O CAROÇO DO ABACATE É COMESTÍVEL E SUPER NUTRITIVO? INCRÍVEL!

abacate1Fala galera! Geosh aqui. Dizem que todo dia a gente aprende uma coisa nova, mas o que aprendi hoje me deixou de queixo caído!
Você sabia que o caroço do abacate é comestível e que contém várias propriedades interessantíssimas?

Em toda minha vida eu nunca vi ninguém comer caroço de abacate! Hahahaha, como poderia imaginar? Estou perturbado e arrependido por todas as sementes de abacate que joguei fora. Pelo menos eu nunca fui aqueles marombeiros que comia a clara e jogava a gema do ovo pelo ralo. Um minuto de silêncio por tanta nutrição desperdiçada.

Vamo lá, direto ao assunto:

As propriedades da Semente do Abacate em 6 pontos.

Em uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos densos, é muito comum as pessoas deixarem de consumir todo o potássio que precisam. Eu estava pesquisando sobre fontes de potássio mais saudáveis quando, por coincidência, meu pai me mandou um artigo dizendo que o caroço de abacate é riquíssimo em potássio.

Não acreditei! Tive que pesquisar sobre o assunto e o que a ciência dizia a respeito e acabei encontrando em vários estudos interessantíssimos os benefícios do caroço do abacate e a maneira de preparo.

De fato, não só a semente não é tóxica para humanos em quantidade razoável, ela também tem propriedades únicas:

1 – Pra começar, a semente de abacate é mais rica em antioxidantes do que a maioria das frutas e verduras que comemos. Em um abacate inteiro, cerca de 70% dos antioxidantes estão na semente, apenas 30% estão na polpa e na casca. E isso que já considerávamos o abacate uma fonte rica em antioxidantes, gorduras boas e fibras e um ótimo alimento para emagrecer de maneira inteligente:
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-
2 – Uma única semente de abacate contém aproximadamente toda a fibra solúvel que uma pessoa precisa em um dia. A semente de abacate contém mais fibra solúvel do que aveia e praticamente qualquer outro alimento. É raro encontrar alimentos tão ricos em fibra solúvel assim.

semente abacate3 – Esses antioxidantes e as fibras fazem com que o caroço do abacate tenha efeitos potenciais de redução de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas e derrame.

4 – Além disso, as sementes são utilizadas pela medicina tradicional mexicana contra infecções gastrointestinais, diarréia e disenteria, asma e reumatismo, contém compostos fenólicos que ajudam a prevenir úlceras gástricas e infecções virais e bacterianas.

5 – Também contém um flavonol anticancerígeno que parece promissor em estudos iniciais com cobaias.

6 – Super rico em vitamina C e potássio, vitamina E e fósforo. Os antioxidantes tem um efeito benéfico sobre o sistema imunológico. O óleo da semente tem efeitos benéficos sobre o cabelo e a quantidade de colágeno na pele! Um efeito rejuvenescedor e anti-rugas.

Como preparar?

ps: Primeiro, antes de comer qualquer coisa que você não comeu antes, cautela é uma boa! Pode ser que você seja alérgico ou tenha problemas para digerir um alimento que não comeu antes. As sementes de abacate podem ser tóxicas para animais também.

Aparentemente a forma mais simples de consumí-lo é adicionar a farinha do caroço aos seus juicing e smoothies de vegetais ou vitaminas.

É possível secá-los ao sol por alguns dias antes de triturá-lo. Só que o caroço é extremamente duro e pode danificar o seu liquidificador ou processador de alimentos. Por isso, pode ser uma boa triturá-lo com um pilão ou martelo antes de tentar processá-lo. A farinha é amarga, portanto, pode ser uma boa utilizá-la com cautela nos seus sucos!

Você pode também ralar a semente(removendo a casca marrom), tostá-la ou utilizá-la em chás. O chá pode ser feito partindo a semente ao meio e deixando por infusão por cerca de 10 minutos. O excesso de taninos pode causar constipação se você consumir farinha de semente de abacate demais.

As sementes guardadas na geladeira em um ziplock podem ser raladas para colocá-las no sucos de vegetal ou nas sopas e saladas.

Também vi um estudo em que diz que as sementes de jaca, tamarindo, longanas e manga tem mais de 70% dos antioxidantes da fruta. Será que essas sementes podem ser consumidas também?  Várias sementes são tóxicas. Você conhece mais alguma semente que é consumida? Sinta se a vontade pra comentar. =) Sei que as sementes de mamão tem um efeito antiparasita. Curta e compartilhe! Quase ninguém sabe disso!

Grande abraço,

Geosh.

Ps: As referências e fontes utilizadas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

  • Geisa Mendes

    Ja comi caroço de jaca. Cozida na pressão com sal. Muito gostoso. O sabor parece um pouco com o pinhão, que é outra maravilha.

    • Interessante isso! Geisa! Esses dias me contaram que os veganos fazem uma carne parecida com a de frango com a jaca verde. Claro que, nutricionalmente é completamente diferente hehe

  • ultraman2000

    So mais uma curiosidade GEOSH!!!

    Voce faz o dia do lixo toda semana como voces recomendam?

    E vc , pratica o jejum interminente? Como?

    • Luís, te respondi no outro comentário, e não tenho feito o dia do lixo pq estou experimentando com cetose nutricional. Tenho feito sim o jejum intermitente mas sem pensar a respeito, por que acabo sempre me alimentando em uma janela, as vezes comendo apenas uma ou duas vezes por dia, etc. Acontece naturalmente, entende?

      • ultraman2000

        entendo!

  • brasileiro

    Geosh!!
    Tenho um filho de 16 anos e ele esta praticando o jejum intermente(ele apenas almoça e janta).
    Ele alimenta como a mim seguindo o livro por ser saudavel.

    Ele faz musculaçao e ja e magro.
    Posso deixar praticando sem problemas?

    • Bom, acho que se ele tiver com a musculatura forte e tiver se sentindo bem e cheio de energia, é um bom sinal. Só tem que comer bastante pra suprir as calorias todas que precisa pra terminar de se desenvolver, então talvez fosse uma boa fazer mais uma refeição. Mas realmente cabe a você decidir isso! Abraços!

  • Eduardo Maia Fragali

    Com relação ah semente de mamão ingerindo juno com a fruta ela provoca o peristaltico, dando um bem estar muito grande para pessoa com prisão de ventre.
    Nos conssumimos a semente de jaca assada, parece muito castanha portuguesa
    abraços
    Eduardo

    • At last, somonee who comes to the heart of it all

  • Wagner

    Geosh,

    Qual é o 5º ponto? (“As propriedades da Semente do Abacate em 6 pontos”)
    Faltou algo no artigo?

    Abraço!

    • Wagner, as propriedades anticancerígenas! Haha obrigado por avisar =D

  • esperimentei semente de abacate cozida no Air Flay por 30 minutos com a casca da sente
    e apesar de um pouco amarga eu gostei do saber cortando em 4 cada semente e adicionando 1 gota de Sucralose em cada.
    Gostaria de saber quantas Calorias tem cada semente, se deve ser cozida com a casca ou não e se ingerir a casca é saudável, assim como a pouca podee tambem ser saudável, por algum motivo.
    Gostei do sabor porque adoro alimentos amargos, tipo Giló cru, sem cozimento algum.

  • alguem pode me informar receitas de Casca de laranja pura, sem a fruta, talvez com a fruta, cozida ou assada,
    e da casca de abacaxi com a fruta ou não, sr assadas ou cozidas, alem das Calorias em cada situação, se são saudáveis ou maléficas. Obrigadopela ajuda, Thadeu

  • Descobri que a Banana da Terra assada com Casca é uma delicia, comento a fruta com a casca e que a Manga bem madura comida com a casca tambem é uma delicia !!

  • ANTONIO PORTELA

    Olá Rodrigo, como posso fazer cabnite ?

  • melough

    Não comento nem a favor nem contra estou experimentando … mas ainda não tenho dados
    concretos para dizer algo.

  • Semíramis Ribeiro

    Olá, Geosh! Aqui em Salvador é comum consumirmos sementes de jaca cozidas… E são muito saborosas! Basta secar ao sol por alguns dias e depois cozinhar sem sal. Para comer, basta retirar a casca.

    • edcronos

      sementes de jaca cozidas eu já comi muito
      certa vez experimentei assadas na casa de uma pessoa, mas não consegui reproduzir em casa

  • Edna Barbosa

    Tbm fiquei de queixo caído kkkk

  • Edna Barbosa

    Vou fazer o teste, quem sabe eu emagreço uns 10 kls kkk.

  • Regina Cirino

    tenho sentido câmbria fortes nas pernas tem algo haver com a dieta que estou fazendo . Falta-me introduizir alguma produdo a mais ou a menos na minha dieta?

    • Weber

      Regina, consuma cloreto de magnésio. Ele é um milagre para a nossa saúde. Vai passar as câimbras e vai te ajudar com certeza a evitar outros problemas de saúde, como artrite, artrose, arritmia cardíaca etc. Pesquise na internet sobre ele. Caso tenha alguma dúvida envieum email para mim webercampos@gmail.com

  • Olá pessoal. A semente da jaca pode ser consumida como a castanha do pará? Como seria o preparo? Apenas deixar secar e consumir em seguida? Obrigado.

    • Silvana Marins

      Eu cozinho com um pouco de sal, escorro, tiro a casca fininha e como.

  • Mayk Fernandes

    Olá, Geosh!
    Costumo consumir sementes de abóbora, tostadas em manteiga ou azeite, elas ficam com o mesmo sabor de pipoca, eu sirvo sempre como aperitivo para meus convidados em eventos em casa! SIGAM @chefmaykfernandes e vocês poderão acompanhar varias receitas e novas tecnicas de cozinha e alimentação!