Você Está Cuidando Bem Das Suas Bactérias?

belly

Cada organismo é único. Cada um de nós é um universo inteiro. São cerca de 100 trilhões de bactérias, aproximadamente 10 vezes mais do que o número de células do nosso corpo! É uma quantidade inimaginável de organismos vivendo em harmonia dentro de você  para que você possa tomar o seu chazinho de camomila e ler o Geosh confortavelmente aqui nesse artigo!

Incrível isso, né?

De 1 a 2,6 kg do seu peso são bactérias vivas no seu corpo. E esse é um peso que você não pode perder! A maior parte desses robozinhos vivem no nosso intestino e não é só o nosso peso que depende delas.

Nossa digestão, nutrição, níveis de energia, humor, saúde, sistema imunológico, longevidade e basicamente todos os outros mecanismos no nosso corpo dependem de um equilíbrio dessas bactérias.

A Obesidade e as Bactérias

Dois estudos na ultima década comprovaram que pessoas com obesidade possuem uma flora intestinal diferente de pessoas magras.

Isso mesmo! As pessoas obesas e magras tem bactérias diferentes no intestino!

Dois grupos de bactérias, os Firmicutes – mais abundantes em pessoas com sobrepeso – e os Bacteroidetes – mais abundantes em pessoas magras- foram identificados.

Também descobriram que estas bactérias abundantes em pessoas com sobrepeso são muito mais eficientes e rápidas em extrair calorias de carboidratos complexos, ou seja, literalmente tornam a pessoa mais propensa e ter níveis de açúcar mais altos no sangue e picos de insulina maiores mesmo com alimentos menos glicêmicos.

Testes em laboratório comprovaram que ao aumentar o número de Firmicutes, o ganho de gordura literalmente dobrava! Ao emagrecer, o número de Firmicutes diminuía e o de Bacteroidetes aumentava!

As Bactérias Boas Precisam da Sua Ajuda

O ideal é que o seu intestino tenha uma proporção de 85% de bactérias benéficas pra 15% de bactérias maléficas. Só que o consumo de alimentos processados, frutose, açúcar, farináceos, grãos e antibióticos as vezes faz com que as pessoas cheguem a ter essa proporção completamente invertida!

A inflamação por endotoxinas liberadas por bactérias pode ser um dos principais fatores por baixo da epidemia de obesidade que se vê pelo mundo. Essas endotoxinas aumentam a permeabilidade do seu intestino e passam pra sua corrente sanguínea, disparando inflamações em todo o seu organismo.

É sabido que o hipotálamo, região do cérebro relacionada ao apetite, as vezes, se encontra inflamado nas pessoas obesas.

Seu corpo responde à essa inflamação mudando seu metabolismo e redirecionando energia para combatê-las. O resultado é uma superprodução de insulina, acúmulo nos depósitos de gordura e inibição dos mecanismos de controle de apetite.

A quantidade exagerada de açúcar e carboidratos simples é extremamente negativa sobre as bactérias boas e positiva sobre as ruins, até mesmo sobre as bactérias na sua boca que causam cáries.

Perder a variedade de bactérias boas é literalmente perder saúde.

Isso tudo geralmente acontece silenciosamente dentro de nós. Só que ao chegar nesse nível de “desarranjo”, os problemas já vêm se desenvolvendo a meses ou anos, o que torna os riscos mais sérios e a resolução mais complicada!

Como Cuidar Bem das Suas Bactérias?

Ter as bactérias certas no seu intestino é fundamental e talvez o maior benefício de comer alimentos de verdade. Esse é o principal passo. Cortar o Junk Food, diminuir o consumo de açúcar, farináceos e grãos e começar a colocar alimentos de verdade pra dentro!

Você também pode fazer uso de alimentos fermentados diariamente!

Alimentos fermentados são queladores potentes, ou seja, desintoxicam seu organismo e contém níveis de probióticos muito altos, que te ajudam a eliminar metais pesados e outras toxinas, absorver minerais e vitaminas do complexo B, K2(Que o Rodrigo falou no artigo sobre queijos aqui), prevenir diabetes, obesidade e regulando a sua absorção de gorduras.

Ah, no caso dos laticínios fermentados, iogurtes ou dos queijos como o Gouda ou Brie por exemplo, ainda vale o Teste do Leite pra descobrir como seu corpo reage a eles! Geralmente as pessoas lidam melhor com alimentos de leite feitos com leite cru e fermentados.

Basicamente quase todos os alimentos podem ser fermentados e a fermentação é um dos processos de conservação mais antigos que existe!

Em breve iremos postar um vídeo ensinando a fazer vegetais fermentados, um dos mais potentes e concentrados probióticos que existem!
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
ps2: Passamos de 70 mil likes no facebook! Isso só foi possível com muita dedicação, seriedade e compromisso com a verdade mesmo contra as tradições e o comodismo. Essa postura se mostrou muito eficaz e ficamos felizes com a quantidade de gente que realmente emagrece e atinge seus objetivos aqui no site! Se você é uma dessas pessoas e acredita na nossa postura, compartilhe! As pessoas que você vai ajudar a emagrecer agradecem. Obrigado!

Eu acho magnífico o fato do número de bactérias em nosso corpo ser tão grande que chegue a ofuscar o número de estrelas em toda a via láctea. Sou igualmente fascinado pelo universo e pelo corpo humano!

Assim como nós e a nossa felicidade,  até mesmo as nossas infinitamente pequenas bactérias são importantes neste universo tão infinitamente grande,

Cuide bem das suas e seja feliz!

E vamo que vamo!
Geosh.

 

Principais referências:

Science Translational Medicine Podcast: 26 October 2011 – With Jeffrey gordon and Orla Smith

How your gut flora influences your health – By Dr. Joseph Mercola.

  • Nercy Luiza Barbosa

    Vamo que vamo, Geosh!

    E viva as bactérias benignas!

    Abraços

    • Vamo que vamo, Nercy! Abraços!

  • Priscila

    E eu que acabei de falar do meu intestino no outro post! kkkk, parece que até adivinham. Obrigada e estarei esperando o vídeo xD

    • E você acha que seríamos tão eficazes sem a capacidade de ler mentes? hehehehe, Quem dera!!! O vídeo sai logo, Priscilla!

  • Leonardo Lopes

    Esse negocio, de que conforme vc come bem as bacterias no seu corpo mudam diminuindo o numero de bacterias que ajudam você a engordar e aumentando o numero das boas bacterias, pode estar sendo o motivo de que hoje em dia nos meu final de semana ,que eu como livremente o que eu quiser, eu estar ganhando uma quantidade de peso muito pequena, desconsiderando a retenção de agua ? Mesmo comendo muitos alimentos errados.

    • Sim, Leonardo, isso e o fato de você ter diminuido sua resistência a insulina. Abraços!

  • Michele Fernandes

    Isso tb tem relação com os problemas de estômago….azia, má digestão, refluxo….??

    • Sim, Michele. Mas no caso do estômago, existe uma bactéria específica que se aloja no piloro(H. Pilory é o nome dela) que pode ser a causa disso aí. Vale a pena visitar um gastro.
      Abraços!

      • Michele Fernandes

        sim, fiz isso e não tenho essa bactéria….então vivia a base de omeprazol e cia…..
        Após mudar minha alimentação e reduzir a ingestão de trigo, gluten, açúcar…notei que não sentia mais nada….parei com os remédios….coincidência?…ou os remédios me curaram?

        • Michele, eu tive a bactéria. Tive até hérnia de hiato, que foi revertida quando perdi o peso e tratei da bactéria. Eu ainda tenho refluxo esporadicamente quando como farinha de trigo também!

          • Michele Fernandes

            🙂

  • FATIMA SOUSA

    RODRIGO FALE ALGUMA COISA SOBRE QUEFIR DE LEITE, LHE AGRADEÇO

    • Sugestão anotada, Fátima!

  • Paula

    Que interessante, eu nunca tinha ouvido falar nisso!
    É por isso que depois que a gente se adapta a uma alimentação saudável, passa muito mal quando come fast food? Parece até que o estômago não aceita…

    • Teresa

      Também fiquei com essa dúvida, isso está acontecendo toda vez que como fast food ou algum farináceo, e até mesmo alguma massa!

    • Eu acho que é questão de adaptação mesmo, Paula. Seu corpo se acostuma aos estresses alimentares, e quando você se desacostuma deles eles ficam evidentes demais!
      Abraços!

  • cris

    Rodrigo,boa tarde.
    eu tenho uma dúvida: quando iniciei o processo dos 10 dias tinha 70 kg e fiz o calculo para minha ingestao de calorias diarias.Agora,tenho 66kg.Minha dúvida é: tenho que recalcular a quantidade de calorias diarias tendo como base os 66 kg?

    • Apenas se o seu emagrecimento entrar em plateau antes de você atingir seu objetivo, Cris. Abraços!

      • cris

        valeu.Muito obrigada!!

      • cris

        valeu.Muito obrigada!!

  • Um ótimo artigo, muito esclarecedor! Parabéns!

    • Obrigado, Dalton! Espero postar a parte 2 ainda essa semana. Abraços!

  • Malu

    Comprei o livro eletronico e adorei, li em 2 dias! Agora gostaria muito de receber o desafio 3 meses do site, como proceder?? Aparece indisponivel pra mim! Obrigado,

    • Ei Malu! O desafio de 3 meses saiu do ar, deu lugar aos outros processos! Por que não fazer o desafio de 1 mês do livro? Abraços!

  • Maria Silvestre

    Caro Geosh,
    Muito boa a informação sobre as bactérias bnéficas ao nosso organismo, é um conhecimento inovador. É muito bom ter pessoas como vocês para repassar estas informações para nós que almejamos por tudo isso, vidaa longa , saúde, longevidade!!
    Obrigada pelo site!

    • Olá, Maria! Eu tou muito empolgado, não paro de estudar a respeito desde que descobri isso e ainda não acredito no quanto isso é um conhecimento ao mesmo tempo poderoso e negligenciado. Vou falar muito a respeito, o vídeo com a receita deve sair quinta ou sexta. Abraços!

  • Luciane

    Bom dia Geosh,

    Ja perguntei antes mas ninguém me responde. tenho intolerancia a lactose e a pouco tempo tomo pílulas de lactase quando consumo laticinio.
    Dessa forma ainda tenho os benefícios dos laticinios?

    Obrigada

    • Acredito que sim, Luciane! Com a lactase você se sente bem consumindo laticínios?

  • Ada

    A biomassa ou farinha de banana verde é benéfica mesmo como probiótica???

    Uso e não senti benefício, mesmo tendo aumentado a ingesta de água, e consumindo-a à noite.

    • Ada, a biomassa é um prébiótico, ou seja, serve de alimento pra sua flora. Já o equilíbrio você precisa estimular com um probiótico. O vídeo sai essa quinta ou sexta. Abraços!

  • Eu ja tentei muitas vezes emagrecer,andei numa nutricionista mas quanto mais fome passava menos emagrecia. Eu tenho problemas de saudeja fui operada a bexiga 3 vezes e correu mal,não me da vontade de fazer xi-xi e começa-me a doer o estomago e a barriga e e essesos sintomas que tenho para fazer xi-xi e fico inchada tambem tenho hernia no hiato e tenho ma digestãoe estou sempre com ardor do estomago a boca e comotenho ma digestão ando sempre com o estomago muito inchado talvez o medico me ira operar que eu tenho dores no estomago e estou a ficar gorda

    • Maria, você precisa se consultar com um gastro pra ver o porquê da hernia e da má digestão. Veja o vídeo que sai na quinta ou na sexta também. Abraços!

  • Ana

    Oi Geosh, muito bom! Tbm estou no aguardo do video sobre como fermentar os alimentos. Aí vai uma dica para fermentar a aveia e amendoas q aprendi: coloca-se de molho a porção em agua morna (cobrindo a porção e passando uns dois dedos) com suco de limão (não pode ser muito pouco e nem demais, mas proporcional a agua), cubra o recipiente com um pano de prato e coloque em local escuro e de preferencia q possa ajudar a mantê-lo morno, por uma noite. Na manhã seguinte escorra a agua, de uma leve lavadinha, só pra tirar a “nata” q fica e pronto, pode utilizar como de costume e gosto. Forte abç.

    • Olá, Ana! Gravei o vídeo hoje, deve sair na quinta ou na sexta! Eu tou fascinado com esse assunto! Abraços!

  • Tatiana Vilela

    Rodrigo, gostaria de saber sobre café , se pode tomar a vontade e se não, o porque. Também se pode comer uma fruta como sobremesa no almoço . Leite é bem vindo? Estou precisando perder peso e queimar gordura urgente.
    Abraços, Tatiana

    • Tatiana, o café é tranquilo, claro que tudo demais é ruim. Quanto ao leite eu sugiro fazer o teste do leite. Veja o artigo a respeito. Abraços!

  • Guilherme

    Fala Geosh,

    Tem outra maneira de eliminar as bactérias ruins? Ou só com os legumes fermentados?

    Só com a perca de peso acredito que o corpo vai eliminando naturalmente, confere?

    Abraço

    • Guilherme, Com legumes fermentados é uma boa. Porque esse desequilíbrio podemos perder por n motivos. Má alimentação ou hábitos de higiene ruins, comer fora, antibióticos, etc. Acho que uma colher de vegetais fermentados uma ou duas vezes por dia é prático, rápido, e barato!

  • Ilca

    O que você acha sobre os videos de saúde e nutrição do Dr. Lair Ribeiro? Confesso que nunca tinha os visto até semana passada… algumas coisas fecham com o que tenho lido por aqui.

    • Ola, Ilca! Eu pessoalmente gosto muito do trabalho do Dr. Lair Ribeiro em todas as áreas. Ele me parece estar sempre atrás de informação de ponta e sensata e também não tem medo de dizer o que pensa. Abraços!

  • Keiti

    Ola, Geosh, parabens mais uma vez pelo artigo, estou acompanhando todos… Mas tenho uma duvida que sai fora do assusto, sobre o limão, devo considerar como as frutas e tentar evitar o maximo? costumo beber suco de limão e queria saber se isso pode prejudicar meu emagrecimento?

    Obrigada! 🙂

    • Não, Keiti! O limão é ótimo e tem efeito alcalinizante sobre o organismo! Consuma sim, de preferência puro! Abraços!

      • keiti

        Muito Obrigada, adoro e agora posso tomar sem peso na consciencia, tomo com agua, mesmo sem a açucar, faço com suco, rsrs.

  • joel

    Olá Rodrigo…

    Gostei muito de seu site e de seus artigos e demais dicas…

    Solicitei os 10 dias de exper…

    Gostaria de saber mais sobre as bactérias… bacteroidetes… e firmicutes…

    Me diga por favor… as bact. São GRAN + ou negatibvas… e as firmicutes …qual é a polaridade…Gran…

    • Joel, a maioria das firmicutes são gram positivas. As bacteroidetes negativas. que bom que gostou do site, fique a vontade! Um abraço!

  • Alciléa Bernardes da Silva

    Rodrigo estou muito feliz em conhecer este site !! Estou acima do meu peso , e preciso emagrecer pois estou com a taxa de açúcar um pouco alta .Vou comprar o livro . Deus te abençoe.

    • Que bom que está feliz em conhecer o site, Alciléa! Os métodos do livro são ótimos nesse caso. Um abraço!

  • Paulo J

    Geosh entao quer dizer que o queijo brie e gouda sao mais saudaveis? pode ser comido mesmo que esta no MR?

  • Angela Rodrigues da Silva

    obrigado pelas dicas

  • Elayne

    Olá Geosh,tdb?boa tarde
    Já faz tempo que estou a procura do Kefir,porém em um site que entrei no link da página de vocês não consegui entrar em contato com os doadores do mesmo.Se você estiver esse probiótico poderia me doar?ficarei muito grata desde já.

    • Olá, Elayne! Eu doei os meus de leite, mantive apenas uns grãos de água, que estão com a minha sogra! Quando vou lá, tomo! Se você tiver dificuldade de conseguir, uma alternativa é fermentar vegetais(repolho), dá pra transformar um repolho orgânico em um probiótico fenomenal! Tem um artigo aqui no site. Abraços!