O ERRO MAIS COMUM de Quem Corta Carboidratos.

erro1Aqui é o Geosh, Fala aí!

Uma dieta pobre em carboidratos densos(arroz, massas, farinha, biscoito, bolo, pães, etc) pode ser uma maneira excepcional de se perder peso e ganhar saúde. Mas várias pessoas naufragam em uma dieta assim e não conseguem atingir seu objetivo: Por que?

Hoje eu vim falar do erro mais comum, de longe, de quem inicia uma dieta/alimentação assim, explicar o porquê desse erro e como ele acontece.

Vamo Lá!

O erro mais comum de quem corta Carboidratos.

A ciência moderna fala por mim nesse aspecto, com 21 estudos controlados e randomizados mostrando que uma reduzir carboidratos ao invés de reduzir gordura é superior pra emagrecimento E saúde, além de mais fácil de manter.(1)

Você pode emagrecer com mais ou menos carboidrato desde que as fontes de carboidratos sejam todas inteligentes a nível do funcionamento do seu organismo.

A realidade hormonal, fisiológica e diária de cada um vai dizer o que cada um pode e precisa fazer para emagrecer. Pra algumas pessoas esse limiar de emagrecimento pode beirar 200-250g, pra outras é menor. Uma dieta média em carboidratos seria de 100 a 150g. Uma dieta pode ser considerada de baixo carboidrato por volta das 80 gramas e cetogênica(muito baixa) por volta das 50 gramas.

Pra algumas pessoas, uma dieta baixa ou muito baixa em carboidratos é uma necessidade terapêutica. As pessoas metabolicamente inflexíveis, por já vir acumulando além da obesidade, dos riscos e problemas de saúde, o desconforto da fome constante e o desejo constante por doces, açúcar e massas, são as que mais de beneficiam.

Porém, essas são as pessoas que vejo ter mais dificuldade em se adaptar.

É incrível como é um erro ao mesmo tempo simples, e comum, que eu vejo as pessoas cometerem quase todos os dias ao tentar uma alimentação assim. As faz abandonar uma alimentação correta sem nem mesmo ter tempo de experimentar e colher os benefícios.

-E que erro é esse, Geosh? Fala logo!

Esse erro, obviamente, é causado pelo medo. As pessoas tem sofrido terrorismo infundado por anos a respeito, comendo desnatados, light, diet e sem gordura como se fosse solução do emagrecimento e saúde. -40% de gorduras! -25% em calorias! vou colocar o erro aqui bem grande:

ERRO NUMERO 1: EM UMA DIETA BAIXA EM CARBOIDRATOS, COMER POUCA GORDURA, ALIMENTOS LIGHT E DESNATADOS.

Se você continua comendo pouca gordura, comprando produto light e desnatado, comendo peito de frango super seco, reveja sua vida! A evidência científica de altíssima qualidade a respeito do consumo de gordura não causar doença do coração tá aí! O colesterol alimentar não aumenta colesterol também! Sabia que é isso que diz melhor ciência disponível em 2015? Se informe! Leia nossos artigos e Ebook Emagrecer De Vez:
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

Pra queimar gordura a todo vapor, você precisa se adaptar.

Não comer bastante gordura em uma dieta baixa em carboidratos é o principal erro cometido. Se você remover a sua fonte de energia(no caso o carboidrato) sem colocar outra fonte de energia (a gordura) no lugar, vai dar ruim!

esteiraVocê tem estocado gordura nos últimos 2/3/5/10/20 anos sem nunca exigir do seu corpo que a queime. Você estava sempre se entupindo com açúcar e queimando mais glicogênio no dia a dia.

No início, seu corpo pode acessar e queimar apenas uma pequena quantidade de energia armazenada nas suas células de gordura. Se você não come gordura, ele vai começar a reclamar que tá faltando energia!

Se o seu corpo não está acostumado a queimar a própria gordura a todo vapor, e você não fornece gordura pra ele queimar, de onde ele vai tirar toda sua energia?

Ou ele vai torrar seus músculos ou sua glicemia vai lá em baixo pra você ficar mal, se desesperar e entupir novamente de doces e alimentos densos em carboidratos.

Quem inicia uma alimentação baixa ou muito baixa em carboidratos precisa treinar seu metabolismo de gordura caso esteja metabolicamente inflexível. Precisa fornecer uma quantidade razoável de energia na forma de gordura para o corpo ir se adaptando.

Tirou carboidrato, tem que colocar gordura!

Para saber mais sobre flexibilidade metabólica, leia esse artigo!

Mas e a proteína? Não é uma boa fonte de energia?

Idealmente, não. O ideal, na minha opinião, é consumir a proteína necessária pra que o corpo possa reparar e nutrir seus tecidos com ela. Ao consumir um excesso grande de proteína além do que é necessário pra essa função, seu corpo irá transformar de fato esse excesso de proteína em em glicose através da gluconeogênese.

De um jeito ou de outro, acho uma má idéia consumir mais proteína do que seu corpo precisa. Por que isso vai fazer com que esse excesso seja transformado literalmente em açúcar.

A gordura é superdensa em energia. 1 grama de gordura tem 9kcal, enquanto uma grama de proteína, assim como o carboidrato, tem apenas 4kcal. Uma lata de 300g de creme de leite tem em média 700kcal, enquanto a mesma quantidade de calorias em peito de frango seco seria quase meio quilo.

Agora, enquanto eu viro uma lata dessas rapidinho, imagina o trabalho pra comer e digerir meio quilo de frango seco? hahahah! Enfim, é bem mais fácil consumir energia na forma de gordura.

Entre a proteína ou a gordura como principal fonte de energia, prefiro a gordura.

hopeLogo logo falarei do segundo erro mais comum em uma alimentação assim!

Por hoje é só! Se você gostou, deixe seu comentário, mande uma mensagem, compartilhe! Ficou em dúvida? Pergunte =)

Se tiver mais dúvidas sobre emagrecimento, sempre respondemos os comentários via facebook nos últimos artigos e as via site em todos os artigos.

Se você nos acompanha sempre, se já emagreceu com a gente, nos avise!
Um abraço!
Geosh

  • mauricio

    boa noite geosh eu consumia 1 lata de creme de leite com abacate batido no cafe da manha e 4 ovos e bacon isso era ruim na dieta ?

    • Mauricio, por que isso seria ruim? Me parece um senhor café, rico em gorduras, vitaminas e minerais e com uma boa parte da proteína que vc precisa em um dia. Abraços!

      • mauricio

        obrigado pela atençao geosh !

        • Disponha, meu amigo!

  • lucileni barth machado

    Ola..sigo o emagrecer de vez w ja emagreci bastante..

    mas poderia especificar em quais alimentos encontrarei está gordura que deve ser ingerida…

    • Katia

      Lucilene dê uma olhada no link abaixo:
      http://emagrecerdevez.com/10-fontes-de-gordura-e-dicas

    • Lucileni, boas fontes de gordura que uso são: abacate, coco, leite e óleo de coco, gorduras animais, azeitona, azeite, manteiga, carnes gordurosas, nozes, castanhas, peixes, creme de leite, queijo e laticínios mais gordurosos e por aí vai!

  • Mirtes Rossi

    Salve Geosh!
    Mais um ótimo artigo, parabéns!
    Tenho observado alguns comentários sobre a cebola e uma preferência pela roxa… Algo que deveríamos saber sobre isso???
    Talvez eu tenha perdido algum artigo (embora passe por aqui frequentemente).
    Abração

    • Mirtes, a preferência pela cebola roxa se não me engano é por que a branca tem alguns compostos que podem ser tóxicos que a roxa não tem. É tanta coisa, mas tanta coisa nesse site que as vezes nem eu sei ao certo! hahahah

      • Mirtes

        Grata Geosh!!! bjs

  • EDUARDO ALVES CORREIA

    Qual a diferença com relação à insulina quando ingerimos carboidratos EM PEQUENAS PORÇÕES durante o dia OU EM UMA ÚNICA GRANDE PORÇÃO diária?

    Se for pra comer cabs, seria MENOS PIOR comer de uma vez só, elevando o açúcar no sangue uma única vez?

    • Eduardo, se for pra comer carbs, por que não comer os que elevam menos a insulina? Lentilha é uma ótima fonte de carbs assim, batata doce cozida é outra, quinoa também. Legumes e verduras são excelentes. E por aí vai!

  • Sabrina

    Olá Geosh!
    Gostaria primeiramente de agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido por você e pelo Rodrigo aqui no site. Venho acompanhando a algum tempo e já li praticamente todos os artigos! Antes de descobrir o site iniciei uma dieta de um nutricionista muito renomado na minha região. Estava com 8kg acima do meu peso ideal (e já havia tentato de tudo pra perder os maltidos). Depois de três meses perdi 5kg de gordura e aumentei a massa magra em 1kg. O resultado foi muito bom. Porém neste meio tempo estou acompanhando o site e vi que a dieta dele estava baixa em carboidratos e muito pobre em gordura, nem cheat day tinha direito (mas fazia por conta própria rsrs). Vi que com o conhecimento que adquiri aqui já sou capaz de montar minha própria dieta e não voltei mais nele (muito caro por sinal e a crise tá brava hehehe). Minha dúvida é a seguinte: como sou iniciante neste processo ainda não consegui abandonar de vez o pão e o biscoito/torrada integral, mais pela praticidade mesmo, não como todos os dias, mas como rsrs. Eu quero saber se mesmo comendo destes alimentos eu posso comer mais gorduras (adoro torresmo, bacon, carne com gordurinhas humm), tenho evitado por medo. O que você acha eu tenho que abandonar de vez esses carboidratos para ir fundo nas gorduras?

    • Sabrina, eu só evitaria no caso de alguma condição de saúde. Tentaria trocar os biscoitos e torradas por pão de linhaça de microondas =)

  • Silvia

    Boa tarde!! Terminei o Livro dia 18/09, comecei hoje a seguir o Método MR. Estou muito confiante. Vamos que vamos rumo ao emagrecimento definitivo, eu quero, posso, eu vou emagrecer os 15k que estão me incomodando. Obrigada pelas dicas!!

    • Bem vinda, Silvia =)

  • Silvia

    Obrigada pelas dicas, estou iniciando hoje e estou muito confiante.

  • Eduardo Fernandes

    Geosh, em relação ao consumo de azeitonas e creme de leite, são seguros em relação a conservantes?
    Você também disse que usa o leite como fonte de gordura, o consumo de leite não seria um problema?
    Já vir palestras do Lair Ribeiro, dizendo que não deveriamos usar microondas, o que você acha deste aparelho, já que você orientou sobre o pão de linhaça de microondas.

    DEsculpa as várias perguntas, abraço.

    • Eduardo, o consumo de creme de leite fresco ou com apenas um conservante, manteiga e queijos artesanais é tranquilo pra maioria das pessoas. O leite em si eu não utilizo. Eu utilizo microondas quando preciso, não uso o tempo todo mas não abro mão totalmente. Abraços!

  • Geisy

    oi Geosh, adorei seu artigo… sempre pensei q eu deveria deixar de comer carboidratos e gorduras pra poder emagrecer, principalmente depois q ganhei nenem a 1 ano…
    engordei 30 kg na minha gravidez, e nao consegui voltar p minha forma de antes… ja tentei de tudo, pode me dar uma dica do q faço?
    ja ate entrei em depressao por causa do meu corpo agora…

    • Geisy, comece mudando seu café da manhã! é o primeiro passo =)

  • Dani

    Olá começo hoje MR, li o livro, e vou confessar estou receiosa de comer gorduras, o Rodrigo explica muito bem isso no livro, mas a vida toda ouvi que gordura faz mal…
    A leitura instrui e liberta, por isso é importante ler o livro todo para não levar um choque…
    Mas, vamos que vamos.
    Saúde em primeiro lugar!

  • Carmem

    Olá Gosh. Comprei o livro já li umas duas vezes já comecei a seguir por uns 15 dias não perdi nenhuma grama aí abandonei.Mas conheci aqui na minha cidade uma pessoa que emagreceu 26 quilos ,então agora em 2016 retornei tenho muitas dúvidas mas vou seguindo gostaria de ter mais umas dicas.como ovo,óleo de coco,manteiga,carnes mas não sei se vou emagrecer mesmo comendo tudo direitinho sou muito difícil de perder peso. Você poderia me enviar umas dicas no e-mail pirracinhakid@gmail.com, pois sou alérgica e tomo muito corticoide isso poderia atrapalhar no meu sucesso?

  • jader

    olá…
    Tenho uma duvida quanto a quantidade de ovos que possam ser consumidos diariamente e a quantidade de proteina que existe em um ovo.
    Desde de já
    obrigado