19 Verdades Chocantes Que Todos Deveriam Saber Sobre Colesterol

colesterol1

Um dos maiores e mais perigosos MITOS da saúde mundial é o que envolve o colesterol e doenças cardíacas.

As prateleiras dos supermercados estão lotadas de produtos que anunciam orgulhosamente “baixo colesterol” e a TV não economiza em comerciais que disseminam as mesmas coisas.

Hoje, infelizmente, é senso comum que se ter uma dieta alimentar rica em gorduras e colesterol tem efeitos negativos no coração.

Não coincidentemente, quando estas BALELAS começaram a serem disseminadas nos anos 70, o número de obesos, doentes cardíacos e diabéticos EXPLODIU!

E se tudo isso pudesse ter sido evitado?

A verdade científica está disponível para todos que querem ver.

Neste artigo, compartilho com você 19 coisas que todos deveriam saber sobre colesterol, na esperança que possa estar colaborando com a sua saúde e com a saúde das pessoas que você mais gosta.

obs: Tudo aqui dito que não for minha mera opinião pessoal, é baseado em referências que estão listadas em cada um dos pontos ou no final do artigo. Seja responsável por sua própria saúde, procure um profissional de confiança e sempre questione tudo.

Vamos lá:

  1. Nunca na história foi provado que colesterol causa problemas no coração.
  2. Colesterol abaixo de 150 é danoso e inibe a capacidade do corpo de produzir vitamina D (comprometendo seriamente, entre outros muitos fatores, sua imunidade)
  3. Estudo de Framingham mostrou que a chance de morte por câncer aumentava em 200% se houvesse uma queda substancial no colesterol, num período de 4 anos de acompanhamento. (SHARF, SF. Time trends in serum cholesterol before cancer death. Epidemiology 8:132-6, 1997)
  4. A mentira do colesterol é sustentado por interesses econômicos e políticos. Dr. Lair Ribeiro
  5. Dietas baixas em gorduras saturadas não tem efeito algum na questão de mortalidade total ou mortalidade por doenças cardíacas. (www.cochrane.org)
  6. Pessoas idosas com colesterol baixo morreram 2x mais frequentemente de um ataque cardíaco do que as pessoas idosas com colesterol elevado. (KRUMHOLZ, HM et al. Journal of the American Medical Association 272, 1335-1340 (1990))
  7. Mais da metade das pessoas que tem problemas cardíacos tem colesterol absolutamente normal segundo os padrões médicos (150mg/dL).
  8. “Níveis de colesterol não são importantes no manuseio de doenças cardíacas”, Dr. Lair Ribeiro.
  9. Estudo de Lyon mostrou que a dieta do mediterrâneo, a qual não abaixa o colesterol, reduziu as mortes em 70% e mortes cardiovasculares em 76% quando comparada à dieta “prudente”, ou seja, a dieta de baixo colesterol recomendada pelos governos. (LORGERIL, M et al. Final Report of the Lyon Diet Heart Study, Circulation 99, n. 6 (1999): 779-85
  10. Conclusão do Estudo De Lyon: “Colesterol NÃO causa nenhum mal!”, Dr. Michel De Lorgeril
  11. Estudo de 10 anos com 300 mil homens concluiu no final que o grupo de pessoas tratadas para prevenir colesterol teve 265 mortes, enquanto o grupo não tratado teve 260 mortes. Conclusão? Mais mortes no grupo de tratamento do colesterol do que no grupo sem controle algum. Multiple Risk Factor Intervention Trial. Journal of the American Medical Association 248:1465-77 (1982)
  12. Lipitor (atorvastatina), droga do tipo estatina para abaixar o colesterol, é a droga que mais vendeu em toda a história da medicina.
  13. Estudo: 14 pacientes começaram a tomar Lipitor. Dentro de 3-6 meses, 10 dos 14 pacientes, ou seja, 71% deles desenvolveram anormalidades diastólicas e esta é a principal causa de insuficiência cardíaca congestiva. (AJC 2004:84:1200-1210)
  14. Em 5 grandes estudos testando estatinas, drogas para abaixar o colesterol, (4S, CARE, LIPID, WOSCOPS, AFCAPS) não houve correlação nenhuma entre níveis de colesterol, redução de colesterol e resultados obtidos.
  15. “As estatinas seriam um melhor remédio se não baixassem o colesterol” – Dr. Lair Ribeiro.
  16. “Não se pode bloquear uma enzima e/ou um receptor no organismo e esperar, a longo prazo, resultados favoráveis” – Dr. David Browstein. As estatinas bloqueiam uma delas.
  17. Os Franceses, Japoneses, Esquimós e Gregos por exemplo, têm dietas altas em gorduras e gorduras saturadas e apresentam menor mortalidade por problemas cardíacos do que a maioria dos povos.
  18. Estudos modernos e sérios apontam que o que aumenta o colesterol ruim no sangue é: Inflamação e não gorduras saturadas ou ingestão de colesterol.
  19. O que causa essa inflamação que aumenta colesterol ruim? Carboidratos de má qualidade em excesso (pães, massas, farinhas, açúcares, refrigerantes, doces, etc) e consumo excessivo de óleos vegetais, causando desequilibro entre gorduras ômega 6 e ômega 3.

Livro eletronico Emagrecer De VezCompartilhe! Passe à frente!

Sua saúde é a coisa mais valiosa que você tem, sem ela NADA é possível!

É hora de sermos mais saudáveis fazendo o que faz sentido e pararmos de ignorar as mentiras gananciosas de profissionais mal atualizados e órgãos incompetentes.

Caso queira ler mais, eu escrevi um outro artigos sobre as verdades do colesterol, veja aqui.

Um grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

OBS: Se você já tentou de tudo pra emagrecer e manter o peso perdido até agora sem sucesso, recomendo fortemente que dê uma olhada neste vídeo do Método Emagrecer De Vez: clique aqui.

Referência geral:

Por que não devemos utilizar Estatinas. Dr. Lair Ribeiro

  • Danilo Guirra

    Gostei Muito, Obrigado pelas dicas, uma dúvida a gema do ovo trás colesterol?

  • Leonardo

    Rodrigo, muito bom. Eu já reli absolutamente todos os seus artigos (sigo desde 2012). Só acho que vc deveria rever boa parte dos seus artigos onde vc condenava gordura saturada e defendia fervorosamente o consumo de carboidratos (os bons, inclusive pão integral). É muito contraditório. Afirma ainda que dietas low carb podem levar a perda de massa magra. Para quem começa q ler agora todos os seus artigos, desde 2010, fica muito confuso.

    • Rodrigo

      Isso é bem verdade, eu não deletei os artigos à medida que fui evoluindo nos meus estudos. É algo à se fazer realmente!

      • BARBARA

        eu também tinha reparado isso, Rodrigo, seria muito bom se dessem uma filtrada nos artigos, li quase todos, e realmente nos mais antigos há muita controvérsia com os de hoje em dia, bjo! ótimo trabalho o de vcs!

  • Amalia Mesquita

    Muito bom o artigo, porem ao se falar de colesterol podia ser mais especifico. Pois o colesterol ruim LDL. Em níveis elevados causam tonturas, calorões, tremores, enjoos e dores de cabeça fortíssimas. Só por isso já devem ser considerados como agravantes para o coração. E se o colesterol ruim LDL está alto consequentemente o HDL (colesterol bom) está baixo, este por sua vez faz a função de limpar as artérias.

    • Rodrigo

      É Amalia.. e na realidade vai além disso ainda. Existem vários tipos de LDL e não todos são ruins não, ao contrário do que dizem.

      A ciência mostra que o VLDL (particulas grandes e de baixa densidade) são os perigosos mesmo.

  • lucelia

    obrigado mais uma vez.

  • Tiago

    “O que causa essa inflamação que aumenta colesterol ruim? Carboidratos de má qualidade em excesso (pães, massas, farinhas, açúcares, refrigerantes, doces, etc)”

    Totalmente verdade, sou prova disso. Há um ano tinha uma alimentação rica nesses alimentos citados e meu colesterol LDL tava em 136. Cortei isso e baixou mais de 70.

  • Ivanete

    Nossa eu choquei agora,eu tenho colesterol desde da adolescência,eu brinco que ele é meu amigo íntimo, os médicos dizem que está no meu DNA,faço exames várias vezes por anos para controlar,já tomei muita sinvastatina por longos meses seguidos e nos últimos anos rosuvastatina (Crestor),nunca imaginei que esses medicamentos pudessem trazer risco a minha saúde.Eu faço dieta não consumo doces e só consumo leite e iogurtes desnatado,zero,olha é difícil eu estou sete quilos acima do peso e meu médico insiste que eu tenho que emagrecer e cortar todo tipo de gordura,eu comprei seu livro e até comecei a a seguir td que vc diz,mas falei com o médico e ele disse que eu não deveria seguir o seu método porque com certeza meu colesterol iria subir ainda mais por consumir tanta gordura, e eu acabei engordando dinovo os três quilos que havia eliminado:( , obrigada pelas dicas,vou voltar com seu método e eliminar de vez esses quilos indesejados.

    • stephanie

      Realmente, depois mostre ao seu Medico os resultados. Ele esta muito desatualizado em relaçao aos estudos internacionais e mais atuais

    • Rodrigo Ramos

      Culpa do DNA??? Vamos pensar da seguinte forma… Se não podemos consumir gorduras, porque ao nascermos a mãe natureza nos oferece como 1ª fonte nutricional o leite materno (60% gordura e proteína)?
      Isso seria tentar matar o recém-nascido certo? Mas se a espécie humana se alimenta assim desde que o mundo é mundo, como chegamos até aqui? Como conseguimos evoluir? A questão é que de umas décadas prá cá (1970), o homem “moderno” resolveu desafiar a mãe natureza e o problema começa quando deixamos o aleitamento materno e partimos para a dita alimentação “normal” a base de açucares tipo mingau… papinhas… achocolatados e outras coisas industrializadas com nomes esquisitos!!
      Esses altos níveis de carboidratos refinados na alimentação, além de causarem problemas na saúde, acabam doutrinando o organismo a ter o carboidrato como fonte energética primária.
      Com a reformulação da alimentação proposta aqui no EmagrecerDeVez, conseguimos mostrar ao corpo que a sua fonte energética primária é a gordura, Então daí prá frente o organismo volta a programação original do DNA e vira uma “máquina” de queimar gordura e os benefícios vem naturalmente!!!
      Abrçs.

    • Priscila Candido-Silva

      Tenho diabetes, gostaria de saber se posso seguir seu método e como faço para adquirir o livro. Obrigada!

  • nadja

    Eu tenho uma dúvida: se o colesterol não é o problema, pq no livro a indicação é por queijos tão magros, como cottage??

  • Esther

    Acho q o livro já está atualizado!

  • Ola Rodrigo, comprei o seu livro em dezembro, nao para emagrecer mas para ganhar saude e qualidade de vida e me surpreendi, tinha dores nas pernas e muito cansaso, hoje ja sou outra pessoa tenho disposição e me sinto otima, obrigado …..

  • Ola Rodrigo, comprei o seu livro em dezembro, nao para emagrecer mas para ganhar saude e qualidade de vida e me surpreendi, tinha dores nas pernas e muito cansaso, hoje ja sou outra pessoa tenho disposição e me sinto otima, tenho 58 anos e nao tomo nem um tipo de medicamento, obrigado…….

  • nelcy

    por favor gostaria de saber quantas paginas tem o livro de receitas?

  • Rose

    Olá Rodrigo comprei seu livro estou pondo em prática a 2 semanas, mas ainda não tive resultados, será q estou fazendo algo errado?

  • Márcia

    Olá comprei o livro mas ainda não o recebi. Com quem posso falar?

  • Jordiléia

    Já fui enganada com essas promessas comprando esses remédios mentirosos porque não emagreci nada. só aumentei de peso. me enganaram e também não me devolveram meu dinheiro. (O tal de Cenaless). por isso abro um desafio, já que você está me falando que devolve se eu não ficar satisfeita e não emagrecer. Você me passa o que eu tenho que fazer por dois ou tres meses e se eu ficar satisfeita aí eu pago pelo serviço.

  • Andrea

    Rodrigo, iniciei a dieta rica em proteínas e gorduras saudáveis e em meus exames regulares houve uma queda na taxa de triglicerídeos (saiu de limítrofe para 110) e meu HDL continua bom (71). Contudo meu LDL (163) e colesterol total (256) que sempre foram baixos estão alto. Tenho 33 anos e gostaria de saber se são taxas preocupantes. Minha médica com certeza irá me mandar cortar as gorduras rsrsrs