Emagrecer Dormindo: É Possível?

gatim

Emagrecer dormindo parece bom demais pra ser verdade, né? Se fosse um artigo qualquer da mídia você já saberia de cara que é BALELA!

Mas como é um artigo do Emagrecer De Vez, existe conhecimento científico de qualidade e dicas práticas e comprovadas por trás do que eu vou te mostrar agora.

O que acontece quando dormimos?

Além de sonhar que você está numa festa e que o Barman é o Silvio Santos, uma das idéias interessantes que tem tomado força ultimamente é o fato de que o sono apropriado (ou a falta dele) pode trazer diversas consequências pra nossa saúde e emagrecimento.

Nossos hormônios (que são no final das contas o fator chave no emagrecimento) podem ser facilmente desestabilizados pela falta de sono apropriado.

Os níveis de Leptina e Grelina, o primeiro sendo responsável pela nossa saciedade e habilidade de queimar gordura como combustível e o segundo responsável pelo seu apetite tendem a compensar.

Um estudo simples mostrou que, em pessoas sujeitas à dormirem pouco ou mal, os níveis de Leptina diminuiram e os de Grelina aumentaram.

Resumindo: Você diminui a habilidade de queimar gorduras e ainda tem apetite aumentado quando a qualidade do seu sono é ruim.

Como dormir mais e melhor?

Basicamente esses são os dois fatores principais: qualidade e quantidade.

– Durma no mínimo 7 horas por noite. Adultos que dormem menos de 5 ou 6 horas têm uma probabilidade maior de serem obesos. Para crianças e adolescentes este número é de 10 horas.

“Mas, Geosh! eu não consigo dormir tanto!”

– Durma completamente no escuro. Dormir no escuro total facilita não só dormir mais, como também alcançar o relaxamento necessário pra liberar HGH – Hormônio do Crescimento Humano – O HGH é um sonho! Ele te rejuvenesce, favorece a reconstrução da sua musculatura e a queima de gordura!

– Se você quer acordar com a luz do sol, durma a quantidade de horas que escolher antes do sol nascer! Se não consegue escurecer o seu quarto, tente um bom tapa-olhos, que vede completamente seus olhos.

– O HGH precisa de níveis baixos de insulina para operar melhor, portanto, evite comer carboidratos simples e complexos no mínimo 3 horas antes de dormir!

– Caso você durma de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos. Caso durma de barriga pra cima, coloque o travesseiro embaixo dos joelhos e das panturrilhas. Isso alinha sua coluna, remove a tensão da sua lombar e facilita o relaxamento.

– Quanto menos você se mexer, melhor. A melhor posição para um sono profundo é a que você se mexe menos: Deite de barriga pra baixo, com um travesseiro apenas, dobre uma perna e um braço em um angulo reto, sempre do mesmo lado do corpo e mantenha o braço e pernas do outro lado estirados. Se você consegue dormir nessa posição, ela é a melhor!

Como pegar no sono?

– Exercite-se ao longo do dia, gaste energia e tome sol. O cansaço e o ritmo circadiano facilitam o sono noturno.

– Caso queira comer uma ou duas horas antes de dormir, faça uma boa refeição sem carboidratos com basicamente proteínas e gorduras boas.

– Tome um banho frio uma hora antes da hora de dormir (se for bravo o suficiente!). Manter a temperatura do quarto mais fria ajuda também. Caso esteja muito frio, lembre-se de usar meias pra não perder muito calor pelos pés.

– Desligue-se de atividades que exigem muita atenção uma hora antes de dormir, no mínimo.

É hora de ir diminuindo o ritmo, ler um livro, relaxar!

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Comentários do Rodrigo

Não é segredo pra ninguém que dormir bem faz bem, certo?

Como sempre pregamos aqui um estilo de vida saudável e prazeiroso, dormir não pode deixar de ser um ingrediente indispensável!

Todos nós deveriamos buscar um sono de qualidade, independente de se fazer isso por questões de emagrecimento ou não. Aproveite as dicas mostradas para aumentar suas chances de desfrutar noites de sono mais profundo e relaxante!

É interessante também saber como realmente o sono impacta, particularmente, na questão do emagrecimento, através de sua influência nos hormônios, não é?

Viva melhor, viva completamente, viva saudavelmente!

—————————–

Deu até sono, né? Que os sonhos de todos se tornem realidade =)

Geosh.

Principais Referências:

Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism; vol 89: pp 5762-5771;

American Journal of Epidemiology Volume 164, Issue 10 Pp. 947-954; 

The 4 hour body – By Timothy Ferriss

  • Pedro

    Excelente artigo, nada que uma boa noite de sono não resolva.
    Tenho uma dúvida, dormir de barriga pra baixo é mesmo a melhor posição? Por que? E mais, a posição realmente é importante? Por que?
    Valeu emagrecer de vez!

    • Fala pedro! Obrigado! Dormindo de barriga pra baixo você se mexe menos. Quanto menos você se mexer, mais profundo o sono, melhor! Tanto pra questão hormonal quanto pra reparação mesmo! Abraços!

      • Teresa

        Mas não é melhor para a coluna dormir de lado ou de barriga para cima? Porque ela fica alinhada ou reta, em teoria…?

        • Teresa, Se é mais confortável pra você dormir de lado ou de barriga pra cima, fica a seu critério. Mas a coluna só fica relaxada com o travesseiro embaixo ou entre as pernas. Abraços!

  • KEITI BEATRIZ

    Parabéns, pelo artigo, eu amo dormir, e sempre percebi que as noites que eu dormia mais, sempre perdia mais peso. Muito bom saber que isso é comprovado cientificamente…rsrs Mas eu tbm sempre tive uma outra teoria – Enquanto durmo, pelo menos não estou comendo, e nem passando por tentações…. 🙂 hihihhi… bjosss p vcs..

    • Haha! Boa, Beatriz! Bjo!

  • mara

    muito interessante saber que o sono ajuda a emagrecer, pois sempre ouvi dizer que quanto mais se dorme mais se engorda e por isso vive-se menos…

    • Melhor colocar tudo a prova, né Mara! a maioria das coisas que eu não questionei sobre nutrição e emagrecimento e dei por certas depois descobri que não era bem verdades… heheh Abraços!

  • Renata

    Olá,

    Estou acompanhado e amanhado o emagrecer de vez, mas fiquei com uma dúvida e espero que possa me ajudar.
    Eu preciso emagrecer cerca de uns 5 kilos e também perder culote, por outro lado tbm quero ganhar massa nas pernas e coxas e malhar o bumbum.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Preciso emagrecer primeiro para depois começar a malhar, ou posso fazer as duas coisas ao mesmo tempo???
    Faço 1 hora de esteira todos os dias, mas estou perdida quanto aos treinos para o bumbum e pernas, caso me responda que eu posso fazer os dois, vou me matricular em alguma acadêmia, do contrario vou continuar na esteira até emagrecer e depois vou para acadêmia, o que eu não quero, é ir para acadêmica e ficar só fazendo aeróbio, porque isso eu consigo fazer em casa e economizo $$$$

    • Usuario

      Renata você pode comecar a fazer musculacao agora mesmo, isso só vai acelerar seus resultados, musculacao é uma das melhores coisas que existem pra queima de gordura, junto com uma dieta adequada, voce queima gordura aos poucos por dias, até mesmo uma semana.
      Sobre vc correr 1 hora na esteira, acredito que voce esta fazendo errado, se vc der mais uma pesquisada no site vai ver que o Rodrigo recomenda sprints, ou seja, correr na sua velocidade máxima em intervalos de tempo, eu gosto de chamar de rounds. Faça o quanto aguentar, a atividade fica mais interessante e nao gasta mais do que 20 minutos.
      Os exercicios pra perna e bumbum é algo que os professores da sua academia vai te ensinar, com certeza voce vai fazer agachamento e leg press, (agachamento é um exercicio meio intenso, mas existem variacoes dele que facilitam a execucao no comeco ate voce se acostumar com o agachamento livre)
      Enfim, musculacao vai ser otimo pra vc!
      sucesso

    • Eu trocaria essa esteira aí por musculação para hipertrofia e interval training sem dúvidas, Renata! Um abraço!

  • Maria Paula

    Comer carne todos os dias, não precisar comer fruta, não precisar morrer de tédio numa esteira diariamente e ainda dormir oito horas por dia é tudo que eu sempre quis para a minha vida!!! rsrrs Suas palavras são musicas aos meu ouvidos Geosh. 🙂
    Quem diria que é tão bom ser saudável.
    E por falar em saudável, “só que não”, vi hoje uma notícia que me deixou chocada: Cientista criam carne em laboratório a partir de células de boi cultivadas. Não sabia disso até então e estou enojada com a capacidade do homem de querer manipular tudo e estragar tudo também, parecem que estão realmente querendo exterminar a comida de verdade.
    O jeito será criar umas galinhas no jardim, hahhaha.

    • Pros seus e pros meus, Maria Paula! Ser saudável é um processo de aprendizado, a gente vai aprendendo e ficando cada vez mais! Acredito que eventualmente teremos alimentos modificados que não nos façam mal. Mas estamos looonge dessa consciência ainda =) Boa sorte com as galinhas, hehehe! Abraços!

  • Raíza Boska

    Em relação a qualidade do sono, é realmente necessário dormir pelo menos 7 horas por noite, pois tem dias que eu durmo poucas horas e acordo como se tivesse pronta para um dia cheio, e tem dias que durmo 10 horas e acordo como se não tivesse descansado ainda.
    Outra duvida é a seguinte, faz mal ficar muito tempo sem comer? Procurei no Fórum, mas não achei nada sobre isso, e ainda não aprendi como fazer perguntas lá.
    Desde que comecei o MR não estou tendo vontade de comer, e não como, apenas quando realmente sinto fome, mas isso prejudica ou não o corpo?
    Obrigada e Parabéns pelas matérias

    • Raíza, O que acontece é que no MR vc passa a ter mesmo menos fome, então as vezes é bom lembrar de comer pra não ficar um intervalo muuuito longo sem comer, entende? Principalmente se você tem como objetivo o ganho de massa múscular.
      Um abraço e obrigado!

  • oi geosh, tudo bem? qr fazer uma pergunta, axo q vc pode me esclarecer, no cafe da manha como os ovos cozido, mas no almoço nao consigo comer brocolis ou outras verduras, antes eu tava comendo bem,mas agora nao ta desendo, ontem eu me esforcei e comi mesmo assim,fiquei enjoada o dia todo ea noite vomitei, oq fasso, preciso muito perder uns des kilos,.) ha eu consegui baixar o livro., obrigada pela atençao, grande abraço e fique com DEUS!!

    • Que estranho seu organismo recusas verduras, Lenilda! Talvez seja uma boa trocar as verduras ou modificar os tempeiros! Se ainda assim não adiantar, modere um tempo e lembre-se de equilibrar os outros macronutrientes também!
      Que bom que deu tudo certo com o livro! Qualquer coisa me avise! Grande abraço, Fique com Deus!

  • jOSELMA

    GEOSH estou começando agora e preciso emagrecer uns 20 quilos,estou adorando tudo que leio.so que estou com muita ansiedade,perdendo sono,preciso muito da ajuda de todos.um abraço.

    • Ei Joselma! Seja bem-vinda! dê uma boa lida nos artigos e começe sim a tomar conta da sua tranquilidade. Um abraço!

  • dave

    sabem me dizem se cafe à noite prejudica o sono? mesmo que adormeça com facilidade ao beber café..obgd

    • Acredito que dependa de cada um, mas no geral pode aumentar um pouco a atividade cerebral, e portanto diminuir a profundidade do sono. Mas se você toma e não sente impacto, Dave, fica a seu critério!

  • Solange Rodrigues

    Oi Estou começando agora! Estou gostando muito.preciso perder 17 quilos kkkk muito né? Tenho 1.57 vou começar pelas bananas verdes bjs e obg! Solange Rodrigues Fortaleza ce

    • Vamo que vamo, Solange! Disponha!

  • SIRLENE

    EU PRECISO DO LIVRO MAIS NAO QUERIA QUE FOSSE ONLINE QUERO CARREGAR COMIGO ,TIPO NUNCA TO COM MEU PC SE VOU PRA ALGUM LUGAR QUE TO SEM PC MIM AJUDARIA A TE-LO EM MAOS.
    SE TIVER MIM RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL,PRECO ,MODO DE PAGAMENTO E QUANTO TEMPO CHEGA EM CASA?

    • Olá, Sirlene! Você pode Imprimir sua cópia sem problemas. O livro é eletrônico apenas, a venda exclusivamente aqui no site. Abraços!

  • geni feitoza

    eu estou gostando tem coisas que nao entendo direito mas como quero eliminar us 5 kilos e achei interesante os seus ensinamentos eu faço alongamento e ginastica 2 vezes por semanas pois eu era mto sedentaria agora que acordei um pouco

    • Vamo que vamo, Geni! Entrar em forma é bom demais!

  • Ana

    Oi Rodrigo e Geosh, novamente muito bom! Mas sabem de uma coisa? Ando sentindo uma dificuldade imensa e um desânimo, relativos ao entendimento geral dos nutricionistas e endocrinologistas, aos quais temos q recorrer. Apenas uma frase: impossível transpor o entrave causado pelo fato de que eles não pesquisam, não se atualizam, portanto não têm os conceitos certos para transmitir aos seus pacientes!Uma pena… Hj acompanhei minha filha ao consultório do endocrinologista, mas apenas para que pudessemos ter em mãos pedidos dos exames laboratoriais! Saindo de lá, imediatamente disse a ela para esquecer-se de tudo o q fora dito por ele… Uma das pérolas foi: “Nunca coma dois ovos por dia ! Coma dois por semana e só!” Ela tem dezessete anos e é bailarina, precisa manter a massa muscular… Que dureza… O que o Dr. Andreas disse no video cast sobre a mudança ser gradativa, sobre quando forem mostrados aos médicos e nutricionistas resultados dos pacientes, aí eles cairão em si, me parece ainda muito distante, pois mesmo vendo o físico da minha filha, sabendo que ela dança 5hs por dia e tem um pique incrível, ele disse que eu estava errada em permitir que ela se alimente com base nesses conceitos! Já outro dia, outro profissional do convênio médico prescreveu 2 medicamentos, com ingestão de 3 capsulas de cada um deles ao dia, para meu marido q apresentou uma pequena alta de glicose no sangue, justificando q pela sua idade (50), já deveria controlar o diabetes! Socorro, pessoal! A Saude está doente ! Desulpem o desabafo. Abçs

    • Ana, eu compartilho da sua preocupação, sabia. A coisa que mais me impressionou é o fato que a saúde é quase que totalmente voltada pra tratar os sintomas e quase nunca a causa. É muito mais reativa do que proativa. É impressionante o desamparo ao qual temos que nos submeter. Mas espero que isso melhore. Estamos em 2013 né? Vamos esperar que esse povo acabe chegando ao futuro heheh
      Um abraço!

  • Michele

    Adorei o artigo, mas meu marido não pois eu durmo nessa posição de barriga pra baixo com uma perna dobrada e ele reclama q eu ocupo quase a cama inteira assim…rsrsrsrsrrs..

    • Hahaha! Fala com ele que pelo menos você se mexe menos, Michelle! Um abraço!

  • claudia

    Como faço pra saber quando vou receber o livro, na minha futura apresentou 390,00 é isso mesmo?

  • claudia

    O valor certo 384,34

  • MARIA SCAVONE SEREIA

    OLHA PRA QUEM ESTA COM DIFICULDADE DE COMER BANANAS VERDES ELA FEITA NA MANTEIGA É UMA DELICIA

  • Maria Goretti

    Boa tarde!

    Rodrigo, faz 15 dias que comesei a fazer a dieta, cortei leite, gruten, e qualquer tipo de grão, mas só consegui emegrecer 1 kg. O que eu etou fazendo de errado.
    No aguardo de uma respostas

    • Maria, fique de olho nas suas medidas tbm! Abs!!!

  • Vera Lucia

    Rodrigo vou comecar agora a ler o livro, estava com a vida muito tumultuada mas preciso realmente de um tempo para mim, preciso emagrecer urgente! Agora lendo esta materia sobre o sono, ja entendi q posso ter engordado muito pq eu nao durmo, vou dormir as
    4 ou 5 hs da manha todo dia, e fico no cp, nao tenho um pingo de sono, depois desta hora eu vou dormir e qdo é no maximo 11 hs da manha estou levantando. Nunca consegui ir dormir tipo meia-noite ou 1 hora da manha, o q eu faco??? Pelo menos para comecar???

    • Vera, Acredito que se expor ao sol e caminhar é uma ótima nesse caso, viu? Consumir probióticos também, pq aumentando a produção de serotonina o sono vem mais fácil. Abraços!

  • antonio de camargo

    gostaria de saber o que comer no intervalo do almoço e janta e saber se os 20% pode ser intercalado ou só no dia de folga.
    e gostaria de saber se na folga podemos tomar uma cervejinha.

    • Antônio! procure as sugestões de lanche pelo site, tem no clube também. Os 20% fica a seu critério, eu prefiro o dia de folga sem dúvida. E a cervejinha também!
      Abraços.

  • É possivel siim!!! Parabéns pela qualidade do artigo

  • Opa Geosh, muito esclarecedor esse artigo! Muitas pessoas pensam que dormir não ajuda no emagrecimento, e ele (o sono) é um aliado e tanto para o nosso corpo hehehe
    Mais tenho uma dúvida: O que posso comer antes de dormir?