Detonando 10 mitos sobre emagrecimento

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Falsas crenças, crendices, receitas da vovó, dicas revolucionárias, televisão, filmes, novelas, …, … MITOS! Balelas!?

Mitos são criaturas de incrível capacidade de se disfarçar de verdades! Assim como ladrões na multidão, os mitos só aparecerão se você os apontar!

O lado triste é que muita gente, inocentemente, acaba acreditando nestes falsos folclores e, consequentemente, continuando na mesma ou ainda descendo mais em direção ao fundo do poço.

Neste artigo, eu aponto e desmistifico 10 grandes mitos do emagrecimento, tudo em nome da verdade, doa a quem doer.

A leitura é longa, então sente-se confortavelmente e vumbora!!

1. Mito: Métodos e/ou aparelhos do tipo perca tantos kilos em tantas semanas!

Convenhamos. Nós nem mesmo ganhamos peso nesta rapidez, então por que raios seria natural pensar que perda rápida de peso seria algo bom pro organismo?

O ritmo de perda de peso que é considerado normal e saudável, após as 2 primeiras semanas, é de 450g a 1kg por semana. Mais do que isso, a luz vermelha pode começar a acender.

Nota: Nas 2 primeiras semanas de reeducação alimentar ou dieta, existe muita variação na concentração de líquidos no corpo, o que pode provocar uma perda maior de peso total. Entenda mais sobre isso lendo ESTE artigo.

Dietas super restritivas são um tiro no pé e provas disso estão em todos os lugares. Efeito sanfona, tristeza, frustração, arrependimento, etc.

Aliás, cheguei a ler durante minhas pesquisas que dietas abaixo de 800kcal por dia podem resultar em anomalias no ritmo cardíaco, as quais podem ser fatais O.O

Conclusão? Bom senso… para resultados verdadeiros, é necessário que as coisas aconteçam gradativamente. É isso, nada de extraordinário.

2. Mito: Whey Protein emagrece e/ou cria músculos

Não, Não. Como já expliquei certinho no super artigo sobre whey protein AQUI, ele nada mais é que uma fonte prática de proteína de alta qualidade e rápida absorção. Whey protein, por si só, não queima gordura, não emagrece e não cria músculos. Como qualquer proteína, ele pode auxiliar na perda de peso e também no ganho muscular, porém, SOMENTE aliado a hábitos apropriados para cada fim!

Por conter proteína de alta qualidade e rápida absorção, ele é aconselhado para ganho de massa e também como alternativa prática para se ingerir suas proteínas diárias quando você precisa de praticidade no dia-a-dia. É isso, ponto!

3. Mito: Alimentos que queimam gordura

Pra alimento queimar gordura, só se você botar fogo nele!

É tão comum vermos slogans e propagandas assim, não é verdade? Beringela queima gordura, chá-verde torra gordura, óleo de coco emagrece, etc.

Por que será? Cá entre nós, soa ou não soa bonito?  Claro!! Isso soa bonito e tentador! Quem não gostaria de ingerir um alimento e queimar gordura? Até eu! Mas isso não existe e toda vez que você acredita nisso, é o seu bolso que emagrece e o do anunciante que engorda.

Ok, estou vendo que você já está querendo perguntar: “O meu fio, e os shakes emagrecedores?“. Calma que chegamos lá.

O que queima gordura é o seu corpo, a todo momento, e este é um processo natural que pode ser otimizado quando aliado à hábitos alimentares corretos e um programa de exercícios apropriado para cada caso. Não tem segredo! A verdade é mesmo nua e crua! Não caia nessas balelas, por favor!

Leia o conteúdo do site (artigos) e veja mais como o corpo funciona e responde à alimentação. Não tem segredo!

4. Mito: Produtos naturais ou herbais para perda de peso são seguros e eficazes

De novo, soa ou não soa bonito falar de produtos com base em lindas folhinhas de árvore ou ervas verdinhas e lidinhas? Soa, claro!

Agora veja, contendo ingredientes naturais ou não, temos que abrir os olhos. Afinal, quais os OUTROS ingredientes contidos no produto?

Além disso, produtos são produtos. Por ser algo artificial, eu já olho torto de início. Quantos produtos marketeiros você conhece que se aproveitam das ondas da mídia? Se é a vez do chá-verde, todos os produtos começam a usar esta palavra no nome. Se é óleo de coco, tudo parece que começa a conter óleo de coco… e assim vai.

Deixe-me comentar sobre um exemplo sério. Não tanto tempo atrá, produtos naturais que continham ephedra (agora proibido), a qual, é uma planta, causaram problemas de saúde sérios na população e até mesmo mortes!

A verdade é que não se sabe tudo sobre estas ervas e plantas! Sabemos que muitas são muito benéficas e outras parecem ser… porém, muito se desconhece sobre os efeitos do consumo delas a longo prazo! Melhor não inventar moda.

Moral da história: Sempre desconfiar. Não é por que o produto é verde e clama conter plantinhas e ervinhas que você pode confiar cegamente. Faça uma pesquisa e leia sobre o assunto. A sua saúde merece.

5. Mito: Shakes para emagrecer

Vários leitores aqui do site e clientes do coaching já me perguntaram sobre estes “fabulosos” shakes.

Shakes… mais um dos produtos criadores de fortunas! É difícil opinar assim de forma geral por que cada caso é um caso, mas, de forma geral, eu não recomendo shakes para emagrecer e não os vejo com bons olhos.

Mesmo desconsiderando a questão da qualidade dos ingredientes, refeições líquidas trazem menos saciedade e você também não tira proveito legal do efeito térmico da digestão, como em uma refeição normal. Só como exemplo, aproximadamente 25% das calorias contidas nas proteínas, são gastas na sua digestão 🙂 Este é o efeito térmico (veja tudo sobre proteínas AQUI).

Mas uma coisa é verdade: As propagandas dos shakes são realmente legais, cheias de modelos e gente bonita! Mas pergunte a qualquer um deles se eles tomam o que estão vendendo... 🙂

Palavra de ordem: Desconfiança!

6. Mito: Pular refeições ajuda a emagrecer

Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã e comem menos refeições durante o dia, tendem a serem mais gordas que pessoas que comem um café da manhã decente e também 4, 5 ou mais refeições no dia.

Existem várias hipóteses tentando explicar por que isso acontece. Sugiro que leia este artigo: O grande segredo para queima de gordura e ganho de massa muscular.

Ao pular refeições ou ficar muito tempo sem comer, você faz com que seu corpo bole uma estratégia pra reter a maior quantidade possível de energia quando você come, já que ele aprende que a próxima refeição vai demorar. Se você quer emagrecer, você não quer que o corpo seja econômico no gasto calórico, certo?

Você não quer que seu corpo queime no ritmo de um Corsa 1.0, você quer ele queima combustível como um Maverick V8! 🙂 Pra isso, certifique-se de ler o artigo acima mencionado e de se alimentar corretamente em intervalos regulares e menores.

7. Mito: Sou assim mesmo(a), viciada em doces

Não, você não é assim mesmo(a). Ninguém é de uma forma que não possa mudar! Tudo que você é hoje é resultado do que você pensou que era até então!

Neste caso específico, já comprovei várias vezes, assim como muitas outras pessoas, inclusive clientes de coaching, que se você tem uma tentação gigante por coisas do tipo doces, refrigerantes, pão, etc, isso é só uma questão de botar alguns hábitos em ordem que é comprovado que, dentro de muito pouco tempo, esta vontade louca desaparece. Simples assim, mágico! 🙂

Então, não se sente confortavelmente e conformadamente aceitando que você não tem jeito. A mudança é muito mais simples do que você imagina. Agora, levante e começe a AGIR!

8. Mito: Produtos feitos de chá-verde, emagrecem

Taí uma grande balela. Já falei de chá-verde acima neste artigo. Mas ele merece um mito próprio.

Você deve concordar comigo que a quantidade de produtos que surgiram com a palavra chá-verde no nome é maior que a quantidade de fofocas já publicas sobre a Madonna, não é verdade?

Depois que a mídia focou no chá-verde, todo mundo quis tirar proveito disso. Como já mencionei em um artigo anterior, eu quase tive um ataque cardíaco de tanto rir quando vi que estavam vendendo ração-humana com chá-verde!!!!

É suficiente dizer que o chá-verde pode auxiliar sim no emagrecimento, PORÉM, desde que você tome pelo menos 1 litro de chá por dia e que este chá seja bebido logo depois de ser feito, ou seja, o chá-verde PERDE seu princípio ativo e vantagens caso não for consumido logo após a infusão!

"Ahhh... mas então você ta me dizendo que as bebidas de chá-verde vendidas não funcionam?", Sim, é exatamente isso que to te dizendo.

9. Mito: Para emagrecer tem que passar fome

Não, não necessariamente. E essa é uma das grandes surpresas de muitas pessoas!

Se você sabe escolher estrategicamente os alimentos e os horários, você vai ver claramente que vai perder peso SEM passar fome. E isso NÃO é propaganda enganosa 🙂

Além de ter comprovado isso em mim mesmo e ouvido de muitas pessoas no site e também de meus clientes de coaching, isso se verifica verdade em cada um dos casos. Tudo depende de como você estabelece seus novos hábitos e quais são eles!

Emagrecimento é uma coisa natural e não precisa de mágica alguma. Fico feliz que esteja lendo o Emagrecer de Vez, tudo aqui, ao contrário da grande parte dos sites e revistas por aí, visa te ajudar a atingir este objetivo de uma vez por todas, sinceramente.

10. Mito: Carboidratos fazem você ganhar peso

Até água faz você ganhar PESO. Não gordura, mas PESO 🙂 hehehe

Bom, os carboidratos são a fonte de energia preferida do organismo e é super importante que eles sejam consumidos.

Algumas dietas extremistas, como a de Aktins, pregam que o consumo de carboidratos seja CESSADO praticamente. Isso faz que com uma série de reações químicas no organismo comecem a acontecer. No caso de Aktins, os famosos ketones começam a surgir no sangue e eles são tóxicos, tanto, que são eliminados na urina.

Os carboidratos fazem parte de uma refeição balanceada e são necessários em qualquer reeducação alimentar que se preze.

O que conta agora é a sabedoria na escolha dos carboidratos que realmente são úteis a você e que lhe trazem a maior quantidade de nutrientes e também saciedade.

Veja este artigo completo sobre carboidratos para virar um expert no assunto.

------------

É isso! Mas agora não fuja! Você é cumplice do crime e fez parte do assassinato de 10 grandes mitos do emagrecimento! =)

Espero que tenha colaborado com seu bem estar físico e mental! Passe esta mensagem adiante e divulgue as verdades!

Um abraço e muito sucesso pra ti,
Rodrigo

Referência interessante:

http://win.niddk.nih.gov/publications/myths.htm

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente