Tipos corpóreos – Sabia qual o seu!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”


Ola! Bom dia!

Bom, hoje faz sol lá fora novamente e a temperatura é de aproximadamente 14º aqui em Curitiba. Ah sim, hoje também tem jogo do Brasil na copa contra o Chile….

Ta, mas o que isso tem a ver com tipos corpóreos? bom… nada 🙂 Na verdade isso me inspira também a escrever este artigo desmistificando o assunto! Ao final do artigo você terá mais claridade sobre os 3 tipos corpóreos predominantes e também conhecerá as principais características de cada um.

Criei também pequeno vídeo para ajudar você a identificar o tipo de sua estrutura óssea

A comunidade no orkut está crescendo rapidamente também como a página do Emagrecer De Vey no facebook, o que é bastante bom, já que é um ótimo lugar pra trocar idéias, dificuldades, etc com pessoas que estão realmente interessadas no mesmo assunto. Clique no símbolo do orkut ou facebook ao lado do título da página para fazer parte também da comunidade e caso seja novo(a) no site, aproveite e assine gratuitamente ao lado na barra ao lado –>.

Ok, após este breve bate-papo, vamos ao assunto de hoje! Vamos conhecer os 3 tipos corpóreos e mostrar como você pode identificar o seu e ficar ciente das particularidades em que isso implica!

“Seja lá o que você tiver, você precisa tirar o melhor disso. Fique certo(a) de que você pode transformar você mesmo(a), não importando de onde você começou. A parte mais importante do corpo é a mente. Com vontade e conhecimento, você pode realizar milagres.”
Stuart McRobert, autor de “Brawn”

-> 2 pessoas não são iguais!

Primeiro de tudo, por mais básico e elementar que isso possa parecer, muita gente ainda se sente mal ao olhar o vizinho que é mais alto ou mais magro ou mais rico, etc… É fundamental entender que duas pessoas não são iguais! E no que se refere à metabolismo e perda e ganho de peso isso não é diferente!

Cada organismo é único e funciona de uma forma peculiar! O seu papel é aprender e entender como funciona seu organismo e o que funciona melhor para ele. O seu objetivo precisa ser tirar o máximo do que você tem e não ficar olhando para os lados se lamentando que existem pessoas que nascem magras e morrem magras ou que ganham músculos somente passando perto da academia, etc. Em qualquer área da vida, sempre existirão pessoas acima de nós e abaixo de nós. Temos que nos certificar de sermos o melhor que nós podemos ser do jeito que somos, concorda? Legal!

O papel da mente no emagrecimento é INCRÍVEL!! Você não poderá ter sucesso sem utilizar a mente positivamente! E usando a mente positivamente você não terá como NÃO ter sucesso! Sua mente pode ser meio rebelde de se controlar, mas é algo que vale investir! Ela pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga, porém, o melhor de tudo é que a escolha é sua! Você decide! Você tem o poder nas mãos. O que você decidir, será feito!

-> A curva genética

O termo em inglês é the genetic bell curve e isso se trata do seguinte: Imagine uma curva em um gráfico. Esta curva representa toda a população mundial! Todos seres humanos. Agora vejamos, a maioria das pessoas (aproximadamente 60% do total) está no meio desta curva, isso significa que, aproximadamente 60% da população ganha e perde peso normalmente e responde bem à dietas e exercícios.

Ao corrermos para o lado esquerdo desta curva, observamos as pessoas que tem dificuldade em ganhar peso! São pessoas naturalmente magras e que, por mais que comam no Mc Donald’s todo dia, continuam magras. Esta parte da população representa aproximadamente 20% do total. Agora vamos correr para o lado direito da curva, onde encontramos as pessoas que ganham peso bastante facilmente. Também, aproximadamente 20% da população está nesta porção. São pessoas que precisam cuidar da alimentação por que seus corpos são ótimos em estocar gordura!
Essa distribuição 20%, 60%, 20% é o que chamamos de curva genética.

É legal que você entenda que, independentemente de qual grupo você faz parte, ainda terão muiiiitas pessoas que estarão na mesma situação. Cada grupo tem suas particularidades e seus lados mais positivos e lados mais negativos.

-> Os tipos corpóreos

Nas décadas de 30 e 40, Dr. William H. Sheldon, um professor de Harvard, se tornou famoso pelo estudo dos tipos corpóreos. Como psicólogo, sua principal intenção era a de descobrir como os tipos corpóreos estariam ligados ao temperamento, como introversão e extroversão.

Como parte de sua pesquisa bastante extensa no assunto, a qual incluiu estudo de mais de 4000 fotografias e entrevistas com centenas de pessoas, Sheldon desenvolveu uma classificação para os tipos corpóreos humanos chamada: somatotipos. Então Sheldon identificou 3 tipos básicos: Ectomorfos, Mesomorfos e Endomorfos.

Agora veja, estes são os tipos PUROS. Entenda que na prática, a grande maioria das pessoas possui um tipo corpóreo PREDOMINANTE, porém, contendo ainda características dos outros tipos. É mais raro as pessoas terem somente um tipo corpóreo definido e puro, exemplo: Um homem ser puramente ectomorfo. É possível, porém, mais raro. Exemplo: geralmente se é ectomorfo mas com caracteristicas de Mesomorfo ou Mesomorfo com características de Endomorfo. São apenas exemplo…

A grande sacada está em você descobrir seu tipo corpóreo predominante. Vejamos abaixo as principais características de cada tipo:

– Ectomorfos

O ectomorfo puro tende a ser alto e magro, com ossos “finos”, quadril pequeno e articulações menores. São naturalmente magros e não tem problema com ganho de peso. Por outro lado, os ectomorfos tem bastante dificuldade em ganhar músculos!

Possuem um metabolismo naturalmente acelerado e membros longos (braços e pernas). Bom, como você está lendo este site, existem boas chances de você não ser um ectomorfo. Mas caso seja, existem algumas particularidades em relação a sua dieta que podem ajuda-lo(a) a atingir seu objetivo. Isto é tema para um outro artigo sobre nutrição voltada a cada tipo corpóreo.

– Mesomorfos

Este são os “sortudos”, como chamam. O mesomorfo puro tende a ser naturalmente em forma, com ombros largos, ossos médios, quadril pequeno e articulações médias. Tende a ganhar músculos com facilidade e a responder bem à dietas.

– Endomorfos

Aqui talvez se enquadre o maior número de leitores deste site!
O endomorfo puro possui um metabolismo mais lento e tem dificuldade em perder peso e facilidade em ganhar peso. Geralmente, os endomorfos possuem “ossos largos”, articulações médias ou grandes, quadril largo e membros mais curtos. Normalmente, são mais sensíveis aos carboidratos e possuem uma menor resposta à insulina (não deixe de ver o artigo sobre INSULINA). Muitos endomorfos têm dificuldade em perder peso somente seguindo uma dieta ou uma reeducação alimentar, portanto, obtêm melhores resultados adicionando um programa de exercícios ao dia-a-dia.

Fique antenado(a) que eu ainda escreverei um artigo dando dicas de nutrição para cada tipo corporal em específico. Assim você pode aprender a tirar o melhor de si mesmo(a). Nesta parte é importante você saber identificar, com base nas características acima, qual seu tipo corpóreo predominante! Vejamos abaixo:

-> Identificando seu tipo corpóreo

Como dito, é raro ter PURAMENTE um único tipo corpóreo, mas sim, uma combinação, um mix de características, sendo uma delas, a mais predominante!
Para identificar seu tipo, faremos o seguinte: Dr. Sheldon estipulou um esquema de pontuação de 1 a 7, veja abaixo um exemplo:

Ectomorfo – 1
Mesomorfo – 3
Endomorfo – 6

No exemplo acima vemos que você teria total predominância das características de um endomorfo, porém, acredita que possui um pouco também das características de um mesoformo, enquando não vê semelhança nenhuma com um ectomorfo. Certo? Agora faça isso para você. Leia novamente as principais características de cada tipo e faça sua pontuação! De notas de 1 a 7 para cada tipo.

Para ajudar, criei um vídeo mostrando como você pode saber se você possui ossos finos, médios ou largos. Você viu acima que cada classificação possui normalmente um tipo ósseo, então isso pode facilitar na sua classificação.

Veja o vídeo abaixo. Lembrando que se você é assinante do site e está lendo este artigo no seu e-mail, talvez não consiga ver o vídeo. Neste caso, entre no site para assisti-lo!

Perfeito! Agora você provavelmente já sabe qual seu tipo corpóreo predominante! Isso é muito valioso e precisa ser levado em consideração nas suas estratégias de reeducação alimentar e programas de exercícios.

Este é mais um motivo por que as dietas não funcionam! Dietas absolutas que prometem resultados a todos, NÃO SÃO CORRETAS e tendem a não funcionar a todos. Uma reeducação alimentar séria precisa levar em consideração as particularidades de cada tipo. Não caia na rede da indústria do emagrecimento, cerque-se de conhecimento de qualidade.

Uma coisa a se lembrar: O seu objetivo é ser o melhor que você pode ser. Evite comparações com os outros. Os outros têm genética diferente. Compare-se com você mesmo(a) e veja os resultados! Mantenha sempre o foco e uma ótima saúde mental.

Ah, se você acha que este conhecimento irá ajudar outras pessoas, ajude-me a divulga-lo! Você pode postar no orkut, facebook, tweeter, email… como quiser! O importante é que se atinja a maior quantidade de pessoas possível!

Muito sucesso!
Abraço,

-Referência
Burn the Fat, Feed the muscle (Tom Venuto, 2003)

[ois skin=”Embaixo dos posts”]
  • Julio

    Muito bons seus artigos Rodrigo! São bem parecidos com as fontes (geralmente em inglês) das quais eu me utilizo em meu plano de dieta e exercícios. Continue com o ótimo trabalho, pois com certeza ajudará muita gente, assim como eu fui ajudado…

    Parabéns!

    • Rodrigo

      Obrigado Julio! Realmente me baseio totalmente em materiais de fora para estudar e fazer os artigos!!

      Muito sucesso pra ti!
      Abraço

  • Marcela

    Rodrigo,

    Este é o primeiro artigo seu que leio e vi seu site no discovery mulher… Ainda bem que o encontrei!!! rs Tenho uma linda garotinha de 10 meses, mas durante a gravidez engordei muito (17 kg) e eu não consigo me livrar de 12 kg que ainda estão comigo… estou a procura de algo saudável, porém sou muito indisciplinada para seguir uma dieta muito rígida… se vc puder me ajudar com alguma sugestão fico muito grata!!!

    Sucesso com seu site que com certeza já deve estar ajudando muita gente!

    Abraço!

    • Rodrigo

      Ola Marcela!! Fico feliz que tenha encontrado o site!! 🙂

      Olha, a parte mais dificil mesmo de qualquer mudança de hábito é se convencer da necessidade e a tomada da decisao! Preciso te dizer que voce realmente precisa de um força de vontade pra mudar pra melhor! Toda mudança de hábito é mais dificil no começo. Depois fica tudo bem mais tranquilo!
      Voce pode comecar por organizar sua alimentacao, sem medir calorias, apenas começar a comer de maneira correta. Aconselho que voce leia o artigo sobre refeicoes balanceadas! Pode te ajudar bastante a comecar seu caminho =)

      Sucesso!

  • Tatiane

    Rodrigo, achei esse site numa comunidade que participo no orkut, estou com 30 kg acima do meu peso ideal, já fiz várias coisas, como dietas, remédios, mas sem muito sucesso.
    Realmente muita coisa que vc postou aqui e o livro tbm, são de excelente qualidade, venho buscando me aprofundar mais nesses assuntos e aqui encontrei muita informação boa.
    Muito legal a sua iniciativa de ajudar a todos nós “gordinhos”.
    Adorei. Parabéns!

    • Rodrigo

      Obrigado Tatiane! Fico feliz que tenha encontrado o site. Realmente espero que ele possa ajudar a maior quantidade de pessoas possivel.

      Muito sucesso pra vc!! 🙂
      Rodrigo

  • Cristina

    Obrigado Rodrigo,

    Depois de muito procurar encontrei alguem que me diz coisas que fazem sentido.
    Tenho 31 estou com 81,9kg, tenho 1,67 de altura e sou hipertensa ( uso medicação controlada), sou sedentaia a 5 anos, estou gorda e com deformações ( nodulos de gordura na perna). Como minha pressão não esta estabilizando entrei na academia e estou tentnado reeducar minha alimentação. Mas vivo em um dilema, meu marido tem minha dieta para engordar meu filho nutritiva e a minha para emagrecer, então no final é dificil mantaer qualquer dieta.

    Mas seus artigos estão me ajudando a traçar uma linha para seguir

    • Rodrigo

      Ola Cristina!

      FIco feliz que tenha encontrado o site!! =)
      Olha, nao é necessário seguir DIETAS… mas veja que nao é tao dificil corrigir a alimentacao em si! Isso é um passo gigantesco em busca de uma vida saudável!

      Tenho certeza que o site irá te ajudar nisso!
      Sucesso!

  • Juliana

    O video não aparece aqui =(

    • Rodrigo

      Oi! Testei agora e ta funcionando. Talvez foi algum problema temporário do youtube =)

  • Nati

    Oi Rodrigo, uma dúvida sobre como descobrir a largura dos ossos… Medindo com o dedo indicador e o dedão, eles não se encostam e com o dedo médio eles se sobrepõem. Qual é o dedo certo? ahauhaushasa
    Parabéns pelo site! beijos

    • Rodrigo

      Oi Nati!

      Utilize o dedo médio pra fazer este teste 🙂 No seu caso entao seriam ossos finos, caso eles se sobreponham! 🙂

      Um abraço!

  • Nati

    Obrigada pela atenção! Vou fazer o desafio e depois te mandarei os resultados!
    😉

  • Roberta

    Olá Rodrigo !!
    Adorei o seu site !!!
    E descobrir que existe varios tipos corpóreos me animou a continuar a minha dieta
    tenho 27 anos 1,74 e 110,00 kgs e uma estrutura óssea media/grande (tenho quadris bem largos ) sofro muito pra emagrecer… mas nesse ultimos dois mese eu ja emagreci 14 kilos e e quero muito chegar aos 75 kilos se vc tiver algumas materiaS ou dicas e puder me mandar por email vou ficar muito grata
    me AJUDE !!!!!!!!!!!!!!

    • Rodrigo

      Oi Roberta!

      Claro que eu tenho muitas dicas e informação de qualidade que sem duvida nenhum vao levar voce ao seu objetivo se você assim quizer 🙂
      E o bom é que está tudo aqui no site de graça disponível pra você! É bastante coisa, então dedique um tempo pra estudar que tenho certeza que voce nao vai se arrepender! De uma olhada na pagina de todos artigos e escolha os de mais interese pra vc! emagrecerdevez.com/artigos

      Abraço!

  • RODRIGO

    Bom dia tenho 1,71 de altura não consegui me identificar com o Endomorfos
    gostaria de saber se na avalição da academia onde eu malho o professor saberá me informar se tenho estrutura ossea grande, média ou pequena?

    • Rodrigo

      Oi Rodrigo,

      Voce chegou a ver o video que eu mostro como identificar qual seu tipo de estrutura óssea? O vídeo está no proprio artigo. Com isso nao tem erro pra identificar!

      Abraço!

  • vanessa

    oi pessoal meu nome e vanessa tenho 20 anos e peso 65 quilos
    eu ja fui magra pesava 43 quilos..
    depois dos 17 anos comecei a engorda.. ja fiz muitos regimes mas nunca chego a um resultado que eu quero pq ñ consigoo..
    pesso ajuda de vocês.
    obrigadoo )=

    • Rodrigo

      Vanessa, a boa notícia é que voce encontrou o site! Agora só depende de voce em ler tudo que lhe interessar e aprender como conseguir voltar ao seu peso desejado de forma correta e consistente!

      Tudo depende de você! Invista um tempinho dando uma lida nos vários artigos e de uma olhada no Desafio do site, tenho certeza que nao irá se arrepender!

      Sucesso pra ti!

  • Olá Rodrigo, ótimo eu sou Endomorfo e ossos largos, vamos a batalha então.

  • Adriano

    Parabéns. Costumo procurar informações na internet, e não me lembro de encontrar um site como o seu, que explica tudo de forma simples, mas completa. A calculadora que tu criou facilita muito também. Nunca tinha calculado gordura, massa magra, massa gorda e peso ideal assim. Tu esclarece muitas duvidas. Li praticamente tudo por aqui. Espero que continue com o site, pois ajuda muita gente. Obrigado!

    • Rodrigo

      Adriano, muito obrigado por ter postado seu comentário. Fico feliz em estar realmente atingindo meu objetivo com o site!

      Grande abraço!!

  • Adriana

    Olá Rodrigo…estou espantada com seu site…estou lendo tudo com muita atenção.
    Quando o encontrei …pensei comigo…ihhhh mas um querendo vender alguma coisa, livros,regimes…mas me enganei…
    Parabéns pela iniciativa, que bom que existem pessoas que se preocupam com as outras como vc.(isso é muito raro hj em dia)
    Só por curiosidade (talvez tenha até alguma informação no site sobre isso) mas vc foi obeso? o que te levou a criar este site?
    Um grande abraço! (espero por novas informações no meu e-mail.)

    • Rodrigo

      Oi Adriana! Muito obrigado pelo elogio 🙂

      Vc já deu uma olhadinha na página “Sobre” do Emagrecer de Vez? Eu procurei escrever lá o porquê de eu começar o site e tudo mais! Acho que isso vai responder bem a sua pergunta 🙂

      Obrigado por seguir o site e espero que atinja todas suas espectativas!
      Rodrigo

  • ana carla

    nossa q maravilha esse site vou passar pra o pessoal do chat amigas plus size eu estou – Endomorfos suas dicas sao muito ricas muito obrigada, de coraçao vou tentar fazer caminhada mais é assim depois q engordei nao tenho animo s abe pra colocar um tenis e fazer caminhada e sei q é o comesso tomei muitos remedios e depos q parei explodi ganhei o dobro quando comecei o tra tamento estava com 70kg e agora estou com 88 kg nossa q virada minha vida deu .. tenho um rosto bonito sou toda gordinha sabe ainda bem …mais quero muito emagrecer de verdade conto com suas orienytaçoes….fuca com DEUS

    • Rodrigo

      Oi Ana!
      Bola pra frente! O importante é começar! Acredite em você e acredite na mudança, voce só tem a ganhar né? 🙂

  • vanessa souza

    Oi Rodrigo,amei o site,fala claramente sobre tudo que achamos complicado,não tem esse negócio de tome isso,ou aquilo,se entupa de pilulas antes das refeições etc.Preciso urgente emagrecer,tomei a atitude estou fazendo o que é bom pra minha saúde,auto -estima ,e estética também,Mas Rodrigo me tira a dúvida do que levou vc a criar esse site?vc já foi gordinho?Bjo fika com Deus
    Valeu pelas orientações.

    • Rodrigo

      Oi Vanessa 🙂

      Que bom que encontrou o site!! espero que aproveite bastante!

      Viu, de uma olhadinha na pagina “Sobre” do site! emagrecerdevez.com/sobre

      Eu escrevi lá sobre minhas motivacoes sobre o site e tal! Espero que possa te dar uma idéia melhor 🙂

      Abração!!

  • Esdras

    Olá Rodrigo gostei muito deste site vc esta de parabens. Andei fazendo uns testes p saber o meu biotipo, mas sempre ficava c dúvidas, que foram tiradas aqui. Tenho carcteristicas de meso e endo, minha estrutura óssea é mediana tem facilidade em ganhar massa muscular mas dificuldade em perder gordura n sinto muito apetite mas as vezes bate um fome canina, mas só depois que treino.abraços

    • Rodrigo

      Oi Esdras,

      Obrigado por ter postado seu comentario. Espero que com os conhecimentos aqui do site, voce possa seguir em frente mais confiante em busca do seu objetivo.

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Esdras

    com qnto tempo de treino um atleta de musculação, ser considerado como praticante intermediario?abraços

    • Rodrigo

      Opa!

      Olha, nao entendi sua pergunta.

      Abraco

  • Esdras

    M desculpe, a pergunta é a seguinte; com quanto tempo de treino um praticante de atividade deixa de ser Iniciante, e passa a ser intermediário ou mais?existe algum periodo q possa ser estipulado ou varia d possoa p pessoa? Vlw novamente, desculpe mais uma vez t pertubar c essas perguntas, q na cademia onde malho o intrutor passa os mesmos treino p todo mundo; 5 exercicios 3 de15 repetições e musculos pequenos 4exercicios 3 de 15. Faz tempo q to neste treino e n to vendo resultado. Estou qrendo baixar minha BF, mas com estes treinos estou ficando maior meus biceps em 1anos e 11 meses pularam de 39cm contraido para 50cm. E minha cintura de 99cm para 110. Faço abdominais e caminho moderado 35 minutos antes e depois dos treinos,n posso correr pois tenho platina no joelho esquerdo p causa d acidente d moto nem consigo dobrar o joelho mais de 95graus mais ou menos.

    • Rodrigo

      Fala Esdras.

      Olha, entendi agora sua pergunta mas realmente nao entendo por que voce quer saber isso. Afinal, voce nao precisa ser intermediario ou avancado ou qualquer coisa pra mudar ou adaptar seu programa de exercicios.

      Eu acho que voce deveria sim alterar o seu programa se esta fazendo a mesma coisa a mais de 1 ano jah! Esse eh um assunto bastante longo e eu ateh agora nao cobri aqui no site.

      Bom, nao tenho resposta especifica pra tua pergunta pq justamente nao vejo sentido em saber isso, mas no teu caso, certamente voce nao deveria ser considerado iniciante.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Esdras

    Obg. Rodrigo te fiz esta pergunta, pois tenho pesquisado sobre treinos e sempre estão divididos em iniciante, intermediário e avançado. Por isso te perguntei se tem algum periodo. Se por exemplo depois de 5 meses um iniciante passa a ser intermediario.
    Para eu ter uma noção para pegar um rotina de treino. Abraços e Obg pela sua atenção e seus esclarecimentos.

  • amanda patricia

    oi!!! a materia mt boa mesmo, tenho ossos finos so q na barriga concentro gordura e apesar de eu emagrecer ainda fica, tb comecei malhar uns oito meses e ganhei pouca massa meu instrutor disse q eu levo um tempo a mais para ver o rsultado, acho q deve ser por causa do meu tipo de osso. P/ falar a verdade não gosto, acho minhas pernas finas e o quadril tb não é mt grande.O q devo fazer? e como faço p ganhar massa muscular nas pernas eno bumbum? agradeço a resposta.

    • Rodrigo

      Oi Amanda!

      Nao existe melhor nem pior tipo corporeo! Se voce é mais do tipo ectomorfo, ótimo! 🙂 Porém,para ganhar massa é mais difícil sim, mas é possível!

      Pra ganhar massa nas pernas e bumbum… nao tem segredo, precisa somente focar exercicios para estas areas e se alimentar corretamente.

      Lembre-se que, por ser mulher, ganhar musculos é naturalmente mais demorado que para os homens.

      Mas tudo é possível sim com uma dieta alimentar adequada e um programa de exercicios correto 🙂

      Sucesso pra ti,
      Rodrigo

  • Denise

    Olá Rodrigo, acabo de ler tua matéria e me deparei com um dilema,
    estou tentando uma reeducação alimentar, pois no ultimo ano por sedentarismo engordei quase 10 kg.
    Ao analisar as caracteristicas de cada tipo fisico me deparei com caracteristicas dos 3 grupos.
    Tenho ossos finos (visivelmente) – grupo dos Ectomorfos
    Ombros mais largos que o quadril (pouca diferença, mas com as medidas da para saber) e articulações pequenas – o que me enquadra no Grupo dos Mesomorfos.
    entretanto ganho peso (gordura localizada pra ser mais exata) com muita facilidade, tanto que 9,5kg em um ano, sem nenhuma doença ou gravidez demonstram isso – me caracteriza no grupo dos Endomorfos.

    Gostaria de saber ao apresentar essas caracteristicas, como saber qual é minha caracteristica dominante, para tentar falicitar meu emagrecimento.
    Com a reeducação alimentar já reduzi 4kg, mas aliada a ela estou tomando medicamentos, passados pelo endocrinologista. Que me inibem o apetite para facilitar o começo da reducação alimentar.

    Considerando que sou bem baixinha, tenho 1,53m, 23 anos e 56kg, e que apos a perca dos 4 kg os outros 5,5kg parecem ter ficado localizados apenas na barriga e na cintura, estou com braços e pernas bem finos já, o que é mais indicado a ser feito?

    Se puder me ajudar ficarei muito grata.

    • Rodrigo

      Eu sugiro que nao se preocupe com o seu tipo corporeo. Se preocupe sim na sua reeducacao alimentar.

      Sugiro tambem que preste atencao nos carboidratos. Quais e quando voce esta comendo. Isso eh importante. E certifique-se de estar tendo uma alimentacao rica em proteinas! Aproveite os artigos do site!

      Um abraco,
      Rodrigo

  • Monique

    Oi Rodrigo! Como esse site é enorme! A cada dia descubro mais uma página. Parabéns e obrigada!
    Rodrigo, você saberia dizer-me quais os alimentos que posso usar para acabar, matar, eliminar, exterminar, minha vontade por carboidratos? Gostaria de saber por você, pois sei que a fonte é segura. Confio em você.
    Obrigada!
    Monique

  • Tiago

    Bom dia Rodrigo;
    sou nutricionista esportivo e gostaria de receber artigos sobre as seguintes áreas nutrição, esporte e nutrição esportiva.
    Uma vez que seus artigos tenham me chamado minha atenção.

    • Rodrigo

      Oi Tiago,

      Cadastre seu email na barra da direita do site que voce passara a receber os novos artigos por email 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • cristiane galdino

    ola, estou na segunda semana do desafio, ja perdi 1,5kg e estou contente e engajada nessa tarefa, vindo aqui parabeniza-lo pela bela iniciativa de desmestificar tdas as informaçoes, abraçosss

    • Rodrigo

      Valew Cristiane e parabens pelos resultados e determinacao!

  • André

    Boa tarde Rodrigo, escrevo-te a partir de Portugal, descobri este site através de várias pesquisas pela internet e posso afirmar sem dúvida alguma que é o melhor site a nível de nutrição e outros variadíssimos temas. Muitos parabéns e continue a postar temas interessantes como estes. Grande abraço de Portugal!

    • Rodrigo

      Muito obrigado Andre por ter postado!

      Espero continuar sendo util!

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Ola Rodrigo,

    Nunca encontrei artigos tao uteis assim na internet. Voce vai direto ao ponto.
    Descobri que sou do tipo “mesomorph”. Woww! Sorte a minha. Pura verdade o que voce citou.
    Desenvolvo musculos super rapido… Qual é a sua especialidade? talvez voce ja tenha citado.Mas acabei de encontrar sua web. Se voce tiver alguma siteweb em ingles poderia por gentileza me passar? Assuntos relacionados aos topicos semelhantes aos seus. Boa Sorte e obrigada mesmo!!

  • Rodrigo

    Chára muito legal um cara magro como vc ajudando nós os gordinhos! kkkk ta de parabens e muito sucesso!

    • Rodrigo

      heheh muito obrigado Chara!!

  • Rodrigo estou no quinto dia e estou a cada dia mais feliz com as informações que vc anda passando,
    estou entendendo meu corpo, entendendo até meus ossos, a gordura que tenho a mais, a que preciso perder, o que preciso fazer. Meu DEUS, É INCRIVEL estou fascinada pelos conteúdos informativos que vc repassa, confesso que dei uma desanimada no quarto dia ao descobrir que sou ectomorfo e estou quase 10 kilos a mais. Fiquei pensando como vou perder tanto peso sem ficar flácida? Mas n irei desistir e sei que o final tudo dará certo.
    Conhecer o corpo, organismo é fundamental para um emagrecimento c saúde, achava eu que era só educar a boca, mas isso vai mto mais além que excluir carboidrato.

    Estou simplesmente amando suas informações.
    Parabéns e sucesso sempre.

    espero ver vc veicular na mídia da TV. Pq isso que vc fez e faz é inédito…

    beijos e DEUS TE GUIE SEMPRE

    Adriana

    • Rodrigo

      Oi Adriana,

      Muito obrigado por ter ser expressado! Esse tipo de coisa me motiva bastante a seguir em frente!

      Grande abraco pra ti!
      Rodrigo

  • Carolina Moreira

    Rodrigo, tô fazendo o seu desafio de 10 dias e fazendo muuitas pesquisas!
    Eu malho já tem 3 anos e não em vejo mais sem fazer atividade física.
    Acontece que eu adoooorooo comer!! Sério, tenho problemas de controle próprio quando vejo um prato de macarrão! Como escolher a salada ao invés do macarrão?! :0
    Recentemente dei uma engordada, nada demais, mas o suficiente pra não me deixar entrar em nenhuma calça!
    Engordei uns 4 kg e já os perdi, mas antes já queria emagrecer, então ainda me sobraram 3 kg que eu preciso perder a todo custo.
    Já fiz dieta com nutricionista, mas sinceramente, não suportoo!!
    Hj fiz minha avaliação na academia e estou com 25% de gordura! Pirei né?! Sabia que ia dar alto, mas não pensei que ia ser tanto!
    Na sua calculadora deu que meu peso ideal pra ter um %G 18% seria 49 kg, só que tenho 54 e acho que eu com 51 fico ótima, 49 eu tive quando tinha uns 15 anos.
    Então, o que vc acha?? Minha altura é 1,58 e meu corpo é tipo pêra e acho que tendo mais pro lado do endomorfo do que qualquer outro. Tenho muuita dificuldade na construção muscular e sinceramente não estou na forma que eu queria… Quero ficar fininha e malhada!!!
    Esse peso que a calculadora me mostrou é realmente o melhor pra mim???
    Parabéns pelo site!! Adoroo!! Já faço parte da comunidade do face!

    • Rodrigo

      Oi Carolina, a calculadora eh uma ferramente auxiliar pra te dar uma ideia soh. Como voce sabe que fica bem com 51, tenha isso como objetivo 😀

  • Joana

    Oie,
    Estou numa situação semelhante a de Carolina: quero atingir os 49 Kgs, mas peso 59 Kgs. A diferença é que eu engordei esses 10 kgs a mais num espaço de 1 ano e meio, dois anos!!!… Vai daí que gostaria de saber sua opinião Rodrigo. Já tenho feito algumas pesquisas interessantes, mas se tiveres uma opinião já formada sobre o assunto eu adoraria ouvir.
    Tenho 33 anos. Até aos 25 anos eu era puramente ectomorfa: 160 de altura, comia tudo e mais alguma coisa, não fazia actividades fisicas e nada os 45 kgs mantinham-se sempre (ansiava até engordar mais 2 ou 3 kgs). Dos 25 anos aos 30 anos senti que o meu corpo estava “diferente”, e começei a ganhar uns kilitos (coisa que até me agradou e me sentia bastante bem com meus 48 e 49 kgs). Com 30 anos passei para os 50 kgs, com 32 anos estava com 52 kgs (e começei a não achar graça nenhuma). Agora estou com 59 kgs e com um cinto horroroso de gordura em toda a circunferência abdominal!
    Desesperada começei a tentar perceber o porquê de antes isso não acontecer e agora ser uma realidade.
    Desconfio que o nosso metabolismo vai mudando com a vida (e com as porcarias que vamos enfiando no nosso corpo quando os nossos corpos são mais jovens). Será mesmo assim? Que achas Rodrigo? … Por ex, se com 23 anos eu podia comer o que bem me apetecia e às horas que quisesse, a realidade é que as pocarias que fui enfiando no meu corpo foram criando algum tipo de mecanismo no meu organismo que agora começa a revelar-se e a dizer-me “stop, pára”.
    É exactamente por causa desse “grito” corporal que eu estou aqui tentanto entender como esta máquina funciona e a buscar instrumentos para atingir o meu objectivo (corpo são em mente sã, em suma, vida saudável). Nesse aspecto, tenho conseguido informações valiosíssimas aqui, quer no campo da alimentação quer no campo do exercício físico. O ginásio já começei há duas semanas (vou 5 dias por semana – mesmo com dor eu vou) mas ainda não implementei nenhuma mudança alimentar concreta tirando os 2 litros de água diárias, (3 se for malhar) e a implementar o peq. almoço e os lanches a meio da manhã e da tarde (algo que nunca fazia… criminosa comigo mesma durante anos a fio, certo?).
    Mas a grande mudança alimentar ainda está para vir e será feita no meu tempo e o meu tempo significa saber primeiro e depois então fazer (mas pelo andar dos meus “estudos” a coisa está para muito breve). Agora sei ler rótulos, agora quando vejo um alimento vejo-o de outra forma. Finalmente sei que o IMC não é o ideal para descobrirmos o nosso peso ideal. Começo a entender o que estava errado e a importância de manter refeiçoes balanceadas e de forma regular. Perco imenso tempo nos supermercados só a passear e observar sem comprar nada tipo, sim, maluca!!!!!, de bloco e papel na mão… mas o que as pessoas não sabem é que estou comparando o que há nas parteleiras com aquilo que estudei em casa, tentando saber quais as proteínas que são melhores para mim, quais os melhores carbs, que verduras existem, como incorporá-las, and so on…. chamo a isso conhecer os alimentos e tenho ido ao supermercado todo o dia com esse objectivo. São pequeninos grandes passos e, Rodrigo, és um grande responsável por isso. Obrigada por esse seu coração gigantesco. Sim, gigantesco, porque quem acredita que ajudando os outros à sua volta a serem mais felizes, ajuda o mundo a se tornar um lugar melhor só pode ser mesmo uma pessoa generosa.

  • Tereza Oliveira

    Olá Rodrigo,

    Comecei os 10 dias pra emagrecer de vez e tudo o que li até agora, tem batido com dietas que ja fiz.
    Peso 82 kg e quero emagrecer 20 kg. Irei seguir as dicas da reeducação alimentar e postarei fotos do antes e depois.
    Abçs, Tereza

  • aa

    haha…Sou mesomorfo, bom saber, agora é trabalhar uma dieta para tal. Ótimo artigo. Vlw

  • Ariane

    Olá Rodrigo!Fiz o teste para saber qual o tipo da minha estrutura óssea,peso atualmente 83Kg,com1,66 de altura,o que não soube interpretar é que quando medi o pulso da forma indicada no vídeo os meus dedos se sobrepõem,ou seja,fiquei sem entender o motivo pelo qual o tipo da minha estrutura óssea não condiz com o meu peso e tipo corpóreo!
    Obrigada!

  • vera

    ola Rodrigo…tenho acompanhado todos os seus artigos e quero parebeniza lo primeiramente pela tua sinceridade e busca pela verdade, voce me passa muita verdade, mostrando ter um carater exemplar e é por isto que me interessei tanto por ler sua postagens….confesso que estou muito fora do peso, tenho 1,59 e 95 kl, preciso emagrecer 30 kl, e sei que naum sera facil, mas com a sua ajuda me sinto mto motivada…ja iniciei a reed. alimentar ha 15 dias, mas algumas coisas preciso de tempo pra aceitar hehe…como a questao das frutas e a caminhada, pois isto pra mim eram pontos absolutos…sinto que senti certa frustraçao….mas estou me esforçando o maximo pra fazer tudo exatamente como vc orienta, pois sinto verdade em suas palavras….obg por me ajudar tanto e a milhares de pessoas a descobrirem o caminho para o emagrecimento, sem ganhar um centavo em troca…com ctz sera recomprensado de uma forma divida em sua vida….bjus keridu

  • Marcia

    Rodrigo, eu tenho 27 anos, 1,57 de altura e 56 kg. Pelo cálculo do meu IMC o meu peso ta ideal. E na verdade não me acho gorda, acho que preciso tonificar meus músculos, principalmente por ter passado por uma gravidez e ter ficado com a barriga um pouco flácida. Gostaria muito de ter um corpo mais musculoso e não sei se deveria aumentar ou diminuir o peso. Ainda não estou com o meu corpo ideal e queria saber se você poderia me responder de acordo com minhas medidas qual seria as medidas ideais pra se ter um corpo em forma de uma maneira que eu não fique magra e sim: Como dizer isso… (gostosa!!!! hehehe) Minhas medidas são: Cintura 81cm, Perna 47cm, Peito 92cm, Quadril 94cm, Pescoço 33cm. Beijão!!!

  • Grasiela

    Olá Rodrigo! Comecei os 10 dias, estou super empolgada tenho 82kg 1.65cm e preciso perder em torno de 20kg. Os artigos são ótimos estimulantes. Em breve postarei resultados (bons) claro. Um forte abraço.

  • Carla

    Bah guri que massa esse teu site 🙂 estou no quarto dia, acabei de baixar a calculadora corporal e vamo que vamo. Sou de Ctba e moro no Sul da Inglaterra tem uns dez anos e aqui eu engordo so com o ar 🙁
    De manha qdo preparo meus ovos mexidos faco sorrindo lembrando das tuas palavras de motivacao!
    Leio todos os artigos! Nunca li tanto rs…
    Muito obrigado,
    Expero em breve ta postando minhas fotos com cara de felicidade, quero perder 20 quilos!!!
    Valeu! Ate breve!
    Caca

  • Alessandra

    Olá Rodrigo,

    confesso já conhecer seu site há mais de um mês, mas só agora resolvi de fato que tenho que mudar!!!!
    Estou no quarto dia e mega confiante que dessa vez é a hora da virada! Adoro seus textos! Todos muito fáceis de entender e muito motivadores.

    Em breve postarei minhas fotos!

    Abraços

    • Obrigado Alessandra! Disponha!

  • Pâmella

    Olá, tenho uma pequena dúvida em relação ao vídeo postado… Quando você coloca o dedo ao redor do pulso, o pulso deve ser medido com todos os dedos ou tem algum dedo específico? Valeuu :]

    • Olá Pâmella! geralmente usamos o indicador!

  • Andrea

    Rodrigo, parabéns pela iniciativa do site! Com base em seus artigos deixei de cometer uma série de erros que vinham frustrando minhas tentativas de perder gordura corporal.
    Eu reconheço que meu caso não é lá muito grave. Tenho 31 anos e 20% de gordura corporal, mas quero chegar a 16%, o que representa queimar cerca de 2 a 3 kg, mas puxa vida, como está difícil! rs
    Seguindo suas dicas sei que posso comer e fazer exercícios de maneira mais consciente e otimizando resultados. Estou confiante.
    Obrigada!

    • Olá Andrea!!!! Eu já perdi muuuito tempo fazendo coisa ineficaz também, acho que quase todo mundo né? Tendo dúvida é só nos perguntar! Obrigado a você!

  • Otto

    Fico feliz, sou mesomorfo, hehehehe.
    Há 1 ano atrás, eu fiz minha primeira avaliação física na academia. Estava com 24,6% de gordura corporal. Hoje, fiz novamente a avaliação. Fiquei muito satisfeito, muito mesmo. Estou com 9,65% de gordura corporal. Perdi 12 KG de GORDURA. Nossa, eu imagino um balde de 12KG cheio de gordura (que nojo).
    Eu gostaria de diminuir essa porcentagem de gordura corporal para 8%, pois ainda tenho um pouco no adomem. Eu consigo ver o segundo gominho do adomem, mas ainda tem gordura por cima.
    Se eu lhe servir de motivação, fico feliz. Outra coisa, se você acha que perder peso é sinônimo de passar fome, está enganado(a). Eu antes, comia de brincadeira, com meu primo, 8 cachorros quente de uma vez. Hoje, no almoço, depois de minha re-adaptação, tenho que fazer força para comer.
    Conheço o blog a pouco tempo, mas sei que se tivesse conhecido a 1 ano atrás, tinha aproveitado MUUUUITO mais (sei porque li TODOS os artigos).
    Abraço, galera. Força aí, no começo vocês podem sofrer, mas irão chegar a seus objetivos. E outra, faça por você, não por outra pessoa, pois essa pessoa pode não estar com você um dia, e irá tudo água abaixo.

    • CARAMBA, OTTO! Desculpa o caps lock, mas isso é uma das mudanças mais fantásticas que eu já ouvi por aqui! Como é que você me manda tantos e-mails e não me mandou fotos do antes e depois ainda? Grande abraço, e Pelas barbas do profeta, PARABÉNS!!!

  • Olá Rodrigo….estou a alguns dias no seu programa e confesso que minha mente ainda não conseguiu tomar a decisão ela me tapeia,sou compulsiva e estou tentando com muita força vencer a obesidade.Tenho 30 anos -1,51m e estou 85kG. Já consegui eliminar 10KG,há 2 anos faço tratamento piscológico para conseguir me relacionar melhor com a comida e tem horas que como demais num estalo de dedos quando me dou por mim já comi e me arrependo,gostaria de saber tem alguma matéria que pode me indicar para ler a respeito de compulsão alimentar.
    Obrigada

    • Olá, Christiane. O conselho que eu te dou é tentar se adaptar a uma alimentação livre de carboidratos simples, açúcares, farinha, arroz branco, etc. Esse tipo de carboidrato gera uma série de condições que vão fazer seu organismo sentir um certo desespero pra se alimentar, e o que pode criar essa compulsão que você sente. Acho que vale a pena tentar!

  • Thelma

    Eu já havia começado uma dieta antes de conhecer o site hj to me reeducando!
    To feliz q hj entrei na primeira calca Jeans após a gravidez(5 meses) atras. Sei q agora em diante vou perder menos peso mas meu objetivo e perder gordura e ganhar massa muscular! Sei q o processo e mais longo! Mas to animada vamos ver até quando hehe!

    • Aproveite os artigos, Thelma! Tem muita coisa boa por aqui! Abs!

  • Andrea

    Bom dia Rodrigo! Hoje é meu quarto dia, e nunca me senti tao confiante, sei que dessa vez eu vou conseguir.Suas matérias são
    maravilhosas continue sempre assim.

    • Vamo que vamo, Andrea!

  • Stefane

    Olá Rodrigo,na verdade ainda nao consegui identificar o meu tipo, de acordo com o video tenho ossos “finos”,porem tenho ombros largos e quadril largo (os dois são da mesma medida) e cintura fina,meus membros são pequenos,não sou alta. Tenho facilidade de engordar mas tambem de emagrecer, se eu fecho a boca para os doces e massas,com a mesma velocidade que engordo eu emagreço (mas acho que emagreço mais massa muscular e agua,pq tenho muitas gordurinhas localizadas principalmente nos culotes,enfim,ficov sempre nesse engorda e emagrece…) Será que deu pra ver mais ou menos o meu tipo? Se deu, qual seria?

    • Fala Stefane! Você me parece ter traços de endomorfa, e de ectomorfa. As pessoas tendem a demonstrar mais traços de um tipo. Eu por exemplo tenho o torax bem largo, a fronte mais horizontal, porém os pulsos finos e dedos de pianista. Como você disse que perde peso rápido quando remove os carboidratos simples, eu diria que seu metabolismo é mais endomorfo. Uma dieta tipo a MR do livro deve funcionar muito bem com você!

  • Stefane

    Desculpe o erro,vc não é o Rodrigo é o Geosh…heheh

  • Stefane

    Na verdade os dois né?!hehe Enfim isso não vem ao caso…heheh

  • Vinicius

    Só para saber, na hora de checar o pulso, devo apertar com força? Se eu aperto com força se sobrepõe, mas pouco!
    Sou alto, magro, braços e pernas grandes, com dificuldades de ganhar músculos, porém, com gorduras localizadas, no peito e barriga. Que tipo posso ser ? :S

    • Olá, Vinicius, pelo teste(e pela sua descrição) vc me parece ectomorfo. Mas não se preocupe. A sociedade conhece mais os tipos corpóreos pelas distorções que a alimentação moderna causa neles do pelo potencial em si.

  • Paula

    Eu acho que sou ectomorfa. Tenho ossos finos e não tenho tendência para engordar. Lógico que engordo com carboidratos simples em excesso, mas demora bastante e não é muito. Nunca tive problemas com sobrepeso, só com gordura localizada.
    O que eu queria era ficar com corpo de bailarina, sabe? Ter massa muscular, mas não ser “grande”, e ficar sem gorduras localizadas.
    Graças ao Emagrecer de Vez, eu consegui perder a gordura localizada que tinha. O problema agora é ganhar músculo. Eu faço ballet e musculação e custo pra ganhar um grama de massa muscular :/
    O que me sugerem? Meus carboidratos normalmente vêm de legumes, verduras e frutas de baixo índice glicêmico (maçã, morango…). De vez em quando, de soja, mas é bem raro.

    • Paula

      Ah, olhei o montador de cardápios e não estou conseguindo alcançar a quantidade de calorias diárias com a minha alimentação. Tem 100 gramas de proteína, 20 de gordura… E não consigo alcançar nem 50 de carboidratos através dos legumes. Será que é por causa disso?
      Qual seria uma fonte mais densa de carboidratos, mas pouco glicêmica? Lentilhas serviriam?

      • Sim, porém, leia o outro comentário 🙂

    • Paula, malhando para hipertrofia, você pode testar usar um alimento. Mais glicemico junto de uma fonte massiva de proteína, por exemplo, arroz com peito de frango, por exemplo, pra estimular a absorção da proteína ao longo do dia. Veja bem, essa êh uma estratégia que eu não consideraria pra alguém precisando emagrecer, ou que tivesse dificuldade em lidar carbs Simples, e não consideraria pra alguém sedentário, com resistência a insulina.

      • Paula

        Eu já estou com o percentual de gordura corporal que queria (13%), e não são sou sedentária rs
        Vou testar sua sugestão, Geosh! Obrigada ^-^

  • Bruna

    Ola Rodrigo, boa tarde

    Ja li quase todos os artigo, e confesso que adorei.
    Depois que ganhei nenem, isso já tem 1 ano, perdi 17 kilos. Gostaria de saber em qual desses tipo corporeos me encaixaria… sou alta, quadril lardo, cintura fina, e busto pequeno.
    Desde ja agradeço…abç

    • você me parece ecto-endomorfa pela descrição, Bruna.

  • Ofelia Maeria de Oliveira Teixeira

    Bom dia Rodrigo, li a matéria com atenção como venho fazendo. Descobri meu tipo corpório (endomorfo) e com barriga. Após ficar viúva fiquei com bastante preguiça das coisas. Voltei parq minhas tarefas de cidadnia e ao decobrir o Emagresser de Vez estou bem animada e seguindo os aconselhamentos. No domingo vou me pesar e mando noticias. Apenas estou controlando minha PA e esta ótima.
    Continue a ajudar as pessoas e que Deus o ilunime sempre.
    Ofelia Teixeira

    • Obrigado, Ofélia! Tire as suas medidas também pra acompanhar melhor =)
      Abração!

  • Davi Dal Belo

    Gostaria de saber se essa estrutura óssea pode mudar com o emagrecimento?
    Ex:largo para médio,médio para fino,etc..
    Obrigado desde já

    • Não, Davi. Porém, as estruturas ósseas são sempre bonitas, principalmente próximo do percentual de gordura ideal. Vi uma menina uma vez, de características endomorfas, com o percentual de gordura baixo e fiquei fascinado com a beleza dela!

  • Muito bom! Acho que estou entre mesomorfo e endomorfo… 4o. dia dos 10 iniciais, gostando muito!

    • Ótimo. o mesomorfismo ajuda demais a ter resultados rápidos na academia! Vamo que vamo, Alice!

  • Luciana Luiz

    Oi Rodrigo boa tarde, gostaria de saber se posso tomar leite desnatado ou integral, gelatina zero açúcar, café com adoçante, o tipo de frios que posso ingerir, iogurtes litgh e diet, creme de leite, manteiga de leite, e coisas do tipo, e também o tipo de queijo. Que chás pode tomar, e se posso usar adoçante. Quero começar logo essa dieta. Muito obrigada. Um abraço.

    • Olá, Luciana! Veja nossos artigos sobre adoçante, estévia e o teste do leite.
      Abraços!

  • Nara

    Olá, pelo que andei estudando me enquadro no biótipo “ectomorfo”, no entanto, tenho o quadril largo (osso da região do quadril largo), e não consigo compreender essa parte, esse quadril ‘largo’ refere-se ao osso do quadril? Ou a uma grande quantidade de gordura localizada nessa região? Parabéns pelo artigo! Abraçaço

  • eu tenho 1,59m e perdi 26kg, peso atualmente 69kg. conforme o teste, minha estrutura óssea é fina. a personal da minha academia é um pouco menor que eu, pesa 63kg e parece magrinha. eu disse a ela que eu queria perder mais 9kg e ela disse que eu ficaria magra demais. eu sou meio quadrada, meu busto e quadril são praticamente do mesmo tamanho.

  • Camila

    Eu tenho a maioria das características de mesomorfo (ombros largos, quadril estreito, ossos médios, facilidade pra emagrecer e ganhar músculos e alguma de ectomorfo (alta e com braços e pernas longas) e mesmo assim estou acima do peso, é possível isso?

    ps: esse foi o site q achei com esse tipo de conteúdo melhor explicado, parabéns!

  • Claudia

    Obrigada pelas dicas, vou me aprofundar nos temas do site. Vlw, bju

  • Danielle

    oi que tipo de dieta vc sugere para mim, tenho 1,73 de altura e peso 77 kg muito mal distribuídos, tenho muita gordura acumulada na barriga costas axilas e cintura, porém minhas pernas e glúteo são magros então sou toda desproporcional, gostaria de ganhar curvas ter um corpo definido porém sem ser magrela, pois quando faço dieta emagreço rápido mas fico ainda pior, a barriga diminui mais não some e minhas pernas e glúteo acabam de vez, não sei bem o que fazer para melhorar, se puder me ajudar ????

    • Danielle, pra mim não existem dietas, a melhor maneira é mudar a forma de pensar e de se alimentar pra mais saudável/emagrecedora e pensar só a longo prazo. O que pode ser feito pelo resto da vida? Entende?

  • Wesley

    Gostaria de saber meu biotipo voce pode min ajudar?

    • Wesley, a alimentação do site funciona para todos os biotipos =)

  • When trying to sell a product matka online, it is important to make it easy for your customer to buy your product. Regardless of whether your site is just simple text with a few pictures or a large professionally designed online store, your customer needs to know how and where to make a purchase. If that information is too difficult to find, you will lose a majority of your sales ”satta matka,kalyan matka tips”
    Think about methods you want to use to advertise your webpage. Use the power of posts on a popular blog or networking on social media websites for inexpensive and effective promotion. You can encourage visitors to your site in many different ways. It just requires a little creativity”satta matka,kalyan matka tips”

    Regular blogging is an asset to any internet marketing campaign. A blog gives you another way to communicate with your customer base. Having a blog also makes your site larger, which gives search engines more material to index and should thus matka india bring you more traffic ”matka results”

    kalyan matka tipsNever be a pitch-filled salesman. To gain credibility, do not try to sell your audience anything. Simply write your articles to the best of your ability, and allow your reader to decide if they should buy anything based on that. Give away freebies, either information or item-wise, to show your readers that you desire them even if they don’t buy anything ”satta matka,kalyan matka tips”.