3 Pensamentos Produtivos e 1 Pergunta

Bom dia! Geosh aqui! O artigo de hoje é sobre ficar mais esperto!

Antes de começar o artigo, preciso explicar o que quero dizer com o termo pensamento produtivo

Um pensamento produtivo é um mapa que retrata bem a realidade.

Se você se esforçar pra entender o artigo de hoje, isso vai te ajudar a conseguir resultados em todas as áreas da sua vida.

Primeiro, vou te explicar de maneira simples o que é um mapa de realidade. Você vai aprender uma coisa muito interessante!

Esse primeiro pensamento é um conceito de PNL (programação neurolinguística) e é também o primeiro pensamento produtivo desse artigo.

Pensamento produtivo #1: O mapa não é o território.

dfcjn9fg_11ghv9ppd7_b

Vamos viajar um pouco! Quando você olha para essa menina, o que você vê, sente, imagina?

Você pode achar que ela é uma menina atraente ou não, pode sentir que ela parece uma pessoa agradável ou antipática, que gostou ou não dos brincos dela.  Podemos também supor que ela está em forma, tem entre 20 e 30 anos, é asiática ou tem descendência oriental. Se você for dermatologista, poderia supor que ela cuida bem da pele.

Olha só quanta informação nós conseguimos observar de acordo com o nosso mapa.

Fomos capazes de vê-la, imaginar coisas sobre ela, até de uma maneira emocional! Se bobear você pode até imaginar ela dando uma piscadinha, hehe!

Mas se você for bastante nerd ou um Sherlock Holmes nato, talvez tenha notado que na verdade essa foto foi feita de um modelo em 3D, ou seja, essa foto não é uma foto real.

Olha só quanta informação nós somos capazes de mapear sobre uma pessoa que nem necessariamente existe. Podemos até julgá-la, amá-la ou odiá-la de acordo com os nossos mapas.

Nós começamos olhando a foto de uma menina. A medida que aprimoramos nosso mapa com as informações e conhecimento que foram chegando, nós pensamos em várias coisas e no fim nos demos conta de que a menina nem era real.

Se nós aprofundarmos ainda mais, perceberemos que não estamos olhando sequer para a foto, estamos olhando para pixels (quadradinhos) em uma tela digital que representam essa foto.

Por isso dizem que a ignorância é uma benção, hehe! Mas a gente não precisa ir tão fundo assim também, né?

O mapa não é o território quer dizer que aquilo que a gente acredita ser a realidade, nada mais é do que a nossa percepção da realidade. O mapa que nós mesmos fizemos do mundo. Nossas crenças, conclusões, opiniões, preconceitos?, chances de sucesso e fracasso, tudo!

Este mapa influencia de maneira direta a facilidade com que conseguimos as coisas e até onde podemos chegar.

Pensamento produtivo #2: Cada pessoa tem um mapa de realidade individual.

O fato de não conseguirmos ver de fato a realidade (apenas criamos mapas) faz com que cada pessoa tenha um mapa próprio. Cada um percebe o mundo de uma maneira independente e tão independente que isso nos torna bastante peculiares =)

Algumas pessoas também associam esse mapa ao que elas são, ou seja, elas colocam o ego delas na jogada. E o ego, meu amigo, gosta de ganhar e odeia mudanças.

Portanto, ir contra o mapa de algumas pessoas, na cabeça delas, é ir contra elas.

Elas defendem as idéias delas como se fossem elas mesmas e não como se fossem o que são de fato: idéias, livres pra ir e vir. Então, questionar as coisas que elas acreditam, as ofendem. Algumas apelam mesmo, aposto que você já presenciou algo assim =)

Nós estamos no mundo para evoluirmos dia após dia, parte disso, é evoluirmos também nosso mapa, nossa percepção da realidade. Para isso, precisamos ser flexíveis e abertos à novas idéias!

Pensamento produtivo #3: Se o território pode mudar, o mapa também pode!

Suponhamos que no futuro o nível do mar suba e submerja as lindas praias do Brasil e do mundo. Seria infinitamente triste, sim! Mas iríamos ter que mudar os mapas todos, né?

Esse é um pensamento interessante! Por que raios você tem que continuar acreditando em uma coisa no seu mapa, seja ela o que for, se a única coisa que não muda é o fato de que tudo está sempre mudando?

Estamos em 2013, certo? Em 2013, existem estudos científicos do mais alto nível científico que vão de encontro com aquilo que se pregou como a alimentação correta desde 1960, deixando no chinelo esse conhecimento desatualizado.

Porém, temos pessoas que atualizaram os seus mapas e temos pessoas que ainda estão com os mapas de 1960. Temos pessoas, organizações e governos inteiros vivendo agora no mesmo mundo com os dois paradigmas!

A minha pergunta é: Com qual mapa você quer viver? 

Na minha opinião atual, sempre temos que bater aquilo que sabemos com o que surge de mais novo, seja em estudos científicos, hipóteses que ganham força, movimentos e demandas por parte das pessoas.

O mais importante pra mim não é ser o defensor de uma verdade imutável, mas ser aquele que procura aprimorar o próprio mapa de realidade acima até do próprio ego.

A verdade é uma busca constante. Foi assim que nós criamos um mapa que se aproxima bastante da realidade e trás resultados fenomenais, embora não seja um mapa definitivo, ele está sempre se atualizando e se lapidando.

Você é sempre livre pra pensar: “ah, melhor largar isso prum lado e voltar a comer meu pãozinho com refri e ver TV!”. Bom, essa alternativa você já tinha, você sempre teve!

As coisas que chegam até você, seja por um artigo que fizemos a respeito de um estudo ou pelas orientações de 1960, essas orientações não são leis. Elas não são mandamentos.

Elas são simplesmente informações que você pode pegar e utilizar na sua vida como achar que deve, claro, sempre com bom senso e responsabilidade.

Abraços,

Geosh.

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

  • Ana Rita

    Artigo muito bom, mas precisarei ler mais vezes para absorver a informação.
    De primeira, é complicado mesmo.

    • Sim, a gente leva anos pra aprender algo e resume em uma página ou uma frase, Então isso dificulta um pouco mesmo. Mas vale muito a pena, Ana Rita 🙂

  • Consuelo

    Eita Geosh… arrasou na “resposta”!!!
    Nem preciso dizer que, se já era, agora sou ainda mais sua fã.
    Quando “crescer” quero ser igual à você: o diplomata nato (kkkkk)!!!!

    • Obrigado, Consuelo! Tentei simplificar ao máximo a idéia.. Imagina, eu que sou seu fã 🙂

  • Flávia

    Muito interessante esse artigo… gostei desse “momento reflexão”. O site tem me ajudado muito! Obrigada por dividir com a gente essas informações tão preciosas.

    • Disponha, Flávia 🙂

  • Ahaaaaaaaa, aí você falou!
    A coisa tá começando a ficar boa aqui! rs

    Se esse assunto se desenvolver em um buteco, tomando uma Heineken e ao som da Led Zepellin, irão nos expulsar deste bar hahaha

    • Haha. A ultima vez que tive uma conversa muito filosófica em um boteco, saí de lá com uma crise Existencial, hehe. abraços, Victor!

      • hahaha o alcool às vezes desperta a vontade de procurar o psiquiatra no dia seguinte. Mas passa rs

  • Ana

    É por aí! Apenas uma frase pra complementar esse raciociono do nosso “amado mestre” Geosh: “Se vc acha q a Verdade é só o q vc entende, então vc está reduzindo demais a dimensão da Verdade.” Pura VERDADE ! Abçs.

    • É verdade. Se nós acreditamos deter completamente a verdade, isso nos permite defender de maneira radical uma idéia, que não necessariamente pode ser a certa! Abraços, Ana!

      • Renato Manga

        É O QUE FAZEM OS FUNDAMENTALISTAS RELIGIOSOS…

  • RENATO BONFIM

    ola… bom comentario..
    por favor estou no metodo mr, desde 1 de setembro , nas cinco semanas perdi 1 kgpor semana ag estamos alias ja foi o mes de outubro e nao consegui mais baixar o meu peso, sera que omeu organismo ja acostumou e nao quer mais eliminar goruras isso ,,pode explicar
    att renato bonfim

    • Rodrigo Vieira

      Usa um português melhor para entendermos você melhor.
      Não use peso como referência, você mediu sua cintura, se ela mudou? Mediu suas dobras cutâneas?

    • Renato, você tem acompanhado suas medidas?

  • Rodrigo Ramos

    É isso aí Geosh…
    Com esse momento de reflexão, parei para pensar que na verdade nós (os 5%) é que somos “os conservadores” da história e não “os moderninhos” como muitos pensam!!!
    Digo isso, porque no fim das contas, estamos aqui pregando e praticando uma alimentação que já foi usada (e com sucesso) por nossos antepassados há muito tempo e que por algum motivo saiu do rumo ao longo da história.
    Acredito, que a primeira coisa que a humanidade tem que fazer para consertar as coisas é:
    Admitir o erro!!! Dar um passo atrás… corrigir a direção e aí sim prosseguir!!!
    Um sábio um dia disse: Errar é humano, persistir no erro é burrice!!!
    Abrçs.

    • Elisabete

      Nada muda até que você mesmo faça algo..Alimentar – se com as orientações do site Emagrecer de Vez proporciona um passo para a transformação.Claro que isso gera dúvidas,mas aí temos essa equipe toda para auxiliar .Estou amando minha nova rota ! Abraços !

    • Rodrigo, isso já é difícil com a gente mesmo, em uma situação que nem envolve poder, status ou dinheiro, imagine impérios inteiros construídos em cima disso? Acho que o melhor que podemos fazer é mudar nós mesmos. E vivermos em paralelo com outras realidades menos benéficas pra nós =)
      Abraços!

  • Ana

    Olá Geosh…tenho uma dúvida subistituir uma refeição pelo shake ajuda a emagrecer ou é só baléla desde já grata pela sua ajuda abraços!

    • Nada substitui uma refeição balanceada, Ana!

  • Adriano

    Mudança de paradigma requer persistência..abraço

  • Neycy Luiza Barbosa

    Muito legal seu artigo, Geosh! Acabou por me fazer lembrar de um livro que li e estou relendo atualmete. Tem a ver com realidade e realidade inventada, universalidade/territorialidade, verdade/verdade imaginada. O livro é sobre educação, mas vai muito além disso, ele trata do ser humano enquanto cidadão planetário, da verticalidade/horizontalidade.

    Caso se interesse: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO – EDGAR MORIN

    Acredito que o encontre na internet.

    Veja um capitulo:

    Os erros mentais

    Nenhum dispositivo cerebral distingue a alucinação da percepção, o imaginário do real, o subjetivo do objetivo. É grande a importância do imaginário no ser humano – as vias do sistema neurocerebral, que colocam o organismo em conexão com o mundo exterior, representam 2%, enquanto 98% se referem ao funcionamento interno. Tal fato constitui um mundo psíquico relativamente independente, em que fermentam sonhos, desejos, imagens, fantasias, e esse mundo infiltra-se em nossa visão ou concepção do mundo.

    A mente é dotada de potencial de mentira para si próprio (self-deception). O egocentrismo, a necessidade de autojustificativa, a tendência a projetar sobre o outro a causa do mal fazem com que cada um minta para si próprio, sem detectar a mentira da qual é autor. A memória é também fonte de erros – não regenerada pela rememoração, tende a degradar-se. A mente, inconscientemente, tende a selecionar as lembranças que convêm e a recalcar ou apagar as que incomodam. Tende a deformar as recordações por projeções ou confusões inconscientes. Existem falsas lembranças.

    Abraços e parabéns pelo artigo.

  • lucelia

    estou mto satisfeita, com a gde ajuda que tive no emagrecerdevez, eliminei 14kg. todos estão elogiando, e eu estou me amando. obrigado por este artigo. de vez em qdo precisamos meditar. bjs

  • Rosangela

    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
    “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”
    Cora Coralina
    Parabéns!!! Obrigada por dividir tudo o que aprende. Abraços!

  • Rosy Balk

    Olá Geosh,

    Estava lendo algun, s comentários e vi que a resposta foi legal como “não importa se são 5 kg ou 50 kg” Eu acho que tudo que está sendo ensinado e proposto é UMA NOVA MANEIRA DE SE ALIMENTAR, UMA NOVA VIDA, muito mais “simples” e menos “fabricada” em indústrias de alimentos. O que é excelente! O Trabalho do Rodrigo e o seu são de fato marcantes para mim que quero uma ótima saúde e andava buscando há muito tempo. Achei vcs!!! Acredito que se todos nós começarmos a nos aplicar em querer ter alimentos saudáveis e o mais natural possível tudo vai ficar mais barato e também simples, fazendo com que possamos viver melhor e com saúde mesmo com mais idade!!! Fica aqui meu abraço para vc e parabéns por sua matéria.

    • Com certeza, Rosy! O caminho é o mesmo, e ele leva muito mais longe do que só o peso ideal, isso é ótimo né? Obrigado e um grande abraço =)

  • Luana Tavares

    Oi Geosh estou desde agosto, fazendo pequenas mudanças na minha vida, desde conheci o site mta coisa positiva vem acontecendo, estava com 86 kilos e hj estou com 79 kilos, fiquei mto feliz com as mudanças e hj não estou mais preocupada se emagreci 5, 10 ou 50 kilos quero melhorar a minha saúde em primeiro lugar e minha forma física. Mas agora nesse momento estou desanimando pois não estou vendo mais mudanças no meu corpo, aqueles pensamentos sombrios ‘Ahhh que diferença faz vc comer uma pizza, chocolates, hamburger com batatas fritas, se tdos os seus esforços não estão mais valendo a pena’ estou ficando cada dia mais triste com isso :/ isso pode ser culpa do efeito platô? não sei se estou no caminho certo meu amigo

  • Mirtes

    Olá, vendo artigos mais antigos encontrei mais esse.. imperdível!
    Só você Geosh para misturar ego e alimentação de forma tão perfeita.
    Sua fã.
    Beijos

    • Vejo que tudo está ligado, umas coisas mais, sabe, Mirtes? Abordamos realmente todos os aspectos, se temos know how neles, temos que passar esse know how adiante =) Eu que sou seu fã! Beijo!

      • Mirtes

        Perfeito querido!
        Beijão