10 Fontes de gordura, 11 dicas!

omelete com salada de abacateGeosh aqui! Vamo que vamo!

Hoje vou citar as fontes de gordura que na minha opinião são as melhores, mais saudáveis, práticas e baratas disponíveis pra nós aqui no Brasil, e algumas dicas para você que quer incluí-las na sua alimentação.

Minha alimentação hoje é basicamente rica em gorduras boas, proteína animal e carboidratos inteligentes no estilo MR do livro.

É impressionante que em apenas alguns dias consumindo a alimentação tradicional com carboidratos densos (arroz branco, açúcar, pão, massas, biscoitos e etc) me deixam preguiçoso e sem disposição, passo a reter líquidos e começo a ganhar peso novamente.

Mas tão certo quanto dois e dois são quatro, é só voltar pra alimentação correta e de qualidade que o corpo volta a ficar em forma, a mente fica veloz e super focada!

A disposição volta com força total!

Vou citar também algumas dicas de como eu costumo consumir essas gorduras e algumas maneiras interessantes que descobri de saboreá-las. Algumas podem parecer estranhas, mas ficam bem saborosas!

Embora a gordura seja um paladar adquirido, ou seja, você se acostuma com o seu sabor, a gordura não é um alimento que você consegue simplesmente comer até se sentir cheio. É realmente impossível se viciar em gordura assim como é possível se viciar em açúcar ou em café.

Segue a lista!

1- Manteiga

A manteiga é uma excelente fonte de gorduras boas. Uma manteiga natural e de qualidade é aquela feita do leite de vacas criadas no pasto e que não possua muitos aditivos além do creme de leite, sal e urucum.

Eu tenho muitos problemas com laticínios em geral, nenhum com manteiga. Ainda assim se você for sensível a ela, é possível clarificá-la, fervendo em fogo baixo e retirando a espuma. É assim que fazem Ghee/manteiga de garrafa.

Dica 1: Experimente com morangos ou outras frutas vermelhas. Uma colher pequena de chá de manteiga e um morango, fica bem gostoso! Cai muito bem com vegetais também, é essencial acertar a dose que combina melhor.

2 – Ovos

Um ovo é provavelmente o maior superalimento que existe. No meu café da manhã como um omelete com 5 ou 6 ovos. Quando estou com mais fome eu utilizo banha(gordura animal), Quando eu os quero mais sequinhos, faço no teflon.

Dica 2: Ovo é provavelmente o melhor alimento que existe pra ganhar massa muscular!

3 – Azeite e azeitonas

gorduras boas

Azeite de oliva extra virgem, de vidro escuro, processado a frio. Esse é o melhor tipo. Mantenha o em um lugar escuro pra conservar suas propriedades. Uma curiosidade sobre as azeitonas é que elas precisam ser curadas para se tornar próprias para o consumo. Interessante, não?

Dica 3: Evite levar azeite ou óleos vegetais ao fogo. Ele perde suas propriedades e se torna tóxico ao nosso organismo. As melhores gorduras para se cozinhar são as mais saturadas.

4 – Abacate

Excelente fonte de gordura boa e fibras. Barato também! Uma curiosidade interessante é que o abacate só amadurece quando é colhido.

Dica 4: Tempere com limão e utilize na salada. Fica deliciosa essa combinação de abacate + limão.

5 – Coco

Aqui incluímos o coco, a água, o leite, o óleo e a farinha. Todos são excelentes alimentos e com exceção da água, ricos em gorduras!

Dica 5: A farinha de coco provavelmente é a maneira mais fácil de incluir o coco na sua alimentação em abundância. Eu gosto de utilizar no juicing.

6 – Nozes e Castanhas

Fonte razoavelmente cara de gorduras no Brasil, Porém, se você tem acesso barato a elas, aproveite!

Dica 6: Excelente opção de lanches, pela facilidade de as carregar por aí!

ps: Amendoim não é noz!

7 – Banha(gordura animal)

Assim como o óleo de coco, a banha era amplamente utilizada na culinária brasileira antes da bendita inquisição contra as gorduras saturadas. Embora o óleo de coco agora seja considerado quase um remédio e os preços estejam lá em cima, a banha está lentamente reaparecendo nos mercados e supermercados! Depois de fazer os alimentos, você pode utilizar a gordura excedente para refogar os vegetais. Utilize fogo baixo sempre que possível.

Dica 7: Não existe nada mais gostoso pra ovos e carne, combinado com cebola roxa e cubinhos de bacon!

8 Sementes

Gergelim, Linhaça, Chia, girassol, abóbora, todas são sementes interessantes de se consumir. Evite consumir as farinhas, pois a exposição ao ar deteriora as gorduras poliinsaturadas. Caso você goste das farinhas, faça a na hora, triturando as sementes.

Dica8: Assim como as nozes(que tecnicamente também são sementes), as sementes podem ser germinadas. Isso diminui a concentração de antinutrientes nelas. Basta deixar de molho por 24 horas antes de consumir.

9 – Cortes Gordos de Carne.

Excelentes fontes de gordura, barata, saborosa e nutritiva! Dê preferência sempre a carne criada em pasto. Soja ou milho orgânicos ainda vão fazer sua carne ser mais inflamatória do que anti-inflamatória.

Dica 9: Carne de panela. Preciso dizer algo mais? Acém, Paleta, Maçã de peito, etc, você decide! Salivei aqui =)

Dica bônus(10) : Uma vez que a panela de pressão começou a chiar, abaixe o fogo.

 

torresmo

10 – Torresmo

Ótima opção de snack(lanche), incrivelmente protéica, com cerca de 50g de proteína por 100g. Estão sendo vendidos em pacotes como chips. De preferência aos que tenham apenas pele suína e sal como ingredientes.

Dica 11:  Excelente para substituir o crôuton(aquele pãozinho crocante) nas saladas!

 ps:Pururuca geralmente é feita de farinha.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

 Gordura Pode, Geosh?

E nem venham me perguntar sobre o colesterol, gorduras saturadas, etc! Primeiro porquê as gorduras saturadas só elevam o HDL e segundo por causa do excelente artigo do Rodrigo sobre colesterol que você pode conferir aqui, Tudo com suas devidas referências científicas.

Artigo nutritivo, né? Assim como a gordura, com alta densidade calórica.

Caloria, o que é isso mesmo? HAHA!

Bração!

Geosh =)

  • Daniel

    Tiraram a banha pra colocar a tal de gordura hidrogenada (ou trans) no lugar, ou seja, piorou a situação. Mas falando em gordura hidrogenada, ela realmente é tão perigosa assim para a saúde como muitos nutricionistas falam? Desde já eu agradeço a resposta, já que às vezes eu como biscoito cream cracker (com pasta de amendoim integral). Caso realmente a gordura hidrogenada for danosa a saúde, eu tiro o cream cracker de meu cardápio e coloco outro coisa pra comer com a pasta.

    • É sim, Daniel. Podem danificar as paredes das células. Pelo menos lá fora, se você colocar 0,9 gramas de gordura trans ainda pode colocar ZERO GORDURA TRANS na embalagem.

      • Daniel

        Oi Geosh! Só agora que vi sua resposta. Nem tinha me lembrado que postei isso rs
        Mas agradeço bastante por ela. Já imaginava que a trans era mesmo prejudicial.
        Faz um bom tempo que não como mais cream cracker, não só por conta da GVH, mas como também porquê tem açúcar refinado e farinha de trigo refinada (uma verdadeira “bomba glicêmica”), sendo que essa última tem um IG bem maior do que açúcar e além do mais que o rodrigo publicou uma matéria a respeito do trigo.

  • eraldo

    Parabéns a vc, Geosh e ao Rodrigo por nos blindar constantemente com artigos novos e excelentes. Eu estou no MR há três meses e já perdi 10 kgs e 10 cm de barriga. Antes eu consumia em torno de 30 a 50gr de gordura, agora consumo diariamente 150 a 200gr de gordura boa. Me sinto outra pessoa. Essa alimentação mudou minha vida. Obrigado a ambos!

  • house

    to numa dieta cetogênica muito restrita em carbs (< 15g/dia) faz uns 5 dias…

    não fico cansado nunca, levanto os mesmos pesos, tenho um foco exepsional, fico menos dolorido e me sinto mais recuperado em menos tempo de sono.

    provavelmente nem todos chegam a tais resultados e em especial quando não habituados a tal restrição.

    o mais incrível é que não sinto mais fome… como ao acordar, e uma outra refeição mais tarde – ambas médias, e não sinto fome e nem fadiga… é como se eu estivesse sobre efeito alguma droga proibida lol

    tem alguma experiência quanto a isso, Geosh?

    • Bastante, house. Eu não consigo chegar a níveis tão baixos de carbodratos, mas o efeito de uma alimentação correta, VLC (very low carb) ou não é exatamente esse. Abraços!

  • Leonardo

    Geosh e Rodrigo,

    O colesterol é ótimo, mas e sobre o OXICOLESTEROL (colesterol oxidado), que este sim é péssimo para a saúde cardiovascular, entope artérias, e tira a elasticidade das mesmas? Sabemos que o oxicolesterol se forma quando aquecemos o colesterol, como por exemplo em frituras, e então ele se altera, sofrendo a oxidação dos radicais livres, e este processo ocorre rapidamente! Acho que os alimentos assados são muito menos piores do que os fritos. O torresmo é riquíssimo em oxicolesterol, assim como aquela parte mais tostadinha da carne. Por favor, não seria interessante rever isto?

    • Leonardo, considerando uma alimentação que leve em conta evitar o excesso de carboidratos densos e as frituras em óleos vegetais monoinsaturados, não vejo como problema. Mas é uma boa sugestão para um artigo. Abraços!

  • Danilo

    Falou tudo Geosh!!! E para os marombeiros de plantão, saibam que o colesterol é um precursor da testosterona , então ovos é um ultramegarsuperalimento para ganhar massa muscular.

  • Maelí

    Minha dúvida é sobre o amendoim. Ok ele não é noz, mas e ai e bom, pode comer nos Mt e Mr?

    • Maeli, é um alimento problemático, mas vale o teste!

  • Guilherme

    Geosh,

    A questão do sal no torresmo é tranquilo? Pois é bastante sal.

    Obrigado e ótimo artigo.

    • Guilherme, se você evita carboidratos densos e muito glicêmicos, o seu corpo se torna mais eficiente na eliminação do sal. Abraços!

  • Marcelo

    Geosh eu posso comer a gordura da carne? eu tigo, a gordura mesmo, tipo a gordura da picanha, aquela geralmente grossa ao lado do pedaço de picanha, posso come-la? Obrigado!

    • Eu consumo a gordura da carne sim. A maioria das carnes que consumo hoje são gordurosas. Abraços, Marcelo!

  • Usuário

    Geosh sabe onde eu encontro manteigas mais naturais? eu to comendo aquela da aviação mas não to confiando muito, se tem rótulo é industrializado :/ valeU!

  • Frank

    Incrível,isso ai é tudo que nossos amigos ou familiares que “tentam” emagrecer mais evitam, quando eu falo que como OVOS COM GEMA , me olham como um LOUCO, ouço tantas coisas nesse ano 2013 que resolvi acompanhar o emagrecerdevez, DIARIAMENTE, e seguir o maximo que posso suas dicas eu simplesmente emagreci uns 20 kilos esse ano e olha que comi muita PIZZA kkkkk

    abraço , parabéns e obrigado pelo trabalho !!! (não poderia deixar o ano terminar sem comentar aqui) !!!

    • Frank, eu não sei o que é mais incrível, um emagrecimento de 20kg GANHANDO saúde ou o fato de eu ter me acostumado com relatos assim. As vezes eu paro e penso e isso tudo é tão maravilhoso que até a gente que vive isso no nosso dia a dia já acha estranho, que dirá quem está do outro lado da ponte ainda né? Um abraço e vamo que vamo!

  • Denise

    Geosh, poliinsaturados são bons ou ruins? No quadro de alimentos MR diz-se para evitá-los.

  • Ana

    Socorro ! O psor Marcio Atalla do Medida Certa do Fantástio (deixo claro q não assisto tal programa nunquinha ) está numa reportagem do Terra dizendo coisas absurdas como essas:
    1.Café da manhã com ovos, bacon e salsicha ajuda a emagrecer
    “Não, nenhuma chance”, descarta o especialista, acabando com a alegria dos adeptos ao desjejum estilo britânico. “O que acontece aí é que provavelmente a pessoa come uma quantidade de comida tão grande que fica saciada por um longo período. Mas do ponto de vista nutricional café destes é pobre.”
    2.É possível emagrecer sem eliminar doces e refrigerante
    “Claro! É tudo que eu prego!”, ressalta Atalla. Mas é claro que a palavra de ordem, neste caso, é a moderação. “Restrição gera compulsão”, explica.
    Para quem não quer abrir mão de alguns prazeres, ele indica que a dieta saudável seja seguida por pelo menos 24 dias no mês, e, nos demais dias, tenha o direito de consumir moderadamente os alimentos de preferência. “
    Vejam só pra que serve o Fantastico… puro sensacionalismo em torno de pessoas que não sabem nada e nem se dão ao trabalho de se apropriar de conceitos corretos para transmiti-los com responsabilidade ! Bahhh estou farta de gente que age de má fé para enganar as pessoas usando artistas!

    • Ana, nem preciso comentar, né? Abraços!

  • Torres

    Caro Rodrigo,

    assistir ao mini curso e resolvi comprar o livro eletronico. Comprei hoje
    pela manhã por boleto, ainda não esta liberado. Fiquei com algumas duvidas.
    Eu tenho 36 anos, estou atualmente com 105kg, (1.76 de altura). Ja fiz
    dietas antes e conseguia perder os kilos, porem atualmente estou com um
    pouco de dificuldade. Jogo futebol de 3 a 4 vezes por semana, voltei a
    academia.
    Vou a academia as 6h da manha, antes de ir malhar como 4 cookies, o que
    seria indicado para isso?

    Gosto de arroz e de pão, pelo que vi no mini curso, não posso ingerir nada
    de arroz, ferozmente…hehe.. é isso mesmo?

    Amo doces, não posso comer nada durante o dia?

    E o café da manhã? O que posso tomar?

    No meu lanche da manha posso comer uma maça com castanha? quantas castanhas?

    Tenho que ter cuidado com o sal?

    Posso comer frituras?

    Você ja ouviu falar daquelas panelas que fritram sem oleo? O que acha?

    • Torres, o Arroz tem um índice glicêmico muito alto, assim como o açucar. Não vejo provlemas com o lanche e nem com o sal, caso você reduza o consumo de carboidratos densos, Acho que as panelas que fritam sem óleo são interessantes do ponto de vista gastronônimo, não necessariamente do de saúde. Abraços!

  • Wellington

    Olá Geosh, afinal amendoim pode ou não pode servir como lanche?

    Excelente artigo, abraço.

  • Maxcéli Del Piero

    valeu querido Geosh ótimas informações, nunca é de mais reler e reler informação que ja sabemos para firmar na mente inf. verdadeiras e substituir em nossa mente verdades que trazem resultados (:

    • Maxcéli, é basicamente isso o que faço o dia inteiro. Tento substituir o que engoli sem pensar em TODAS as áreas por umas duas décadas por pelo menos o que eu pensei a respeito. Espero que não leve mais duas décadas =)

  • Ana Carolina

    Ola pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês o sucesso do meu emagrecimento desde que comecei a seguir as preciosas dicas deste site. Comecei a frequentar a academia no dia 11 de novembro deste ano e em pouco mais de um mês já emagreci 6 quilos, o que para um endomorfo eu considero muito. Agradeço ao Rodrigo e ao Geosh pelo excelente trabalho. Bendita a hora em que encontrei este site. Ainda pretendo emagrecer mais 8 quilos. Como diria o Geosh: Vamo que vamo!

    • Disponha, Ana! Abraço!

    • I actually found this more eniettainrng than James Joyce.

  • Leonardo

    Rodrigo e Geosh,

    A galera está aguardando as respostas de vocês…

    Abraços

    • Vamo que vamo, Leonardo, faltam só mais 3200 comentários.
      Abraços hehehe!

  • Daniel Oliveira

    Parabéns pelo artigo Geosh !!! Muito bem explicado e interessante… 😀 Abraço !

  • Daniel Oliveira

    Ana carolina, Eu também comecei a ler o livro mais ou menos nessa data que voce começou também e coinscidentemente eu também já perdi 6 kilos ate semana passada, e estou muito feliz ! Agradeço muito ao Rodrigo e o Geosh ! e quero ainda perder mais muitos kilos. Vamo que vamo rsrs… Abraço…

  • ligia

    Rodrigo quero comprar o livro masTenho duas perguntas e se a pessoa tiver tiroide e ovário polissistico tem chance tb de emagrecer. Aguardo sua resposta é muito importante pra mim obrigado

    • Felipe Monte

      Ligia já vi relatos de pessoas que conseguiram melhorar os 2 problemas com a tireoide e ovário polissistico com uma dieta livre de glúten ( pães,trigo…) e evitando Flúor ( cremes dentais sem flúor ).

  • Uhhh, que delicia. % delas eu já sabia que era boas!

  • Ana Carla

    Ola Rodrigo,
    Comprei hoje o livro, por boleto, estou aguardando ansiosa.
    Tenho duvida. O seu projeto funciona para as pessoas que tem hipotireoidismo? Descobri esta disfuncao hormonal aos 15 e desde entao estou tratando. Tenho uma certa facilidade em perder peso.. mas manter e um problemao!!!
    Super acreditando que vai dar certo! Espero em breve compartilhar os resultados. Vamo que vamo.

  • LUH

    Ola Rodrigo, conheci o site através de uns videos no YouTube vou fazer o programa de 10 dias e tbm ja vou comprar o livro, vou voltar em breve com uma historia de sucesso se Deus quiser abraços

  • Flaviana

    Olá Rodrigo,
    curto demais o site, acompanho a muito tempo e a cada artigo novo fico mais entusiasmanda. A minha dúvida surgiu a pouco tempo com esses comentários dos azeites, que parece que estamos comprando gato por lebre. Ingeria frenquentemente azeite, após ler vários artigos colocando em questão vários azeites, (que estaríamos consumindo óleo ao inves de azeite) reduzi drasticamente meu consumo.
    Gostaria de saber sua opiniao. Devemos continuar consumindo? Me daria alguma dica para ver a legitimidade do mesmo?
    Muito obrigada.

    Flaviana

  • Hoje em 12:03 PM

    Oi Rodrigo,

    A um ano atras fiz uma dieta em que emagreci bastante, mais agora comecei a engordar de novo. Gostaria de saber se o organismo precisa de um descanso ou posso começar com a nova reeducação alimentar. Estou muita ansiosa para por em pratica as tuas dicas.

    Verdade e que já fiz muitas dietas e acabo sempre por recooperar o peso perdido, será que isto não poderá trabalhar como factor de insucesso?

    Att:

    Maria

  • Olá, antes demais parabéns pelo artigo. Tenho uma grande duvida em relação ao amendoim. Tenho. Livro e na tabela dos alimentos importantes, refere a manteiga de amendoim natural.eu compro e adoro manteiga de amendoim biológica e por vezes faço a eu mesma.a duvida é a seguinte: o amendoim não é aconselhável, mas a manteiga de amendoim não é mais do que o amendoim moído ate virar uma pasta.?grata pelo esclarecimento. Tudo de bom beijinho de Portugal

  • A minha dificuldade está no jantar, acabei enjoando um pouco de comer legumes, qual dica vcs dariam já que o pão é proibido para consumo ?

  • Excelente artigo.
    E a manteiga extra itambé, que vem em barra mais firme enrolada em embalagem laminada, é uma boa opção?
    Uso constantemente a versão sem sal. Barato, rende bem e dá um aroma especial pra cozinhar peito de frango em temperatura extremo baixa, com sal e pimenta preta à gosto.

  • marisa

    ola, pois é Rodrigo tbm to nessa, meu corpo altera rapidinho qdo troco a alimentação, começo a comer bolo, biscoito, leite e parece q em um dia ja recupero tdo q conquistei aí me bate um desispero e vontade de desistir ufa uffff não ta facil, tenho duas crianças em casa e ta dificil me controlar com esses biscoitinhos …..mas não irei desistir, seguirei em frente.Ah ótimo o seu livro aprendi e aprenderei ainda + com ele.

  • Carla

    Geosh, vc poderia indicar marcas de manteigas saudáveis? Obrigada

  • Torresmo ??? ^^

  • Pollyanna

    Olá, comer bacon e ovos todos os dias durante o café da manhã tem problema?
    Desde já agradeço

  • Daniele

    Hoje faz vinte dias que aderi ao MR
    estou bastante contente com os resultados . É incrível a mudança quando a gente deixa de ingerir carboidratos densos.