Emagreça Comendo Chocolate! Jornalista Publica Estudo BALELA e Engana a Mídia.

johnPegadinha do malandro! iéié!!!! Aqui é o Geosh.

Johannes Bohannon, Ph.D é um doutor em um instituto que não existe.

Na verdade John(o  nome verdadeiro do cara aí na foto) é o jornalista que publicou um estudo duvidoso, de propósito, se passando por Johaness, para demonstrar como a mídia é descuidada e vulnerável ao analfabetismo científico.

O estudo saiu em grandes portais pelo mundo e até aqui no brasil. Foi assunto de programa de tv e foi até publicado em revista.

Esse analfabetismo engana muita gente todos os dias, achei uma delícia ver o descuido exposto assim.

Isso fará todos os enganados pensarem duas vezes antes de acreditar no que dizem por aí ou saírem dizendo as coisas por que “falou na tv”, “li na revista” ou pior, “vi no facebook”, hehe.

O homem que enganou milhões de pessoas com um estudo científico forjado

O estudo foi realmente feito, e foi assim:

Os participantes foram divididos em 3 grupos;

1 Grupo de controle, continuou comendo normalmente;

1 Grupo numa dieta baixa em carboidratos;

1 Grupo numa dieta baixa em carboidratos + uma barrinha de chocolate amargo por dia;

Os dois grupos numa dieta mais baixa em carboidratos emagreceram, e os que comeram chocolate, emagreceram 200g(10%) a mais.

Até aqui tudo certo, beleza, parece mesmo que o chocolate amargo em pequena quantidade não atrapalha a emagrecer, como já acreditávamos. Pode até que ajude. Mas e aí, qual o pulo do gato?

Mordendo a Isca

chocolateO estudo foi feito com 15 pessoas, só 5 comeram chocolate. Ou seja, um grupo tão pequeno de pessoas emagrecer um pouquinho a mais cientificamente e estatisticamente não significa quase nada, não quer dizer que é verdade.

Resumindo:

Quanto mais gente comer chocolate e emagrecer 10% a mais, mais provável que o chocolate ajude a emagrecer de verdade.

Quanto menos gente comer chocolate e emagrecer 10% a mais, menos provável que seja verdade.

A maioria das pessoas não sabe disso. aparentemente, nem boa parte da mídia. Mas a galera sequer contatou o tal doutor pra ver se ele existia. O instituto que ele criou é só uma página na internet.

O jornalista fez um press release no site desse instituto de isca, o que que a mídia fez? Editou o press release e correu pra publicar as manchetes:

IÉ IÉ GALERA! COMA CHOCOLATE TODO DIA E EMAGREÇA 10% MAIS!!!

Hahahahahaha! – Tô rindo aqui, mas é trágico. Manipulação estatística é arma na mão de quem quer vender uma idéia ou fazer um estudo “dar certo”.

O Analfabetismo Científico.

Vivemos numa sociedade completamente dependente de ciência e tecnologia onde ninguém sabe nada sobre ciência e tecnologia.Carl Sagan.

A maioria das pessoas são analfabetos científicos, ou seja, elas não sabem como a ciência funciona ou quais regras deveria obedecer.

Isso é um perigo enorme, por que nos expõe a tipo de superstição e enganação. Foi isso que nos expôs ao medo dos ovos e da gordura saturada.

Onde não há conhecimento, há medo, injustiça e manipulação.

Mas a parte boa é que as regras científicas que precisamos aprender para pelo menos começar a nos defender das mentiras são bem simples. Listei nesse artigo sobre como se tornar uma pessoa difícil de ser ludibriada. Boa Leitura!

Abraços!
Geosh.

Principal Referência

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

  • adriana.

    Ola, estou fazendo tudo certinho e nao estou conseguindo mais emagrecer!

    • Adriana, você está acompanhando seu peso E medidas? está fazendo o dia de folga? mudou alguma coisa recente na alimentação? Talvez alguma dessas perguntas te ajude a solucionar esse mistério. Abraços!

  • Rodrigo Ramos

    Olá Geosh! É perfeitamente compreensível quando você diz rir enquanto lê esse tipo de notícia… Isso é normal em pessoas que gostam de exercitar o “Senso Crítico”, tem o ceticismo no DNA e não se deixam levar por essas “lendas urbanas”. É o nosso querido “Carl Sagan” fazendo escola. É isso aí… Parabéns!!!

    PS: Cuidado… Se chupar manga, não beba leite!!!! rsrsrsrsrs…

  • Antonia

    Olá Geosh! Tudo bem? Gostaria que você me indicasse um bom óleo de coco extra virgem brasileiro, pois tenho medo de comprar qualquer um, e ser refinado.

  • Mirtes

    Mais um da série: “Seria cômico se não fosse trágico”.
    Quantos leram o artigo e não sabem que é furado?
    O que é pior, sacanagem para ganhar dinheiro ou sacanagem para ensinar a não acreditar em sacanagem?…
    Bom mesmo seria o fim de toda sacanagem, né?
    Beijo Geosh

  • Olá Geosh, o pior é que essas mentiras iludem as pessoas que sofrem profundamente com excesso de peso, mais do que má fé é desumano enganar o próximo para se auto promover e ganhar dinheiro em cima do sofrimento do próximo.

    Esse jornalista alertou muitas pessoas.

    Obrigada por compartilhar está informação importante.

    • Sim, Flávia. Trabalhando na internet nós temos uma oportunidade única de tentar ajudar nesse sentido. Abraços!

  • EUNICE BORGES

    GEOSH; O QUE E MESMO O DIA DE FOLGA

    • É um dia na semana que vc tira pra comer a vontade,os alimentos que no geral atrapalham no emagrecimento, Eunice. Temos uns artigos a respeito =)

  • o pior é que o povo acredita, e se deixa ser manipulado pela mídia.
    já vi cada coisa, que parece incrível não é só na área de emagrecimento mais em geral.

  • Ola Geof. Comecei a uma semana o MR. Estou tendo várias dúvidas após ler artigos e vídeos. Já li o livro. Entendi que tenho que dividir 5 a 6 refeições mas que não tinha de contar calorias. Mas num dos vídeos diz sobre comer alimento que devo evitar dentro limite diário carboidrato?? Também estou tendo dor de cabeça, pressão está baixa. Tomei água com sal mas acordei com a mesma. Talvez baixa do potássio. Tem um e-mail para esclarecer melhor alimentação e vc me orientará? . Estou comendo couve flor e brocoli além de outros vegetais e legumes e sou do tipo tireoide. Posso esta tendo baixa do iodo. Faço o que?

    • Isabel, No método não se limita calorias, apenas os alimentos que podem interferir no emagrecimento. Acredito que seu metabolismo não esteja flexível o suficiente pra queimar gordura. Veja o artigo sobre inflexibilidade metabólica e sobre nutrição mitocondrial. Nesse caso pode ser necessário começar com uma fonte um pouco mais densa de carboidratos, batata doce cozida ou lentilha, por exemplo. Outras coisas que podem influenciar é a quantidade de gordura e os eletrólitos. Eu procuraria uma suplementação de iodo, de preferência com acompanhamento médico, e também faria exames pra ver os níveis dos hormônios da tireóide. Abraços!

  • Boa noite Geof
    Obrigado. Um abraço