Doce Inferno: A Verdade Sobre o Açúcar Começa a Aparecer…

acucarNão é novidade para nenhum leitor assíduo aqui do Emagrecer De Vez que açúcar não é algo recomendado para sua saúde de ferro e muito menos recomendado se seu objetivo é emagrecer DE VEZ…

No caso do emagrecimento, uma das principais coisas à se ter em mente é que o açúcar (glicose e frutose) estimula uma aguda ação da insulina do sangue.

“Ta e dai?”, você pode perguntar por não acompanhar aqui o site…

Bom, daí que a insulina agindo como louca no sangue irá desligar os seus mecanismos queimadores de gordura a ativar e turbinar seus mecanismos armazenadores de gordura.

Agora, emagrecimento é somente a ponta do iceberg. O mais importante é nossa saúde!

A muito tempo venho propagando a idéia de que não é a gordura que causa problemas cardíacos, mas, sim, o açúcar!

Agora, felizmente, estas verdades estão vindo mais a tona publicamente com novos estudos!

Está ficando cada vez mais claro para o MUNDO o fato de o açúcar, literalmente, deixar-nos doentes em vários sentidos.

Um novo estudo americano que foi publicado este mês (1) mostra uma associação direta entre o consumo de açúcar e a mortalidade por causas de doenças cardiovasculares.

Nota: Lembrando que, em estudos científicos, associação não prova causa e efeito, porém, neste caso se mostra uma associação diretamente proporcional entre o consumo de açúcar e o índice de mortalidade por doenças cardiovasculares. Sabendo tudo o que já sabemos sobre o açúcar, isso só vem a reforçar.

Aí vem uma pergunta:

Qual a Quantidade De Açúcar Segura De Ser Consumida?

Um espertinho membro da Agência Nacional De Alimentos da Suécia, em vista ao novo estudo, resolveu dizer que o estudo mostra que um consumo saudável de açúcar precisa ser de 8% ou menos do consumo calórico diário de uma pessoa.

Agora, o que esta pessoa esqueceu de mencionar é que, no estudo, o grupo mais saudável, ou seja, o que comeu menos açúcar, comeu 7.4% das suas calorias em açúcar…

Este grupo era mais saudável, justamente por que comeu menos açúcar. Poderia ser ainda mais saudável se comece 5%, 3% ou 1% de açúcar.

Aqui, faz-se uma analogia com os cigarros. Uma pessoa que fuma 10 por dia é mais “saudável” do que uma pessoa que fuma 20. Então concluímos que para ser saudável temos que fumar no máximo 10? Absurdo!

Se algo é veneno, quanto menos ingerirmos, melhor.

Muito cuidado com estas artimanhas típicas destas pessoas públicas que defendem algum órgão da indústria e/ou economia. Tudo, infelizmente, é interesse… (não na sua saúde…)

Açúcares Disfarçados!

Como você já sabe, mas vale lembrar, quando falamos de açúcar, isso não quer dizer somente o pó branco que você conhece como açúcar cristal, etc, etc.

Livro eletronico Emagrecer De VezOs chamados carboidratos densos são densos por conterem uma boa quantidade de açúcar (glicose). Exemplos: pães (integrais ou não), massas, batatas, arroz, doces, sobremesas, etc.

Alías, se você já tentou de tudo pra emagrecer e manter o peso e ainda está tentando e não está conseguindo, talvez seja uma boa hora de dar uma olhada urgente no Método Emagrecer De Vez. Clique aqui e aproveite.

Logo, o consumo de açúcar é alto na vida de qualquer pessoa que tenha uma dieta alta em carboidratos densos, que, por infelicidade, é o que recomenda a pirâmide alimentar…

Será por isso que a maioria dos brasileiros está acima do peso ou obesa? 😡

Nota: Caso não tenha visto a destruição da pirâmide alimentar que fizemos aqui no Emagrecer De Vez, leia este artigo.

Concluindo…

Vou concluir nas palavras da Prof. Laura Schmidt da Universidade da Califórnia, San Francisco, em comentário ao novo estudo.

“Nós estamos no meio de uma mudança de paradigma nas pesquisas sobre os efeitos do açúcar na saúde, estes efeitos alimentados por taxas extremamente altas de consumo de açúcar pelos americanos (e também Brasileiros…).

As maiores preocupações sobre o açúcar no passado, se limitavam a, basicamente, obesidade e cáries dentárias. O consumo em excesso de açúcar tem, por muito tempo agora, sido associado com o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, no velho paradigma, isso era assumido ser sinal de obesidade ou dieta “não-saudável”.

O novo paradigma enxerga o consumo de açúcar como um fator de risco independente para doenças cardiovasculares e também muitas outras doenças crônicas como: diabetes mellitus, cirrose do fígado e demência –  todos ligados à perturbações metabólicas envolvendo dislipidemia, hipertensão e insensibilidade à insulina. 

O novo paradígma tem como hipótese que o açúcar tem efeitos danosos à saúde bem acima de simplesmente ser “calorias vazias” na promoção de obesidade. Açúcar demais não só nos engorda, mas, sim, nos deixa doentes!”

Fica aí a mosca atrás da orelha para aqueles que precisam desta informação!

Um grande abraço e viva com energia!

Assinatura_pequena-menor

  • Sinval Lages

    Bom dia a todos do EmagrecerDeVez!
    Gostaria de saber qual a quantidade ideal de AÇÚCAR MASCAVO deve ser consumida diariamente e de que forma?
    PS. Comprei o Livro EmagrecerDeVez quando estava com 116 quilos em setembro 2013 e agora estou com 99 quilos, minha meta é chegar aos 90 quilos e acho que este objetivo está bem perto de ser alcançado, graças a DEUS e a vocês!
    Muito Obrigado e Abraço a todos!

    Sinval Lages

    • Rodrigo

      A quantidade ideal é sempre zero, obviamente. Seria como perguntar: Qual a quantidade máxima de veneno de rato que posso comer por dia? hmm. ZERO.
      Porém, na prática, nao vejo grandes problemas se ingerindo açúcares e sobremesas de vez em quando…. o ideal seria seguir a regra dos 80/20 compartilhada no livro eletronico do Emagrecer De Vez. Dá total liberdade de comer o que quiser, seguindo a estratégia básica.

      Parabéns pelos seus resultados Sinval 🙂

    • Maristela

      Parabéns vc é uma vencedora, pois ja faz muitos meses que sou devota do emagrecer de vez, mas ainda não emagreci, estacionei, nem aumento e nem diminue. Parabéns

  • liza

    Ok. Mais e os adoçante ??? Rodrigo que tal uma matéria sobre ele ???
    Abraço.

    • Rodrigo

      Já existe, pode olhar ali no arquivo ou usar a busca no site 🙂

  • sandra

    Ola Rodrigo..as suas dicas sao maravilhosas e esta mudando muito a minha vida….
    muito obrigada….

  • ANA PAULA

    Olá, gostaria de saber a respeito das frutas, qual a qtd. saudável para consumo, já q tem frutose?
    Abraço

  • Paula

    Bom dia Rodrigo. Tenho acompanhado seu site faz um tempo já, e mudando minha alimentação.
    Mas tenho uma dúvida, e quanto as crianças? Tenho dois filhos, um menino de 7 anos e uma menina de 3. Mudei algumas coisas na alimentação deles, mas não tudo. Por exemplo, eu não como mais pão, mas dou p eles de manhã…não como arroz e tb dou o integral p eles..
    Açúcar, no que dá eu coloco sucralose, e quando precisa de açúcar mesmo, uso pouco.
    Fico imaginando, vou ensiná-los a comer errado pra depois de grandes eles terem que mudar tudo como eu?
    Obrigada

    • Glaucia

      Também tenho a mesma dúvida.
      Consegui reeducar minha alimentação, mas ainda dou para meus filhos (de 2, 3 e 7 anos) leite integral, com Mucilon ou Nescau, e biscoitos, além das eventuais guloseimas.
      Por favor Rodrigo, escreva algum texto voltado para a alimentação das crianças. Obrigada!

    • Luci

      Muito boa colocação. Eu também passo pelo mesmo problema. Tenho diabetes tipo 2 (e os meus pais também). Então as chances dos meus filhos terem também é bem grande. Mas as crianças simplesmente se recusam a comer as verduras e legumes que faço e se enchem de pão e macarrão. É muito difícil fazer eles acostumarem. Mas eu sempre falo que isso ou aquilo não presta pra saúde. Quem sabe eles aprendem algumas coisas das minhas palavras… 🙂

      • Yasmyn

        Meninas, a questão é: porque vocês dariam aos seus filhos aquilo que não querem consumir? Se faz mal a vcs, faz mal a eles!
        As crianças menores não conhecem o gosto de tudo, porque não experimentaram ainda então elas não sentem falta. O negócio é ir acostumando desde pequenos a comer comidas saudáveis. Os maiores é mais complicado, pq já conheceram as coisas ruins e como antes não consumiam o que deveriam, depois de grande fica bem dificil. Mas as vezes é questão de conversa e acordo..
        Tenho um sobrinho de 3 anos que nunca tomou refrigerante, ele não sabe nem o que é e muito menos o gosto! Ele come um tomate e limão puros que é uma beleza, meu irmão e cunhada não sao saudaveis, mas sabem que não é certo dar comidas ruins a ele e não dão. Ele se acostumou a tomar suco de frutas e hoje é viciado no suco, o que também é errado..mas se ele se viciou, foi pq foi incentivado! Assim como aquelas crianças que são viciadas em coca-cola e não comem nenhum tipo de verdura e legumes..isso veio lá atrás, desde o berço! O negócio agora é arrumar um jeito de concertarmos. 😉

  • Rodrigo, Muito Bom Esse Artigo, Confesso que o ” Açucar desde o Cristal ao de Confeiteiro ” é Um Veneno para nosso Corpo, Quem Adora Adoçantes então, é bem pior que o açucar branco. Recomento o Melhor Adoçande Natural do Mundo, Chamado ” Stevia ” Procure no Google Sobre o Assunto. Parabéns Rodrigo e Muito Sucesso 🙂 Pri.

  • Nelia

    Rodrigo, o pior que já sei disso faz muito tempo. Há muito tempo atrás li um livro, famoso na década de 1970, denominado “Sugar blues”, conhece? Esse livro se refere ao açucar sacarose e o trata como agente de doenças, como um veneno e uma droga. E coloca que para uma vida longeva e saudável temos que eliminar completamente seu consumo. Adoro doce, talvez seja viciada em açúcar. Acredito mesmo que criamos uma espécie de adcção por acúcar. Mas é muito duro lutar contra a roda-viva dos costumes e do sistema. Somos bombardeados com publicidade de má alimentação (frituras, alimentos industrializados, doces). Se vamos à uma festa, balada, barzinho ou em visita à casa dos outros é difícil encontrar algo saudável para comer. E aí nos tornamos o chato “natureba” e estraga-prazeres que não aceita nada. Ainda mais quem mora em SP, onde tudo se celebra em torno de uma mesa. Como vc age nessas situações?

  • Olá Rodrigo. Acho que estes conceitos que você prega estão chegando ao Brasil com o nome de dieta Paleolítica, que pra mim parece muito semelhante. Como vi nesta reportagem http://epoca.globo.com/vida/vida-util/saude-e-bem-estar/noticia/2014/02/bdieta-paleoliticab-volta-aos-alimentos-do-homem-das-cavernas.html. O que você acha sobre isso?

  • sonia maria da silva

    Muito bom as tuas materias rodrigo.comprei o livro e mudei
    Minha alimentaçao estou me sentindo bem melhor.obrigado rodrigo por tudo.

  • fatima

    Posso usar este método sendo vegetariana?

  • lourdes

    muito obrigada abraço

  • leandro

    o adoçante stévia,pode ser consumido sem restrições?

  • Luzi Alves

    Olá Rodrigo
    Isso é uma grande verdade eu tinha por exemplo tinha crises horríveis de enxaquecas, a ponto de ir para o pronto socorro pelo menos uma vez ao mês. Apesar de já ter feito várias restrições alimentares na tentativa de resolver o problema. Somente quando ouvir sobre os males do açúcar e que é o mesmo é considerado um veneno para nossa saúde, tomei a decisão de retirar da minha alimentação, no inicio foi bem difícil , pois grande parte dos alimentos industrializado contém açúcar, mas quando vi minhas enxaquecas desaparecerem, compreendi que valia a pena observar melhor os rótulos e usar menos alimentos industrializados, além do açúcar mesmo em sucos etc. Acabei me acostumando e evito ate o adoçante, prefiro a fruta ao suco, além destas dicas, tenho colocado outras em prática, muito do que estou aprendendo com seus maravilhosos artigos e vídeos. Obrigada por trazer tão preciosas informações e parabéns pelo trabalho e enxaquecas parece um sonho, sumiram!!!

  • fernanda ap azevedo

    Rodrigo eu ,não consigo emagrecer tenho hiportirioidismo hoshimotto, mas não tenho condiçoes de comprar o livro abraço

    • Katia

      Fernanda o livro é muito bom, mas aqui também têm vários artigos interessantes e cheios de informações e através deles você tem como obter informações de quais os melhores alimentos para consumir. Visite também o face do emagrecer de vez se precisar tirar alguma dúvida.

  • Andréa

    Oi Rodrigo, depois que tive meus filhos, nunca mais consegui parar de comer doces. Já ouvi dizer que é viciante o açúcar, será que é verdade? É muito difícil resistir, parece que seu corpo pede por ele. O que devo fazer para parar de comer tanto doce? Obrigada por suas dicas.

  • Concordo com o texto, mas o problema é que nem todo mundo consegue se livrar do açúcar rapidamente, porque realmente ele acaba se tornando um vício e uma dependência grande.

    Mas a informação é a melhor arma para combater a obesidade! Parabens pelo blog 🙂

  • Depois de arruinar a saúde de milhares de pessoas com estas verdadeiras drogas como açúcar e farinha, aos poucos estão despertando, mas sabemos que não é fácil mudar uma cultura tão fortemente instalada em todo o mundo, mas ainda bem que temos pessoas como o Rodrigo para nos informar. gostaria de saber se tem um tipo de adoçante que podemos usar, sem que prejudique a saúde, pois falam que a sucralose não faz mal, mas sempre tenho dúvidas, pois, sabemos como funciona a mídia. Obrigada Rodrigo pelas ótimas informações.

  • Silvia Alves

    olá, rodrigo, comprei o seu livro e gostei muito, é muita informação de boa qualidade realmente. Eu o li e decidi, fazer o método, MR, já vim de outros programas já passei por algumas dietas e deixar de comer massas e doces pra mim não será muito difícil, pois já vinha evitando essas coisas, e em relação ao grãos também não sentirei muita falta deles..só que a minha dúvida é em relação a quantidade, sei que vc fala que não precisa contar as calorias, mais como saber se estou comendo a porção certa? em relação aos carboidratos, estou comendo o recomendado no livro 50 a 100g, mais gostaria de saber a porção diária mesmo.. outra coisa é em relação aos produtos de boa qualidade que você fala, será que você poderia indicar algum, tipo a manteiga que você usa não sei se encontro por aqui, e produtos naturais aqui é um pouco difícil de encontrar na minha região mais estou decidida a seguir em frente e não vou desistir a menos que não tenha resultados esperados, e só mais um coisa rodrigo, eu fico com dor de cabeça quando não tomo café pela manhã, eu acompanho o vinicius possebon, e recentemente ele postou um vídeo sobre os benefícios do café. mesmo assim pode atrapalhar o meu processo de emagrecimento? e o leite posso tomar…um grande abraço…e parabéns….até.

  • rozilene

    Comecei a pouco tempo a seguir estes ensinamentos do Rodrigo não sei quanto emagreci, mas ja estou me sentindo leve e com energia. Obrigada Rodrigo.

  • Doracy

    Oi Rodrigo muito bom texto do açucar oque vc me diz do mel de abelha Puro e sudavel ou deve tbm ser eliminado? Obrigada pela atyençao-

  • Carla Candeias

    Quero adquirir o livro. Quanto custa em euros. Exporta para Portugal?
    Obrigada

  • Simone Aguiar

    Gostaria de saber, se quando sentirmos falta do açúcar, posso tomar uma pequena quantidade de caldo de cana? Afinal ele é natural! O que me diz sobre o assunto.

  • Artigo muito bem escrito e gostoso de ler. Venho evitando o açúcar já faz algum tempo, mas determinados alimentos não consigo deixar de ingerir.

    A frutose também faz mal?