Como Fazer Jejum Sem Passar Fome!

Atenção: Esse artigo ensina uma técnica avançada, portanto, não recomendo pra você a menos que você já tenha um bom conhecimento dos artigos do site, da alimentação do Livro< Eletronico, tenha visto as vídeo aulas gratuitas e tenha experiência com uma alimentação correta. Também é importante estar com a saúde em dia, portanto, se você não tem uma saúde perfeita, não se aventure com Intermittent Fasting (assunto deste artigo)! Estou falando sério. Esta técnica quando aplicada com responsabilidade e conhecimento pode trazer resultados muito positivos e a ciência suporta essa idéia, porém, nós NÃO nos responsabilizamos de maneira alguma por desmaios ou problemas de saúde pela aplicação imprudente do conhecimento avançado que compartilhamos aqui no site. Att, Geosh.

pratao

Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Com esse artigo eu começo uma série de artigos sobre otimização hormonal através da alimentação.

Muito tem se falado ultimamente sobre Jejum Intermitente, ou IF (Intermittent Fasting).

Os benefícios do jejum para a saúde e longevidade são conhecidos há milhares de anos. Algumas religiões até consideram o jejum como uma prática sagrada. Porém, como eu sempre gosto de deixar bem claro, eu sou contra qualquer prática alimentar desmedida.

Acredito que um caminho alimentar prudente e sensato seja a melhor escolha sempre!

Não acho sensato ficarmos dias sem comer, embora seja perfeitamente possível.

Pra quem nunca ouviu falar, vamos lá.

Os benefícios que podem ser otimizados com IF:

– Normalização dos níveis de leptina e insulina;

– Normalização dos níveis de grelina (o hormônio da fome);

– Diminuição dos níveis de triglicérides;

– Redução inflamatória e dos danos por radicais livres;

– Melhora no funcionamento da memória, do aprendizado e do cérebro como um todo;

– Aumento astronômico de HgH – 1300% para homens e 2000% para mulheres. (A única coisa que gera um aumento parecido é a prática do Inteval Training);

Com essa técnica você pode colher esses benefícios e também os benefícios da restrição calórica, sem fazer a restrição calórica de fato.

Como funciona?

Estudos demonstram que os benefícios do IF estão presentes mesmo numa janela de 16 horas de jejum. Portanto, vamos hackear a nossa alimentação para atingir essa janela quase que diariamente, criando uma Janela de alimentação de 8 horas.

Um dia tem 24 horas, certo?

Considerando uma noite de sono de 8 horas, nas quais não comemos, 50% dessa janela já está garantida. Os outros 50% nós vamos conseguir nos mantendo dentro da janela de 8 horas.

Se você dorme de 10 da noite até as 6 da manhã seguinte e  limitar sua janela de alimentação a 8 horas por dia, se começar a comer as 6 da manhã, poderá comer até as 14 da tarde. isso dá um total de 8 horas comendo e 16 horas sem comer, o que te trás todos os benefícios do IF. Porém, existem alguns truques.

Nessas 8 horas o ideal é que você consuma a quantidade necessária de energia e alimentos pra se manter bem nutrido, bem alimentado e saudável. Você pode começar a comer a hora que quiser, desde que respeite a janela de 8 horas. Se quiser começar a comer 12 horas antes de dormir, pode, por exemplo, ficar 4 horas sem comer depois que acordar e 4 horas antes de dormir.

Como começar?

Você pode começar com uma janela de jejum menor de 12 horas por exemplo. Assim, você dorme 8 horas e se programa pra ficar 2 horas sem comer antes de dormir e 2 horas depois que acordar.

O seu corpo leva de 6 a 8 horas para queimar os estoques de glicogênio e começar a queimar gordura como principal combustível.

A medida que você for se sentindo confortável, você pode aumentar essa janela até se aproximar das 16 horas. Outra boa maneira é se programar pra começar o dia com um café da manhã substancial,  se alimentar BEM durante o dia e ficar 4 horas sem comer antes de dormir.

Assim você pode se alimentar bem durante a janela de 8 horas e passar essas 4 horas sem nenhuma fome.

Caso você aja de maneira prudente, o jejum intermitente lhe trará, além de todos os benefícios lá de cima, um turbo nas suas bactérias benéficas e um perfeito condicionamento fisiológico para o consumo dos seus estoques de gordura. Adeus fome excessiva, desejo por doces e companhia.

Durante o período de jejum intermitente é super importante se manter bem alimentado e nutrido. Assim você não sentirá fome, fraqueza ou nenhum mal estar. Todos esses são sinais de que algo na sua alimentação ou no seu organismo vai MAL. Caso sinta algo assim, suspenda a prática imediatamente.

Conforme disse no início do artigo, é imprescindível que seu corpo já esteja razoavelmente condicionado a queimar gordura como fonte de energia. Se você tentar algo assim comendo uma grande quantidade de carboidratos ou de maneira desregrada, você pode ter consequências e complicações sérias por sua própria conta e risco.

O ideal é o consumo de gorduras boas, proteínas e carboidratos inteligentes, como o sugerido no método MR do livro abaixo:

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
Grande abraço a todos,

Geosh!

Comentários do Rodrigo

Ótimo tópico levantado pelo Geosh.

Quero somente reforçar uma coisa. Se você é uma pessoa que já se alimenta da forma mais correta possível, seguindo, por exemplo, o MR (mostrado no livro eletrônico oficial do site), será MUITO fácil fazer estas 16 horas de jejum, pois, seu corpo já estará condicionado a se alimentar da gordura corporal sem restrições quando o estômago estiver vazio.

Agora, se você ainda é como 95% das pessoas por aí que come seguindo as recomendações erradas do governo (vide “pirâmide alimentar”) ou seguindo recomendações de profissionais mal informados que lhe passam uma alimentação controlada em calorias e porções e ao mesmo tempo rica em carboidratos (integrais ou não), você terá grandes problemas em fazer o jejum corretamente e esta técnica não é recomendada pra você. Seu corpo não está condicionado à queimar gordura corporal e você irá sentir uma fome GIGANTESCA e, possivelmente, fraqueza, etc.

Logo, JUIZO e reforço a importância de você começar o quanto antes a se alimentar de forma verdadeiramente correta, de acordo com o funcionamento do corpo e com as melhores práticas provadas cientificamente pela nutrição moderna.

Se quiser um atalho pra aprender tudo isso, sinta-se a vontade para devorar o livro eletrônico bestseller aqui do site!
Rodrigo

—–

Principais Referências:

International Journal of Obesity 35, 714-727 (May 2011) | doi:10.1038/ijo.2010.17 – The effects of intermittent or continuous energy restriction on weight loss and metabolic disease risk markers: a randomized trial in young overweight women

Study finds routine periodic fasting is good for your health, and your heart

  • Patrícia

    Desde criança não sinto a menor fome pela manhã. Posso acordar e só me alimentar ao meio-dia. Passei anos tomando café da manhã sem querer por causa de tanta informação errada. É um alívio parar de comer de manhã sem querer! Faço o tal jejum de 16 horas sem nenhum esforço, já que evito me alimentar perto da hora de dormir por causa de refluxo. E me sinto muito bem….

  • Bruno

    E ae Geosh tudo bem..??? Tire minha duvida por favor:

    supondo minha rotina:

    23:00 as 7:00 (dormindo = 8 horas sem comer)

    7:30 as 15:30 (comendo = 8 horas disponiveis para comer)

    Vou a academia as 19:00h….Aqui fica a duvida: Não vou ficar com fraqueza para me exercitar??…e só irei comer novamente as 7:30 da manhã??…

    Obrigado…

    • Olá, Bruno! Pra ter os melhores resultados, o melhor é malhar dentro da janela de alimentação!
      Abraços!

  • Rodrigo Ramos

    Nunca tinha ouvido falar do IF… mas avaliando minha rotina, estou praticando o IF sem saber, só que numa janela de 12 horas…
    O meu dia começa às 6:00 da manhã (omeletão de legumes, rsrs) e a minha última refeição é às 6:00 da tarde!!!
    Então… como meu cardápio não tem carboidratos refinados e o corpo leva de 6 a 8 horas para consumir todo glicogênio disponível, posso dizer que à partir de 1:00h ou 2:00h da madrugada minha reserva de gordura é o único combustível disponível até às 6:00hs da manhã!!
    4 horas de queima de gordura por noite? está certo o meu cálculo Geosh?

    • Está certo sim, Rodrigo! e sim, mesmo que de maneira menos significante, você colhe os benefícios disso! Abraços!

  • Rodrigo

    E quanto a massa muscular? O corpo não vai queimar os músculos durante o jejum? Vc recomendaria essa técnica para alguém com foco em hipertrofia?

    • O HgH ajuda a manter(e ganhar) massa, Rodrigo. Se o seu foco é principalmente a hipertrofia, é mais interessante um superavit calórico pelo menos mediamente glicêmico!

  • Aderbal

    Tenho visto aqui no site e em outros também que devemos comer de três em três horas para aumentar o metabolismo. Também que a proteina não é armazenada no corpo e não permanece mais de três horas no corpo, por isso comer naquele período para que não incorramos em perda muscular, catabolismo.
    Esse Jejum Intermitente vai diretamente contra tudo isso. Fica 20 horas ou mais sem comer e aí o corpo retira dos músculos para sua manutenção.
    Rodrigo, Geosh, como assim?

    • Lister

      parece que comer de 3 em 3 horas não é bom para quem consome corboidratos, porque minimiza o trânsito intestinal, fazendo com que os alimentos permaneçam mais tempo no intestino esperando o volume adequado para eliminar… nessa espera os nutrientes e carboidratos continuam sendo exauridos por longo tempo.

    • São 2 paradigmas diferentes, Aderbal. Com pico e vale de glicemia e sem. Veja o artigo sobre comer de 3 em 3 horas que postei recentemente.

  • dave

    gostaria de saber se ao ingerir apenas um cafe sem acucar quebra o jejum, e se e uma boa ideia?gostava tambem de saber se isto se pode fazer durante toda a vida? bgd

    • Dave, qualquer coisa além de água quebra o jejum. Acredito que se você fizer de maneira responsável, de acordo com as recomendações, pode sim fazer basicamente a vida toda se quiser.

  • nair seifert

    tenho uma rotina complicada trabalho em lanchonete fazendo lanches e essas porcarias que fazem mal nao como mas meu horario e todo do contra nao tomo cafe da manha nunca so almoço e como frutas ou frango a noite agora vou tentar esse metodo ai achei interressante vamo la

  • Daniella Almeida

    Olá Geosh, adorei o artigo!
    Muito obrigada!
    Pelo que li, podemos fazer o IF diariamente.
    Ótimo! acredito que além da correta alimentação + atividade física, vai “dar um up” no meu processo de emagrecimento.
    Só tenho a mesma dúvida do colega acima: se nos alimentarmos “normalmente” (eu sigo o MR, por exemplo) não vou me sentir fraca ao treinar a noite?
    Teríamos que “comer um pouco mais” nas 8 horas de refeição, pra compensar o período de IF?

    Muito obrigada novamente!

    • Daniella, a musculação ou o hitt são exercícios que impactam profundamente o nosso metabolismo. uma boa seria fazer a musculação perto ou dentro da janela. Sentir fraca significa que algo precisa ser ajustado =)

  • Tatiana Rohricht

    Geosh, querido. Minha duvida é parecida com a da maioria, fui acostumada a comer no pre treino e pos treino, nao tem uma janela que devemos comer proteina depois de treinar pra nao queimar os musculos?

    vou pra academia geralmente no domingo (musculacao), segunda (rpm), quarta (musc) e sexta (hiit). eu poderia introduzir os jejuns nas terças e quintas?

    • Tathy, você pode tanto fazer dentro da janela, o que facilitaria bastante ou logo depois. Nos dias alternados fica mais fácil ainda né?

  • Rosiane Gouvea da Silva Carvalho

    Matéria muito interessante!
    Tenho as duvidas acima e também gostaria de saber se podemos tomar agua a vontade durante o jejum.
    Hoje tem um mês que comecei o MR e estou muito contente com o resultado, quero eliminar mais 12 kilos.
    Obrigada,

    • Agua sem problemas, Rosiane!

  • Priscila Amaral

    Com a alimentação correta é sem dúvida, mt fácil! Comer toda hora é mais um costume q uma necessidade. Espero o post sobre fast fat xD Tenho conversado com outras pessoas q se dão melhores e tem melhores resultados com ele do que com o JI e acho um bom início para o JI. Abraços e obrigada pelas informações! Ótimo post e mt bem escrito, como sempre!

    • O Jejum com gorduras do Atkins é interessante sim, Priscila! Seria outro artigo avançado, desses que precisamos pensar muito em como fazer. Abraços =)

      • Priscila Amaral

        Realmente… Esse já assustou mt gente xD

  • Daniela Nobre

    Olá Rodrigo, estou muito interessada em ler o livro e começar o processo, pois quero perder o peso que ganhei na gravidez, mas tenho uma dúvida: eu tenho frutosemia (intolerância à frutose e sacarose), logo não posso comer frutas e vários legumes. Tomo vitaminas manipuladas. A ingestão desses alimentos é indispensável para seguir o método? Obrigada, Daniela.

    • Daniela, Você precisaria ver, principalmente no caso dos legumes, como você poderia se adequar, quais pode consumir, etc. No geral as frutas são sim dispensáveis.

  • Mariana

    Para o aumento na produçao de GH pode fazer esse IF uma vez por semana, ou é preciso frequencia para ter esse beneficio?
    Pra quem esta em dieta de ganho de massa muscular é aconselhavel o IF, ou seja, o beneficio do aumento de GH sera maior que o maleficio do periodo catabolico??
    Desde ja agradeço a atençao!

    • Mariana, Particularmente acho que pra ganho anabólico, um superavit calórico de média glicemia é sempre mais negócio.

  • Amei e amo todas as dicas ainda não comprei o livro, porém vou comprar e já estou 6 semanas seguindo o site e eliminei 8kilos

    • Obrigado, Angela!

  • Adriano

    Durante o jejum não pode tomar tomar água? Pratico o MR e acho perfeitamente possível fazer este jejum..adorei!

    • Água sem problemas, Adriano.

  • Clara Cristina Tenorio Daguano

    Fiquei com duvidas. Posso fazer isso todos os dias como uma rotina ou devo fazer com intervalos de um dia ou dois?????

    • Fica a seu critério, Clara, Desde que você esteja dentro das condições que citei lá!

  • Roberta

    Oi, meninos! Queria tirar algumas dúvidas sobre o JI, pois vejo muitas opiniões divergentes em relação ao assunto! O que pode ser consumido nesse tempo? Só agua, agua + líquidos não caloricos ou agua + líquidos não caloricos + café com gordura (manteiga, oleo de coco…)? Queria saber também se vocês estão recomendando fazê-lo todos os dias… Entendi certo?

    Amo o site, entro todos os dias em busca de informações novas, hehehe!
    Beijo grande de Recife!

    • Roberta, só Água. Quanto a frequência, fica a seu critério. Claro, leia bem as condições.

  • elizangela garcia

    faço jejum de 24horas ,a 1 mês 2 vezes na semana, mais toda vez que faço tenho insonia, não durmo nada pq sera?

    • Talvez seja ansiedade ou expectatia, Elizangela!

      • Zé Pequeno

        Na minha terra isso se chama Cocaína… =D

        • Se é branco e refinado as chances de ser uma droga aumentam drasticamente, zé pequeno!

  • Fabrício Dias de Souza NEto

    odrigo e Geosh,

    Boa tarde, acompanho o EDV a pelo menos 3 anos , seus artigos sempre foram de grande valia, a minha vida realmente mudou depois que eu conheci este site , pois sempre nos ensinou de forma franca e clara o que significa ter uma alimentação correta e vida saudável.

    Mas os 2 últimos artigos de Outubro(incluindo este) contradizem tudo o que nos tem sido passado ao longo destes 3 anos ou mais.
    QUer dizer que agora fazer um longo jejum é saudável e comer de 3 em 3 horas está errado?

    Peço mais responsabilidade e consideração ao seu fiel público, ao lançarem estes artigos, pois vocês mesmos entram em contradição.

    Para ilustrar o que estou argumentando, segue abaixo um link de um artigo de vocês que ensina exatamente o contrário que vocês estão nos passando agora.

    http://emagrecerdevez.com/o-grande-segredo-para-perda-de-gordura-e-ganho-muscular

    Gostaria de receber esclarecimentos sobre isso, pois está nos deixando muito confusos.

    Att.

    Fabrício Dias

    • Fabrício, são dois paradigmas diferentes. Como expliquei no artigo, Sob a ótica de emagrecimento tradicional(de restrição calórica), ainda faz sentido e é razoavelmente eficaz comer de 3 em 3 horas. Só que ao passar dos anos nosso conhecimento se desenvolveu tanto(assim como a visão de mundo) que ficou impossível deixar de lado uma solução mais eficaz, mais simples, benéfica e saudável que é a alimentação do site hoje em dia. Doa a quem doer, hoje em dia trazemos o que há de cientificamente mais sólido. Na dúvida, comente =)

  • Ana

    Percebam q tudo é questão de bom senso, do contrário caímos na mesmice de ter q contar calorias, grs de nutrientes, horários, treinos, etc e td perderia a naturalidade. O nosso corpo tem um funcionamento q é ideal p cada um e cabe a cada um conhecer esse funcionamento e tirar proveito da vida como um todo. Há condiçoes q são inerentes ao viver como humanos, ao nascermos, já estamos envelhecendo, então não buscar apenas o ápice da forma física e da saúde, que tem sim um limite, quer façamos assim ou assado, e sim viver naturalmente, fazendo as escolhas q nos farão bem, sem tantos malabarismos. Um exemplo: outro dia li noticia de uma moça q dizia aparentar ter 16 anos, qdo na verdade tinha 29 (eu não a achei com cara de 16, mas vá lá) e atribuia isso ao fato de q mantinha uma dieta de apenas alimentos crus há sete anos! Daí eu me perguntei: puxa, como aquele cara eu conheci, q tinha 73, morando numa ilha desde q nasceu, não teve uma só cárie na vida, tinha todos os dentes intáctos, é tão forte q, qdo eu o encontrei na trilha, era possível ver os músculos ainda torneados, levava em um ombro algumas toras de madeira e no outro um cacho enorme de bananas verdes. Mistério? Privilegiado? Não, ele apenas vivia sua vida plenamente! Não quero dizer com isso q não devemos estudar e nos conhecer melhor, ao contrário, mas devemos tbm desfrutar dessa existência, o q inclui aceitação da nossa condiçao humana e dos limites impostos pela nossa natureza, de seres espirituais vivendo uma experiência humana e não vice-versa. Abçs a todos!

    • Exatamente, Ana! Sob uma ótica evolucionária, As vezes o futuro é o passado =)

  • Gostei, mas, posso fazer diariamente ou quantos dias por semana?

    • Marina Honorato

      Eu gostaria de saber também… será que fazendo todo dia o platô seria atingido facilmente?

      • Respeitando as recomendações, fica a critério de vocês!

  • Juliana

    Rodrigo, vi aqui no site e em outros também que devemos comer de três em três horas para aumentar o metabolismo. E que a proteína não permanece mais de três horas no corpo, por isso comer de 3 em 3 h para que não tenhamos perda muscular.
    Fazendo esse jejum, o corpo precisando de energia, não recorreria aos músculos?
    Contraditório não acha?

    • Depende completamente de como você se alimenta, Ju.

  • Lister

    Olha, o jejum é benéfico em qualquer situação, até quando não temos uma alimentação adequada. Digo isso por experiência própria. Antes de conhecer o Emagrecer de Vez eu me alimentava muuuuuito mal, mas observava o jejum religioso às 4.ªs e 6.ªas (24 horas só com água). Embora a fome não diminuísse e só aumentasse, como bem falou o Rodrigo, ainda assim, quando ia me alimentar suportava menos comida no estômago.

    Agora que estou com a dieta “louco-carb”, fazendo o jejum de 24 horas duas vezes por semana, me sinto bem melhor e sem fome.

    Viva o jejum!

    • 24 horas 2x por semana? Louco mesmo, Lister!

      • Jamille

        Eu estou fazendo jejum de 24 horas todos os dias há uma semana e vi que você chamou Lister de louco, porquê?
        Eu só como na hora do almoço em uma porção normal.
        Será que está prejudicando a minha saúde?

        • Foi louco num sentido mais brincalhão, Jamille. Acho que nesse caso você tem que se preocupar com a sua nutrição. Se está obtendo todos os nutrientes de uma única refeição, entende? Eu consultaria um nutricionista no caso! Abraço!

  • aline

    as duvidas ja e quase todas mensionadas. mas nao vi resposta alguma. 🙁 desapontada!

    • Respondi agora, Aline!

  • Andréa

    Olá!
    Será que já estando há quase 1 mês no MR já é um tempo suficiente pra tentar o JI? No final de semana eu geralmente consigo fazer sem muita dificuldade, mas no caso de não estar fazendo musculação pode haver perda de massa muscular?

    • Andréa, acredito que o mais importante seja a prudência e a cautela pra fazer, por exemplo. Quando eu comecei, foi com uma janela menor, e fui aumentando confortavelmente de modo a não ter nenhum risco e me sentir seguro.

  • Lala

    E um cafe, ou um cha sem acucar nesseas 16h, pode tomar? ou so agua mesmo?

    • Lala, a idéia da maioria dos jejuns é que seja apenas água. Mas fica a seu critério, né? Abraços!

  • Carol

    Estou fazendo o IF. Paro de comer as 19:00, logo as 11:00 tomo cafe da manha, 13:00 Almoço, 16:00 um pequeno lanche (geralmente uma fruta e umas amêndoas), malho e depois janto as 18:30.
    Está correndo?
    Porque segundo alguns outros artículos que eu li, nessa janela de 8h é feita 2 grandes refeições – almoço e janta.

    Obrigada!

    • Carol, o mais importante é que nessa janela você consuma energia o bastante pra se sentir confortável durante todo o período que passa sem comer. Essa é uma prática que eu sugiro muita cautela e bom senso. Abs =)

  • david

    tenho uma questão: eu acabei de almoçar as 13:40 +- e às 17h medi a minha glicémia, e estava 111mg/dl, o senhor disse que estava um pouco alto

    eu tenho bastante cuidado com a alimentação, nao como açucar nem trigo nem farinhas brancas.
    o meu almoço foi peixe com azeite e pão de centeio, e depois uma fruta. Comi alimentos saudaveis tranquilamente ate me sentir saciado. gostaria de saber se isto é perigoso e me pode levar no futuro a diabetes, ou posso continuar assim, de modo a poder estar mais horas sem comer?

    ps: sinto-me muito bem e com muita disposição, e sem fome alguma agora

    obrigado, e aguardo resposta

    • David, me parece que a sua alimentação está proporcionando uma liberação lenta de glicose no sangue, o que é bom. É o que imagino, mas na dúvida é melhor consultar um médico. abraços!

  • Carol

    O que voce acha de treinar nesses período de jejum?
    Essa eh uma pratica usada por alguns Body building, por ex: 11AM Workout
    12AM imediatamente 1/2 das calorias consumidas durante o dia, 7PM outra metade das calorias consumidas durante o dia, 8pm – 12pm Fasting.

    • Carol, acho que vai de cada um. Eu particularmente gosto de hiit em jejum mas me sinto mal com musculação em jejum. Abraços!

  • Meus jovens, preciso lembrar que tem muuuita pergunta sendo repetida.
    Vamos ajudar os nossos amigos e ler um pouco mais das respostas. Nossa dúvida pode estar lá!

    A propósito, tenho praticado o IF sem nenhum problema.
    Parece anormal, mas simplesmente quase não sinto fome e acho que posso acabar excedendo as 16 horas (sinceramente, não parei pra contar ao certo). Há algum problema em exceder?

    A propósito… Esse artigo é uma das bases que me mostra a evolução do site, comparando como era a quatro anos atrás, quando comecei a acompanhar. Obrigado por essa mudança de fase em minha vida e ao Geosh, por me apresentar isso aqui quando estava bem no comecinho.
    Infelizmente, por vários fatores, naquela época eu não poderia mudar de vida. Mas há 5 meses comecei de vez e posso dizer que sou outro cara.

    • Fico orgulhoso do seu progresso, Victor! Eu já excedi o período das 16 horas, mas evitaria, não acredito ser necessário ou produtivo. Parabéns!

  • SANDRA

    Geosh,

    Eu posso fazer 16 horas de JI todos os dias ou haveria algum problema hormonal para as mulheres? (Já li alguma coisa a respeito)

    • Sandra, bom senso sempre. Se você tem vontade de fazer, vá começando aos poucos. Muita coisa pode influenciar nos seus níveis hormonais. Abraços!

  • Geosh,
    Ficar das 19:00 as 7:00 da manhã conta como jejum de 12 horas ?

  • Max

    Geosh, vc poderia fazer um gráfico(uma timeline) exemplo e colocar no artigo. Achei a tecnica interessantissima! Mas não entendi muito bem.

    • Max, o que te deixou em dúvida? Abraços!

  • Bruna Casagrande

    Olá Geosh
    Tudo bem?
    Minha duvida é sobre chás. Eu posso tomá-los nesse período de jejum? Digo chá de gengibre, canela em pau, chá verde…Claro, SEM açúcar e SEM adoçante, apenas água. Pode?

    OBRIGADA

  • Cleiton
  • Renata

    quero comprar o livro emagrecer de vez , como faço?

  • adriana

    O texto fala que há um aumento enorme do HgH, que é o hormônio do crescimento , do qual a IgF I faz parte. Já aquele médico inglês que defende o jejum de 5 por 2 (5 dias de alimentação normal e dois dias de jejum não consecutivos na semana), defende que é um das consequencias do jejum é justamente diminuir a IgF I, a qual não seria muito benéfica a partir de uma certa idade. Agora fiquei confusa.

  • Miscila Afonso

    E quanto a ingestão de água?

  • Leonardo Kunrath

    Descobri que há clínicas de tratamento para diversas doenças
    que utiliza o jejum só com água
    (o tratamento mais longo, para casos de doenças crônicas fortes, era de 26 dias só com água). Os mais breves, de 3 a 4 dias, para curar doenças agudas.

    Resolve problema de pressão alta, inflamação intestinal, artrite,
    entre outros (que são doenças sem cura), mas pelo tratamento com jejum
    tem cura sim!!! Fiquei impressionado!

    Por experiência própria, percebi que o jejum só faz sentir mal estar
    se você está há muito tempo sem fazer.

    Porque daí o mal estar é uma espécie de “CRISE DE ABSTINÊNCIA”,
    ou seja, seu organismo está viciado nas diversas toxinas da alimentação.
    Ao fazer o jejum regularmente, não há nenhum mal estar.

    Os 2 grandes vilões para mal estar, além de estar muito tempo sem jejuar,
    é, em 1º lugar, a cafeína (evitar café 1 dia antes do jejum), e,
    em 2º lugar, o açúcar no sangue!!!

    Jejum é uma das melhores armas para desintoxicar o organismo e curar
    naturalmente doenças que remédio nenhum cura!

    • Leonardo Kunrath

      Lembrando que isso é um tratamento em clínica, acompanhado constantemente por médicos. Não faça loucuras!

    • Leonardo Kunrath

      Para quem tem interesse,
      procure no youtube: “Medical Benefits of Water Fasting”.

      • li bastante sobre a dieta do jejum, mais para mim fiou uma dúvida sobre o que pode ou não se comer, eu fis muitas vezes a dieta que tira todos os carboidratos, as primeiras vezes que fis deu muito certo, hoje não tenho mais resultados, mesmo assim mesmo me sinto bem quando faço, tenho itolerancia a lactose, tenho pressão alta, e tenho gastrite cronica gostaria de saber se posso fazer e que tipo de comida pode comer, e as que ñao pode, tenho facilidade pra ficar muitas horas sem me alimentar sem me sentir mal, só que tomo medicamentos para pressão e estmago, labirintite quando to em crise, e anteconcepicional , tem algum problema eu fazer, aguardo resposta, obrigada…

  • Kero perder 10kg me ajude

    • Dê uma boooa lida nos artigos, lizete! Grande abraço!

  • janaina jessica

    oi comecei o jejum essa semana 4 dias seguindo tudo certinho quero saber quantos kilos e normal perder em um mes??

    • Janaina, vai depender do seu organismo. Eu diria que 2kg por mês é uma taxa razoável de perda de gordura real. Abraços!

  • sandra mendes

    faço uma unica refeição por dia (ás 20h), ou seja faço um jejum de 24 horas
    será possivel emagrecer quanto por semana??