Se Exercitar Em Jejum? Vejamos…

Bom dia!

Neste artigo vou compartilhar com você o que a ciência recente tem dito sobre se exercitar em jejum e também como fazer isso de forma correta para usufruir dos benefícios e evitar consequências negativas.

Bom, já recebi inúmeros emails de pessoas me perguntando sobre esta questão de se exercitar em jejum, por exemplo, logo depois de acordar.

Até então, não tinha dado muita atenção à esta prática, porém, recentemente, me deparei com o assunto e gostaria, então, de deixar você a par de alguns fatos. Afinal, você é um(a) feliz seguidor(a) do Emagrecer De Vez e merece! 🙂

Os pontos positivos desta prática são:

  • Exercitar-se em jejum ajuda a turbinar a perda de gordura, em comparação, a se exercitar depois de comer.
  • Exercitar-se em jejum tem efeito rejuvenecedor nos músculos.

Porém, atente para o fato de que, se você fizer isso de maneira incorreta, os efeitos serão bastante negativos!

Como se exercitar em jejum corretamente?

Bom, primeiro de tudo, você não deve estar em jejum extremo! Um jejum recomendado é por volta de 6 a 8 horas sem comer (por exemplo, depois de dormir).

Quando você acorda, por exemplo, seus níveis do hormônio cortisol estão em pico e seus níveis de açúcar no sangue estão, geralmente, baixos.

Este quadro é bastante favorável para queima de gordura e também para queima de músculos, portanto, certifique-se de seguir as orientações a seguir se está considerando tentar esta prática.

JejumO mais importante é que você faça uma refeição rica em proteína de qualidade e de rápida absorção no máximo 30 minutos depois de ter se exercitado.

Isso é importante para que seu corpo tenha os nutrientes necessários para cessar este período de catabolismo e começar a reparação muscular.

O ideal nestas horas seria uma boa dose de Whey Protein, por ser prático e de rápida absorção.

Se você não prestar atenção nisso, irá prolongar os efeitos catabólicos do cortisol, queimando músculos que são preciosos pro seu corpo e pro seu objetivo de emagrecimento.

Veja abaixo um trecho muito bem escrito por Ori Hofmekler (especialista em fitness):

“Quando você está em jejum, seu corpo, literalmente, está se alimentando de si mesmo e destruindo células cerebrais e musculares que estão danificadas (destruindo as células danificadas, por isso, o efeito rejuvenecedor desta prática).

Você acelera este processo quando você decide se exercitar neste estado.

Você precisa prestar MUITA atenção na questão de tirar seu corpo deste estado catabólico (de destruição), consumindo nutrientes que irão estimular recuperação e rejuvenecimento. Se você pecar em fazer isso, você irá ir contra o que você quer.

A refeição pós-exercício é de crítica importância! Ela irá parar o processo catabólico nos seus músculos e inverter o processo em direção ao reparo e crescimento.”

Dr. Joseph M. Mercola, um dos médicos mais respeitados da atualidade diz que as pesquisas têm mostrado que se exercitar de estômago vazio é útil para prevenir ganho de peso e insensibilidade à insulina.

Uma das explicações disso, conforme ele mesmo diz, é que os processos de queima de gordura no corpo são controlados pelo nosso sistema nervoso simpático (SNS – Sympathetic Nervous System) e ele é ativado tanto por exercícios, quanto por falta de comida. A combinação de fazer o jejum e se exercitar é catalizadora de queima de gordura e de glicogênio.

A minha opinião sobre o assunto

Eu, particularmente, jamais vou adotar esta prática. Já tentei me exercitar de estômago vazio e nunca foi uma boa experiência. Tendo a ficar tonto e enjoado.

Sei que muita gente compartilha das mesmas experiências, já outros, conseguem fazer isso na boa.

Enfim, eu não acho que seja, de forma alguma, necessário que você faça uso desta prática para emagrecer corretamente, porém, é algo que pode ser útil de você ter em mente.

Enfatizo que um foco grande na sua alimentação é 80% do caminho andado na questão do emagrecimento. Tente não se perder nos detalhes de técnicas avançadas ao invés de focar na melhora de seus hábitos principais.

Uma alimentação correta e uma rotina que mantenha seu corpo ativo, sem exagero, é uma combinação perfeita e que pode ser levada a longo prazo.

A prática de exercícios já é bem conhecida por aumentar a sensibilidade do corpo a leptina (hormônio relacionado ao controle do apetite), logo, exercícios físicos bem feitos devem fazer parte da vida de qualquer pessoa que busca uma saúde de ferro, principalmente, se você enfrenta problemas de compulsão alimentar, etc.

Se você resolver tentar a técnica, sugiro que preste atenção ao seu corpo e que preste ainda mais atenção na questão da refeição pós-treino mencionada acima.

É isso por hoje! Grande abraço e até a próxima,

————————————

Referências Principais

Dr. Joseph Mercola e Ori Hofmekler, artigo publicado aqui.

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

64 Comentários


    1. NAAO. HIIT em jejum eh loucura. O HIIT eh mto intenso e a base dele eh quebra de glicogenio durante o treino e consumo de gordura no pós treino. Pra ter glicogenio tem que estar bem alimentado, senão você não vai ter energia pra fazer o treino realmente intenso.

      Responder

  1. Em outro artigo sobre estresse foi colocado: “O estresse crônico do dia-a-dia inibe a queima de gordura ao elevar a produção do famoso hormônio cortisol.” e neste está escrito “Quando você acorda, por exemplo, seus níveis do hormônio cortisol estão em pico e seus níveis de açúcar no sangue estão, geralmente, baixos. Este quadro é bastante favorável para queima de gordura e também para queima de músculos, portanto, certifique-se de seguir as orientações a seguir se está considerando tentar esta prática.”

    Fiquei confusa quanto ao papel do cortisol para a queima de gordura.

    Responder

    1. O cortisol, no geral, tem o papel de colocar glicose no sangue para energia, o que desperta a acao da insulina. Logo, no geral, este quadro nao eh favoravel para queima de gordura.

      Responder

  2. Veronica

    O pico do cortizol é pela manhã, tanto que para fazer-mos exame para medir o cortizol é até as 8hs. da manhã

    Responder

  3. Izadora, HITT em jejum não. Vc vai catabolizar sua massa magra. Particularmente não considero interessante.

    Rodrigo, se não tiver o whey no pós AEJ, poderia ser uma dose boa de BCAA? Já li a respeito é é o que tenho feito. Em caso positivo quantas gramas por quilo? Tive ótimos resultados com o aeróbico em jejum.

    Responder

  4. Prezado Rodrigo,

    Também estou contigo!.
    Malho pela a manhã,e antes de ir malhar tenho que tomar café,
    porque senão fico tonta e o rendimento é muito ruim!.

    Ensinaste o um café da manhã saudável e que favorece a queima de gordura.
    no entanto o que eu queria saber,e já procurei no site e não achei(caso haja favor me indicar),é o que comer a noite,no jantar para emagrecer,ou seja perde muitaaa gordura!.

    fala-se de sopa de legumes somente….será que isso mesmo?.
    Teus artigos fala sempre de proteína + carb.complexo e fibrosos!.

    O que me orienta?.

    Faz um artigo sobre isso,e que tal um vídeo,assim como fez com o seu café da manhã?.
    Todos nós seguidores do seu site iremos amar!!!!.Dar exemplos de janta para emagrecer!.

    DESDE JÁ O MEU MUITOOOO OBRIGADOOOO!!!!!.

    Responder

    1. Obrigado Fabiola!! 😀

      Obrigado tambem pelas ideias! Eu sou um grande fan de proteinas no cafe da manha!

      Responder

  5. Caro Rô!,

    Você disse:

    “Quais são os carboidratos que causam esta ação intensa da insulina? Bom, doces no geral, massas, pães, etc. É… até mesmo os integrais! Sim! Ai ai ai….

    Agora, aqui você poderá se surpreender…

    Saiba que o pão integral, por exemplo, tem maior índice glicêmico do que o açúcar puro! Correto. Isso significa que o pão integral eleva mais descontroladamente e rapidamente os níveis de açúcar no sangue do que açúcar PURO!.”.

    Meus Deus!.me acuda aqui!.E agora?.

    Me da exemplos do que comer no jantar e mais exemplos de café da manhã…assim como fez com os lanches
    dos intervalos!.

    POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    Responder

    1. Fabiola, nao esqueca que voce tambem consome carboidratos provindo dos legumes! Eles sao otimas fontes de carboidratos e nutrientes!

      Responder

  6. Oi Rodrigo!
    Concordo com o artigo pois como tenho hipo só posso me alimentar pela manhã depois de meia hora de ter tomado o remédio e sempre fiz algum tipo de atividade física logo que acordo e nunca passei mal.
    Abraços,
    Rosângela.

    Responder

  7. Rodrigo, que tal um artigo sobre ômega 3 e CLA(Acido linoleico conjugado)??? sou cheia de dúvidas quanto a tomá-los e como usá-los. Ja ouvi gente dizer q tomou e inchou. Meu objetivo é emagrecer 12 kg!!VAleu!!

    Responder

  8. Oi Rodrigo,como estas?

    Tenho uma grande dúvida eu tenho uma plataforma vibratoria oscilante ,e minha pergunta é: os exercícios dela equivalem como os exercícicos intensos de qual você sempre nos ensina??eu sei que sim que ela move com as musculaturas mais eu gostaria de saber tua opiniao.

    Obrigada.

    Responder

    1. Angela, o estímulo que uma plataforma vibratória produz é pequeno comparado ao estímulo do Hitt. Obrigado!

      Responder

  9. Mais um ótimo artigo, Rodrigo, parabéns!!! Eu gostaria de saber que se eu fizer musculação após o aeróbico em jejum não ajuda na questão em parar o estado catabólico como a proteína de rápida absorção faz. Obrigada!

    Responder

  10. Geosh ou Rodrigo, vocês podem me ajudar em uma coisa? Se eu fizer o aeróbico em jejum junto com exercícios de resistência, a queima de músculos ainda vai ser tão grande, como diz o artigo? Obrigada!

    Responder

    1. Olá, Manuela. O treino intervalado em jejum é uma boa, já o treino de musculação em jejum é fria(se vc vai malhar para hipertrofia)! é melhor ter nutrientes entrando na sua corrente sangúinea logo antes ou após!

      Responder

  11. Olá Rodrigo/Geosh 🙂

    Seria possível utilizar essa técnica com 10 minutos de corda logo após acordar todo dia? Será que daria algum resultado ou é muito pouco tempo? Coloquei 10 minutos pq fico muuito cansada na corda, e acho que seria o máximo que conseguiria hehe

    Responder

    1. Olá Mariana! Eu acredito que você terá algum resultado sim! Com o tempo você vai aumentar a sua resistência, caso julgue que pode ou precisa fazer um pouco mais! A respeito do dia do lixo, Bom, se você ingerir uma proteína junto pode ajudar sim. O cheat day é bom também pq vc passa a sentir claramente o impacto dos picos de insulina no seu corpo! Se você quiser se valer de exercícios também, pode ser uma boa!
      disponha!

      Responder

  12. Obrigadaaa pelas respostas, Geosh! Você me tirou várias dúvidas hehe 🙂
    Beijos

    Responder

  13. Fiz exercícios em jejum como recomendação profissional e tive resultados ÓTIMOS! Mas no meu caso, não passo mal nem nada… Quem fizer certinho e tiver um acompanhamento legal, acho que vale a pena tentar. Tenho um artigo excelente e bem detalhado sobre isso também… mas até onde eu sei, uma das recomendações, é que o exercício não supere os 30 minutos!

    Responder

    1. Olá Aline! Por aqui recomendamos Hiit, que no geral fica em torno de 20 minutos. E sim, em jejum é um exercício eficaz de uma forma impressionante! Mas também delicado, e sim, acompanhamento profissional é essencial, com saúde não se brinca!

      Responder

  14. Ah! E essa técnica que eu fui orientada a seguir, eram 30 minutos de atividade aeróbica em jejum e no mesmo dia, a tardinha, musculação.

    Responder

  15. Ola Geosh ou Rodrigo!!!! uma dúvida.
    No dia que eu fizer musculação e hiit, logo em seguida, é recomendado fazer em Jejum??… Eu malho pela manhã, assim que acordo, geralmente antes de malhar como uma banana e quando volto da academia tomo meu café da manhã, procurando sempre ingerir alguma proteína.
    O que vc recomendaria comer antes de malha? no caso fazendo musculação e hiit juntos….Obrigada

    Responder

    1. Olá Fernanda! como você está malhando, aí tudo bem tomar seu whey antes e/ou depois. Não tinha visto esse comentário antes do outro. Se você conseguir separar os hiits da musculação seria uma boa também! acaba que o desempenho em um acaba atrapalhando o outro e seus efeitos!

      Responder

  16. Olá! Vou começar a malhar pela primeira vez com o intuito de emagrecer e reduzir medidas em todo o corpo. Gostaria de saber o que devo comer antes de malhar sendo que vou me exercitar de 06:00 as 07:00 da manha?

    Responder

  17. Primeiramente gostaria de parabelizar a todos os responsáveis por esse site.
    Uma das minhas dúvidas é a seguinte:Meu 1° objetivo é pereder peso + ou – uns 20 kilos e daí entao ganahar massa muscular,seria correto 20gr de whey como café da manha antes do treino e + 20gr e depois do treino uma boa opcao p/comecar o dia?

    Responder

    1. Adriana, depende. se for musculação, sim, Como é começo do dia vode ser uma boa uns carboidratos se sentir necessidade, Adriana, inclusive no antes e depois! Se for hiit, não há tanta necessidade de whey.

      Responder

  18. Muito obrigada pela resposta Geosch!!!!!Eu inclui um novo programa no meu dia dia espero haver resultados satisfatório,3 x na semana hiit e 3 x na semana musculacao geral 🙂 CAFÉ DA MANHA P/MUSCULCAO: 20gr DE WHEY C/300ml DE LEITE DE SOJA PÓS:Dale Carnegie,CAFÉ DA MANHA P/ HIIT:1 BANANA,C/3 COLHERES DE AVEIA E 1 COLHER DE MEL,200 ml DE LEITE DE SOJA,PÓS HIIT:20gr DE WHEY C/300ml DE LEITE DE SOJA.E ENTAO ME DIZ ESTÁ APROVADO MEU CAFÉ ANTES E PÓS TREINO?Obrigada!!!!!!!!!:)

    Responder

  19. Rodrigo, já faço natação (iniciante) às 6h em jejum e não me senti mal, 2x/semana. À noite, musculação (ainda iniciante) 3x/semana + 15′ HIIT no transport.
    Quero fazer AEJ de manhã, 15′ de bici + 15′ transport + 15′ esteira (intensidade MODERADA), para completar 5 madrugadas na academia. Será que funciona fazer 5 AEJ diferentes na semana neste horário????

    Minha alimentação é lowcarb/paleo e estou me sentindo MUITO bem além de estar desinchando. Meu %BF é altíssimo! E eu consumo óleo de coco e ovos como desjejum após 30′ do fim da natação.

    Responder

    1. Olá, Má! Eu tenho uma ótima experiencia de Interval training em jejum. Aconselho você a experimentar. Acho que 5 dias por semana é muito, mas aí vai do que você testar e julgar necessário.

      Responder

        1. É isso que disse mesmo, Má. basicamente eu fazia interval training em jejum 3x por semana e secava drasticamente. Às vezes eu sentia que estava emagrecendo mais que o necessário.

          Responder

          1. Rodrigo, desculpe, agora que liguei tu ao “Geosh” (:
            Fiz hoje minha primeira sessão de AEJ por 45′ como descrevi acima.
            De fato, tive alguma fraqueza leve, e preciso ajustar a alimentação pós, também.
            Sigo LCHF/Paleo 80% como descrito no blog do DR. Souto. Se 5x/semana é excesso, vou só de 3 sessões e tentar não fazer a natação em jejum, devido ao horário.

            Tomara que eu seque mesmo! Oremos!


          2. Uai, má! Eu sou eu, Rodrigo é Rodrigo! Bora ver que que acontece! Volte aqui e conte pra nós!
            Abraço!


  20. Gostaria de saber o que posso comer tanto depois do Hitt em jejum, e também depois da musculaçao, no caso, são treinos feitos em horarios diferentes, enfim, a duvida é o que posso comer para não perder massa magra? O que seria de rápida absorção além do Whey, pq não é sempre que as condições financeiras me permitem comprar Whey, daí tenho duvida do que posso comer sem correr o risco de perder massa magra!!!

    Responder

    1. Olá, Stefane! Em se tratando de absorção, Nada se compara ao whey. Acredito que a segunda melhor opção é você incluir uma fonte de proteína de qualidade em todas as suas refeições. Assim sempre vai ter proteína sendo liberada no seu organismo.

      Responder

  21. Usar técnica do HIT no aerobico em jejum… potencializará queima de gordura?

    Responder

      1. Então seria bacana fazer HIT pela manhã em jejum… e a tarde fazer a musculação?

        Responder

  22. Eu faço 40 minutos de caminhada e bebo somente um copo de água antes e 30 minutos depois tomo meu café seguindo o MR (ovos com bacon..heheh) a 03 dias e já estou sentido a diferença…estou muito feliz de ter encontrado o Emagrecer de Vez…estou divulgando pras pessoas que eu gosto…obrigada Rodrigo e Geosh. Bjão!

    Responder

  23. Geosh, boa tarde…aqui no posto você diz que em jejum os níveis de cortisol estarão altos e isso favorece a “queima” de gordura….mas lá no livro, o Rodrigo diz que os níveis altos de cortisol favorece o “armazenamento” de gordura (isso está na página 29 no item 2 do quadro)…por favor, fiquei um pouco confuso…abraço.

    Responder

    1. Fabio, O que acontece: O cortisol é uma faca de dois gumes. Se você estiver numa condição propícia(exercitando em jejum ou numa alimentação menos glicêmica) o cortisol te ajuda a emagrecer. Se você tiver numa alimentação mais glicêmica, ele estimula o catabolismo muscular. No geral o ideal é que você não só não dependa dele pra emagrecer, quanto evite(evitando stress, etc), Por que uma exposição prolongada ao cortisol literalmente detona a gente!

      Responder

  24. Durante a semana eu não disponho de muito tempo para se exercitar durante o dia, estava pensando em fazer em jejum de manhã, mas agora que li este tópico desisti rsrs.. Posso fazer exercícios a noite ? antes de dormir ?

    Responder

  25. Olá Srs Rodrigo e Geosh! vcs poderiam citar uns. exemplos de HIIT, eu estou querendo reduzir BF e estou treinando em jejum dda seguinte forma; dois minutos trotando e quatro caminhando esta certo ou errado? estava tomando café sem açucar e guaraná em pó juntos e ia p aerobios, mas estava causando azias e agora estou sem ingerir absolutamente nada! e so como 30 minutos depois!

    Responder

    1. Fala, Estras! Busque ali na busca Interval Training que você vai encontrar os artigos a respeito. Abraços!

      Responder

  26. Quero perder barriga e ganhar massa muscular Whey protein pode me ajudar ? como devo usa-lo para essa minha meta se concretizar ?

    Responder

  27. Eu vou as 6:30 para academia em jejum,. vou andando ums 5 minutos da minha casa,e começo logo com a musculação depois faço hits correndo na esteira que dura de 15 a 20 minutos,e quando chego em casa lá pelas 8:00hs não como nada.So vou comer algo lá pela 9:00hs,quero emagrecer e ganhar massa magra,estou fazendo certo?

    Responder

    1. Janaina, acho que é uma boa separar o hiit da musculação, e mandar uma proteína logo depois do hiit e antes ou depois da musculação. Ficar sem comer, principalmente no caso da musculação, não é uma boa idéia.

      Responder

  28. Boa Tarde!
    E se eu fizer Interval Training em jejum e logo após tomar whey e em seguida ir para os treinos de musculação seria prejudicial já que treino todos os dias?
    Parabéns pelo site.

    Responder

    1. obrigado, Rosângela! Talvez seja uma estratégia melhor revezar os dias de hiit e musculação. abraços!!!

      Responder

  29. Olá. Eu me exercito em jejum é não tenho problemas, consigo ficar de boa sem tonturas e náuseas, quais outras opções pós treino sem ser whey protein???
    Como me alimento bem na noite anterior, não tenho problemas em malhar em jejum.
    Obrigada

    Responder

  30. Olá. Boas.
    Treinar em jejum tomando termogenico é mais eficaz para eliminar gordura? Pode substituir o termogenico por café preto? Tem o mesmo efeito? Qual seria a
    quantidade?
    Obrigada

    Responder

  31. Ola Rodrigo/Geosh,

    Por favor, me respondam. Preciso emagrwcer 20kg e estou há uma semana em low carb/paleo, com 20g de carbs diarios advindos dos legumes e folhas. Faço pilates 2x na semana e quero fazer caminbada na esteira em casa, em jejum. Minha dúvida: Como evito a perda de massa magra ? se eu nao tomar whey dentro dos 30min eu perco a massa?? Tenho q tomar o whey protein logo assim q acabar o exercicio e meia hr depois tomar o cafe da manha? Como eh esse tempo de espera. Se eu nao tomar o whey, mas comer meia hora depois omeletes, evita a perda?
    Mesmo se eu fizer a caminhada ou hiit a noite, , sem estar em jejum, preciso tomar whey pra evitar a perda de musculo ou posso apenas jantar meia hr depois? Me ajudaa! e se so funcionar com whey, qual a marca q vc recomenda?? E a musculação que pretendo entrar o q comer bo pós-treino?? Abraços!!!

    Responder

    1. Jordana, o whey protein é uma forma eficiente de suplementar a ingestão de proteínas. No geral considerando o efeito preservador de massa de estar em cetogênese, acredito que se você comer bem, não precisa se preocupar tanto com a suplementação. Já pra melhor disponibilidade pós treino o ideal é consumir logo antes ou no meio do treino. Então eu consideraria tomar whey apenas no pilates. Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *