“Viciado(a)” Em Doces? Como Vencer A Gula Por Doces

doces

Vamos lá para o segundo artigo do ano aqui no Emagrecer De Vez, logo depois do polêmico artigo anterior que mostrou por que o consumo de frutas precisa ser feito com cautela se o seu objetivo é emagrecimento otimizado. Bom, informação sempre adiciona, certo? Já as conclusões, cada um é livre pra tirar as suas.

Você se considera viciado(a) em doces? Tem uma vontade quase que incontrolável de sempre ter algo doce por perto?

Este tópico de hoje é de interesse de muiiiita gente! É comum a gente receber emails e comentários de pessoas que procuram meios eficazes de se vencer a vontade meio que descontrolada por doces, por isso, resolvi escrever sobre isso e tentar ajudar você a melhorar a sua saúde e boa forma no processo!

Bom, aí vai um segredo: Eu também adooooro doces! Como já disse algumas vezes, eu trocaria o almoço por um belo pedaço de torta brigadeiro… hmmmm!!!

Porém, o problema é: Doces são os piores inimigos de todos que querem queimar gordura e melhorar a forma física!

Para os nerds de plantão, se emagrecimento é o Batman, o doce é o Coringa! 🙂

Eu nunca teria atingido a minha boa forma e mantido ela tranquilamente se não tivesse tomado controle sobre o meu consumo de doces.

Por que o doce prejudica tanto o emagrecimento?

Bom, posto de forma bastante simples e direta, o doce é tão ruim assim pra quem quer emagrecer por que ele desperta direta e intensamente a ação da insulina no sangue!

Se você já acompanha o Emagrecer De Vez, já sabe por que isso é uma má idéia. Se você ainda não acompanha, junte-se a nós gratuitamente colocando seu email aqui no topo da barra ao lado do site.

Bom, a insulina é o principal hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. O principal papel da insulina, neste sentido, é o de tirar todo esse açúcar do sangue e dar um destino pra ele, seja levá-lo para as células que estão precisando ou armazená-lo de alguma forma.

O problema aqui é que, quando existe insulina no sangue, não existe queima de gordura! Isso aí! O doce desperta a ação forte da insulina no sangue e a insulina no sangue bloqueia a queima de gordura.

Os hormônios queimadores de gordura, como o glucacon e também as enzimas HSL não funcionam quando a insulina está presente no sangue. Se você pensar, faz sentido né? Afinal, pra que o corpo queimaria gordura se ele está ainda processando energia nova que está chegando?

Então, esta é a mensagem! Se você come um doce, tenha certeza que você está impactando diretamente a queima de gordura, logo, esta é uma péssima notícia pra quem se declara viciado(a) em doces. Porém, há saída pra isso!

Por que tenho vontade de comer doces toda hora ou com frequência?

A resposta pra esta pergunta poderia se delongar muito, porém, eu quero, aqui, tentar focar em alguns pontos principais que acredito que justificam a maioria dos casos.

Primeiro, a ciência mostra que os doces causam dependência fisiológica no organismo, ou seja, você pode realmente ficar viciado(a) em doces! Já vi mencionado em vários materiais sérios que, assim como Sean Croxton, nutricionista americano, esta dependência é semelhante à dependência causada por drogas como morfina e heroína (claro, cada uma com suas devidas proporções e particularidades).

Logo, se você já come doces frequentemente, o seu corpo já está dependente disso, biologica e fisiologicamente. Então, ao dizermos que a cura para a gula por doces é força de vontade somente, não estamos vendo o quebra-cabeças inteiro!

Outros motivos podem ocasionar a gula temporária por doces, como você já deve saber, principalmente, se você for mulher, certo? A dança hormonal no corpo também pode provocar momentos de gula por doces, mas não é nestes casos que estamos focando hoje, mas sim, na gula crônica por doces.

Agora, por que será que todo mundo gosta de coisa doce? (Se você não gosta, pense na hipótese de você ser um alienígena.)

Veja, todos os seres vivos parecem gostar de coisas doces. Agora, vamos pensar em como o mundo era à 2 milhões de anos atrás, por exemplo. Não existia panificadora e barras de chocolate. Tudo que era naturalmente doce, como frutas, etc, significava energia extra! Porém, as coisas doces na época eram raras e não comuns como hoje em dia! Frutas, etc., eram sazonais e em alguns lugares elas não estavam disponíveis na maior parte do ano.

Na perspectiva da sobrevivência, as coisas doces que existiam na natureza aumentavam as suas chances de sobreviver, uma vez que ofereciam nutrientes e energia!

Logo, ao longo da evolução dos seres vivos, ficou escrito no nosso DNA que coisas doces são uma ótima pedida! Nosso DNA e nossos instintos nos atraem para mais perto de coisas doces, por que, por mais que os tempos tenham mudado, nossa bagagem genética não mudou quase nada ao longo de centenas de milhares de anos!

Porém, hoje, com doce ao alcance de qualquer um (na maioria das vezes não sendo coisas nutritivas), precisamos nos policiar para não nos prejudicarmos com as consequências das nossas próprias criações!

Logo, é necessário entender que coisas doces atraem a gente instintivamente, porém, esta atração precisa ser normal e não meio que sem rédias como é pra muita gente. Nestes casos não é instinto, mas sim, questão de hábitos que viemos praticando ou questões hormonais temporárias.

O que fazer para vencer a gula por doces?

A questão é, nós não precisamos eliminar os doces das nossas vidas, claro que não. O que precisamos é organizar o consumo dos mesmos de forma que nós estejamos no controle de quando comer e quando evitar.

No meu caso, por exemplo, eu consumo doces sim, porém, eu decidi fazer isso aos sábados e as vezes nos domingos, depende.

Durante a semana eu já me acostumei a não ingerir nada de doces e aí vem uma sacada.

Lembra da questão de que os doces causam dependência no organismo? Pois é, isso significa que você pode passar por uma espécie de “abstinência” e curar este problema.

Se você ficar sem ingerir doces por um tempo, esta dependência irá diminuir, porém, existe uma forma mais correta e fácil de se fazer isso do que simplesmente contar com sua força de vontade.

Se você parar de uma vez de comer doces e continuar com seus outros hábitos, esta será uma tarefa difícil pra você! Acredite, a poucos anos atrás eu testei isso e decidi ficar 30 dias seguidos sem ingerir absolutamente NADA de doce. Nos primeiros dias foi muito difícil viu, vou te contar. Porém, eu fui forte o suficiente pra resistir a primeira semana e seguir em frente. Depois, a vontade começou a desaparecer devagarinho.

Porém, hoje eu faria isso diferente!

A estratégia é o seguinte: Você diminui o consumo de doces ao mesmo tempo que aumenta o consumo de nutrientes reais para o corpo.

“Hein, como assim Rodrigo?”, veja, você dá ao corpo o que ele precisa pra ser saudável e ele irá parar de pedir coisas que não são. Queremos retirar os doces que seu corpo tanto parece pedir e ao mesmo tempo fornecer pra ele mais nutrientes, vitaminas e combustível de verdade.

O seu corpo, quando tem todos os nutrientes e vitaminas que precisa, irá, automaticamente, diminuir esta gula por doces, justamente, por que ele não precisa deles mais como antes!

O segredo está em começar a alterar alguns hábitos diários, começando pelas refeições principais, de forma que você comece a ter uma alimentação mais nutritiva! Se você tem dúvidas de como fazer isso, você está no lugar certo, dê um clique depois na página de artigos do site e aproveite sem moderação. Você também pode se inscrever no processo dos 10 dias para emagrecer de vez que é gratuíto e exclusivo aqui do site.

Começe a diminuir um pouco a quantidade de carboidratos refinados, brancos e densos do seu prato (arroz branco, massas, pães, etc) e substituí-los, por exemplo, por legumes variados, os quais, também são fontes de carboidratos! Não vou falar sobre tudo isso aqui por que já existe muito material a respeito aqui no site 🙂

Ah sim, lembre-se que os carboidratos caem na corrente sanguínea na forma de açúcar (glicose), logo, eles também causam dependência. Por isso também que sugiro que diminua a ingestão desses carboidratos que sabemos que são densos, calóricos e que atrapalham a queima de gordura (ou seja, carboidratos brancos e refinados, principalmente).

Ao começar a fazer estas alterações na sua alimentação diária e, ao mesmo tempo, reduzir o seu consumo de doces, você vai ver que logo logo irá se surpreender que a sua gula está desaparecendo e perdendo força!

Funciona!

Ao invés de contar somente com sua força de vontade para controlar a vontade de comer doces, tire proveito do funcionamento do corpo para tornar isso mais fácil, alinhando uma alimentação mais saudável ao mesmo tempo que começa a reduzir bem os doces na sua semana. No final, você pode decidir só ingerir algo doce nos finais de semana. Você vai ver como isso se tornará fácil e tranquilo depois que virar um hábito.

Se você quer queimar gordura corporal e emagrecer de vez, tomar o controle sobre a sua vontade de comer doces é uma das primeiras coisas que você deveria fazer!

Nota: Como informação, L-Glutamina parece ser um suplemento simples que ajuda bastante nesta questão da gula por doces. Porém, alerta, SEMPRE consulte o seu médico, nutricionista ou profissional da saúde antes de considerar ingerir qualquer coisa! Eu nunca fiz uso e não pretendo fazer, pois, acredito que é completamente possível de se atingir tudo na vida naturalmente. Fica só como informação caso queira mencionar ao seu médico.

——–

É isso, poderia falar muiiiito mais sobre este assunto, mas estou tentando me conter aqui hehehe. Espero que esta informação tenha sido útil e que possa colaborar para que você se torne uma pessoa melhor, com um corpo e saúde melhores! Passe este artigo a frente! Dê também um joinha do facebook aqui no artigo 🙂

Para o seu sucesso,

 Assinatura_pequena-menor

  • ola rodrio,quero lhe agradecer pelas dicas incriveis,porem acompanhei as dicas durante ate o sexto dia em que recebi ate mesmo pq não consegui abrir os arquivos enviados,depois do sexto dia não recebi mais..fiquei triste.se for possivel gostaria de continuar recebendo.muito obrigada pela atençaõ e parabens por tudo.

    • Olá, Terezinha! Tivemos um problema com o servidor de emails antigo, Mas o processo volta em breve. Infelizmente não tem como voltar de onde parou, mas por outro lado o processo continua sendo grátis =)

  • gostaria de saber mais sobre como emagrecer sem gastar muito.

  • Gostei! Achei bem interessante esse seu método. Sou apaixonada por doces, e resistir a eles é hiper difícil! Parece que depois que como algo salgado, sempre tem que vir algo doce… é incrível! Mas vou tentar fazer isso, quem sabe da certo? Beijos!

    • Tente e nos conte, Carolina!

  • Rodrigo, adoro seus artigos e estou na espera do seu livro. Mas tenho uma dúvida: e se usamos adoçante? Resolve ou não o problema? Eu só como doces com adoçante. Será que estou fazendo errado?
    obrigada,
    abraços.

    • Olá Elisangela! Adoçantes são outro assunto delicado. Alguns adoçantes são capazes de simular também o efeito insulínico, como se não bastasse os outros efeitos colaterais deles. Tem um artigo sobre isso na página principal! Abraços!

  • carlos

    e aí amigo, quando é que você vai lançar o livro do “emagrecer de vez”, ate onde lembro, seria agora em janeiro né?

    • Carlos, o livro tá quaseeee! Tou doido pra ver a reação dos leitores, Eu queria ter escrito o livro junto com o Rodrigo, por falta de tempo acabou não rolando. Mas ao revisar eu posso afirmar com 100% de certeza. Eu nao mudaria NADA no livro, meu queixo caiu com a qualidade do produto final! Você já é inscrito no site, né? vamos avisar a lista em primeira mão!

  • Victor

    Rodrigo, parece que eu aprendi isso na raça rsrsrs, sou maníaco por doces e o famoso chocolatra trocaria tambem o almoço por um pedaço de torta(chocolate de preferencia rsrs), no entanto, quando começei a ler o site decidi levar uma vida saudavel, como ja disse em outros comentários, parei de fumar, e segui em frente, cortei os doces de dias de semana e aos poucos estou diminuindo nos finais de semana que costumavam ser meio exagerados. No mais queria apenas agradecer mais uma vez por suas informações, e dizer que estou ansioso para ler seu livro sobre emagrecimento.
    Uma pena que chega em um ponto onde a perda de peso diminui e acaba se limitando a 0,5 a 1kg por semena 🙁 graças a Deus e a você ainda nao sei o que é o famoso “platô” rsrsr.
    Barras de cereais organicas podem ser consideradas doces? quando a vontade fica quase incontrolável costumo apelar para elas rsrsrs!
    Valeu cara, e um grande abraço!

    • Olá Victor! Disponha sempre!!! O livro tá mesmo show, o Rodrigo realmente se empenhou e ralou muito pra produzí-lo! Quanto ao emagrecimento de 0,5kg por semana, é ainda um ótimo número! Boa parte dos especialistas que acompanho estimam que meio quilo por semana é o emagrecimento saudável, constante e sem perda de massa muscular! Claro que no início costuma acontecer uma perda maior, e ainda assim, quando esse número para, você tem que acompanhar o desenvolvimento do corpo e a composição corporal pra ver se o emagrecimento realmente parou. Eu acredito que essas barras orgânicas sejam doces sim! O segredo é olhar os ingredientes.
      Abraço!

  • andreza

    gostaria de emagrecer rapido o que faço?

    • Olá Andreza! Para emagrecer rápido e definitivamente, só através do entendimento mesmo! dê uma olhada na nossa seção de artigos!

  • Obrigada! Sou uma viciada, mas isso vai mudar!

  • Estou adrando o site, e vou tentar mudar mes abitos totalmente errados. devagar eu chego lá, vou me esforssar o masimo. um abraço!!!!!!!

  • Joice

    Acho que sou alienígena pq doce não
    é nenhum tentação pra mim e olha que sou mulher
    e acima do peso…
    mas muito interessante a matéria,
    pode postar uma sobre o álcool e pessoas
    que como eu não sai de barezinhos e só tem
    amigos que bebem, sem beber aí sim me sinto
    uma alienígena.. rs
    abração

  • Vivian

    Será q não tem nenhuma dica “como vencer sua gula por sanduiches e afins???””

    • Vivian! Você pode sempre deixar pro seu dia da gula/cheat day!

  • Renata

    Oi Rodrigo e Geosh! Mais uma vez, ótimo artigo! Gostaria de saber sobre o açaí….sei que é muito calórico….estou viciada!!! se puder falar um pouco a respeito….obrigadaaaaaa!

    • Olá Renata! Obrigado! O acaí isoladamente é maravilhoso! Com xarope de guaraná ele se torna um alimento mais glicêmico, O que pode trazer sim impacto sobre o emagrecimento maior do que o consumo dele puro, mas acredito que o efeito dele sobre o organismo seja positivo! Eu geralmente como açaí no meu cheat day, 700 ml =D

  • Thaís

    Sou compulsiva por doces e estou há 18 dias sem ingerir NADA de doce, nem uma balinha se quer. Pretendo ficar de 21 à 30 dias e depois começar a inserir apenas aos sábados. Iniciei também uma dieta seguindo os 10 dias daqui do site. Cortei refrigerante, lanchinhos, enfim, tudo que engorda rsrs, comecei hidroginástica também e já emagreci 4k. No começo foi mais difícil, via doces e me dava água na boca, mas depois foi melhorando e realmente o que o Rodrigo disse é verdade, a vontade vai sumindo.
    Força galera!!

  • Paula

    Eu não sou viciada em doces e o único que gosto mais é chocolate, mas não consumo todos os dias e às vezes fico semanas sem…
    Os primeiros dias sempre são complicados, mas depois disso nem dá tanta vontade mais.

  • Jessica Arndt

    Olá Rodrigo e Geosh! 😀
    Tudo bem com vcs?

    Entao… esse texto é bem pra mim, viu?! ahaha Concordo com quase tudo o que vc escreveu, porém eu nao deixo de comer doce na semana… eu pego beeem leve no carboidrato pra poder comer 40g de chocolate e tem dado certo. As calorias do dia ainda sao poucas…
    E tenho meu dia de folga 1 vez na semana, que é o dia que eu libero mais os carboidratos, mas sempre ingerindo proteinas a cada 3h.
    Enfim, eu acho que esse chocolatinho diário me dá a alegria necessaria pra emagrecer.
    Fiz uma semana de teste sem chocolate (e sem aumentar o carboidrato) e… nao emagreci nada!!! Pelo contrário, eu acho que fiquei bem inchada. O chocolate me proporciona uma alegria que é sem nocao e eu acho que isso é a principal chave pro emagrecimento, estar feliz. Se brincar a maioria das pessoas nao emagrece por problema psicologico… e acho que parte da minha dificuldade vem disso. Ainda bem até agora tem dado certo! 🙂

    Abracao pra voces!!

    • Olá Jéssica! como vão as coisas? Bom tempo, hein? A alegria pra emagrecer foi ótimo, haha! O chocolate estimula seu sistema neural de uma maneira parecida com a paixão, na verdade! Qualquer pouquinho e meu nariz já entope, rosto incha, constipa tudo! Dá vontade de gritar pras minhas células: ¨Gente, não reage, é chocolate!¨
      Abração!!!

  • Ana

    Concordo Rodrigo! Mais confesso que quase não pratico. Me tira uma dúvida: Se tivesse que escolher entre doces como: bolos, tortas, pavês etc… X frutas em caldas tipo: pêssego, figo, abacaxi… O que você escolheria?

    • Olá, Ana! Essa sua dúvida é difícil! Ambas as opções são altamente glicêmicas! Se eu pudesse escolher minha opção, Acho que eu comeria um abacate, Sem açucar. Hehe

  • Renata

    obrigada geosh! o meu problema é gostar de comer ele com frutas, leite ninho e granola….será q no cheat day pode?? rsrs…ficA BEM CALÓRICO NE? ele puro e só com fruta é uma boa opção??

    • No cheat day eu diria que deve, Renata! Bom demais!

  • Jessica Arndt

    Nossa Geosh, voce é alergico mesmo, heim? :/
    Eu fiz o teste da lactose por uma semana. Nao notei diferenca realmente, mas substituí meu leite desnatado pelo semi-desnatado livre de lactose. O gosto é delicioso e nao contém nadinha de lactose. Pelo menos diminui, agora a lactose vem só do chocolate, já que raramente eu como queijo.
    Tem tres meses que eu comecei a mudar minha alimentacao e a fazer musculacao (faco em casa mesmo) e tanta coisa ja mudou no meu corpo! Sem falar que me acostumei a comer bem… ontem, que foi meu dia de mais calorias, comi um pouco de batata frita e logo em seguida me senti mal. Lógico que fiquei feliz por isso, pois significa que meu corpo está saudável. ahaha E pensar que ha alguns anos minha base de alimentacao era de coca-cola, chocolate e chips… e me sentia bem comendo isso, ja que o corpo ainda nao conhecia alimentos de verdade! tsc tsc tsc…

    Tenho aprendido muito com voces, só tenho a agradecer! 🙂

    Abraco!!

    • Pior q sou, Jéssica! Minha bochecha fica gigante hehe! Eu acredito mesmo que quanto mais saudáveis ficamos, mais susceptíveis ficamos a nos sentirmos mal quando comemos algo com impacto diferente. O organismo se adapta sim as circunstâncias mais variadas, mas no final sempre temos que arcar com as consequencias! Melhor nós arcarmos com as consequencias positivas né? Estamos muito felizes com o site, a resposta tem sido esmagadoramente positiva e nosso conhecimento tá se desenvolvendo demais! Espero que muita gente possa aproveitar disso por muito tempo!
      Abraço!!!

  • Renata

    geosh, eu tenho outra dúvida….to começando agora no processo, ja fiz o processo de 10 dias mais ainda não coloquei em prática….fico muito preocupada com a quantidade de cada alimento…ja li um artigo aqui que fala que é bom comprar uma balança de cozinha….mas tb diz que não é necessário se prender às quantidades..bitolar-se em números…..fico meio perdida…..será que eu preciso comprar uma balança de cozinha p medir a quantidade dos alimentos? ou posso só medir com uma caneca que tem aqui de 100 em 100 gramas….e bom senso? MUITO OBRIGADA!

    • Sim, Renata! acho que mais importante que isso é você ir aprendendo a composição dos alimentos. por exemplo, tal carne tem mais proteína e gordura, tal carboidrato é complexo, de baixo índice glicemigo, tal gordura é boa, assim por diante. Conseguir ver os macronutrientes dentro dos alimentos é quase uma experiencia religiosa, é a iluminação mesmo =)

  • Jessica

    Ola, eu tenho uma graaande duvida, e quero ver se vcs podem me ajudar.
    Eu nao estou acima do peso, sou magra, porem tenho uma barriguinha que me incomoda mto, não é assim muito grande mas é visivel e desproporcional ao meu corpo, e eu sempre quis saber se tem como eu ganhar musculos e ao mesmo tempo perder a gordura abdominal.
    Obrigada desde ja

    • Olá, Jessica! Tem sim! pra mudar sua composição corporal você tem 4 ferramentas:
      hipertrofia muscular, pra ganhar músculos/ massa magra
      interval training pra perder gordura e acelerar o metabolismo
      se movimentar mais no dia a a dia, viver uma vida mais ativa
      e embasar isso tudo na alimentação, que trará 80% do resultado!
      Disponha!

  • kaka

    eu tenho outro grande problema alem do vicio em doces, eu não como nada de legumes ou verduras…absolutamente zero!

    • Olá, Kaka! Nosso corpo se adapta, mas com o tempo, acabamos tendo que lidar com as consequencias disso. Seja através de problemas de saude ou de envelhecimento precoce. Vale a pena mudar isso.

  • Mirian

    Bom Dia,

    Preciso me empenhar e buscar orientações para o meu emagrecimento, pois sou compulsiva pelo consumo de doce.

    • Bem-Vinda, Mirian! O que sempre digo e que se consolidou na minha mente ao longo desses anos é que emagrecimento definitivo é fruto de entendimento. Dê uma boa lida nos artigos do site, aprenda bastante, e leve esse conhecimento pra você e pras pessoas que você ama pro resto da vida =)

  • Renata

    ah que bom, já fiz dietas de restrição, de contar calorias, e fico neuradassa com a quantidade!!! hahaha….é um saco! vou focar mais nos nutrientes mesmo entao, tendo o bom senso de observar as quantidades! OBRIGADA GEOSH! vcs são demaisssss!

  • Edvânia

    Adorei o artigo! Muito esclarecedor! Gosto de ler os artigos, pois confio muito em você Rodrigo, confio realmente, no que você escreve. Estou ansiosa pelo livro, sei que será de grande importância, para toda a humanidade.

    • Obrigado pela confiança, Edvânia! Nós temos noção da importância do que essa confiança significa!

  • Ótimo artigo. Parar de comer doces sempre foi um desafio pra mim, pois adoro chocolates, qualquer um.
    Mas uma coisa é verdade, qdo consumimos mais legumes, coisas integrais parece que a vontade diminue.

  • Célia

    Hoje estou aqui p/ desabafar… Estou extremamente triste!!! Depois de um mês seguindo religiosamente as dicas emagreci míseros 3,5kg, e p/ minha decepção ao me pesar hoje aumentei 0,5kg em relação à semana passada e sei que não foi aumento de massa muscular pois estou uma jamanta de 75,5kg (1,60 de altura)
    Rodrigo/Geosh…me deem uma explicação sobre o que está acontecendo comigo!!!

    • Célia! Estima-se que um emagrecimento saudável e contínuo sem perda de massa muscular gire em torno de 0,5 kg por semana, ou seja, 2kg por mes. No seu caso você emagreceu quase o dobro! As suas medidas, estão mudando? Você já começou o processo de emagrecimento, agora é ir sintonizando e ajustando e continuar o processo!

  • Júnior

    Olá.

    Primeiramente, gostaria de parabenizar o site e o respectivo criador junto de seus associados. O site é ótimo !.

    Gostaria de saber algumas coisas e tenho certeza que muitas outras pessoas também tem essas dúvidas.

    1ª Pergunta : Eu posso fazer a mesma refeição 4 vezes por dia, ou devo sempre comer coisas diferentes?

    Por exemplo:

    1 – 06:00 (Algo diferente)
    2 – 09:00 (Diferente também)
    3 – 12:00 [Arroz, Feijão, Bife, Salada (Por exemplo)]
    4 – 15:00 [Arroz, Feijão, Bife, Salada (Em quantidades menores pra cumprir as calorias)]
    5 – 18:00 (Arroz, Feijão, Bife, Salada)
    6 – 21:00 (Arroz, Feijão, Bife, Salada)

    2ª Pergunta: Se eu acordar ao meio dia ao invés de 6 horas, vai implicar de alguma forma nos resultados? Nota: Eu comerei de 3 em 3 horas da mesma forma. Primeira refeição ao 12:00, segunda as 15:00 e assim sucessivamente (Eu sei que obviamente o catabolismo vai ficar agir por mais tempo e também sei que não farei o café da manhã, afinal, acordarei na hora do almoço).

    Aguardo a resposta, obrigado.

    • Olá, Junior. A função de variar os alimentos é a variação de vitaminas e minerais. Se você supre os macronutrientes(proteína, gordura e carboidratos) e consome uma quantidade generosa e variada de salada, Nao acho que terá nenhum problema. Quanto a segunda pergunta, nao! Acordar no horário do almoço é até vantajoso pq vc pode consumir uma quantidade maior de calorias logo ao acordar! Ah, vi que você listou ali arroz, dê uma lida no nosso artigo sobre carboidratos porque o arroz branco tem IG alto!
      Obrigado!

  • GILDETE PIMENTEL

    Boa noite, Rodrigo:
    Fiz minha inscrição hoje.
    Já li todos os comentários.
    Estou entusiasmada e encantada com sua iniciativa.
    Parabéns!
    Gil

    • Obrigado Gil! força e boa sorte!

  • Lala

    Oii Geosh,
    Eu costumo tomar um iogurte 0% fat no lanche da tarde, mas óbvio que deve ter bastante açúcar.
    Atraplha bastante na minha dieta?

    Obrigadaa! 🙂

    • Olá, Lala! Considerando que você Nao tenha nenhuma alergia ao leite(leia nosso artigo sobre isso), eu optaria pelo iogurte integral sem adição de açucar! com certeza os efeitos glicêmicos são menores!

  • Cris

    Costumo comer uma colher de mel com banana e aveia no café da manhã.
    É minha refeição pré-treino (também como ovos).
    O que você acha?
    Meu objetivo é perda de gordura!!

    Obrigada

    • Esse treino é Hiit ou musculação, Cris?

  • Cris

    O treino é HIIT. Mas eu não como nenhum tipo de açúcar no pós, apenas no pré.

    • Certo! para hiit não é tão importante a alimentação pré/pós treino como é pra musculação. Eu costumava fazer hiit em jejum e depois do hiit tomar meu café da manhã!

  • Renata

    Boa Noite, gostei do seu artigo, porem sou pessima em dietas, preciso de uma ajuda mais detalhada, um cardápio, seria possivel? Espero que sim…fico no aguardo…
    Obrigada

    • Olá, Renata! Por aqui não somos a favor de dieta! Também não temos cardápio, só algumas ferramentas que te ajudam a montar seu cardápio, mas elas se baseiam na idéia que você sabe como montá-lo. O processo de 10 dias é muito instrutivo nesse aspecto. Inscreva-se, se desejar!

  • Thaís

    Olá Geosh,
    Estou comendo um doce pequeno somente aos sábados e gostaria de saber se existe um melhor horário para ingerir esta guloseima rsrs. Meu objetivo é perda de peso, emagreci 5,5k em 1 mês de dieta e pretendo emagrecer mais uns 15 ou 20k.
    Desde já agradeço!

    • Quanto mais cedo ao longo do dia, melhor. Ou depois de uma refeição maior. Se você quer manter o impacto minimo, é uma boa consumir junto com uma proteína ou gordura boa, thais!

      • Teresa

        Geosh, já viu essa sobremesa feita com abacate, laranja, tâmara e cacau?
        http://www.papacapimveg.com/2013/03/18/a-sobremesa-que-mudou-a-minha-vida/
        É tipo um mousse de chocolate, sem açúcar, sem adoçante, sem lactose e sem gluten! É uma delícia! Eu gosto de consumir de manhã após comer os ovos ou quando troco os ovos por panqueca de coco low-carb, passo por cima como um topping.

        Experimenta =D

        • Teresa, Vc é chique demais =) Parece delicioso! Adorei a maneira como usaram o abacate pra textura. Eu as vezes uso um pouco de aveia batida no liquidificador ou amêndoas quando vou substituir o leite em alguma coisa! Tou ficando mais sofisticado na culinária, já já eu chego lá, hehehehe
          Abraço!!!

  • Cris

    Como você faz o Hiit, Geosh? Fico na dúvida se estou fazendo certo ou não.
    Geralmente eu faço de 20 a 30 min (sem contar com o aquecimento) na velocidade 7.5 (caminhada para recuperar o folêgo por 1 min), em seguida 45s na velocidade 14.0.

    O que vc acha?

    • Olá, Cris! Eu costumava fazer(nao tenho tido muito pq fazer ultimamente) 20 minutos logo que acordava, em jejum, na ergométrica. Acho que tá bom, sim! O que você tem notado de mudanças?

  • Liziany

    Eu assiti a um video de vcs, que diz que o ideal é que a gente fique 30 dias sem comer doces, então: Eu tomo todos os dias na hora do almoço shake da herbalife com adoçante, eu teria que deixar de tomar?

    • Acredito que você nao vá ter problemas com esse shake, porém não acho que seja a melhor solução para emagrecimento, Liziane. E tem também o impacto negativo dos adoçantes comuns.

  • Tainã

    Boa noite Rodrigo. Eu tento diminuir o consumo de doces como chocolates, sorvetes, bolachas e afins fazendo o consumo que balinhas, chicletes, etc(que ironia a minha né rs). Mas, me veio a seguinte pergunta: doces como balinhas, chicletes, pirulitos tbm tem um efeito negativo no emagrecimento? Se sim, seria um efeito muito grande? Pois Rodrigo, acho que esse é o meu unico defeito, pois se você for por tudo que eu como durante o dia, sem ser doce, na balança tenho ctz que não dará mais de 2kg, pelo tanto que eu como e o que eu como, eu deveria ser extremamente magra, mas essa não é a realidade. Para você ter uma ideia, eu não tomo refrigerante e nem como carne vermelha. Não chego a ser gorda, sou até magra, mas tenho uns quilinhos aqui e ali que me incomodam.
    Gostaria muito poder conversar com vc por email para eu te explicar a minha situação e você me dar um caminho apra seguir, pois não sei mais o que eu faço.

    Tainã

    • Vamo lá, Tainã, espero dar um clareada no seu caso =) Sim, alimentos que contenham açucar, indiferente do tamanho, podem estimular a liberação de insulina, e por consequencia abaixar a sua glicemia, fazendo com que você sinta mais fome. Acredito que vendo quais carboidratos você come e olhando a glicemia deles, você já deva perceber uma diminuição na gordura corporal. Como você disse que não tem muito sobrepeso, o melhor seria incluir uma musculação pra hipertrofia na sua vida, e modificar a sua composição corporal(ganhando massa muscular e perdendo gordura). Definitivamente esse é o segredo pra um corpo fantástico =)
      Abraço!

      • Tainã

        Boa tarde Rodrigo. A grande surpresa é que eu já faço musculação a mais ou menos 1 ano, rs. Só que nos ultimos meses venho querendo focar mais em perder gordura, tendo isso em mente, estou investindo mais nos exercicios aerobicos. Além de também estar fazendo uso do chá verde sem açucar, o que é, para mim, um grande sacrificio. Só que mesmo assim não sinto a diferença tanto no espelho como na balança, parece que estou parada no tempo sem alternativas de modificar o meu corpo. Também tenho um outro problema que considero ainda mais grave, aquela danada da ‘celulite’. E não pense que seria só um pouquinho. Tenho 19 anos, mas tenho celulite de uma mulher de 35 sem bons hábitos. Não sei o que faço para tentar pelo menos diminuir isso. =/
        É verdade que aquela historia de não comer de 3 em 3hrs pode acabar prejudicando o emagrecimento? E é verdade também que comer mais a noite engorda? Tomar o chá verde enquanto faz o exercicio aerobico intesifica sua ação?

        Abraços.

        • Tainã

          Corrigindo: Boa tarde Geosh. rs

        • Depende da sua alimentação, Tainã! Se você consome mais gorduras e carboidratos de menor índice glicêmico, a regra das 3 em 3 horas se torna menos necessária pra manter/perder peso. E sim, comer alimentos com carboidratos antes de dormir fará com que você absorva parte desses carboidratos na forma de gordura. Dê uma boa lida nos artigos do blog, principalmente nos que falam de insulina.

  • Kátia Moura

    Olá. Gostei muito do artigo, aliás, de todo esse site. Mas a minha dúvida é: Se eu cortar os carboidratos brancos e refinados, o que posso comer no caso no café da manhã que possa substituir o pão?

    • Katia, Você pode comer ovos, por exemplo, cozidos ou mexidos.

  • Fernanda

    Olá Gê…rsrs

    Estou no programa MR do livro e gostaria de saber se quando a vontade de comer doce bater forte, tenho sentido muita vontade depois do almoço, posso comer ameixa seca ou chocolate sem açúcar? Pretendo fazer o teste do Laticionio, mas depois que organizar minha alimentação, pois tenho visto que comia muito errado, além de tudo minha rotina é um pouco complicada, e por isso é dificil acordar cedo, por isso o leite desnatado acaba sendo minha opção de café da manhã. Sinto muito sono e creio que isso é por que minha taxa de triglicerídios esta alta e colesterol tb. Dentro disso, quero perguntar tb qual o melhor tipo de whey protein, concentrado ou isolado?

    Uma ultima pergunta, tenho asma e bronquite e estou acima do peso, tenho 1,68 e peso 86,5kg, gostaria de saber qual o melhor tipo de exercício, pois não consigo fazer o Hiit ainda, sinto falta de ar e taquecardia.

    Abraços.

    P.S. falei com meus amigos que gordura de bacon é boa e quase fui queimada viva…kkkkkkk, mas confio e acredito em vcs.

    Bjus.

    • Fernanda! Eu gosto de fazer vitaminas de vegetais adoçadas com estévia, tem aquele mesmo frescor e sensação de limpeza dos sucos de frutas, e de quebra mata a vontade por doces. Se você sente sono durante o dia, considerando que dorme bem a noite, pode ser pelas taxas instáveis de açucar no sangue. isso tende a se equilibrar com o tempo na MR. Quanto ao whey, acredito que ambos são equivalentemente bons, com uma melhor absorção do whey isolado. Acho que como você tem bronquite o melhor é focar em um dia a dia mais ativo e iniciar com atividades mais moderadas.
      Veja bem, a gordura de bacon de procedencia(natural e de preferencia de animais alimentados naturalmente), é bem diferente do alimento processado que vendem por aí!

      • Carla

        Mas como saber se o porco foi alimentado naturalmente?

        • Carla, está ficando mais fácil. Agora vejo algumas embalagens contendo essa informação, alimentos orgânicos, etc. Lá fora já é bem comum, acab repercutindo aqui

  • Luciana

    Ola Geosh,
    Estou tentando tirar este vício por doces da minha filha de 09 anos também. Se pra nós é difícil, imagine pra ela! Estou dando algumas frutas com mel ou um pouco de leite condensado nas sobremesas… Alguma sugestão?

  • kelita allen

    Geosh.
    Tudo bem?
    O que você poderia me dizer sobre as gelatinas Diet e a uva passas em relação ao emagrecimento.

    • Em relação ao emagrecimento, a gelatina diet é ok, as uvas passas não. Frutas secas sao ainda mais glicemicas que as normais.

  • Bruna

    Bom dia Rodrigo / Geosh!

    Amei o site! Já iniciei uma dieta parecida com as recomendações dos artigos postados, porém não continuei devido à falta de tempo. Realmente a vontade por doces diminui e muito (e particularmente sou viciada neles).
    Como faço para receber o “procresso de 10 dias para emagrecer de vez” ?
    Fiz o cadastro mas não sei ao certo se vou receber os e-mails. Aguardo uma resposta.

    Obrigada.

    • Olá Bruna! Obrigado! Você se cadastra no processo, recebe um email de confirmação. aí vc clica no link que vem nesse email e o processo começa a ser enviado em 1 ou 2 dias. Disponha!

  • Adeliza

    Que legal. A cada artigo um insight! Então não são as calorias dos doces que barram o emagrecimento, mas sim a liberação de insulina no sangue! (me corrijam se tiver entendido errado, por favor).
    Será mais fácil rejeitar um doce de agora em diante, pois farei de maneira muito mais consciente.

    • Isso mesmo, você entendeu certinho, Adeliza! O Rodrigo também é fotógrafo, cada artigo é um flash heheheh Grande abraço!

      • Adeliza

        Valeu Geosh!

  • Nancy

    Olá, boa noite!

    O valor do livro é mensal ou só paga uma vez? Só tem em formato eletrônico? Obrigada, nancy

    • Olá, Nancy! Apenas uma vez. Só em formato eletrônico, mas você pode imprimir também se quiser.
      Disponha!

  • Daniela

    Meninos, bom dia!!

    Primeiramente quero dizer que esse site foi e é uma das melhores coisas na minha vida!! Já li praticamente o site inteiro mais de uma vez ahahah
    Eu sou uma ex viciada em doces e digo q esse texto é a mais pura verdade, se é q alguém ainda duvida né. Eu era louca por biscoitos recheados, especialmente quando estava de TPM, devorava pacotes inteiros.. Hoje nem sinto falta, eu passo por eles na sessão do supermercado e não sinto nada, o ‘amor’ acabou mesmo kk nem do chocolate eu sinto falta, é um milagre! ahah

    Agora tenho uma pergunta, aqui no escritório sempre rola aquele cafezinho 2x por dia, será q atrapalha muito? É café normal, feito com açúcar. Eu sei q é uma pergunta meio besta, mas tenho essa dúvida pq sempre achei q não interferisse em nada mas acho q é a msm situação da Tainã com as balinhas dela rs..
    E o café com leite? Tem gente q diz q a cafeína atrapalha a absorção dos nutrientes do leite.. é isso mesmo? No fim das contas, o café é bom ou ruim? Eu já li cada coisa rs

    Muito obrigada por tudo! Beijos!

    • Daniela! Parabéns por ter se livrado dessa necessidade obssessiva e inútil =) Quanto ao café, geralmente ele não atrapalha. Agora como o seu corpo vai lidar com o açúcar nele e com o leite, vai depender inteiramente do seu organismo. Fique de olho. Se você sentir que está dificultando, talvez seja uma boa mudar!
      Disponha! Beijos!

  • Sadik

    oi Geosh eu tenho uma grande obcessão por doces como parar ?
    E também eu quando faço exercicio sai 0.9 podia dizer porque aguardo a resposta

    • Olá, Sadik. Acho que a chave para começar a abandonar os doces é ir melhorando sua alimentação. No geral as pessoas acham que o vício é psicológico, e as vezes ele é, mas eu acredito que grande parte desse desejo venha de imbalanços do organismo, e isso não é nada bom. Quanto a pergunta do exercício, não entendi! Poderia me explicar melhor?
      Abraços!

      • Sadik

        Obrigado valeu 😀
        Quanto ao exercicio eu as vezes faço exercicios de cardio e logo assim que acabo vou ver na balança e é quase 0.9 que emagreço poderia explicar-me isso se faz favor e ja agora muito bom site 🙂
        Aguardo a resposta

        • Ah, entendi! Grande parte disso é água que você perdeu! Obrigado!

  • Olá Rodrigo e Geosh, gostaria de algumas dicas, preciso emagrecer 10 kilos. Vocês podem me ajudar? Faço academia todos os dias, mas não sei me alimentar direito, então não consigo emagrecer.
    Me escrevam por favor, preciso de um incentivo.
    Desde já agradeço
    Nynna.

    • Seja Bem Vinda, Nynna! Participe das video aulas gratuitas!

  • sweetest_p_s_@hotmail.com

    nao era gratis ?? de inicio dizem q mandam os videos e fazer a dieta, perder peso, gratis. agora tem de se comprar o livro.. vi logo q era bom de mais –‘