Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Coco e Seus Derivados


coco1Coco Emagrece? Engorda? Pode ser utilizado no emagrecimento? É saudável? Quais são as suas propriedades? E a água de coco, o óleo de coco, o coco ralado, o leite de coco? São tantas perguntas ao longo desses anos que o Geosh aqui teve que fazer um post a respeito com as principais coisas que você precisa saber (inclusive algumas curiosidades) sobre essa pseudo-noz que na verdade é um fruto.

1 – Um fruto velho e natural.

Embora a origem exata de onde o coco surgiu seja incerta, existem fósseis do coco moderno que datam de 37 a 55 milhões de anos. Ou seja, o coco está na terra há muito mais tempo do que nós. Portanto existe a possibilidade de que nossa espécie e das espécies que nos deram origem se alimentassem de coco desde sempre.

2 – A composição

A Polpa do coco é composta de cerca de 30% de gordura, e 15% de carboidratos, dos quais a maior parte é fibra. Podemos considerar pra efeito de decisões que em 100g de polpa de coco, apenas 5g sejam de fato açúcar.  É uma fonte muito rica do mineral manganês. A proteína presente no coco tem uma boa variedade de aminoácidos, mas está presente em pequena quantidade =/

A água do coco quase não tem gordura, e tem uma quantidade de carboidratos pequena também, cerca de 3%. Uma quantidade interessante de fibra e de minerais. A combinação dos minerais, cálcio, sódio, magnésio e potássio na água de coco a torna um ótimo hidratante/repositor de eletrólitos.

O leite de coco tem cerca de 20g de gordura a cada 100g e cerca de 6g de carboidratos. cerca de 90% das calorias do leite de coco vem então das gorduras. Nada mal! O mais interessante na composição do leite de coco é a quantidade intensa de minerais. Realmente fenomenal, ainda mais intensa do que na água e no coco juntos!

O óleo do coco é basicamente gordura, sendo cerca de 90% de gordura saturada – que temos que avisar novamente aos desatentos – não faz mal à saúde. Esse mito já está morto e enterrado no mesmo cemitério da contagem de calorias.

3 – Sobre as gorduras do coco:

coco2Um aspecto interessante é que quanto mais tropical uma fonte de gordura é, maior a concentração de gorduras saturadas. O coco ou abacate por exemplo, estragariam facilmente não fosse a capacidade da gordura saturada de permanecer estável em temperaturas mais altas. É isso que torna o óleo de côco uma opção tão boa para cozinhar, ao contrário da maioria dos óleos de cozinha. Para saber mais sobre isso, veja esse post sobre as gorduras. O interessante é que o óleo de coco era amplamente utilizado na culinária aqui do brasil antes do mito das gorduras saturadas tomar força.

Boa parte das gorduras do coco é MCT – Acidos graxos de cadeia média – ou seja, pode ser metabolizada facilmente pelo corpo em energia sem precisar envolver o fígado, e utilizada de maneira direta como combustível para músculos e órgãos ao invés de ser estocado como gordura.

3.1 – Poderoso efeito imunológico

Na gordura do coco, Cerca de 50% dos ácidos graxos são ácido láurico. O ácido láurico é transformado pelo nosso corpo em monolaurina, que utiliza essa monolaurina pra destruir virus, protozoários e bactérias patogênicas. de 6 a 7% é ácido cáprico, que também é de cadeia média e que também é transformado em monocaprina, que tem uma função parecida com a da monolaurina.

Um estudo de 1998 mostrou que o uso do óleo de coco pra enriquecer uma dieta de gorduras DIMINUI de maneira eficiente as reservas de gordura branca.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
3.2 – Faz bem para a pele, cabelos e dentes.

A gordura de coco pode ser usada como base para hidratantes caseiros, inclusive uma pasta de dente caseira. Alguns leitores aqui do site me disseram utilizar o óleo de coco como desodorante, hidratante e pasta de dente diretamente, mas eu ainda não experimentei. Acho essas possibilidades interessantes e procuro alternativas naturais sempre que possível, principalmente quando dão bons resultados. Atualmente uso como desodorante apenas leite de Magnésia, vinagre e bicarbonato no cabelo. Sempre fui fã do sabão de coco também!

4 – Inúmeras aplicações culinárias:

Uma das vantagens do coco ao meu ver é justamente a versatilidade. Utilizar coco ralado como uma farinha mais saudável, pedaços pequenos de coco para substituir nozes nos lanches, a gordura de coco para dar um sabor especial em carnes, legumes e vegetais, utilizar o leite de coco para encorpar alguns alimentos ou até mesmo levar uns pedaços de coco na mochila junto com o lanche são algumas idéias que considero muito boas. Outra coisa que as vezes faço é tomar polpa de coco congelada em saquinhos como se fosse iogurte. É DELICIOSO!

Claro, quanto mais natural, melhor. Principalmente no caso do leite de coco que costuma ter mais conservantes.

5 – Um efeito fenomenal do coco sobre os dentes e o crânio.

coco3A polpa do coco como vemos no supermercado é bem dura e pode ser mastigada com a finalidade de fortalecer os músculos maxilares. Segundo o Dr. Mike Mew, alimentos mais difíceis de mastigar estão ligados a perfeita formação e crescimento horizontal da face, posicionamento dos dentes e das vias aéreas. Junto com a nutrição esses são os dois fatores mais determinantes em ter uma face completamente desenvolvida e os dentes perfeitamente alinhados. Aliás, se você souber de mais alimentos realmente difíceis de mastigar, poste aqui nos comentários que eu agradeço!

Um grande abraço,

Geosh!

Principal Referência: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/11/18/coconut-oil-uses.aspx

20 Comentários


  1. Nossa eu tava entrando aqui justamente pra perguntar e ver se encontrava algo sobre coco, que por sinal eu adoro, e me dou de cara com esse artigo excelente! Tirou todas minhas dúvidas! Agora posso comer coco sem culpa! Obrigado!

    Responder

  2. Geosh, que leite de coco que vc diz? E a polpa não seria o coco em si? Desculpa, mas não entendi bem mesmo.. :/

    Responder

  3. Gostei muito do texto.., podemos comer o coco ralado que vende no supermarcado. Obrigada

    Responder

  4. Olá! Desde que comecei a emagrecer com esse livro maravilhoso, o coco foi a forma que encontrei para saciar minha vontade de açúcar. Toda vez que fico querendo comer algo doce, tomo água de coco. E simplesmente deliciosa!
    Outros alimentos duros e naturais para mastigar são, ass cenouras e a cana. Tenho no meu sítio e adoro. Açúcar natural e muito bom para arcada dentária, foi recomendação do ortodontista da minha filha.
    Agradeço a todos por informações tão preciosas! Um abraço!

    Responder

    1. Simone, já tou com o maxilar bem forte! Realmente a cenoura crua pode ser uma boa, mas tenho que pensar numa forma de deixar ela mais saborosa. Cana só quando eu for pro sítio. Abraços!

      Responder

  5. ola
    Geosh como se tomar oleo de coco? todos os dias? ql a quantidade?

    Responder

  6. minha duvida se posso beber agua de coco a vontade e comer coco tb continua, pode por favor me responder??

    Responder

  7. Olá Geosh! tudo bem?
    Também estou com dúvidas quanto ao consumo de óleo de coco, além de usar na cozinha, devemos ingerir puro? em que quantidade?
    Grata. Abraço.

    Responder

    1. Mirtes, acho que faz sentido utilizá-lo no café turbo se vc gostar, eu particularmente prefiro fazer manteiga de coco e colocar pq fica mais gostoso. Abraços!

      Responder

  8. Opa, Gostaria de saber se quem faz musculação pode ingerir diariamente,tenho meta de ganhar peso em massa magra.

    Responder

  9. Gostaria de saber, se quem tem gordura no fígado, pode comer leite de coco?

    Responder

    1. Marileide, acho que vale dar uma pesquisada no assunto em si. No geral acredito que a frutose/alcool/açúcar e farinhas são bem piores pra esse caso do que as gorduras e o colesterol alimentar. Vale a pena pesquisar o que a ciência diz sobre o assunto.

      Responder

  10. O coco babaçu tem propriedades semelhantes? E o óleo de babaçu extraído artesanalmente é saboroso, muito comum e apreciado aqui no Norte, sabes me dizer algo acerca dele?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *