Quais Os Riscos De Eliminar O Glúten?


paes e massasEliminar alimentos por causa do glúten é errado? Eliminar alimentos que contém glúten pode fazer mal para a sua saúde? Alguma deficiência nutricional pode surgir ao eliminar o glúten? Algum alimento com glúten é indispensável? Para responder essas e outras perguntas, eu – Geosh – resolvi escrever esse artigo.

Ao mesmo tempo que está se tornando comum ouvir alguém comentar que removeu o glúten da própria alimentação, também tem se espalhado muitos mitos a respeito.

Esses mitos as vezes vem acompanhado com os mitos sobre açúcar, onde a necessidade de uma pequena quantidade de glicose para o funcionamento cerebral é utilizada de maneira estratégica pra justificar o consumo de uma dieta muito rica em carboidratos e açúcares refinados.

Eliminar Alimentos Por Causa Do Glúten é Errado?

Acho errado se você só eliminar os alimentos, não acho errado se você souber o que está fazendo.

Porém, dizer que algo é certo ou errado sem um embasamento é um absurdo em si.

Pior ainda é utilizar um fato solto pra justificar uma relação indireta. Por exemplo, dizer que você tem que consumir farinha de trigo por causa do ferro ou do ácido fólico. Isso é um embasamento no mínimo ingênuo ou maldoso, mas é extremamente comum nas mídias ¨convencionais¨.

Que você precisa de ferro ou de ácido fólico é fato, mas estes nutrientes, assim como os outros nutrientes presentes na farinha de trigo, por exemplo, não precisam nem de longe vir da farinha de trigo na sua alimentação.

Várias pessoas, assim como eu, já eliminaram a maior parte desses alimentos e sentiram na pele os benefícios. Existe uma série de estudos de qualidade que colaboraram para que eu tomasse essa decisão. Temos vários artigos sobre o glúten aqui no site.

Alguma Deficiência Nutricional Pode Surgir ao se Eliminar o Glúten?

Antes e depois de uma dieta sem glúten
Antes e depois de uma dieta sem glúten

Acredito que a melhor maneira de desmistificar a maioria dos mitos que vi até agora sobre alimentação é desconstruir os alimentos do ponto de vista da necessidade nutricional real de um ser humano e de como os alimentos realmente atuam sobre seu organismo.

Assim fica mais fácil tomar decisões embasadas pelo conhecimento, ao invés de ficar paralisado ou evitar as decisões medo do desconhecido.

Por exemplo, se você consome uma quantidade de farinha de trigo, ao remover o glúten e o substituir por uma outra farinha sem glúten, porém, que não seja fortificada, você corre o risco de desenvolver as deficiências dos nutrientes que você supria com a farinha de trigo.

Portanto, trocar uma farinha por outra não é a melhor escolha, na minha opinião. Aliás, acredito que consumir farinhas refinadas de alta glicemia no geral é uma PÉSSIMA idéia tanto para a saúde quanto para o emagrecimento.

Por outro lado, se você substitui a farinha de trigo por uma série de carboidratos inteligentes, mais propícios a manter seus hormônios sob controle e de quebra turbinar o seu emagrecimento. No geral, estes alimentos são bem mais ricos em vitaminas e minerais.

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
 

Algum Alimento Com Glúten é Indispensável?

gluten2Não. Não existe nenhum nutriente nos alimentos com glúten que você não possa conseguir de outras fontes.

Por exemplo, os principais micronutrientes na farinha de trigo são o ferro, o ácido fólico/vitaminas do complexo B, fósforo, manganês e selênio. É possível suprir todas essas necessidades com outros alimentos. Na dúvida você pode sempre consultar um nutricionista a respeito da sua decisão.

Aqui no site sempre sugerimos consultar um nutricionista antes de qualquer mudança na sua alimentação.

Um abraço,

Geosh.

  • Marcela

    Bom dia Geosh! Assim como várias dietas da moda essa de retirar o glúten é mais uma, como você disse tem que saber o que está fazendo.

    Estou começando o método emagrecer de vez experimentando os 10 dias grátis e depois disso faço questão de adquirir o livro.

    Hoje recebi minha aula 4, que fala das opções de lanches e montei um cardapio, porém gostaria de uma opinião de quem realmente conhece das coisas como você e o Rodrigo, enfim, aí vai o cardapio:

    Café da Manhã:
    Ovo
    Leite desnatado com café

    Lanche da manhã:
    Maçã
    Mix de oleaginosas

    Almoço:
    Chips de legumes
    Frango

    Pos treino:
    Queijo cottage

    Lanche da tarde:
    Vitamina de abacate

    Ceia:
    Iogurte natural

    • Marcela, Te respondi pelos comentários do Facebook =)

  • Simone

    Olá Geosh, o assunto veio a calhar com minhas dúvidas, andei pesquisando receitas low carb e ví que as pessoas usam farinha de linhaça, farelo de trigo, farinha de coco, açucar de coco, farinha de amendoas.. Quais destas posso usar sem me preocupar?

    • Simone, acho a farinha de coco e a de amêndoa as melhores alternativas. Abraços!

  • Ricardo

    Geosh,

    Mandei um email pro Rodrigo mas acho que pode ser com voce, tambem.

    Trata-se de uma negocio na area paleo que desejo montar.

    Vou aguardar vc me responder para entrar em detalhes.

    Fico aguardando

  • Ricardo

    Geosh/Rodrigo

    Voces saberiam me dar uma informação precisa sobre a abobrinha paulista? Tenho consumido bastante por duas razoes: é mais barata e mais gostosa do que a abobrinha italiana. Acontece que coincidentemente nessas ultimas semanas percebi pouquissima redução no adipômetro entao tentei pesquisar especificamente sobre esta especie mas nao consegui concluir nada, em alguns sites diz que o indice glicêmico dela é de moderado pra alto e a quantidade de carbs é +/- a metade da batata doce. Eu como uma quantidade consideravel diariamente, nunca pesei, mas como ate ficar bem satisfeito, será que a abobrinha paulista está elevando minha glicose?

    • Ricardo, no geral as abóboras tem uma quantidade bem pequena de carboidratos, excetuando a moranga e etc. Se você percebeu um impacto negativo no emagrecimento, pode ser uma boa fazer um teste e substituir por outro alimento.

  • altair

    Qual melhor açucar mascavo ou uniao natural ou uniao organico por favor me tire esse duvida pois nao consigo usar o açucar branco o tradicional obrigado

    • Altair, na minha opinião, se você quer emagrecer, a melhor alternativa é não utilizar açúcar nenhum. Abraços!

      • Peço que me oriente se estiver errada, mas me foi indicado adoçante com “sucralose” e gostei muito porque não é amargo, não tem diferença do gosto do açúcar e é derivado da cana de açúcar.
        Aguardo sua resposta 🙂

        • Beth, a sucralose tem um pequeno detalhe, uma parte da sucralose que consumimos não é eliminada, a despeito do que dizem(que nosso corpo não a absorve, etc) Acredito que já cobrimos ela aqui, basta dar uma busca por sucralose no pesquisar ali da direita, no topo. Abraços!

  • Creuza Silva Schubert Ferreira

    Rodrigo, não consegui entrar no livro eletrônico emagrecer de vez.
    Como faço pra conseguir entra na pagina que tenho interesse exemplo: pagina 178.
    Já tentei varias vezes sem êxito. ja tenho senha, mas quando entro vem o mesmo video. Estou anciosa pra acessar o livro e entrar de cabeça nas paginas deste bendito livro.
    Desde ja estamos gratos pela sua atençao. Creuza

    • Creusa, Verifique no seu email o email do hotmart com as instruções de acesso. É no hotmart.com.br que você efetua o download do arquivo do seu livro.
      Ele abre no Adobe Reader.
      Abraços!

  • Paula

    Estou muito interessada em fazer a reeducação do EDV, mas sou vegetariana a mais de 20 anos …. tem alguma orientação a esse respeito? tirar o carbo pra mim sobra alguma coisa?

  • naiara

    Olá bom dia!

    Rodrigo estou muito chateada, pois estou tentando perder peso e não consigo, tento seguir suas dicas, porem é um pouco complicado para já que trabalho em uma doceria e em casa tenho uma mini fabrica de chocolate, e nesta preciso estar fazendo novos sabores de bombons e experimentando, o que não me ajuda no emagrecimento, percebi que sou uma “viciada” em chocolate pois não consigo passar um dia sem comer. Por favor preciso muito de um conselho seu, meu medico disse que preciso perder pelo menos 13 k, e ao inves de perder estou ganhando. Me ajude por favor.

  • Marina

    Bom dia,

    Desde minha gravidez, há 6 anos atrás, venho brigando com meu peso. Hoje, posso dizer que desisti das dietas, e investir em uma alimentação saudável e atividade física, e estou conseguindo voltar a minha antiga forma.
    Graças a essa nova forma de se alimentar, os hábitos alimentares da família mudaram também, porém, me preocupa a minha filha.
    Vendo que o eu como, ela quer comer também, e eu não sei se ela seguir essa alimentação vai ser ideal para o desenvolvimento dela.
    Exemplo de alguns alimentos que ela quer comer:
    Pão integral, Iogurte desnatado, granola, barrinhas de fruta…posso deixar ela comer sem medo?

  • Ronald

    Boa noite . Gosto do site emagrecer de vez e admiro o trabalho de vcs, tenho uma dúvida sobre as farinhas famosas por abaixar a glicemia por exemplo a de maracujá é banana verde, pelos seus conhecimentos tem alguma contra indicação ? E o farelo de trigo é um bom alimento ? obrigado .

  • ola gostaria de ter um cardápio de café da manhã e almoço mais preciso. nossa é uma mudança radical pra mim.
    uma pergunta não posso comer arroz no almoço?

  • Olá, comer 3 colher de sopa de arroz e 3 de feião no almoço e no jantar engorda.

  • Raquel

    Gostaria de saber mais sobre o leite, pois tenho dificuldade de tirar da dieta,enfim se posso tomar ao menos um copo por dia com cacau e adoçante?
    Raquel.

  • sandra tomaz

    Ola, Geosh e Rodrigo gostaria de passar para vocês que eu estou conseguindo emagrecer já são 2 meses e 10 kilos a menos só com o emagrecer de vez, estou divulgando para meus amigos e familiares que querem saber o que eu estou fazendo.
    A minha duvida é se ha mais alguma dica para continuar emagrecendo de 800 gramas a 1 kilo por semana.

  • Fiz o teste! Realmente é possível eliminar a gordura!

  • ANGÉLICA

    adorei esta matéria , estava procurando uma farinha que eu pudesse usar com o substituto do trigo e já consegui , vou provar as farinhas de amêndoas e a de coco, , estou muito , muito muito felizzzzzzzzzzzzz, 1 mês e 6 kilos a menos, estava estagnada em um peso por mais de 10 anos , mas agora consegui resolver o maior enigma da minha vida alimentar, sempre detestei o arroz, macarrão,pão, nem sabia porque, mas o meu organismo não suporta nem sequer uma colher de sopa destes alimentos, foi só retira-los de vez que tudo começou a mudar, e sempre amei as verduras , legumes e tudo mais , só não comia com tanta regularidade a, agora tudo certo, muito obrigado de todo o meu coração bjs,, e vamo que vamo, .