Quais São Os Perigos Da Soja?

Geosh aqui.

soybeansA soja é vendida para nós como um alimento super saudável. Até pra emagrecer ela parece promissora: tem uma glicemia consideravelmente baixa e uma boa quantidade de proteína. Mas o que diz a ciência independente e livre de interesses?

Bom, vou ser redundante aqui ao te dizer que a indústria investe dinheiro em publicidade pra te fazer querer comprar um produto, né?

Sempre que existem interesses financeiros exorbitantes, existe uma pequena possibilidade do financiamento de estudos científicos duvidosos e a manipulação da informação a fim de defender estes interesses. Ou seja, existe uma pequena possibilidade de uma grande indústria investir dinheiro em pesquisas científicas favoráveis a ela.

Vamos então aos fatos sobre a soja e o que diz os estudos independentes, pra que você tire suas próprias conclusões.

Sobre a soja:

1 – A Soja é Riquíssima em Fitoestrogenos

Fitoestrógeno ou isoflavonas são moléculas que se assemelham ao estrogênio no nosso organismo. São ditas por aí como benéficas, porém existem estudos independentes que discordam. As isoflavonas funcionam como um pesticida, deixando os animais que consomem soja inférteis.

Existem estudos que demonstram que as isoflavonas podem previnir a ovulação e estimular o crescimento de células cancerígenas. 38mg de isoflavonas por dia(menos do que o que tem em um copo de leite de soja), pode resultar em hipotireoidismo, letargia, constipação, fadiga e ganho de peso.

As isoflavonas causam problemas reprodutivos, infertilidade, doenças na tireóide e no fígado de cobaias, ratos, esturjões, codornas, ovelhas, porcos e macacos sagüis.

Um estudo suiço em 1992 estimou que 100g de proteína de soja equivalem a uma pílula anticoncepcional. Um bebê alimentado com formula a base de soja pode chegar a ter a concentração de estrogênio equivalente a 5 pílulas anticoncepcionais por dia.

2 – A Soja é Riquíssima em Goitrogênicos

Goitrogênicos atrapalham a sua tireóide de conseguir a quantidade ideal de iodo. Mal humor, ganho de peso, fadiga, baixa resistência a gripes e resfriados, e por aí vai. em 1997 foi descoberto que o principal goitrogênico na soja eram as próprias isoflavonas.

3 – A Soja é riquíssima em fitatos e inibidores de tripsina

Se você já viu o artigo sobre arroz sabe que esse é um dos problemas com o arroz integral, certo? os fitatos atrapalham a absorção de minerais. No caso da soja, apenas alimentos fermentados de soja tem os fitatos inibidos. Os inibidores de tripsina atrapalham a correta absorção de proteínas. Sem a quantidade necessária de tripsina, você pode ter problemas digestivos e intestinais também.

4 – Sobre a proteína isolada de soja:

pisA proteína isolada de soja aumenta a necessidade de vitamina D, E, K e B12 e causa sintomas de deficiência dos minerais cálcio, magnésio, manganês, molibdeno, cobre, ferro e zinco. Animais alimentados com proteína de soja apresentam pancreas e tireóide aumentados e aumento de gordura no fígado.

5 – Cerca de 90% da soja no brasil é transgênica.

Existe não um, mas um arsenal de estudos científicos ligando o consumo de soja transgênica a todos estes problemas acima. No geral, problemas relacionados aos níveis hormonais, fertilidade, toxicidade e saúde dos órgãos, incluindo uma taxa de mortalidade de 56% dos filhotes de cobaias.

Eu tou fora! E você?

Fato é que eu não preciso de comer soja pra nada, nem pra emagrecer nem pra manter meu peso ideal. Também ajudo uma série de pessoas a emagrecer sem precisar de soja.

Pelo montante de evidência que vi, prefiro evitar mesmo. Eu não sei qual é a sua conclusão, mas te peço pra, no mínimo, adotar uma postura mais cética e científica em relação ao mundo. Na dúvida, duvide!

Geosh.

Principal Referência.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————–

  • Moro no japão e gosto da soja que por aqui nw falta e pena saber que nw faz bem.

    • Maryjane, nesse caso o melhor é realmente se informar sobre a procedência da soja aí, quais opções são fermentadas e aquilo que você realmente precisa/pode consumir. Abraços!

  • adelson

    Brigado Geosh,vmos aguardar a Adrielle e mais na frente vou contar minha experiencia com o emagrecerdevez,pois mudou minha vida e da minha mae e irma que tambem adiquiriram e estao todos sentindo muito bem e perdendo peso.

    • Conte mesmo, Adelson! Você não imagina o poder que uma história de sucesso tem no mundo =) Grande abraço!

  • Lucas

    Geosh, boa noite!
    Estou fazendo academia de segunda à sexta: 30 minutos de musculação + 20 de HIIT. Isso retrocede o emagrecimento? Porque eu vejo indicarem 3 dias de musculação + 2 de HIIT. Eu já faço os dois todos os dias. Por favor me tire essa dúvida! Valeu.

    • De maneira alguma, Lucas. O que pode acontecer é ter um impacto catabólico maior que anabólico, ou seja, você não conseguir se recuperar a tempo de treinar e ter overtraining. Mas isso depende completamente do treino.
      Abraços =)

  • Mirtes Rossi

    Olá querido, tudo bem?
    Muito bom esse artigo.
    Estou na fase da menopausa e os médicos indicam consumir muuuita soja. Já tinha algumas dúvidas sobre o consumo e quando questionei uma médica homeopata, ela respondeu que não havia nenhum estudo comprovando que “não era indicado”. Suas colocações vão ao encontro do que eu imaginava: não há estudo suficiente, porque não interessa financeiramente. Muito triste tudo isso. Compromete-se a saúde das pessoas por interesses financeiros.
    Mais uma vez obrigada pelas informações.
    Grande abraço.
    Mirtes

    • Sim, Mirtes, os estudos que consideram controversos são justamente os independentes e de maior prazo, e apontam pros riscos do consumo. Quando tenho dúvida(não tenho tanto nesse caso) eu prefiro evitar.

      • Mirtes

        Mais uma vez, obrigada pela atenção Geosh. Beijo pra você!

  • Estela

    Olá Geosh,
    Tenho hipotiroidismo e já li alguns artigos que dizem que a soja é contraindicada para quem tem hipotiroidismo, perguntei para 2 endocrinologistas e me responderam que não procede. Porém no meu íntimo não consigo consumir, apesar de estar sofrendo com os fogachos da menopausa.

    • Estela, ao meu ver sim, a soja interfere nos níveis de estrogênio que atrapalham o bom funcionamento da tireóide. Veja os artigos sobre os 4 tipos de excesso de gordura. Busque mais informações e opiniões a respeito, a resposta pra dúvida é sempre pesquisar. =)