A Verdade Assustadora Sobre o Óleo De Cozinha(e Como Ele Pode te Prejudicar)

oil3
Geosh aqui.
A vida inteira você e eu ouvimos as pessoas ¨informadas¨ falando mal das gorduras saturadas, não foi?

Gordura saturada não faz mal. Essa é uma verdade científica sustentada hoje com o melhor do melhor da ciência moderna. Praticamente irrefutável cientificamente.

A vida inteira nós também ouvimos a indústria alimentícia e as pessoas ¨informadas¨ falando bem os óleos vegetais. Na teoria esses eram de verdade as gorduras boas. Certo?

Longe disso.

As gorduras que até pouco tempo nos vendiam como ¨gorduras saudáveis¨ não são tão saudáveis assim. Aliás, os óleos vegetais não são NADA Saudáveis. Em algumas circunstâncias em que a maioria de nós usa esses óleos, por exemplo, eles são na verdade extremamente tóxicos e inflamatórios para o seu organismo.

O Que São Os Óleos Vegetais

Os óleos vegetais surgiram a menos de 100 anos, com processos industriais de extração de óleo de sementes e grãos utilizando calor e pressão.

Se você já viu uma semente de milho ou um grão de soja seco, deve imaginar o trabalho que dá extrair óleo de algo tão seco, não é?

Portanto, o processo de extração desses óleos envolve solventes, calor e pressão, o que faz com que o óleo saia escuro. Então é necessário mais uma série de processos químicos para clarificar e a refinar esse óleo, que sai limpinho e bonito com o nome de ¨Óleo Virgem.¨ Tsc.

Até 100 anos atrás, NENHUM ser humano havia consumido essas formas de óleo vegetal, ainda mais na quantidade de óleos vegetais que consumimos hoje.

Porquê Eles Fazem Mal?

olei1Os óleos vegetais contém grande quantidade de gordura polinsaturada. É aqui que começa outro problema, não das gorduras polinsaturadas em si, mas do estado e proporção que elas estão nesses óleos.

As gorduras polinsaturadas são os ácidos graxos essenciais: Omega3 e Omega6 que tanto se fala por aí.
Numa dieta ideal a ingestão destes óleos deveria ser na proporção entre 2(omega3) pra 1(omega6) ou no máximo de 1(omega3) pra 4(omega6)
Só que nesses óleos tem muito mais Omega6. Essa proporção vem altamente desequilibrada, chegando a 1 para 16(1). Um americano médio chega a consumir de 1 pra 20 a 1 pra 50.
Esse omega 6 em excesso se acumula nas membranas das nossas células (2), o que contribui  o desenvolvimento de praticamente todas as doenças ¨que estão na moda¨ e de uma série de outras que nem cabe citar aqui. Quanto mais Omega6 excessivo você tem no sangue e nas células, maior o risco de morrer de doenças cardíacas(3).

Resumindo, esse excesso de Omega6 ¨te detona¨. Você literalmente constrói as suas células com algo que te faz mal.

Bom, Mas Isso é Só O Começo.

Quando você cozinha com óleos polinsaturados, o óleo se oxida a medida que esquenta e interage com o oxigênio. Esse óleo gera colesterol oxidado que atua como um radical livre no seu corpo. O colesterol oxidado está diretamente ligado às doenças cardíacas(4). Se você reutiliza esse óleo, a cada vez que o reutiliza o ponto de queima dele se torna menor, ou seja, mais tóxico e perigoso ele se torna. O óleo de canola então, se torna tóxico antes mesmo de chegar na temperatura de queima.

Estes óleos também podem estar contaminados com pesticidas e agrotóxicos. Podem ser produzidos de grãos transgênicos. Podem conter gordura trans.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Na minha sincera opinião, pra quem quer ter uma saúde excelente, o óleo de cozinha para o consumo, cozimento e para fritura é impróprio em QUALQUER QUANTIDADE. Seja ele de soja, milho, canola, girassol, etc.

Veja bem, isso não é uma verdade absoluta nem uma recomendação médica/nutricional.

Se tem uma frase que eu não canso de dizer e de ouvir é:

Bottle of cooking oil DUVIDE DE TUDO. QUESTIONE TUDO.

Sim, Inclusive de mim. Eu não estou aqui de brincadeira, mas se você quiser descordar de mim ou me odiar e ignorar TUDO que eu te disse, não vejo absolutamente nenhum problema. O problema MESMO é se você não for atrás da informação. Vá atrás da informação e veja com seus próprios olhos como somos ENGANADOS COM MENTIRAS REVOLTANTES.

Quanto mais eu procuro encontrar a verdade, mais indignado eu fico. Eu não estou preocupado com o meu português, com o seu, com as nossas opiniões e personalidades. Tem coisa muito mais séria em jogo aqui. Essas mentiras estão literalmente NOS MATANDO, é isso que realmente importa e precisa ser mudado. Nossas diferenças não são NADA em comparação a isso. Depois você volta aqui e a gente conversa.

Um abraço,

Geosh.

  • PaleoAline

    Utilizar Banha de porco no lugar. Não tem coisa melhor!

    • Tiago

      óleo de coco é ainda melhor

  • Daniel

    Imagine então o veneno que deve ser aquelas batatas fritas de barracos e tem muita gente aqui em SP que come aquilo todos os dias. Além de carboidrato muito glicêmico, tem também a gordura da pior qualidade!

  • Marieia

    Falar que gordura SATURADA é a melhor pra saúde é demais. Antigamente as passoas tinham muitos afazeres na roça e assim precisavam de muita energia = gordura de porco. Hoje a maioria é sendentário e np maxímo uma academia. Gordura saturada forma placas de gorduras nas artérias, além das calórias. O ideal é usar com equilíbrio, como tudo na vida, o óleo de girassol por não ser transgênico ou óleo extra virgem de coco e azeite para aquecer, nem pensar.

    • Juçiano

      Isso foi o que falaram pra você baby

    • Rodrigo Ramos

      Observação: Neste caso a gordura saturada benéfica é a de origem ANIMAL que são consumidas pela raça humana durante milhares de anos… e as gorduras contra-indicadas são as originadas em processos químico-industriais com nomes impronunciáveis!!
      Quanto a temida “placa de gordura na artéria” também conhecida como “Aterosclerose”, é algo que o organismo humano ao longo de milhares de anos de evolução encontrou a solução com o simples equilíbrio entre o colesterol LDL e HDL, mas infelizmente o homem moderno faz questão de atrapalhar esse equilíbrio com a sua nova indústria alimentícia… Sorte nossa que inventaram também a indústria farmacêutica!!!! rsrsrsrs!!!!

    • Edivania Lazzari

      Eu tinha colesterol alto… depois que mudei para banha de porco e comecei a seguir o livro do emagrecer de vez… minha saúde é outra… adeus colesterol!

      Senso comum… nossas mentes foram entupidas disso…

      • karla

        Sério? Que fantástico!

  • Gabriela

    Olá!
    Gostaria de saber o que você pensa sobre o tomar o Shake da Herbalife como café da manhã, pois queria uma opção rápida para tomar antes de ir pra faculdade.
    Aqui tem uma foto do rótulo: http://produtos.herbalife.com.br/Content/pt-BR/pdf/Produtos/Nutricao-interna/Controle-de-peso/0952_chocolate_gluten.pdf

    • José Marcelo Vieira

      Olha, eu fiz Herbalife e não recomendo. Perder peso usando produtos artificiais é desnecessário, ruim pra saúde, e põe o corpo numa predisposição pra engordar novamente, fazendo você ter que consumir produtos Herbalife sempre pra manter o peso. É muito mais saudável comer comida, mesmo que dê mais trabalho. E mais barato.

      • Eduardo

        Caro amigo, José Marcelo Vieira, os produtos da Herbalife não são artificiais, são completamente naturais, e uma ótima ferramenta para perder peso ou ganhar massa. Toda matéria prima é plantada e cuidada pela própria empresa, na qual tem por missão, melhorar a saúde das pessoas com uma excelente nutrição associada a mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos. Abraço!

    • suzana ferreira

      eu tomei e vendi por anos, fiquei doente com o produtos. não recomendaria a ninguem.

  • GILMA APARECIDA BANCARO

    PARABÉNS PELA REPORTAGEM… ADOREI E ARQUIVEI AS INFORMAÇÕES….TENHO 57 ANOS, VENHO BUSCANDO ORIANTAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO DURANTE ESTES ANOS, MAS CONFESSO, NADA FÁCIL AS MUDANÇAS, ISTO REALMENTE DEVE SER AOS POUCOS, E ASSIM VENHO FAZENDO…
    OBRIGADO!
    ADOREI O PARÁGRAFO: DESCONFIE DE TUDO, NEM EM MIM VOCÊ DEVE ACREDITAR… ACHEI ISSO O MÁXIMO… GOSTO DISSO TAMBÉM…

  • Cláudia

    Oi,moro no Sul do país,estou utilizando o método MR a vários meses,eliminei 6 k,e me sinto muito bem.Aqui na minha região não tenho encontrado o queijo cottage,será que não é comum por aqui?gosto de variar o cardápio e esta é uma opção que ainda não encontrei por aqui! Abraços!!!!

    • Claudia! Pesquise ali no campo de pesquisa sobre queijos, tenho certeza que você pode encontrar outros aí no Sul. Abraços!

      • ola tb gostaria de saber se aobpekeno almoCo posso continuar a tomar o batifo do herbalife .ja o tomo ha meses

  • Rebecca

    Olá,

    Você coloca algumas referências no seu texto, mas não divulga a bibliografia.
    Gostaria de saber se você poderia divulgá-las, assim podemos pesquisar também sobre as suas idéias revolucionárias.
    Sobre o consumo de Gordura, no final de 2013 a Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou a I Diretriz de Consumo de Gordura, talvez seja uma boa bibliografia para enriquecer o seu conhecimento. Ela contradiz em muitos aspectos o que você coloca, e em outros concorda.

    Obrigada

  • geys

    preciso de receitas gostosas, para variar não consigo ficar repetir refeição e estou com poucas opções. Onde posso procurar?

  • Miriam

    A materia é excelente. Nesse caso posso usar a gordura ou banha de porco para refogar?

  • abidiel

    gostaria de saber mais sobre a gordura de porco ou seja (banha) para cozinhar, aqui e dificil aoleo de coco!!!!!

  • abidiel

    ja iniciel o MR desde 15_08_2014 acho que vou concegui.

  • Tiago Prates Vigna

    Caro amigo,

    Eu posso substituir o óleo de cozinha / vegetal pelo GHEE para realizar frituras?
    Abraço!

  • sônia guerra

    pode-se tomar café ou chás?

  • Crispino

    Em relação ao Óleo vegetal é verdade, no entanto eu descobrir após a trabalhar com HERBALIFE, hoje em diante não utilizo mais óleo vegetal e sim só óleo de animal “PORCO”. Agradeço aos senhores por estas informações, no qual só confirma as minhas duvidas.

  • E sobre o óleo de amendoim que possui praticamente gordura monoinsaturada e pouquíssima poliinsaturada (ômega 6 no caso)?

  • Pelo o que eu estou vendo, partindo da suposição que os óleos de grãos fazem mal por terem Omega3 e Omega6 desbalanceado, me lembrei que grãos não são as únicas fontes de Omega3, os peixes de mares profundos tem Omega3, e observando isso, levando em conta que o óleo do peixe de mar profundo é mais saudável, há um certo indício de que hominídeos desceram das árvores e depois um grupo foi morar no mar, o que fortifica a Teoria do Macaco Aquático, temos menos pelos, temos uma membrana entre os dedos, a membrana entre o indicador e o polegar é mais acentuada, coisa que muitos primatas não tem, podemos controlar o fôlego, coisa que outros primatas não podem, andamos bem eretos, resultado de espichar o corpo pra respirar fora d’água e ainda podemos guardar uma reserva de gordura maior que os outros primatas, a gordura indica clima frio ou águas frias. Tudo isso mostra que os primatas desceram das árvores, foram pro mar e nós saímos do mar, enquanto que outro grupo pode ter se aprofundado mais no mar, ou seja, evoluíram pra serem mamíferos aquáticos. Existindo ou não humanoides aquáticos, nossos ancestrais obtiveram óleo dos peixes, e acredito que é por isso que óleos de peixes é muito mais saudável.

    • Bruno, quando uma afirmação é fantástica, exige evidências fantásticas para ser comprovada. Acredito que, afirmar que formos morar no litoral ou que nadar pode ter tido uma influência na nossa seleção natural, é uma coisa mais plausível, mas a idéia de que um ancestral se tornou um humanoide aquático e então saiu do mar novamente, vai contra tudo que se sabe de biologia moderna. É contraintuitivo e anticientífico. Na dúvida, procure evidências e o ceticismo científico. Abraços!

  • Hugo

    Sabe o que dá mais medo… as teorias sobre o que faz mal ou não mudam a todo momento. Todo os anos os cientistas desmentem uma “verdade absoluta”.
    O ideal, na minha humilde opinião, é ter bom senso ao consumir produtos industrializados e procurar consumir mais alimentos “in natura”.

    • Sim, Hugo. O paradigma evolutivo é um porto seguro pra quem não quer servir de cobaia pra alimentação moderna =)

  • Julio

    Obrigado Geosh!cozinhei minha vida toda com oléo de soja/girassol mas agora vou parar tenho uma pergunta posso fazer frituras com banha de porco ? Obrigado!

    • Julio, eu acho mais sensato usar gorduras saturadas pra frituras. Não frito nada por imersão, entretanto. Acho desnecessário. Abraços!

  • Matheus

    Oi Geosh Posso Comer aqueles nuggets/pepitas assados no forno gosto muito deles belo artigo =D

    • Matheus, eu evitaria por causa da farinha de trigo, mas acho que é uma alternativa melhor assar do que fritar por imersão, com certeza!

  • José

    Olá Geosh vi que a gordura polinsaturada é o que faz mal então posso comer quantas gramas de polinsaturada ou é melhor comer 0 gramas obrigado

    • José, dizer que a gordura polinsaturada faz mal é simplificar a coisa de maneira irresponsável. A gordura polinsaturada pode fazer mal se tiver omega 6 em excesso ou for utilizada pra frituras em altas temperaturas. Porém, a gordura polinsaturada, principalmente a rica em omega 3, são essenciais e fundamentais para uma boa saúde!

  • Laura Raquel

    Muito interessante estou absorvendo muito conhecimento ,agora vou colocar em prática

  • Desde ontem que falei pra minha mulher que não iriamos utilizar o óleo de cozinha, de momento o motivo não tinha explicação mas eu sentia que não faz bem por isso por me mesmo decidi não utilizar mais o óleo… Carne apenas é cozida com temperos naturais nada de química, todo o tipo de comida somente com temperos naturais!! Me preocupo muito com minha saúde e da minha família!!

    Recentemente troquei o café pelo leite, agora meu café da manhã é dois pães com queijo e manteiga e copo de leite, o queijo e derivado do leite e a manteiga também!! Mas como o leite já tem muita gordura estou pensando em eliminar a manteiga!!

    • A gordura, principalmente natural(manteiga, queijos, ovos, azeitonas, azeite extra virgem sem esquentar, abacate, etc), são essenciais, Marcos. Dê uma boa lida nos artigos. Abraços!

  • Dani

    Então posso fazer as refeiçoes com o oleo que sai do bacon e com manteiga?
    A manteiga aviação é a correta, tenho duvida quanto a manteiga.

  • Martins

    Olá, li diversos comentários, não li o livro, não sou adepta de nenhuma linha / dietas, concordo com quase tudo, mas o melhor na minha opinião é usar o bom senso para o que pode ser bom ou ruim, que para emagrecer ou manter uma vida saúdavel o melhor é procurer comer alimentos saudáveis, diminuir frituras, evitar empaturrar-se de lanches, e alimentos industrializados. Sem neuroses, se permitir comer às vezes algumas delas(porque não?) , e execitar o corpicho, se não der para ir academias, andar (o que faço muito), etc.. e ser feliz.
    Ah entrei aqui porque queria saber sobre óleo de amendoim, meu sobrinho usa em dieta para engordar. Abraços

  • Eden

    É complicado né, Geosh? Tem quem prefira fechar os olhos conscientemente, pra não ver o tamanho do problema. Só que alienação não é inocência e nem gera imunidade.

  • Pétrickson

    Eu canso de falar pra minha mãe da merda que estamos comendo aqui em casa, margarina, oleo de soja transgenico,embutidos, usa panela de aluminio etc, mas ela n liga, acha q to louco, ela prefere ficar no facebook e acreditar em tudo q a mostram…

    • Allan Pôu

      Quanto a panela de aluminio, ela pode ser segura se tiver dioxido de aluminio. o que é isso? quando a panela tem um pouco de uso começa a se formar uma crosta feita do proprio aluminio que isola o aluminio da panela e impede sua absorção pela comida, pra saber se sua panela tá protegida basta olhar o fundo dela contra a luz e notar um reflexo colorido… agora se sua mae costuma cozinhar com vinagre, limão ou qualquer outro agente ácido exposto a calor, essa proteção é removida e vocês voltam a correr perigo.

      • Pétrickson

        só azeite de oliva e oléo vegetal de soja( outr lixo transgênico)

        • Allan Pôu

          Na verdade não há problema no oleo de soja, desde que usado moderadamente. O problema é que as pessoas com péssima dieta costumam ingerí-lo em extremo excesso. Ele está em bolos, biscoitos, margarinas, salgados, pastéis, batata-frita… e sempre em sua forma mais oxidada, um bom oleo de soja prensado a frio é rico em gorduras monoinsaturadas saudaveis.

          • Pétrickson

            http://www.laizquierdadiario.com/Glifosato-soja-y-los-numeros-del-cancer

            ta em espanhol mas o google traduz, procura o documentário “o mundo segundo a monsanto” procure saber sobre os transgênicos e o episódio sobre os PCBs na década de 50 q a monsanto dizia ser seguro

            detalhe: a bayer(vende medicamentos de combate ao cancro) comprou a monsanto por fodendos 66 bilhões de dólares

  • Allan Pôu

    Na minha opinião é tranquilo consumir esses ômega6 de oleo de soja de vez em quando, no meu caso, ponho uma colher de chá +/- na panela pra fritar 2/3 ovos. Ás vezes uso de soja, ás vezes azeite. Só não uso mais manteiga pq ovos já são uma das principais fontes de gordura saturada…

  • samuel oliveira

    azeite pode né?