Receita: Maionese Caseira SEGURA e Super Fácil – APROVADO!


minorcaOpa, aqui é o Geosh. Em um dos últimos artigos aqui do site comentei a respeito do tanto que saladas e verduras cruas ficam boas com limão, gorduras e maionese. Uma série de pessoas questionaram:

Maionese, Geosh?

Ouié! Maionese!

Supostamente a ¨maonesa¨ surgiu na cidade de Maó, na ilha de Minorca, foi levada pra frança depois da batalha de Minorca em 1756 e virou mayonnaise!

Se veio mesmo de Maó eu não sei, mas a maionese já está por aí tem um bom tempo! Claro que a maionese verdadeira é um produto natural, diferente do que temos hoje nas prateleiras do supermercado. Essas industrializadas as vezes tem açúcar, óleos de cozinha ricos em omega 6 e pobres em omega 3, soja transgênica, uma série de aditivos, etc.

Porém, a maionese original tem uma composição bem simples: Óleo, Ovos, Limão(ou vinagre) e Sal. A lecitina na gema do ovo age como um emulsificante, transformando a água do limão e o óleo nessa terceira substância linda e deliciosa!

Como nem sempre eu acho maionese de qualidade, geralmente eu prefiro fazer a minha.

Por causa do risco de contaminação por salmonela, a maionese que é originalmente feita com a gema crua, não é segura. Esse é o maior risco de se fazer em casa.

A menos que você saiba exatamente o que está fazendo, a procedência dos ovos, os cuidados necessários, não se aventure a ter uma intoxicação alimentar.

Nem tudo são flores. Mas nem tudo está perdido!

Já faz um tempo que eu aprendi uma receita de maionese caseira deliciosa, feita com ovos cozidos, um verdadeiro tesouro. Compartilhar um tesouro é melhor do que encontrá-lo! Espero que você goste, teste,  dê sugestões e dicas de maneiras de deixá-la ainda mais espetacular. Veja a receita logo depois dos comerciais:
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

Os Ingredientes:

3 ovos cozidos;

1 limão (ou o equivalente em vinagre)

Meia xícara de azeite – eu utilizo o extra virgem, mas o gosto fica mais forte. Com o azeite normal fica mais brando.Você também pode experimentar óleo de abacate, coco, linhaça, ghee(deve ficar maravilhoso, comi tudo, tem que fazer mais pra ver, hehehe);

1 pitada de sal.

Opcionais:

1 colher de chá de mostarda (fica bom!)

1 dente de alho amassado;

Orégano ou outros temperos.

Como Fazer:

maionese1 – Cozinhe os ovos só até solidificar o interior da gema. Aqui em casa leva cerca de 5 minutos depois da água ferver. Coloque os ovos debaixo da torneira até esfriarem  o bastante pra você tirar a casca. Se você esperar esfriarem, fica mais difícil descascar 😉

2 – Coloque os ovos no liquidificador, o sal, o suco do limão(ou vinagre) e os opcionais, se quiser.

3 – Vá colocando o azeite aos poucos e batendo em baixa velocidade: (Atenção aqui, provavelmente você não irá utilizar o azeite todo: Se você colocar mais azeite do que o necessário a maionese fica líquida demais e não emulsifica.)

4 – Quando você chegar na consistência ideal, deixe a maionese bater até que o ovo tenha se dissolvido completamente. Se for necessário vá desgrudando a maionese dos lados do liquidificador com uma espátula.

Tá pronto!

Seguindo direitinho não tem erro! Comigo deu certo da segunda vez, na primeira coloquei limão demais.

3 ovos é bastante proteína, e a quantidade de gordura também é fenomenal! É um alimento muito forte e nutritivo! Eu particularmente guardo ela na geladeira e como no mesmo dia com bastante salada, mas raramente no dia seguinte. Acho que além do dia seguinte já fica arriscado. Higiene e cautela aí na validade!

Duvidas, elogios, resultados da experiência, sugestões de temperos, é só comentar aqui em baixo!

Confira também o livro de receitas aqui do site! Todas as receitas desse livro eletrônico também foram testadas pelo próprio Rodrigo!

Vamo que vamo,

Geosh.

  • Eu tenho o livro emegrecer ,gostaria de receber mais dicas Obrigada esse livro me ajudou muito.

    • Que bom, Mary! Estamos sempre postando uma média de 3 artigos por semana! Fique sempre de olho aqui no site =)

  • Sara

    Geosh, me ajuda??

    No livro 50receitas.. há receitas sugerindo o uso do [erythritol] para fazer algumas sobremesas.. mas não encontro esse produto aqui no Brasil, só fora.. tem algum site confiável pra me passar.. Gostaria muito de fazer uso dele, por favor, se puder me ajudar de algum modo com isso, eu agradeceria demais.. :3
    p.s. já fiz uso da estévia, mas encontrei a folha seca que pra mim não funcionou e o liquido não é 100% estévia neh?? :/ então queria tentar o eritritol.

    Tudo de bom!!
    Até =]

    • Sara, já tem no mercado alguns adoçantes com estévia apenas. Eu particularmente nunca utilizei o eritritol, mas vi algumas vezes em lojas de alimentação mais natural! Espero que você encontre =)
      Grande abraço, viu?

  • Rosangela Cristina

    Olhe só; fiz a maionese uma vez com azeite, porque desejava banir de vez o consumo de óleos vegetais… ai, deu certo não… estranhei demais… ficou horrível… vamos tentar de novo, porque sou apaixonada por maionese, especialmente a caseira… as industrializadas não são legais…

    • Rosângela, o azeite, em especial o extra virgem, deixam sim um gosto forte. Com ghee fica muito melhor, com oleo de abacate fica com praticamente o sabor das maioneses do mercado. Abraços!

  • APARECIDA PINHEIRO

    EU QUERO PUBLICAR QUE EU COMPREI UM LIVRO E NAÕ OBTIVE RESPOSTA.NEM MEU ENDEREÇO FOI ENTREGUE A VOCES.RODRIGO POLESSO

  • gisele

    Geosh vc é demais amo receitas,informação e realmente isso dá um Gásss!!Pra mudar totalmente de vida,obrigado por dividir com a gente.

    • Fico feliz que tenha gostado, Gisele! Uma dica que eu sempre dou é fazer ghee(manteiga clarificada) não consigo ficar sem aqui em casa =)

  • mayara mesquita

    Bom dia!
    minha duvida não é sobre maionese mas foi a forma que encontrei de ter contato com vcs! 🙂
    gostaria muito de saber que danone natural comprar aqui no brasil..ainda n sei olhar bem as composiçoes e sempre acho ou frutose..ou açucar…ou adoçante..enfim. como chego tarde da minha danca, umas dez horas eu tomo um danone e vou dormir…mas n sei se estou tomando o danone certo. geralmente activia grego.

    e tb sobre whey. Rodrigo fala sobre lanchinhos da tarde com whay. mas que whey comprar? sao tantosss…..com tantas composiçoes diferentes…o que devo exigir no minimo nele?

    • Mayara, é fácil descobrir. É só testar duas semanas com e duas semanas sem. Deve dar pra ver se você se sente melhor/emagrece mais ou não. Quanto ao whey, acho uma boa apenas como suplemento, caso você não possa consumir um alimento naturalmente rico em proteínas completas(carne, queijos ou especialmente, ovos)
      abraços!

  • mayara mesquita

    certo. muito obrigada. eu entendi. mas uma duvida….como proteina antes de irpra aula de danca pq sao 4 horas seguidas…ai quando chego em casa eh tarde pra comer algo masi pesado e dormir..por isso tava tomando so um danone. se eu ficar essas duas semanas sem tomar para teste…o que vc me aconselha tomar antes de dormir? ou comer…enfim

    • Mayara, gosto de comer algo com mais gordura e uma quantidade moderada de proteína antes de dormir. muita proteína antes de dormir me atrapalha o sono. Também gosto de uns vegetais batidos com limão pra acompanhar =)

  • Thais

    Eu fiz substituindo o azeite por leite desnatado. Funcionou!!! Tb adicionei alho, cebolinha, salsinha e mostarda e ficou parecendo aquelas maioneses temperadas de lanchonete!

  • Larissa

    Posso usar ovo de codorna ?

  • Aliete Amorim

    POr favor, eu ja adquiri o Emagrecer de Vez por R$ 97,00. Mas estou na duvida: eu tenho direito ao livro de receitas e acho que a mais dois livros ou nao ? Por favor me informem.