Kefir – A Bebida Abençoada!

kefirEsse é o capítulo final de “Geosh no mundo das bactérias”, hehe, que passou pelo artigo introdutório, o vídeo dos vegetais fermentados e o artigo das bananas verdes.

Eu já não sei mais como enfatizar a importância disso e os verdadeiros milagres que isso pode operar na sua saúde, então eu vou apelar pra sua vontade de tomar sucos, vinho, iogurte, refrigerante e cerveja! E fazer tudo isso de forma SAUDÁVEL e EMAGRECEDORA! O Kefir é tudo isso e muito mais!

Os Kefir! Quem são eles e de onde eles vem?

Reza a lenda que o Kefir foi doado ao povo das montanhas do cáucaso pelo profeta Maomé em pessoa, há mais de 4 mil anos. Dizem também que ele é o maná divino. Se foi obra de Deus ou obra da evolução, eu não sei.

O que eu sei é que o Kefir é definitivamente uma maravilha do universo!

Kefir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em casinhas que elas mesmos constroem. Os grãos de Kefir!

37 formas de vida vivendo em harmonia em grãos e com um poder de fermentação fantástico e se multiplicando desde tempos imemoriais! Você pode imaginar a maravilha probiótica que o Kefir é?

Além de serem envoltos em magia e mistério e de ter todos os benefícios que você já aprendeu nos outros artigos, o Kefir pode ser usado pra fazer verdadeiras delícias culinárias!

kefir2

O Kefir de água:

Os grãos de Kefir de água são os grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo. Eles também gostam de saquinhos de chá, rodelas de limão, frutas secas e de ficar no escuro. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, te dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada,

Fica pronto em 12, 24 ou 48 horas, com propriedades de soltar, normalizar e prender o intestino respectivamente. (não encontrei estudos sobre essa propriedade.)

O gosto do Kefir puro é forte. Com o kefir de água você pode fazer:

Suco de Kefir: Você coloca o Kefir líquido e um suco de frutas em uma garrafa sem vedar e deixa em temperatura ambiente pros Kefir consumirem o açúcar pra você. Depois de pronto, leve pra geladeira!

Refrigerante de Kefir: Você coloca o Kefir líquido numa garrafa, com xarope de guaraná. Encha até 2 terços da garrafa e vede pra carbonatar. Fica pronto em 1 ou 2 dias.

Vinho de Kefir: Fiz tanto com os grãos excedentes direto no suco de uva quando com o Kefir líquido e ficou muito bom! Pode ser feito como o suco(fica parecido com o vinho tradicional) ou vedando-se a garrafa carbonada. O resultado fica como um vinho levemente gaseificado e bem gostoso! Também fica pronto em 1 ou 2 dias.

Cerveja de Kefir: Você vai precisar de grãos excedentes. Pode usar maçãs, amoras, pão preto ou de centeio dissolvido em água ou lúpulo e açúcar. Coloque em um garrafão, tampe (mas não vede) e deixe fermentar por mais ou menos um mês, depois adicione a uma garrafa apropriada com duas colheres de açúcar. Quanto mais açúcar, mais alcoólico ficará (uma vez que o açúcar é o alimento do Kefir). Se você esquecer o garrafão, virará Vinagre!(1)

Vegetais fermentados e vitamina de vegetais:  Utilizei Kefir com os mesmos resultados e um sabor superior.

O Kefir de leite

Esses são os grãos brancos. Basicamente eles se dão bem com qualquer tipo de leite integral e podem ser usados até em leite cru. Também gostam de ficar no escuro.

O Kefir de leite é uma espécie de iogurte supremo e de poderes probióticos fantásticos. Ele fica levemente gaseificado, efervescente e levemente alcóolico também.

É delicioso e o motivo pelo qual eu ando com a cara de bolacha ultimamente (eu não posso com leite pasteurizado, embora o kefir não me faça mal algum).

Fica pronto quando o soro se separa, em até 72 horas. Geralmente eu tomo o litro todo em seguida, hehehe. Em 72 horas, nem a Salmonella sobrevive(2) e as bactérias já converteram quase toda a lactose em ácido lático.

Queijo de Kefir: Separe o kefir dos grãos e o coloque em um filtro de papel ou em uma toalha de queijo.  Fica parecido com cream cheese. Ah, consuma o soro que escorrer, é basicamente Whey protein.

Passe adiante!

Como os Kefir se multiplicam(os de água quase dobram em 24 horas e os de leite a cada 20 dias), as pessoas desenvolveram o generoso hábito de doar os grãos excedentes, de modo à, preservar os Kefir, evitar o comércio(de algo cujo valor não tem preço) e compartilhar com as pessoas.

Consegui os meus pela doação do amigo Aleksey, no blog “Kefir – Alimento Probiótico” que tem uma lista de doadores.

Encerrando:

Os grãos podem ser desidratados, congelados, enviados pelo correio, consumidos e, se bem cuidados, eles duram pra sempre! Você cuida das bactérias e elas cuidam de você! São seres muito simpáticos e especiais =D

Chego ao fim dessa saga bacteriológica com a minha diarista dizendo que eu virei bruxo, o meu tio dizendo que eu fiquei pinel, meus amigos com medo das bactérias se multiplicarem demais e tomarem conta da casa e a minha pele, saúde, humor e bem estar melhores do que nunca!

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Vamo que vamo!

Geosh.

Principais Referências:

1 – Inhibitory activity of cheese whey fermented with kefir grains. Londero A, Quinta R, Abraham AG, Sereno R, De Antoni G, Garrote GL. Centro de Investigación y Desarrollo en Criotecnología de Alimentos (CIDCA), Calle 47 y 116, 1900, La Plata, Argentina.

2- Kefir Beer

177 Comentários


    1. Olá, Ivonte! Acredito que não, a composição básica do iogurte são só 2 ou 3 bactérias diferentes. O iogurte de kefir, ou kefir de leite, é um probiótico infinitamente mais potente do que o iogurte normal.

      Responder

  1. Mas não há prbolema em consumir o cultivado em açúcar mascavo?

    E estou seguindo as dicas de vcs à 1 semana (voltei de viagem e ganhei 3 quilos nelas), e não emagreci nadinha… já estava no peso ideal, mantendo… com 20% de gordura. Pode ser que meu corpo tenha dificuldade para lidar com a cetose? Já tinha feito a dukan, com poucos e lentos resultados, mas me ajudou um pouquinho (no máximo 2 kg em meses…). Pode ser pq tenho apetite grande tbm… =/

    Responder

    1. Não tem, Priscila! Quando você consome o kefir, as bactérias já comeram o açucar mascavo! Fica sem doce nenhum. Dependendo do impacto que você cria no seu organismo, pode levar mais tempo pra reestabelecer o peso. Mas seguindo as dicas ele inevitavelmente volta.

      Responder

      1. Espero q sim. Ainda quero abaixa-lo um pouco mais. Segurei as dicas e evitarei dias de lixo. Obrigada!

        Responder

  2. Gostaria de saber se precisa ferver o leite para fazer o “KEFIR DE LEITE”. Aqui onde eu moro nós temos leite diretamente das vacas. E gostaria de saber tbm se eu posso adicionar algum tipo de sabor natural nesse iogurte, ex: bater no liquidificador com uma fruta. Obrigada

    Responder

    1. Tatiane
      Respondendo sobre o Kefir, se você costuma ferver o leite, faça mas ele deve ficar em temperatura ambiente para não matar os “bichinhos”.
      Depois de pronto pode bater com a fruta que vc quiser.
      Para saber como proceder veja no Google, tem muita informação so KEFIR.

      Responder

    2. Tatiane! Segundo o estudo que utilizei como referência, em 72 horas o kefir inibe salmonela e E.coli no leite cru. Claro que cuidados de higiene mais rígidos são sempre necessários pra consumir leite cru, mas, considerando esses cuidados, o kefir feito com o leite cru de vaca alimentada em pasto é provavelmente um dos melhores alimentos do mundo. Você pode sim bater o kefir com morangos, amêndoas, abacate, etc, mas eu gosto bastante dele puro. É delicioso! Abraços!

      Responder

  3. Uma duvida Sobre o Kefir de agua… eles se alientam de açucar certo? Nesse caso tenho que por açucar na agua onde eles estarão? E depois, eu como os bichinhos? ou os retiro da agua e bebo o resto… Boiei de verdade nessa!

    Responder

    1. Natalie! Os kefir de água vão comer o açúcar mascavo sim. Depois você remove eles com um coador, coloca eles em uma água com açúcar nova e usa a água em que eles estavam. Se tiver grãos demais você pode consumir os grãos também, sem problemas. Com a água que eles fermentaram você pode fazer os sucos, vitaminas, refris, vinho, etc. Abraços!

      Responder

          1. oi Geosh gostaria de saber onde posso encontrar doador de kefir em Chapecó Santa Catarina ,gostaria dos 2, da agua e do leite ,se puder me ajudar agradeço,pois estou com problemas sérios de saúde e meu marido é diabético,me mande uma resposta por favor ,obrigada


  4. Geosh, o Kefir de Leite consegue, digamos, purificar o leite do seus aspectos que não são saudáveis a saúde, é isso?
    Qdo vc fala em separar os grãos, não entendi muito bem essa parte. Abraços, muito interessante a matéria!

    Responder

    1. Henrique, o kefir de leite consegue sim consumir grande parte da lactose e uma parte da caseína também, diminuindo o impacto alergênico. Pra separar os grãos você passa o líquido num coador, aí os grãos ficam no coador e você os coloca em uma nova água+açúcar mascavo ou no caso dos de leite, num leite novo.

      Responder

      1. Ah, os grãos não morrem? Nossa, que legal!
        E como eu faço para eles se multiplicarem? Acho que vou pedir alguns, aí quando eu voltar a consumir leite vou consumí-los.
        Ah, uma dúvida: é possível colocá-los no whey protein tbm?
        Abraços!

        Responder

          1. Miukiko! Seja super bem vinda por aqui! Sinta se a vontade pra responder as dúvidas do pessoal. Grande abraço!


        1. Se você cuidar bem deles, Henrique, Eles são praticamente eternos! Eles se multiplicam a medida que fermentam as bebidas. No whey acho que não rola não!

          Responder

  5. Ual que d+!!!!!
    Minha irmã a muitos anos atrás tinha Kefir de leite, mas vejam só não sabíamos que o nome era esse, só chamávamos de bactérias rsrsrsrs coitadas nem existem mais, vivendo e aprendendo em.
    Geosh gostei de mais desse artigo meu caro!!!
    Depois de ler seu artigo fui lá no blog e já pedi solicitação de e-mail do doador por carta, estou morando na região Norte, Rondônia precisamente e não vi nenhum doador por aqui é o jeito tentar por carta. Vou esperar e ver se respondem. Quero muuuito as matérias primas dos três rsrsrs Kefir de leite, água e Kombuchá, quero fazer receitas variadas já que estou com minha variações de lanche bem reduzidas agora. Essa foi uma boa pra gente variar, amei.
    OBRIGAAAADA meu caro Geosh com suas pérolas!!!

    Responder

    1. Disponha, Maxceli! Minha mãe tinha uma kombucha mas deixou morrer =/ A gente nem sabia direito o que era também! Se fosse hoje eu cuidaria dela direitinho hehehe! Abraços!

      Responder

  6. Geosh, muito bom ter vc por aqui dando dicas! Eu queria te perguntar sobre o queijo grego ou feta cheese, eu moro fora do Brasil e gosto muito desse queijo que tem por aqui! VC ja ouviu falar? Ele eh bom?

    Responder

    1. Já sim, Fernanda! Geralmente é feito com leite de ovelhas e cabra, criadas em pasto aberto. Ou seja, muito saudável! Abraços1

      Responder

  7. OLA !!!
    AONDE ENCONTRO O KEFIR AKI EM SAO PAULO ZONA LESTE……OBRIGADA

    Responder

  8. Olá Geosh! Ótimo artigo, eu estava pesquisando sobre a fermentação do leite depois de descobrir os malefícios do leite pasteurizado, e o Kefir parece ser uma opção muito mais fácil.

    Descobri o emagrecer de vez nas férias e confesso que virei fã, li todos os artigos em uma semana, acabei comprando o livro sobre hipertrofia que também é ótimo e li de capa a capa no mesmo dia que baixei.

    Tenho algumas dúvidas não relacionadas ao Kefir.

    Faz um bom tempo (na adolescência) eu já fui gordo, e era terrível, porém consegui mudar isso e cheguei na época a ter o corpo que eu desejava (fiquei com 80 kg e tive até um tanquinho). Porém o tempo passou e acabei entrando na faculdade (faço engenharia em tempo integral) e acabei não tendo mais tanto tempo para me exercitar, alimentar ou dormir direito. Acabei perdendo a forma e meu corpo estagnou por uns 3 anos.
    Faz 3 semanas que eu comecei a mudar meus hábitos alimentares, depois de descobrir o site, nesse tempo eu fui de 78 kg e 18% de gordura corporal para 74,2 e 13,5%. O que foi muito mais rápido do que eu esperava, até pq nesse tempo eu acabei perdendo a linha alguns dias, fui em 2 rodízios japoneses e uma hamburgueria. Enfim, fiquei meio receoso de perder muita gordura, então minha dúvida é a seguinte: se eu continuar a comer do jeito que eu venho fazendo, uma hora meu corpo vai atingir sua normalidade e manter uma quantidade determinada de gordura, ou eu tenho que mudar a alimentação, como por exemplo aumentando meus carboidratos, quando atingir meu objetivo?

    Outra dúvida referente a exercícios, se eu quiser praticar artes marciais e musculação no mesmo dia, já que não é recomendado mais de uma hora de exercícios por dia, quanto tempo de intervalo deve haver entre os dois?

    E se uma pessoa já está sofrendo estresse (como por exemplo em um final de semestre), esse tempo a mais de exercício piora a situação dela ou não faz diferença?

    Por fim, recebi a pouco tempo um email sobre a área restrita do hipertrofia muscular, com meu login, senha e informando que chegaria outro email para confirmação. Não consegui encontrar esse email, eu posso ter apagado sem querer, mas eu realmente acredito que não. Vcs podem me mandar outro? Respondi o email informando o problema, mas não sei se vc receberam já que era aparentemente uma mensagem automática. Não havia informação sobre essa área no email, porém eu presumi que seria como a área restrita do livro de emagrecimento, como um fórum, mas quando entro com meu login há apenas opções de baixar o conteúdo do hotmart, de perfil, dashboard, sair e ver o nível de minha assinatura. É só isso mesmo que deveria aparecer ou é algum problema relacionado com o email?

    Responder

    1. Rodrigo, Obrigado! O normal é que uma hora seu corpo cesse o emagrecimento e se normalize. Algumas pessoas acabam achando melhor dar um up na glicemia dos carboidratos pra manter um pouquinho mais de peso. Acredito que se você praticar um de tarde e o outro a noite por exemplo já seja mais fácil manter. Caso sejam muito extenuantes, um carb complexo pode ser uma opção. Se a pessoa está estressada ela vai sentir na performance do exercício sim, mas por outro lado, acredito ter sim um efeito atenuante sobre o stress, ou seja, melhor se movimentar! Tenho quase certeza que o hipertrofia não tem um fórum, só a área com os arquivos mesmo! Mande aí suas dúvidas sobre kefir!

      Responder

  9. Boa noite Geosh!

    Parabéns pelo excelente artigo!! Posso dar uma sugestão? Que tal preparar um vídeo ensinando a preparar o Kefir de água com suas variantes (suco, refrigerante, vinho, etc)? Encontrei muito material falando sobre o Kefir de leite, mas pouca coisa sobre água.

    Grato!!

    Responder

  10. Olá Geosh…..adorei seu artigo, tenho uma dúvida sobre o Whey que vc citou, já tinha lido em outro site que o soro do iogurte natural é o whey, mas em que quantidade tomar? Será que vai alimentar igual ao pó? Ou o pó por ser concentrado vai ter mais eficácia? Estou meditando sobre comprar ou não o Whey protein ha um bom tempo, já li os artigos do site sobre o assunto e estou bastante inclinada a comprar, devido a ser mais uma opção de lanche bastante prática, mas se o soro do iogurte natural for exatamente a mesma coisa, dá pra economizar o whey protein, já que o preço dele é bastante salgado, principalmente o isolado. Se vc tiver mais informações sobre esse assunto me passe por favor, e obrigada por dividi-las com todos.

    Responder

    1. Vai alimentar sim! Agora, as quantidades são menores. Imagino que por litro deve ser algo em torno de 7g de whey! Mas um litro de kefir de leite por dia no final das contas é uma baita adição protéica sim!

      Responder

  11. Nunca tinha ouvido falar no Kefir, por isso, talvez, não tenha entendido muita coisa. Como produzir o Kefir? Se postasse em vídeo ficaria melhor. Obrigada.

    Responder

    1. Sandra, os grãos geralmente você consegue por doação. você deixa a bebida(leite no caso dos grãos de leite e água e açucar mascavo no caso dos de água) fermentar com os grãos e depois remove os grãos com um coador e os coloca em mais bebida. Vou mostrar em vídeo sim!
      Abraços!

      Responder

  12. Olá Geosh…

    Tenho o Kefir de Leite mas queria saber como é que faço para conservá-lo sem estar em fabricação?..como desidrato ou congelo para guardar quando a quantidade for muito grande?
    Obrigada.

    Responder

    1. Faça doação de uma parte , por favor envie para mim . Muito obrigada

      Responder

  13. ola Geosh…
    Quando criança tinhamos em casa o kefir conheciamos por bichinho do iorgute….kkkk
    o curioso que aos poucos diminuiran a produção e morrerão”acho”porque o leite não qualhava mais!isso é possivel?
    obrigada

    Responder

  14. Oi Geosh… td bom???
    Consegui meus queridinhos grãos de kefir, amanhã vou tomar meu primeiro iogurte rss
    Tô com uma dúvida… quando eu fazia iorgurte caseiro a partir do iogurte industrializado… tinha um certo desconforto com gases. Com o kefir não deve ocorrer, né?
    Pesquisando sobre kefir obtive a informação de que o tempo de fermentação influencia diretamente no intestino… será que procede?
    Bjosssss… obgda por nos apresentar tanta coisa boa!!!

    Responder

    1. Não sei, Pércila. O kefir de leite não me deu nenhuma reação alérgica, mas deixou meu rosto inchado como qualquer laticínio pasteurizado sempre deixa. Não testei ele com leite cru ainda, mas existe sempre o kefir de água(tenho gostado bastante desse). Acredito que se proceder, procede pro de água!
      Eu me divirto demais com isso tudo que aprendo também =) Abraços!

      Responder

      1. BEM QUE EU TO MORRENDO DE VONATDE DE FAZER TUDO ISSO COMPRAR SEU LIVRO E GANHAR UNS GRAOS DE KEFIR ,MAIS NO MOMENTO TO MUITISSIMO SEM GRANA E SEM EMPREGO OK E SEM IDADE PRA QUE ME CONTRATEM MAIS VO LA TO TENTANDO OK

        Responder

      2. gostaria de saber se tenho que fazer iogurte todo dia,pra não perder meu kefir.me explica direito por favor.aguardo
        ansiosamente sua resposta.

        Responder

        1. Adriana, você pode fazer levas de até 72 horas ou pode guardar o kefir de leite na geladeira! Abraços!

          Responder

    2. Até que vc se acostume com o Kefir pode ocorrer flatulência excessiva. Depois de um tempo tudo se normaliza.

      Responder

  15. Oi Geosh, tudo bem querido?

    Ando sumida porque estou tentando encontrar um intervalo até pra respirar. 🙂

    Tá punk, viu.

    Enfim, quero dizer que adorei o artigo, e agora vou tentar encontrar os tais grãozinhos.

    Abraços

    Responder

  16. pr mesocurei bastantr, e encontrei. acho que fiz certo, vamos ver: coei o kefir tomei a agua, lavei bem eles e coloquei 1 col. cheia de açúcar mascavo e coloquei agua novamente, e isso mesmo? obrigado por tudo. bjs.

    Responder

  17. A minha vó toma Kefir a uns 5 anos e tem uma saúde invejável. Este site está de parabéns por disseminar informações tão importantes!

    Responder

    1. Gostaria tanto de conseguir doação de Kefir
      Por favor moro em Fortaleza , aguardo ansiosa meu e mail preletora

      Responder

  18. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA FAZER O KEFIR,E DE QUE MANEIRA DEVO TER NOS CUIDADOS DIÁRIOS.
    E CONSUMIR DE ADEQUADAMENTE.

    Responder

  19. Será que isso é o fermento que minha vó usa pra pão?
    fica dentro de um vidro, e quando ela tem bastante ela sempre doa,
    se não for é o mesmo princípio..
    Não entendi nada de pra que serve, mas estou pesquisando,
    matéria curiosa.
    parabéns

    Responder

    1. NÃO KEFIR É UM PROBIÓTICO O FERMENTO É OUTRO
      EU TENHO O KEFIR E O FEMENTO(LEVAIN) E O KOMBUCHÁ
      PÃO FEITO COM ESTE FERMENTO FICA MUITO BOM E TEM DURABILIDADE SUPERIOR A OUTROS FERMENTOS
      SE ALGUEM AQUI DESEJAR RECEBER KEFIR , FERMENTO E KOMBUCHÁ EU ESTOU ENVIANDO DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
      COLOCAR KEFIR OU FERMENTO NO ASSUNTO

      Responder

  20. Olá caríssimo!
    Queria parabenizá-lo pelo artigo. Eu tomo Kefir há 05 anos e, graças a esse alimento maravilhoso fiquei livre da minha acne adulta que possuía. Eu tomo todos os dias o kefir de leite, logo, não deixo que fermente mais de 24h.

    Se me permite responder a Joyce, o kefir não é um fermento biológico para pão. Apesar de que ele também fermenta o leite.

    Vamos divulgar esse alimento tão poderoso!

    Parabéns!

    Responder

    1. Henrique, 80% da acne q eutinha nas costas ja se foi. GONE! Nunca tive uma pele tão boa, sem falar na claridade mental! abraços!!!

      Responder

  21. Geosh,
    Bom dia!
    Rapaz, solicitei uma doação dos kefir de água e de leite e do kombuchá, em menos de uma semana recebi e já pude minhas culturas e experimentar a ma-ra-vi-lha de alimento, já fiz com limão, ameixa, maracujá. E o engraçado, é que todo mundo diz que eu to ficando doida também, mas todos adoraram meu creme cheese. 🙂 Valeu pela ótima dica.

    Responder

    1. Rafaela, eu estou viajando agora, e estou sentindo uma saudade DANADA dos meus kefir, acredita? Parece que um dia sem alimentos probióticos é um dia desperdiçado!
      Um abraço!

      Responder

  22. Estou chegando no programa agora, sou de Santa Catarina e alguem pode me informar onde encontro Kefir para começar minha cultura?

    Responder

  23. Olá, Geosh

    Gostaria de saber se posso fazer uso do kefir leite e água à vontade. Costumo tomar de manhã e à noite. Terei que consumí-lo junto com alguma protéina ou não existe regra?
    Fiz a compra do livro e estou seguindo as instruções…
    Abraços,

    Maria Oliveira
    Bahia – Brasil

    Responder

    1. Maria, não existe regra, Principalmente em relação ao kefir de água. Fique de olho no impacto do de leite no seu organismo. Abraços!

      Responder

      1. E, Geosh,
        Como faço para o kefir de água ficar sem álcool?
        E para fazer o suco basta usar a água em que o kefir ficou e adicionar a polpa de fruta?

        Obrigada pela atenção!

        Responder

        1. Maria, a quantidade de álcool é bem pequena, não dá nada não!
          O ideal é você coar os grãos, colocar o suco e deixar fermentar mais 12 ou 24h
          Abraços!

          Responder

  24. Eu moro nos EUA e quero doação tambem please!
    adorei os kefir so de ler aqui…..preciso conhece essa maravilha pois tenho problema de acne e intestino ainda, mesmo ja seguindo a reeducacao alimentar a algum tempo…obrigado quem pode me doar!

    Responder

    1. Depende, se vc gosta do sabor mais ácido, deixa mais tempo. Eu costumo usar sempre o de 24 horas pois é o que agrada meu paladar, mas quando quero fazer queijinho, eu deixo um pouco mais de tempo, assim ele fica mais forte de sabor ( o meu é o de leite). O sabor tbm muda com a quantidade de kefir usada, geralmente se usa 1 colher(sopa) para 1 litro de leite. Prefiro ficar no meio termo: 2a3 colheres por litro, pq assim, em 24 horas já está no sabor que eu gosto. Achei o sabor mais forte quando a quantidade de kefir é maior.

      Responder

    2. Silvana, O Kefir de leite você pode deixar até 72h ou até ele queijar(separar o coalho do soro). Quando o kefir de leite tá na pilha, geralmente ele queija em 24 horas

      Responder

  25. Geosh, o kefir fica com mt lactose? Não faria mal para qm é intolerante? E sobre a LCHF, ele pode atrapalhar? por conter alcool… Obrigada.

    Responder

      1. Ok, obrigada. Acho q vou gostar mais do de leite… xD Abraços.

        Responder

    1. Priscila, eu não sei se consome exatamente toda a glicose, eu sei que você não sente mais qualquer dulçor na água.

      Responder

  26. Oi Geosh… também tenho intolerância à lactose e desde que vi essa reportagem consegui os kefir de leite e água com uma doação pelo blog que você indicou.
    Em relação ao Kefir de água, estou achando ótimo, mas em relação ao de leite, ainda estou sentindo algumas reações por causa da intolerância… fiquei 2 semanas sem e agora estou tomando novamente para fazer um teste, mas gostaria de saber de você, a sua experiência, pois sei que vc tb tem intolerância… Você toma o de leite? E como se sente?

    Responder

    1. Luciane, Eu não sinto intolerância, mas o meu rosto e corpo incham. Veja o vídeo do sobre, naquele período eu tava tomando bastante kefir de leite, eu fico com um bochechão hehehe. Acredito que algumas pessoas(eu, por exemplo) realmente sintam na pele demais as consequencias do leite pasteurizado, mesmo fermentado. Agora, é absurdamente delicioso, se eu tivesse como conseguir leite de vaca cru, adoraria testar pra ver se dá os mesmos efeitos ou não.
      Abraços!

      Responder

  27. Ola!!

    Tenho uma duvida:.. No livro diz que não devemos consumir leite (lactose), lendo este artigo fiquei sem entender! Tenho o kefir de leite, posso ou não tomar um copo de kefir pela manha???

    Responder

    1. Danielle, no geral vai de cada um. Sugiro que você faça o teste e veja se impacta ou não no seu emagrecimento. Abraços!

      Responder

  28. Geosh quero saber se os 3 Kefir que existem são bichinhos diferentes ou são os mesmos ou só muda os alimentos deles? E se pra congelar preciso fazer alguma coisa em especial antes,e se eu posso colocar adoçante pra consumir, posso comer alguns grãos de Kefir misturados com meu iogurte natural? Muitas perguntas não é? Mas estou começando minha dieta amanhã,acabo de comprar o livro Emagrecer de vez e não consegui ler tudo, desculpa tantas perguntas mas é pra uma boa causa,bjos, Deus te abençoe por ser tão educado e amigo nos ensinando tantas coisas boas!

    Responder

  29. Olá Geosh, tudo bem??
    Estou há um tempo pensando no consumo do kefir, porém no início não tinha entendido bem como cultivava, achei que daria um trabalhão..mas lendo aqui os comentários, parece bem fácil de cultivar. Ouvi dizer que ele produz o melhor iogurte, mas não entendi como que ele é feito. Eu deixei de consumir iogurtes e leite e percebi uma boa diminuição nos gases (que tinha muito), então será que não há problema em consumir esse iogurte? Acho que teria que fazer o teste também certo?
    Outra coisa que não sei se entendi bem, o kefir de água é só colocar água mineral, deixar lá por algumas horas, coar e beber pura?? Tem diferença entre os kefir no resultado para o organismo?

    Obrigada desde já, abraços!!

    Responder

  30. Geosh, olá!
    Estou com uma duvida!
    Estou com o kefir de água há uma semana aqui em casa.
    Nessa semana parece q soltou um pouco o intestino, mas acho q é normal no início né!?
    Mas estou preocupada com outra coisa. Eu consumo com 24h de fermentação. Uso 2 colheres de sopa de açúcar mascavo pra 1L de água e umas 2 cs dos grãos mais ou menos.
    As 24h são suficientes pra fermentar todo o açúcar? Tô com medo de engordar…
    Eu não sinto gosto nenhum de açúcar, é um sabor azedo, fermentado mesmo..

    Responder

  31. Olá Geosh!

    Gostaria de saber se após o leite ser fermentado pelo Kefir, se o cálcio permanece ou é modificado como acontece com a lactose.
    Obrigada 🙂

    Responder

  32. Geosh, eu tenho uma dúvida.

    Eu leio quase todos os artigos de vocês e não vejo nenhum dizendo sobre o que é recomendável beber… de maneira geral.

    Os únicos artigos que falam de bebida são: o que fala pra evitar suco de frutas e esse agora do Kefir.

    O que é recomendável beber no dia-a-dia?

    Responder

  33. olá Geosh!

    Eu cultivo estes grãozinhos maravilhosos mas já tentei várias vezes usar o leite cru e ele vira uma coalhada. Já com o leite A fica mais parecido com iogurte, bem cremoso. Será que estou fazendo algo errado??? A impressão que eu tenho é que ele apenas azeda e não faz o kefir.

    Responder

  34. Olá!

    Vocês saberiam me informar a melhor maneira de preparar/consumir o Kefir para quem tem o intestino preso?

    E quem tem gastrite… qual seria a melhor maneira de preparar o Kefir para que não fique tão ácido?

    Obrigada! 🙂

    Responder

    1. Quero saber como faço para adquirir o kefir de água,já usei ha bastante tempo e agora não consigo encontrar!
      Grata

      Responder

  35. Existe diferença entre o produto do kefir?
    estou evitando leite
    se eu tomar a água fermentada obterei os mesmo benefícios do leite fermentado?

    Responder

  36. Olá! Sou vegana e gostaria de saber se os grãos do kefir de água também provém do leite, pois já tomei muito e depois que parei de consumir leite fiquei receiosa com o kefir, já perguntei pra muitas pessoas e ninguém soube me responder, você saberia me responder? Outra dúvida é se eu trocar a água com açúcar por água de coco (que é uma água já doce) daria o mesmo efeito? Agradeço e aguardo.

    Responder

  37. cultivo kefir com agua quero saber se tem quantidade especifica para ingerir /se posso coar deixar geladeira e consumindo aos poucos?/ e se posso usar esse mesmo kefir com leite?

    Responder

  38. Sou diabética e gostaria de saber se posso ingerir a água do kefir de água, uma vez que lhe é adiciondo açucar mascavado? Essa água não vai fazer subir os níveis de glicemia?Obrigada

    Responder

  39. Sou portadora de insuficiência renal moderada quero saber se posso fazer uso do kefir de água com açúcar mascavo. pois faço dieta hipoproteica.grata pela atenção.

    Responder

  40. Ola…
    Queria saber como devo cuida do kefir do leite, tenho q tomar cuidado ao passar na peneira?? E qt tempo posso deixa o leite sem troca lo?? Obg 😉

    Responder

  41. Meu kefir de água está azedo como limão. É normal ou devo corrigi-lo para que volte a ficar cervejado. Já é a quarta vez que cultivo o kefir, comecei na década de 90. Não quero perdê-lo novamente. Estou usando: para 5 colheres (sopa) de grãos, meio litro de água e 2 colheres (sopa) de mascavo. Esta receita estará correta?

    Responder

  42. faço um delicioso iogurte com meu kefir de leite… deixo 24 hrs de molho , coar, bater o soro com tang de morango e alguns morangos, fica uma delicia

    Responder

    1. Tem alguem que queira doar no bairro do Portao com endereco ou telefone irei buscar. Obrigada.

      Responder

      1. Sueli, veja na lista do site kefir-alimento probiótico se você encontra um doador na sua região. Um abraço!

        Responder

  43. POR FAVOR ESTOU APROCURA URGENTE MORO NORIO GRANDE DO SUL E NAO CONSIGO DOADOR DE KEFIR SE ALGUEM PODER ME DOAR ME AVISE URGENTE MINHA FILHA SO PODE TOMAR ISSO OBRIGADO

    Responder

  44. Boa tarde Geosh
    Gostaria de saber um pouco mais sobre o uso externo do Kefir. Não encontrei muito material informativo sobre isso na internet.

    Responder

    1. Ei, Gilmara! Eu não vi muita coisa também, mas já usei kefir de água na pele e no cabelo, tinha de fato um efeito positivo!

      Responder

        1. Isso, Naiara! Faz muito tempo que não uso, mas passava com um algodão mesmo, deixava um tempo e depois tomava banho =)

          Responder

  45. Tenho kefir de água para doar, quem quiser é só entrar em contato e vir buscar em casa!

    Responder

  46. Olá a todos moro no Rio de janeiro em santa cruz. Campo Grande
    .Gostaria de saber se alguém pode me doar um pouquinho de kefir de leite e tbem de água. Agradeço a todos .

    Responder

  47. eu gostaria de saber para um litro de agua quanto eu coloco de açúcar mascavo quanto de grãos tb gostaria de saber se posso por no lugar do açúcar mascavo o açúcar em pó diet?

    Responder

    1. Mara, eu costumava utilizar um litro dágua, hoje utilizo menos água, e cerca de 2 colheres de açúcar mascavo. Os grãos ficaram maiores assim do que quando colocava mais água. Agora, eles precisam de comida de verdade, então, nada de açúcar diet. Abraços!

      Responder

      1. Olá Geosh, obrigada por suas valiosas dicas. Ganhei o kefir de água ha um mês de uma amiga. Tomo o suco fermentado por 24 horas e preparo c um pouco de suco de uva concentrado na hora de tomar. As vezes sinto um pouco de tontura qdo tomo.. mas me sinto cada dia melhor, embora meu intestino ainda esteja um pouco preso…a pele melhorou muito! Como os grãos c iogurte. e já fiz uma doação tamanho crescimento dos amiguinhos.Alguma sugestão sobre o suco de uva e a respeito de tomar após 24 hs??? abraços

        Responder

        1. desculpe so mais uma dúvida, acho q engordei um pocuo neste mes, será o mascavo??? abçs

          Responder

          1. Pode ser o suco de uva também. Reduzindo a quantidade de água você pode reduzir pra uma ou duas colheres de açúcar, o que eles conseguem fermentar tranquilamente de um dia pro outro quando estão ativos =)


        2. Denise, Fico feliz de saber disso! O kefir pode fermentar uma quantidade mínima de álcool, pode ser que você tenha uma sensibilidade maior a esse alcool. Eu adoro o suco de uva fermentado com os grãos excessivos. Duas dicas pra você, uma é reduzir a quantidade de água(os grãos ficam enormes!) outra é adicionar os grãos e a água no juicing. Veja o artigo sobre juicing =D

          Responder

  48. Bom dia gostaria de saber como faço para cultivar kerfir sem alcool, aprovo os benefícios mas o fato de estar consumindo alcool todos os dias me incomoda. Pode me ajudar por favor? Obrigada

    Responder

  49. Para quem precisar, estamos doando kefir de leite e kefir de água para a região de Santa Catarina. Grata!

    Responder

  50. Gostaria de saber se quem tem problemas de glicemia pode consumir o kerfir de água, já que ele é cultivado no açúcar mascavo.

    Responder

    1. Ricardo, não acredito que terá muito impacto, não mais do que comer um carboidrato mais denso. Ao fermentar o açúcar os kefir o consomem, ou seja, se você colocou uma colher de açúcar mascavo, quanto menos doce estiver a água, mais açúcar eles consumiram. Abraços!

      Responder

  51. Olá, ganhei grãos de kefir em agua hoje, gostaria de saber se posso cultivá-los com leite.Desde já agradeço tanta informação!

    Responder

    1. Bárbara, acredito que eles podem morrer, mas como os grãos de água se multiplicam muito rápido, basta separar alguns e fazer um teste =)
      Abraços!

      Responder

  52. Boa tarde pessoal, tenho quefir de leite, alguém sabe me dizer se consigo cultivar em suco de uva????? Obrigada!!!! se a resposta for positiva, é necessário aquecer o suco???? Aqui em Curitiba ta muuuuuito frio….

    Responder

    1. Juliana, que eu saiba não, mas o de água você pode separar uns grãos e fermentar suco de uva com ele, fica ótimo!

      Responder

    2. Juliana sou de Curitiba tb e tenho muda de kefir de agua pra doar se quiser. Os meus estao trabalhando bem no frio, só deixo eles em uma caixinha de papelao pra ficarem mais quentinhos, mas até onde sei o de leite não fermenta suco nao 🙂

      Responder

      1. oieee, eu quero receber a doação. A listagem do Brasil no Blog está desativada. Como faço para recebê-los de você? Estou ansiosa pela resposta. Verônica

        Responder

    3. juliana, quero receber a doação, como faço? Me ajude, quero muito mesmo, acredito que solucionará muito meus problemas de saúde!

      Responder

    1. Verônica, no ultimo artigo que postei a respeito o rapaz do probióticos brasil se prontificou a doar nos comentários, aparentemente eles tem uma lista de doadores também. Está na página principal ainda. Abraços!

      Responder

  53. Olá eu e meu marido estamos consumindo a uma semana o quefir leite/ e água até então não sabia dos beneficios! obrigada este artigo me ajudou muito!

    Responder

  54. Bom dia!

    Alguém de Joinville tem kefir da água para doar?

    Responder

  55. Olá, o Kefir sempre forma soro, tem gosto ácido e cheiro de queijo fermentado, certo? Eu tinha um que ficava sem soro, sem cheiro, sem gosto ácido, tipo um pudim… desconfio que era CASPIAN SEA YOGURT ( CSY) ou Iogurte Cáspio. Agora ganhei kefir de outra amiga e misturei, então está formando soro, ácido, cheiro de queijo…
    O de antes era bem mais saboroso… mas ele não tem todos os benefícios do Kefir, certo? Obrigada

    Responder

    1. Isabella, pesquisei muito pouco sobre o CSY, mas sim, o kefir de leite sai na frente de praticamente qualquer probiótico natural. Sobre a acidez, talvez seja uma boa fermentar um pouco menos. Abraços!

      Responder

  56. Estou querendo Kefir de Água, moro em Pouso alegre, M.G., será que alguém da minha
    cidade teria para doar?.

    Responder

  57. Finalmente consegui o Tibico (de agua), vou tentar esse negocio de cerveja ai!! Se nao der certo eu passo o vinagre no cabelo huahauahau

    Responder

  58. Tenho kefir de água para doar, preciso do kefir de leite, meu endereço é no CIC em Curitiba-Pr, alguém teria para doar-me, obrigada.

    Responder

  59. GOSTARIA DE TER ESSE KEFIR, COMO FAÇO PARA CONSEGUIR AQUI EM UBERABA – MINHAS GERAIS, ACHO QUE VAI SER MUITO BOM PARA MIM.

    Responder

  60. tenho kefir pra doar.
    sou de Taiobeiras-mg
    quem quiser e so me procurar.

    Responder

  61. Bom dia…Eu não conhecia o Kefir, minha irmã me apresentou e me deu alguns grãos do Kefir de leite, e eu pesquisei realmente tem vários benefícios. Estou grávida de 12 semanas, posso consumir o Kefir?? Qual a melhor forma para o consumo na gravidez, de 12 horas ou 24 horas?? Qual a quantidade devo consumir por dia?? Após a fermentação posso colocar açúcar cristal para o consumo??

    Obrigada!!!

    Responder

  62. Bom dia gostaria de saber ate quantos bichinhos eu posso comer por dia.

    Responder

    1. Solange, eu já comi um copo de grãos de kefir de água sem problema nenhum, mas no início é melhor começar mais devagar! Abraços!

      Responder

  63. Ate quantos bichinhos eu posso comer por dia,hoje comi um e tomei um copo da agua e me deu mal estar,sera que estou fazendo certo.

    Responder

  64. Pode usar a rapa da rapadura,substituindo o acucar mascavo.E bem legal

    Responder

  65. Oi sou Adriana de Campo Mourão Paraná tenho a muda de kefir e já faz uns meses que está de molho no açúcar mascavo tentei fazer kefir de leite mas não fermentou será q ele morreu?

    Responder

  66. Acabei de comprar pelo mercado livre. E depois vou doar com muito prazer!
    Sou de Curitiba

    Responder

  67. Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.

    Tenho os seguintes Probióticos para Doação:

    Kefir de Leite,
    Kefir de Água,
    Kombucha,

    Iogurtes Infinitos:
    Caspio,
    Viili,
    Bulgaricus,
    Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

    Responder

  68. Olá Geosh e amigos, existe uma grande discussão se deve comprar ou não, mas eu mesmo moro em uma cidade pequena onde quase ninguém conhece o Kefir, Kombucha e Iogurtes infinitos e procurei e não encontrei com ninguém na minha Cidade e nem na Cidade vizinha, então eu fiz meu pedido no site:

    kefirdeleite.com

    Achei interessante porque nesse site tem todos os probióticos que quiser e eles enviam pelos Correios, as vezes ficar procurando esperar meses por uma doação acho mais prático comprar logo e ja receber em uns 5 dias em casa pelos Correios, sei que tem muitos que não concordam com isso mas com certeza são pessoas que moram em grandes Cidades e têm doações em mãos fácil, mas agora e quando não se consegue uma doação o que fazer ? Não precisa indicar grupos de doação porque eu participo praticamente de todos os grupos do facebook e mesmo nesses grupos não encontrei ninguém da minha Cidade e por incrível que parece eu até encontrei 2 pessoas nesses grupos que enviam pelos correios mas o valor pedido por esses doadores é maior do que o preço cobrado nesse site. Fica aí a minha dica.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *