Por Que Você Retém Líquidos?

retencaoNós sabemos que somos todos feitos basicamente de água. Mas poucos de nós sabem que nosso corpo retém água em excesso, principalmente numa dieta tradicional. Poucos também sabem o que fazer pra reverter isto de maneira segura e saudável.

Aquela aparência nada atraente de um inchaço exagerado não é atraente por um bom motivo!

Ela simboliza um desequilíbrio na capacidade do seu organismo em lidar adequadamente com os líquidos que você ingere e/ou deveria eliminar.

De mãos dadas com a obesidade:

Realmente a retenção de líquidos e a obesidade andam juntos e é difícil saber onde acaba um e começa o outro.

Quando alguém inicia uma dieta “da moda” e perde rapidamente 10kg, isso quase sempre se deve a uma diminuição nessa mesma retenção de lĩquidos.

A pessoa está geralmente perdendo água. Isto também vale pros ganhos rápidos de peso quando a pessoa volta pros mesmos hábitos ruins de sempre.

Os principais Fatores Envolvidos

O nosso corpo produz uma série de hormônios para regular o equilibrio entre a água e os eletrólitos.

Um dos motivos pelos quais sentimos sede depois de comer um alimento muito salgado é esse: nosso corpo quer água para eliminar o excesso de sódio e repor a água que o sódio faz o corpo reter.

Portanto, uma das causas da retenção de água é o sódio em excesso.

Outros eletrólitos que tem um papel fundamental na regulagem de como nosso corpo lida com a água são o cálcio, o potássio e o magnésio.

Estes geralmente impactam não pelo excesso, mas pela falta, principalmente a deficiência de potássio e magnésio. O corpo precisa deles pra funcionar perfeitamente e lidar com os excessos de sódio.

Outro aspecto que influencia a retenção de líquidos é a quantidade de insulina com a qual o corpo tem que lidar regularmente. Mais açúcar e carboidratos densos significa liberar mais insulina na corrente sanguínea, que além de transformar esse açúcar em gordura, diminui a capacidade do corpo em eliminar de maneira eficaz os excessos de sódio e de água.

Há também o fator hidratação. Resumidamente, numa dieta comum, quanto menos água você bebe, mais tem que reter.

É importante também considerar problemas alérgicos, renais e cardíacos, que podem causar esta retenção. Caso você suspeite disso, consulte seu médico.

Nosso corpo é um organismo interdependente, portanto, os dois sistemas estão diretamente ligados ao nosso consumo de carboidratos densos, excesso/deficiência de eletrólitos e ingestão de água.

Em um organismo saudável, todos estes fatores estão diretamente interligados.

A perda rápida de líquidos e o mal-estar em uma dieta cetogênica

Veja bem, eu não estou criticando uma dieta assim, pelo contrário! Dietas assim são bem próximas de como nosso corpo realmente deveria ser alimentado para uma saúde ótima!

Porém, veja porquê as pessoas perdem rapidamente peso(e líquido) e podem ter dores de cabeça, mal estar, constipação intestinal, nauseas, etc ao iniciarem uma dieta assim, durante o período de adaptação:

Ao diminuir drasticamente o consumo de carboidratos pra menos de 50g por dia, os nossos rins, que vinham funcionando com mais dificuldade em eliminar sódio, ficam altamente eficientes em eliminar sódio e água.

A queima do glicogênio nos músculos(cerca de 300g) e do glicogênio armazenado em nosso fígado(cerca de 100g) também exigem uma eliminação de água. Para cada grama de glicogênio queimada, nós perdemos 3 ou 4g de água.

Com isso, nós perdemos eletrólitos. Ao perder eletrólitos, nós perdemos água em excesso e ficamos desidratados. O funcionamento do nosso organismo fica comprometido, também.

A falta de potássio e magnésio pode causar a constipação intestinal, alguns problemas de circulação, queimação e arritmias cardíacas, taquicardias, sudorese, cãibras, crises de ansiedade e uma série de problemas bem desconfortáveis.

Outro aspecto importante que pode impactar são deficiencias de vitaminas do complexo B. Esse é um dos motivos pelo qual é recomendada uma ingestão maior de gordura animal em uma dieta assim.

Se você pretende seguir uma dieta assim, é muito importante ingerir alimentos ricos em potássio e magnésio, calcio, sódio, fósforo, etc, e também ter o aval do seu médico para tal.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Finalizando, Q Que Fazer a Respeito?

Podemos considerar algumas boas idéias que nos ajudariam a reter menos líquidos.

  • Beber bastante água e evitar sódio em uma dieta rica de carboidratos densos, ou, melhor ainda:
  • Evitar uma dieta rica em carboidratos densos que não mantém os níveis de insulina sobre controle =)retencao2
  • Consumir alimentos ricos em potássio e magnésio: Sal light(que consiste de 50% de cloreto de potássio), abacates, nozes, castanhas, couve, espinafre, quiabo, beterrabas, tomate, grão de bico, água de côco, queijo feito com leite cru, etc.
  • Preste bastante atenção ao fato de que você pode precisar de uma dose extra de sódio, calcio, fósforo e principalmente potássio e magnésio, caso venha a adotar uma dieta cetogênica.

Vamo que vamo!

Geosh.

 
Principais Referências:
Ketosis – Advanced or misunderstood state – parte 1 e 2
 

 

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • leandro

    bom dia,então temos que controlar o sódio,se tiver sódio de mais prejudica a saúde e se tiver sódio de menos também prejudica?Um abç.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Leandro, O fator que determina se você precisa controlar o sódio ou não é o consumo de carboidratos densos. Se você não os consome, tem uma margem maior de consumode sal.

  • Tatiana Rohricht

    se a minha dieta nao é cetogenica, mas fica na faixa de 100g de carbs/dia, preciso regular o sodio?? adoro comidas salgadas e eu sempre uso sal marinho 🙂

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Tathy, como vocês não consomem carboidratos densos, provavelmente não precisam regular. Também é interessante ficar de olho no potássio e no magnésio, se você continua com uma vida esportiva ativa!

  • Roberta

    Se possível gostaria de tirar uma dúvida…adquiri seu livro e acompanho o emagrecerdevez.com sempre…eu e meu esposo já emagrecemos os quilos que queríamos e estamos muito felizes…obrigada! Agora não queremos emagrecer mais, pois já chegamos no nosso objetivo, quais alimentos podemos introduzir para mantermos o peso que queremos sem emagrecer mais? Desde já agradeço e um grande abraço!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Ei Roberta! Fico feliz demais de saber que vocês conseguiram atingir o objetivo de vocês! Acho que pode ser uma boa ir inserindo uma quantidade maior de batata doce, inhame(deixa a pele fantástica), mandioca, feijão e lentilha(caso vocês não tenham doenças autoimunes, etc arroz integral. Provavelmente a partir do arroz integral a glicemia já esteja alta demais pra manter o peso, portanto, fique de olho é vá experimentando aos poucos! E depois volte aqui pra me contar! Um abraço!

  • sandra

    Gosto que você responda as perguntas Geosh!!! Isso mostra consideração.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      É um prazer conversar, conhecer e ajudar tanta gente legal, Sandra. Ultimamente entretanto o movimento tá tão grande que tá difícil de administrar. Então tenho mantido mais os últimos artigos respondidos. Queria ter mais tempo pra fazer isso, mas tenho que me dedicar a outros afazeres também. Um grande abraço =)

  • Celene

    Oi, boa tarde! Num comentário acima vc mencionou doenças autoimunes, tem algum alimento proibido pra quem tem? Vcs fizeram algum tipo de artigo a respeito…Eu sou portadora de lúpus a 19 anos e comecei a reeducação alimentar sugerida por vcs, o método MR…por favor, gostaria de saber mais a respeito…abç

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Olá, Celene! Tenho lido bastante sobre isso, espero fazer um artigo a respeito em breve. Um abraço!

  • http://www.comoemagrecersedivertindo.com.br/ Nathanael

    A anos eu venho tentando emagrecer e esse blog me mostrou como fazer isso! Agradeço muito! Mais outro site, vocês podem ver nesse link: bitly.com/Quima_de_48_Horas esse site foi responsável em todo o sucesso do meu emagrecimento e da minha carreira como Personal Trailer e como blogueiro! Só tenho a agradecer a esse site e a esse blog o emagrecerdevez.com. Que me fez emagrecer muito e me mostrou a realidade sobre o mundo do emagrecimento!

  • http://saudeeemagrecer.blogspot.com.br Mario

    Boas dicas!! com suas dicas eu melhorei meu corpo.

  • Nina

    Oi Geosh, comecei a aplicar as dicas do site emagrecerdevez e do livro eletrônico com o mesmo nome. Optei pelo MT, pois apesar de ter me conscientizado que o método MR seria o mais ideal, por evitar trigo e demais grãos, além dos feijões e carboidratos simples ou complexos, mas tenho receio de ainda não ter determinação suficiente para abdicar de alguns vícios, por isso optei começar pelo mais fácil.
    De logo, peço que me tire algumas dúvidas, como se o mel ou o açucar de côco (este com menor índice glicemico que o mascavo) é permitido para substituir o açúcar para adoçar o café, já que é difícil adquirir a stevia natural por aqui. Outra dúvida é se a goma, a qual faz a famosa tapioca, e de fácil acesso para mim, já que moro no nordeste, é uma boa opção para substituir o trigo, bem como se a farinha de milho que se faz o cuscuz também é mais saudável.
    Abraços

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Olá, Nina! Embora o MR seja sim superior ao MT, O MT é muito superior a maioria das dietas da moda. É um caminho direto para você ir se tornando mais saudável e até isso influencia no comprometimento. Eu só desenvolvi esse comprometimento com o passar dos anos, e isso considerando quando eu encontrei um caminho eficaz pra seguir. Mas o que vejo em mim e na maioria das pessoas é que esse caminho trás tantas recompensas que as pessoas acabam se comprometendo mais e mais de maneira natural. Dê uma olhadinha nas lojas de folhas e raizes, não deve ser tão difícil assim encontrar a estévia. Entre o Mel e o Açucar de coco, acredito que pra uso no dia a dia o açucar de côco seja melhor. Mas considerando as propriedades do mel, é um excelente alimento pra se manter nos 20% de folga. A farinha de milho e de mandioca são sim mais saudáveis, mas o índice glicêmico pode ser alto demais para manter o emagrecimento. Abraços!

  • Maria

    EM PRIMEIRO LUGAR AGRADEÇO MUITO ESSE SITE, POIS SUAS DICAS SÃO ÓTIMAS! MAS,

    Muita gente aparece com Receitas e fórmulas mágicas que fazem com que a pessoa perca peso rápido, porém o que poucas pessoas sabem é que muitos desses são fraudes e que nem sempre funciona!
    A melhor forma e mais garantida de se Emagrecer é fazendo uma reeducação alimentar, pois ter uma boa alimentação é indispensável e depois disso praticar alguma atividade física (Nem que seja uma caminhada).
    Recomendo que vc dê uma olhada no site que me ajudou a emagrecer ! VocÊ pode acessar ele por ese link: http://bitly.com/Quima_de_48_Horas, Lá tem várias dicas e vídeos grátis sobre Emagrecimento Saudável e Verdadeiro, tenho certeza q vc irá gostar e será muito útil na sua busca pelo emagrecimento !

  • Tatiane Borges

    Olá, meninos! Gostaria que vcs falassem um pouco sobre as pílulas anticoncepcionais. Conforme a pílula, a gente também pode reter muito líquido. Obrigada

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Sim, Tati. A pílula pode trazer uma miríade de problemas de pele, de fertilidade, perda de libido e alterações no humor. Por isso decidir qual pilula tomar e se tomar com sua ginecologista e fazer um acompanhamento bacana é uma ótima idéia. Um abraço!

  • Gabrielli

    Na tabela MR tem alguns alimentos que estou em dúvida.

    Evitar enlatados e conservantes, produtos industrializados: molhos, maionese catchup e mostarda, no caso se for naturais, eu mesmas fizer, pode?
    Leite em geral, mesmo o desnatado que não contém gordura? Na tabela do vá em frente esta escrito queijos naturais e orgânicos, na parte do evitar esta escrito leite em geral, mais nos queijos naturais contém leite (leite de vaca ou de outro animal).
    Batata Doce se encaixa nos legumes calóricos, e a batata normal ????
    Amendoim natural pode?
    Nenhuma bebida alcoólica certo?
    E vinagre, pode?

    Obrigada.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Vamos lá, Gabrielli! O problema do leite em geral é que ele tem uma resposta insulínica alta, além da maioria das pessoas terem dificuldades em digerir o leite industrializado. O problema raramente é a gordura. Queijos naturais e organicos são feitos com leite cru de vaquinhas felizes alimentadas no pasto. Estes tem um valor nutricional tremendo! A batata normal é ainda mais glicêmica, portanto pode sim inibir o emagrecimento. Vinagre sem problemas! As bebidas eu me limitava a um vinho tinto seco, em uma dose moderada. Um abraço!

  • http://emagrecerdemodosaudavel.com.br/ Silvia

    Excelente o artigo de vocês e muito esclarecedor. A questão de algumas dietas te fazerem reduzir principalmente os líquidos do corpo e essa ser a causa das voltas repentinas de peso logo após a dieta é realmente verdade. perde-se 10.. depois ganha-se isso ou um pouco mais, sem saber de onde veio.. ;/

  • Carol

    Ei Geosh, primeiramente, parabéns pelo trabalho que você desenvolve. Seus artigos são escritos de maneira clara e objetiva e fazem a minha vida mais feliz 😉
    Gostaria de tirar uma dúvida, se possível: já cortei o trigo, arroz, batata, etc…mas eu AMO cozinhar e “Criatividade” é meu segundo nome. Então usar ingredientes como aveia, trigo sarraceno, quinoa, amaranto e farinha de grão de bico nos meus projetos culinários é válido? É benéfico?
    Desculpe o testamento :p
    Abraços e agradeço a atenção!

  • DANA

    shalom
    obrigada,pelos maravillosos vidios
    tenho problema retencao liquido,
    tirioide lenta,mais uma ves obrigada

    \

  • Janeide Mesquita

    Quero é preciso emagrecer,estou muiito acima do peso,e gostaria de ajuda,como devo começar?

  • lucia

    oi eu sou a lucia comprei o livro ate agora nao tive acesso oque q eu faco?
    um abraco.

  • http:[email protected] luciene maria freitas de oliveira

    OI..POSO BEBER ÁGUA DE COCO EM JEJUM?

    ANTES DO TREINO?

  • http://mundodamulher.pt/dieta-2/ Lara Varela

    Otima explicação muito obrigado

  • http://tjshxs.com Julz

    At last! Someone with real exiertpse gives us the answer. Thanks!

  • http://emagrecerdevez Zislene

    Olá, boa tarde a última moda das dietas hoje está sendo comer bananas em jejum, eu sigo o método emagrecer de vez e consegui atingir minha meta e continuo firme, mas tenho dúvidas sobre a banana ela não é mencionada no método MT e MR.Gostaria de saber qual o efeito da banana se for incluída na minha dieta prejudica ou não.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Zislene, a banana madura pode causar um pico de glicose e talvez uma desestabilização nos seus mecanismos de fome e saciedade. Portanto, pode ser uma boa manter nos 20% dos 80/20. Abraços!

  • http://sintomasdiabetesmellitus.com/ Caio Zerth

    Muito lega a máteria de você, eu já tinha conhecido seu produto, mas não sabia que tinha um blog também, estou acompanhando o material do site e com certeza também vou comprar o ebook que deve ser maravilhoso.

  • Maria do Carmo

    Olá
    Comprei o livro e já li,voltei e li novamente algumas partes que tinha duvida, e decide seguir o MR já faz um mês sigo a risca e não perdi nenhuma grama.E sempre vejo que na primeira semana sempre se perde alguma coisa.Estou procurando uma forma de ter um apoio para tirar dúvidas mas não consigo.Ja estou achando que sou um caso perdido ,ou seja sou a única que não vou ter resultados?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Maria, depois que você se adaptar completamente à alimentação, pode manipular as quantidades de gordura e emagrecer com bastante facilidade =) Abraços!