Entenda como o corpo engorda + Engordômetro + Vídeo

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

 

Ok, eu sei que o site fala sobre emagrecimento, ou seja, perda de peso, queima de gordura, etc… mas para podermos realmente ter um bom entendimento do quebra-cabeça todo, é interessante que saibamos, por outro lado, como o corpo armazena gordura.

De brinde, você ainda vai poder usar o novo Engordômetro que desenvolvi na página de Calculadoras, pra você ter uma idéia de quão fácil é ganhar gordura corporal e também de quanto tempo em média você precisa pra perder esta gordura.

Resumidamente, neste artigo você vai ver então, de maneira clara e direta, como funciona o tão temido processo de engorda, ou seja, armazenamento de gordura corporal e ainda, vou citar alguns fatos interessantes do tipo “Uau, sério mesmo?!” 🙂

Beleza? Preparado(a)? Simbora então que a verdade tem pressa!

-> Ôxe!! Pra que raios o corpo precisa armazenar tanta gordura?

Bom, acredito que você já tenha uma boa idéia do porquê de o corpo armazenar gordura, mas mesmo assim vou falar rapidamente a respeito.

Sobrevivência! Gordura corporal é uma excelente forma de garantir um estoque de energia em caso de necessidade! Este é o principal motivo, pelo qual, o corpo armazena gordura. E vou te dizer, gordura é uma ÓTIMA fonte de energia estocada! 1 gr de gordura possui 9 calorias! É mais que o dobro do que proteínas e carboidratos por exemplo.

O corpo é impressionantemente eficiente no processo de armazenamento de gordura. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, certo? É bom por que temos certeza que, em caso de emergência, nosso corpo terá de onde tirar energia para nos manter vivos e em atividade por um bom tempo, ou seja, o corpo pensa antecipadamente que algo pode acontecer, então, ele armazena essa energia (gordura) como uma forma de seguro contra inanição.

Mas o problema então é que, nos tempos atuais, é bastante improvável que você passará por uma situação de emergência do tipo ficar perdido na floresta ou etc. Então, ao ingerirmos energia em excesso (o que é muito fácil de se fazer), o corpo vai sim armazenando e armazenando e armazenando até que você consiga ficar sem comer por 3 décadas de tanta gordura disponível ehehehehe…

O problema então, basicamente, é quando nós ingerimos mais energia do que precisamos no dia-a-dia. (Clique AQUI para calcular em 10 segundos quantas calorias você precisa por dia para se manter no peso. Desça a página até a calculadora de DCE.)

-> Veja que interessante… quão fácil é engordar.

Já é meio de conhecimento geral que o corpo, em circunstâncias normais, não multiplica o número de células adiposas, mas somente “engorda” as células existentes.

Nota: Novas células adiposas podem surgir em casos específicos, como ao se fazer lipoaspiração ou ao se ganhar muito peso, onde as células atuais realmente não tem capacidade de armazenar mais gordura.

Cada célula adiposa tem uma capacidade incrível de se expandir e armazenar praticamente quanta gordura for necessário e a medida que o corpo necessita dessas reservas, a célula vai murchando e depois expandindo denovo quando nova carga de gordura chega.

Um kilo de gordura corporal armazenada contém aproximadamente 7700 calorias!!!!

O.O !!! É… isso aí. Isso significa, em termos gerais, que para você queimar 1 kg de gordura pura, você precisa criar um défice calórico de aproximadamente 7700 calorias. Agora você entende um pouco mais por que perder gordura de forma consistente leva tempo, certo?

Afinal, levou tempo pra engordar também! Convenhamos que a gente não engorda da noite pro dia, mas sim, ao longo dos anos.

Agora, suponhamos que você usou a melhor calculadora do universo AQUI e descobriu que você precisa de 2000 kcal diárias para manter seu peso. Ok, essa é considerada uma média geral.

Isso significa que, ao longo do dia, para se manter no mesmo peso, você deve ingerir no máximo 2000 kcal. Isso inclui café, almoço, janta, lanche, sobremesa, etc.

É importante notar aqui que, as vezes, é mais interessante a gente pensar em uma semana inteira, ao invés de somente focar no dia em questão. Isso por que nós sabemos que em alguns dias nós comemos mais e em outros, comemos menos… então o balanço semanal é importante.

Agora, nos dias de hoje, como é fácil engordar!!! Incrível! Vejamos alguns exemplos:

-> Venha você também, vamos engordar juntos!

Nota: As informações calóricas abaixo foram extraídas dos próprios fabricantes.

Lembre-se: Estou assumindo uma necessidade calórica média de 2000kcal no dia.

Impressionante: Algo pouco conhecido é que o corpo gasta 10 vezes mais energia para estocar excesso calórico proveniente de carboidratos e proteínas do que para armazenar a gordura que é ingerida diretamente. Isso significa que, ao ingerir gordura, seja da forma que for, ela é 10 vezes mais fácil de ser estocada e, pode ter certeza, que o corpo dará preferência pra isso!

* Um pacote de Ruffles de 150g (não é o pacote grande!) contém delicisosas 841 kcal. Você come um desses numa sentada e pronto, buum, lá se foram mais de 40% da sua necessidade calórica diária. Pura gordura e carboidratos.. argh, terrível, porém, delicioso, eu sei.

* Um mísero Sonho de Valsa (que eu adoro!) contém 113kcal. Cá entre nós… é fácil comer um só? pois é…. se comer 2 no dia, buum, lá se vão mais de 10% da sua necessidade calórica diária.

* Um miojo básico de carne, 380kcal de puro carboidrato, gorduras, etc.. nada de nutritivo. Um só não é suficiente pra te manter satisfeito(a) por 2 horas 🙂 E é quase 20% da sua necessidade diária calórica! argh!!!

* Bigmac com batata frita média, 792kcal deliciosas e perigosas calorias, ou seja, praticamente 40% do que você precisa no dia.

* Pizza congelada (no geral), aquela que você aquece no micro-ondas ou forno, 1050kcal…. O.O !! E você sabe que é fácil comer uma inteira se você quiser, certo? Ok ok, eu confesso, eu já comi uma inteira diversas vezes…. =/

* Batata Pringles (tubo), 750kcal.

Lembrando que aqui estamos falando em calorias apenas. Mas tudo vai muito além disso, claro. O que merece toda atenção são os nutrientes ingeridos e não somente as calorias. Estes alimentos que citei como exemplo são de muito baixa qualidade, no que diz respeito ao valor nutritivo, terrível =/

O ponto positivo é que os alimentos nutritivos são baixos em carga calórica 🙂 Isso significa, de forma geral, que se você come correto, pode comer em mais quantidade, poís a carga calórica é mais baixa!

-> Coisas que você deveria saber mas provavelmente não sabe

Algo que a gente imagina é que a gordura é armazenada nas células adiposas quando nós temos uma ingestão calórica em excesso às nossas necessidades, mas não… a gordura é adicionada constantemente e é utilizada também constantemente. O tempo inteiro seu corpo está armazendo gordura e utilizando gordura. É um processo contínuo. O importante, então, é atingir um equilíbrio entre o que é estocado e o que é utilizado.

O armazenamento de gordura é catalizado pela Insulina, a qual é estimulada por altos níveis de açúcar no sange (lembre-se que os carboidratos, uma vez digeridos, também viram essencialmente glicose, ou seja, açúcar). O oposto da insulina é o Glucacon, ele é o hormônio que irá tirar a energia das células adiposas para uso quando a necessidade surgir.

Botemos agora o jaleco da ciência por um minutinho.

O grande propósito de uma célula adiposa é o de armazenar pequenas moléculas de gordura. Estas moléculas são formadas a medida que a concentração de fatty acids no sangue sobe, como, por exemplo, após uma refeição grande.

O aumento nesta concentração no sangue ativa as enzimas lipase, localizadas no tecido adiposo e faz com que ela “pegue” estes fatty acids e os converta em moléculas de gordura, chamadas triacylglycerols para então armazena-las.

A maior parte da gordura corporal é subcutânea. O corpo humano pode ter entre 50 e 200 bilhões de células adiposas distribuídas.

Os principais pontos de armazenamento de gordura no corpo varia de pessoa pra pessoa e também depende do sexo.

Para a maioria das mulheres, grande parte é armazenada nos seios, cintura, quadril, pernas e bumbum, dando a forma conhecida de “pera”. Para a maioria dos homens, a concentração é mais localizada no peito, abdômen e também nas regiões do traseiro heheheh… dando a forma conhecida de “maça”.

Gordura também é armazenada entre os orgãos, por exemplo, rins, fígado e até dentro dos músculos. Segundo as referências, a medida que ganhamos idade, mais gordura tende a ser estocada nos músculos, hmmm.

-> Como utilizar o Engordômetro corretamente

Andando na rua, sentindo o sol e a brisa na cara, a idéia de programar um engordômetro aqui no site pulou na minha cabeça! Achei interessante e útil para as pessoas saberem então a grande diferença que o excesso de calorias faz no nosso corpo, no curto, médio e longo prazo.

Bom, a utilização da calculadora é simples e é auto-explicativa, porém, mantenha algo em mente:

Assuma que você mantenha seus hábitos atuais, continue comendo da forma que você come e tudo mais, inclusive as guloseimas que come atualmente. Você vai selecionar no engordômetro os alimentos que você gostaria de adicionar ALÉM do que você já come. Isso é pra te mostrar o impacto que este EXCESSO vai ter no seu corpo ao longo do tempo.

Então imagine que você queira saber o impacto que tem você adicionar um sorvete como sobremesa 3 vezes por semana… legal, adicione isso lá e veja 🙂

E ainda é legal ver uma estimativa geral de tempo necessário para perder a gordura adquirida em um mês, após seus novos hábitos 🙂 Esta estimativa é bastante geral e é uma média aproximada, portanto, pode variar muito de pessoa pra pessoa, de acordo com fisiologia, hábitos, etc. Logo, não dê tanta importância pra isso.

Agora, clique AQUI e divirta-se! Fique a vontade pra mandar o link do Engordômetro pros seus conhecidos que precisam tomar vergonha na cara heheheh…

-> Perda localizada de gordura? Como que funciona na verdade?

Balela! Você provavelmente já sabe, mas queima de gordura localizada é puro fruto de marketing e exploração da população em nome da grana que isso trás.

O seu corpo é programado de uma forma específica (DNA) e essa programação irá dizer de onde a gordura será retirada primeiro, etc. A única forma de se perder gordura localizada é perdendo gordura geral do corpo. Ao se perder gordura de forma geral, eventualmente, a gordura começará a ser retirada também das áreas que você quer.

Bom ficar ciente disso para evitar de ser passado(a) pra trás.

—————-

É isso! Espero que as informações tenham lhe sido úteis e que agora você se sinta mais confiante a respeito do assunto!

Colabore com a “educação” de seus conhecidos, compartilhe este artigo no Facebook, Twitter, Orkut, etc, utilizando os botões na sua esquerda ou abaixo! E seja feliz!!!

Faça parte da página do Emagrecer de Vez no Facebook e siga no Twitter pra ficar sempre um passo a frente!

Um abraço,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

http://www.weightlossforall.com/fat-storage-body.htm
http://bangordailynews.com/2010/11/22/health/know-how-your-body-stores-fat/
http://science.howstuffworks.com/environmental/life/human-biology/fat-cell.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Adipose_tissue

  • Muito bom, Parabéns pela iniciativa!

  • Rodrigo, fiquei com uma dúvida ao utilizar o engordômetro: será que o oposto do cálculo também é verdade? Por exemplo coloquei lá que aumentaria 1 lata de refrigerante normal por dia, 1 chocolate por semana e mais umas coisinhas e o resultado é que ganharia em torno de 2kg por mês. Se eu já como estas coisas no dia-a-dia ( sinal claro que estou ganhando peso ) e tirá-las da minha rotina, será que elimino o mesmo peso que o engordômetro deu de resultado???

    • Rodrigo

      Oi Tatiana!

      Bom, voce nao pode assumir que retirando eles voce ira perder peso, pois voce nao sabe se atualmente eles estao EM EXCESSO ou nao! Ai que ta a sacada! Se voce soubesse que todos eles estao em excesso e somam a mais alem da sua necessidade calorica diaria, entao a logica poderia ter algum sentido sim 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Muito bom Rodrigo!
    Tenho uma dúvida e acho que você talvez possa me ajudar!
    Sempre que não posso evitar os refrigerantes estou optando em tomar o H2OH! ou Aquarius Fresh… É uma boa troca ou da tudo no mesmo? rs
    Abraços 😉

    • Rodrigo

      Oi Carolina,

      Eu não cheguei a pesquisar sobre essas águas saborizadas viu. Seria interessante você ver a composição e ver se tem acúcar ou adocante… (ambos não são legais). E também ver se tem sódio ou outros componentes que fazem os refrigerantes em si serem maléficos à saude.

      Se voce nao bebe com exagero, nao tem por que se preocupar, claro 🙂 Bom senso, sempre 🙂

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Verónica

    Bom dia,

    Estou a estudar o seu método para o seguir e tenho uma pequena dúvida. A cada vez que perder 1 kg, tenho de voltar a calcular o meu gasto calórico diário, retirar os 20% e colocar esse valor no ficheiro “Nutrition/Modo de nutrição”?

    Obg,
    Verónica

    • Rodrigo

      Oi Veronica,

      Aconselho que voce recalcule os valores a cada 2 semanas 🙂

      Um abraco,
      Rodrigo

  • Sou estudante de Nutrição e gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa de divulgar informações tão importantes a todos aqueles que buscam a verdade. Achei interessante voce falar que a verdade tem pressa,e tem mesmo porque somente ela é capaz de corrigir as mentiras e os tabus que impedem o homem de encontrar o equilibrio ( fisico,mental,espiritual)
    Sobre o artigo,nota dez.Espero que possa esclarecer de uma forma simples e objetiva processos que a Ciencia parece não esclarecer aos leigos.Te desejo sucesso e indicarei esta pagina para todos os interessados. Obrigado e até breve.Se eu puder contribuir ,tu tens meu e-mail.Um abraço.

    • Rodrigo

      Ola Jose!

      É muito gratificante ter você como leitor do site. É muito legal saber que médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc leem o blog tambem!

      Fico extremamente feliz por voce ter escrito e me mostrado sua opiniao. Agradeco mto pelos elogios. Vou continuar tentando “traduzir” o que existe de melhor e mais verdadeiro neste mundo do emagrecimento para um linguajar de fácil digestão, porém, eficaz.

      Um grande abraco, sucesso e espero que continue acompanhando!
      Rodrigo

  • Hebert

    Fala Rodrigo! Então, sei que não tem nada haver com esse post, mas o que você teria a dizer sobre os aeróbicos em jejum? No caso são caminhadas de cerca de 30min após acordar.

    Pergunto isso porque é algo bastante defendido nos fóruns que tratam sobre musculação, como sendo uma boa maneira de se queimar gordura com o mínimo de perda de massa muscular.

    Valeu, abraço.

    • Rodrigo

      Bom… esse realmente é um tópico muito discutido e já vi gente defendendo e se opondo a ele..

      Sinceramente, nao acho que exista ainda “o certo” neste caso. Eu, particularmente, não consigo fazer exercicios em jejum… mas muita gente consegue. EU acredito que isso pode potencializar a perda de gordura sim, mas sem longo períodos de esforço intenso… neste caso pode ser realmente negativo ao organismo.

      Mas da maneira que você disse, não acho que tenha problema algum não! Se voce tem disposicao pra isso, manda ver 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Tatiana

    Show esse site…a..d…o…r..e..i 😀

    • Rodrigo

      Que boooom 🙂

  • Railda Sil va Rosa

    Rodrigo g

    Gosto de ler suas matérias. Um abraço

    • Rodrigo

      Que bom Railda =)

      Abracao!!

  • Soll

    Noossaaa!!! Super útil rodrigo. Parabéns pelo seu site

  • Victor

    Olha eu não quero criticar mas não sei se faz muito sentido o engordômetro porque assim eu queria uma grande ajuda estou muito abaixo do peso estou com 52 kilos e eu não sei se um misto quente ou uma bala vai me ajudar :/

  • Victor

    Eu tenho 18 anos não me sinto bem com isso! E parece que nada funciona eu faço academia na sua opinião acha que é a culpa da minha genética ? :/

    • Rodrigo

      Fala Victor,

      Bom, voce provavelmente tem genetica pra ser mais magro e isso eh otimo tambem! Porem, sem a menor duvida voce pode corrigir a sua alimentacao para ganhar massa e dar uma boa encorpada! Pra isso, voce precisa comer mais dos alimentos CORRETOS!

      Veja os artigos sobre Proteina e Carboidratos aqui no site! Tem que investir um tempo mesmo dando uma olhada com cuidado nas informacoes, por que voce PODE SIM mudar isso.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Claudia

    Oi Rodrigo,
    Obrigada pela informações…que por sinal são muito boas!
    Gostaria de uma opinião sobre minha meta de emagrecimento.
    Estou querendo tomar óleo de cartamo em capsulas, e o Whey Protein sendo que vou entrar na academia daqui a 2 semanas.
    Há algum problema em tomar antes? E posso fazer a injestão do 2 ao mesmo tempo?
    Grata,
    Cláudia

  • Poliana

    Muito bom!!!!!! Aqui neste site encontro as matérias mais interessantes e completas sobre emagrecimento efetivo!!!!!! Adorei, estou lendo pelo menos uma por dia e tentando incorporar ao meu modo de viver… Muito Obrigada Rodrigo!!! 😉

  • Luana

    Boa Tarde Rodrigo, quero dizer que seu site é MARAVILHOSO, comecei a pratica-lo agora e tenho certeza que comigo vai dar certo, não preciso perder muita coisa, quero perder mais ou menos uns 10 kg e com suas ajudas sera bem possível que em pouco tempo eu consiga isso pelos menos dentro de uns 4 meses. Mais estou preocupada com a grande retirada de carboidratos da alimentação, porque eu faço faculdade a noite e não faço ideia de como me alimentar nesse horários, suas dicas de alimentação são muito boas mais nesse horário é inviável me alimentar na faculdade com os alimentos corretos, gostaria de saber o que você recomenda pra quem tem uma vida agitada de trabalho e faculdade em fim, uma loucura rsrsrs. E também não estou fazendo exercícios físicos ultimamente, somente com a alimentação vou conseguir eliminar esse peso? Vendo seus artigos eu acho que sim, mais gostaria de ter uma resposta pra ter certeza 🙂 . Abraços e muito obrigada pela dedicação !

    • É dificil mesmo, Luana! O ideal é vocÊ consumir grande parte dos seus alimentos mais cedo, pra poder fazer um lanche mais tranquilo(ou levar de casa). Castanhas, ovos cozidos, churrasquinho, é difícil encontrar opcões, mas se fosse fácil, que graça teria a superação?
      Abraços!

      • Luana

        É bem verdade isso, quanto mais difícil melhor o resultado, rsrs, Não é nada fácil mais eu vou tentar melhorar o máximo que eu puder, por que é uma correria só e fica muito difícil se alimentar direito. Mas vamos ver, vou ver o que consigo fazer para me ajudar.
        Obrigada pelas dicas, abraços !

  • Ângela Araujo

    Oi rodrigo,
    Adorei as suas matérias.
    Sou magra mais procuro um corpo definido,
    Como eu faço?Poderia me dar algumas dicas?!

    • Musculação para hipertrofia, Ângela!

  • Sara

    Ola Rodrigo! Parabens pelo site. Eu tenho uma pergunta, vim passar o Natal com a minha familia (moro noutro pais) e comi como nunca (normalmente como limpo, faco exercicio e tinha finalmente chegado ao peso desejado) mas esta semana foi a morte. Engordei tudo. Acha que nao devo desesperar, conseguirei perder de novo ou sera mais dificil ainda? Estou super desmotivada depois desta semana…

    Um feliz ano