Qual Alimentação Te Dá Menos Fome e Mais Energia?

everestUm problema sério de uma alimentação com muitos carboidratos que é tão comum hoje em dia, além da fome desregrada e em excesso, é uma diminuição nos níveis de energia, você fica mais sonolento, preguiçoso e indisposto.

Aqui é o Geosh. Estou passando um período fora do Brasil, passeando. Como no brasil eu me atenho aos meus hábitos alimentares saudáveis o ano praticamente todo, eu acabo me esquecendo um pouco da realidade: Carboidratos, e mais carboidratos, e mais carboidratos!

Parece que tudo conspira pra que você se alimentar assim em todos os lugares. Basta um período maior que 3 dias comendo assim que você já começa a sentir os malefícios desta alimentação: Retenção de líquidos, indisposição, mau humor, queda na imunidade, etc.

É estranho poder viver sem nenhum desses malefícios. Se alimentando corretamente por tempo o bastante que você acaba se esquecendo que essa é a realidade da maioria das pessoas. Fico feliz que não seja assim pra quem se cuida na linha que seguimos aqui no site =)

O artigo de hoje é sobre um estudo simples, mas muito esclarecedor. Ele mostra exatamente por que nós sentimos essa indisposição algumas horas depois de se alimentar com a alimentação do dia a dia e não nos sentimos assim numa alimentação correta. Quem já tomou a decisão sabe disso na prática, mas é melhor poder ver isso evidenciado de maneira científica.

Os Efeitos da Alimentação Nos Níveis de Energia:

Esse estudo foi feito para verificar a disponibilidade energética após as refeições. Foi utilizado como base uma alimentação pobre em gorduras e rica em carboidratos(60%), uma alimentação muito pobre em carboidratos(10%) e uma alimentação com carboidratos de menor glicemia(40%).

O objetivo inicial do estudo era ver qual alimentação era a melhor pra se manter o peso depois de emagrecer, mas como os dados foram coletados de 30 em 30 minutos durante as 5 horas após a refeição, ficou ótimo pra ver como cada alimentação impacta os níveis de energia:

 

energiaA linha mais clara é a alimentação mais baixa em carboidratos e rica em gorduras, a mais escura é a mais rica em carboidratos e pobre em gorduras e a pontilhada é média em gorduras e média em carboidratos, com carboidratos de baixa glicemia apenas.

Na figura A Você pode ver o aumento de açúcar no sangue claramente, e depois a queda brusca durante as 3 primeiras horas.

Na figura B e C você pode ver as duas outras fontes de energia do corpo: Ácidos graxos livres e corpos cetônicos: Repare como elas ficam bem abaixo das outras duas numa alimentação de muito carboidrato.

Na figura D você pode ver o pico de insulina do tamanho do monte everest, haha! Quem acompanha o emagrecer de vez sabe que a insulina é chave para o emagrecimento. Assim como os níveis mais altos de glucagon, na figura E.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
É interessante também os níveis de fome na figura F, onde não foi encontrado uma diferença significativa. Provavelmente por ter sido baseado em fome homeostática e não em fome hedônica(que seria aquela que te faz comer mais brigadeiro do que alface). Também não foi medido a quantidade de alimentos que essas pessoas comeriam pra ¨matar” essa fome.

O mais revelador pra mim foi ver os níveis de ácidos graxos e de corpos cetônicos mais elevados.

Enquanto numa alimentação errada você pode contar quase que só com a glicose, ou seja, apenas uma fonte de energia, numa alimentação mais correta você tem 3 fontes de energia funcionando de maneira eficiente:

Aparentemente essa é a diferença que faz a diferença de fato nos níveis de energia, e não obrigatoriamente a hipoglicemia que se esperava na alimentação alta em carboidratos. Pode ser  também que o corpo sinalize como fome a queda relativa na glicemia.

O estudo conclui que o que foi encontrado não vai de acordo com o que é recomendado por várias organizações como maneira eficaz de se manter o peso perdido.

Mas não se preocupe, daqui a pouco essas organizações vão dizer que nunca recomendaram uma alimentação assim 😉

Geosh.

  • Leonardo

    Geosh e Rodrigo,

    Cadê os Artigos? Clico na aba de artigos e eles não estão mais lá….

    • Leonardo, falei com o Rodrigo pra olhar já. Um abraço!

      • Leonardo

        Obrigado Geosh.
        Eu recomendei o site de vocês para uma amiga, falei para ela ler os artigos… fiquei preocupado dela ficar frustrada em não encontrar os artigos.

  • Grei

    Oi, gostaria de saber quais alimentos ingerir pra não gerar o pico de insulina e ter mais saciedade e energia mesmo quando o corpo está em gastando calorias com variadas atividades.

    • Legumes, verduras, gorduras boas, proteinas e carboidratos complexos de baixa glicemia, Grei!

      • Rosely Ruchdeschel

        Eiiiii, tapioca entra nestes alimentos????? Adoro. Pelo menos uma vez por semana faço!!!!!!

  • Creuza

    Gostaria de saber qual adoçante q posso utilizar no dia a dia?

    • Pedro Ivan

      Oi Creuza, tudo bem? Sei que voce esta esperando a resposta do Geosh, mas mim permita deixar a minha opiniao. Ate onde eu sei nenhum adoçante e confiavel todos fazem algum mal a saude, sei que alguns danificam a nossa flora intestinal, fazendo com que nos ficarmos mais propenso ao ganho de gordura

    • Creuza,

      Pesquise mais sobre Stévia. Abraço.

  • Pedro Ivan

    e ae Geosh d boa? minha alimentaçao e composta basicamente de arroz parbolizado (nao sei se e assim que se escreve), feijao (do sul, da colonia ou feijao preto) e carne (frita, assada ou cozida). Eu gostaria de saber, se essa alimentaçao mim oferece os tres tipos de energia? E se causa o pico de insulina?

    • Pedro, no geral você deve ter sim os picos de insulina(imagino que médio) e o acúcar como fonte principal de energia.

  • Muito bom essas dicas ai. Valeu

    • Fico feliz que tenha gostado, Lara!

  • Fernandagor

    Ola…tudo bem? fiz a compra do livro …muito bacana…tenho algumas dúvidas!!! não sou chegada a ovos …sera q o meu café da manha posso tocar para presunto …ou peito de peru ? Ah o quanto posso comer de nozes ,castanha diária ? E gelatinada…não pode nada ?

    • Fernanda, o segredo pra se acostumar aos ovos é temperá-los. Claro, dá pra fazer outras alternativas também. Uma porção boa de nozes é 10 a 20 das pequenas e 5 a 10 das grandes. Quanto a gelatina, a melhor é a natural, você pode adoçar com estévia ou frutas vermelhas. Abraços!

  • VERA

    Ola, td bem? Arroz parboilizado pode? posso preparar os alimentos com gordura de porco? aveia no café da manhã?

    • Vera, eu utilizo gordura de porco, mas não consumo nem o arroz nem a aveia. Ambas interferem no meu peso. Abraços!

  • Aline

    comprei o livro virtual e adorei, mais tenho uma duvida, o que posso beber com as refeições? não consigo beber agua, não tem nenhum tipo de bebida ou suco que pode ser consumido? suco de limão com adoçante stevia tambem tem frutose?

    • Aline, no geral é uma ótima regra evitar de beber calorias, mas não acredito que o limão com estévia (ou sem) vá interferir no seu emagrecimento. Abraços!

  • Geosh estou tendo dificuldade para entender algumas coisas,por excenplo até agora não entendi como se faz para controlar os hormônios que faz engordar e o que queima a gordura e qual profissional procurar para isso ou so com a reeducação é suficiente pode me esclarecer por favor
    desde já obrigado

    • Rita, veja nossos artigos sobre insulina. Pra queimar gordura não é necessário procurar nenhum profissional não. Mas para ver se a sua nutrição está adequada, é uma boa idéia o acompanhamento de um nutricionista. Um abraço!

  • Roniedson

    Bom dia. Gostaria de saber se é maléfico para saúde o consumo diário de 30gr de leite em pó integral. Gostaria de colocar o leite juntamente com a mistura de café com manteiga e óleo de coco.

    • Roniedson, fica a seu critério. eu evitaria. Veja o artigo sobre ghee e sobre manteiga de coco, eles nos café turbo ficam fenomenais. Abraços!

  • brunacarvalho

    tapioca no cafe da manha pode ?

    • Bruna, a tapioca é segura, porém muito glicêmica. eu manteria apenas no dia de folga.
      Abraços!

  • Fabio

    Tenho sentido um certo cansaço e fraqueza nas ultimas semanas. Será que é normal no decorrer do programa, ou posso estar fazendo algo errado? Tem faltado energia inclusive para a pratica de atividade física, pois a energia se esgota rapidamente. Alguma recomendação?

    • Fabio, te respondi no outro comentário se não me engano! Um abraço!

  • junior

    Bom dia Amigão! Seus posts são realmente muito exclarecedor.
    gostaria apenas de tirar uma dúvida: para aqueles que enfrentam uma rotina diária extremamente corrida e impropria para esse gerenciamento alimentício, seria uma boa usar algum polivitaminico como, “centrum” ou Pharmaton? É que a indisposição por falta de bons alimentos me persegue diáriamente.

    Muito Obrigado.

    • Junior, nesse caso acho que pode ser interessante, ou consultar um nutricionista a respeito. Uma outra maneira de ingerir mais vitaminas e minerais é fazendo juicing no liquidificador, é bem rápido e prático!