Tudo que você precisa saber sobre: Arroz!

arrozparboilizado

Aqui é o Geosh. Você comeu arroz hoje?– Essa é uma maneira comum de dizer, oi, tudo bem? na China e em vários países asiáticos =)

Hoje vim falar desse alimento presente nos pratos de quase toda a população brasileira. Sobre os mitos a respeito do arroz, o impacto dele no emagrecimento e sobre as questões de saúde envolvidas.

O Arroz foi domesticado entre 8200 a 13.500 anos AC, no vale do Rio Das Pérolas, na China. É a terceiro maior cultivo do mundo, atrás do milho e da cana de açúcar. O arroz alimenta metade da população humana e provê mais de 20% das calorias consumidas no mundo. Chega a ser 80% do que as pessoas comem. Sem o arroz, não existiria a civilização como a conhecemos.

Antinutrientes

Enquanto semente, o arroz tem uma série de mecanismos de defesa e sobrevivência, os antinutrientes. Estes antinutrientes existem para evitar que predadores consumam os grãos. E a maioria dos grãos possui alguma forma de antinutriente. No arroz, os antinutrientes estão localizados principalmente na casca e no farelo:

Fitato

O fitato se une aos minerais, dificultando a absorção de minerais dos animais que o consomem. Os Ratos evoluíram um mecanismo de digestão do fitato, mas nós, seres humanos, não. O calor não modifica o fitato, mas uma vez que ele está localizado no farelo, não está presente no arroz branco. Por causa do fitato, pessoas que consomem arroz integral tendem a ter níveis menores de minerais do que pessoas que comem arroz branco.

Inibidores de Tripsinacampodearroz2

A Tripsina é uma enzima que nós mamíferos produzimos, que facilita a quebra e absorção dos aminoácidos. Com as tripsinas inibidas, fica difícil digerir proteínas. Esses inibidores estão presentes principalmente na casca e no farelo, e não no arroz branco. O calor também desativa esses inibidores no farelo.

Hemaglutinina

A Hemaglutinina adere aos receptores de carboidrato no tecido intestinal e impede a absorção de nutrientes. Por sorte, ela também está presente apenas no farelo é também é desativada pelo cozimento.

O arroz também possui alérgenos podem causar reação alérgica em pessoas com doenças autoimunes e/ou alergia a grãos no geral.

Nutrientes

campodearrozO Arroz Integral supostamente é mais nutritivo por conservar os nutrientes farelo, mas como podemos perceber, esse mesmo farelo inibe a absorção de grande parte desses nutrientes e os torna menos biodisponíveis pra nós. Ou seja, a história do arroz integral ser mais saudável é um mito. Aqui também se encaixam as variedades de arroz selvagem.

O arroz branco é neutro. Embora seja fonte de energia e quase que puramente amido, ele não contém muitos micronutrientes(vitaminas e minerais). O arroz branco é apenas o núcleo do grão, sem a casca e o farelo. Não conte com o arroz branco como fonte de nutrição.

O arroz parboilizado é cozido com o farelo e a casca antes de ser descascado, pra aumentar o valor nutritivo. Depois de descascado há um aumento pequeno na quantidade de minerais e um aumento maior na quantidade de vitaminas. O arroz parboilizado também pode ser fonte de amido resistente do tipo 3. Basta resfriá-lo ou congelá-lo antes de reaquecer e consumir.

O Preparo.

arrozO arroz branco e o arroz parboilizado me parecem os mais seguros, do ponto de vista de saúde. Pra quem não tem problemas de peso, sindrome metabólica, diabetes, alergia ou doenças autoimunes. Para atletas ativos, pode ser uma fonte de reposição de glicogênio pós treino.

O preparo do arroz influencia também nessa questão. O arroz feito com ghee, óleo de coco ou banha é bem mais interessante do que o feito com óleo comum de cozinha ou azeite. Se você acompanha o EDV, já sabe que óleos vegetais não são saudáveis em alta temperatura.

Na hora de preparar o arroz, lembre-se disso.

Emagrecimento

No emagrecimento, é melhor pensar em escalas:

A melhor solução possível para emagrecer é evitar o arroz no seu dia a dia, ou consumir muito esporadicamente, no seu dia de folga, por exemplo.

A segunda melhor solução possível é consumir o arroz parboilizado posteriormente resfriado pra formar amido resistente, que alimenta a nossa flora intestinal benéfica. Ele causa a menor resposta glicêmica. É um alimento denso em carboidratos, portanto, se você vai conseguir emagrecer ou não vai depender da resposta individual do seu organismo e das quantidades que você consome.

Quanto ao arroz branco e integral, eu evitaria, por causa da glicemia alta e dos antinutrientes no arroz integral. Muito provavelmente eles vão interferir no seu emagrecimento. Só abriria uma exceção para o arroz branco no dia de folga.

Se você quer aprender um método realmente efetivo para emagrecer, conheça o método EDV:

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

Por hoje é só(isso tudo!)

Gostou? Surgiu alguma dúvida? Comente! Compartilhe também!

Um abraço!

Geosh.

Principal Referência

  • Adrielle

    Legal essa informação Geosh. Eu vi um vídeo outro dia, que dizia que comer o arroz ou feijão isolados não é saudável, mas que se consumidos juntos sim, eu penso que talvez até seja, se consumido, sei lá, 2 vezes na semana, né?
    Outra pergunta: Conhece alguma receita de fermento natural? Quero usar para fazer o pão de linhaça do livro (50 Receitas para Emagrecer de Vez) do Rodrigo.
    Lá diz para usar fermento, mas não é saudável né?

    Abraço

    • Adrielle, você pode utilizar o bicabornato de sódio como fermento químico. A combinação do feijão e do arroz supostamente dá todos os aminoácidos de uma proteína completa, mas do ponto de vista de saúde, tem mais a ver como a maneira que você prepara cada um do que a união dos dois. E no caso do feijão existem considerações mais complexas, por causa dos antinutrientes dele. Abraços!

      • Adrielle

        Oba! Obrigada Geosh! Adorei saber isso, fermento super fácil! Abraços

  • kevim

    Pra quem quer engordar , o arroz pode servir como fonte principal de carboidratos?

    • Pode servir sim, kevim. Conheço alguns fisioculturistas que faziam o processo de bulking todo com arroz+proteínas. Mas, como eu disse no artigo, o arroz quase nada fará pra te nutrir.

  • Adrielle

    Oi Geosh! Tudo bem?
    Você poderia me responder uma dúvida? Outra, hehe, não encontrei nos artigos uma resposta.
    Ouvi dizer que a batata doce se assada tem suas propriedades alteradas e fica ruim igual a batata inglesa, que só é saudavel feita no vapor ou na água, isso procede?
    Abraço
    S

    • Hallan Coelho

      Olá, nessa dúvida talvez eu possa ajudar.

      Para resumir, a batata doce assada tem maior índice glicêmico (ou seja, aumenta a insulina) em comparação a batata cozida.

      Nesse post de uma página sobre nutrição é explicado muito melhor:

      https://www.facebook.com/mgtnutri/photos/a.565030370215226.1073741828.565021776882752/787253777992883/

      Espero ter ajudado.

      • Adrielle

        Interessante Hallan, obrigada!
        E Geosh é isso mesmo?

    • Adrielle, eu vi alguns estudo onde o índice glicêmico da batata sobe quando feita assada, ao invés de cozida ou no vapor. Acredito que ainda seja segura pra quem não está com problemas metabólicos, mas pode interferir no emagrecimento. Abraços!!!

  • mariana

    Oi Geosh, poderia fala um pouco sobre o acucar de palma???seria melhor do que adocante???atrapalha no emagrecimento???

  • Marrieth

    Oiiii Geosh !!!

    Ué,agora que me confundi mesmo.Pois no livro de HIPERTROFIA vocês nos pedem para alimentarmos com ARROZ INTEGRAL ( no almoço,e na janta ),é o que li no CARDÁPIO. E agora com esse artigo,me veio essa dúvida.Podem me explicar????

    • Hallãn

      Ótima observação Marrieth, também percebi isso.
      Se observar nos artigos publicados há uma controvérsia a respeito do leite. Em alguns mais antigos é dito que o leite é bom, outros mais recentes que o leite pode ser um alimento desfavorável para quem quer emagrecer.
      Acredito que há essas dualidades em virtude dos estudos que os consultores do site fazem (conforme as pesquisas são feitas se chega a constatações diferentes).
      Não acredito que esses casos tirem o mérito dos artigos muito menos do site. Apenas mostra o quanto os “moderadores de conteúdo” estão comprometidos apenas com uma coisa: a verdade nua e crua.

      Desculpe o longo texto, é que, apesar de ter observado isso antes, nunca tinha tido a oportunidade de compartilhar isso com a galera.

      • Marrieth

        Oiiiiii Hallãn!!!

        Tudo bem ? Então,fiquei muuuuuuito na dúvida mesmo,até mesmo á respeito do artigo sobre o LEITE,e que bom que você teve a oportunidade de compartilhar isso também.Porque na verdade eu comprei os dois livros EMAGRECER DE VEZ E HIPERTROFIA MUSCULAR,porque me interessei muito nos dois assuntos,só que agora,depois de ter conseguido perder 8 kilos,ufaaaaa,hehehehe,benditos 8 kilos né ,rsrsrs,eu quero DEFINIR meu corpo,e gosto de musculação.Você,no seu modo de vista então,acha que essa observação que tive sobre o ARROZ INTEGRAL,não vai me atrapalhar se eu começar a seguir o cardápio que eles oferecem junto com o LIVRO ? Aguardo sua resposta anciosa.Abraços e obrigada por me responder.

        • Hallãn

          Marrieth, estou na mesma situação que você em busca de definição muscular.
          Para mim ler sobre nutrição virou um hobby (tudo começou quando descobri o emagrecer de vez).
          Além do emagrecer de vez leio outros 4 blogs sobre nutrição que seguem o conceito de nutrição low carb/ paleo.
          Assim, consigo obter informações confiável e de muitos pontos de vista.

          Caso goste de ler sobre nutrição, sugiro que faça o mesmo.

      • Exato Ha. A guinada toda começou com o livro hipertrofia. Aplicando os mesmos conceitos em relação a qualidade científica acabamos descobrindo que grande parte do que se tinha como certo sobre emagrecimento e saúde muitas vezes era o extremo oposto do dito inclusive por algumas fontes confiáveis =/

    • Marrieth, o hipertrofia é de 2011. Embora a parte de ganho muscular não mudou em nada, a parte de alimentação aprimoramos demais. Portanto, de acordo com a ciência mais moderna, acho melhor utilizar o arroz branco durante o bulking ou o parboilizado pra ganhos mais limpos, se necessário. Abraços!

      • Marrieth

        Bom dia Geosh !!!
        Então quer dizer que se eu quero crescer os músculos e definir eles,eu posso me alimentar dessa forma que esta no cardápio de HIPERTROFIA,comendo ARROZ,AVEIA,UVA PASSAS,etc… sem medo,que não irei engordar ? Quer dizer que para se ter um corpo bem definido eu preciso de carboidratos densos.além das proteínas e gorduras boas que são essenciais ? E meu percentual de gordura,ele vai baixar? Porque no momento que venho tirando minhas medidas,ele ainda está alto,está 37 % e lá diz que estou obesa. É isso mesmo Geosh ? Abraços

        • Não. No seu lugar eu me alimentaria no estilo do livro emagrecer de vez mesmo, evitando quase que completamente os carboidratos densos! Um abraço, Marrieth!

          • Marrieth

            Bom dia Geosh! Eu não sentirei fraqueza ao pegar os pesos,as cargas nos meus dias de treino,comendo da forma do EDV,que são as proteínas,gorduras e carboidratos saudávies ? Agradeço se me responder mais essa dúvida. Abraços !!!!

          • Marrieth, vai depender do seu grau de adaptação pra queimar gorduras e da intensidade do exercício. Se for muito intenso você pode sentir fraqueza sim. Nesse caso uma boa idéia seria começar devagar, respeitando os seus limites, ou incluir uma fonte de carboidratos menos glicêmica, como a lentilha ou a batata doce cozida, por exemplo. Abraços!

          • Marrieth

            Oi Geosh !
            O que devo comer então antes da musculação? E em 1 hora antes mesmo? No pós treino,estou comendo 2 ovos cozidos. Você acha que é o suficiente? Porque logo depois eu janto peito de frango no azeite extra virgem,ou carne magra,ou peixe. Dessa forma está certo ? Agradeço se me responder. Obrigada e Abraços !!!

          • Marrieth, uma boa fonte de carboidratos um pouco mais densa mas que não costuma ter muito impacto no emagrecimento é a lentilha. temos um artigo a respeito. Acredito sim ser suficiente, na minha opinião pessoal!

  • Leonardo

    Mudando de Assunto…
    VOCÊS TEM QUE ASSISTIREM ISSO!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

  • Gil

    Gostaria de saber se o livro “Emagrecer de Vez” é apenas em forma de “E-book” ou se ele existe na forma de livro mesmo (em folhas de papel) que a gente possa receber pelo correio. Tenho problemas em ficar muito tempo na tela do computador (vermelhidão nos olhos, insônia, etc). Se for no formato de livro de papel, então, tenho interesse. Gostaria de receber o boleto bancário com prazo suficiente e com explicações sobre a promoção e valor vigente. Sim, tudo que for de direito. Emagreci 18 quilos por aplicar uma dieta minha mesmo (iniciada em out/2012), mas já voltei a engordar 5. Atualmente estou com 82 quilos e tenho 1,69m de altura. Quero emagrecer mais e estou “curioso” para conhecer o método de vocês. Não me interessa “E-book”. Sou nordestino e gosto de ler deitado em minha rede. Detesto tela de computador.
    Por favor, não encham meu E-mail de mensagens. Quero apenas ler o livro de vocês e tirar minhas conclusões. Estou aposentado e embora sendo graduado em Direito, gosto mesmo é de ler sobre saúde e alimentação. Assim, já se vão mais de 20 anos que leio sobre dieta e nutrição. Vi que muito do que vocês dizem é verdade. Resta saber se “tudo” é verdade e, depois, tentar filtrar os possíveis equívocos. Leio e assisto o Dr. Lair Ribeiro e aprecio por demais a medicina ortomolecular, fitoterapia, acupuntura. Tenho muito livros sobre saúde e sou viciado em ler sobre dietas. Atualmente, tenho pesquisado também sobre detox, dieta paleo, dieta alcalina , índice glicêmico, índice insulínico, índice de saciedade, etc, etc. Detesto exercícios físicos, apesar de saber que também são úteis pra saúde, aliás, emagreci (18Kg) sem eles. Caso tenham interesse na venda do livro “Emagrecer de Vez”, aguardo contato, nas condições explicadas acima.

    • Gil, apenas em formato eletrônico. Veja o artigo sobre telas, pra aprender a ajustar seu computador para evitar a insônia! Você pode se desinscrever do email se quiser, mas sempre que surge alguma novidade interessante no mundo do emagrecimento, é lá que avisamos primeiro. Um abraço!

  • Gil

    Ok, Geosh, entendi. Desculpe-me pela rude franqueza, mas o artigo sobre telas que você mencionou, mexeu com minha andropausa e me deu foi aborrecimento. Vejamos se outra saída pode ser: sou quase zero em informática, pois nunca fiz curso nenhum. Tudo que aprendi foi sozinho. Só sei o básico para fazer meus acessos no youtube, google, face, deletar, copiar, imprimir, etc. Assim, peço sua paciência para com este ignorante do ramo. Responda, por favor, estas minhas perguntas: O livro, depois de disponível pra mim, pode ser imprimido ou vocês bloqueiam a impressão de algum modo? Quantas páginas ele tem, caso eu possa copiá-lo para o word e imprimi-lo em casa, talvez até transformado o mesmo num caderno? Pergunto quantas páginas porque já estou pensando no meu cartucho original de tinta. Ele custa caro! Aguardo…

    • Haha! Gil, isso é mais comum do que você pensa. O livro pode ser impresso sim sem problemas. É em formato PDF, abre no programa acrobat reader. Se não me engano são 175 páginas, imprimindo duas por página cai pela metade a quantidade de folhas. Espero que dê tudo certo. Abraços!

      • Gil

        Ok, Geosh, obrigado. Vou pesquisar mais este blog e tentar perceber melhor a visão de vocês sobre emagrecimento e conduta dietética. Estou procurando me convencer que tem algo de bom e embasado na postura de vocês e que ela esteja muito além do puro marketing. Grato!

  • Juliane

    Não tem bloqueio para impressão. Possui 191 páginas. òtimo livro.

    • Gil

      Ok, Juliane, muito obrigado! Minha dúvida agora é se vai compensar os custos… Pois afinal, tem tanto jogo de marketing (gato por lebre) nesta internet, não é mesmo?

  • Lizie

    Geosh e a farinha de arroz, como ‘e feita? ‘e ben’efica ou so’ deveria ser usada no dia de folga? Ela ‘e tao intoduzida pela industria alimenticia como uma farinha boa, sem gluten e sem culpa!

    • Lizie, vira açúcar no sangue rapidinho, igual as outras farinhas convencionais. Pode ser uma boa manter nos dias de folga mesmo =)

  • esterfeliciano

    oi sou Ester,acabei de adquirir o livro e gostaria de saber se alguem ai pode me ajudar.Como comprei pelo cartão de crédito como é que eles enviam o material se não tinha nem um campo de preenchimento de endereço,aguardo respostas por favor

  • nadyla

    Ola rodrigo… boa tarde!
    No video vc pede pra cadastrar o e-mail, pra receber artigos e videos….,insiero meu nome acima no campo destinadomao e- mail… mas nao fica sakvo, nao recebo nada no meu e-mail… como faco?
    E sobre o livro…… todos esses artigos que voce public, tem no livro?
    E no livro… tem tipo o que podemos comer? Um cardapio??? Ele vem tjdo expkicadinho…. ou aunda precisamso ler os artigos? So com os artigos consigo emagrcer? Me explique melhor rodrigo por favor!

    • Nadyla, o livro contém o método explicadinho. Com toda As vezes o erro no email pode ser um espaço antes ou depois, caso não consiga, tente em outro computador. Você pode emagrecer com o conteúdo dos artigos sim, eles não fazem parte do livro, mas conhecendo o livro fica mais fácil ter uma visão geral e ampla =)

  • mônica machado

    Olá Geosh,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar vcs pelo trabalho maravilhoso e pelo respeito e atenção que tratam todos aqui!!
    Minha dúvida é a respeito do suco integral de uva, que vi a reportagem que é muito saudável tomar 02 copos por dia! Isto procede? E no caso de quem quer emagrecer, vc acha aconselhável ou não??? Pode interferir nos resultados?

    Desde já agradeço a atenção!!

    • Mônica, obrigado pelo carinho =D Com certeza trás benefícios de saúde, mas pode sim interferir no emagrecimento, de acordo com a sua alimentação. O que eu faria no mínimo seria bater esse suco junto com legumes e verduras. E tentaria me manter dentro dos 25 gramas de frutose diários. Caso você consuma açúcar, provavelmente já alcança ou passa esse limite. Caso você não consuma, isso abre espaço pra algumas frutas e companhia no seu dia a dia. Veja o ultimo artigo que postei sobre o assunto, está na página principal ainda. Grande abraço!

      • Mônica Machado

        Olá Geosh!!! Como sempre, sua resposta me ajudou muito!
        Não costumo consumir açucar, então vou ver direitinho para, caso resolva consumir, ficar dentro dos 25 gr. de frutose diários ou, tb gostei da idéia de bater com legumes ou verduras!!
        Mais uma vez te agradeço pela atenção e respeito que vcs sempre dispensam à todos nós!! bjão

        • Mônica, eu já estava me sentindo saudável, mas com os sucos de legumes e verduras sinto realmente que rejuvenesci. Foi uma das coisas que teve um grande impacto positivo na minha vida =)

  • Nossa! muito interessante, não sabia disso. Obrigado pelo maravilhoso artigo!

  • Cristiano

    Oi Geosh,Tenho uma Duvida Posso comer Arroz Branco em quantidades pequenas e Feijão Preto tbm posso comer Não consigo ficar sem os dois rs…

    • Cristiano, acredito que sim é possível emagrecer comendo um pouco de arroz parboilizado e feijão preto. Mas eu pensaria pelo outro lado: O que seu corpo quer dizer pra você com essa dependência? Por que ele não consegue ficar sem? abraços!

  • Vou tentar parar de comer arroz para obter resultados ainda melhores.

  • Polly

    Nao entendo uns dizem q o arroz integral é bom para a dieta, agora ja nao é mais…