Saiba por que 95% das dietas falham!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Olá!

Após ler este artigo, você saberá a verdade sobre o resultado das inúmeras dietas que existem por ai em todo lugar.

Este é o tipo de assunto que não recebe muita atenção da mídia e das revistas do ramo, afinal, a indústria do “emagrecimento” é gigantesca e movimenta milhões e milhões de cifras todos os anos. Qual seria a vantagem em expor algumas verdades, sendo que estas podem impactar estes brilhantes resultados financeiros? humm…. Parabéns a você por querer se tornar um conhecedor consciente indo além da superfície do assunto.

A indústria, naturalmente, quer continuar se sustentando e como uma indústria poderia se sustentar sem clientes e consumidores? certo. Afinal, convenhamos… se “dietas” funcionassem, com centenas delas espalhadas em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população acima do peso. Se dietas fossem realmente eficazes, não teríamos problema de obesidade tão comum. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, em 2003, existiam mais de 100 milhões de pessoas acima do peso no país. Isto significa 55% da população adulta! (hey, já pensou o potencial que esta clientela tem para a indústria do emagrecimento?)

Este é um artigo longo, porém, contém uma série de informações super importantes que você, definitivamente, deve saber caso esteja interessado(a) em perder peso DE VEZ e de forma saudável.

Ok, após ler este artigo, você saberá o porquê exatamente que as dietas falham. Saberá por que mais e mais pessoas entram em dietas a todo o momento e acabam desistindo logo e voltando a ser o que eram antes ou ainda pior. Saberá por que 95% das pessoas que perdem peso em dietas não conseguem manter este peso e acabam voltando a níveis anteriores ou piores. Não deixe se levar pela indústria e comércio do emagrecimento, conhecimento é poder! Vamos lá:

-> Ganhar e perder peso NÃO é pura matemática.

Ao contrário do que muitos ainda pensam e de muito que se diz, perda e ganho de peso não é matematicamente coerente, ou seja, um exemplo: Se cortarmos 800 calorias por dia, matematicamente sabemos que ao longo de uma semana teremos um déficit calórico de 5600 kcal (7*800), certo? certo.

A conta esta certa, mas o comportamento do nosso corpo não igualmente exato. Geralmente, quando se inicia uma dieta, nas primeiras poucas semanas, a queda de peso é acentuada. Cortando-se 800 kcal por dia pode-se sim se acabar criando um déficit de 5600kcal no final da semana. Este é o momento que você fica super animado com o resultado… ok. Com o passar das semanas você continua cortando a mesma quantidade e começa a perceber que você esta perdendo cada vez MENOS peso ao longo do tempo até que nota, tristemente, que você, de fato, PAROU de perder peso, mesmo cortando ainda as 800kcal por dia.

Então você pensa, oras bolas, irei cortar MAIS! Ai que a coisa começa a ficar feia de fato, como verá nos pontos adiantes. Antes de fechar este ponto, é importante guardar esta informação seguinte na cabeça: Quanto mais se restringe, menos gordura se perde com o passar do tempo. Quanto mais se restringe, mais o corpo segura o que se come e menos ele gasta. Vamos ao próximo ponto, a verdade tem pressa!!

Curiosidade: Os cientistas nos dizem que meio quilograma de gordura tem 3500kcal.

-> O corpo humano é magnificamente inteligente.

Isso não é novidade para ninguém, mas talvez em se tratar de perda/ganho de peso, muitas pessoas não saibam como o corpo age de fato.

O corpo possui um mecanismo de auto-defesa importantíssimo chamado de Starvation mode, o que chamaremos aqui de Defesa contra Inanição. Uma vez que o corpo nota que seu repositório de alimentos ficou mais escasso, ou seja, que você está comendo menos, ele imediatamente começa a economizar seus gastos…. simples. Imagine que você ganhe R$ 5000,00 por mês e leve um bom padrão de vida. No mês seguinte, suas fontes de renda passam por problemas e você agora começa a receber R$ 2500,00 por mês. Se você continuar a levar o mesmo padrão de vida que levava no mês anterior, você logo irá ter problemas com suas finanças, certo? Tendo isso em mente, a primeira coisa que você pensa é: preciso economizar!!! Claro.

Igualmente pensa e faz o corpo. Este mecanismo do corpo nos foi útil muito mais nos primórdios da humanidade quando o alimento não era abundante e quando muitas vezes se passavam longos períodos sem que existisse ingestão de alimento. Nestes períodos de escassez, o corpo otimiza seu consumo de energia para gastar menos e durar mais, sobreviver por mais tempo.

Porém, os tempos mudaram e a evolução trouxe também abundância de alimentos, logo, este mecanismo do corpo não se torna mais tão necessário assim. Alias, ouvimos falar, não tão raramente, que certa pessoa foi achada no mato, na montanha, etc depois de um longo período de tempo perdida. Esta pessoa sem dúvida alguma estaria morta se o corpo não tivesse capacidade de melhorar seu consumo de energia para se auto proteger e evitar a morte por inanição.

Sabemos que o corpo consegue permanecer vivo por muitos dias sem alimento, mas como isso seria possível se ele não otimizasse seu consumo de energia? Agora é a hora que agradecemos por termos esta incrível característica… porém, ela não é a melhor coisa para quem quer perder peso, veremos a seguir o porquê.

-> Dietas restritivas engordam!!

O que faz basicamente a Defesa contra Inanição do corpo é reduzir o ritmo, reduzir o METABOLISMO, ou seja, gastar menos calorias e gasta-las mais eficientemente. Estudos mostram que quando ativado, este mecanismo de defesa diminui o metabolismo em no mínimo 20% a 30%! Isto é fato e é bem documentado cientificamente. Como soa para você saber que seu corpo gasta menos calorias quando você quer criar na verdade um déficit de calorias para perder peso? Queremos que o corpo queime MAIS calorias e não menos!! Vejamos umas verdades a seguir.

Dietas muito restritivas irão ativar este mecanismo muito cedo (questão de dias) e logo o ritmo de perda de peso começará a diminuir até parar, situação esta que chamamos de plateau. Certamente você já ouviu falar de pessoas que estão em dietas restritivas e perdem peso nos primeiros dias e logo nas próximas semanas começam a reclamar que pararam de perder peso mesmo cortando mais a ingestão de alimentos. Como se atingissem uma parede, de onde não conseguem passar, este é o plateau.

A situação começa a ficar insustentável, a fome aumenta, os níveis de energia já estão baixos por causa das restrições, o ânimo não é dos melhores e a pessoa acaba desistindo. Após retomar seus hábitos alimentares ela voltará rapidamente a forma anterior, quando tiver sorte, pois, muito facilmente, esta pessoa pode tornar-se ainda mais gorda que antes da dieta e SEM aumentar o consumo de comida! Vejamos a seguir o porquê disso:

Quando se inicia uma dieta restritiva, geralmente, se perde uma boa quantidade de PESO durante a primeira semana. Esta quantidade diminui com o passar dos dias. ENGANA-SE quem pensa que este peso perdido é queima de gordura apenas.

Na realidade, nestas dietas (como dietas de baixo carboidrato), a maior perda de peso neste estágio é de água. O corpo libera o liquido retido nos músculos, tecidos, etc. Ai você pensa, legal, então depois de perder água eu finalmente vou começar a perder gordura!! Infelizmente não. Mantendo-se esta dieta restritiva, o corpo começara a queimar músculo para retirar energia.

Resultado: mais da metade do PESO perdido advém de água e tecidos magros como músculo. Gordura é somente uma parte do todo. Agora algo muito IMPORTANTE! Músculo é tecido metabolicamente ativo, ou seja, músculos requerem energia a toda hora apenas para se manter! Por isso pessoas musculosas precisam comer mais para se manter! Ei, isto não significa que você precisa ser musculoso para emagrecer, afinal todos nós temos músculos no corpo, o que não queremos é perde-los!!!

Cada quilograma de massa muscular requer aproximadamente 100 kcal por dia só para se manter! Se você esta perdendo músculo, você também estará diminuindo a quantidade de calorias que seu corpo requer diariamente para se manter. Seu corpo gastará menos calorias diariamente. Estudos mostram que quando se mantém uma dieta restritiva durante um período prolongado e sem exercício, 40% a 45% do peso perdido é músculo e não gordura. Você NÃO quer isso, certo? Você não quer perder músculos e fazer seu corpo gastar menos energia!

Agora uma rápida pitada de biologia. Quando você come pouco, o corpo certifica-se de estar mais preparado para armazenar a comida, quando esta vier no futuro. A principal enzima responsável pelo armazenamento de gordura é a LPL (Lipoprotein Lipase). Quando a comida esta curta, o corpo se ajusta quimicamente para evitar que o mesmo aconteça novamente no futuro, ajustando a produção destas enzimas! Quando a comida chegar, elas estarão prontinhas para armazenar melhor tudo que conseguirem. Detalhe importante: você não consegue perder células de gordura!! Você consegue esvaziar estas células mas não perde-las! Por isso é tão fácil ganhar peso novamente.

Conclusão deste ponto: Se você mantém uma dieta restritiva prolongada, você irá, inevitavelmente, perder tecido magro, como músculos, juntamente com a gordura. Quando você retomar os hábitos alimentares, mesmo que estes sejam melhores que os anteriores, você estará muito mais propenso a guardar gordura, porque como explicamos, após um período prolongado com dieta restritiva (questão de semanas):

* Seu corpo se ajustou quimicamente para guardar mais gordura quando o alimento retornar (mais enzimas!!)
* Seu metabolismo sofreu um choque e diminuiu consideravelmente, ou seja, seu corpo está gastando MENOS energia diariamente.
* Você perdeu peso muscular! Ou seja, seu corpo precisa de MENOS calorias para se manter. Menos do que antes da dieta.

Por estes fatores, caso você volte a ingerir a mesma quantidade de comida de antes da dieta, você engordará muito mais fácil! Já que seu corpo esta gastando bem menos energia agora, se você comer a mesma coisa que antes, você estará ingerindo um excesso calórico maior que antes, sendo este, perfeitamente armazenado em suas células adiposas que voltarão a inflarem.

-> Exemplo

Vamos a um exemplo prático para tudo ficar mais fácil de ser entendido:

Imagine que nosso amigo hipotético Paulão fez uma avaliação de sua composição corporal na academia e tem as seguintes características no momento:

Antes da dieta
Peso: 100kg.
18% de gordura corporal.
18kg de massa adiposa (gordura).
82kg de massa magra (inclui músculos e tecidos magros).

Nosso amigo fica indignado com sua situação e decide que vai perder peso! Então como, infelizmente, tem pouca informação, ele folheia algumas revistas na academia e encontra uma super dieta. Começa a seguir esta dieta restritiva super animado.

Na primeira semana ele perde 3 kg! Fica super animado! Na segunda semana perde 2 kg! Nas 2 semanas seguintes ele perde 1.5kg e na quinta semana ele quase não perde peso, atingindo o plateau (aquela parede onde o corpo se ajustou muito bem para evitar perder mais gordura). Paulão começa a ficar frustrado, mas está feliz, afinal ele perdeu 8 kg em pouco mais de 1 mês! Considera a dieta um sucesso. Mas vamos ver abaixo a nova composição do corpo dele para saber a verdade:

Após a dieta
Peso: 92kg
14.8% de gordura corporal.
14kg de massa adiposa.
78kg de massa magra.

Perceba que ele perdeu 4 kg de gordura e 4 kg de músculos! Fica evidente que a dieta foi um fracasso! O corpo dele agora gastará, somente devido a perda de massa magra, em torno de 400 kcal/dia a MENOS. Sem contar o metabolismo reduzido que foi causado pela dieta.

Então se analisarmos o resultado da dieta, tomando-se em consideração a composição corporal e não somente a balança, percebemos o quanto esta foi ineficaz.

Como agora a dieta esta acabada, Paulão volta com seus hábitos alimentares. Mesmo que estes hábitos não sejam tão ruins como antes, vejamos o que acontece após algumas semanas quando ele volta a academia para fazer outra avaliação de sua composição corporal:

6 semanas após o fim da dieta
Peso: 100kg.
20.5% de gordura corporal.
21kg de massa adiposa.
80kg de massa magra.

Resultado: Ele agora está mais gordo que antes de iniciar a dieta. Este efeito é conhecido como “yo-yo effect“. A cada ciclo destes que se completa, fica mais difícil de se perder peso no futuro. É super importante não considerar somente o peso da balança quando se perde peso, mas sim, se preocupar em que tipo de peso esta sendo perdido. Mas não se preocupe, você não necessariamente precisa fazer uma avaliação física. Seguindo as recomendações do Emagrecer de Vez você irá evitar acabar como nosso amigo Paulão.

Parabéns por tomar iniciativa de procurar se educar melhor sobre as verdades sobre os processos de emagrecimento. Agora você já sabe os perigos das dietas que são vistas por ai. Não existe mágica! Não existe método revolucionário. O corpo possui um funcionamento só. Se você compreende este funcionamento, você estará apto a entender as formas REALMENTE eficazes de se perder gordura.

O Emagrecer de Vez faz questão de lhe mostrar o funcionamento do corpo de forma clara e lhe mostrar as verdades sobre emagrecimento. Sinta-se a vontade para ler os outros artigos do site, totalmente gratuitos. Os artigos visam, sincera e honestamente, lhe ajudar a atingir o corpo que você sonha, com consciência e sabedoria!

Quer uma sugestão de livro de referência sobre o assunto? Ok, um ótimo material internacional, porém, traduzido para o português é o livro: A dieta do Abdômen. Este livro também é uma das referências internacionais que uso para escrever os artigos do site. Ele explica de forma clara o que é uma alimentação correta e também propõe exercícios e uma dieta saudável. Bom, caso queira mais detalhes dele, clique aqui.

Quer aproveitar para saber como turbinar a queima de gordura corporal? Além dos outros diversos artigos, sugiro também estes dois:

6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios

Atinja seu objetivo de uma vez por todas! A verdade sobre refeições balanceadas

Um abraço,

Rodrigo

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Angelica de Souza Campos

    Rodrigo, em breve vou colocar em prática meu desafio, após terminar de ler os artigos.
    Porém, estou com uma dúvida, pois me informaram que o whey protein engorda se eu não fizer atividade física e, segundo o programa, só vou incluir atividade física após 2 semanas do desafio.

    O que você tem a dizer a respeito?

    Obrigada pelo excelente material que nos fornece gratuitamente.

    • Rodrigo

      Oi Angelica.

      Isso sobre whey protein é MITO. Whey protein é proteina. O que engorda são calorias em excesso, nao importa de onde elas venham. O whey serve como um substituto protéico. Ao invés de tomá-lo voce pode escolher comer ovos, peixe, peito de frango, etc…. é somente uma forma mais prática de ingerir proteina! Portanto, fique tranquila, pode consumir de acordo.

      Sucesso!

  • Bruno Medeiro

    Não entendi como cada kg de músculo pode requerer 100kcal por dia.
    Suponha um indíviduo mediano com 70Kg e 20% de gordura, ou seja, com 56Kg de músculos.
    Se a relação for válida, ele poderia comer diariamente 100kcal x 56 = 5.600Kcal só para manter a massa magra.
    Como isso pode ser possível?!? Segundo a calculadora do seu site, 5.600Kcal é o gasto calórico diário de um homem com 20 anos, 160Kg, 2,3m de altura e extra ativo fisicamente!

    Você pode me tirar essa dúvida?

    Obrigado

    • Rodrigo

      Olá Bruno.

      Sua conta estaria certa se não fosse um pequeno detalhe: O corpo humano não é somente formado de musculos e gordura, certo? Grande parte do nosso peso é oriunda dos ossos e de outros tecidos. Quando menciono os musculos, me refiro a musculatura esquelética que proporciona movimento voluntário ao corpo, ou seja, triceps, quatriceps, abdomen, costas, peito, biceps, etc, etc. Dessa fora, o número de kg cai bastante, fazendo sentido a conta 🙂

      Abraço

  • Recomendo a leitura desse artigo: Caloric Restriction Experience Reprograms Stress and Orexigenic Pathways and Promotes Binge Eating
    http://www.jneurosci.org/cgi/content/short/30/48/16399

    • Rodrigo

      Muito obrigado pela sugestao!!

  • marcelo F de deus

    Primeiro me aceite na sua comunidade do Orkut.O pedido já foi feito.rs
    Comecei uma dieta a pouco mais de um mês,estou me alimentando normal só cortei o açúcar (refrigerante,bolo,doce etc…). A dieta é a base de:carnes,feijões,aveia,hortaliça,arroz,frutas, iogurte e agua muita agua uns 4 litros por dia e uma hora de atividade física e no final de semana algumas cervejas.kkkkk.
    Perdi 6 quilos,e a 5 dias venho perdendo uma média de 300 gramas por dia.Isso é normal.
    Tenho 1,94 e 111 quilos e 41 anos (antes de começar a dieta e atividade física estava com 117 quilos.
    A 15 anos atrás era atleta profissional.(jogava futebol)

    • Rodrigo

      Já está aceito na comunidade heheeh

      Resultados legais da sua “dieta”! Certifique-se de não impactar seu metabolismo negativamente, caso corte muito as calorias!

      Que o sucesso continue pra voce!
      Abracao!

  • Fernando

    tá, e qual é a quantidade ideal de calorias que eu devo ingerir e ou cortar para emagrecer de forma “correta”?

    • Rodrigo

      De uma olhada em: emagrecerdevez.com/desafio
      Tem um mini livro de 25 paginas falando como tudo é na prática. Mas respondendo sua pergunta, recomenda-se 20% menos do que sua necessidade diaria.

  • Larissa

    Olá Rodrigo! Parabéns pelo site! É realmente o melhor que achei na internet sobre emagrecimento. Só tenho uma dúvida… Eu li no livro A dieta do abdomên que 1 kg de músculos queima ATÉ 1.000 kcal por dia só para se manter, mas achei a informação meio imprecisa pois dizia até (e “não em torno de” por exemplo)ou seja, qual seria essa variação e também não dava referências. Queria saber se a sua referência sobre essa informação também foi esse livro ou se teve outras fontes como alguma pesquisa que comprovou isso, porque pra mim pareceu um valor muito alto 1.000 kcal por kg de músculo.
    Obrigado e parabéns novamente!

    • Rodrigo

      Oi Larissa!

      Eu vi este mesmo número em outras fontes sim, por isso resolvi colocar 🙂 Com certeza é uma aproximacao, mas vale pra ter uma ideia da importancia!

      Abraco!!

  • Larissa

    Ops digitei errado! A informação que eu li eram 100 kcal por kg de músculo. Ainda assim achei esse valor alto.

  • Diana M

    Olá. Antes de mais nada queria dar os parabéns pelos artigos postados neste site. Eles têm ajudado muito a esclarecer algumas dúvidas, por um lado, mas a entristecer-me por outro… Então este daqui realmente deitou por água abaixo qualquer esperança que eu tinha.
    Basicamente agora não sei como reagir, porque eu já cometi esses erros todos: há cerca de um mês e meio iniciei uma dieta muito restritiva e consegui emagrecer mais ou menos 7kg (neste momento peso 50 Kg e tenho 1.74m), a qual consiste basicamente em

    Pequeno-Almoço: peça de fruta
    Almoço: salada com um filé de carne branca ou peixe
    Lanche: peça de fruta
    Jantar: salada mas agora sem o filé
    Ceia: chá
    Em média, a ingestão calórica que faço por dia é de 600 kcal.

    Ao domingo é o meu dia de descanso e como o que quiser! Nos restantes dias sigo este regime. Para além disso, pratico jogging em média cerca de 4 vezes por semana durante 45 minutos.

    Já não quero perder peso, quero manter, mas de preferência sem ter de continuar com esta dieta que, pelo que li em todos os artigos, é demasiado restritiva e pouco saudável e eficaz a longo prazo. Mas agora, ao ler este artigo, deparo-me com um problema: então se eu agora quiser aumentar a ingestão de calorias, de forma balanceada, com o objectivo de manter o peso actual, eu não vou conseguir? Sou obrigada a continuar com esta dieta que tenho seguido até agora, caso contrário, mesmo fazendo uma alimentação saudável e praticando exercício, vou engordar?
    Agora não sei o que fazer: por um lado, não quero continuar a prejudicar o meu organismo, mas por outro não quero voltar a engordar.
    Como é que eu faço?

    Aguardo uma resposta,
    Obrigada.
    Cumprimentos.

    Diana Machado

    • Rodrigo

      Oi Diana,

      Boa pergunta e boa decisao de mudar também! 600kcal por dia é MUITO pouco!

      Eu sugiro que voce calcule quantas calorias voce precisa por dia, diante da sua rotina atual (use a pagina das calculadoras), depois disso, faça um cardápio para suprir estas calorias. Leia o artigo sobre Refeicoes Balanceadas pra entender como fazer. É óbvio que voce nao irá poder seguir pra sempre esta sua dieta restritiva… mas pode seguir pra sempre sim uma reeducacao alimentar. Faça desta forma, é a forma mais correta! Eu postei vários artigos sobre o assunto e também o Desafio (que eu sugiro para voce ver na pratica como montar o cardápio, calcular as calorias, etc).

      Entao é isso, calcule quanto voce precisa por dia e ajuste as refeicoes de acordo!

      Um abraço!

  • Diana M

    Obrigada pela sua resposta tão breve. 🙂
    Sim, já li todos os artigos aqui postados e já tenho uma ideia do que é necessário fazer. Mas como já tem algum tempo que ando nesta dieta tão restritiva tenho receio que a reeducação alimentar que iniciar a partir de agora tenha um efeito bomba no meu organismo, já que ele está habituado a tão pouco. Portanto, julgo que a melhor forma é começar devagar e ir introduzindo gradualmente os alimentos que eu eliminei da minha dieta de volta nela. Certo? Assim o choque não será tão grande e o meu organismo se habituará à minha nova alimentação ao mesmo tempo que aumenta o meu metabolismo. Correcto?
    Queria, mais uma vez, agradecer todas as informações partilhadas connosco, leitores. É realmente maravilhoso poder ter um espaço em que a informação é fiel, directa e nos esclarece. Se não fossem as suas palavras não teria tomado consciência das barbaridades que estava cometendo.

    Beijo.

    • Rodrigo

      Obrigado novamente pelos elogios, fico muito grato que o site tenha te ajudado!

      Sobre a sua situacao, sim, eu concordo que voce deva comecar devagar a inserir novamente alimentos nutritivos na sua dieta. É o modo mais correto na minha visao, assim seu organismo comeca realmente a se adaptar novamente. Aconselho que comece a incluir principalmente proteina de qualidade em cada refeicao e carboidratos complexos…. tenho certeza que tudo irá se ajustar em breve 🙂

      Abracos!

  • Diana M

    Depois de todos os seus conselhos e de ler o programa do desafio e fazer os cálculos necessários para saber qual o meu gasto calórico diário (1549 kcal/dia), etc., peguei na panilha e tentei planear então as minhas refeições. Não segui o seu plano de refeições porque eu acho que você introduz muita proteína e eu não estou acostumada a comer proteína logo de manhã e a meio da manhã. É simplesmente estranho… E além disso não queria recorrer a esses batidos de proteína porque já ouvi dizer que não são benéficos e que nas mulheres não têm um efeito lá muito estético. (Podia fazer um artigo sobre isso :p).
    Eu planeei algo assim:

    Pequeno-almoço: 2 fatias de pão integral + 1 copo grande de leite magro + fruta/ aveia + 1 iogurte magro + fruta/ cereais integrais + leite + fruta
    Meio da manhã: 1 barra de cereais + 1 iogurte líquido magro
    Almoço: salada ou legumes + frango/peixe/peru grelhado + 2 colheres de sopa de arroz ou massa integral
    Lanche: fruta + iogurte magro
    Jantar: salada ou legumes + peixe/frango/peru
    Ceia: fruta

    A mortadela de peru é saudável? Eu posso inserir isso no pequeno almoço para comer junto com o pão integral…
    Que é que você acha? Há alguma coisa que falha muito por causa do desvio na quantidade de proteínas que eu fiz?
    Incrível, mesmo com toda a sua ajuda continua difícil saber se estamos ultrapassando os limites ou não. :/
    Abraço.

    • Rodrigo

      Oi Diana,

      Sobre o Whey protein, nao tem nada a ver esses mitos que mulher nao pode tomar… nada ver mesmo. É a mesma coisa de voce comer peito de frango, só que em pó e mais prático.

      Bom, siga esse seu programa entao. Monte na tabela e veja a quantidade somada de calorias de acordo com a sua necessidade. Sem pressao, vá ajustando a medida que for indo..
      Eu nao recomendo mortadela, por que o que menos tem nelas é carne…. =/ Mas claro que nao vai matar ninguem se vc quiser comer heehehee

      Eu sempre aconselho proteina em cada refeicao.. Voce está tomando leite e iogurte, que também sao proteinas, entao parece-me estar OK.

      Abraço!

  • Diana M

    Já comecei com esse plano aí, mas sinto-me bem mais ansiosa e inchada! :S Não estou ultrapassando os limites de calorias e até continuei com a minha actividade física, mas sinto que estou mais inchada na zona da barriga e eu não quero isso! :/ Só comecei há dois dias é certo, mas se eu estava magra e só queria manter, não deveria estar me sentindo assim, né?

    • Rodrigo

      Oi Diana…

      Que “plano” que voce está dizendo? Olha, se voce está fazendo como sugerido, montando suas refeicoes de acordo com o dito e tudo mais, voce nao deveria se sentir inchada ou algo do genero. Mas cada pessoa é diferente, entao pode ser que o contraste entre sua alimentacao anterior e a nova seja grande.. aí o corpo precisa se adaptar.

      Na realidade o efeito que normalmente acontece é o oposto… voce se sente mais “leve”! Mas como eu disse, varia de pessoa pra pessoa… entao dê um tempo para seu corpo se acostumar!

      Abraço!

  • Marcos

    Rodrigo,

    Primeiramente, quero te parabenizar pelo excelente trabalho que tem desenvolvido com este site. Como dito por você mesmo, recebi a indicação de uma leitora do seu blog, a tal da indicação “boca a boca”

    Bom, vou contar um pouco mais do meu caso.

    Sempre fui um assíduo frequentador de nutricionistas e fontes milagrosas de emagrecimento, porém, como se percebe-se, não tive muito sucesso em todos estes casos.

    Hoje, não sei ao certo qual motivo, resolvi mudar meu estilo de vida, comecei a ingerir quantidades menores, e melhores, de alimentos, bem como a prática de atividades físicas durante a semana inteira.

    Não me considero dentro de uma dieta, simplismente aboli a forma de alimentação que anteriormente tinha, o que trouxe, além de uma redução de 11kg em menos de 2 meses, como muito ânimo para o trabalho e afins.

    Bom, a pergunta que fica é, tendo em vista a redução alimentar, bem como a prática de exercícios aeróbicos, corrida, terei muita redução da massa magra, a qual não desejamos perder.

    Se sim, o ideal seria a prática de uma musculação?

    Abraços e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    • Rodrigo

      Fala Marcos,

      Bom, musculacao é aconselhado sim para manter seus musculos ativos e tal. O ideal seria voce entao fazer os dois tipos, aerobicos e de musculacao. Mas vc nao deve ter problema algum com perda de massa magra significativa caso siga as sugestoes de ingerir em torno de 20% menos calorias do que voce precisa no dia. Dietas muito restritivas sim colaboram pra uma perda maior de massa magra!

      Obrigado por ter postado! espero que continue curtindo!

      Grande abraço!
      Rodrigo

  • Rose Silva

    Boa tarde estou adorando o site vc esta de parabéns, mas Rodrigo se eu fiz essas dietas de perda de peso rápida e restritivas e estou com meu metabolismo lento pois ele ja esta viciado, tem como reverter isso sem engordar mais e mais, agora estou pesando 75 kg faço academia todos os dias, por favor me ajude que rumo devo seguir,
    Agradeço,

    Rose

    • Rodrigo

      Rose, a sugestão que eu dou eh que estabeleca uma alimentacao correta! Seu corpo, do jeito que se adaptou ao ruim, irá se adaptar ao bom, soh de tempo a ela pra se ajeitar 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • P.a.

    Olá Rodrigo, meus parabéns por tantas informações de qualidade acerca do emagrecimento real que você disponibiliza gratuitamente no seu site!
    Há 1 mês atrás eu havia iniciado a Dieta da Água, pórem eu a fiz de maneira mais retritiva póssivel, por exemplo: Eu tomava 2 copos d’agua meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar, e bebia também bastante água no intervalo entre as refeições em que eu não consumia absulutamente alimento algum, na primeira semana consegui emagrecer 800g e depois não emagrecir mais absulutamente nada até que eu desistir desta dieta, passava muita fome durante o dia e quando chegava a hora das refeições, comia muito.
    Estou pesando 100kg e tenho 1,81m, preciso emagrecer de 15a 20k para me sentir bem e saúdavel, gostaria que você me respondesse se esta dieta da agua é eficaz e qual seria o melhor programa de emagreciemento que você me sugeria seguir.. 😀

    Abraços

    • Rodrigo

      Ola!

      Dieta da agua, do quibe, de china, etc…. fuja de tudo isso! Nao existe modismo para perda de gordura de verdade!

      Emagrecer eh basicamente resultado da correcao de seus habitos alimentares… nao tem nada que se colocar em situacoes de punicao e restricao! Sugiro que de uma olhada nos diversos artigos do site, pois, eles vao sem duvida te ajudar. Se quiser uma ajuda 1 a 1, sugiro tambem que de uma olhadinha no Coaching 1 a 1 que estou oferecendo agora.

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Luciana

    Rodrigo me tira uma duvida….usei a calculadora de gasto calorico diario e o resultado foi 2391.
    E ai….isso e o que eu gasto por dia ou o que tenho que consumir…

    • Rodrigo

      Oi Luciana,

      Como o nome diz, este eh seu Gasto Calorico Diario, ou seja, o numero de calorias que seu corpo precisa diariamente para MANTER o peso atual! 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • P.a.

    Rodrigo, seguinte.

    Estou realizando um planejamento para emagrecer da seguinte forma:
    – Corrigindo meus hábitos alimentares, evitando gordura, fritura, doces (refrigerantes, sorvetes), massas e todos os alimentos que ajudam a engordar mais rápido.
    Por 4 vezes iniciei a academia, pórem nos primeiros dias eu me quebrava todo, pois até então levava uma vida sedentária e quando começava a academia o instrutor já me colocava para fazer exercícios aerobios, como pedalar e correr, ou seja, me corpo não entendia esta mudança brusca e por isso nunca passei de um mês de academia.
    Desta maneira, decidi que antes de começar a malhar em academia, irei praticar exercicios graduais de caminhadas diárias, até sentir que me corpo já se adaptou aos exercícios, creio que desta forma, será mais fácil para eu perder gordura quando eu voltar a malhar, tudo isto relacionado com a reeducação alimentar.
    Gostaria que você me respondesse o que você acha desta programação e se eu posso realmente perder peso com isto?

    • Rodrigo

      Claro que pode perder peso com isso. Sem duvida.

      Se prefere comecar caminhando ou fazendo cooper ou algo do genero, otimo. Depois voce vai pra academia e tambem trabalha os musculos alem de exercicios aerobicos.

      Eh normal ficar todo dolorido no comeco. Isso eh sinal que o exercicio esta funcionando!

      Sucesso pra ti,
      Rodrigo

  • Boa noite Rodrigo
    Depois de ler o artigo me questiono se as dietas restritivas de poucos dias (15) têm fundamento. Os grupos de apoio propoem esse tipo de tratamento. Será que “após” os 15 dias, o organismo “segura” as calorias? abraço

  • Samuel

    Bom dia.Gostaria que me respondesse:

    Como posso preencher a quantidade diária de nutrientes recomendada excluindo o lanche matinal e o ultimo lanche?

    O que aconteceria se eu seguisse o desafio e tomasse algum queimador de gordura?Eu emagreceria mais rápido?

  • Carlos Eduardo

    Rodrigo,
    No exemplo que vc usou referente ao por que após uma dieta você acaba gastando menos energia, pelo fato da perdda de massa magra, vc fez uma associação “Perceba que ele perdeu 4 kg de gordura e 4 kg de músculos! Fica evidente que a dieta foi um fracasso! O corpo dele agora gastará, somente devido a perda de massa magra, em torno de 400 kcal/dia a MENOS. Sem contar o metabolismo reduzido que foi causado pela dieta.”
    Quando falamos em perda de massa magra, consideramos tudo que não se refere à gordura certo?
    Então nesse caso, “4Kg de músculos” é o conjunto considerando até a água corporal, acho que por isso havia tido também uma dúvida referente à sua conta…
    há uma conta que te mostre a sua massa de músculos? descontando massa óssea e orgãos?

  • Glaucia Vianna

    Olá Rodrigo, ainda estou lendo seu site, pois é muita informação para absorver. Estou fazendo uma dieta bem restritiva desde 07 de janeiro (mesmo sabendo dos riscos que isso envolve, incluindo o platô, pois estava numa situação desesperadora de peso e saúde) . Já alcancei bons resultados (com 11,400Kg eliminados minha pressão arterial já se normalizou), entretanto só poderei iniciar atividade física a partir do dia 02 de maio (ainda faltam 23,600Kg), quando pretendo começar uma dieta mais adequada em calorias. Nesse momento estou ficando entre 800 e 1200Kcal/dia). Você acha que o “estrago” metabólico poderá ser muito grande até maio? Obs.: Estou comendo de tudo – peixe, carne, frango, frutas, legumes, verduras, muita coisa integral, carboidratos, laticínios – exceto doces. Obrigada pela atenção.

    • Rodrigo

      Oi Glaucia,

      Eu ja li que nao eh recomendado que ninguem ingira menos que 1200kcal. Eu acho que voce esta sendo muito restritiva sim.. e acho que isso pode causar efeitos um pouco indesejados a medio prazo. Sugiro que voce estabelece dias de folga…. 1 na semana por exemplo onde voce coma bastante pra nao deixar o corpo se adaptar a esta quantidade infima de calorias. No geral eu nunca recomendo dietas super restritivas.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Ana Maria

    Ola Rodrigo, meu abraço

    Será que vc pode me indicar um cardápio para eliminar 10kg? Fico agradecida.

  • Angela Loureiro

    Boa Tarde Rodrigo.
    Primeiro quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho que você vem realizando, hj recebi o seu email do 2º dia, e confesso que estou muito anciosa para montar um cardápio onde possa eliminar esses 10 kgs que me atormentam, mas me sinto perdida, costumo ler as tabelas de calorias dos produtos mas sempre que perco, nunca resulta, por favor Rodrigo não quero fazer mais novamente essas dietas restritas, a ultima de deixou 2 semanas hospitalizada, o que você me aconselha para meu cardápio, aguardo um retorno, desde já OBRIGADO

    • Rodrigo

      Oi Angela,

      O cardapio eh somente parte da mudanca. O cardapio nao eh o resposavel por tudo. Sugiro que voce siga o processo ateh o final que voce vai aprender a montar suas refeicoes para finalmente atingir seu objetivo. Ninguem merece ficar seguindo dieta restritiva nao!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Paulo Anderson

    Este artigo me fez abrir os olhos para a verdade e abandonar de uma vez a dieta da água.

    A próposito este Paulão do exemplo se parece muito comigo kkk.

    Obrigado por estas preciosas informações Rodrigo.

  • Paulo Anderson

    Rodrigo sobre a dieta da água me tire uma dúvida.

    Dizem que não se trata especificamente de uma dieta, mais sim o consumir mais água no intervalo das refeições para não sentir fome, falam que a água é um elemento muito importante para nosso organismo, pois limpa o aparelho digestivo, tem ação anti-oxidante no estomâgo, acelera o metabolismo e queima calorias com isto.

    Eu mesmo já fiz esta dieta por um tempo, emagreci quase 4 quilos em uma semana e não recuperei meu peso de forma fácil.

    A pergunta é a seguinte: O consumo de mais água durante o dia aliado com exercícios físicos regulares pode ajudar no emagrecimento?

    • Rodrigo

      Sem a menor duvida SIM!

      Alem disso, a agua eh ingrediente essencial no processo de metabolisacao da gordura. Durante a perda de peso, eh sempre recomendado que voce bebe BASTANTE agua.

      Abracao Paulo,
      Rodrigo

  • Obrigado Rodrigo.

    Vou continuar consumindo muita água durante o dia, praticando exercícios físicos com uma reeducação alimentar.

  • Francinete

    oi rodrigo, tenho 32 anos, tenho uma filha de 9 anos, tenho sonho de engravidar novamente, mas para isso acontecer preciso perder pelo menos 23 kg, tenho 1,56m e peso 78.900kl, gostaria que voce me mandasse um cardápio. Tenho certeza que vc vai me ajudar. Um grande abraço!!!!!

  • Beatriz

    Olá, Rodrigo 🙂 Fico muito feliz de ter encontrado o teu site, tem MUITA informação valiosa.

    Enfim, queria te fazer uma perguntinha bem básica e boba, mas cuja resposta não encontrei com precisão em nenhum outro site…

    Quais são, exatamente, os benefícios da água? Qual é a real quantidade indicada por dia?

    Grata.

    • Rodrigo

      Oi Beatriz, bom, 3l por dia parece ser tudo que voce precisa heheh.. eu acho um pouco demais talvez.. mas no MINIMO 2 litros eu acho plausivel.

      Sao MUITOS beneficios e eu tenho anotado pra fazer um artigo soh sobre isso, porem, o mais importante neste caso eh ter em mente que a metabolizacao da gordura acontece MELHOR quando tem abundancia de agua no corpo. Ou seja, agua ajuda a queimar gordura, sim 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Beatriz

    Rodrigo, outra coisa :~

    Estou um pouco insatisfeita com o meu corpo. Calculei o meu IMC e diz que estou dentro do meu peso ideal, mas eu tenho algumas gordurinhas acumuladas que me incomodam MUITO (principalmente na parte interna da coxa, bumbum e nos quadris). Já ouvi dizer que é impossível perder esses malditos pneuzinhos sem aeróbico, sem perder PESO realmente. Por outro lado, não acho que eu tenha necessidade de emagrecer (meço 1,60 e peso 53kg – dei uma leve engordadinha, tava cm 51). Enfim, o que você acha? Devo realmente me focar em PERDER peso, em EMAGRECER ou apenas me concentrar na musculação? Também penso em começar a praticar Natação daqui a alguns dias, você acha que é uma boa ideia? Já ouvi dizer que a mulher fica com um corpo meio masculinizado.

    Obrigada!

    • Rodrigo

      Acho uma otima ideia voce focar na musculacao, HIIT e natacao tb pode ser uma otima. Sugiro que foque em manter seus musculos ativos e construindo mais. Isso vai colaborar para que esta gordura extra seja queimada e que sua composicao corporal melhore. Eu focaria nisso, alem, de uma dieta alimetnar de qualidade, claro.

  • Giovanna

    Rodrigo,

    Gostaria primeiramente de te agradecer. Obrigada por fazer um site totalmente gratuito, com informações boas, fundamentadas, com referência, enfim, obrigada por fazer um trabalho bem feito, perfeitamente executado e, acima de tudo, honesto. Encontrei o site muito por acaso, pois há um bom tempo tenho lutado com a balança. Nunca me faltou informações quanto a uma correta alimentação, como se deve comer e etc, mas me faltava informações do por quê o nosso corpo funciona de determinada maneira, como construir a minha cabeça, como focar nos meus objetivos. Muito obrigada por compartilhar esse processo de (como eu diria) aceitação. Espero conseguir o meu objetivo e, seguindo os seus passos, ficarei eternamente agradecida por ter entrado nessa empreitada comigo.

    Muito obrigada. De coração. E todo o sucesso do mundo pra você e para o seu site/trabalho.

    Força,
    Giovanna

    • Rodrigo

      Obrigado pelas palavras Giovanna, fico feliz que esteja motivada a seguir em frente e conquistar o que voce realmente quer.

      Um grande abraco,
      Rodrigo

  • jane

    nossa era exatamente assim q acontecia comigo,obrigada pelas informaçoes,
    estou na primeira semana de RA comi menos mais de tudo e emagrece 2,5
    estou super disposta,e amando ter um dia pra cmer oq eu quero,entendi q desta forma engano meu organismo dai quem sai lucrando sou eu,
    abraço pra vc Rodrigo

  • Matheus

    Ótimo site, ótima matéria!

    Continue assim 😉

    • Rodrigo

      Muito obrigado Matheus!

  • Marisa

    Estou achando suas dicas maravilhosa estou no segundo dia, e estou muito animada .
    Faço academia de musculação a uns 3 anos , mais estou estabilizada no peso, não aumentou mais também não diminuiu; agora vou seguir suas dicas; em breve mandarei notícias.

    OBRIGADA pelas dicas a cada dia
    Marisa

  • Rose de Souza

    Simplesmente sem palavras !!!!!!! adorei

  • Luana

    realmente ágora isso me assustou e fiquei com medo , tem 3 meses que estou de dieta , e não como nenhum doce e nenhuma besteira como refrigerantes e coisas do tipo..nesse último mês cortei a carne e o arroz e tava me achando..porque cada Mês eu conseguia tirar mais e mais……..ágora eu não sei o que fazer porquê tenho medo de engordar se eu colocar mais comida ou voltar a comer pelo menos a carne .mais também não posso continuar tirando cada mês mais comida. oque eu faço???
    e obrigada por me abrir olhos,já li um monte de artigos do site..adorei todos foram muito esclarecedores.

    • Olá, Luana. O que importa não é a quantidade ou o que você come, mas sim o efeito disso no seu organismo. É por esse motivo que uma quantidade pequena de açucar te fará engordar mais do que uma quantidade maior de calorias de origem vegetal. procure equilibrar sua alimentação, e boa sorte!

  • Taiane

    Interessante matéria… Você é muito curioso Rodrigo, aprendeu muita coisa legal. Obrigada por compartilhar…. Estou no segundo dia do desafio de 10 dias. Um abraço!

  • rosemeire

    ola hoje pé meu 2º dia e realmente vc diz toda a verdade rodrigo,tentei emagrecer antes de começar esta etapa cortei varios alimentos engordei muito não entendi o pq na hora mas depois deste artigo agora compreendo estou muito motivada cortei os doces e gorduras estou com 76kg e pretendo emagrecer 20kg então vamos la

  • Aiii Rodrigo!Mal te conheço e já queria poder te dar um abraço bem apertado!É isso, me tornei sua fã..sobretudo da sua disposição em ajudar e sinceridade…não me interessam o que você pode ganhar com isso, me interessa o maravilhoso trabalho social que está fazendo, com essas verdade sociais sendo compartilhadas!CARA,PARABÉNS!
    Estou sofrendo um mega dilema, te encontrei no momento que eu chamaria IDEAL, pois a decisão foi tomada antes de eu ler o desafio do 1º dia!Mas meu histórico não é bom!(Preciso conseguir resumir a história para contar com sua ajuda_E espero muito conseguir)Desde 10 anos sofro com excesso de peso!Cheguei ao limite de 125kg fiz redução bariátrica.Eliminei 30kg pela cirurgia, logo depois tive q fazer dieta mesmo e malhar para perder um pouco mais, e cheguei ao limite máximo de 80kg(o ano mais feliz de minha vida)Mas durou só um ano!Começou tudo de novo, e ntre platõs, sanfonas e io iôs…cheguei a 103 kg de novo em set passado!Começou a DECISÃO!Primeiro passo estava ok, o segundo nem tanto!O COMO!Fiz dieta protéica, restringi carboidratos de todo tipo por quase um mes…depois voltei a consumir apenas os carboidratos bons (Ainda evito ao máximo os refinados)Mas o dilema é: Isso foi a 4 meses atrás.Eliminei 16kg com esse processo, caminhei MUITO(Até 5hs por dia já caminhei) durante 3 meses, e caí no plato por cerca de um mes…decidi mudar, mas acontece que, sei que meu metabolismo ficou lento,e estou decidida a atacar os depósitos e queimar gordura E NÃO MASSA MAGRA MAIS!Socorro, porque, como eu agora posso aumentar minha ingestão calórica sem engordar?Sei q minha dieta está baixa!Começei musculação á 2 dias= Caminho meia hora até a academia, treino por 1 hora, e retorno andando, onde tento fazer 5 sessões de HITT(desde que você me ensinou).Como agora deletar do meu corpo o processo de ter se adaptado a queimar pouco?Como reformular um cardápio e comer mais, sem ganhar o peso eliminado?Tenho estado numa luta tremenda como pode imaginar, apenas para manter!Praticava dia do lixo, estou tomando oleo de cartamo com cafeína e shakes naturais que faço com banana, chia, farelo de aveia e linhaça dourada!Sei que fui extensa!Mas imploro pelo teu aconselhamento 😉 Desde já, muito obrigado!

    • Olá, Cristina! Obrigada pelo carinho!!! Uma maneira sensata de aumentar sua dieta caloricamente é ingerindo gorduras boas. Com menos picos de insulina ao controlar a glicemia dos seus carboidrato,s seu corpo absorve gordura muito menos, e esse extra de energia pode ser usado tanto pra acelerar seu metabolismo quanto pra suprir as calorias extras que você precisa. Cuidado pra não pecar por excesso, também! É melhor um processo contínuo e duradouro do que um processo muito desgastante que você não consiga manter energéticamente e que possa te causar overtraining

  • rubens

    Rodrigo, esta informação foi riquissima em detalhes, parabens.

    • Obrigado, Rubens! Disponha!

  • Rafael Silva Lima

    Oi Rodrigo Achei esse site vo passa tudo que preciso ve se ta errado

    Bom vou explicar tudo direitinho . Por favor me ajudem.

    BOm gente tenho 14 anos e tenho 1,64 de altura sou Homem (obvio) faço 15 esse ano e entrei na academia. Então eu comecei na academia indo 3x por semana tipo =SEGUNDA , QUARTA && SEXTA. Então eu faço malhação . malho tudo que o estrutor pede la na academia ai quando termino de malhar ele manda eu fazer pelo menos uns 15 minutos de estera.

    Olha como é minhas tragetorias de alimentação
    De manhã antes de ir pro colegio eu tomo 1 Copo de leite
    Quando volto pra almoçar eu como apenas:
    2 colheres de Arroz Integral e 1 Colher de Feijão Saladas de alface && bife grelhado
    16:00 da tarde=
    Eu tomo um copo de suco com biscoito creme crack integral pronto ou então uma maçã e banana
    19:00 : Eu como 1 pão integral daqueles de sanduiche com margarina becel e com queijo ricota(Ruim pa *******) Requeijão Light e presunto de peru.
    até na hora de durmir eu como alguma coisa tipo outra maçã e pronto vo durmir.

    Então pra eu ter minha altura de 1,64 vo mostrar como estou atualmente em baixo /

    Tamanho: 1.64
    Peso: 69 kg
    Idade: 14

    As vezes eu fico me olhando no espelho levanto a camisa e fico pensando que nunca vo emagrecer isso nunca sai da minha mente. eu to com 69kg na academia e daqui a 2 semanas vo me pesar de novo por favor alguem diz se to fazendo certo ou errado? quantos minutos preciso fazer de estera, bicicleta,.

    OQUE QUE TA DE ERRADO? TOU FAZENDO CERTO? POR FAVOR ME AJUDA RODRIGO ‘

    • Tem bastante coisa errada sim na sua alimentação, Rafael. Você está consumindo poucas gorduras boas, e a quantidade de carboidratos muito glicêmicos é bem alta. O jeito é você enfiar a cara aqui no site e ler todos os artigos pra aprender tudo e então tomar decisoes mais acertadas. Infelizmente não existe caminho fácil, mas vale a pena. Ah, e Corte a margarina.

      • Rafael Silva Lima

        Geosh , Eu assinei pra receber email todos os dias desse site. Oque vai me recomendar no email? em 10 dias vo emagreçer com esse site? ja entrei em varias parte aqui no site e n acho o jeito ainda. então oque realmente vai enviar pra mim todo dia no emaiL?

        ai cortei a margarina. entao devo comer mais frutas? e outra tenho Prisão de ventre não faço coco diaramente isso tb reduz o almento de emagrecer?

        • Rafael, Mais frutas podem manter sua glicemia alta e reduzir seu emagrecimento. geralmente prisão de ventre é por falta de hidratação ou pobre consumo de gorduras boas. O sistema envia os emails automáticos, é um ótimo processo inicial sim!

          • Rafael Silva Lima

            mais voceis mandam oque pelo email? dicas e alimentos? quero saber oque voces envia por email !

          • Mandamos artigos pra ajudar o pessoal a se direcionar, Rafael. Conhecimento é poder.

          • Rafael Silva Lima

            ja recebir o 2º artigo no meu email. mais não to entendendo direito. me ajuda ai manoo

          • Rafael, Mais importante do que te dar a informação mastigada é te ensinar como mastigá-la, entende? Assim você pode tomar suas próprias decisoes com o que aprendeu. é de fato, Educação alimentar.

  • viviane

    bom dia hoje já e o 3dia e não to intendendo nada estou ate com vergonha de fala como vou emagrecer só anotando o que eu como mi ajuda a intender tenho pavor de ser gordinha já tomei todos os remédios que voce pode imagina !desde de já obrigado viviane

    • Continue firme, Viviane! Você vai aprender o que precisa ao longo dos dias. Esse processo não seria o sucesso que é se não fosse eficaz. Abraços!

  • sara bittar

    Olá Rodrigo, tudo bedm? eu sou Sara bittar, comprei o livro mas não tive acesso ao livro completo pois só abre o primeiro capítulo e não consigo abrir os outros para q eu pudesse ler e ter acesso ao guia, as receitas e tudo mais pois eu comprei o pacote no período de promoção, por isso pesso que se alguém tiver o livro completo por favor me enviem os capítulo por e-mail. ok.

  • SILVANA

    Ola Rodrigo, bacana este artigo, entendi o funcionamento do organismo. Estou fazendo uma dieta de 1200 calorias, acredito que vou perder peso com qualidade.

    Voce tem alguma dieta, que pode nos passar onde podemos seguir suas instruções acima.

    Bejos

    Fica com Deus

    • Silvana, Leia os nossos artigos sobre insulina e carboidratos.
      Beijos!

  • Esse artigo fez eu cair na real e parar com o efeito safona…eu perdi 34 kg com medicamentos e acompanhamento médico,hj estou feliz sim!mais o difícil é manter o peso é n voltar ao peso inicial…no começo q eu perdi o peso,eu sofri alguns efeitos safona mais foram pequenos efeitos,tipo engordar 6 kg depois emagrecer rapidamente os 6…eu acho q foi em media de uns 4 desses em 1 ano…depois q li o artigo vi que precisava fazer exercício e musculação e percebi q impossível viver sem comer coisas gostosas de vez enquanto ou simplesmente trocar o jantar por um magno 230 calorias,ou trocar o cafe da manhã por um kit kett humm delicia…mais sempre fazer o possível para q de segunda a domingo,comer coisas saudáveis e se alimentar de três em três hs…e tomar muiiiita água e chá verde!hj estou me alimentando sem sofrimento,fazendo academia…final de semana como bolo,sorvete,chocolate…comida japonesa q eu amo tudo com controle e com prazer,pq pra mim prazer,n é comer a barriga doe ou ficar tão cheio ao ponto de passar mal!pra mim isso já doença…compulsão alimentar isso tem tratamento com psicólogo e tudo!

  • Jésus

    bom dia Rodrigo,

    Tudo bacana os artigos.

  • RECEBI hoje meu segundo Email to firme com foco e fé mais confesso que tenho muitas duvias, estou seguindo o plano MR a um mês e nao emagreci nada as vezes sinto dor de cabeça e tontéras mais estou focado agora na mudança mental obrigado se puder me ajude maisquero eliminar dez kilos um abraço fique com DEUS.

  • Juliana Vanessa

    Muito bom seu texto Rodrigo, vc disse o que não fazer, mas não disse o que fazer então?? Grata.

  • Cara, sem palavras…um artigo mais do que completo sobre dietas.

    Meus parabéns Rodrigo, você merece o sucesso que têm!

    Abração e boas festas. 🙂

    • Boas festas, Natanael! Em nome do Rodrigo e aqui do site =)

    • Obrigado, Natanael!

  • Que artigo FANTÁSTICO equipe do Emagrecer de Vez!

    Apesar do artigo ser antigo, os pontos apresentados aqui são de grande valor. Realmente às pessoas se focam nas dietas da moda, entretanto os resultados ilusórios fazem com que elas fiquem cegas para o que realmente funciona e com isso com o tempo a felicidade se torna frustração.

    Abraço e continue nos trazendo conteúdo como esse, terei o prazer de ler e comentar…

    • Sim, Donato! AS dietas da moda são praticamente métodos de desidratação temporários. Uma queima de gordura estável gira em torno de 500 a 1kg por semana, salvo alguns raros Freaks aqui do site tipo o do caso de sucesso que postarei hj, 40kg em 4 meses, hehehe!

  • Rodrigo eu já fui raquítico por conta de uma doença, quando me livrei dela começei a ganhar peso demasiadamente, bom daí surgiu o amor, e eu perdi 20Kg em 1 mês, fui parar no hospital, mesmo com esse sacrifício o amor não foi correspondido, o que me fez afundar em depressão, eu busquei alegria em jogos e relaxei, acabei engordando o dobro, mais tomei a decisão de mudar de vida, porque tô cansado de é manco lhe a barriga pra perder alguns centímetros… eu fiz uma dieta rigorosa com exercicios aerobicos chatos e cansativos e em 1 semana perdi 4Kg, na 2 semana 2Kg e fiquei realmente assustado com essa diminuição, até que li seu artigo… nossa fiquei chocado… Eu queria muito comprar esse livro que vocês oferecem, porém sou menor de idade e não tenho condições, eu estou implorando mesmo, pra que vc me guie, hoje eu tenho 16 anos, meço 1,75 e peso 93 Kg… Quero no mínimo conseguir perder -12 kg e tenho medo de fazer tudo errado e voltar tudo de novo… PS: Estou 4 dias sem defecar por conta da minha dieta…

    • Sergio, primeiro, que acho necessário e sensato você consultar seus responsáveis para poder fazer mudanças na sua dieta, segundo que dá pra aprender muita coisa aqui no site, e vocês podem comprar o livro em família também. Mostre os artigos pros seus familiares, todos ganham aprendendo a se alimentar melhor. Grande abraço!