5 Dicas Comprovadas Sobre Bebidas, Frutas e Açúcar.

sucosGeosh aqui. Hoje vim falar dessa área tão delicada do emagrecimento – as frutas e as bebidas. Esses são os 5 pontos que considero mais importantes. Direto ao assunto:

1 – Evite bebidas com açúcar, incluindo sucos de fruta com açúcar:

Bebida adocicada é uma das coisas mais engordativas que há. Além de não fazer diferença nenhuma na sua saciedade(1), o açúcar rouba espaço calórico de outros alimentos mais nutritivos. Essas bebidas estão fortemente ligadas a obesidade, diabetes do tipo 2, problemas cardíacos e todo tipo de problemas de saúde.(2, 3, 4, 5).

Sucos de fruta são quase tão ruins quanto os refrigerantes, uma vez que os antioxidantes presentes nas frutas não são páreo para a quantidade de açúcar que vem, geralmente em um copo ou uma latinha de suco(6). A maioria das latinhas que vi tem cerca de 50 gramas de carboidrato, ou seja, uma latinha de suco beira o limite diário de frutose recomendado pelo Doutor Mercola, por exemplo, para se manter livre da maioria dos riscos da frutose.

De novo, não por causa da fruta, mas por causa do açúcar. Para emagrecer, entre um suco de fruta(com açúcar ou adoçante) e a fruta, eu ficaria com a fruta.

2 – Menos açúcar significa mais frutas:

Frutose em excesso pode causar:

  • Dislipidemia (colesterol e triglicerídeos) e doença cardíaca (9, 10).
  • Resistência à insulina(7,8).
  • Acido úrico elevado, Gota e pressão alta (11,12).
  • Gordura no fígado (13, 14).
  • Resistência à leptina, avacalhando o controle natural de gordura corporal (15, 16).
  • Dependência química (17).

Lembrando que a principal fonte de frutose que consumimos é o açúcar. Na forma de sacarose(açúcar de cozinha) ou xarope de milho, embutidos nos alimentos. As frutas secas também contém bastante frutose.

Removendo completamente o açúcar da sua alimentação, você passa a ter bem mais espaço pra comer mais frutas até atingir os 25 gramas diários de frutose.

Eu particularmente sou fã dos limões, morangos, laranjas e maça verde. Utilizo uma maça verde ou uma laranja para adoçar os juicings, sucos de vegetais e legumes bem gostosos que faço no liquidificador, para ingerir mais fibras, vitaminas e minerais e me manter mais bem nutrido. Coloco sempre 1 ou 2 limões também.

Resumindo, removendo completamente o açúcar, a quantidade de frutas que você pode consumir tranquilamente é maior.
Mas é preciso ficar atento pra possibilidade de uma quantidade maior de frutas interferir no seu emagrecimento. Ou uma fruta específica.

3 – Não tenha medo do café

caféSe você removeu o açúcar, e gosta de um cafezinho, não precisa ter medo do café! O café é rico em antioxidantes. Quem toma café vive mais e tem um risco menor de diabetes, Parkinson, Alzheimer e uma série de outras doenças.(1,2, 3, 4, 5, 6, 7). O paladar do café puro é adquirido também.

Se por outro lado, você não gosta de café ou não se sente bem com café, experimente a erva mate verde.

O café, sem excessos, é benéfico ao emagrecimento.

4 – Existem adoçantes melhores que outros

Embora de longe, o melhor adoçante é não adoçar, ou pelo menos, não depender muito muito doce pra viver e ser feliz, existem adoçantes que são melhor embasados cientificamente(1) a respeito da sua segurança. A estévia e os açúcares de álcool, como o xilitol, eritritol ou o xarope de yacon.

Outra alternativa é adoçar com uma fruta, que é o que eu tenho feito ultimamente com os juicing.

5 – Faça Você Mesmo

Quase todo alimento industrializado contém açúcar. Basta olhar a lista de ingredientes. Alguns mudam nomes, mas no geral, é de se esperar que tenha. Existe uma diferença gigante entre o que você pode preparar e o que pode comprar pronto.

agualimaoFazendo você mesmo a bebida, você saberá o que tem nela. Isso abre uma série de possibilidades. Chás sofisticados e Cafés cremosos(estilo café turbo), Juicings nutritivos, Ou um simples limão espremido na água com gás pode matar a sua vontade e resolver o seu problema com bastante elegância!

Mas a verdade é essa. Estaremos aqui pra apoiar, ajudar a informar e a pavimentar o caminho, mas se você quer tomar controle sobre a sua saúde e emagrecimento, você tem que assumir pra si a responsabilidade.

Alguma dúvida em relação a sua fruta ou bebida favorita? Pode mandar!

Um grande abraço,

Geosh.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

  • Fábio Morais

    Geosh, o que você me diz do Maracujá? Ele é rico em frutose?

    • Fábio, um maracujá tem cerca de uma grama de frutose. Abraços!

    • como posso comprar o livro?

      • Emagrecerdevez.com/livro, Márcio! É só esperar que aparece o botão pra comprar. Abraços!

  • Anderson SM

    Muito bom este artigo. Para quem quiser uma tabela de frutose tem esta aqui!
    http://www.drrondo.com/as-frutas-por-serem-ricas-em-frutose-sao-boas-ou-ruins/

  • Mirtes

    Olá Geosh! Tudo beleza?
    Andando pela zona cerealista em São Paulo descobri uma figura nova, o “açúcar de coco”, já ouviu falar dele? Pode ser utilizado sem comprometimento do emagrecimento?
    Abraço querido!

    • Mirtes, eu já te respondi? Bom, se não, ele é um açucar de menor glicemia, por tanto pode ou não interferir dependendo do contexto que você o consuma ou a maneira que seu corpo está respondendo a ele. Abraços!

  • Mirtes

    Em tempo: quando disse “figura nova”, quero dizer nova para mim…

  • Angelica Vila

    Como sempre ótimo artigo, adorei e já um bom tempo tenho colocado em prática todas as orientações, sempre pensei assim, vou beber o o açúcar e perder de comer algo mais saudável e gostoso, a não, esta ideia não me pertence mais, kkkk. abraços a todos, e vamo que vamo.

    • Angélica, viu te contar a grande sacada que mudou tudo na minha mente. Depois que percebi que cuidar da nossa aparência e da nossa saúde é a coisa mais inteligente a se fazer, percebi que quase tudo que vai contra isso é, de fato, burrice! foi assim que cheguei na mesma conclusão que você =) Vamo que vamo!

  • Flávia Maciel

    Geosh!
    Também quero saber se o maracujá tem muita frutose! Outra coisa: o que são os Juicings que vc fala? Outra: O que é o óleo MCT que o Rodrigo usa no super sorvete saudável, pois não consigo encontrar! obg.

    • Flávia, o óleo MCT são os as gorduras de cadeia média mais facilmente transformadas em energia. É extraido do óleo de coco, portanto, pode se usar tranquilamente o óleo de coco no lugar, já que boa parte dele é MCT. Abraços!

  • Linnie Freitas

    Geosh, e aí?

    Então, desde fevereiro eu ando tentando seguir as dicas do site, perdi quase 10 quilos. Agora, eu quero saber, a tal da água da berinjela com limão e gengibre, ajuda mesmo a emagrecer? Eu tô tomando e senti diferença, mas não sei se é mesmo bom.

    E sobre o exercício intervalado de alta intensidade, eu posso fazer todos os dias?

    Abraços!

    • Ei Linnie! Parabéns pelo seu sucesso! Não sei te dizer se emagrece, mas engordar não engorda com certeza! Tem efeitos benéficos pro organismo como um todo sim! Eu acho que todo dia não é necessário, mas se te faz bem e não te atrapalha(desgasta demais), go for it! Se quiser participar dos nossos casos de sucesso, mande fotos de antes e depois e um texto pra nossa pãgina do facebook, muitas pessoas irão se motivar a mudar de vida por sua causa =) Grande abraço!

  • wagner

    Bom dia Mestre, gostaria de saber se posso substituir os cogumelos por outro legume ou verdura?

    • Wagner, não vejo por que não poderia. Sempre que penso em substituir um alimento, eu penso na nutrição que aquele alimento me dá e de onde irei conseguí-la agora. Abraços!

  • Gilda

    Olá Geosh! Obrigada por suas postagens! Bem, sei que as melhores frutas sao amora, mirtilo, morango. Mas não consigo ficar sem suco nas refeições. Antes tomava coca cola zero. Hoje não uso mais e no lugar tomo suco de melão, natural que eu mesma façoou de caju; esse industralizado. Preciso saber se posso continuar a tomá-los! Obrigada!!

    • Olá Gilda! Para os melhores resultados de emagrecimento eu particularmente restringiria o consumo desses sucos ou transformaria os em juicing de legumes e verduras utilizando apenas uma porçao pequena da fruta/polpa. Abraços!

  • Fábio Júnior

    Essa lista libera o café, mas é sem açúcar? Como acostumar o paladar com café amargo? Substituir por açúcar mascavo adianta?

    • Fábio, vá aos poucos que você acostuma, a mesma coisa com os chás. Abraços!

  • Flávia Adriane

    Olá, Geosh! O que vc me diz do adoçante SUCRALOSE? Abraços

    • Flávia, eu evito! Uma parte dele simplesmente some durante a digestão. Abraços!

  • Adriane Mendonça

    Inclui mel, no iogurte natural feito em casa, uma vez por semana, pode???

    • Acho sensato, Adriana! Ótimo alimento para um dia de folga =D

  • simone

    tenho uma duvida: Como fruta antes de sair de casa, dois lanches de manha e um a tarde, não gosto muito de maça e estou tentando fazer o MR, quais frutas poderiam estar substituindo a maça e a pera? Geralmente como 1 banana pela manha e 2 bergamotas á tarde, ou 1 manga, ou ainda 2 laranja nestas 3 refeições…… Gostaria de fazer tudo certo, para que eu consiga alcançar meu objetivo.

    • Simone, desde que você não consuma açúcar ou carboidratos densos, talvez essas frutas não influenciem. Mas se influenciarem é melhor trocar por frutas menos densas em frutose/carboidratos, como morangos, mirtilos, amoras, kiwis, maracujás, etc =)

  • Bento Costa

    Rodrigo e/ou Geosh, o que vocês podem me dizer sobre o açucar de côco. Pode ser usado, ou prejucida o emagrecimento?

  • eu nunca fui muito fã de usar frutas para emagrecer e sim fã de usá-las para saúde, pois o bom da vida tbém é comer o que gosta com moderação

  • adoçar o café com o que?