pelo desenvolvimento/reparação e crescimento muscular. Em um estudo citado por uma das literaturas que pesquisei, diz-se que o impacto da intoxicação alcólica na sintese protéica pode chegar a 20%, ou seja, diminuir em 20% o crescimento muscular, etc :O

Assim também não adianta você tomar seu Whey Protein e achar que está tirando o máximo de potencial da sua metabolização muscular!

5) O Alcool diminui a produção natural de testosterona no organismo

Se você é homem e já leu algo sobre desenvolvimento muscular, sabe que o hormônio testosterona é VITAL no desenvolvimento muscular! Em um dos estudos mencionados, os níveis de testosterona caíram em média 25% em pessoas que embriagadas.

Além disso, estudos citados na bibliografia (que você pode ver no final do artigo), também dizem que ocorre um aumento na produção do estrogênio (hormônio feminino). É…

6) O alcool desidrata o organismo

Essa você já deve saber, o efeito diurético do alcool.

Como o corpo precisa eliminar o alcool do sistema, os rins acabam filtrando uma quantidade maior de água para tentar elimina-lo e isso causa desidratação.

Desidratação afeta praticamente TODOS os processos químicos que ocorrem dentro do seu corpo, inclusive a queima de gordura!!! A água é componente fundamental no processo de queima de gordura também!

7) O alcool diminui a qualidade do sono

Ai você diz: “Ah rapaz, quando eu bebo, eu durmo que nem urso no inverno meu filho!”.

Bom, é verdade que você fica mais sonolento(a) quando consome alcool, porém, algo que você talvez não note é que a QUALIDADE do sono é significantemente prejudicada! Você já deve saber que a duração do sono não significa nada se a qualidade for gravemente comprometida.

Além disso, pra aqueles que visam ganhar massa muscular, um descanso CORRETO é simplesmente FUNDAMENTAL para reconstrução muscular. Isso você já sabe (ou deveria saber).

8 ) O alcool interfere na absorção de muitas vitaminas e minerais importantes

9) O alcool AUMENTA o estoque de gordura

Um estudo citado pelo livro “Burn the fat, feed the muscle”, comparou dois grupos grandes de pessoas: bebedores ocasionais e não bebedores. Foi concluido que os bebedores ocasionais tinham, em média, duas ou três vezes mais gordura abdominal que os não bebedores.

Isso se explica, parcialmente, pelo fato de o alcool, como já disse, possuir alta densidade calórica de valor nutritivo zero.

Sem mencionar ainda que o alcool metabolizado vira glicose no sangue. Glicose você já sabe, desperta a secreção de insulina e, por consequência, para a queima de gordura. Não deixe de ficar um passo a frente da humanidade e ler ESTE artigo para saber tudo que importa sobre Insulina!

10) O mais importante de todos

No final das contas, no amanhecer do dia, o alcool NÃO fará você conquistar o amor da sua vida e NÃO fará você ser visto como o cara ou a garota mais legal da festa hahahah… (Sim, sim, há controvérsias… hehe…)

——-

Então, após receber 10 torpedos desses no peito, você para, olha pra baixo com uma cara de desconsolado(a) e pensa:

Qual a quantidade de alcool, então, que posso beber sem prejudicar meus objetivos de boa forma?

Muito boa pergunta! Bom, não existe regra nenhuma sobre isso. Depois de ler tudo que li a respeito, dou a minha opinião:

Se você gosta de beber eventualmente, como já disse, isso é parte da vida e você precisa ser feliz. Beber, eventualmente, não vai te prejudicar significantemente. Se você costuma tomar, por exemplo, uma taça de vinho todo dia, tranquilo, sem problemas, isso não irá impactar no seu objetivo e ainda poderá ser benéfico devido aos anti-oxidantes.

Mas se você é “o cara legal da festa” que bebe todas e ainda torra a paciência dos outros que não querem reduzir seus QI’s a nível de Homer Simpsom e aiiiinda tem como objetivo levar sua saúde e objetivo de boa forma a sério, barbaridade tchê!

A escolha SEMPRE será sua!

Compartilhe no Facebook e assine gratuitamente o site aqui na barra ao lado caso ainda não seja um assinante feliz!

É isso! Espero, sinceramente, que aproveite a informação deste artigo e que vasculhe a página de Artigos para ainda mais informação de qualidade.. Isso a gente não lê nas revistas por aí e não vê na televisão.

Um grande abraço!

Rodrigo

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

“Burn the fat, feed the muscle”, Tom Venuto
“The truth about building muscles”, Sean Nalewanyj
“The truth about six pack abs”, Micheal Geary

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Paulo Henrique

    Puts acabou meu dia kkkkkk será q 2 ou 3 cervejinhas no fim de semana vão arrebentar todo meu suor? 🙁

    • Rodrigo

      Com certeza nao vao acabar com seu suor nao eheheh

  • Carlos Junior

    Bom dia, gostaria de saber se eu encher a cara um final de semana por mês, vai atrapalhar no meu desenvolvimento e na perda de gordura, peso 148kg e irei tomar lipo 6 black + whein -protein seguido da dieta de 3 meses, e gostaria de saber tbm, se fumar maconha prejudicaria muito na perda, já que costumo fumar 1 cigarro de maconha por dia as vezes ate 3, sera q se eu evitar e fumar tbm só aos fins de semana, poderia atrapalhar menos? fumo de manha antes de trabalhar, e normalmente depois da academia ou então as 7~8 hrs da noite, fumar dps da academia ja estou evitando bastante, mais pra durmir sempre rola um, quais as consequencias? desdeja, agradeço

    Carlos.

    • Rodrigo

      Cara, nao acho que tenha impactos significativos na perda de gordura. Acho que tem muita coisa pra corrigir antes de se preocupar com estes detalhes hehehe

      Grande abraco e sucesso!
      Rodrigo

    • ALINE

      Com certeza a maconha não afeta o metabolismo e nem mata os neurônios, como alguns ignorantes comentam… O álcool por outro lado mata. Parei de beber àlcool e continuo com a Mary Jane e academia normalmente… estou super concentrada em tudo o que faço e estou emagrecendo 😀 huhuuuuu

  • Rodrigo

    Tem muita gente aí que acha que não bebendo bebida alcoólica está mantendo saúde, mas quando vamos ver a alimentação, ela toma refrigerante duas vezes por dia todo dia. Isso é bem pior que alcóol aos fins de semana. Refrigerante pode ocasionar diabetes e dá até cirrose.
    Cuidado com os refrigerantes também

  • guilherme

    Parei de ler no “3) O alcool diminui a abilidade do corpo de queimar gordura”
    Abilidade ???????

    • Olá, Guilherme! Rodrigo costuma neologizar uns cognatos de maneira inconsciente mesmo! Espero que não tenha afetado o teu entendimento.

  • EMILLYN

    PARAR DE COMER DOCES BLZ, CONSUMIR VERDURAS E PROTEÍNAS BLZ, LEVAR UMA VIDA SAUDAVEL BLZ… MAS POOOXA A ÚNICA COISA QUE ME DAVA ALEGRIA NA VIDA, AI É FODA… VOU DIMINUIR MAIS PARAR SEM CHANCE 🙂 NADA MAIS FELIZ QUE UMA BARONESSE NUM SABADO A NOITE CURTINDO UM PANTERA!

    • É por isso que a gente cuida, Emillyn! Pra não ter que abrir mão, nem do corpo, nem dos prazeres! =D

  • Muito bom esse artigo meus parabéns!

  • Ana Avelino

    Oi Rodrigo, tudo bem? Adorei o artigo e gostaria de saber o seguinte, certa vez li que tomar um copo de chopp seria algo benéfico q auxiliaria no emagrecimento, isso é verdade?

    • Ana, considerando que um você tire um dia de folga na dieta, o consumo de carboidratos densos uma vez por semana ajuda a normalizar os nĩveis de leptina e por consequencia manter o emagrecimento.

  • ELTON

    e ae blz!…primeiramente gostaria de parabenizar pelo site , mto bom ….gostaria tbm de saber se tomando umas cervejas e fumando um baseado nos fins de semana prejudicaria o desempenho do Lipo 6 black?
    desde já agradeço, abraço!

  • ELTON

    ahh no caso meu , é só cerveja msm, nao bebo destilados, ok…grato!

  • Clarice Sãopaio

    Ai meu Deus,morri…to seguindo o site ha uma semana e colocando em prática as dicas,mas cortar a cervejinha do fim de semana é crueldade…rs.Mas vou tentar.

  • Vera Marczuk

    Boa Tarde, comecei ontem meu MR e aboli a cerveja que eu tanto amava. Depois de ler o material que recebi me convenci de toda “balela” como vc dz que sempre ouvi. Mas vc diz tb pra ir devagar, então já comprei vodka para os fins de semana, pois pelo que li é zero carbo, e é o que estou focada agora. Obrigada por toda a informação que tenho colhido.

    • Muita cautela com as bebidas, Vera! Uma outra alternativa são os vinhos tintos secos, pobres em açúcar e ricos em resveratrol =) Abraços!

  • cidinha

    RODRIGO , VC FALOU QUE O ÁLCOOL É O SEGUNDO MAIS CALÓRICO …E O PRIMEIRO QUAL É??? BEIJOS MIL E OBRIGADA

  • Pingback: ()