Emagrecer É Difícil E, Provavelmente, Você Nunca Irá! (Parte 1/2)

Neste artigo de duas partes, vou botar a boca no trombone e mostrar pra você por que emagrecer é realmente muito difícil e por que, provavelmente, você nunca conseguirá.

Estatísticas mostram que 95% dos que tentam emagrecer, jamais conseguem (1). Na minha opinião, acho que este número é ainda maior. Mas por que será?

Em contra-partida, irei mostrar pra você, na segunda parte, o que fazem e o que têm em mente os 5% da população que realmente conseguem emagrecer de vez. Desta forma, você vai poder decidir por sí só qual caminho seguir e daí, quem sabe, não podemos aumentar um pouco estas estatísticas de sucesso, não é mesmo?

Vamos lá!

——

emagrecer é difícilÀ minha direita, posso ver um homem acima do peso comendo um sanduiche de pão branco que aparenta ser de alface, tomate e queijo.

À minha esquerda, vejo este rapaz um pouco bochechudo tomando um ice tea (chá gelado) e palitando os dentes… Bom, muito tarde pra saber o que ele devorou!

Eu sei, eu sei, eu não deveria estar olhando e analisando o que as pessoas ao meu redor estão fazendo, mas, enfim, tudo pela ciência :). E outra, estou disfarçado de planta, logo, ninguém me vê 🙂

Eu espero agora meu vôo pra casa aqui no Schiphol, aeroporto de Amsterdam e é claro que aeroporto não é o maior exemplo do mundo de alimentação saudável, mas, é triste ver que as pessoas, hoje em dia, até que estão pensando mais em saúde e em comer corretamente, porém, em qualquer lugar do mundo, a falta de informação de verdade acaba envenenando este esforço nobre das pessoas.

Especulando um pouco, o homem que estava comendo seu sanduiche “natural”, provavelmente, achando que estava ingerindo algo nutritivo, não tem a mínima idéia de como o corpo dele processa aquele alimento e a consequência disso ao longo dos anos.

Você já ouviu alguém dizer: “Ah, mas eu cuido da alimentação, como certinho e não sei por que ainda não emagreço.

Bom, aí começam as tristes tentativas de explicar: “Vai ver é causa hormonal.”, “Tenho que me exercitar mais!”, “Tenho genética de gordo, aí não dá!”, etc.

Vamos lá, se o seu carro apaga no meio da viagem, você vai olhar se o pneu furou ou se o combustível acabou? Óbvio, você vai checar o combustível!

Agora, por que no emagrecimento você iria olhar todo o resto antes de ter CERTEZA que sabe o que está fazendo com sua alimentação?

Sooofre!

Em 2009, querendo emagrecer, depois de fazer minhas pesquisas iniciais, eu segui 3 meses fazendo o que seria o certo e recomendado para perder peso, ou seja, me exercitar mais e comer menos.

Pra você ter uma idéia, comprei uma balança de precisão e estava pesando TODO alimento que colocava no meu prato! Exato! Eu pesava o brócolis, o frango, o arroz, a lentilha, a batata, etc. Antes de sentar na mesa, minha balança já tinha que estar lá.

Os gurus do emagrecimento diziam que eu podia ter tantos porcento de carboidratos no prato, tantos de proteínas e tantos de gordura. Eu levei a sério e fiz. Almoçar era mais uma sessão de contabilidade montando os números das calorias e pesos do que meramente uma refeição.

Além disso, comecei a me exercitar mais intensa e mais frequentemente, conforme recomendado pelos gurus.

Eu estava sentindo fome durante o dia. Chegava em casa faminto e ia lá pegar minha balança e comer aquela refeição controlada, sem graça e sem gosto. No final da tarde, não tinha a menor vontade de me exercitar. Eu sentia repulsão à ir correr na rua e meu corpo parecia querer a mesma coisa, ou seja, ficar de boa e não me esforçar.

(Mal eu sabia na época que comer menos e se exercitar mais é a forma mais difícil e errada de se emagrecer…)

Porém, eu, como pessoa aplicada que sou, venci estas vontades contrárias e sempre fazia como deveria ser feito, todos os dias, por 3 meses inteiros, que era a duração do programa em questão.

Não desisti, mantive o plano de 3 meses e cheguei no final heróico! Aí, você pergunta:

“Mas então, emagreceu ou não?”

Sim, eu emagreci, perdi uma quantia bem considerável de gordura, porém, à umas 3 semanas do fim, já não vinha perdendo mais peso.

Agora, o pensamento de ter que levar uma alimentação naqueles moldes e um regime de exercícios daquele tipo pro resto da vida atormentava meus sonhos! Como seria possível?

Quando ligava a TV e via aqueles programas de emagrecimento sendo vendidos e também as celebridades e profissionais do ramo que davam dicas sobre perda de peso, me perguntava: Caramba, sério mesmo que esse povo é tão masoquista assim a ponto de fazer desta tortura toda um estilo de vida?

Imagine, ficar contando pontos, somando calorias, regulando particionamento de macronutrientes, pesando alimentos meticulosamente, etc. Vida? Na minha opinião, é pesadelo…

Na boa, se eu tivesse que continuar fazendo o que estava fazendo, preferiria ser obeso mórbido e morrer mais cedo do que viver meus dias me sentindo cansado, com fome e podado até mesmo dos menores prazeres alimentares. Você provavelmente deve saber como é isso…

Emagrecer é difícil demais!

A partir daquele ponto, não descansei até encontrar algo que REALMENTE fizesse sentido no meio dessa história mal contada toda. Comecei, aos poucos e lentamente, descobrir os verdadeiros pesquisadores e profissionais do ramo que mereciam respeito e atenção e, mais importante ainda, a ciência imparcial e destendenciosa que desvendava pedaços e mais pedaços da verdade por baixo de todo o mar de balelas.

Eu fiz tudo isso por que, mesmo enfrentando descrença e dificuldades, eu não queria abrir mão de viver uma vida saudável e com o corpo em forma que eu queria!

Hoje, felizmente, a história é totalmente oposta! Hoje, eu emagreço quando eu quero e mantenho o peso sem o menor esforço, sem contar calorias, sem comprar alimentos caros ou suplementos, sem perder tempo na cozinha e sem controlar quantidades. Além disso, já ensinei, literalmente, milhares de pessoas à fazerem o mesmo através do livro eletrônico oficial aqui do site e os resultados são incríveis.

O Emagrecer De Vez, vem evoluindo junto comigo desde 2010 e hoje é o que você pode ver, referência na área, acompanhado e apoiado por muitos profissionais da área e pessoas de bem, formando uma comunidade gigantesca de pessoas que prezam por saúde, boa forma e estilo de vida.

Porém, por mais orgulho que eu tenha de tudo isso, deixemos isso de lado e continuemos aqui nossa conversa.

Emagrecer hoje em dia ainda é difícil!

As Pedras No Caminho

Pedra no caminho copyA grande verdade é que nós mesmos, ao longo dos anos, criamos um ambiente que é extremamente propenso ao ganho de gordura e estresse mental.

A grande maioria dos alimentos que podemos comprar não são verdadeiramente úteis e saudáveis ao nosso organismo.

95% do que é vendido no supermercado é inútil pra sua saúde e causa mais mal do que bem, por mais que a mídia tente te jogar idéias e balelas goela abaixo.

“Ah mas e os integrais, grãos não sei da onde, frutas essenciais, rações, exercícios queimadores e as outras coisas que são super saudáveis?”, você pode indagar.

Na minha opinião, um dos maiores crimes cometidos diariamente, sem punição alguma, acontece toda vez que a mídia “abre a boca” pra falar de nutrição e emagrecimento.

Diariamente, nos é vendida uma idéia totalmente errada e periogosa do que seja um estilo de vida alimentar correto. A mídia é a maior arma de destruição em massa da sociedade e, obviamente, forma opinião e dissemina o que bem entender.

(Sabia que o americano assiste, em média, 5:11 horas de TV por dia? (2). Quão longe disso está o brasileiro? É esta uma exposição longa suficiente à balelas?)

Agora, ano após ano, a mídia e os governos vêm pregando incríveis dicas e diretrizes de saúde, não só no Brasil, obviamente, mas em todo o mundo.

Mas e aí, no final das contas, o que tem acontecido ano após ano? O número de diabéticos, obesos e pessoas acima do peso, não para de crescer!

As pessoas pararam de ingerir tanta gordura, conforme aconselhado. As pessoas começaram a comer mais integrais e frutas, como sugerido. As pessoas começaram a se exercitar mais, conforme dito. As pessoas começaram a priorizar os integrais, de acordo com o proposto, etc.

Porém, por que diaxos não conseguimos ver pista nenhuma de que a situação está melhorando? Nem que seja um pouquinho se quer… por que?

Será que, por acaso, lá de longe, este seria um sinal de que, por ventura, o que estamos fazendo NÃO está certo? Afinal, a grande maioria das pessoas é exposta diariamente à estes tipos de diretrizes e regras de uma vida saudável, mas POR QUE as estatísticas só aumentam, dia após dia?

Por que o EmagrecerDeVez.com recebe mais testemunhos positivos e histórias de sucesso de longo prazo do que qualquer outro site?

Passe 10 minutinhos olhando os artigos e você irá saber. É simples, por aqui você não encontra as mesmas dicas e sugestões massantes, contra-produtivas e chatas que são vistas por aí!

Aqui não existe mais daquela mesma massagem mental que já torrou a paciência a muito tempo e vem contribuindo para GANHO de gordura da população e para a disseminação de mais e mais problemas de saúde relacionados ao peso e má alimentação.

A obesidade no Brasil pode chegar ao mesmo nível dos Americanos em menos de 10 anos se continuar dessa forma (3). Quase 30% das mulheres com mais de 20 anos estão com sobrepeso e quase 20% dos homens (4). Enfim, não é brincadeira e é óbvio que o que estão dizendo por aí sobre emagrecimento não está funcionando.

Agora, continuando no assunto de obstáculos que dificultam a vida de quem quer emagrecer, o próximo é a ciência fabricada.

É o seguinte, se estrategizando corretamente, é possível mostrar qualquer coisa! Interpretações tendenciosas podem tirar qualquer conclusão de qualquer resultado.

Tudo é possível de ser mostrado quando a carapaça correta é usada.

Por isso que a ciência nem sempre é digna da nossa confiança. Infelizmente, mesmo que você tenha sede por conhecimento e vá procurar na fonte, ou seja, ler publicações científicas e tudo mais, irá se defrontar com um obstáculo gigantesco. Não sabemos em quem confiar.

Hoje, é normal as indústrias alimentícias e de suplementos comprarem pesquisas científicas para mostrar determinados pontos que irão oferecer uma vantagem competitiva à elas.

A dica é, antes de se ler qualquer pesquisa científica, é válido verificar quem a patrocinou. Nós queremos conhecimento de verdade, destendencioso, verdadeiro, puro e não manipulação de processo, interpretação e resultado.

Por exemplo, o último artigo que escrevi aqui no site foi a respeito da soja.

Uma pessoa ficou meio resolvada com os pontos levantados e postou nos comentários um artigo que mostrava vários estudos científicos falando dos benefícios da soja, ao invés dos reportados malefícios.

Bom, não deu tempo nem de eu responder e um outro leitor (muito esperto e atento por sinal), verificou o tal artigo e respondeu o comentário mencionando que o artigo em questão fora publicado por uma das maiores empresas de produtos derivados de soja (Monsanto, gigante americana que movimenta bilhões)…

Tendencioso? No mínimo… É óbvio que eles querem pintar uma imagem linda do que eles vendem.

Enfim, até mesmo os ávidos aprendizes sofrem com as barreiras ao conhecimento de verdade.

Agora, ainda outro grande obstáculo é o seu próprio grupo social, ou seja, amigos e família. Quem já tentou seguir dieta ou cuidar da alimentação, sabe bem do que estou falando, não é verdade?

A pressão social é grande para que você continue do jeito que está e fazendo o que está fazendo. A verdade é que somente uma pequena minoria da população reconhece a necessidade de ser mais saudável e toma um passo nesta direção.

A grande maioria vive na inércia de suas vidas, com um monte de idéias e “quero isso e aquilo” e jamais toma uma ATITUDE.

Logo, quando você resolve tomar uma atitude, muitos ao redor irão colocar uma pressão subliminar pra que você volte a nadar com o cardume. É tenso!

Ufa, vamos lá então. Até agora vimos que emagrecer é muito difícil por que:

  • A maior parte da informação disponível no mundo sobre o assunto é extremamente fraca, danosa, infundada e contra-produtiva.
  • 95% dos alimentos vendidos não são verdadeiramente úteis e/ou necessários para uma vida saudável e um corpo em forma, logo, estamos rodeados de más opções. Precisamos focar nos outros 5%!
  • Muitas pesquisas científicas são fabricadas e manipuladas afim de provarem interesses específicos da indústria.
  • Seus amigos e família irão, até mesmo inconscientemente, serem obstáculos que irão oferecer resistência à sua jornada adiante na boa forma.

Aí esse povo vem dizer que emagrecer é fácil? Por favor…

“Emagrecer facilmente” é o que todo mundo quer e é o que todo mundo vende, afinal, a indústria é movida pela vontade irracional das pessoas de quererem resultado sem processo, ou seja, emagrecer da noite pro dia sem se preocupar em alterar nada no dia-a- dia.

A maioria das pessoas quer a pílula mágica e é disso que a indústria tira proveito, engordando os bolsos.

——

Bom, agora que o pesadelo está devidamente exposto e as cartas estão na mesa, aguarde a segunda parte do artigo, onde irei mostrar como você pode se juntar aos 5% da estatística que emagrecem de vez e vivem uma vida saudável de longo prazo, naturalmente, sem complicação e sofrimento.

Se você ainda não colocou seu email aqui no site para ser avisado quando os artigos novos são postados, sugiro que faça isso agora no topo da página. Deixe também seu COMENTÁRIO abaixo. Qual sua opinião sobre tudo isso?

Um abraço e até logo,

Assinatura_pequena-menor

Leia a parte 2 desta série clicando AQUI.