Açúcar x Gordura: O Que Escolher?

??????????????????Geosh aqui!
Eu praticamente não assisto TV aberta. Com o tempo extra, dá pra fazer coisa muito mais interessante. Ver uma série inteligente, visitar alguns sites mais interessantes, ler um livro, etc. Praticamente qualquer coisa é mais produtiva.

Mas a TV ainda é um meio de comunicação muito poderoso e geralmente sempre fico sabendo através de algum leitor aqui do site sobre algo que aconteceu na TV, etc.

A bola da vez é um documentário da BBC que foi exibido no Fantástico ontem. A história foi notícia internacional no comecinho do ano. Esse documentário tem alguns pontos interessantes, porém é pobremente embasado cientificamente em algumas decisões e afirmações. Justamente nas afirmações que mais ¨Assustam¨.

O Resumo da Novela

Os irmãos gêmeos foram colocados em dietas altamente restritas em gordura(zero fat) ou em carboidratos(zero carb). Daí a minha implicância com o termo Low Fat ou Low Carb: Os termos passam por ¨simbiose¨ aos leigos a idéia errônea de que: Como numa dieta restrita em gorduras você pode CORTAR todas as gorduras, numa dieta restrita em carboidratos também pode CORTAR todos os carboidratos.

Isso é inviável, desconfortável e contraprodutivo. Esse é um péssimo erro em relação à dieta, que poderia ter sido mais balanceada com fontes inteligentes de carboidratos como legumes e verduras em abundância.

Como o irmão que só comeu gorduras não comeu um mínimo de carboidratos necessários pelo menos pra se adaptar totalmente(pode-se levar meses para um ser humano saudável se adaptar completamente a uma dieta SEM carboidratos), isso fez com que ele tivesse uma performance pior em testes físicos e mentais. Na verdade, sem nenhum carboidrato me surpreende que ele tenha conseguido sair da cama, hehehe.

Até aí tudo bem. Considerando que ele não comeu nenhum carboidrato, podemos dizer que ele teve uma adaptação fenomenal!

gemeosAí vieram os testes de saúde e ele supostamente se deu mal. O que não foi verdade. Nenhuma alteração de colesterol. Glicemia dentro dos índices normais de 5,1mmol pra 5,9mmol. Uma variação perfeitamente normal e plausível inclusive de um dia para o outro. O médico afirmou que ele estava pré-diabético. Porém, se uma dieta restrita em carboidratos melhora os indicadores de diabetes(1), é logicamente improvável que numa dieta SEM carboidratos esses indicadores piorem. Ainda mais perdendo peso.

Ele também perdeu mais peso 4kg enquanto o Irmão Low Fat perdeu 1,5kg. Porém foi dito que o peso que ele perdeu era em parte massa magra. Porém, o aparelho utilizado mede apenas o percentual de gordura, não faz distinção entre massa muscular e água, por exemplo.

No fim a conclusão dos dois é de que o problema é o consumo de gordura associado ao do açúcar, e que devemos comer mais comida de verdade e evitar o consumo de alimentos processados. A conclusão não é nada mal. Nada mal mesmo.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

E agora? Gordura ou Açúcar?

Porém, se não vamos combinar gordura e açúcar, vamos comer mais açúcar? Vamos comer mais gordura? Biscoitinhos low fat ou picanha? haha!

Se for verdade que dá pra ficar sem engordar numa dieta low fat, ótimo! Acredito que O EmagrecerDeVez não existiria se isso fosse tão verdade assim, heheh. Mas e a saúde?

O que a melhor ciência do mundo diz é que o açúcar é ruim e que as gorduras não fazem mal. Aliás, o açúcar parece estar diretamente ligado aos problemas de coração(2), enquanto as gorduras saturadas foram consideradas seguras. Ambos estudos são revisões sistemáticas e meta análises de milhares de estudos científicos. Resumidamente, é o maior nível de evidência científica possível, sem BALELA.

Eu vou continuar evitando o açúcar, cereais, grãos, bolos, biscoitos e massas. E você? Deixe o seu comentário!

Dr. Andreas Eendfeldt, Médico sueco que participou com a gente aqui em um podcast escreveu na época um artigo muito esclarecedor a respeito. Dr Souto escreveu também na época e agora novamente. Vale a pena conferir!

Diga NÃO às Balelas! Questionem tudo e todos sempre!

Geosh.

  • Maristela

    Eu não vi a reportagem, mas ouvi comentários no trabalho hoje, e percebi como as pessoas acreditam em tudo o que lhe enfiam guela abaixo, é triste ver as pessoas entregues a ignorância. O conhecimento é o melhor alimento. Obrigada a todos que nos mostram a verdade por traz dessas balelas.

    • Verdade, Maristela. As pessoas condenam tudo sem realmente parar pra pensar e questionar. O pior de tudo é que isso tem um impacto muito negativo no mundo e na nossa realidade.

  • Daniel

    Sorte que a audiência do Fantástico é bem inferior do que há uns 10 anos atrás! Portanto, menos pessoas a serem iludidas!
    Eu também nem vi o programa não!

    • Esses dias vi uma teoria de que a TV, mesmo vindo depois, acaba antes do que o Rádio, Daniel. Quando assistirmos tudo que quisermos via internet, ainda teremos rádio nos automóveis e etc. Tomara, hehe!

  • Cristina costa

    Tô contigo Geosh….

    • Tô contigo Cristina! =)

  • VIVIANE

    Nem vi, a anoos que não vejo tv, só besteira e manipulação pra gente comprar mais porcaria e consequentemente mais remédios!!!
    O fato é, gorduras de qualidade associada a legumes, folhas e proteínas, é a receita mais inteligente tanto pro corpo quanto saúde. Já o açúcar associado ao que for, só faz mal. É triste dizer isso, adoraria dizer que gordura faz mal e açúcar faz bem(sou praticamente uma formiga rs), mas não é verdade, não adianta se iludir.

    • Sim, esse foi o ponto que mais faltou ficar claro na reportagem. Mas, vamo que vamo, Viviane!

  • Eli

    Simpatia Chico Xavier
    Primeiro passo – Sempre as quartas-feiras prepare meio copo de água,

    e dentro da água, coloque grãos de arroz correspondentes à quantidade

    de quilos que deseja perder. Exemplo: Se deseja perder 10 Kg, coloque

    dentro da água 10 grãos de arroz.

    Alerta: Não coloque mais grãos do que realmente precisa, pois os quilos

    que você vier a perder serão recuperados.

    Segundo passo – Na noite da quarta-feira em que fez a simpatia você deve

    beber a água em que os grãos de arroz se encontram, e deixar os grãos

    intactos dentro do copo, depois de beber a água você deve completar

    novamente com meio copo de água.

    Terceiro passo – Na quinta-feira, segundo dia da simpatia, você deve

    beber a água do copo logo pela manhã em completo jejum. Após beber a

    água complete novamente o copo com mais meio copo de água.

    Quarto passo – Na sexta-feira você deve beber a água e junto com ela

    os grãos de arroz, e assim passar para próximo passo da simpatia para

    emagrecer.

    Depois de seguir o ritual do copo, você deve criar cartas escritas a mão

    correspondendo ao número de quilos que deseja perder. Se desejar

    emagrecer 10 Kg, precisa escrever 10 cartas. O conteúdo da carta é

    simpatia que você acabou de ler.

  • roberta

    Olá Geosh,
    Ainda buscando o tratamento para constipação intestinal. Sinto melhoras relativas à medida que os dias passam, a banana verde não me ajuda mesmo tomando pouco, mas percebo alguma melhora com o leite de coco e agar agar. Pensei em usar chia e psyllium. O que você pensa destas fibras? Obrigada.

    • Chia é uma semente bem interessante! Ela, a linhaça, e a semente de abóbora e girassol são realmente nutritivas. Vale o teste sim, Roberta!
      Disponha sempre =)

  • Milene Elisabeth R. Trapé

    Já disse e vou repetir. Continuo achando que o equilíbrio é fundamental.

    Rodrigo, gostaria de saber se é mito ou verdade que, bicarbonato de sódio com água e limão tomado todos os dias é bom para a saúde. O que ouvi foi : Devemos tomar todos os dias uma limonada sem açúcar ou adoçante, com uma colherinha de café de bicarbonato de sódio. Isso procede ??

    Aguardo o retorno, obrigada.
    Att
    Milene.

  • eduardo

    Geosh, mudando de saco pra mala, CRIEI MEU 80/20 MÁGICO!

    70-80% da minha alimentação (4 refeições diárias) continham maioria de carbs.
    Hoje os carbs são apenas 70-80% (1 refeição/dia – totalmente liberada).
    Este método é o máximo que consigo me aproximar dos 80/20.

    Associando isto com alguns exercícios de FORÇA, acha que posso ter algum resultado?

    • eduardo

      ERRATA: Onde eu digo que hj são 70-80% de carbs, na realidade são 20-30%

      • Eduardo, Acredito que possa ter sim. Veja o meu artigo de amanhã. Abraços!

  • Rosangela Cristina

    Olá. Eu vi a reportagem. E achei algumas coisas muito mal explicadas. Por exemplo, como Geosh frisou, o baixo rendimento do irmão que não consumiu açúcar e nem carboidratos, como se o açúcar fosse o grande “salvador” para evitar esse baixo rendimento (entendimento: “coma açúcar e você será o bam-bam-bam da vizinhança”). Outra coisa que me deixou preocupada, uma vez que trabalho na área da saúde pública, foi imaginar que muitas pessoas, principalmente aquelas que já são diabéticas, entenderem que poderiam voltar ao consumo de açúcar ou de carboidratos de forma indiscriminada, uma vez que foi dito que o irmão que consumiu mais açúcar não teve a glicemia alterada em nenhum momento e o que consumiu mais gorduras chegou a ser considerado “pré-diabético” (entendimento: estão vendo? qualquer pessoa pode consumir açúcar, que ele não altera em nada a resposta da insulina). No fim, eu achei que eles foram muito parcimoniosos quanto às explicações sobre a perda de peso. Não sei se foi impressão só de minha parte, mas parecia que eles não estavam muito felizes em ter de dizer que o irmão consumidor de gorduras perdeu mais peso que o irmão formiguinha. Então, era melhor não entrar em detalhes e em muitas explicações. Estou com Geosh: na dúvida, continuo com a certeza do bem-estar adquirido. Nada de massas, grãos, açúcar, alimentos processados. Meu intestino e toda a minha saúde agradecem…

    • Poisé, Mariana! Por mais que mais e mais pessoas se tornem conscientizadas a cada dia, no final das contas quem continua leigo sofre mesmo o risco de acabar sendo prejudicado pela informação meio-dada. Nada como estudar e libertar sua mente de conceitos antigos pra evitar esses riscos, né? Um abraço!!!

  • Mariana

    Eu nem assisti a reportagem já vieram me questionar na segunda feira, sem saber do que se tratava confirmei e deixei para la, agora nem já esclareci para quem veio me questionar. Faz todo sentido esse lance, e tbm vou continuar evitando carboidratos processados e açucar!!! 7kg menos…

  • Mariana

    Ah! tbm tive que me adaptar… chocolatra de natureza fiquei 21 dias contados no calendário sem açucar nenhum… mas ae veio a tpm e acabou com tudo… estou mais calma e aguentando infinitamente a fome tbm, isso tem a ver com a alimentação??? adorei esse novo estilo de vida… e conseguirei no próximo ciclo ficar sem o cacau… abçs

    • Sim, Mariana! Nos nossos raos sobre insulina e comer de 3 em 3 horas frisamos bem isso, a fome que sentimos depois de carboidratos densos é mais um efeito de abstinência pós droga do que qualquer outra coisa. O normal é não sentir essa fome avassaladora no dia a dia.

  • Victória

    Oi!Tudo bem?Eu não sei bem para onde enviar as nossas dúvida, por isso vou pô-las mesmo aqui(espero que não se importem!).
    É o seguinte: quando saímos da dieta voltamos a comer normalmente ou vamos aumentando a ingestão calórica gradualmente?E como evitar o efeito platõ? Eu faço um cheating-day por semana, isso basta para evitar o efeito platô?
    Desde já,
    obrigado!

  • Pollyanna

    Olá Geosh!
    Geosh gostaria de saber o feijao engorda? vi na embalagem que tem carboidrato, No almoço podemos misturar a salada junto ao feijao sem comprometer a alimentaçao saudavel?

  • Juliana

    Geosh, boa noite! =)
    Tenho lido muito sobre a dieta low carb, e tem me fascinado tudo que ando descobrindo. Porém me bateu uma dúvida. Tenho visto o Rodrigo falar que, as vezes, ele sai da risca (um dia ou outro por algum evento, ou algo do tipo) mas que não se preocupa pois logo volta pra rotina dele… isso é valido? Pq gosto muito de chocolate, e geralmente em festas não consigo ficar sem comer docinhos ou coisas do tipo… consegui emagrecer, mas infelizmente não foi pela low carb, pq eu não sabia da existencia da mesma… dai tenho medo de voltar a engordar. Espero por resposta, posso em datas excepcionais sair da dieta? e com que frequencia? =)

    • Sim, Juliana! O dia de folga te proporciona uma série de benefícios hormonais e é uma chance de analisar os hábitos e ver quais vc realmente precisa, quais quer manter, etc. Temos alguns artigos sobre o dia de folga. Abraços!