• ossosRealmente é difícil…

    As coisas estão TÃO erradas que até mesmo o alimento mais comum e largamente recomendado pela pirâmide alimentar é um dos grandes responsáveis da grande epidemia de obesidade e diabetes que o mundo está vivendo.

    Você pode abrir os olhos quanto quiser e tentar resistir o quanto puder, porém, os fatos estão aí e não deixam muitas dúvidas.

    Afinal, de que alimento estou falando?

    Do nosso conhecido, TRIGO.

    Quando digo trigo, me refiro à todos os seus derivados, como: farinhas, pães, massas, biscoitos, etc, etc.

    Trigo está em praticamente todos os lugares! Trigo, em si, poderia ser assunto de vários artigos completos, já que ele é vilão de muitos problemas que você talvez nem imagine, porém, aqui quero focar exclusivamente na relação entre este alimento e nossa tão importante saúde óssea.

    Agora, antes de você levantar da cadeira e gritar aos ventos que trigo e seus derivados são alimentos essenciais para o ser humano, a resposta é simples: Eles não são essenciais. Alias, pelo contrário, todos tenderiam a viver muito melhor sem ele (1).

    Seguimos…

    O Corpo Em Equilíbrio Perfeito

    Você já ouvir falar no equilíbrio ácido e alcalino do corpo? Sem mistérios, é o seguinte:

    O famoso pH é o que mede a acidez do corpo. Quanto menor o pH, mais ácido e quanto maior, mais alcalino.

    O corpo, para funcionar corretamente, precisa manter o valor deste pH constante em 7.4.

    Qualquer variação neste número, por menor que seja, pode causar facilmente a morte, uma vez que isso irá ter um impacto brutal e direto no funcionamento das enzimas do organismo.

    Agora, os alimentos que comemos no nosso dia-a-dia podem ser ácidos ou alcalinos e, portanto, impactar neste sensível equilíbrio do corpo. Isso nos leva ao ponto abaixo:

    A Nossa Alimentação e o Desequilíbrio

    Lembre-se, o corpo precisa manter esse equilíbrio perfeito de acidez no organismo, logo, qualquer tentativa de alteração desse equilíbrio, através da alimentação ou não, terá de ser tratada pelo corpo.

    Por exemplo, se comermos um alimento que seja ácido, o corpo terá que contrabalançar ele com algo que seja o oposto, ou seja, alcalino, de forma a manter o equilíbrio constante. Entendido? :)

    Agora veja, nós passamos mais ou menos 18 anos das nossas vidas construindo nossos ossos e o resto dos anos, “gastando-os”. Este é um processo controlado pelo pH. Um pH ácido faz com que se retire carbonato de cálcio e fosfato de cálcio dos ossos para manter o pH do corpo estável em 7.4.

    Como assim? Seguinte, os ossos são fontes grande de substâncias alcalinas, usadas pelo corpo para estes momentos quando se é necessário contrabalançar a acidez do organismo. Logo, quando você colocar seu corpo em um estado mais ácido do que deveria, através da alimentação, o corpo irá precisar liberar cálcio dos ossos para poder manter o equilíbrio. Um estado ácido também provoca um aumento na rapidez em que o cálcio é retirado dos ossos (1).

    Alimentos Ácidos e Alcalinos

    Carnes, tipicamente, são alimentos ácidos. Porém, estudos mostram que esta acidez inerente da carne é contrabalançada automaticamente por componentes fortificantes que também estão presentes nestes alimentos (como o hormônio IGF-1) (1).

    Sobre os vegetais, diferente de outros alimentos provindo de plantas, os grãos geram subprodutos ácidos. Devido ao fato de que o trigo é, de longe, o grão mais comum na nossa alimentação, ele contribui substancialmente para um teor ácido do corpo.

    Em contra partida, legumes, folhas e frutas são tipicamente alcalinos, ou seja, servem para contrabalançar qualquer estímulo ácido no corpo.

    Agora, vamos lá… veja que interessante: O trigo está entre as fontes mais potentes de ácido sulfúrico, tendo mais deste ácido por grama do que qualquer carne, por exemplo (2). Obviamente que a quantidade absoluta de ácido sulfúrico é muito pequena e por isso não nos queimamos ao encostar nele. Porém, lembre-se, o equilíbrio ácido do corpo é muito sensível e isso é afetado facilmente. O trigo é um alimento ácido!

    O que nós queremos é manter o nosso cálcio nos ossos e não liberá-los, certo? Com a idade, em algum ponto, todos nós seres humanos desenvolveremos osteoporose. Isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde, mais vai acontecer.

    Com o enfraquecimento dos ossos, temos todos os famigerados problemas que você já conhece, inclusive a facilidade de se ocorrerem fraturas.

    Como queremos viver por bastante tempo, é bom que nossos ossos sejam tão fortes quanto possíveis para garantirmos uma velhice mais forte e tranquila, logo, nós queremos evitar ao máximo liberar cálcio a toa!

    Porém, é isso que acaba acontecendo quando nossa dieta alimentar é abundante em trigo e seus derivados! Preste atenção no seu dia-a-dia e veja quanto de trigo e derivados você consome. Como disse no início, até a pirâmide alimentar do governo recomenda (de forma irresponsável) que se consuma grãos integrais em abundância.

    Agora, não se engane, trigo refinado, integral, farinha branca, preta, verde, amarela, roxa ou vermelha não importa, tudo é TRIGO!

    Um estudo da Universidade de Toronto examinou o efeito do aumento no consumo de glúten do pão nos níveis de cálcio perdido na urina e observou que isso causou um aumento de incríveis 63% na perda de cálcio na urina. Legal? Não!! Mais um vez, você quer evitar a perda de cálcio! (3)

    Nota: Gluten está presente em qualquer alimento derivado do trigo.

    Moral Da História

    Pode escrever, vai chegar um tempo onde as pessoas irão eliminar o trigo e seus derivados completamente das suas dietas alimentares ou pelo menos reduzir drasticamente seu consumo (como eu fiz e muita gente está fazendo).

    É simplesmente impossível se continuar ignorando os fatos e evidências por muito tempo. Você pode esperar esse tempo chegar ou começar agora a viver melhor e por mais tempo.

    É por tudo isso também que sugiro fortemente que se remova o trigo e derivados no Método Revolução (MR) do livro eletrônico oficial aqui do site. Os resultados são simplesmente incríveis e, na boa, tudo é questão de adaptação! Se você ainda não conhece esse material, clique AQUI. Todo santo dia as pessoas mandam seus resultados positivos e impressionantes pra mim e também postam na comunidade do facebook. Dê uma olhadinha lá.

    Um ótima referência sobre esse assunto do trigo, super recomendada por mim, é o livro The Wheat Belly do Dr. William Davis. O livro já foi lançado também em português e tem o nome de: Barriga De Trigo.

    Para muitas pessoas, eliminar o trigo parece um sacrilégio, mas não é tanto assim. Na realidade, o trigo que comemos hoje não tem nada a ver com o trigo natural que a natureza criou.

    O trigo que comemos hoje é mutante (geneticamente modificado) e isso é o que causa estes problemas todos. O trigo que comemos hoje em todos os lugares, nem mesmo sobreviveria sozinho na natureza. Ele precisa de cuidados humanos pra continuar vivo. O trigo de hoje tem 42 cromossomos e bem mais glúten do que o eincorn que é o trigo original de 12 cromossomos. Enfim, ainda chamamos de trigo mas é uma “criatura” totalmente diferente.

    Se formos pensar, todos os problemas de saúde relacionados à alimentação que estamos enfrentando hoje existem justamente por que consumimos algum alimento que NÃO é natural, ou seja, algum frankenstein que criamos com toda a nossa moderna tecnologia.

    Cuide dos seus ossos, tenha uma vida saudável e longa, com qualidade! Começe hoje mesmo a eliminar os obstáculos que dificultam essa missão!

    Um grande abraço pra ti,

    Assinatura_pequena-menor

     

     

    Referências principais:

    1- The Wheat Belly, William David, MD.

    2- Jenkins DJ, Kendall CW Vidgen E et al. Effect of high vegetable protein diets on urinary calcium loss in middle-aged men and women. Eur J Clin Nutr 2003 Feb;57(2):376-82

    3- Massey LK. Dietary animal and plant protein and human bone health: a whole foods approach. J Nutr 133:862S-5S

    Related Posts with Thumbnails

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    67 Responses to Quer Ossos Fortes? Evite Trigo E Derivados

    1. Nerli disse:

      Bom dia Rodrigo! Muito interessante este artigo, já venho à algum tempo eliminando o trigo e realmente os benefícios são muitos. A minha filha recentemente descobriu que é celíaca, aproveitei o momento para dar um apoio pra ela e com certeza vejo grandes resultados pra todos na família. No inicio tivemos um pouco de dificuldade pra achar os alimentos que substituem, mas agora percebemos que o mercado já oferece várias opções. Gente vale a pena, não é difícil e a sensação de bem estar é muito grande, abraços.

      • Consuelo disse:

        Nerli, recomendo que vc compre e leia o livro Barriga de Trigo, que já tem em português pois trás muita informação interessante sobre alimentos chamados de “sem gluten” e direcionados aos celíacos. É uma super leitura!!!

      • Geosh disse:

        Parabéns pela mudança e pelo apoio a sua filha, Nerli =)

    2. Daniella Almeida disse:

      Excelente texto Rodrigo!
      Parabéns!
      E novamente muito obrigada por nos dar acesso a informações tão importantes, diferente do que temos normalmente por aí…

    3. Priscila disse:

      Por favor, ajudem. Convenci minha família a fazer uma semana de experiência e estou torcendo para eles verem os resultados positivos e adotarem o estilo de vida, e ñ a ‘dieta’.

      Enfim, meu pai acordou com o pé doendo (q sempre acontece quando ele come muito churrasco). Dá última vez q isso aconteceu, ele fez exame com dor no pé e o níve3l de ácido úrico deu até baixo! Ele vai tentar consumir mais carnes brancas… E minha mãe, q já tem dor nos rins as vezes (por beber pouca [agua), mas estava controlando, hj acordou com bastante dor. Eles estão comendo principalmente mussarela e alguns pães low carb. O que me indicam? por favor, me ajudem. Obrigada!

      PS.: já li bastante do blog, mas gostaria de saber oq me falam…

      • Consuelo disse:

        Não sei a posição do Rodrigo ou do Geosh mas em questões de saúde eu acho sempre bom ouvir a opinião de um médico. Acho que você pode encontrar alguma informação no blog do Dr. Souto, que é médico urologista e segue a filosofia alimentar e é um parceiro do emagrecer de vez.

        • Priscila Amaral disse:

          Perguntei a ele tbm. Bom, meu pai vai tentar comer mais carne branca, como a gente geralmente comia (não é pq é livre q precisa de churrasco todo dia) e minha mãe saiu pra comprar pão… mas ai eu liguei e disse q ñ era o pão q ia resolver o problema dela, era a água. Q é só ela bere água. Aí ela disse q vai beber mais água. E vamos ver né? Se até o fim dessa semana os resultados forem bons, talvez eles se cuidem melhor com menos sacrificios (posso até ñ acertar a mão em um pão low carb, mas tenho feito sobremesas DIVINAS!) Msm assim, obrigada pela atenção e dica!

        • Geosh disse:

          Exatamente, Consuelo =)

      • Geosh disse:

        Priscila, é importante que essa mudança seja gradual pra vocês irem se ajustando e vendo o que causa incômodo. Também é importante que uma boa quantidade de legumes e verduras esteja envolvida, gorduras boas de origem vegetal também, etc. Também é importante consultar um médico a respeito de condições de saúde pré-existentes. Abraços!

    4. sofia disse:

      em primeiro lugar quero lhe parabenizar pr esse grande coracao e lhe agradecer por xtar a me ajudar eu xtou disposta a lutar e vencer e tenho certeza que contigo irei conseguir isso.obrigada rodrigo de coracao

    5. Rodrigo, eu sou fisioterapeuta e sempre atuei em terapia intensiva. O que mais se vê nestes setores, são pessoas que chegaram a um estado de saúde precário por pura falta de prevenção, talvez por desconhecimento mesmo do que poderia ser evitado durante uma vida inteira. Realmente as pessoas deveriam conhecer mais sobre o que comem e como comem. Muito pior do que engordar, são os colaterais que acompanham no mesmo pacote com perda de saúde e qualidade de vida, e nem é preciso dizer as altas cifras gastas com os tratamentos na maioria dos casos “paliativos”.

      Parabéns pela iniciativa de divulgar assuntos tão importantes.

    6. Fernanda disse:

      Rodrigo, está claro os malefícios que o trigo traz um à saúde, mas é quanto as outras farinhas, como a farinha de arroz, fécula de batata e mandioca que não possuem o gluten, elas são indicadas para substituir o trigo ou também se deve evitar na alimentação?

      • Tatiana Rohricht disse:

        No livro barriga de trigo ele diz pra evitar essas farinhas tb, apesar de nao possuem gluten, possuem alto indice glicemico e causam todos os outros problemas que sempre se fala por aqui: obesidade, diabetes, resistencia a insulina, sindrome metabolica…

        • Tatiana Rohricht disse:

          la em casa eu só consumo a farinha de linhaca dourada, farinha de amendoa/amendoim/castanha (que eu mesma faço em casa) ou farinha de coco, que tb é super facil de facil e bem mais barato que comprar pronta :)

      • Geosh disse:

        Depende do seu objetivo, Fernanda. Se é emagrecer e manter sua saúde, é bom evitar sim.
        Abraços!

    7. Nerli disse:

      Obrigada pela indicação Consuelo, com certeza vou comprar o livro

    8. oi Consuelo,queria saber como faço para entrar no fórum,não consigo mais,meu computador estragou e comprei outro peri todas as coisas q tinha nele inclusive o livro,ai fiquei meia perdida,e queria poder contar com o fórum,obrigada

    9. elisabete disse:

      Olá,Rodrigo.Estou lendo,assistindo vídeos e lendo seus e-mails.Compartilho,indico para todos amigos.Pois confio.Continue ajudando pessoas a terem vida saudável.Até o próximo estudo.

    10. gente será q moedinha de queijo pode???

    11. Ilca disse:

      O livro Barriga de Trigo já foi lançado no Brasil. Inclusive já comprei, li e recomendo!!

    12. Circe Susanna disse:

      Obrigada pelas informações Rodrigo eu tenho sofrido muitos problemas de saúde e descobri recentemente que é por causa do glutén.Estou tentando me livrar dele mas como é dificil! Está em todo lugar.Mas vou ficar atenta pois vale a pena o esforço.
      Abraço!

    13. Alexandre vilas boas disse:

      Ola,tenho uma duvida
      Quando retiramos os carboidratos entramos em um quadro de cetoze e ou ceto ACIDOZE entao levando em conta este artigo isso tambem seria ruim para os ossos? Ou nao?

    14. Eduardo disse:

      Eu não cortei o trigo!

      Porém, reduzi 70 – 80%.

      Perdi 8Kg em 30 dias com Paleo-Low Carb PARCIAL, SEM exercícios por enquanto.

    15. Taiane disse:

      Olá Rodrigo e Geosh, que saudade de ler esse artigos. Obrigada por todos os artigos e post de incentivos no face. Só me incentiva a continuar. Um abraço!

    16. Guilherme disse:

      Rodrigo/Geosh,

      Qual a quantidade de glicose no organismo que precisa para ter o pico de insulina no corpo?

      Por exemplo, comer 100g de batata doce ou 1 colher de arroz integral já irá causar pico de insulina?

      Ou até mesmo como um amigo meu pediu, se eu comer 1 bala ou tomar um café com 1 colher de açúcar terei pico de insulina.

      Obrigado.

      • Geosh disse:

        Muito provavelmente, Gui. Depende claro da alimentação no geral e de como o corpo reage especificamente, mas no geral carboidratos de alto GI dão picos mesmo em pequenas quantidades.

    17. Nair Farias disse:

      Olá boa tarde,
      comprei o livro hoje e estou no aguardo da liberação.
      Já tentei milhares de dietas, tratamentos enfim (muito cansada).
      Estou super animada com tantas possibilidades aqui no Emagrecer de vez.
      Mudando de vida!

    18. ilze disse:

      EXELENTE RODRIGO;OBRIGADA POR NOS DAR INFORMAÇÕES QUE POUCO TEMOS É DE GRANDE VALIA, VALE A PENA E AFINAL É NOSSA SAÚDE,ESPERO CONTINUAR RECEBENDO SEUS EMAIS.
      ABRAÇOS . ILZE

    19. Rafaela disse:

      Caros, acompanho o site sempre, e todo dia tem algo de novo que eu encontro, que me ajuda, e me preocupa. E venho seguindo algumas dicas (amei o kefir). Mas tem uma dúvida, que vem me corroendo, o Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca, que são usados na tapioca ou pão de queijo podem ser considerados ou não como amido???
      Deveríamos evitá-los também??

      • Geosh disse:

        Rafaela, eles devem ser mais saudáveis do que os alimentos feitos de trigo, mas acredito que o impacto sobre o emagrecimento seja sim negativo. Moderação pode ser uma boa, mas vale o teste! Abraços

    20. Gabriela disse:

      Olá! Estou começando a dieta e invisto em leite pelo cálcio… Mas tenho dado preferência ao iogurte natural. Minha dúvida é, se o caseiro (feito através do leite morno misturado com um pote de iogurte natural em repouso por 12 horas para fermentar) tem o mesmo tanto de carboidratos do leite… E se o cream cheese feito desse iogurte (põe para coar por 24 horas) tem também esse mesmo tanto de carbo. Ou seja, muuuuito mais do que um cream cheese comprado. Estou controlando os carb e o leite e acho q isso pode estar fazendo diferença. Obrigada e parabéns pelo site!

    21. dave disse:

      qual uma alternativa ao trigo?
      aveia?centeio?
      nao sei o que comer no cafe da manha para me satisfazer, e algo que seja rapido pois nao tenho muito tempo!

      aguardo resposta

      • Geosh disse:

        No geral todas essas tem glúten, dave! A aveia tem 3 espécies primárias, só uma tem gluten. O difícil é descobrir quais sao as outras duas. a melhor opção são ovos mexidos ou omelete!

        • dave disse:

          quais os principais problemas do gluten?
          mas ovos mexidos ou omolete não tem carboidrato, qual a melhor fonte de carboidrato para o pequeno almoço? é a aveia sem gluten?

    22. Milene Fernandes disse:

      Rodrigo,
      Agradeço a Deus por ter me permitido ter acesso aos conteúdos do seu site! Estou há um ano sem comer trigo. É impressionante como sou outra pessoa! perdi 12Kg, durmo melhor, não tenho mais TPM, meu ganho de massa magra melhorou bastante, perdi toda a gordura abdominal.
      Fico com vontade de espalhar para o mundo o meu novo modo de vida, digo modo de vida porque não considero dieta algo que quero praticar para sempre. Melhor ainda poder comer à vontade alimentos que gosto sem culpa e sem ficar dosando. Como ovos todos os dias, amêndoa, castanha do pará. Meu marido é médico e solicitou exames laboratoriais pra mim uns seis meses após a minha mudança alimentar. Incrível, estou em plena forma como nunca estive , mesmo malhando sempre!!!

    23. dave disse:

      uma duvida, pao de 100% centeio é bom?
      qual uma boa alternativa ao pao para o lanche ou cafe da manha?
      eu custumo de comer muesli, é bom?

    24. Millena Brandão disse:

      Muito bom esse artigo!! Rodrigo gostaria de saber sua opinião sobre comer 10g de chocolate amargo todos os dias?? e se o fígado(de boi ou de frando) faz mal para saúde??

    25. marcio disse:

      olá geosh, gostaria de saber se posso tomar leite liquido de caixa todos os dias! obrigado querido, esse site é d+.

    26. Danielly disse:

      Geosh e Rodrigo,
      Tenho uma dúvida, no livro no metodo MR, vocês falam sobre o arroz e o milho, pra gente que quer focar o MR, o milho ta fora? Porque aquino Nordeste temos o cucuz, feito da farinha do milho.
      Obrigado
      Bjo
      Dany

    27. Ana disse:

      Excelente! Simples e direto ao ponto. OBG

    28. Joanita disse:

      Rodrigo!
      Conheci seu site domingo passado, e, passo a passo estou colhendo todas as informações diponíveis. Confesso que já sabia os malefícos dos derivados do trigo, porém pensava que pelo menos os integrais estavam liberados; realmente tudo o que você diz tem fundamento e vc mostra por A+B o por quê de cada coisa.
      Já iniciei o processo dos dez dias, porém confesso que tenho muita, mas muita dificuldade em me adaptar com esta nova proposta.
      Vejo reinteradas vezes vc mencionar que não está propondo dieta, entretanto ao analisar bem, vejo que o carboidrato denso (derivados do trigo), como vc menciona, são quase que proibidos, incluindo também o açúcar,e, entendo que onde há restrição, haverá uma dieta a ser seguida. Está aí toda minha dificuldade, pois sei que no inicio conseguirei evitar, contudo, não por muito tempo.
      Sei que vez ou outra posso comer certas coisas, mas saberei que isso me fará retornar ao efeito sanfona.
      Também encontro dificuldades em saber o que comer, pois fico praticamente o dia todo fora e estava acostumada a levar sanduiche natural, e frutas, (que não seria recomendável pra emagrecimento devido a frutose)o que tb, conforme suas instruções, não seria a opção mais correta.
      Já coloquei em meu cardápio amêndoas e tudo mais que vc recomenda (nos lanches, que seria mais meu caso), mas sei que todo dia, irei enjoar fácil.
      Por favor me ajude, estou farta do efeito vai e volta dos kilos a mais, QUERO EMAGRECER DE VEZ.
      PS: não sei se há alguma opção de cardápio que vc tenha passado, ou pelo uma lista de alimentos recomendados, pois já me ajudaria.
      Quero agradecer por vc ter esta iniciativa, espero que não receba minhas indagações e ressalvas como críticas.
      Tentarei seguir seus conselhos e chegar no meu objetivo..

    29. dava disse:

      o que acha dos cereais milho integral? eu vi no supermercado o rotulo e tinha mais fibra que a aveia. sera que é uma boa opçao? pois o milho nao tem gluten

    30. flavia disse:

      olha gostaria muito de fazer só que eu tenho medo pq tenho uma doença auto imune lúpus eritematoso sistemico e perco muita proteina na urina por isso tenho muito medo gostaria de saber se tem algum problema eu fazer .

    31. Fabio disse:

      Rodrigo, quer dizer que macarrão nunca mais? Ou tem macarrão que é feito sem trigo?
      Valeu.

      • Valéria disse:

        Ola…
        Eu comprei macarrão sem glúten no celeiro paguei R$ 6,80… no celeiro há várias opções de alimentos sem glúten…

    32. Gostei muito do artigo. Também fiquei curioso em ler o livro “Barriga de trigo”. De início, não estava compreendendo bem as informações, mas só depois de entender que esse atual “trigo” não é esse trigo é que “caiu a ficha”.

    33. Juliano Correa disse:

      Existe alguma relação entre o consumo de leite e a falta de saúde óssea e de cálcio no organismo? Eu pergunto isso porque o Dr. Lair Ribeiro condena fortemente o uso do leite para adultos e também fala que o leite causa problemas para os ossos (truco!) e falta de cálcio etc e um dos fatores pra isso seria a acidez do mesmo.

    34. […] Quer Ossos Fortes? Evite Trigo e Derivados […]

    35. ROSANGELA disse:

      Parabéns pela materia !
      Eu acompanho o site noticias naturais e li a reportagem do Dr Willian Davis e comprei o livro Barriga de Trigo……….em apenas alguns dias sem o trigo minha glicemia (diabetes) voltou ao normal e não preciso mais tomar remedios !!!!

    36. Andre gonzaga disse:

      E o trigo em grao faz mau tambem?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>