Se Alimentar Para Emagrecer é Mais Caro ou Mais Barato? 5 Dicas Para Economizar MUITA GRANA!


economizeOlá!
Algumas vezes vejo e ouço pessoas reclamando: ¨Mas Geosh, se alimentar de forma correta é mais caro, blablabla…¨

AHAM! Pra cima de mim?  Eu estou tão acostumado a ouvir desculpas quanto estou acostumado a ver pessoas emagrecendo com sucesso e mudarem suas vidas e a maneira de vê-la. =)

Enfim, se você quer uma desculpa, me arrume uma dificuldade que não possa ser vencida com o empenho da inteligência e da criatividade.

Já essa história de que pra emagrecer precisa de gastar muito dindim é balela da brava. Não precisa ser assim. Na maioria dos casos dá pra ter uma alimentação emagrecedora MUITO SUPERIOR e gastando menos do que se gastava antes. Vou te mostrar o melhor investimento a longo prazo que você pode fazer.

1 – Pense local, sazonal e natural

Tudo que uma pessoa muito saudável precisa comer é comida de verdade. É bem provável que a maior parte que você precisa consumir seja produzido bem perto de você e não seja muito caro.

O que encarece alimentos geralmente é o transporte e armazenamento: Se uma noz ou castanha vem do outro lado do mundo, com certeza ela terá um custo mais alto do que um alimento equivalente que seja cultivado perto da sua casa. Se pra ter uma fruta exótica o ano inteiro ela precisa ficar o ano inteiro no congelador, quem paga a conta de luz é você. Agora, se tá na época do alimento x, bora comer!

Outra coisa que encarece os alimentos é o processamento e a industrialização. Ali você paga pela embalagem, pelo ¨beneficiamento¨, pelos corantes, aditivos e conservantes, pelo trabalho e lucro de todos os envolvidos na cadeia de produção.

2 – Sempre existe um substituto

O segredo para se substituir um alimento por outro, é pensar em quais nutrientes você tem naquele alimento e de onde poderá conseguir os mesmos nutrientes. Ou a mesma função. Se óleo de coco, por exemplo, é muito caro na sua região, Talvez o coco não seja(do ponto de vista dos nutrientes) Ou a manteiga possa substituí-lo(do ponto de vista da função).

No caso de grandes substituições, estudar um pouco sobre os nutrientes de cada alimento ou consultar um nutricionista sobre as mudanças é uma ótima idéia.

3 – O valor do alimento está na qualidade do alimento, não no preço ou no status.

dinheiroRolou uma propaganda enganosa na época das eleições, falando que se o candidato x ou y ganhasse, o brasileiro ia ter que comer menos carne e comer mais ovo. Essa é uma falácia de apelo à vaidade. Ela tenta fazer alguém acreditar em uma mentira apelando para o ego dessa pessoa.

Esquerda, direita, ou pelo meio mesmo, a política é uma rainha da falácia. Se baseiam na ignorância das pessoas sobre como de pensar de forma lógica. São pessoas se aproveitando da ignorância dos outros, por ignorância própria, inconsequência ou por maldade mesmo.

Enfim, a proteína em uma carne de panela barata é a mesmíssima da mais cara picanha. Talvez o ovo seja até melhor absorvido. O corpo não tá nem aí pro preço. Pelo contrário, as carnes mais nutritivas costumam as vezes ser vendidos por preços de banana. Figado, coração, mocotó, moela, pé de porco, por aí vai.

Se você viu o artigo sobre alimentação milenar, já aprendeu que os melhores alimentos que o ser humano tem comido há milênios em sociedades tradicionais com o melhor desenvolvimento físico, as vezes são feitos praticamente de graça, como é o caso do caldo de ossos ou do repolho que você compra baratinho e pode ser fermentado e virar um alimento que custaria um preço absurdo pelos benefícios.

Sem falar que quem planta tomate em casa come de graça um alimento orgânico que custa muito caro em supermercados de luxo.

4 – Economize nos óleos de cozinha

Frituras por imersão gastam uma grande quantidade de óleos vegetais de cozinha, além de não serem benéficos pra sua saúde, são completamente desnecessárias. você sempre pode preparar o alimento cozido, assado ou até mesmo fritá-lo com manteiga ou ghee em uma frigideira, salteando ao invés de matá-los afogados no óleo vegetal oxidado.

5 – Economiza-se muito ao fazer a coisa certa.

plantinhaQuando você tem gripes, resfriados, quem paga pelos remédios e pelo mal estar é você. Quando você tem ataque cardíaco, derrame, o plano de saúde paga parte da conta, mas quem se lasca, meu amigo, é você. Isso se você tiver plano né?

Isso sem pensar que, se adoecemos cada vez mais, os planos ficam cada vez mais caros. A medida que envelhecemos também.

Veja bem, eu pago plano de saúde por causa de possíveis emergências, e estimo que no mínimo 100 Reais desse valor, pago por causa da ignorância.

Se todos se cuidassem as vezes até a saúde pública dava conta. Mesmo de lado como está.

Se você tem diabetes, problemas nas articulações, dificuldade pra se locomover, indisposição, cansaço, é demitido por baixa performance ou por invalidez, é o seu bolso que é afetado.

Cuide da sua saúde e do seu peso de forma natural e você economiza: articulações, shakes emagrecedores, remédios, suplementos, termogênicos, produtos milagrosos de beleza e muita muita dor de cabeça.

Saúde, tempo e bem estar valem muito mais do que dinheiro.

Sobra energia até pra planejar como aumentar a sua renda pra poder viajar mais, talvez até ir pra algum país distante…

Conhecimento é talvez o bem mais valioso que o ser humano pode ter, ali, do ladinho do amor =)

Geosh.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

  • mauricio

    boa noite comprei o livro e ja perdi 19 kilos sou muito grato ao rodrigo e a vc geosh
    poderia me tirar uma duvida por favor a farinha de batata de yakon pode usar no lugar do xarope ?

    • Acredito que sim, Maurício. Mas tem que se levar a questão da quantidade de frutose em consideração. Abraços!

      • ultraman2000

        Estou tendo duvidas quanto as carnes
        Aqui perto de casa e muito dificil achar alimentos naturais
        pode comer as carnes de supermecado mesmo ou nao sao tao boas quanto as naturais?
        dia de domingo aqui perto tem uma feira
        como saber se os alimentos de la sao naturas?

        • Luis, a melhor estratégia é perguntar, procurar saber de qual fazenda/frigorífico a carne vem, etc. No geral o gado no brasil costuma ser alimentado com pasto, o que é uma coisa muito boa =)

          • ultraman2000

            Muito Obrigado pela resposta,a maioria dos açougues do brasil entao sao de vacas de pasto?
            estava doido ja pois estava pensando que as de todos os açougues eram criadas a base de graos.

          • Sim. Mas vale sempre perguntar e confirmar, uma vez que eu não vi ainda um estudo que confirme isso.

  • Samuel Luiz

    Olá, eu quero fazer uma pergunta, se puder me responder, grato desde já. Enfim, minha altura é 1,63, já meu peso é 56kg, e tenho 11 anos, preciso emagrecer? Ou é só paranóia mesmo??

    • mauricio

      ai samuel da uma olhada nessa tabela http://www.gastroclinica.com.br/imc_tabela.asp

    • Samuel, pra fazer qualquer mudança na sua alimentação vc precisa consultar o seus pais ou responsáveis. Seu português é muito bom! Não acho que o mais importante é o peso, mas a saúde. Dito isso, acredito que você possa se beneficiar muito de uma alimentação baseada em comida de verdade, evitando farinhas e açúcares e praticar atividades físicas, brincar, etc. Comece a cuidar cedo da sua saúde e você terá uma vida looonga e supersaudável pela frente =) Veja com seus pais o artigo da nutrição milenar.

  • Lilian

    Foi dito no livro que devo comer de uma a duas frutas no período de emagrecimento. No entanto, após chegar ao peso ideal, qual a quantidade diária de fruta que devo ingerir?

    • Lilian, acredito que fica a seu critério. Basta observar se estão interferindo no seu emagrecimento, nos seus mecanismos de fome ou nos resultados dos seus exames. No meu caso, optei por manter uma quantidade de frutose menor no dia a dia (geralmente como uma fruta grande e com mais frutose e alguns limões), mas não me preocupo muito na verdade, pq não como açúcar no meu dia a dia e raramente saio da linha com frutas, quando saio, não me preocupo =)

      • Lilian

        Quero agradecer pela resposta. Após ler quase todos os artigos do site, decidi não ingerir frutas na minha fase de emagrecimento e nem após. Não gosto de frutas e descobri que posso obter os nutrientes através de legumes e verduras. Obrigada.

        • Por nada, Lilian! Eu particularmente considero que a melhor alimentação possível é bastaaante rica em verduras e legumes. O Dr. Souto sei que tem uma visão parecida, embora eu tenha a impressão que outras pessoas na comunidade low carb negligenciem um pouco os legumes e verduras =)

          • yu suke

            olhando o site do dr souto
            vi que nao afeta tanto o fato dos animais serem criados com pasto ou com graos.ainda assim sao melhores que oleos vegetais e melhores ate mesmo que arroz e feijao(se eu estiver errado me corrija).
            no caso das carnes(ate conseguimos encontrar , mas e complicado),no caso dos frangos(encontramos facilmente frangos caipiras e ovos que e uma maravilha),porco(quase impossivel encontrar naturais) e pode ter um custo muito alto optando apenas por alimentos organicos e peixes do mar sao caros(com exceçao da sardinha)naturais(eu nao possuo condicao financeira)
            uma duvida:tilapia e um bom peixe para consumir,ou e criado em cativeiros?se for criadas em cativeiro,peixe tbm tem mais omega 6 do que omega 3?

          • Yu, não sei te falar da composição da ração da tilápia, mas a maior parte é sim criada em cativeiro. Portanto, desconfio que interfira. Já gado de pasto ainda temos em booooa quantidade no brasil =) Prefiro o termo óleo de cozinha do que óleos vegetais, uma vez que o azeite e o óleo de coco são vegetais e são ótimos =)
            Abraços!
            Geosh

  • Mirtes

    Mandou bem Geosh, como sempre.
    Vamo que vamo, sem mimimi
    Beijão querido!

    • Vamo que vamooooooo!

  • Só sei de uma coisa: depois de meses seguindo uma alimentação natural, com comida de verdade, minha conta no supermercado caiu bastante!!!!

    Preciso de uma orientação Geosh. Não consigo mais emagrecer!!

    Preciso realmente de esclarecimentos!

    Obrigada

    • Fico feliz que esteja economizando, Gô! Uma determinada alimentação e rotina só nos leva até um determinado ponto. Se o peso e as medidas pararam de cair, é hora de refinar essa alimentação e talvez a rotina de exercícios pra que a gordura continue indo embora =)

  • Minha alimentação diária será que está correta?

    MANHÃ: 2 ovos, queijos, pouco café e 1/4 de abacate (com adoçante);

    10hs: 300ml de Kefir de leite, 50gr coco seco fresco;

    12hs: Carnes (cortes mais baratos: costela, músculo, acém, porco, torresmo…), frango,
    peixes.
    Legumes e verduras (de baixo carboidrato).
    para cozinhar: Manteiga, banha de porco, óleo de coco e azeite.

    15hs: Sementes/castanhas(pouco)
    Queijo, 300ml kefir de leite, 50gr de coco.

    18hs: Sardinha com cream cheese de kefir,
    ou repito o almoço.

    Procuro sempre alimentos naturais.
    Geosh, gostaria de saber porque não consigo mais emagrecer!!

    Obrigada pela atenção.

    • Gô, eu desconfiaria do kefir de leite e dos queijos, embora sejam alimentos absolutamente maravilhosos(kefir de leite é um alimento sem igual), pode ser que o leite utilizado cause uma reação alérgica, ou pelo tipo de proteína presente(depende da genética da vaca) ou pela pasteurização. Faça um teste, e se voltar a emagrecer, pense em como substituir os nutrientes ou teste as quantidades de kefir pra descobrir quanto kefir você pode comer sem atrapalhar, se atrapalhar. Também acho que dá pra incluir um juicing na sua alimentação em um dos lanches =)

  • Orlando

    Bom dia Rodrigo, comprei seu livro tem uns seis meses, de quatro meses pra cá tenho feito o que nos recomenda. Inclusive a cetose. Agora não entendo o que acontece em meu corpo. Quando comecei minha cintura era grande e eu pesava em torno de 114 quilos, hoje depois de quatro meses de dieta, abolindo açucares e glutem e frituras continuo com os 114 quilos, porém minha cintura diminuiu. O que poderia ser? O que esta faltando fazer? Ou, o que estou fazendo de errado?

    • Orlando, você provavelmente não está em cetose. Você provavelmente perdeu gordura(essa diferença na cintura) Mas em 4 meses já era pro peso ter baixado também. Provavelmente tem algum alimento interferindo no seu emagrecimento.

  • Adrielle

    Uhuuul! Eu disse que Vc é fera né! A partir do momento que, lá em casa, mudamos pra alimentação estilo EDV, a economia foi incrivelmente, reduzimos demais os gastos! Embalagens então, nem se fala!
    É muito mais barato, tanto a curto prazo quanto a longo. E o prazer de ter saúde e não precisar gastar c/ farmácia e médicos é fenomenal!

    • Verdade, agora que vc falou, realmente. O lixo aqui em casa reduziu muito mesmo, nem parei pra pensar nisso. Tenho um única lixeira média em casa e ela só enche rápido quando vai gente pra lá e leva embalagem de leite, suco, pizza e companhia =)

  • Joice Ruthes

    Comprei o livro hoje mas já acompanho o emagrecendo de vez a algum tempo.
    Estou apenas com dificuldades em acompanhar o programa pois sou vegetariana e não me alimento de nada de origem animal. Vocês tem alguma dica pra vegetarianos?

    Obrigada

    • Joice, se você não consome ovos, fica bem difícil. Talvez seja uma alternativa remover o açúcar, o trigo e outros carboidratos densos e glicêmicos, trocar o arroz branco pelo parboilizado e o feijão pelo feijão preto ou pela lentilha, devidamente preparados deixando os de molho antes de cozinhar.

  • Joice Ruthes

    Então Geosh, eu não estava me alimentando com nada de origem animal. Estou tentando abrir uma exceção para alguns alimentos como ovos e queijo. Não é fácil, mas quando se está acima do peso e queremos perder peso temos que fazer algumas escolhas.

    • Sim. Acho que o mais importante é que combatamos a prática de maus tratos dos animais. Para que eles tenham uma vida natural e um abate indolor. Existe uma grande oportunidade de negócios e de marketing em produzir alimentos mais saudáveis e com um tratamento respeitoso e natural com os animais. Existe inclusive a oportunidade de termos a agricultura familiar reestabelecida assim. Por exemplo, o consumo de ovos caipira, queijo artesanal. Espero que mais e mais empreendedores se acordem pra essa realidade aqui no Brasil. Acredito que até que tenhamos desenvolvido formas melhores de criar proteínas completas, esse é um caminho mais realista e uma melhor alternativa.

      • ultraman2000

        ovos e carnes nao caiprira,mas sim de supermecados
        fazem mal
        nao consigo encontrar alimentos naturais
        por favor me ajuda!

        • Luis, acredito que, no caso dos ovos, os caipira são mais saudáveis e nutritivos. Quanto as carnes, a melhor estratégia é perguntar, procurar saber de qual fazenda/frigorífico a carne vem, etc. No geral o gado no brasil costuma ser alimentado com pasto, o que é uma coisa muito boa =)

          • ultraman2000

            mas as outras como ovos nao caipira e carnes de açougue msm fazem mal?
            e a carne friboi?ela e natural?

  • lucivalda

    Só uma dúvida sobre os queijos, quais queijos posso comer no meu estou fazendo tudo super certo porém só emagreci 2kg
    em um mês, Será que é por Causa do queijo minas e o iogurte natural caseiro? Coco seco pode comer?

    • Lucivalda, eu prefiro o queijo artesanal feito com leite cru, se não me engano é canastra. Pra algumas pessoas os laticínios são realmente problemáticos, aí vale a pena fazer um teste de duas semanas e ver se tem resultados. Se tiver, então vale a pena rever nutricionalmente a alimentação pra suprir o que o leite/queijo supria antes. Abraços!

  • Lavinia

    Olá, gostaria de saber se o livro ainda está com o desconto (97 reais), e se ele ainda está disponível, pois já até imprimi o boleto…

    • Lavinia, lembrando apenas que o livro é eletrônico, ele está sim! Vamo que vamo!