Você Parou de Emagrecer ou Voltou a Engordar? Veja Por Que.

balancaGeosh aqui! Vamo que vamo!

Alguns de nós para de emagrecer bem antes de atingir o seu peso ideal. Existem três fatores bem comuns que influenciam na queima de gordura e é importante conhecer cada um deles pra não cair nessas 3 armadilhas. Dois são objetivos e um é subjetivo, mas os três influenciam diretamente no resultado final. Direto ao assunto:

Seus Níveis de Leptina Caíram

leptinaA Leptina é um Hormônio produzido pelas nossas células de gordura que tem um papel fundamental no nosso emagrecimento. Quando você restringe a quantidade de comida que come, esses níveis caem e o cérebro interpreta isso como uma mensagem de que é necessário economizar energia.

Quando você perde gordura, a quantidade de leptina diminui também, também com este mesmo propósito. Em uma semana os níveis de leptina podem cair em até 50%. Essa diminuição implica numa diminuição da perda de gordura.

Esse é um erro fácil de cometer, uma vez que numa alimentação como a do livro Eletrônico, você praticamente não sente fome e algumas pessoas tentam se valer disso para emagrecer mais comendo menos, já que não estão sentindo fome.

A melhor maneira de combater isso é fazendo uso dos 80/20 do Livro eletrônico, comendo alimentos densos em carboidratos que você tiver vontade na quantidade que quiser em um dia de folga, por exemplo. Refeições assim são necessárias pra restaurar os níveis de leptina no organismo.

Você Caiu Sem Perceber No Efeito Rebote

Untitled presentationOutro erro comum e difícil de perceber. O efeito rebote acontece quando você consome uma refeição ou um lanche muito glicêmico, com massas, açúcar, farinha ou arroz por exemplo. Ao inundar o corpo com carboidratos de digestão rápida o seu corpo libera uma grande quantidade de insulina para armazenar esses carboidratos na forma de gordura. Uma vez que a insulina em grande quantidade é muito eficaz em remover esse açúcar, a queda de glicose que acontece depois nos deixa com uma vontade enorme de comer algo doce. O problema é que como o efeito rebote é quase certeiro, ele se transforma em um hábito inconsciente, como se fosse um vício mesmo. Aí você fica sempre com a vontade de comer um docinho a cada 3 horas.

Além disso, os níveis altos de insulina a cada refeição ou lanche inibem o funcionamento correto da leptina, atrapalhando o funcionamento da queima de gordura do corpo.

A melhor maneira de combater isso é prestar atenção no momento em que se está comendo ou fazer um caderninho com tudo que se come e só sair da sua alimentação emagrecedora em ocasiões definidas e nas quais você esteja completamente consciente do que está acontecendo.

Você Chegou Na Borda Da Sua Zona De Conforto

Esse é um ponto menos óbvio, mas igualmente importante. Se você acompanha o site a mais tempo sabe da importância que tem o lado psicológico no emagrecimento, tanto na motivação e na tomada da DECISÃO, como no caso da zona de conforto. Mas como assim, Geosh?

Pra explicar esse conceito, eu vou utilizar uma analogia pra você entender de maneira mais clara como esse mecanismo funciona:

Suponhamos que mês que vem você passasse a receber, por mês, um generoso salário de R$ 1.000.000. Isso mesmo! UM MILHÃO DE REAIS, por mês! A maioria de nós ia pensar: ¨NOSSA, TÔ FEITO!¨ Não é mesmo?

Mas você já parou pra pensar, na prática, quais seriam as reais implicações disso? Sua vida ia virar de cabeça pra baixo. Você talvez não poderia mais morar onde mora, poderia ter atritos com sua família e amigos, poderia ter que deixar frequentar os mesmos lugares onde sempre vai. Todo mundo ao seu redor poderia reagir de maneira drasticamente diferente da que você está habituado.

Pra alguns, pouco mudaria. Mas pra maioria de nós seria uma mudança que não poderíamos sequer discutir em público. Seria de fato uma mudança drástica na nossa realidade e nos tiraria completamente da zona de conforto. Portanto, a zona de conforto é aquela área onde nós aprendemos a sobreviver, a área aonde temos experiência em sobreviver.

Assim como a maioria de nós não tem estrutura para tal ou não precisa de um salário de um milhão por mês pra ser feliz, a maioria de nós se sente confortável com um corpo que não precisa ser necessariamente o de um Deus Grego ou de uma Supermodelo. O nosso inconsciente as vezes vê uma mudança muito drástica como uma ameaça a nossa própria sobrevivência. É o famoso mexer no time que está ganhando.

A borda da zona de conforto é justamente aquela região onde a sua vida está melhorando e vai mudar pra além daquilo que você está acostumado a ter como confortável. É aí onde é mais comum pensar:

¨Ah, estou emagrecendo! Vou voltar a me alimentar como comia antes, qualquer coisa eu volto a comer direito.¨

¨Meu corpo tá jóia, não preciso ir hoje na academia!¨

Um pensamento assim nos impede de sair demais da zona de conforto, mas o pior é que nós acabamos descuidando e voltando ao estado original, por um simples motivo:

Não nos programamos para o resultado que queremos. Se você quer sair da zona de conforto, você precisa ir se programando pra conseguir ter uma mudança real e gerenciável na sua vida.

A melhor maneira de se programar pra um objetivo é tendo uma visão clara daquilo que você deseja. Parar, fechar os olhos e visualizar aquilo que você deseja com todos os detalhes possíveis. Como você imagina seu corpo ideal? Quando você tiver uma imagem bem forte do seu objetivo, solidifique essa imagem pensando em como seria a sua vida na prática com aquele objetivo realizado e como você agiria pra sustentar esse objetivo para que ele se torne parte integrante da sua vida. Como você se sentiria tendo atingido seu objetivo? O que seus amigos e família falariam? Como eles reagiriam? O que você falaria? O que mudaria, na prática? Como você lidaria com isso? Como seria a sua nova vida? —————————————————————————————————————————–

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Um grande abraço!

Geosh.

Principais Referências: Joel Marion – The Cheat to Lose Diet

  • Rafael

    Putz,muita coincidência.Eu tava pensando sobre esse assunto de dar uma relaxada(zona de conforto),to muito confiante pro resultado porem, tem que continuar focado e me preparar pro GRANDE resultado que vai mudar tudo.=)
    abraço Geosh!

    • É verdade, Rafael. Se perder o foco a gente invariavelmente passa por isso. Abraço!

  • Ana Carolina

    Olá, Geosh!!
    Simplesmente adoro os seus posts e o modo como são escritos. Sou nova aqui no Emagrecer de Vez e uma das minhas maiores dúvidas é se vocês respondem os comentários e perguntas em posts antigos.
    Outra coisa, recentemente me consultei com uma nutricionista e ela me recomendou uma dieta de restrição calórica infestada de pão/torrada/cookie integrais e com 0% gordura, além de frutas espalhadas durante o dia. Achei uma dieta com cara de revista feminina, na sua opinião eu deveria cair fora?

    Obrigada
    🙂

    • Olá Ana! fico muito feliz de saber disso 🙂 Como o movimento do site é muito grande, fica praticamente impossível responder os comentários antigos. Eu respondo sempre os comentários nos últimos artigos, via facebook e do site tbm, fique a vontade!
      Quanto a seguir uma dieta assim, acredito que seja melhor procurar uma alternativa com essa nutricionista ou procurar outra mesmo. Um abraço!

  • ISABEL CRISTINA

    Geosh amanhã faz uma semana que comecei minha mudança de alimentação,mas ainda tenho algumas dúvidas. Por exemplo: no café da manhã, posso usar temperos como, cebola, alho, orégano e gengibre para temperar os ovos e bacon? posso usa-los em outros alimentos também? alguém poderia tirar essas dúvidas? também queria dizer que estou me sentindo muito bem, não tenho sentido aquela fome desesperadora que sentia antes e nem ansiedade; fiquei muito admirada com essa mudança, não tem nem uma semana, e consegui entrar em uma bermuda que já não entrava mais, e olha que minha mãe já tinha aumentado ela, e ela não estava fechando mais, com 3 dias de mudança de hábitos, resolvi vesti a bermuda, ela entrou e fechou e ainda por cima dava pra enfiar 2 dedos entre o cós e minha barriga, fiquei tão feliz. sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas estou certa dos meus objetivos. obrigada por vcs compartilharem conosco todas essas descobertas.

    • Yasmyn

      Oi Isabel! Temperos naturais são completamente liberados na alimentação, além de darem o sabor especial, muitos deles ajudam no nosso organismo. =)

    • Isabel, essa mudança é a mais impressionante mesmo! Quanto aos temperos, use a vontade! No artigo sobre anti-inflamatórios você verá quase todos eles lá. A única ressalva que eu tenho é de usar cebola roxa ao invés da branca. Um abraço 🙂

  • Kátia Moura

    Olá, Geosh
    Me tire uma dúvida, por favor: Posso usar o microondas para assar frango? Esse método diminui de alguma forma as propriedades nutricionais?

  • preciso emagrecer o mais rápido possível o que posso fazer não como saladas verde

  • quero emagrecer mais não consigo não como nem um tipo de folhas verdes preciso de um tipo de dieta que não precise comer folhas .

    • Yasmyn

      Patricia, dá uma boa lida no site..a alimentação aqui não é baseada em comer “folhas verdes”, apesar de fazer muito bem a saúde..as vezes vc não come por não saber elabora-las, mas além delas tem váaarios tipos de legumes que tb ajudam. Dá pra viver tranquilamente sem consumir saladas verdes, mas vc precisa ler os artigos e vai perceber que essa é uma alimentação diferente, onde as verduras e legumes são auxiliares e não regras obrigatórias, ninguém vive e emagrece só de comer alface! 😉

  • Luciana

    Bom dia!
    Lí sobre o esquema 80/20 e concordo plenamente, no entanto, meu problema consiste na seguinte situação: quando estou no 20 não consigo sair dele. Sinto que no meu caso tenho que ficar no 80 até atingir meu peso ideal. O que mais posso fazer, além de seguir as dicas livro eletrônico?
    Att: Luciana

    • Luciana, a melhor maneira de sair dos 20 é estabelecer apenas um dia como dia de folga. Pra maioria das pessoas essa é a maneira mais fácil. Abração!

  • Edna

    Oi Geosh, eu não sei o que acontece comigo, seguindo o método MT, emagreci em 1 mês 9 KG de gordura, mudei completamente minha alimentação, café da manhã e jantar ovos mexidos com 2 xicaras de café com leite, almoço 80% saladas variadas, e 20% carboidratos ruins???, lanches intervalos moderados, no entanto faz 1 mês que não perco nada, nem gordura nem peso. Muitas vezes penso que eu devo extrapolar comendo um paozinho, um docinho, uma paçoquinha para equilibrar os carboidratos com a proteina , achando que minha alimentação esta 80% correta , cometo esses deslizes. Será este o motivo porque não estou mais emagrecendo? Se puder me responda. Obrigada.

  • Edivania Lazzari

    Olá Geosh! É fantastico como os resutados vem quando fazemos uma combinação simples de conhecimento + força de vontade + mudança de mente e hábitos…
    Minha vida mudou completamente desde o momento em que fui presenteada com o Livro Eletrônico aqui do site… a cada página eu me via nela… quanta frustração já vivi… mas resumindo, escolhi o MR… eu pesava 93,0 kg e hoje estou pesando 80,0, minha meta é 60,0 kg… estou realmente muito focada no meu objetivo… serei em breve “um caso de sucesso”.

    Obrigada

  • Parabens! Otimo Artigo! Concerteza essas dicas valem muito na vida de que quer emagrecer.

    Acesse: http://sistemaemagrecerrapido.com

  • Fa

    Emagreci 10kg em 2 meses com a fluoxetina. Tenho algumas caixas sobrando (não quero emagrecer mais) e se alguém estiver interessado, posso vender através do PagSeguro. As caixas estão lacradas, com data de validade ok, número de lote, tudo certinho. Cada caixa tem 28 cápsulas de dosagem 20 miligramas.

    Lembrando que a fluoxetina leva certa de 3 a 4 semanas pra fazer efeito.

  • é muito bom .

  • Laira

    Eu acho que cheguei na minha zona de conforto, mas queria emagrecer mais. Eu consegui perder uns 9 ou 10kg, porém não consigo mais perder peso. Não sei se tem algum exercício físico que possa ajudar eu voltar a emagrecer?

  • Lilian

    Boa noite , estou preocupada , começei a fazer low carb dia 11 de agosto e emagreci 2/5kg mas depois não emagreci mais nada , e ainda em um final de semana extrapolei e engordei quase 1 kilo , então decidi fazer Atinkins e emagreci esse um kilo em uma semana , agora estou na segunda semana e não emagreci mais , como bastante creme de leite umas 4 colheres por dia , será esse o problema? Poderia me ajudar?

  • Lenir Firmino

    Eu cai na segunda armadilha, no meu dia de folga ao invés de consumir mais carboidratos, gorduras ou proteínas permitidas eu consumi muita cerveja, feijão tropeiro, pão com patê e bolo de aniversário, ou seja, tudo com alto índice glicêmico. Então ao invés de emagrecer eu engordei 800 gramas na semana em que fiz isso. Excelente este artigo me ajudou muito a compreender como escolher os alimentos para o dia de folga !!!

    • Sim Lenir! Vamo que vamo!

  • Dayane Santiago

    Aderi o metodo em dezembro de 2014 pesando 83kg e 1,67 de altura, no final de janeiro eliminei 7 kg, em fevereiro menos 5 kg e estacionei desde entao. Pelos meus calculos teria batido a minha meta de 58 kg em abril mas nao saio dos 70kg. PRECISO DE AJUDA!!!!

    • Dayane, o que você desconfia que pode estar segurando o emagrecimento? Mudou alguma coisa na alientação ou rotina nesse período?

  • André Luiz

    “Você Caiu Sem Perceber No Efeito Rebote”

    O café com açúcar pode ser o responsável por isso? O aipim também?

    Eu tenho minha alimentação (nos dias de semana, vulgo 80%) com, mais ou menos, 60% de MR e 20% de MT (as vezes, meu pai faz aipim e batata doce pro almoço e eu acabo consumindo eles). Também tomo bastante café com açúcar.

    Sai dos 115,8kg para 100,2 e estou “parado” ai. Estou perdendo pouco a pouco, grama a grama. Tenho em mãos um plano de exercícios (Q48) para essas últimas semanas do ano. Na alimentação, você acha que REMOVER o aipim, a batata doce etc do almoço e o café com açúcar serão bons “amigos” nessa parte final do ano? Também quero comer a gelatina sem sabor e farinha de banana verde (enquanto não junto 1kg de ossos naturais para meu caldo, hehehe).

    Meu objetivo para esse restinho de ano são mais 10kg, totalizando 25,8 (nas medidas: passei de 116cm de abdomem para 95cm e pretendo perder mais uns 10 +/-).

    E ai, o que você acha, meu amigo?

    Forte abraço, adoro vocês!

    • André, o Q48h deve ajudar sim com isso. Quanto ao aipim e a batata doce, se vc mantiver os carboidratos baixos e a gordura alta vai interferir menos, em menor quantidade. Agora, eu me livraria do açúcar ou o consumiria em pouquíssima quantidade.
      Faça a conta exata de quanto açúcar está consumindo nos cafés e você pode se assustar hehehe! Abraços!