Para Emagrecer, Comer Ou Não Comer Café Da Manhã?

Duvida-CaféDaManhaEntão o café da manhã é a refeição mais importante do dia?

Bom, pra variar, novamente, o que as pessoas acham estar certo e o que a ciência prova ser o certo parece ser diferente.

Aliás, Dr. Mercola, respeitado médico americano, acha que pular o café da manhã pode ser uma das alterações mais poderosas que você pode fazer pela sua saúde e peso (1)!

Tenho observado que muitas das coisas que hoje são senso comum, têm alta probabilidade de não serem verdadeiras. Isso se estende à diversas áreas do conhecimento, porém, muito notoriamente no caso da saúde e nutrição, o que é perigoso!

Felizmente, não sou só eu que acho isso. David Allison, diretor do Centro de Pesquisa De Nutrição e Obesidade da Universidade Do Alabama diz (1):

“A área de obesidade e emagrecimento é cheia de crenças que nunca foram testadas rigorosamente; agora nós achamos uma destas crenças que simplesmente não é verdadeira quando testada. Isso deveria ser um aviso para todos nós para que sempre procuremos por evidências sobre as recomendações que ouvimos por aí.”

Comer Café Da Manhã é Melhor Para Emagrecer?

O que muitos advocam por aí é que um café da manhã reforçado irá favorecer seu emagrecimento, afinal, você irá comer menos ao longo do dia e, consequentemente, irá emagrecer mais, caso seja este seu objetivo. É fácil de se concordar com isso, não é?

Um estudo bem feito e bem recente (2) estudou 309 pessoas acima do peso, dividindo-as em 2 grupos. Um grupo foi instruído à comer café da manhã e o outro à não comer.

Depois de 16 semanas, observou-se que não houve diferença alguma em emagrecimento nos 2 grupos, ou seja, não importou se as pessoas comeram ou não café da manhã.

Aqui vale ressaltar algo importante: Ambos os grupos estavam comendo o que bem entendiam, ou seja, nenhum deles estava seguindo “dieta” alguma e isso explica também por que o grupo que pulou o café da manhã não emagreceu mais, afinal, quando você tem uma alimentação geral que favorece o armazenamento de gordura e evita a sua queima, você pode engordar até mesmo comendo apenas 1 refeição ao dia.

O ponto aqui é: ter um café da manhã não colaborou em nada no emagrecimento.

Ok, agora vamos ao próximo ponto:

Comer Café Da Manhã Contribui Para Aumento De Peso?

Acredita-se por aí que ao comer café da manhã iremos melhorar nosso metabolismo e prevenir exageros na alimentação… porém, outro estudo recente discorda (3).

Vejamos o que a ciência moderna e séria está dizendo, como reportado na revista Time nos Estados Unidos (4):

“… contrário à crença popular, ter café da manhã todos os dias não está ligado à melhoras no metabolismo. Antes acreditava-se que comer cedo no dia poderia prevenir exageros na alimentação e acelerar o metabolismo. O novo estudo que examinou uma relação causal entre ter café da manhã e o balanço energético dos indivíduos, não conseguiu provar isso.”

O estudo, ao contrário, verificou que comer café da manhã, na verdade, contribuiu para uma maior ingestão de calorias no total.

Como Comer, Então, Para Emagrecer Mais e Ficar Mais Saudável?

A ciência tem mostrado grandes vantagens em se pular o café da manhã e isso é até explicado, naturalmente , olhando-se para nossa história.

O ser humano não costumava ter comida fresca esperando para ser devorada no início do dia. Café da manhã era um luxo raríssimo, ou seja, longe de ser um hábito e nosso corpo se adaptou à isso ao longo dos milhões de anos de existência.

Agora, pular o café da manhã é uma das formas mais fáceis de se praticar o que chamamos de Jejum Intermitente (JI). Recentemente, muita pesquisa foi feita sobre isso e os resultados são claros e motivadores!

Tudo se baseia em ficar períodos mais longos sem ingestão de alimentos, o que sempre foi a norma ao longo da história do ser humano.

Os benefícios de se pular o café da manhã estão, portanto, relacionados aos benefícios do JI, os quais incluem (5):

  • Normalização da sensibilidade à insulina e leptina e turbinando a eficiência do uso energético das mitocôndrias.
  • Normalizando a fome, com a redução do hormônio grelina no estômago.
  • Promovendo a produção do hormônio do crescimento HGH ( o qual é um queimador de gordura ).
  • Reduzindo os níveis de triglicerídeos no sangue e melhorando a prevenção de doenças.
  • Rejuvenescimento e melhora do sistema imunológico.

Agora, isso não é fácil de se fazer se você já não tem uma alimentação verdadeiramente correta! Ou seja, se o seu corpo ainda está acostumado à queimar carboidratos como energia e não gorduras.

Logo, assim como o Dr. Mercola sugere, eu também reforço a sugestão de que, antes de tentar fazer algo do gênero, como pular o café da manhã, você foque em ajustar a sua alimentação para que seu corpo comece a se adaptar à queima de gordura como combustível.

Quando isso acontece, com a mudança de alguns simples hábitos, você automaticamente irá começar a emagrecer naturalmente, se sentir melhor, com mais energia e disposição e irá perder aquela gula maluca por doces… realmente funciona como “mágica”.

A melhor forma que eu conheço de se fazer esta adaptação na sua alimentação é seguindo o comprovado método Emagrecer De Vez que se você ainda não conhece, pode ver clicando aqui.

Quando você se adaptar à isso, pular o café da manhã será mais fácil de se fazer do que comê-lo, acredite.

Eu, particularmente, não tomo café da manhã na maioria dos dias da semana, tomando apenas o café turbo do Emagrecer De Vez.

O Que Fazer Primeiro?

Antes de mais nada, você precisa pular o café da manhã? É você quem decide! Não existe regra! Você pode muito bem ter uma vida saudável e um peso ideal comendo café da manhã todo o santo dia, sem a menor dúvida!

Agora, se você, por quaisquer motivos, não está contente com sua situação atual, talvez seja uma boa idéia tentar estas alterações, porém, da forma correta, obviamente. Aliás, sempre vale a recomendação aqui de você checar com seu médico de confiança antes de fazer qualquer alteração alimentar. Esta é uma recomendação geral que sempre se aplica!

Se você vem seguindo sua alimentação normal e está sofrendo com seu peso em excesso, sugere-se que antes de qualquer coisa, você comece à fazer alterações estratégicas nos seus hábitos alimentares para que seu corpo diminua a dependência por carboidratos.

A primeira delas, poderia justamente ser a respeito do que você come no café da manhã. Ao invés de pulá-lo completamente, o que pode ser difícil nesta estágio, tentar modificá-lo um pouco, comendo alimentos ricos em proteínas e gorduras e baixos em carboidratos, como: ovos e bacon, omelete, queijo cottage, iogurte natural 10% gordura, pão de linhaça com manteiga, etc. (1)

Ao comer um café da manhã rico em carboidratos, como panquecas, pão, suco, frutas, etc, você estará começando seu dia com picos de insulina no sangue que irão diminuir sua performance ao longo do dia, colocar seu corpo em um estado de armazenamento de gordura e ainda fazer você comer mais e mais cedo.

Uma vez que você tenha adaptado seu café, tornando-o uma refeição rica em gorduras naturais e proteínas, o próximo passo é ajustar o resto da alimentação.

Quando, então, você estiver adaptado(a) à uma alimentação correta, o próximo passo pode ser pular o café da manhã de forma estratégica.

Não se assuste se neste processo você verificar que está emagrecendo mais do que nunca e, ao mesmo tempo, se sentido extremamente bem! Tudo isso sem nenhuma contagem de calorias ou controle de porções!

Bem vindo(a) à uma alimentação verdadeiramente correta 🙂

Livro eletronico Emagrecer De VezSe você quer um atalho fácil, passo-a-passo e comprovado para chegar até aí, conte com o famoso método Emagrecer De Vez.

Agora, eu fico por aqui! Espero que estas informações, além de chocantes, tenham sido úteis também!

Acho importante compartilhar contigo fatos para que as balelas por aí possam ser lentamente pulverizadas!

Um grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

 

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Elisangela

    Mais uma vez obrigada Rodrigo!!!

    • Rodrigo

      É um prazer ajudar Elisangela 🙂

  • Alexandre Sanches

    Rodrigo as informações devem ser únicas, você defende que deve-se, diariamente tomar um café da manhã nutritivo, forte, etc… Agora diz que não???? Realmente, está começando a ficar confuso de seguir suas orientações.

    • Rodrigo

      Oi Alexandre, entendo seu comentário perfeitamente. As vezes realmente pode parecer confuso.

      Eu já defendi no passado a questão do café da manhã rotineiro, porém, assim como a medicina evolui, eu também preciso acompanhar… o grande problema realmente é com aquelas pessoas (e profissionais) que resolvem não se atualizar só por questão de ego…

      No entanto, como eu disse, não vejo problema algum em se ter um café da manhã correto e rico em proteínas/gorduras. Só me sinto na obrigação de trazer o que há de mais atual e comprovado na ciência para que cada um possa decidir o que fazer, não é mesmo? 🙂

      Grande abraço!

      • Alexandre Sanches

        Obrigado por responder Rodrigo. Fico feliz por sua atenção.
        Comentei porque treino todos os dias as 06h, dai me perguntei:como treinar logo pela manhã sem se alimentar???
        A falta desta alimentação ou o desjejum pode comprometer no futuro correto?
        Forte abraço.

      • Sandra

        Olá Rodrigo!

        Que tal escreveres um segundo livro com estas novas novidades e baseado nos diversos artigos publicados após a publicação do primeiro? Podia ser apenas uma versão mini em complemento.

        Sei que o tempo deverá ser pouco e que escrever um livro é um grande investimento mas acho que devias pensar nisso! Eu comprava!

        Obrigada pela continua partilha de informação! 🙂

  • valdenor

    Rodrigo,
    Feliz São João. Feriadão!
    Fazer o JI constantemente é ruim pra mim, pois fazer AEJ não é bom…
    Eu achava que o metabolismo diminuiria se cortasse o café da manhã…
    Ajude-me a esclarecer mais isto por favor.

  • Rodrigo

    Eu faço Aej. E desde então so tive benefícios.

    O problema nao e o Aej, e sim a forma que ele e feito.

    O ponto crucial aqui. E como sera feita a quebra do jejum. Pois, mesmo que pule o Cafe, esta ainda sera sua 1° refeição.

  • Norberto Batista Rodrigues

    Bom dia!!!
    Eu comprovo este artigo escrito por você Rodrigo, pois eu faço isto a uns 10 meses e tenho emagrecido, mesmo tomando aquela cervejinha socialmente. Saí de 96kg para 88kg sem fazer esforço brutal, aliás em função de lesões no ombro já estou a quase 5 meses sem ir à academia e sem fazer atividades físicas. Show de bola gostei do artigo!!!

  • Mally

    Confesso que não gosto muito de tomar café da manhã, mas não sei se é bom exercitar em jejum e o único tempo que eu tenho pra fazer meus exercícios é de manhã. Então acabo tendo que tomar café antes dos exercícios mais por medo de exercitar em jejum e não ter bons resultados ou de me sentir mal.

  • Simone

    Meio confuso mesmo! mas são descobertas, o que significa Aej estou lendo isso nos comentários. Abraço

    • Herman

      AEJ – Aeróbico em Jejum.

      Mas exitem ressalvas. Não são todas as pessoas que podem fazer o AEJ. E fundamental que a pessoas esteja com a saúde em dia.
      Uma caminha leve em jejum é muito bom para reduzir gordura corporal.

  • Adriano

    Malhar durante o JI é saudável?

    • Herman

      Uma caminhada leve, é saudável sim.
      Mas exercícios de média/alta intensidade, é prejudicial. Portanto desaconselhável.

  • Mariane Kamienski

    Rodrigo, eu fiquei um pouco decepcionada contigo!
    No livro você fala claramente sobre o café da manhã com ovos orgânicos mexidos, disse que você come ovos todos os dias e neste artigo você escreve da seguinte maneira: – Eu, particularmente, não tomo café da manhã na maioria dos dias da semana, tomando apenas o café turbo do Emagrecer De Vez.
    Não entendo, uma hora você deixa seus admiradores inspirados a buscar as mesmas escolhas que você e logo em seguida você revela que o café que você diz tomar não é bem aquele que você orienta no livro. Ah sei lá!
    Agora deixa a dúvida, será mesmo que você tem esse corpão e saúde, fazendo o que você nos orienta???

    • Mariana

      Mariane, você está totalmente desorientada.
      1° o que você acha melhor fazer; tomar café ou não??
      2° qual das ideias te agrada mais??
      o Rodrigo nos dá dicas, cabe a nós aceita-las ou não.
      abraço

      • Raphael

        MarianA, não acho que a colega esteja desorientada. Mas se ela estiver, eu compreendo; pois já vimos, aqui, artigos que estimulam um generoso café da manhã. Ela comprou um livro que orienta uma prática contrária das informações que acabou de ler. Natural ela questionar, não acha?

    • Edmar

      Mariane,
      Faça uma revisão do livro. Você concluirá que se você tomar o café da manhã conforme as recomendações do autor (páginas 98 e 120), estará tudo bem. Se você não tomar, estará tudo bem também. Sabe por que? Porque o café nos moldes recomendados do livro é rico em gorduras e, em virtude disso, influenciará a queima de gordura pelo resto do dia, pois sua insulina estará baixa nas primeiras horas do dia. Se não tomar café algum (ou tomar apenas um café com manteiga e óleo de coco, o tal do “café turbo”), a insulina estará ainda mais baixa, o que é ainda melhor. Uma lição fundamental que não pode ser esquecida e que está muito clara no livro (pag 27 e 28) é que o emagrecimento permanente depende do controle correto da insulina e da leptina.
      Abraço,

  • thiago

    Rodrigo nos passe uma marca de manteiga orgânica confiável aí, por favor…

    É difícil de achar. Dá pra comprar em algum site? já cansei de procurar.

    • Giu

      Compre o leite gordo, ferva, depois retire a nata, e bata essa nata no liquidificador com um pouquinho de sal! Manteiga da marca mais saudavel do mundo!

    • Edmar

      Thiago,
      De posse da nata, veja como é simples fazer sua própria manteiga.
      Abraço,
      https://www.youtube.com/watch?v=O9IPB7MLzMI

  • Maria Silvestre

    Olá Rodrigo!

    realmente reduzir os carbohidratos da minha dieta fez e faz toda a diferença na minha vida. O jejum então é muito bom para emagrecer e é excelente saber disso. Vamos divulgar tudo isso mais e mais.

    Maria Silvestre

  • Isidora

    Acho válida todas as pesquisas para aprimoramento das técnicas de melhoria de saúde, no entanto afirmar que, o homem não ter café da manha disponível nos primórdios ser um fator de acelerar o metabolismo (analisando a evolução do comportamento alimentar do homem) não foi um bom argumento.
    Justamente por não ter alimento disponível qualquer hora do dia que o metabolismo, na época em que o homem era caçador, tinha que ser menos acelerado, se não uma caçada não o sustentaria por muito tempo. Na época do homem caçador o metabolismo era mais baixo, justamente para sua sobrevivência. Então dizer que não comer de manha acelera o metabolismo fazendo remissão ao homem das cavernas não vi muita lógica.
    Você poderia me esclarecer melhor por favor, Rodrigo?

    • Edmar

      Se o metabolismo desacelerasse por qualquer restrição calórica superior ao tempo de pular 1 ou 2 refeições, a espécie humana simplesmente não estaria aqui para contar sua história…. O motivo é simples: sem forças (metabolismo ativo e crescente), o homem não poderia ir atrás de sua comida. É necessário considerar ainda que nossos antepassados só comiam quando encontravam comida, o que equivale a dizer que restrições calóricas de 1, 2 ou até 3 dias era algo comum para eles. Mas taxa metabólica de fato cai em um corpo não alimentado, já que se trata de um mecanismo de defesa. Como então conciliar e explicar isso? Admitindo que a taxa metabólica esteja associada a um outro fator que não apenas comer. É a premissa da qual partem pesquisadores como Brad Pilon (autor do livro Eat stop eat). Para ele, a taxa metabólica está relacionada com a quantidade de massa magra do corpo, ou seja, quanto maior a massa magra, maior o metabolismo. Como jejuns levam inevitavelmente à perda de massa magra (conversão das proteínas pela neoglicogênese), a queda do metabolismo se torna inevitável. Seria necessário então algum fator diretamente envolvido com o crescimento muscular e o atraso da neoglicogênese para se manter o metabolismo em alta. Para nossos antepassados, o fator relacionado ao crescimento muscular era levantar coisas pesadas, na dinâmica própria de seu estilo de vida. Para nós modernos, esse fator se chama trabalho de força (musculação, Crossfit, Pilates, etc. e etc.). Já o fator relacionado ao atraso da neoglicogênese é a elevada ingestão de gorduras, única forma de se manter os níveis de corpos cetônicos realmente altos e, inversamente, a insulina em um nível realmente baixo, ou seja, o estado de cetose, no qual o corpo se nutre exclusivamente por meio de corpos cetônicos. Nossos antepassados mantinham equilíbrio entre os estados alimentado e não alimentado e viviam muito provavelmente em constante estado de cetose. Nos modernos, por mais que tentemos, ainda estamos longe disso. Portanto, para quem se alimenta com poucos carbs e mais gorduras e pratica algum trabalho de força, não há perda de massa magra.

  • Denise

    Realmente as informações desencontradas ja me fizeram desanimar e desacreditar. Penso que se até agora deu certo, por que mudar? Não acredito que o jejum seja algo saudável, não pode ser! Melhor é comer de forma saudável, escolhendo os alimentos certos e ponto final!

    • Giu

      Conselho: tente, o que der certo pra vc será legal! Foi ótimo pra mim, deu resultado! Mas só vai saber se tentar!

  • Flávio

    Olá Rodrigo, li seu artigo mas de certa forma concordo com a Isidora.
    Não existe um estudo que diz que se ficarmos sem ingerir alimentos por um tempo(tipo pular refeições) nosso corpo não entenderia que estaria faltando energia e isso desacelera o metabolismo e na próxima refeição o organismo tentaria armazenar uma maior quantidade de energia? Veja bem, vamos considerar que eu faça uma refeição (seguindo as orientações do EDV) por volta das 22:00 horas que convenhamos já um pouco tarde, aí faço um quilo e vou dormir e levanto as 06:00, o que já são 8 horas de jejum, e dou continuidade no jejum até as 12:00 que seria o almoço totalizando 14 horas de jejum, correto?
    Segundo estes estudos que você citou, isso aceleraria o metabolismo e contribuiria para emagrecimento? Será que com isso não estaríamos perdendo massa magra ao invés de massa gorda ainda mais se praticar AEJ? Segundo estudos apresentado pelo Vinicius do Q48, ele afirma que esta prática não é recomendada e não gera benefícios signicativos para perda de peso e emagrecimento saudável.
    Enfim gostaria de um esclarecimento melhor sobre este assunto. Haja visto que adquiri o ebook EDV tenho seguido a alimentação conforme sugestões com a tabela afixada na porta da minha geladeira, mas conforme este artigo fico meio que perdido ainda mais com sua afirmação do consumo de ovos mexidos com bacon praticamente todos os dia no seu café da manhã e o café turbo.
    Rodrigo, por favor, se pronuncie pois isso gerou duvida em muita gente!

    • Edmar

      Caro Flávio,
      Leia o meu comentário ao post da Isidora.
      Abraço,

  • Assim fica dificil, hora deve, hora não deve….

  • Iran

    Também estou confuso Rodrigo. Assim como todos os outros colegas, aguardo seu pronunciamento sobre a questão do jejem matinal. Como no exemplo do Flávio, 14 horas de jejum mais AEJ não é prejudicial também para o estômago?

  • solange

    Fiquei muito feliz com essas novas informações, já que nunca fui fã de comer logo pela manhã, agora sei que estou certa, obrigada.

  • Andy

    Deixei de seguir pois esta muito confuso já há algum tempo!!!! Vou a um médico! Boa sorte a todos

  • Segui suas orientações por 30 dias, perdi muito pouco, mas tive uma diferença considerável no abdominal. Mas em um único fim de semana de muitas comemorações recuperei o peso perdido. É muito frustrante, demorar um mês para perder e ter de volta em tão pouco tempo. Confesso, que perdi um pouco a motivação. Me dê algumas informações sobre bebidas alcoólicas. É necessário eliminar totalmente?

  • Raphael

    Também noto muita incoerência. Tb comprei o e-book e acho que, principalmente os consumidores das informações pagas, deveriam de um suporte maior.

  • Brena Caroline

    Boom Diaa Rodrigo.
    Estava seguindo a risca seu método mas infelizmente dei uma relaxada no último mês e voltei a ingerir pães e doces como antigamente !! Socorro !! kkkk como é fácil voltar aos velhos hábitos sem percebermos !! Quero minha energia e disposição de volta! Minha mãe que continua seguindo está cada dia mais magra e disposta!
    Quanto a este artigo, vou tentar implementar, como costumo acordar por volta das 9 – 10hs acho q não será tão difícil.
    Abraços

    • Mariana

      Brena, uma dica bem prática, elimine aos pouquinhos, se você para de comer de uma vez o organismo vai gritar, até você comer. Vá aos poucos, substitua os pães de massa branca pelos integrais, depois coma-os 5x por semana, semana seguinte, 4x, e assim por diante até parar de vez durante a semana, pois fim de semana é folga, eu demorei um tempo até conseguir fazer direitinho, a fase de perda de peso é chatinha, mas depois o manter é bem mais fácil.

      abçs

      • Brena Caroline

        Obrigada pela colaboração Mariana, vou tentar fazer dessa forma. Meu caso é meio a parte pois peso 45kg e tenho uma gordura localizada abdominal enorme, n sei se este método do rodrigo é de fato o mais indicado pra mim pois n preciso de perder peso, é só gordura msmo.
        Sou mto indisposta pra atividade física, n consigo ter a disciplina de fazer todos os dias. =/
        Tem mais alguma dica q possa me ajudar?!?
        Bjokas

  • Lais

    Olá Rodrigo, ainda não tive a oportunidade de ter uma dúvida esclarecida nos comentários, mas continuarei tentando.

    Não tenho nenhum problema em quebrar grandes mitos, aprendi isso aqui, mas a hora que mais sinto fome no dia é de manhã, geralmente é a fome que me acorda, quando preciso de jejum por duas horas que sejam, sinto muita dor de cabeça e fraqueza. Não sei se saberia lidar com isso. Mas o que mais me causa estranheza é que os gastros sempre recomendam comer de 3 em 3 horas para evitar gastrite e controlar refluxo. Isso procede?

    • Giu

      Ola, os jejuns são bem vindos em outros horarios também! De manha eh mais facil pq vc vai ficar a noite toda dormindo, isso ajuda, pq ja elimina algumas horas! Eu faço de 24 horas, começo depois do almoço e vou até o outro almoço, faço academia de manhã e não sinto nada! Mas esses jejuns de 24 h são indicados pra quem faz musculação! O blog lowcarb-paleo fala desses jejuns! Da uma olhadinha la!!

      • Lais

        Valeu Giu, vou dar uma olhada sim!

        Sucesso

    • Mariana

      Lais, comece a frase com: conseguirei! se vc está tentando, nunca vai conseguir.

      Eu também não posso ficar sem comer, é horrível, porém faço o que é melhor para mim, cada semana troco de café da manhã para não enjoar. Como toda orientação você tem a livre escolha de seguir ou não. O Rodrigo faz isso, nos atualiza das conversas que rolam fora do nosso alcance e traz pra gente uma nova opção, mas isso não significa que precisemos seguir exatamente a risca tudo que ele fala.

      Ex: no livro ele fala para comermos castanhas nos intervalos das refeições, certo? Em um artigo não muito velho diz que não é bom comer tanto assim. Então o que eu fiz, faz 2 meses que estou seguindo a orientação do livro, e fiz semana passada exames de sangue, não deu alteração nenhuma, isso significa que para mim isso funciona e não faz mal.

      Siga aquilo que sua mente mandar. E acredite ela quer o seu melhor.

      Abçs

      • Lais

        Verdade Mariana, confesso que estou com medo de tentar, por que venho falando das coisas que aprendo aqui pra minha família a meses, e sei que vou enfrentar muitas criticas quando trocar de hábito. Mas preciso fazer isso por mim. Vou experimentar e ver se dá certo.

        Muito Obrigada pela força!

        Sucesso pra nós…
        😉

        • I thgouht finding this would be so arduous but it’s a breeze!

  • Mariana

    UM CONSELHO A TODOS!

    FAÇAM O QUE DA CERTO PARA VOCÊS, CADA ORGANISMO É DE UM JEITO, O QUE É BOM PARA MIM PODE NÃO SER BOM PARA VOCÊ.

    LEIAM O LIVRO E FAÇAM AQUILO QUE SUA CABEÇA MANDAR, ACREDITO QUE É ISSO QUE FUNCIONA. ATIVANDO SUA MENTE COM O COACHING ELE TE DIRÁ O QUE É MELHOR.

    ABÇS

  • IVETE RABELO

    já tem um mes que estou modificando minha alimentação segundo o livro emagrecer de vez. Porem tenho tido difivuldades em diminuir e ou eliminar pães. Há algum tipo de pão menos prejudicial?

  • Giu

    Sei que nao tem nada haver mas…Geosh obrigada por essas informacoes maravilhosas! Fiz o tal repolho, comi e senti minha barriga inchar, o que me deixou triste pois comecei a comer, um dia antes de tirar as medidas semanais e ganhei 4 cm de abdomem, kkkk! Por favor me diga que e normal, e quais outros sintomas que vc sentiu? Ou mesmo que outras pessoas sentiram?

  • Reginald Raffor

    O jejum pode ser uma das armas mais poderosas para a recuperação da saúde: perda de peso, redução da pressão sanguínea, melhora nas respostas à insulina, longevidade, bem como recuperação de uma série de transtorno da saúde. FONTE: Dr William Davis no livro Barriga de Trigo, na pág. 237.
    Ele diz mais:” Está claro que a capacidade para jejuar imita a situação natural de um caçador-coletor, que deve passar dias ou mesmo semanas sem se alimentar, quando surge algum obstáculo natural à disponibilidade de alimentos.
    A capacide de jejuar sem problemas é natural; a incapacidade para aguentar poucas horas antes de sair enlouquecido em busca de calorias é que nao é natural”.

  • Raffo

    Comigo funciona. Parece que meu organismo tolera e agradece.
    Atualmente estou utilizando a metodolgia do NADAMAR. Que seria comer somente no período entre o bom dia brasil e JN .(aproximadamente, dependendo do horário da dormida). Após isso somente saliva ou água. Obs: Os muçulmanos engordam no período do RAMADAN (comem durante a noite)

  • Yasmin

    Olá Rodrigo

    Esclareça me uma coisa:
    leite pode ou não pode ser consumido para quem segue o metódo MR? No quadro de alimentos MR não consta na secção dos lacticinios e tenho visto em alguns comentários também que leite não e permitido para quem segue o método MR.
    Entretanto no livro pag. 186 diz que leite pode ser consumido recomendando se apenas que se evite leite em excesso.

  • Luciana

    na minha experiência, o que vale é a soma dos hábitos do dia todo. Eu fiquei toda minha adolescência sem tomar café da manhã e fui obesa. Depois passei a me alimentar melhor e tomar café da manhã e emagreci 23kg (inclusive comendo 1 mamão papaya inteiro todas as manhãs). Mas obviamente não foi só o fato de tomar café da manhã que me fez emagrecer.
    O que mais sinto diferença é a refeição da noite. Quando me impus a regra de não comer nada depois das 19:00h obtive resultados fantásticos.
    Nessa mistureira toda de “novos estudos científicos” creio que o mais saudável é o mais óbvio e simples: beba MUITA água, ELIMINE tudo o que é industrializado e só coma o que vende no hortifrúti e açougue, e seja feliz 😉

  • guinha

    A verdade é uma só, eles só querem o nosso dinheiro,como ele fala tanto em balelas, ele é a própria balela! Compramos o programa para emagrecer, agora temos que comprar também as receitas! Pensei que tivesse tudo incluído! Pelo menos era essa a promessa!

  • leo

    O açúcar no sangue pode subir depois de beber café – mesmo café preto com zero calorias – graças à cafeína. isso procede?

    • Leo, acredito que seja uma alteração pequena, talvez algo pra se testar no caso de alguém que tenha diabetes e dificuldade pra controlar a glicose, mas pra quem quer emagrecer no geral, existe muita coisa pra remover antes: Carboidratos densos, grãos, farinha, açúcar, etc.

  • leo

    Cacau contém cafeína?

    Ao contrário da opinião popular, cacau é uma fonte pobre de cafeína. A amêndoa de cacau contém algo em torno de vinte vezes menos cafeína do que o café.
    Em fevereiro de 2008, o Dr. Gabriel Cousens descobriu em testes clínicos com pessoas saudáveis que cacau não eleva o nível de açúcar no sangue, como ocorre com as bebidas contendo cafeína. Na verdade Dr. Cousens descobriu que cacau interfere menos nos níveis de açúcar no sangue que qualquer outro alimento.

    • Se não me engano o estimulante do cacau também está presente na erva mate

  • Pati

    Por favor, preciso que tirem uma dúvida cruel hehe… pratico corrida diariamente (hitt), quando posso pratico pela manhã, 1hs/1:30 após levantar e tomar cafe. Ai vem a dúvida: tomava suco com couve, maçã, gengibre e linhaça, vi o post sobre ovos e mudei o rumo… o que realmente quero saber é o que eu devo comer caso realize a corrida logo pela manhã??? obrigada e parabéns pelo site

    • Pati, veja os artigos sobre Juicing. Pode ser sim uma boa opção pra antes da corrida, caso você não se sinta bem comendo o omelete antes, melhor comer depois de orrer =)
      Abraços!