“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
Opa Opa!
Como está sendo o ano novo até agora?! Tudo supimpa? 🙂
Lembre-se que pra TUDO, absolutamente TUDO na vida, não importa o tamanho do desafio, você só precisa de DOIS ingredientes: Determinação e persistência!
O sucesso é o efeito colateral inevitável daquele que acredita no que quer com determinação e persistência inabaláveis para seguir o caminho.
Bom, vamos lá!
Uma coisa é certa, depois de construir uma consciência alimentar correta, sua vida jamais será a mesma e problemas com ganho de peso, etc, não farão mais parte do seu dia-a-dia!
Mas do que tudo isso se trata? Você pergunta. É simples, sente-se confortavelmente e continue comigo.
Consciência alimentar não é algo que você adquire da noite pro dia e nem é algo de fácil definição.
O que eu costumo chamar de consciência alimentar é uma espécie de competência que você adquire através do estudo de conteúdo de qualidade e experiência prática no dia a dia que te possibilita ser confiante a ponto de ter sob controle seus hábitos alimentares e forma física de acordo com seus objetivos.
“– Ah meu Cristóvão Colombo!!!” heheh… Calma lá. Tudo isso se traduz em: Saber se alimentar corretamente visando uma vida saudável e mantendo o corpo que você quer, e ponto!
Tudo que a mídia e a indústria em geral NÃO quer é que você adquira esta consciência, concorda comigo?
Neste artigo, quero mostrar algo importante e básico no processo de construir esta consciência. Sugiro que faça do que aprender aqui hoje, um hábito. Sua vida só tem a ganhar com isso, então, vamos lá! 🙂
Os simples 2 passos
Primeira coisa, você precisa ter uma idéia de quantas calorias o seu corpo precisa por dia para se manter no peso atual, ou seja, quantas calorias você precisa comer por dia para saciar suas necessidades diárias e manter-se no mesmo peso.
Simples, você pode dar um pulinho na famosa e melhor página de Calculadoras de todo o universo conhecido e utilizar-se da calculadora chamada “Calcule seu gasto calórico diário (DCE)” ou se você tem iPhone ou telefone Android (samsung, HTC, etc), clique AQUI que você pode baixar as mesmas calculadoras para seu celular 🙂
Independente da opção de escolha, em alguns segundos você terá o número que você precisa e estará pronto(a) para o segundo passo abaixo 🙂
Segundo passo é pegar o hábito de ler as tão aclamadas tabelas de informação nutricional dos produtos que você consome.
Isso aí, dois passos muitos simples e você já pode começar a construir a sua consciência alimentar no dia a dia e começar a caminhar DE VEZ no rumo do TEU objetivo de boa forma! Veja abaixo..
Vamos a um exemplo prático? 🙂
Supomos que você calculou sua necessidade calórica diária no primeiro passo acima e que este valor é de 2000kcal por dia para manter seu peso atual.
Abaixo, vamos usar como exemplo a tabela nutricional de um delicioso e crocante pacote de prazer chamado batata Ruffles de 150g.
Veja que a tabela mostra os valores para porções de 25g do produto, ou seja, para saber os valores totais do pacote, multiplique por 6 (6*25g = 150g). De cara você descobre que um pacote desses contém 822kcal!!
Isso é 43% da sua necessidade calórica diária total! Pois é meu amigo, minha amiga…
Só pra você ter uma idéia, se uma pessoa pesa 70kg, ela terá que caminhar em rítimo rápido sem parar por pouco mais de TRÊS horas para queimar este pacote de Ruffles.
Analisando a tabela, você pode ver também que o Ruffles fornece praticamente somente carboidratos e gorduras para o seu organismo, ambos de péssima qualidade. Por que tudo que é bom faz mal????? hehehe… pergunte pro homem de cima, não pra mim! 🙂
Com base nesse exemplo simples você começa a olhar para os alimentos com olhos mais críticos.
Perguntas de ouro
Compartilho com você aqui as perguntas que sempre tenho em mente quando considero comprar algum produto no supermercado. Eu sugiro que pense sobre elas também quando estiver escolhendo o que comprar e o que ingerir 🙂
– Se for carboidrato, qual a qualidade do carboidrato? (carboidrato puramente simples ou de qualidade). Se for proteína, é magra e de qualidade? (leia ESTE artigo e depois ESTE para virar expert em carboidratos e proteínas e saber responder as perguntas) .
– O alimento é rico em gorduras? que tipo de gorduras?
– Qual o valor calórico do produto? Você não deve basear toda sua avaliação no valor calórico, por isso, as outras perguntas vêm primeiro. As calorias podem ser “de qualidade” se os nutrientes do alimento forem “de qualidade”.
Lembre-se sempre de verificar o peso total do alimento, pois, geralmente as tabelas nutricionais impressas no pacote não mostram as informações para TODO o pacote, mas sim, por porção.
Como eu disse, essas perguntas sempre pulam naturalmente na minha cabeça quando estou olhando para algum produto no mercado. Se você faz isso consciêntemente por alguns dias, você vai ver que isso irá se tornar um hábito!
Falo de novo: LEIA os dois artigos que sugeri acima. Te prometo que sua vida nunca mais será a mesma depois de lê-los.
Um alerta é: Não se torne obsecado(a) com isso. Esse não é o propósito. O objetivo é que você desenvolva uma consciência alimentar pra que suas escolhas sejam mais sábias e saudáveis.
Minha namorada por exemplo costumava não olhar nunca essas tabelas nutricionais e até tinha preconceito com as pessoas que ficavam olhando isso. Depois de entender o porquê das coisas e a verdadeira utilidade de se dar uma olhada nestas informações, ela começou a olhar instintivamente os rótulos e agora sempre faz isso! Bom pra ela!
Sua saúde só tem a ganhar! O que falo e falo e não me canso é que você precisa sair do achismo e trazer as coisas à luz de sua consciência!
Conhecimento é poder!
O objetivo de tudo isso é um só: seu bem-estar! 🙂
Esta é a mensagem deste artigo! Espero que tenha colaborado com seu dia e com sua vida 🙂
Agora, faça um favor e compartilhe esta informação no Facebook, twitter, email, etc, onde quiser!
Grande abraço,
Rodrigo