Entendendo As Gorduras! Será Que Engordam Mesmo?

gorduras boasOpa! Geosh aqui hoje escrevendo um artigo especial pra você!

Gorduras… esse é um dos maiores tabus do emagrecimento, saúde e alimentação em geral! Você vai entender por que a mídia, erroneamente, se empenhou tanto ao longo das décadas para dar má fama à elas. Nesse artigo vou abordar curiosidades interessantíssimas que você precisa saber sobre o assunto.

Esse artigo, assim como o livro oficial Emagrecer de Vez, bate de frente com o senso comum. Mas o senso comum não é nossa prioridade, né? O site foi criado para trazer conteúdo que funciona, que faz a diferença no emagrecimento e não para massagear os ouvidos das pessoas com informações rotineiras. Foco nos resultados!  Vamos em frente!

Gorduras boas e más!

Você já ouviu falar na frase: “Você é o que você come?” Essa frase tende a nos fazer acreditar que se você come gordura, você engorda. E isso é um grande mito.

Se você já ouviu o Rodrigo e eu falarmos sobre o efeito rebote da insulina (se ainda não ouviu, clique aqui), principalmente ligado aos carboidratos refinados, já sabe que isso não é bem assim, né?

Gorduras são mais calóricas, sim. Ao contrário dos outros dois macronutrientes(proteína e carboidratos) com 4 kcal por grama, um grama de gordura tem 9 kcal. Mas, se utilizadas corretamente, não engordam. Pelo contrário, são importantíssimas para um emagrecimento saudável e um bem-estar geral!

Vamo lá, Geosh, direto ao assunto!

Gorduras são suas amigas no emagrecimento, ao contrário do que é dito a rodo por aí! Acredite!

A idéia aqui é dar uma pincelada simples nos tipos diferentes de gorduras que encontramos por aí. As gorduras podem ser divididas em 4 grupos:

Saturadas – Gordura animal e de óleos tropicais(óleo de côco, por exemplo)

Gorduras saturadas geralmente são sólidas em temperatura ambiente. São estáveis e são as melhores opções a serem usadas pra cozinhar.

A perseguição à gordura saturada

Em 1953 o Doutor Ancel Keys publicou um estudo que ligava o consumo de gordura animal(saturada) ao risco de doenças cardíacas. Isso levou a um medo generalizado do consumo de gorduras saturadas e abriu as portas do mercado para o consumo de margarina, óleos vegetais e óleos hidrogenados.

Esse medo também foi um dos motivos para que a pirâmide alimentar fosse baseada em carboidratos e desenhada tal como a conhecemos hoje. O estudo se utilizou de dados de 6 países, porém, haviam dados de 22 países disponíveis. Ao analisar os dados de todos os 22 países, os cientistas concluíram que não só o estudo estava errado, como na verdade, os países com maior consumo de gordura saturada tinham um risco de doenças cardíacas MENOR. Que tal?

Diversos estudos posteriores comprovaram esse fato. Entretanto, em 2010, a USDA(Departamento de Agricultura Norte Americano), reduziu as recomendações de gordura de 10% para 7%! Completamente ilógico se você avaliar a maioria da informação científica disponível hoje. Ora bolas, o leite materno tem 54% de gorduras saturadas!

O efeito disso foi desastroso.

Ao reduzirmos o consumo de gorduras saturadas, que são naturais e têm sido consumidas pela humanidade por milhões de anos, aumentamos o consumo de outras gorduras não tão amigáveis e aumentamos o consumo de carboidratos. Os resultados você já conhece, né? Obesidade em massa! Diabetes! Problemas cardíacos! Aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL)!

Ao nos apavorarmos de medo, nem sempre lembramos que, se você ingerir gorduras de menos, os efeitos sobre a sua saúde, boa forma e emagrecimento também são desastrosos!

Você precisa ingerir uma boa quantidade de gorduras saturadas para um perfeito funcionamento do seu organismo, para um funcionamento ótimo dos seus órgãos, sistema imunológico, ossos (auxiliam na absorção de cálcio), hormônios (inclusive para o sistema reprodutor).

Gorduras saturadas e o colesterol

O colesterol, muito tido como um vilão, é base pra grande parte dos nossos processos fisiológicos. As gorduras saturadas que mais consumimos são 3:

Ácido esteárico, paumítico e láurico

O ácido esteárico, encontrado na gordura animal, não tem efeitos sobre os níveis de colesterol e é convertido no fígado em ácido oleico, gordura monoinsaturada.  Os outros dois aumentam o colesterol total. Porém, como eles aumentam o colesterol bom(HDL) mais do que o colesterol ruim(LDL), você está, na verdade, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

O que hoje se acredita ser o grande culpado pelo aumento do colesterol, você pode conferir nesse artigo.

Se você tem dúvidas nesse sentido, você pode sempre acompanhar seus níveis de colesterol com o seu médico! Se você já está com níveis altos, adapte-se aos poucos. Antes de qualquer mudança na sua alimentação e rotina, consulte um profissional da saúde competente. Nós aqui do Emagrecer De Vez sempre batemos nessa tecla.

Teste tudo que dizemos de maneira responsável e sensata e veja os resultados por você mesmo. Tire as suas próprias conclusões.  Duvide de tudo! Mastigue SEMPRE antes de engolir! Fazemos a nossa parte pra compartilhar o conhecimento mais atual e verdadeiro sobre nutrição, saúde e boa forma, porém, nada nunca está, como você sabe, escrito em pedra!

Monoinsaturadas – Óleo de soja, girassol, etc.

Nesta categoria estão a maioria dos óleos vegetais, que nós usamos de maneira questionável como óleo de cozinha, por exemplo.

Gorduras monoinsaturadas são geralmente líquidas à temperatura ambiente e são instáveis em altas temperaturas, o que as tornam menos próprias para cozimento. Também temos a possibilidade da hidrogenação industrial desses óleos, o que os transformam em fontes potenciais de gorduras trans. Evite a todo custo cozinhar com esses óleos.

A melhor opção nesse caso é consumir apenas o azeite de oliva extra virgem, em frascos de vidro, escuro, e prensado a frio. Mantenha o vidro em lugar fresco e escuro e tampe assim que utilizar pra evitar a oxidação. Lembrando que o azeite de oliva é sensível à altas temperaturas, logo, se for cozinhar com ele, tenha atenção à isso.

Poliinsaturadas – Gorduras essenciais

As famosas gorduras omega!

São essenciais e nosso organismo não consegue produzi-las, logo, temos que obtê-las dos alimentos.  Gorduras poliinsaturadas isoladas são altamente instáveis, se deterioram com facilidade e mantém a forma líquida mesmo dentro da geladeira. Devem ser manuseadas ainda com mais cuidado, caso você faça uso de suplementos de omega 3, por exemplo.

O equilíbrio entre Omega 3 e Omega 6

No geral, todas as fontes de gorduras contém ao mesmo tempo, em proporções diferentes, gordura saturada, monoinsaturada  e poliinsaturadas – essas ultimas em uma percentagem menor.

Mas a chave aqui é o equilíbrio. A proporção de omega 3 pra omega 6 na nossa alimentação deveria ser de 1 pra 1. Se você se alimenta de alimentos processados, industrializados, fast-food, etc, no geral, significa ter uma alimentação mais rica de omega 6 e pobre em omega 3. Significa também um consumo excessivo de omega 6 e de gorduras trans. Muita cautela! O excesso de omega 6 anula os efeitos benéficos do omega 3.

Alimentos de origem animal(carne, ovos, laticínios) de animais alimentados a base de grãos, podem perder esse equilíbrio também. Portanto, sempre que possível, opte pelo consumo de gado de pasto, galinha e ovos caipiras. A diferença no sabor é gritante também! Atente-se para os alimentos que são boas fontes de omega 3! Peixes também são boas opções.

Trans – Margarina, óleos vegetais e gorduras vegetais hidrogenadas

É muito comum hidrogenar a gordura monoinsaturada pra que essa se torne sólida em temperatura ambiente. Isso deixa os alimentos mais sequinhos e crocantes e de aparência melhor. Por isso, gordura hidrogenada é altamente utilizada pela indústria alimentícia. Ah, eles também adoram combiná-la com farinha e açúcar e carboidratos simples pra você engordar de vez.

Porém, a gordura trans é realmente perigosa. Muitos estudos à ligam quase diretamente à maioria dos problemas cardíacos que temos hoje. É literalmente colocar moléculas de gordura instáveis nas paredes das suas células. Mesmo com os selos de 0% de gordura trans, eu realmente sugiro cautela com esses alimentos até que todas as nossas perguntas a respeito tenham sido respondidas. A indústria sempre tem suas artemanhas pra achar um caminho…

Pontos finais

Agora, com que você já sabe sobre gorduras, já vai ter condição de decidir quais as suas fontes! Mas e a quantidade? Numa dieta equilibrada, mantendo uma boa ingestão de proteínas e uma ingestão inteligente de carboidratos(o que vai te fazer comer uma boooa quantidade de verduras e legumes), de onde vão vir as suas outras calorias? Pois é!

Você vai precisar de uma boa parte dessas calorias na forma de gorduras. Essa é uma peça que falta no quebra cabeça da maioria das pessoas que fazem reeducação alimentar. Com a ingestão adequada de gorduras, você deve se sentir realmente bem. Fraqueza e mal-estar é sempre sinal de que algo não vai bem!

5 Notas Relâmpago!

  • O livro oficial do Emagrecer de Vez já é um best seller e sucesso fenomenal entre os leitores! MUITO OBRIGADO pelo feedback de vocês! Lá também é explicado em mais detalhes esta questão das gorduras e exemplificado o que se deve fazer.
  • —————————————————————————————————————————-

    Clique aqui para conhecer!
    Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

    Banner250x250_2

    Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

    Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

    Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

    ———————————————————————————————————————————-

  • Exemplos de boas fontes de gordura: Azeitonas, azeite, abacates, castanhas, nozes e sementes, gordura animal(carne, peixes, ovos, manteiga, queijo, leite), côco, óleo de côco, óleo de palma e macadâmia, assim como óleo de sementes, castanhas e nozes extraídos a frio.
  • Evite os óleos vegetais. Se você vai consumir suas gorduras boas de um abacate ou carne de panela por exemplo, será que colocar óleo no feijão é realmente necessário?
  • Gorduras tem, quase sempre, dois inimigos principais: Calor e processos industriais.
  • Orgânico, sempre que puder! Quanto mais natural, melhor!

Por hoje, Geosh vai ficando por aqui! Dúvidas e comentários, e só postar aqui em baixo!

Boas diversões culinárias,

Geosh.

Notas Adicionais Do Rodrigo

O grande perigo está quando se combina uma grande quantidade de gorduras com uma grande quantidade de carboidratos de má qualidade, assim como nos fast food da vida, doces, bolos, etc. Esta, sim, é uma combinação terrível! Existem estudos suficientes pra não deixar dúvida alguma que dietas alimentares corretas ricas em gorduras boas são extremamente saudáveis.

Gorduras boas são essenciais pra saúde e também são ajudantes incríveis para quem procura emagrecer. Porém, não esqueça o outro lado da moeda, se você, ao mesmo tempo continuar com péssimos hábitos em relação aos carboidratos, isso não vai ajudar muito.

O que fazer? Simples. Escolha conscientemente alimentos que sejam fontes de gorduras naturais e boas! Consuma carboidratos com inteligência. Ao contrário das gorduras, existem também estudos científicos suficientes pra provar que os carboidratos NÃO são essenciais ao ser humano, inclusive, existem populações que comem ZERO carboidratos e são muito mais saudáveis do que 90% das pessoas.

Porém, o que eu sugiro, como você já sabe se acompanha o site, é que priorize carboidratos naturais, leves e nutritivos, como legumes, folhas e frutas em moderação. Evite massas, pães, farinhas, batatas em excesso, etc.

Outra coisa que você pode fazer é um exame de sangue agora antes de começar a alterar seus hábitos. Começe então a se alimentar naturalmente e de forma nutritiva e depois de alguns meses, refaça seus exames e veja a diferença!

Existe muita balela sendo dita por aí e isso torna muito mais difícil pra nós fazermos esta tarefa de tentar dizer a verdade honesta sempre. É como se diz por aí né, se você conta ou escuta uma mentira repetidamente, você acaba acreditando nela! É isso que a mídia e a indústria têm feito.

Enfim, grande abraço e viva saudavelmente!

Assinatura_pequena-menor

Referências Principais

THE FAT. OF. THE LAND by. Vilhjalmur Stefansson.

The Forbidden Food You Should Never Stop Eating – Dr Joseph Mercola – as of 2011/09/01 on www.mercola.com

The Primal Blueprint by Mark Sisson

Body by Science by M.D Doug McGuff, John Little

  • Carlos

    Muito bom artigo, ótimo para desmistificar vários pontos em relação a gorduras. Parabéns Geosh !

    • Obrigado, Carlos! Sim, agora temos uma explicação simples aqui pra cada macronutriente =)

  • Max

    Geosh, vc trocou as siglas do colesterol bom e ruim.
    Excelente artigo!!!

    • Rodrigo

      Boa Max. Muito facil se embananar com essas siglas todas ehehe.. Ja corrigi la! 🙂

    • Obrigado Max! Rodrigo corrigiu =)

  • Gleykn

    Otimo e seguindo correto as dicas. Logo postarei uma fotografia do antes e do depois.

  • Fábio Sicone

    Bom dia Geosh,

    Muito bom o artigo.

    Porém queria tirar uma dúvida.

    Não como fritura, porém para não grudar o alimento na frigideira acabo tendo que colocar um pouco de óleo.

    Nesse caso qual a melhor opção?

    Até onde sei o óleo de canola e de girassol são opções melhores que soja, mas e o azeite, margarina e manteiga?

    Obrigado desde já,

    • As mehores opções definitivamente são gorduras saturadas. Elas são mais estáveis em altas temperaturas, fábio. O óleo de Côco, ou até mesmo a gordura animal cumprem perfeitamente esse papel. Uma das coisas que aprendi recentemente nos meus estudos de culinária é que elevar muito a temperatura dos alimentos pode ser uma má idéia. Obrigado!

  • Sandra

    Se o azeite de oliva fica inviável ao grelhar o frango na frigideira o que usar….? no livro você menciona a manteiga natural, mas eu não encontro isso!

    • Rodrigo

      Oi Sandra. Eu uso ou azeite de oliva ou manteiga. Quando cozinhamos com eles, eh bom evitar colocar na temperatura maxima, pq eles alteram. Mas da pra cozinhar perfeitamente em uma temperatura media-alta 🙂

      • Sandra

        Ahm, é apenas controlar a temperatura! Entao blz, obrigada!

    • Sim, Sandra, a manteiga natural(feita com o creme de leite de vaca alimentada com pasto) é composta em grande maioria por gordura saturada, e portanto é estável em altas temperaturas.

  • Jessica Arndt

    Ótimo artigo. Semana passada mesmo eu tava comentando que tinha emagrecido com uma pessoa e a pessoa perguntou “voce parou de comer gordura?” e eu “nao, agora eu como mais!” ahahha

    Desde aquela dieta Atkins, que já fiz ha uns 10 anos, eu vi o quanto as gorduras naturais fazem bem.

    Parabens pelo artigo, Geosh.

    • Fala, Jé! Viva o bacon e a carne de panela! hehehehe =)
      Obrigado! Fique ligada no podcast dessa semana, vc vai gostar! Grande abraço!

      • Sandra

        Geosh onde compro bacon?? Esses industrializados tem gordura vegetal e açúcar!! Socorroo! Me ajuda! Amo bacon rss

        • Tente no açougue, Sandra! ou até mesmo nos açougues dos próprios supermercados!

          • Geosh, já esperimentei mudar o café da manhã para ovos com bacon, porém me parece que o excesso de sal no bacon que eu estava comprando estava me prejudicando, dando tonturas, etc. É só suspeita. O sal é usado para conservação do bacon. Me parece que não tem como arrumar algum que não o tenha. Como se certificar da procedência do bacon?

  • Regina

    Muito bom o comentário. Já agradeci e o faço novamente. Obrigada, também, por trazerem as informações do Dr. Souto, o cara tem muito conhecimento e só vem acrescentar e trazer ainda mais qualidade para o site de vcs. É de pessoas assim, estudiosas e corajosas que o mundo precisa. A indústria alimentícia, os laboratórios, enfim, grandes corporações ganhando rios de dinheiro com a manipulação de informações tendenciosas. Pesquisas tendenciosas etc…….não existe melhor verdade que essa: conhecimento dá poder! e é isso, por desconhecimento nos tornamos reféns de interesses puramente econômicos. Obrigada, sempre.

    • Ademir

      Muito bem resumido Regina, concordo com tudo que postou, o que mais existe são informações tendenciosas e se não nos libertarmos desses falsos anúncios realmente nos tornaremos reféns dessas industrias!

  • Ademir

    Simplesmente dez Geosh!!!
    Vc até pegou leve qdo falou em “cautela” nas gorduras trans..rrsrs
    Outro detalhe é que ninguém me tira da cabeça qdo vc falou p/ procurar um médico se acha q o colesterol ta alto, isso só pode ser p/ vcs não serem processados….(mais rsrsrsrs),
    O fato é que é muito difícil achar profissionais que realmente entendam esse processo de colesterol, veja bem em algum momento dessas últimas décadas os médicos pararam de tratar as pessoas e começaram a tratar números, ou seja a alguns anos atras qdo o nível de colesterol chegava a 220 eles enfiavam remédio p/ baixa-lo agora esse numero chega a 190, eles enfiam mais remédios e p/ que? Só para dar dinheiro aos farmacêuticos e suas industrias, eles não se atem ao fato de que o colesterol é apenas um mensageiro de algum problema e simplesmente “cortam” de nossas vidas e pior não resolvendo o problema.
    Agora sim vem o grande furo, pois vejam bem não acaba o problema e agora tem baixíssimos níveis de colesterol, prejudicando assim uma enormidade de funções de que dependem desse colesterol tipo por exemplo a sintetização do sol em vitamina D, isso sem falar no fato de que AVCs estão muito ligados a baixos níveis de colesterol.
    Vlw pelo artigo, muito esclarecedor vc conseguiu resumir horas de estudo nesse artigo..parabéns!!!

    • Fala Ademir! Um dos membros mais ilustres do nosso clube emagrecerdevez! Nós falamos sobre procurar um médico é pq com saúde não se brinca, sabe? Nem todo mundo adquire o mesmo bom senso ou cautela ao modificar sua alimentação. No geral a tendência é o colesterol assumir níveis saudáveis quando você consome uma dieta pobre em carboidratos de grãos e refinados e rica em carboidratos de legume/verduras e gorduras boas. Mas como cada organismo pode reagir de maneira diferente por peculiaridades fisiológicas ou até mesmo pelo próprio entendimento da dieta, é imprescindível que pelo menos vetorialmente exista um acompanhamento desses valores. E claro, definitivamente um controle natural do colesterol, como você bem entende, é um controle muito mais saudável e superior ao uso de medicamentos. Grande abraço!

      • Ademir

        Pois é Geosh, as vezes pareço muito radical e até mesmo no clube temos algumas divergências, faz parte e é assim que evoluímos, ao contrário do que parece sou muito a favor de se procurar um profissional da área até porque como vc falou:
        “…cada organismo pode reagir de maneira diferente por peculiaridades fisiológicas ou até mesmo pelo próprio entendimento da dieta..”,
        como eu disse o problema é vc achar um profissional em que se possa confiar!

        • Sim, mas essa tendência deve melhorar com os anos! Assim espero, Ademir!

  • iracilda

    Estou amando os artigos parabens! tenho hipotiroidismo e gostaria de saber de iso influicia no nosso peso pois eu emagrecia com muita facilidade e agora esta dificil.

    • Sim. Iracilda. Obrigado!

  • Fabiano

    Margarinas no lixo e manteiga na geladeira a partir de agora!

    • Exatamente, Fabiano. Você pode até fazer uma espécie de margarina simplesmente resfriando azeite de oliva na geladeira! Muito mais saudável!

      • ultraman2000

        so colocar na geladeira ja vira geosh?

  • Nercy Luiza Barbosa

    Rodrigo e Geosh, como sempre, essa é uma matéria essencial para quem busca saúde e um corpo em forma.

    Parabéns, meninos! Vocês são demais.

    Abraços

    • Obrigado, Nercy! Sempre com o bom humor de sempre, né? =D Abraços!!!

  • marcia

    Olá,então pode-se refogar,fritar,grelhar na gordura de porco,meus avós só cozinhavam com banha…é melhor do que óleo de soja?lógico tudo com moderação…

    • É Melhor sim, Márcia. Desde que você mantenha uma ingestão de carboidratos processados baixa. A gordura animal também é mais saudável quando os animais são alimentados de maneira natural, e não com grãos. Abraço!

  • Fátima José da SILVA

    Meninos vocês são de+++++!!! estou maravilhada com esse artigo!!Era uma das coisas que eu tinha uma dúvida danada,sobre as gorduras. Eu era dessas que tirava tudo hehehe..pra emagrecer rapidamente..pensava assim. por isso tanta fraqueza eu sentia;agora vou mudar!! valeu!! Parabéns anjo!!!Meu abraço..Obrigada!

    • Obrigdo, Fátima! Disponha!

  • rafaella

    olá queria que voce me indicasse algum suplemento para ganhar massa muscular?e se eu for na academia 5 dias na semana e em 3 dias eu fizer musculação e em apenas 2 dias eu fizer esteira 20 mim se eu ganho massa e queimo gordura abdominal?ibrigada

    • Rafaella, Leia nossos artigos sobre whey protein e interval training. Abraços!

  • Tatiana Rohricht

    Oieee..depois que eu comecei a seguir as dicas do site, fiquei com uma duvida: aquele calculo que diz quanto de proteina, carbo e gordura a se consumir por dia, mais ou menos 50-30-20, pra conseguir chegar mais ou menos perto da quantidade indicada de proteina, eu quase sempre me passo na gordura…fico uns 14g acima todo dia, mas as gorduras que eu consumo sao boas: amendoas, castanhas, azeite de oliva, ovo, leite, etc…minha duvida é: esses 14g a mais por dia, tem problema ou sendo gordura boa pode consumir?

    • Tatiana, considerando que você mantenha sua glicemia sobre controle(escolhendo bem os carboidratos), não tem problema não!

  • Ué, porque todos obtiveram algum retorno e eu fui a única sumariamente ignorada? de qq forma, obrigada pelas informações. Abraços, Regina.

    • Jamais te ignoraríamos, ainda mais sumariamente, Regina. As vezes passamos batido em um comentário ou outro que não seja de dúvida. Abraços!

      • Obrigada e desculpe a criancice da minha parte. Gosto muito do trabalho que fazem, abraços.

  • Sandra

    Meninos, amendoas cruas , nozes e castanha-do-pará possuem carboidratos.mas se eu wuiser manter a dieta low carb de ate 20g de carbkidratos diarios vindo dr saladas, esses carb das castanhas e amendoas atrapalham muito? Pq faço a dieta akins, mas ele nao passa essas nozes e amendoas… Mas gosto to e eh pratco pra lanchar. Vai atrapalhar a perda inicial mais rapida??

    • Sandra, Você precisa de uma boa quantidade de carboidratos de legumes e verduras, e também de nozes/castanhas e etc. Não se preocupe tanto, é mais importante se nutrir bem e manter a glicemia sobre controle do que necessariamente seguir uma dieta a risca.

  • Pedro Ruzão

    POR FAVOR PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO!!!
    Muito se fala aqui no site pra não contar calorias, apenas consumir os alimentos certos…
    mas eu to consumindo os alimentos certos do livro sem contar as calorias e não emagreço nada!
    e agora?

    • Bebel

      Tbm tenho essa duvida! Tenho medo de exagerar na quantidade do mix de nozes
      Nos lanches. Sao gorduras saudaveis , mas supercaloricas! Ainda nao me livrei desse medo de calorias a mais. Ahh! Geosh e Rodrigo, tanto o bacon industrializado, quanto o molho shoyu possuem açucar! Tenho q corta-los tambem??eles atrapalham no emagrecimento.
      Outra duvida: quando faco a dieta certa 6 dias e nk domingo eh o meu dia de lixo, vejo q na segunda engordo 1kg. Eh um kg de gordura ou de retencao de liquido??? Bjo

      • Pedro Ruzão

        Alguem?
        Geosh!? Rodrigo?

      • Bebel, nosso organismo nao consegue absorver estocar essa gordura se voce mantiver sua ingestao de carboidratos de legumes/verduras. Eu trocaria esse bacon por outro mais favorável ao emagrecimento. No cheat day é normal um ganho de peso, mas esse ganho se dilui nos outros dias. Acredito que seja parte gordura, parte líquido. Bjo!

    • Ruzão, me faça uma prévia do seu cardápio. Como você se alimenta em média durante o dia?

  • Márcio Moisés

    Olá Geosh e Rodrigo! Em primeiro lugar estou muito agradecido pelas informações e pelos meus 16 kg a menos rsrsrs. Em segundo, uma pergunta: A gordura de porco usada a muitos anos por pessoas que moram em sítios, geralmente afastados da população, é boa? Se sim, é uma das gorduras que o Geosh comenta no artigo como sendo bom para a saúde?

    • Márcio, se esses porcos foram alimentados com grãos, a tendência é que a gordura tenha mais omega 6 do que um porco criado mais livre. Esse sim, teria a carne e gorduras muito boas. Ainda assim acredito que seja uma opção melhor do que óleos vegetais sim.

  • marcia

    Oiii Geosh.muito obrigada por sempre me responder com tanta atenção,.Então, tenho 2 crianças em casa e as vezes elas gostam de batata frita um bolinho de chuva um franguinho frito…seria mais saudável fritar na gordura de porco?…..pode-se comprar o toucinho e tirar a gordura e guardar…será se elas comerem fritura com gordura não irão engordar? as 2 são magrinhas 1 tem 6 e a outra tem12.

    • Então, Márcia, o que eu vejo poder ser um problema é no caso da batata e do bolinho de chuva, a glicemia alta da batata e do arroz vão levar a uma absorção maior da gordura, o que também acontece com a gordura vegetal.

  • elaine

    oi Geosh ou Rodrigo, tenho tentado fazer certo mas não incluido tanto a gordura , será que é por este motivo que me sinto fraca e cansada? outra duvida que tenho é: sobre o adoçante uso no leite, café chá etc uso adoçante linea por favor me responda.

    • Provavelmente, Elaine. Adicione gorduras boas e nos conte. Estévia pura me parece uma melhor opção.

  • Paula

    Agora vocês me apertaram sem abraçar…
    Sem brincadeira gente, eu odeio gordura. A única coisa gordurosa que me agrada é azeite de oliva no tempero. Torço o nariz e faço força pra não tirar a gema dos ovos que como. Então eu evito o máximo possível, só como o necessário pra me manter viva e de pé. Pode me prejudicar na dieta?

    • Ademir

      Olha o que diz a diretora científica da Nutrivida Sandra Regina Nogueira:
      “”De todas as calorias que ingerimos por dia, é necessário que 30% sejam gorduras. Uma quantidade MENOR que essa pode trazer DEFICIÊNCIA na memória, no sistema imunológico e até mesmo depressão e mau humor.”

      Segundo ela, as gorduras monoinsaturadas, originadas de vegetais, ajudam na absorção de vitaminas. “É como se a gordura fosse um carro que transporta essas vitaminas, que não ficam retidas no intestino”
      fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000727_gordura.shtml

      Completando, não apenas os vegetais, olhe com ar mais nutritivo p/ o ovo Paula, é o 2º melhor alimento do mundo!

    • Caramba, Paula! Você é realmente sensível, hein? eu não consigo sentir absolutamente nenhuma gordura na gema do ovo. Azeite extra virgem é uma maravilha, pode consumir a vontade nas suas refeições e lanches. Definitivamente uma ingestão maior de gorduras boas e menor de carboidratos simples podem te beneficiar demais do ponto de vista da dieta e da sua saúde no geral, mesmo. Mas a boa notícia é que nós vamos nos adaptando, e com o tempo você vai encontrando as gorduras que mais gosta. As minhas favoritas são o azeite, o óleo de côco, os ovos, o abacate e as amêndoas e castanhas do pará. Ah, e a carne de panela! Abraços =)

  • Nercy Luiza Barbosa

    Oi Geosh,

    Fico meio doida com essa coisa de manteiga natural (de vaca alimentada com pasto), de gordura de suínos (não alimentado com grãos).

    As dúvidas são: Como encontrar esses produtos?

    No caso da gordura, posso comprar o toucinho e eu mesma produzir o que chamamos de “banha de porco”, minha dúvida é sobre a conservação do produto. Será que na geladeira dá certo? Considerando que não haverá nenhum tipo de conservante nessa gordura.

    Quanto à manteiga, a que encontramos no supermercado pode ser usada? Pois onde moro não encontro essa “mais natural”.

    Obrigada, querido.

    • Nercy, o melhor seria arranjar um “fornecedor”, hehe. Um parente que mora no interior, ou alguém que tenha acesso a esses produtos. Por exemplo, se você conseguir leite de vaca da roça, pode produzir a manteiga você mesmo. Se quiser Remover a gordura do porco você mesmo, acredito que ela deva durar um booom tempo. Antigamente se armazenava carnes em panelas cheias de gordura pra conservar. Como você pretende usar essas gorduras, Nercy?

      • Nercy Luiza Barbosa

        Na verdade, Geosh, só as usarei para cozinhar carnes e fazer omeletes. Sei que o azeite puro pode ser usado também, mas para alternar os sabores é uma boa pedida, não é? No geral, uso pouca gorduras, exceto a das castanhas, pois essas eu adoro.

        • Pra cozinhar realmente você vai precisar de uma gordura saturada. no caso das carnes é mais fácil pq vc pode cozinhar em panela de pressão, sem nenhuma adição ou na própria gordura da carne. Pros omeletes talvez fosse uma boa o óleo de côco, ou manteiga mesmo. Azeite sempre frio!

          • Nercy Luiza Barbosa

            Ok, obrigada por sua atenção, meu guru!

            🙂

            Abraços

        • Nercy, vou te dar uma ajudinha, sobre a “banha de porco”, voce pode armazenar ela em tambores de plasticos pequenos ( vendem em lojas agropecuárias, olha o link http://mercado.ruralcentro.com.br/oferta/15544/tambor-de-leite). Ela pode ficar fora de geladeira mesmo, sem problema nenhum. Eu moro em uma fazenda e aqui nós usamos muito a banha de porco. A minha fica em um tambor
          pertinho do fogão. Quando vc for comprar a banha, tem que ficar atenta a coloração da banha, de preferência a banha mais branca. Espero que minhas informações tenha ajudo de alguma forma….

  • Olá, tudo bem? Eu vendo o produto no meu blog e acho ele demais.
    Se você puder me dar uma força, agradeço muito.
    http://emagrecerevitoria.blogspot.com.br/

    Obrigada. Abraços.

  • Jeff

    Bom artigo…Quer dizer que tenho que voltar a comer aquela costela, aquele granito pra ajudar a perder peso? Desafio aceito… em breve pretendo mandar fotos com minha evolução…
    Ps. Estou perdendo medidas, mas emagreci apenas 5kg…. estou malhando 3x na semana (treino circuíto) e 2x jiu jitsu…
    Devo começar a fazer treino voltado pra Hipertrofia?

    • Sim, mas ao mesmo tempo, você tem que reduzir o consumo de carboidratos simples, Jeff. Não adianta nada melhorar sua ingestão de gordura se você continuar estimulando os mecanismos de armazenamento. O treino pra hipertrofia é sim uma ótima! Abraços!

      • Jeff

        O pior que eu tô cortando ao máximo os carbs (principalmente após as 18h00)….
        Essa seman vou fazer um cutting… Ingerir o mínimo possível de carb…

        O Complicado é comer ovo cozido no intervalo da faculdade..heeheh
        o importante é ficar gigante….

  • Luciane

    Só uma pergunta: A manteiga faz parte das gorduras boas? É isso mesmo?

    • É isso mesmo, Luciane. Principalmente as que tem como ingrediente apenas creme de leite, e as que são feitas com leite de vaca de pasto.

      • yu suke

        voce usou ” Principalmente ”
        entao as gorduras que nao sao alimentadas em pasto,mas sim com graos nao fazem mal para saude?
        ou traz algum maleficio?

        • Podem trazer sim, Yu. Elas podem ter mais omega 6 do que omega 3 e causar uma resposta inflamatória no organismo, assim como os óleos de cozinha. O melhor é sempre procurar consumir mais omega 3 e as carnes/laticinios/ovos alimentados com pasto/naturalmente. São as opções mais saudáveis.

  • Luciane

    Ah e vcs tem uma lista dos melhores alimentos do mundo já que o ovo é o segundo?
    E aliás eu amo ovo. Como às vezes 5 por dia. É muito? Como quase sempre cozido ou ovo quente com sal e azeite de oliva.

    • Olá, Luciane. Acredito não ser muito não, principalmente se você mantiver uma ingestão de açucar, grãos e farinhas pequena. O meu café da manhã costuma ser 5 ovos.
      Abraços!

  • Luciane

    Eu tenho uma lista dos piores alimentos:
    Vocês concordam?
    10 lugar:sorvete:
    9 lugar: Salgadinho de milho:
    8 lugar: Pizza:
    7 lugar: Batata frita :
    6 lugar: Salgadinhos de batata:
    5 lugar: Bacon:
    4 lugar: Cachorro-quente :
    3 lugar: Donuts (Rosquinhas) :
    2 lugar: Refrigerante :
    1 lugar: Refrigerante Diet :

    • Faltou aí as farinhas e seus derivados. Luciane!

      • Maxcéli Del Piero

        Bacon? Ele não.

        • Não mesmo! Bacon de qualidade, além de ser saudável é uma maravilha gastronômica!

    • Ademir

      OLa a todos,
      concordo que faltou a farinha e seus derivados, mas qto ao bacon (item 5) não deveria estar na lista de piores alimentos, ao contrário faz parte dos alimentos saudáveis para nosso organismo, tem um artigo do Dr.Souto que compara o bacon ao abacate e castanha de caju, muito interessante por sinal, afinal nosso corpo precisa de gorduras para se manter saudável!!

      • Verdade, Ademir! Eu não tinha visto o Bacon!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Geosh… Olha eu aqui outra vez!

    Você conhece o óleo de Chia?

    Caso conheça, qual sua opinião sobre a mesma?

    Thanks

    • Ouvi falar muito bem da chia enquanto alimento mesmo, Nercy! Do óleo nunca ouvi falar.

      • Nercy Luiza Barbosa

        Certo, Geosh. Há óleo sim, mas ainda prefiro comer as sementinhas junto com a comida, ou misturada ao iogurte. Fica muito gostoso.

        Experimente, vai gostar.

        • Ótimo! Seu processo tá indo bem, Nercy? Tem tido alguma dúvida?

          • Nercy Luiza Barbosa

            Então Geosh,

            Comecei o processo em 07 de fevereiro, em abril completará 2 meses. Quando iniciei estava pesando 73,5 kg, hoje esou com 68,3kg. Apresentando uma perca de 5,2 kg.

            Estou fazendo academia e usando Iso Whey Protain para dar uma forçaa extra aos músculos. Talvez eu não tenha perdido mais peso na balança por conta disso: ganho de massa muscular.

            Em dietas anteriores a de vocês, eu perdia esses 5 kg em um mês, mas passava fome e me sentia muito fraca.

            O que você acha, estou indo bem???

            Abraços, querido.

          • Fenomenal! Maravilha! parabéns e vamo que vamo! Estranho, grão de bico nunca ouvi falar de dar gases. talvez seja uma boa tentar de novo depois e ver se isso se repete!
            Abraços!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Oi Geosh,

    Esqueci de comentar. Essa semana fiz grão-de-bico, comi duas colheres de sopa desse carbo, mas pareceu que devorei um quilo.

    Minha barriga inchou bastante. Isso nunca ocorreu antes. Será que meu organismo está rejeitando esse tipo de alimento?

  • Nercy Luiza Barbosa

    Tentarei. Isso nunca aconteceu antes. Talvez eu o tenha misturado com algum outro alimento e a combinação tenha sido infeliz. Tentarei comer novamente, tomara que a reação não se repita, pois gosto muito de grão-de-bico.

    Abraços e ótimo final de semana.

  • Leonardo

    Olá Geosh,
    Lí em um artigo científico recente, de Mary Enig, PhD e Sally Fallon “A Verdade Sobre a Gordura Saturada”, informando como a gordura saturada e o colesterol é importante para inúmeras funções vitais e para a saúde de um modo geral, porém em um determinado ponto do artigo é afirmado que: Assim como as gorduras, o colesterol pode ser danificado por exposição ao calor e ao oxigênio. Esse colesterol danificado ou oxidado parece promover ferimentos nas células arteriais, bem como acúmulo patológico de placas nas artérias. Colesterol danificado é encontrado nos ovos em pó, no leite em pó (adicionado para encorpar leites com gordura reduzida), além de carnes e gorduras que tenham sido aquecidos em frituras e outros processos de alta temperatura.
    O Rodrigo afirma em diversos momentos, inclusive em vídeo, que adora comer ovos mexidos no café da manhã (que não deixa de ser uma fritura, apesar de não usar óleo). Baseando-se no artigo acima, isto também danifica o colesterol. Neste caso, não seria melhor comer os ovos cozidos?
    Vale lembrar que os nossos ancestrais, quando viviam nas savanas caçando, não fritavam a carne e víceras. Quando não eram comidas crúa, eram assadas.

    abraço,

    Léo.

    • Olá, Leonardo. De fato tenho ciência desses fatos, mas acredito que o dano massivo nas artérias vem da liberação excessiva de insulina. Portanto, acredito que nosso organismo consiga lidar melhor, até evolutivamente, com uma quantidade menor de colesterol danificado, em contraposição aos danos massivos do consumo de densos carboidratos simples e complexos. Acredito sim que se você cozinhar os ovos até atingir os 65 graus em que a gema solidifica, e então removê-los da água, isso ajudaria sim em oxidar menos.

  • Leonardo

    Quando eu digo “Assim como gorduras…”, estou me referindo as gorduras poli-insaturadas, que são altamente instáveis. Porém vale lembrar que a gordura animal, prevalece a gordura saturada (permanece estável mesmo aquecida), mas também possui em sua composição gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (ruins quando aquecidas). Deste modo, creio que fritura nunca é bom, seja com gordura animal ou vegetal.

    abraço,

    Léo.

    • Correto. Não há duvida que os alimentos crus sejam mais nutritivos, a despeito dos riscos de contaminação por virus e bactérias. Porém, não acredito podermos nos dar a esse luxo hoje em dia, né? Também não desenvolvemos esse paladar.

      • Leonardo

        Ok Geosh,
        Obrigado. O trabalho de vocês é fantástico. Nunca fui obeso, mas também não estava em boa forma. Depois que conheci o Emagrecer de Vez, perdi 10 kg. Hoje peso 65 kg – 1,74 m. Voltei ao meu corpo dos 20 anos, tanquinho!
        O aquecimento é um catalizador da oxidação (isto acontece até com os metais). O ovo cozido, além de não sofrer um aquecimento tão agressivo, fica mais protegido contra a oxidação.
        Vocês podiam fazer um artigo explicando como é o processo de absorção e uso da gordura e pelo corpo, mesmo estando com os níveis de insulina controlados. Outra coisa, as pessoas confundem muito gordura saturada com colesterol. Podia existir um artigo específico falando só sobre colesterol.

        Abraço,

        Léo.

        • Ótimas sugestões, Léo! Anotei aqui pra escrever sobre os dois! Abraço!

  • Loraine

    Olá Geosh!
    Mais uma vez, muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Gostaria de saber se posso usar o amendoim como fonte de gordura boa, em substituição às amêndoas, por exemplo. Ou eles não são tão benéficos assim?
    A embalagem diz que eles têm zero grama de carboidrato, imaginei então poderia utilizá-lo nos lanches da manhã ou da tarde.
    Se houver algum artigo que fale mais dos amendoins, agradeço.
    Abraço!

    • Loraine, Amendoins são alimentos polêmicos, assim como as outras leguminosas. Eu acho que vale o teste! Se você se sentir bem com eles, e sentir que não impacta no seu emagrecimento e bem estar, continue!

    • Ademir

      Ainda não achei amendoim que mostrasse na embalagem zero de carbs, eu faço uso diariamente no meu mix da manhã e da tarde e estou emagrecendo.

      • 1/5 dos amendoins é carboidrato, Pessoal!

  • Ana Avelino

    Ola Rodrigo e Geosh, tudo bem?
    Estou com uma dúvida gigante e preciso da ajuda de vcs… Lendo alguns artigos aqui do Emagrecer resolvi acrescentar na minha alimentação o queijo Cottage já que vcs super recomendam e que particularmente eu só conhecia de nome e imaginava se tratar de algo muito semelhante a ricota, mas para a minha surpresa ele parece muito mais com um requeijão. Eh isso mesmo ou fiz algo de errado? Pq na composição do queijo cottage que eu comprei vi que alem de leite desnatado pasteurizado tb tem CREME DE LEITE!! Estou com receio de não ter comprado o produto certo… Esse é da marca “Campo Verde” e vem escrito “queijo tipo cottage”. Achei estranho saber que tinha creme de leite, mas caso seja isso mesmo acho ótimo pq era realmente muito gostoso.

    • ANA, laticínios as vezes tem impacto no emagrecimento, mas considerando que você não tem(baita sorte:) sim, queijo cottage além de tudo e gostoso! Veja o artigo sobre o teste do leite,

      • Ana Avelino

        Oi Geosh! Obrigada pela atenção! Eu li artigo sobre leite e foi por isso q fiquei na dúvida… Só fiquei com medo de ter comprado o produto errado mesmo, mas pelo visto está certo. Q bom!!

  • Adriano

    Existe alguma restrição ao cozimento do ovo? Eu cozinho em água fervente por uns 10 a 15 min diariamente. Tenho comido 1 ovo pela manhã com uma fruta e outro á noite com sementes e queijo ricota. Às vezes como 2 ovos. Faço um lanche da manhã com sementes e tâmara, e almoço verduras e legumes a vontade com carne. Com esta alimentação perdi 5,5kgs em duas semanas e estou com muita disposição. Agradeço muito aos abnegados Geosh e Rodrigo. Forte abraço!

    • Acho que o cozimento do ovo é talvez o processo que menos o desgaste, Adriano. O necessário é apenas levar a gema aos 65c pra que ela endureça e mate qualquer possível Salmonella. No meu caso eu cozinho 4 ou 5 ovos e sempre é em torno de 15 minutos tbm =) Disponha!

      • Adriano

        Obrigado, Geosh!

      • Teresa

        E o ovo mexido? Eu uso manteiga e “mexo” por uns 2 minutos mais ou menos, que é o tempo do ovo ficar “douradinho”.

        É tranquilo?

        • Teresa, Eu particularmente sou fã! Mas não consumo sempre, consumo mais os ovos cozidos do que mexidos! Acredito que seja tranquilo sim

  • kelita allen

    Geosh.
    Gostaria de saber se é viável no emagrecimento incluir o abacate no café da manhã com um pouco de leite desnatado em pó.
    Seria muito calórico?.;
    1 ovo cozido,uma poção de abacate com leite e 20g de whey!!!

    • Esqueça as calorias, Kelita! Abacate é EXCELENTE =D

      • kelita Allen

        Valeu!!!

  • CINTIA

    Adorei!!! Procurando na net sobre azeite, achei isso:
    Azeitega!

    Publicado em 8 de Agosto de 2012 por admin

    Genial esta idéia: ao invés de ingerir manteiga (que é cancerígena, basta assistir o filme FORKS OVER KNIVES para ver as pesquisas) ou a margarina (que tem muitos produtos tóxicos nela), prepare e use a AZEITEGA. Para quem não sabe a azeitona não é um produto natural (passa por salmoura pesada durante muitos meses senão não consegue ser ingerida) mas o azeite é, pois é a azeitona natural (sem sal e sem aditivos) prensada a frio. Observe que além do azeite você coloca salsinha, cebolinha e qualquer outro temperinho natural que desejar.

    Ao invés de manteiga e margarina, use a AZEITEGA, é muito mais saudável!

    Esta idéia maluca mas proveitosa foi obtida graças ao Fernando Antonio Astorino no Facebook.

    Simplesmente ótimo!!!
    Aproveitando a oportunidade! Tenho dificuldade de encontrar o azeite certo, sei que deve ser os de vidro escuro, extra-virgem, mas não tem a informação que são prensados a frio! Tem alguma marca pra me indicar?
    Grata. Cíntia Bastos

    • Sim, essa idéia da “Manteiga de azeite” é sim muito boa, Cintia. Mas acredito também que a manteiga feita com leite de vaca criada no pasto é excelente! Quanto a ser prensado a frio, só olhando no rótulo ou no site do fabricante…

  • zeferina teixeira

    temperar o oleo de oliva com ervas aromaticas e depoi gelar ele fico durinho e passa a ussar como manteiga mas se não comemos paõ pode ser para pausas com pão integral quentinho é otimo!

    • É uma ótima, zeferina! Abraço!

  • Lya

    Gosto muito do Tahine, é feito à base de gergelim. Qdo usava pao integral comia…Agora como na comida. Fica gostoso demais, O q acham? Um abraço.

    • Acho uma boa, Lya! Se você gosta então, maravilha!

  • Raquel Souza

    Olha eu aqui de novo!!! Fazem 43 dias que conheci o site e mudei a minha vida alimentar. Eliminei 9,500kg nesse período, sendo 9 cm de cintura, passei do manequim 52 para o 48 e virei uma divulgadora do site. Comecei a trabalhar recentemente e o espanto das minhas colegas de trabalho com a minha marmita é incrível. Brocolis,vagem,chuchu,cenoura e peito de frango grelhado. Quando falei que eu tinha emagrecido esses quilos, ninguem acreditava, ainda bem que tenho fotos pra provar a evolução.
    Tenho uma meta de 36 kg a menos até dezembro, porém acho que voai ser antes, quando atingir meu objetivo mando as fotos minhas e do meu esposo.
    Ovo cozido,frango desfiado, brocolis , e queijos como ricota,cottage passaram a fazer parte do meu café da manhã.Abacate é muito bom……
    Até meus filhos estão no embalo de ovos no café da manhã substituindo o pao fances com manteiga, bom acostumar desde de pequenos….

    • Eita mulher! Que revolução hein? As vezes eu assusto com a determinação de algumas pessoas, hehehe Foque sempre em manter seu corpo bem alimentado e vamo que vamo! Parabéns pelo sucesso, Raquel!

  • Fernanda

    Geosh.

    Deixa eu ver se entendi. Pra cozinhar, de preferencia óleo de côco, azeite ou manteiga natural, sempre em temperaturas baixas…ou seja, melhor cozinhar, que fritar….certo?
    Outra coisa, qual carne você usa para fazer carne de panela?
    Outra coisa, sempre almoço em self-service, e nos restaurantes, não acho abacate, ou castanhas, se eu consumir sempre azeite nas saladas, já posso considerar estar comendo um razoável quantidade de gordura? Não como mais no almoço nem arroz, nem feijão…apenas verduras, legumes e frango, carne ou peixe…minha janta também tem sido assim….percebo redução de medidas, mas sei que não emagreci muito…ainda não consegui cortar doces e biscoitos(pedi a minha médico homeopatia para isso)….acho que meu conhecimento dos alimentos é muito pobre, seguir sempre a lista do MR as vezes é ruim, me limita muito….será que vcs poderiam fazer um alguns artigos mais informando quais alimentos podemos comer sem susto….outra coisa, sei que não é o ideal, mas não consigo não beber, qdo almoço, pra não beber suco, optei por icetea….uma ultima pergunta, o que você acha do treino Insanity?

    POsso pedir uma coisa tambem….se der, responde a tudo que vc ler neste post(desculpa o abuso) é por que as vezes me parece que vc não respondeu tudo….se vc não se importar….é por que sou meio burrinha….as vezes vc pode achar que esta subentendido no que vc respondeu, mas eu não consigo pescar…rsrs, foi mal

    obrigada vocês por tudo….e desculpa o abuso de novo
    abraços…

    • Vamo lá, Fernanda. Óleo de côco ou manteiga/gordura animal. O azeite, assim como os óleos vegetais, não deve ser aquecido. Eu gosto de Acém, Paleta e Maçã de peito. no seu almoço, azeite e sempre que possível uma outra fonte de gorduras também. Acho que você vai gostar do meu ultimo artigo. Quanto ao Insanity, acho um esforço muito grande, prefiro hiit e musculação, menos esforço, mesmos resultados. Mas claro, melhor insanity ou p90x do que nada, né?
      Eu as vezes vou com muita sede ao pote e deixo alguma coisa passar! Se ficar alguma coisa, é só perguntar =)
      Abraços!

  • Fernanda

    Valeu Geosh.

    Penso no insanity por que posso fazer em casa, academia perto da minha casa é muito caro. Qual o titulo do seu ultimo artigo?

    Abraços.

    • Sim, entendo, Fernanda! Bom, definitivamente é melhor que ficar parada. Bom também que você aprende exercícios que possa fazer usando o peso do corpo. Meu ultimo artigo é sobre as mudanças que você pode tomar, ainda está na página principal. Abraços!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Gorduras à parte, Geosh…

    Anteontem fiz uma carne de porco, coisa que há muiiiiito tempo não comia. Jantei, estava deliciosa! Resultado passei o dia seguinte com dores abdominais horríveis, tive que acabar por tomar medicamentos e ainda não estou totalmente bem.

    Moral da história: trauma de carne de porco! 🙁

    Beijos, querido.

    • Haha! Essa semana eu fiz também, cozida com os ossos, ficou muito bom. Teve uma vez que passei muito mal foi num churrasco, com toicinho de barriga. A carne de porco tem que estar sempre mto bem cozida =/
      Bjos, querida!

      • seya

        de porco criada a pasto?
        passa os contatos kkkk,moro ai perto de BH

  • Beatriz

    Rodrigo, Geosh
    Primeiramente, parabéns pelo site e pelo conhecimento!! Tenho uma dúvida a respeito das quantidades!! Por exemplo, se eu for lanchar, pela tarde, metade de uma lata de atum (nao consigo comer toda), quanto devo ingerir de castanha de caju?? um punhado basta?? E caso eu nao esteja em casa, o que acontece geralmente pela manha, vocês sugerem o que para substituir o atum?? sei que um iogurte desnatado nao tem o mesmo valor nutricional, mas poderia ser uma opçao, ja que pode ser consumido e levado facilmente?? Abraçoss…

    • Obrigado, Beatriz! Nozes nós geralmente dizemos algo em torno de 10 a 20 se forem as pequenas(amendoas, etc) ou 5 se forem castanhas do pará, por exemplo. Mas coma até se sentir saciada! Ovos poderiam ser uma alternativa, Caso você tolere bem laticínios, melhor um iogurte integral sem adição de açúcar!

  • dave

    Ola e parabens pelo excelente site. gostario de tirar uma duvida: se mantermos a insulina controlada todo o dia, podemos comer grandes quantidades de gordura saudavel?; se comermos apenas gordura e proteina numa refeicao, sem carboidrato, e impossivel engordarmos?obrigado

    • É beem difícil engordar, Dave! Só algumas poucas pessoas absorvem esse excesso de gordura, o normal é não ganhar gordura! Abraços!

  • dave

    Bom dia, venho aqui escrever porque estou muito confuso.
    ja vi videos do dr. viriato ferreira, que é um médico defensor de vegetarianismo, e ele nos seus videos diz que a gordura animal esta associada a doenças cardiacas, cancro etc, e ele recomenda consumir pouca gordura por dia, e de origem nos frutos secos e azeite apenas. O que acha disto?

    Dúvida 1: O meu pequeno almoço costuma de ser, por falta de tempo, pao integral com queijo/fiambre e manteiga com um cafe. Será que deveria substituir a gordura animal por frutos secos?

    Dúvida 2: se comer um pequeno almoço com por ex: uma fruta, duas fatias de pao integral e um pouco de leite, será que tenho de evitar gordura nesta refeição?posso mistura carboidrato com gordura na mesma refeição?

    Estou a perguntar isto, porque vejo que as pessoas que pretendem secar o corpo, recorrem a alimentos magros e comem a gordura separadamente dos carboidratos

    • Eu discordo, Dave. existe uma pletora de estudos na área provando o contrário. Essa é uma das menores dúvidas que eu tenho. Acredito que a longo prazo seja mais interessante abandonar o trigo, mesmo que integral. Abraços!

      • dave

        e sobre a questao de mistura gordura com carboidrato, pode?

        • Sim, Mas eu evitaria muito glicêmicos e em proporção muito grande. O segredo está nas proporções.
          Abraço, Dave!

          • dave

            muito obrigado

  • Michele Fernandes

    Então bom mesmo é um belo bife frito na manteiga do que ele grelhado?

    • Sim, Michele! De preferência feito em uma gordura saturada até o ponto, no fogo baixo!

      • Michele Fernandes

        🙂

  • Rubem

    Bom dia Geosh. Cara eu estou comendo bacon com ovos todos os dias no café da manhã. Estou me dando super bem, mas as vezes fico grilado de estar consumindo gordura demais. Devo diminuir?

    Valeu e um grande abraço

    Rubem

    • Rubem, você pode sempre monitorar seu peso, medidas, percentual de gordura corporal e seus exames de sangue pra acompanhar isso tudo =) Se tudo tiver bem e caminhar bem, não vejo pq nao consumir!

  • Josiane

    Gostaria de saber se devo substituir o óleo de soja por gordura de porco pra cozinhar ?

    • Eu particularmente prefiro, Josiane! Sempre que possível em fogo baixo, também.

      • Josiane

        Ok Geosh,vou fazer isso!Quero dizer também que o site é maravilhoso e me ajudou a eliminar 8 kg,mais quero eliminar mais,kkk!Obrigada!!!

        • Oi Josi! Parabéns! Vamo que vamo =)

  • david

    Ola boa tarde, tenho uma duvida sobre o bacon..
    o bacon é fumado certo? ouvi dizer que contribui para o cancer, devido aos nitratos, é verdade?
    estou a falar do bacon fatiado que se vende no supermercado.

    • Olá, David! Procurar alternativas mais naturais é sempre interessante!
      Abraços!

  • Lister

    Olá, tenho uma dúvida. No desafio dos três meses é aconselhado comer carnes magras, sem gordura. Não entendi a razão disso, já que a gordura animal parece ser saudável.

    • LIster, carnes magras geralmente sao fontes mais densas de proteína. Mas o desafio de 3 meses foi descontinuado pq eram métodos um pouco diferentes. abraços!

      • Lister

        valeu.

  • Lister

    Outra dúvida: feijão, tapioca e pão de milho prejudicam o emagrecimento? Obrigado.

    • No geral a tapioca e o pão de milho sim, já o feijão vai depender de como seu corpo reage a ele!

      • Lister

        com o feijão, o meu corpo reage assim: “quero mais”! hehehe.

  • Lister

    só mais uma: o que vocês acham da cajuína? ela também prejudica o emagrecimento?

  • Lorenne

    Geosh,

    no lanche da tarde, seria uma boa escolha comer um ovo mexido com uma fatia de bacon? É uma boa opção?

  • Roberta

    Oi, meninos! Sou adepta da dieta Atkins há uns 7 meses (e -14kg) e me adaptei a comer bastante gordura boa! Sempre tomo café com óleo de coco e manteiga, como bastante torresmo e às vezes faço um “chocolate” de manteiga e cacau em pó sem açúcar pra matar a vontade de doces! Ultimamente comecei a reparar que estou comendo “muita” gordura, boas sempre, mas a gente passa a vida toda ouvindo que faz mal, aí tô super preocupada em relação a isso… Quase não como carbos, consumo poucos legumes e quando muito dou uma ligeira exagerada nos queijos (sempre amarelos e gordurosos). Como saber se estou exagerando? Tô super preocupada, não sei se estou fazendo certo…

    Obrigada!

    • É fácil, Roberta. Faça um acompanhamento médico periódico. Assim vc vai ver como está e como sua saúde se modifica ao longo do tempo.

  • Rubem

    Boa noite Geosh.

    Me tira uma dúvida por favor. Me da uma dica de que comer antes de dormir, mais ou menos entre 21:30 e 22:00 ?

    Valeu!

    • Bom, hoje eu comi couve refogada, carne cozida, abobrinha, alface e um pouco de inhame mais ou menos nesse horário!

  • Daiane

    Olá!

    Óleo de cártamo em cápsula é ruim?

  • Estou até zonza com tanta informação,vou precisar de tempo para digerir tudo isso.já que fazia tudo errado antes.Não sou gordinha,até quero perder uns 5 kg,mas estou preocupada com meu marido,ele está muito acima do peso e doente,espero poder ajuda-lo com as suas dicas.

    • É bem por aí, Mikaele! É uma mudança grande!

  • Igor

    D U V I D A:
    Olá, tudo bem, Geosh e Rodrigo?
    Fiquei com uma dúvida quando li o livro Emagrecer de vez (muito bom o livro! Parabéns!!), e corri aqui pros artigos pra caçar resposta, mas gostaria de perguntar diretamente pra conseguir sanar de vez…
    Estou fazendo a MR (muitos legumes, que adoro, mas pouca salada – não sou muito chegado.. rss..), e gostaria de saber se entendi direito a questão das gorduras, acabo achando bom de mais pra ser verdade, e surge o receio de ter entendido errado… rsss…
    Adoro aquela bendita gordurinha da picanha mal passada, e sempre me entristeceu o coração (segundo o artigo, parece que literalmente.. rss) ter que cortar ela na hora de comer.. Duvida: Quando vc’s se referem a gordura saudável e que deve ser consumida da carne vermelha, isso inclui essa camada de gordura que aparece nos cortes de bife, e que fui ensinado a tirar da carne? Lembro que até certa idade não havia essa recomendação e eu fazia a festa, mas depois isso me foi ensinado com tanta força que fiquei com certo receio de ter entendido errado agora, principalmente porque adoro! rsss…
    Obrigado!!!

    • Igor

      rsss… Pessoal, o novo artigo respondeu minhas dúvidas!! =D
      Valeu!!! Abração!! (e parabéns!)

  • marcos eduardo luz de oliveira

    rapaz realmente os lipidios vindas das frutas,sementes,oleos tropicais é vital para nós,mas as vindas das fontes animais é estranha,porque é preciso cozinhar e fazer todo o processo pra ficar palatável e tudo mais,temperar;aí sim eu estranho,porque o cozimento e condimentos podem prejudicar o alimento fresco,por mais que não seja ruim propriamente dito,mas não é a melhor fonte de gordura a se comer;conto mesmo com os lipideos que podemos ingeri-los in-natura,sem nada a manipular;penso assim,e me conforta a idéia de alimentos frescos in-natura

  • Cara artigo muito esclarecedor e polêmico hehehe
    Mais sinceramente eu acredito sim que as gorduras saturadas são excelentes para o nosso corpo, afinal eu não viveria sem aquela suculenta carne bovina.

  • Rose

    Posso comprar toucinho e tirar a gordura para cozinha?
    Outra coisa como saber se o gado é de pasto ou não?
    O bacon qual marca comprar como saber q é de boa procedência?
    Me responda por favor, aguardo, abraço!

  • Muito bom artigo, gostei bastante…

    Parabéns pelo site e pelo conhecimento!!

    • Obrigado, João, disponha!

  • Gostei do conteudo deste site, mas falta algo sobre o metabolismo das gorduras que pode se visto no livro Fonte da Juventude, de minha autoria, editado pela Chiado Editora, e que deve estar chegando às livrarias. Se alguém se interessar adquirí-lo e não encontrar nas livrarias me contate pelo endereço djair39@yahoo.com.br

  • virginia

    A gordura de porco pode ser congelada? E seu uso é igual como se usa o oleo vegetal pra refogar cebola, alho pra fazer legumes, carnes, fritar ovos, carnes. a quantidade pode ser com bom senso ou tem que usar bem pouco? a validade dela na geladeira é maior?

    • Virginia, Acho que bom senso é sempre bom, mas particularmente acho uma poa sim utilizar gordura saturada no lugar de óleos vegetais pra refogar. Quanto a validade, a gordura conserva bem fora da geladeira, mas eu prefiro mantê-la na geladeira.

  • Que artigo interessante, me ajudou bastante… Obrigada 🙂

  • Verônica Gaspar

    Obrigada por compartilhar.