Os 2 Tipos De Exercícios Para Queimar Gordura. Qual o Melhor? Como Fazer?

exercicio-happyBom dia! Tudo tranquilo?

Hoje, quero falar rapidamente sobre os 2 tipos de exercícios para emagrecer que você pode escolher fazer. Quero mostrar também as principais diferenças entres eles, vantagens e desvantagens e como você pode começar à aplicá-los na prática!

Combinado?

Primeiro, não é segredo pra ninguém que exercícios são necessários para uma vida saudável, energética e ativa. Aliás, exercícios também colaboram para que você envelheça no ritmo normal e não acelerado, pra que você possa ouvir mais seguido coisas do tipo: “Nossa, você tá brincando que você tem X anos de idade, nem parece!”. 🙂

Basicamente, existem 2 tipos de exercícios principais e eles são: Aeróbios e Anaeróbios.

Exercícios Aeróbios

Como o nome já diz, são exercícios que requerem o uso constante de oxigênio.

Exemplos típicos seriam caminhadas, jog, corrida leve, bicicleta, etc.

É o tipo de exercício que você faz e consegue conversar normalmente enquanto faz.

Este tipo de exercício irá queimar, primordialmente, açúcar (glicose) nos primeiro 25 minutos de prática. Depois dos 25 minutos, o corpo irá iniciar de leve a queima de gordura (1).

Lembre-se: O corpo é uma máquina extremamente inteligente e esperta. Ele quer gastar a menor quantidade de energia possível para fazer um determinado exercício. Logo, com o tempo, o corpo consegue gastar uma quantia praticamente insignificante de energia para completar os exercícios aeróbios que você está acostumado a fazer, pois, ele se adaptou à eles. 

Este tipo de exercício é ótimo para uma coisa principalmente: aliviar estresse!

Caminhar tranquilamente por aí ou andar de bicicleta em ritmo tranquilo, são atividades que ajudarão você a aliviar estresse e isso é ótimo também se você procura um emagrecimento saudável, já que com estresse baixo, você diminui a incidência do hormônio Cortisol, um dos principais hormônios que impede a queima de gordura.

Agora, o que me entristece? Simples, é ver, na academia, aquela grande quantidade de pessoas que, claramente querem emagrecer, gastando horas caminhando na esteira ou outro exercício aeróbio do gênero. Além de ser, na minha opinião, uma das coisas mais chatas do mundo de se fazer, elas não estão se ajudando muito na queima de gordura, principalmente pelos fatores que mencionei acima.

Além disso, aposto que também não estão aliviando tanto assim o estresse, já que é difícil ficar animado para ir correr em uma esteira feito rato de laboratório.

Se você já tentou focar em exercícios aeróbios para emagrecer, já deve ter experimentado a frustração de dar o seu máximo e ver que nada positivo reflete na balança no longo prazo.

Isso nos leva ao segundo tipo de exercício…

Exercícios Anaeróbios

Como o nome já diz, este tipo de exercício acontece na “ausência” de oxigênio.

Tipicamente, são exercícios de alta intensidade e curta duração (exercícios intervalados de alta intensidade).

Quando você está fazendo eles, você não consegue conversar!

Eles são intensos e, por isso, você não consegue fazê-los por longos períodos!

Esta modalidade de exercícios é versátil e pode ser aplicada em diversas situações, desde que se siga a filosofia correta: sprint, natação, saltos, agachamentos, combinações deles, etc. Você pode até mesmo praticar exercícios intervalados dentro da sua sala de estar.

A fase intensa dos exercícios nestes moldes, dura aí de 30 segundos à 1 minuto. Se você consegue fazer mais de 1 minuto, é, talvez, por que você não está fazendo o exercício de forma intensa o suficiente.

Agora, o que acontece no corpo quando você pratica este tipo de exercício?

Primeiro de tudo, ele é muito mais econômico em tempo. Você pode, em apenas 15 minutos, fazer um exercício nestes moldes que irá ajudar você à queimar gordura por até 48 horas após o exercício. Isso mesmo, queimar gordura enquanto você está, literalmente, dormindo.

Este tipo de exercício ajuda você à rejuvenescer também!

Quando você está praticando exercícios intensos intervalados, você irá sentir aquela queimação muscular.

Isso acontece por que você está demandando bastante dos seus músculos e um subproduto deste trabalho muscular é o ácido láctico. A medida que você continua a fase intensa, 30 segundos, 1 minuto, o ácido láctico vai acumulando no músculo até que você é forçado à parar, pois, a queimação está muito intensa.

O ácido láctico “retira” oxigênio do corpo, por isso, quando você para a fase intensa, você está, tipicamente, completamente sem fôlego, levando aí de 1 a 2 minutos para se recuperar. Neste tempo, o corpo processa o ácido láctico e prepara os músculos para uma nova fase intensa!

grande vantagem deste tipo de exercícios é para quem quer emagrecer.

Como eu disse, uma sessão típica deste tipo de exercícios é curta! Ou seja, algo entre 10 à 20 minutos.

Durante este tempo de exercícios intensos, seu corpo irá, sim, queimar açúcar (glicose), primordialmente, já que é energia rápida para abastecer os músculos que estão sendo bastante demandados. Logo, seus estoques de glicogênio (armazéns de glicose) começam à serem usados.

A grande sacada vem depois do final da sessão. O seu corpo irá queimar gordura enquanto você está descansando e dormindo, não só no dia do exercício, mas, também, no dia seguinte! É a famosa pós-queima.

Para restabelecer a homeostase e reparar o que precisa ser reparado no corpo, ele estará usando estoques de gordura por até 48h depois de você ter terminado sua sessão de exercícios anaeróbios. Legal, hein?

Por isso mesmo que aqui no Emagrecer De Vez, este é o tipo de exercício recomendado para quem quer focar em emagrecimento turbinado! Simplesmente por que este tipo de exercício tem uma base comprovada científica e realmente dão resultados.

A filosofia básica é: Fazer uma fase intensa do exercício (30s a 60s), seguida de um descanso de (1 min a 2 min), seguida de uma fase intensa (30s a 60s) e assim por diante. Daí o nome, exercícios intervalados de alta intensidade.

O Que Fazer Na Prática?

Você pode aplicar tudo isso na prática de forma simples e prazerosa.

Primeiro, o mais importante, não importa quão corretos sejam seus exercícios se você não tem primeiro um estilo de vida alimentar correto!

Se você não está comendo de forma que suporte uma queima de gordura acelerada, seus hormônios estarão desregulados e irão impedir a queima de gordura otimizada, mesmo que você se esforce ao máximo nos exercícios.

Logo, primeiro de tudo: Foque na sua alimentação e comece à praticar um estilo de vida alimentar perfeito, simples e emagrecedor. Pra te ensinar isso, não faltam artigos aqui no site mesmo e, obviamente, tudo está concentrado no famoso Método Emagrecer De Vez.

Uma vez que sua alimentação está em ordem, você pode focar nos exercícios. É sugerido que você inclua exercícios aeróbios de baixa intensidade no seu dia-a-dia (caminhadas, etc) para, justamente, ajudar na questão da redução do estresse, saúde cardíaca e paz mental.

Em seguida, você pode começar a praticar curtas sessões de exercícios intervalados de alta intensidade (por ex: 2 vezes por semana). Isso irá ajudar você à turbinar a sua queima de gordura, te rejuvenescer e te dar mais pique e disposição no dia-a-dia.

Ao decidir aplicar estas 3 coisas no seu dia-a-dia, você irá se tornar uma outra pessoa! Você irá ver uma mudança no seu peso, forma, otimismo, disposição e energia e as pessoas ao seu redor irão começar à pedir para você que raios você está fazendo! 🙂

Este é um sentimento incrível!

É isso que eu chamo de um estilo de vida saudável! É algo bem mais simples e prazeroso do que é dito por aí! É sempre melhor quando focamos no que a ciência mostra ser correto e não um monte de achismos e sensacionalismos sem sentido.

Atalhos?

Agora, se você está seriamente interessado(a) em começar a aplicar isso no seu dia-a-dia e poupar tempo de aprendizado. Sugiro 3 coisas:

1 – Aprenda a se alimentar de forma simples e prática, comendo o quanto quiser e quando quiser, emagrecendo continuamente, atingindo seu peso ideal e mantendo-o tranquilamente, tudo comprovado cientificamente, com o Método Emagrecer De Vez.

2 – Comece a praticar exercícios intervalados de alta intensidade com quem sabe o que faz para te ensinar. Meu amigo Vinícius é especializado nesta área e ele vem ajudando pessoas normais como eu e você à aplicarem estes exercícios de forma correta, no seu dia-a-dia. Veja o Sistema Queima De 48h aqui!

3 – Comece a fortalecer seus músculos. Além de te darem uma forma física mais bonita e torneada, os músculos irão te manter mais saudável e acelerar seu metabolismo. Exercícios de musculação corretos são turbinadores de qualquer emagrecimento! Eu tenho um livro eletrônico bestseller mostrando os segredos para se construir músculos no menor tempo possível, utilizando-se do que é comprovado pela ciência. Veja o livro eletrônico Hipertrofia Muscular aqui.

É isso! Espero que esta informação possa ter colaborado com sua saúde, objetivo e bem-estar!

Grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

  • Mônica

    Olá, gostaria de saber se treino de musculação com intervalo ativo (tipo 1 min de bicicleta fazendo sprint) poderia ser classificado como HIIT.

    Obrigada 🙂

    • Mônica, pode ser considerado loucura, haha! É um hiit sim. Nosso approach aqui geralmente é separar os dias de hiit e de musculação pra ter a melhor performance em ambos. Abraços!

  • Oioi Rodrigo, adorei esse artigo. É sempre bem vindo relembrar estas dicas. Hoje quero apenas manter o meu peso, será que 1x por semana resolve fazer estes exercícios intensivos combinados com os aeróbios? Ou apenas os aeróbios já estão bons? Um forte abraço.

    • Marcia, vai depender completamente de como seu organismo responde. Acredito que pra manter o pique, o mínimo seja 1x por semana. Abraços!

  • Lisley

    Parabéns!!! Excelente artigo, simples e direto!!!

  • Juliano

    E aí Rodrigo. Leio o seu site a pelo menos 2 anos e conheci aqui o treino HIT.
    E falo por mim que deu certo. Aliei ele a uma alimentação saudavel e consegui perder 8 kgs em 3 meses. E nunca mais voltei ao peso antigo. agora parei com o HIT para pegar massa muscular, já que a gordura está indo embora.

    Porem minha pergunta é para minha esposa.
    Passei para um treino de 2 dias da semana com HIT, sendo de 4 a 6 corridas de alta intensidade e intervalos até pegar folego. E nos outros 3 dias da semana, ela faz exercício de musculação leve para pegar um pouco de massa magra.
    O problema dela é que ela tem problema de Tireoide. Senod que até toma remédio para regular.
    Sendo assim, o maior problema dela é perder a barriga e com isso diminuir o peso e circunferência. teria algum treino ou dica de alimentação e treina para passar para ela?

    Obrigado pelas dicas. Você ajudou e muito a minha qualidade de vida.
    Agora me ajude a melhorar a qualidade de vida dela.

    Att
    Julaino

    • Mariana

      Juliano, minha mãe tem o mesmo problema e o endocrino dela passou uma formula para ser manipulada durante 2 meses somente, pois essa gordura da tireoide não queima assim tão facil. Fala para ela falar com o endocrino dela.

      • Juliano

        Olá Mariana,

        Obrigado pela ajuda.
        Você poderia me responder se com essa formula manipulada, a sua mãe teve resultados? Se vale a pena tentar uma formula manipulada.

        Obrigado novamente.

        Att
        Juliano

  • Mariana

    Ola, cansei de fazer perguntas e ninguém me responder…
    Então, ótimo artigo, e estou ha uma semana e meia seguindo as orientações e já se foram 5kg… magnifico!

    • Mariana, pergunte sempre nos ultimos artigos. É por onde respondemos as dúvidas. Abraços e parabéns!

  • Tatiana Rohricht

    Oi Rodrigo e Geosh,

    Uma dúvida: se parar a musculação e começar a fazer somente HIIT ou o queima de 48hrs ou até Crossfit, tem risco de perder musculo? Meu marido quer trocar a academia tradicional por um studio de crossfit, mas ficou com essa duvida. Bjs

    • Vanessa

      Bah! Crossfit é hardcore!!!

      • Rafael Russo

        Fiquei curioso também… Crossfit tem esse efeito HIIT? =)

        • Tatiana Rohricht

          fiz uma aula experimental segunda e ainda to com dor na bunda, nas axilas, no abdomen e na virilha kkkkkkk acho que ainda ta queimando o/

          • Haha! Vai depender de como ele vai se adaptar, Tatiana! o bom é que se ele não gostar dos resultados, pode voltar pra musculação. Eu não acho necessário, mas meu negócio mesmo é ganhar massa puxando ferro. Mas pra ganhar força e resistência pode ser uma boa, nem que seja pela aventura, hehe!
            Grande abraço pra vocês!

  • Luciana Fam

    olá rodrigo…estou passando por uma situação pouco complicada….. não tenho condiçoes de pagar uma academia muito menos de sair de casa pois tenho 2 crianças pekenas pra cuidar…1 menina d 5 anos e outra de 1 ano….. com isso preciso fazer exercicios em casa….. moro em apartamento e aqui é bem pequeno….gostaria de saber qual o melhor treinamento para mim de acordo com esses fatores que lhe falei… eu sie que o melhor para mim que o objetivo inicial é o emagrecimento seria os exercícios anaeróbicos…mas precisava saber exatamente quais exercícios devo fazer… quantas séries e tal…até mesmo o tempo de cada exercício.. se houver algum vídeo seria melhor ainda… tenho muita disposição mas não sei o que fazer… pode me ajudar? agradeço
    Luciana Fam

    • Vanessa

      Luciana, tu pode fazer em casa os exercícios desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qhtnbbAnGdM
      .
      Esse é o treino para iniciantes do Sistema Queima de 48 Horas do Vinícius Possebon (o artigo do Rodrigo Polesso mencionou o Vini). No início do vídeo ele mostra na teoria e depois ele mostra os exercícios na prática e tem a duração de menos de 12 minutos.
      .
      Se tu não tiver colchonete é só dobrar um edredon ou cobertor e mandar brasa. Meu marido e eu fazemos dia sim, dia não.

  • emerson

    OI,
    Alguém tem o ebook hipertrofia muscular para me enviar, o livro “emagrecer de vez” em pdf eu já consegui.
    Obrigado!

  • Rafael Russo

    Poxa pessoal, pensem em comprar o livro do “tio” Rodrigo! Afinal, não é nada tão caro (comprei os dois e compraria de novo), e além de levar um material de máxima qualidade pra casa, você ainda prestigia o trabalho dele. 14kg a menos já, dos 94kg aos 80kg… vou perder mais uns 2kg de gordura e ganhar alguns em massa… Devo muito a vocês, obrigado! Família Emagrecer de Vez Wins! =)

  • Selma

    OLÁ RODRIGO! ESTOU ADORANDO TUDO QUE ESTOU VENDO E APRENDENDO. ESTOU APENAS COM UMA DÚVIDA! JÁ É A 2ª VEZ QUE RECEBO UM E-MAIL ME OFERECENDO O LIVRO EMAGRECER DE VEZ. COMO PODE ISSO SE EU JÁ ADQUIRI O LIVRO? ABRAÇOS RODRIGO! DEUS TE ABENÇOE!

  • Dez minutos de alongamentos e cinco no assimilador de caminhadas, ajuda emagrecer?

  • Ótimo artigo e excelente explicação!

    Parabéns e abraços!

  • katia

    Ola Rodrigo,
    Tenho aprendido muito com voce!
    Minha alimentaçao hoje é muito mais saudavel , me sinto mais leve e bem melhor.
    Porem, nao entendi a proposta deste espaço para perguntas, uma vez que nunca sao respondido por voce.
    Vejo que quem se dispoe a responder as muitas duvidas nossas sao as proprias pessoas que acompanham seu trabalho.
    Uma vez que estamos aqui para aprender com voce, acho que os participantes, assim como eu ,nao estamos devidamente preparados para responder a essas quetoes.
    Penso que digo em nome da maioria: gostariamos que voce nos respondesse, ou delegasse a alguem prepado da sua confiança
    Assim, teriamos um maior esclarecimento , mais apropriado, alinhavado com as informaçoes que voce, tao competentemente tem nos passado.
    Um grande abraço e meus agradecimentos sinceros por tudo que ja aprendi aqui.
    Katia

  • Celia

    Estou satisfeita com as instrucoes que nos tem dispensado.Obrigado.

  • Jessica Bruna

    Agradeço pelas dicas muito valiosas!

  • Lais Andrade

    Olá Rodrigo, excelente artigos…Como é bom receber um e-mail anunciando um artigo com um tema que te interessa, você ler esse artigo e sanar suas duvidas, sensação maravilhosa!

    Mas gostaria de pedir opnião…

    Vou a academia e sigo o programa 3 x na semana

    25 min aeróbicos antes e 25 depois do treino (esteira e bicicleta… os 25 min mais longos da minha vida são os da esteira, como eu odeio aquela esteira)
    Daí gasto o tempo que for necessário pra fazer musculação. E uma dia da semana faço a tal da zumba, onde me acabo toda! Adoro!

    O que estranho…como pessoa com 24% acima do percentual de gordura que deveria ter, nunca me mandaram fazer musculação… mas dessa vez cansados de não ver grandes resultados nas aulas de salão me puseram pra marombar…

    Pelo que entendi do artigo estou fazendo exatamente o tipo de exercício eficaz pra emagrecer… estou certa?

  • faço academia todos os dias ja fazem 15 dias e ainda não vi resultado,faço 30 minutos de bicicleta e 30 de esteira e mais 30 minutos de fortalecimento,de pernas,braços,e membros superiores…..quais os exercicios pra

    emagrecer,porque ja mudei minha alimentação,quero resultados…
    abraços.

  • Marrieth

    Olá Geosh !

    Estou tomando L-CARNITINE para a minha queima de gordura,li aqui sobre,e vi que não me fará mal ,mas será que perderei mesmo essa gordura localizada e chegarei ao meu resultado tão desejado? E faço também musculação,no momento estou pesando 70 kilos,tenho 1,65 de altura,e queria perder aí uns 8 kilinhos hehe.O que me diz ?

  • tamires

    estou a 1 mês fazendo dieta e muito exercicos e não consigo perder nada fica na mesma e as vezes a balanca ainda mostra um numero maior no começo estava perdendo mais agora não perco mais o que faco

  • GERALDO

    Bom desde que comecei a praticar o livro emegrecer de vez já perdi sem muito esforço 12 kilos, comecei ler em setembro 14, e de novembro pra cá quase não perdi peso, estou só me alimentando com alimentos de qualidade e deu uma parada, como faço pra continuar a perder peso…

    • Geraldo,primeiro, parabéns! as vezes acontece de se ficar sedentário demais, e isso interferir na queima de gordura. Outra coisa que pode acontecer é algum alimento poder estar interferindo no seu processo de emagrecimento. Ainda assim, pra confirmar que não se está emagrecendo, vc tem que tirar suas medidas também. Caso confirme, é hora de refinar a rotina de exercícios/alimentação. Abraços!

  • Neuma

    Minhas dúvidas quanto ao HIIT diz respeito à adaptação do corpo a este exercício. Sabemos que o corpo se acostuma ao estímulo, sendo assim, depois de algum tempo fazendo o mesmo exercício, o corpo já não responde mais.Ok?
    Então, com o HIIT ocorre o mesmo???
    Se ocorre, como usar o HIIT de forma adequada por muitos meses/anos????
    Agradeço a atenção.

    • Neuma, com o hiit não ocorre o mesmo a meu ver pq a queima rápida de glicogênio sempre é limitada ao estoque, que é curto! O corpo sempre tem que repor!