12 Coisas Que Poucos Sabem Sobre Dormir Bem

dormirEnquanto você pode achar, nesta nossa vida corrida de hoje, que dormir é para os fracos e é perda de tempo, talvez você queira considerar essa lista abaixo de fatos antes de decidir ficar acordado noite a dentro novamente:

1. O ser humano passa em média 36% da vida dormindo. Essa é uma dica da natureza que indica que o sono deve ser algo meio que importante, certo?

2. Como você já deve saber, um sono apropriado melhora significantemente a performance da sua memória. O que você não deve saber é que uma noite bem dormida aumenta em até 3 vezes a sua capacidade de criar soluções criativas para seus problemas.

3. Os adolescentes precisam de 9h de sono por noite. Nos anos 50, a média de horas de sono da população era de 8h. Hoje, 2013, a média é 6,5h, onde também é muito comum que grande parte da população tenha uma média de sono de apenas 5h.

4. Para tentar burlar o sono, muitos recorrem à estimulantes como o café, etc. E se você soubesse que falta de sono apropriado é intimamente ligado ao ganho de peso? Falta de sono faz com que o corpo libere mais do hormônio grelina no estômago. Este é um dos hormônios que desperta a fome. Seu cérebro, ao ver isso, irá fazer com que você sinta vontade de consumir energia rápida, o que tipicamente significa carboidratos densos, açúcares, doces, etc.

5. Evidências mostram que se você dorme 5h ou menos por noite, você tem 50% mais chances de ser obeso.

6. Dormindo 5h ou menos, seu estresse crônico irá aumentar e isso também impacta nos níveis de glicose no sangue. Como você sabe ao ler aqui o Emagrecer De Vez, glicose no sangue é o maior inimigo da perda de peso e o maior amigo do ganho de peso e problemas metabólicos.

7. Muitos usam do álcool para conseguir dormir mais rápido. Enquanto o álcool, de fato, dá mais sonolência, ele faz isso através de um efeito sedativo e não de uma ajuda natural e saudável para que você caia no sono. O álcool interfere com os mecanismos do cérebro que regulam um sono de qualidade. Logo, é ilusão pensar que depois da bebedeira você irá dormir bem. Dormir por várias horas é muito diferente de se dormir com qualidade por várias horas. Quando tratamos de sono, a qualidade é imperativa!

8. Dormir pouco impacta diretamente na sua imunidade, ou seja, você fica mais suscetível à infecções, etc. Estudos têm mostrado que trabalhadores de turnos (como trabalhar a noite), apresentam maior incidência de câncer do que trabalhadores “normais”.

9. A falta de sono apropriado impacta negativamente na sua memória, tornando-a mais “fraca”. Além disso, colabora também para que você se torne uma pessoa mais impulsiva e que faz um mau julgamento das situações.

10. É mito achar que todos precisam de 8h por dia de sono. Cada um é diferente e uns precisam mais do que os outros. Se você precisa de um alarme para levantar, demora para sair da cama, acorda rabugento, etc, essas são dicas de que você precisa de mais tempo de sono. Encontre a sua quantidade ideal de sono.

11. Sono adequado aumenta sua concentração, atenção, poder de decisão, criatividade, habilidades sociais e saúde (inclusive contribuindo para uma redução saudável de peso).

12. Sono adequado diminui as mudanças de humor, estresse, raiva, impulsos e vontade de cair em vícios como bebidas e cigarros.

Livro eletronico Emagrecer De VezQueimar as gordurinhas extras e atingir seu peso ideal é somente uma parte da vida! Isso, como você já sabe seguindo o site aqui, não é algo difícil quando seguimos o que realmente faz sentido sobre emagrecimento e alimentação saudável (se ainda não conhece o livro eletrônico oficial do Emagrecer De Vez e que mostra tudo isso em detalhes e de forma simples, clique AQUI).

O verdadeiro objetivo e o verdadeiro sonho de todos nós é simplesmente o de viver melhor, viver uma vida ativa, saudável, prazeirosa e emocionante!

Nada no mundo é mais importante do que o SEU estilo de vida! Trabalhe conscientemente para melhorá-lo, pouco a pouco, tudo na medida do possível, mas sempre seguindo na mesma direção, ou seja, em frente!

Compartilhe estas informações com o mundo, pois, cada um de nós é uma semente de energia positiva! Estamos rodeados de coisas negativas, façamos a diferença para quebrar este padrão e disseminar utilidade, conhecimento e positividade! 🙂

Um grande abraço!

Assinatura_pequena-menor

 

 

Referência Principal:

Ótima palestra do Dr. Russell Foster para o TED. Vale a pena ver se você entende inglês! 🙂

  • Rodrigo Ramos

    O corpo humano é uma maquina impressionante!! Está sempre sendo maltratada e exposta a privações, dormir pouco é um exemplo… mas esta máquina está sempre se adaptando, mas infelizmente de brinde vem os efeitos colaterais.

    Aproveitando o assunto, essa semana eu finalizei o meu “PROJETO INVERNO” onde durante 3 meses eu cortei todas as minhas atividades físicas para ver como o meu corpo se comportaria.

    Não estou fazendo apologia ao sedentarismo não hein… foi só uma experiência para ver qual era a influência dos exercícios físicos no meu peso.

    Durante esse período, eu continuei comendo exatamente as mesmas coisas da minha rotina, lembrando que já atingi meu peso ideal há um bom tempo.

    Resultado: Meu peso continuou exatamente o mesmo… mas meu índice percentual de gordura aumentou 3%. Mas, o que mais me incomodou foi a falta de disposição física que eu acabei desenvolvendo para realizar tarefas simples do dia a dia.

    Essa semana está sendo dureza para retomar a malhação… estou sentindo dor em alguns músculos que eu nem lembrava que existia!!!! Com certeza a perda de massa magra é fato.
    Conclusão: A alimentação correta influenciou muito mais no meu peso que a malhação… mas vi que não posso largar as atividades físicas, pois com ela a vida fica muito mais fácil, além dos muitos benefícios já provados aí pela ciência né!!!.
    Abrçs.

    • Exatamente, Rodrigo! Eu cheguei nas mesmas conclusões! Vou até escrever sobre isso hoje! Bora malhar e VAMO QUE VAMO!
      Grande abraço!

  • abigail balieiro rodrigues

    Não estou satisfeita comprei o livro emagrecer de vez e até hoje não consegui ecessar

  • Guilherme

    O que você acha ou sabe sobre melatonina? É bom, não é, é indicado pra quem tem sono fragmentado? Abraço.

    • Guilherme, tenho pesquisado sobre maneiras de melhorar a produção natural de melatonina, em breve escreverei sobre o assunto. Abraços!

  • kelly

    ola rodrigo, sou enfermeira e trabalho a noite das 19 as 07h em um pronto atendimento escala 12x36h e pela manha das 07 as 13h em cc (folgo sabado ou domingo), o que poderia estar fazendo para melhorar minha qualidade de vida, sono repouso, ja que durmo pouquissimo?!

    • Kelly, o ideal seria tentar desenvolver uma rotina de sono e dormir pelo menos umas 7 horas no escuro total! Abraços!

  • Patricia

    Ola! Rodrigo e Geosh,adorei o post,agora cuidarei da minha saude tbm nessa parte,to lendo e seguindo os artigos aqi postados, mas uma duvida,pq ainda nao recebi os videos plano de 10 dias para emagrecer de vez?

    • Ola! Rodrigo e Geosh,adorei o post, amei e seguindo os artigos aqi postados, mas uma duvida,pq ainda nao recebi os videos plano de 10 dias para emagrecer de vez? Eu faço o mesmo apelo!! não foi comprido o combinado assim sendo não tenho como ter a confiança de passar para amigo, e familiares. Não mandou os matérias ou melhor não postou foi comprado dia nove! É bom trabalhar certo! E não tem nada que errado em endereço email. Já fiz apelo!!!!!

      • Maria, Caso ainda não tenha encontrado o email do hotmart, Me envie um email pra contato@emagrecerdevez.com que olho pessoalmente pra ti. Abraços!

    • Olá, Patricia! Você precisa clicar no botão de confirmação no email de confirmação. Ah, as video aulas são só 6 dias! Abs!

  • Rosicleide de jesus santos

    Oi Rodrigo boa tarde!
    Meu amigo preciso da sua ajuda! mandei formatar meu pc e perdi todo material do emagrecer de vez o que faço? responda por favor. estou te aguardando

  • dayse de andrade

    Caro Rodrigo, suas informações são muito importantes, mas sobre o dormir, durmo pouco, gostaria de saber se dormir com efeito de remédio é a mesma coisa que sem?? Estive em um neurologista que me passou um remédio para dormir, fiz essa mesma pergunta a ele, ele disse sim, que é tão restaurador o sono com remédio, quanto sem remédio, não sei porque mas não acreditei muito. E você, com todas as suas pesquisas e informações, o que me diz. Obrigada

    • Sim, gostaria da mesma informação da amiga Dayse Andrade .Caro Rodrigo, suas informações são muito importantes, mas sobre o dormir, durmo pouco, gostaria de saber se dormir com efeito de remédio é a mesma coisa que sem?? Estive em um neurologista que me passou um remédio para dormir, fiz essa mesma pergunta a ele, ele disse sim, que é tão restaurador o sono com remédio, quanto sem remédio, não sei porque mas não acreditei muito. E você, com todas as suas pesquisas e informações, o que me diz. Obrigada

      • Eu penso o seguinte. O remédio gera sempre a dúvida. A solução natural, não. Então, se for possível escolher, eu optaria por melhorar o sono de maneiras naturais. Vou escrever em breve sobre isso, Maria! abraços!

    • Existe sempre a dúvida, Dayse. Mas estou escrevendo sobre o assunto do ponto de vista natural, em breve sai! Abraços!

  • Espero que alguém tenha recebeu a ajuda emagrecer com 10 dias!! Não foi comprido comigo!! Tó chateada e muito!!

    • Maria, Caso ainda não tenha encontrado o email do hotmart, Me envie um email pra contato@emagrecerdevez.com que olho pessoalmente pra ti. Abraços!

  • Ei…..não recebi o resto dos videos plano de 10 dias…. Promessas…assim fica difícil.

    • Rosangela, os vídeos são 6 aulas. Abraços!

  • Alba

    Olá, comecei a trabalhar a noite e estou bastante confusa e preocupada, tenho dúvidas de como me alimentar e também, minha disposição para exercícios meio que desapareceu por completo. Trabalho 3 dias e folgo 2, das 22h ás 6h.Pode me ajudar?

    • Alba, pode ser uma boa tentar fazer uma refeição maior assim que você acorda. Como se fosse um café da manhã reforçado mesmo. Abraços

  • ALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

    RODRIGO TUDO BEM GOSTO MUITO DE VC E DE LER SUAS PUBLICAÇOES ACHO-O MUITO INTELIGENTE,TENHO 1,71 ALTURA E PESO 68 QUILOS, IDADE 65 ANOS,O QUE SEU LIVRO PODE ME ENSINAR ? O QUE MAIS PERTURBA E UMA DOR NA COLUNA CERVICAL .